Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 15:16

Venho de uma terra cheia de tradicoes na altura da Pascoa...Penitentes, cantava a Veronica, tocavam os sinos a anunciar a Ressurecao de Cristo, andava-se de casa em casa a beijar o senhor. Familiares que nao se falavam durante o ano, esse era o dia da reconciliacao!
Que bonito, ja tudo se foi!!!

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 15:41

deixa lá, em compensação hoje os hipermercados estão cheios de ovos da páscoa de chocolate

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 16:11

Ana, essas tradições ainda se mantêm em muitos sítios de Portugal, nomeadamente a chamadas "Visita Pascal", sobretudo no Norte de Portugal.

Alef

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Olando de Carvalho (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 16:42

mas também no centro de Portugal, e mesmo em Lisboa

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 16:50

ó orlando, ésmesmo tu???

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 17:57

Aqui está um textinho delicioso que recebi hoje por e-mail, sobre a Páscoa e seus "derivados"... Não resisto a partilhar.

Alef
Dúvidas sobre a Páscoa

Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é ...... bem ...... é uma festa religiosa!
- Igual Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos ....... Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende
direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente, ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era, era melhor, ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira santa.
- Que dia e que mês?
- ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
- Um dia depois.
- Não, três dias.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na sexta-feira santa ....... ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas.
Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- É, boa pergunta.
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo!!!

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 19:15

Giro!...Pois ha data de nascimento e nao ha data da morte!!! :) Pois a minha tambem esta incerta...

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 22:39

Ana, a verdade é que em relação a Jesus é precisamente o contrário que acontece. Sabemos a data da morte (embora alguns grupos protestantes afirmem que Jesus tenha morrido na quarta-feira e não na sexta-feira), mas não sabemos a data do nascimento!

Alef

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: RODRIGO NETTO (IP registado)
Data: 02 de April de 2004 15:03

Pascoa ou pessach do hebraico siguinifica passagem ou passar por cima, muito comemorada na época que o povo yaohudim se livrou da escravidão babilônica. O siguinificado da pascoa tb tem haver com a morte e ressusseirão de yaohushua. É muito mais que simples ovos de pascoa, la vou eu fazer meus pães ázimos para comemorar a verdadeira pascoa e a todos uma ótima pascoa shuaoleym(paz) a todos. A só uma observação se eu escrevo errado é por que quero pois estou conciente de que erro muito na digitação obrigado a todos. Sei que esqueci alguns acentos gráficos e sei que será motivo de reclamação de alguns mas deixe pra lá eu sei que vem de pessoas que não tem o que me dizer.

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de March de 2006 00:55

Por cá ainda se mantem, com algum reavivar nalgumas paroquais.

A Visita Pascal, vulgo compasso, torna a Páscoa a maior festa da paróquia. É aquela que envolve mais pessoas, aquela em que são contactadas mais pessoas (segundo contagens que fizemos perto de 70% da população recebe o compasso, mais alguns que vêm propositadamente de paroquias aonde não se faz a visita pascal).

Costumo dizer que vou a fazer de Maria Madalena (eu e os outros elementos do compasso).

Maria Madalena no dia de Páscoa foi anunciar aos discipulos a alegria da Ressurreição de Jesus Cristo. No dia de Páscoa os elementos do compasso vão de casa em casa a anunciar a mesma alegria, a mesma fé.

É tambem, como disse a Ana, ocasião frequente para familiares e vizinhos se reconciliarem. Afinal se Jesus perdoou aqueles que o crucificaram, se somos cristãos tambem devemos perdoar.

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 06 de April de 2006 11:37

Bravo «Alef» esta sua mensagem está com espírito!
É na verdade o espelho das crenças cegas que preocupam o nosso povo, dos que se julgam adultos. A criança, na sua simplicidade representa a pessoa que quer aprender a verdade e saír das confusões tradicionais:
Citação:
O rei vai nú.

É um convite para que todos se procurem esclarecer, começando por fazer pesquisas nas Sagradas Escrituras ... ... ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 06/04/2006 11:37 por Manuel Pires.

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 06 de April de 2006 12:32

Resposta à mensagem 8036
Na verdade nem se sabe ao certo a data do nascimento de Jesus nem a data exacta da sua morte.
Sabe-se que Jesus não nasceu em 25 de Dezembro.

