Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Teólogos para o século XXI
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 23:24

Ultimamente, por força da preparação dos estudos, tenho lido alguns livros de teólogos contemporâneos. Fico com a ideia que o século XX foi um período abudante de teólogos brilhantes. Não consigo quantificar a Teologia produzida, mas atrever-me-ia a dizer que foi dos séculos mais produtivos, não só em quantidade como em qualidade.

É provável que o Concílio Vaticano II tenha sido também um catalisador disso, ou uma sua consequência, ou ambas.

Mas, neste momento, algo me inquieta: que teólogos temos para o século XXI? É porque estamos orfãos de quase todos os grandes teólogos do século XX, e foram muitos e muito bons: Karl Barth, Paul Tillich, Rudolf Bultmnn, Dietrich Bonhöffer (protestantes); Yves Congar, Henri de Lubac, Edward Schillebeeckx, Karl Adam, Karl Rahner, Hans Küng, Hans Urs von Balthasar, Walter Kasper e os sul americanos Gutierrez, os irmãos Boff, entre muitos outros.

Desta pequena lista que enumerei, apenas uma mão cheia deles se encontram ainda entre nós, mas já quase todos passaram a barreira dos 70 anos.

Por isso pergunto, hoje, quando se fala tanto da necessidade de um novo Concílio, teremos teólogos à altura de tão importante acontecimento?

Ainda há dias, o Alef dizia, e bem, que grosso modo aqui no Fórum, nos dividiamos entre duas grandes "linhas teológicas": Rahner e Balthasar. O curioso é que parece que não é apenas aqui no Fórum que existe esta divisão. Para um jornalista do National Catholic Reporter, John L. Allen, essas duas "linhas teológicas" são também os dois caminhos que têm sido seguidos na Teologia pós-Vaticano II. Ele afirma-o neste artigo. Um aspecto interessante destes dois caminhos é que os seus autores foram ambos jesuítas.

Que alunos de Loyola se preparam para ser os Teólogos do século XXI?

Luis Gonzaga


Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 23:52

aLGUMAS ALUNAS TAMBÉM ESTÃO NA FORJA.

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 20 de March de 2004 00:17

Bem, como ultimamente, o plural masculino não é entendido por alguns, como incluindo ambos, feminino e masculino, talvez tenha que reformular a pergunta para quem se sente excluído, ou excluída: «Que alunos e alunas de Loyola se preparam para ser os Teólogos e as Teólogas do século XXI??»

Luis

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Leigo cristão (IP registado)
Data: 20 de March de 2004 01:31


Este também anda a fazer-se ao tacho de "teólogo" (tal como o outro tem a mania que já o é, para já não falar no taliban!), apesar de não perceber quase nada de cristianismo e de fazer tantas confusões em matéria de catolicismo!

E o "padre" da Lixa não diz nada?! "Católicos" destes é que lhe convém!!


Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 20 de March de 2004 05:16

ó josé avlis, tu e´que éso taliban cá do sítio, por isso não inventes, tábem...

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 20 de March de 2004 20:44

Lá estão vocês... não se pode falar a sério neste forum!

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de March de 2004 22:24

A mensagem do "leigo cristão" é muito curiosa, com o notável interesse da "gaffe" de se ter esquecido de "limpar" o e-mail, que assim (sem o querer) o identifica, com uma linguagem ao melhor estilo talibânico: lançar cizânia e acusações cobardes (porque voluntariamente não se identifica nem diz claramente quem quer atingir na totalidade). Aqui temos o Avlis no seu esplendor! Que tristeza! Espero bem que as regras do Fórum sejam implementadas com brevidade para colocar este tipo de mensagens daninhas e meramente destrutivas no lugar donde elas nunca deviam ter saído: o lixo.

Alef

PS.: O dito "leigo cristão" deu-se conta da "gaffe" e na mensagem seguinte, dali a uns minutos, sobre o Dia do Pai, já teve o cuidado de apagar o e-mail do Avlis... ;-) Mas que colecção de cromos! ;-)

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de March de 2004 23:04

Caro Luís:

Espero voltar a este tópico, que me parece interessante. Também é interessante o artigo que indicaste. Não vou adiantar nomes, pelo menos nesta mensagem. Parece-me que às vezes são as situações de crise ou de grande mudança que fazem despertar os grandes teólogos. Por outro lado, normalmente os teólogos precisam de passar o crivo do tempo. Alguns dos que hoje são tidos por grandes teólogos do século XX não foram reconhecidos como tal enquanto eram novos.

Mas é verdade que a tua "inquietação" já a tive por várias vezes quando pensava nisto: quem se evidenciaria hoje como teólogo(s) de renome no caso de um novo Concílio?

Creio, contudo, que há hoje muitos teólogos por esse mundo fora que poderão evidenciar-se num futuro próximo. Se agora houvesse um Concílio, isso notar-se-ia, certamente. E a dica da ana parece-me muito acertada: teremos certamente a afirmação crescente de algumas teólogas, se bem que algumas já são incontornáveis.

Alef

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 21 de March de 2004 03:12

Ora cá está a resposta para o Luís a tendência do novo milénio ( foram preciso dois mil anos para isto acontecer..)

"El Vaticano designa a sus primeras teólogas
PARIS (Reuters) - La Iglesia Católica ha dado un silencioso paso hacia la igualdad de sexos, al nombrar a las primeras teólogas como asesoras del Vaticano, y negó rápidamente que los nombramientos tuvieran algo que ver con el género de las eruditas.

El Papa Juan Pablo II, cuya defensa de mantener solamente clérigos hombres ha herido a algunas mujeres católicas liberales, nombró el fin de semana a las dos teólogas como miembros de la Comisión Teológica Internacional, una influyente junta de asesores del Vaticano.

El diario L'Osservatore Romano, del Vaticano, publicó la lista de los nuevos miembros, entre ellas la hermana Sara Butler, de la Universidad de Santa María del Lago, en Chicago, y Barbara Hallensleben, de la Universidad de Fribourg, en Suiza.

"No fueron escogidas porque eran mujeres. Fueron elegidas porque son competentes", dijo a Reuters el lunes el cardenal Georges Cottier, teólogo papal y ex jefe de la comisión. "Es muy positivo y estoy muy feliz".

"Las mujeres pueden traer su propia sensibilidad a ciertos problemas, donde los hombres podrían tener un diferentes punto de vista", agregó.

Una fuente de alto rango del Vaticano destacó que "ha caído una barrera", y agregó que la decisión no estaba relacionada con el Día Internacional de la Mujer, que se celebra el lunes. Eso también explicó la falta de publicidad, agregó.

Los nombramientos colocaron a Butler y a Hallensleben entre las mujeres de rango más alto en la iglesia, que permite que sólo hombres célibes sean sacerdotes.

Los hombres mantienen los principales empleos en la Curia, la burocracia vaticana, aunque algunas mujeres tienen puestos de menor nivel.
"

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Hélcio Francisco Bilk (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 00:30

Bom, em primeiro lugar não sei se será possível atender ao meu pedido: mas vale a pena tentar...
O que eu quero é uma breve biografia e as principais idéias do Téologo Yves Congar, para fins acadêmicos e de grande importância pessoal...
Desde já muito obrigado
Frei Hélcio

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 20:35

Não sei se é o que queres, mas tenta [www.jknirp.com]

João (JMA)

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 20:54

Hélcio,

Sugiro-te ainda as seguintes pesquisas:

- Vivissimo: Yves Congar
- Google: "Yves Congar" Theology -Books (para não incluir os links sobre livros)
- Amazon: Livros de Yves Congar

Para terminar, talvez seja importante veres alguns dos números da revista Concilium. Trata-se de uma revista internacional de Teologia, fundada durante o Concílio Vaticano II por um conjunto de Teólogos que participaram no Concílio como periti, onde se inclui Yves Congar.

Caso te possamos ajudar em mais alguma coisa, força, é só dizeres :-)

Bom trabalho,
Luis


Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 07 de April de 2004 15:04

Não acho que o século XX tenha sido um período brinhante para idéias teológicas. Foi nesse período que a Teologia Liberal floreceu. Uma teologia nada espiritual, onde a filosofia impera, e a Palavra de Deus teve de se encaixar às idéias humanas. O contrário do que deveria ser. Somente no final so século XX houve uma reação contra essa teologia e pareceram teólogos brilhantes, como Billy Gran, entre outros de sua linhagem.

Espero que os teólogos do Século XXI sejam mais espirituais do que os do século XX.... ;))
O que vimos acontecer no século XX foi uma enxurrada de idéias liberais, racionalismo, humanismo, etc... idéias desse tipo.
A Europa foi o continente que mais se prejudicou com essas influências, infelizmente. Talvez a prosperidade, e a grande ênfase dada às idéias de Marx ajudaram a assimilar esse tipo de Teologia.... quando se está bem, acha-se que não se precisa das coisas de Deus.... o "Senhor" acaba sendo o dinheiro.

Deus abençoe a todos.
Andréia.

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Catia Iris (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 15:22

ó filha arranja um namorado kisso passa-te. e vai lendo a Mary Daly
Quintessence: Realizing the Outrageous Contagious Courage of Women. A Radical Elemental Feminist Manifesto

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 00:03

Mas voltando ao tema deste tópico, e depois dos pesos pesados apresentados pelo Luís na mensagem inicial, avanço com nomes.
Não antes sem referir dois alemães:
Ratzinger e Kasper ainda poderão dar que falar neste século.

Mas estes já eram teólogos de renome no sec XX.

Começo com Bernard Sesboue. O livro "Pensar e viver a Fé no Terceiro Milénio" demonstra um teólogo com uma grande capacidade.

João (JMA)

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 00:37

Andréia,

Acho que não poderias estar mais errada quanto à inexistência de excelentes e brilhante teólogos no século XX. Talvez não consigas ver a qualidade naqueles que pensam de forma diferente de ti. E para teres a noção daquilo que te digo, basta pensar no número de teólogos periti presentes no Concílio. Nos muitos que foram preparando o caminho para o Concílio, sem saberem, e nos muitos que surgiram depois do Concílio.

Não sejamos arrogantes ao ponto de pensarmos que só aqueles que são da nossa opinião, são brilhantes.

Luis

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 21:26

andreia,

"Uma teologia nada espiritual, onde a filosofia impera" deve ser a maior novidade do sec. XX. Uma verdadeira revolução na teologia. Nunca antes a filosofia beliscara sequer a teologia. Completamente estanques.

"O que vimos acontecer no século XX foi uma enxurrada de idéias liberais, racionalismo, humanismo, etc... idéias desse tipo" e um pouco mais à frente "a grande ênfase dada às idéias de Marx ajudaram a assimilar esse tipo de Teologia...."
Temos assim o Marx liberal, racionalista, humanista. Outra novidade. E ainda capitalista(o "Senhor" acaba sendo o dinheiro).

Liberalismo, Racionalismo, Humanismo, Marxismo, Capitalismo, as cinco novidades do sec XX protagonizadas por Marx.

Sugiro-te o www.conspiracy.com (adicionar às tangas diversas). Lá tem outras ideias igualmente originais.

João (JMA)

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de May de 2004 21:27

Já agora, teologia em português e no feminino com página na Internet:
Maria Clara Luchetti Bingemer

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 19:23

E que tal uma entrevista - ficcionada, baseada nos seus escritos - com Karl Rahner sobre a situação da teologia actual:
[www.innerexplorations.com]

João (JMA)

Re: Teólogos para o século XXI
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 21:55

Taliban,

Visto a tua última mensagem estar disponível na Internet, a mesma foi eliminada.

Trata-se do Editorial da revista Concilium, do número 288, publicado em 2000. O Editorial intitula-se "Marchant dans la voie de la sagesse" e é escrito, claro está por Elisabeth Schüssler Fiorenza, uma das Teólogas percussoras da Teologia Feministas. Este número da Concilium é dedicado à Teologia Feminista.

O texto também está disponível em inglês em lntroduction: Walking in the Way of Wisdom.

Luis



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.