Sabe-se que Jesus foi morto no dia 14 de Abib (Nisan), do calendário judaico, mas não se sabe o ano.
Uns apontam o ano 30, outros o ano 31 e outros o ano 33.
A versão mais antiga penso que é o ano 33. É a que é oficialmente proclamada pelas «Testemunhas de Jeová».
A versão do ano 31 é defendida pelos «Adventistas dos 7º dia».
A versão do ano 30, a mais moderna, é agora defendida por estudiosos Católicos e protestantes.

Contudo todas estas versões se fundamentam na presunção de que Jesus foi morto numa 6ª feira (véspera do 7º dia da semana). Fazem contas em relação à Lua Nova e Cheia (conjunção e oposiçãoda Lua), por alturas do equinócio da primavera.

Mas se acreditarmos mais nas palavras de Jesus que nas dos homens concluimos que Jesus não foi morto numa 6ª feira, porque esteve na sepultura durante 3 dias e 3 noites.

Jesus morreu na véspera de um sábado. Mas isso não implica forçosamente que tenha sido numa 6ª feira, porque o dia 15 de Abib (Nisan) é sempre sábado, mesmo que não caia no 7º dia da semana. A concepção de Sábado do Judeus é diferente da nossa.
Daí o facto que levou muita gente «sábia» à conclusão errada.

Sabemos também que há indícios que alguns cristãos vindos do paganismo celebraram a santa ceia (comemoração da morte de Jesus, como Ele mandou) na noite de 3ª feira para 4ª feira. Isso sim, está conforme com as palavras de Jesus que estaria 3 dias e 3 noite no seio da terra. Assim esteve sepultado nos dias 15, 16 e 17 de Abib e que corresponde a 5ª, 6ª e Sábado(7º dia da semana).
O dia 15 de Abib que mais provavelmente caíu nesse ano numa 5ª feira é sempre um sábado e as Sagradas Escrituras chamam-lhe simplesmente de Sábado.
O dia seguinte ao sábado é o dia 16 de Abib,
Citação:
«isto é, do dia em que tiverdes feito o rito da apresentação do molho de espigas. »

Isto é muito fácil de compreender, se tentarmos em nos familiarizar com o calendário judaico e aprendermos o mínimo essencial das Sagradas Escrituras.

Este ano o dia 14 de Abib (Páscoa) cai no dia 13 de Abril de 2006. (6ª feira-dia da morte do Senhor. Jesus acabou de ser enterrado ao pôr do sol)
O dia 15 de Abib cai no dia 14 de Abril (sábado - 7º dia da semana-1º dia de sepultura).
O dia 16 de Abib cai no dia 15 de Abril (1º dia da semana-2º dia de sepultura).
O dia 17 de Abib cai no dia 16 de Abril (3º dia de sepultura. Depois do pôr do sol, deu-se provavelmente a ressurreição de Jesus).
Jesus apareceu pela 1ª vez dia 18 de Abib que este ano cai no dia 17 de Abril.
Se seguíssemos rigorosamente o calendário judaico, a comemoração anual da ressurreição de Jesus seria, neste ano, no dia 17 de Abril de 2006 (4ª feira).
O dia de pentecostes é no dia 6 de Sivã, isto é 50 dias a contar do dia 15 de Abib. Neste ano cai, por acaso; no domingo em que a «ICAR» celebra a festa do Espírito Santo.
O dia 16 de Abib é o 1º dia dessa contagem; odia 6 de Sivã é 0 50º (pentecostes).
Ao mês de Abib também é chamdo de NISAN.
Pentecostes significa 50º.
Ño calendário judaico a dia começava e acabava ao "pôr do sol" e não á "meia-noite".

Quanto ao ano em que Jesus morreu ainda não se sabe ao certo exactamente.
Como os anos 30, 31 e 33 têm por base que a Páscoa judaica caiu numa 6ª feira, concluo que esses anos estão errados. Por isso, aponto para os anos 32 e 34.
Contudo simpatizo mais com o ano 34. Tenho muitos motivos.
Que os astrónomos digam algo sobre o assunto, pois Jesus morreu muito provavelmente, num dia de LUA CHEIA.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 06 de April de 2006 15:31

Compete-me fazer algumas correcções na minha mensagem anterior:

Citação:
Este ano o dia 14 de Abib (Páscoa) cai no dia 13 de Abril de 2006. (6ª feira-dia da morte do Senhor. Jesus acabou de ser enterrado ao pôr do sol)
O dia 15 de Abib cai no dia 14 de Abril {sábado - 7º dia da semana-1º dia de sepultura}.
O dia 16 de Abib cai no dia 15 de Abril {1º dia da semana-2º dia de sepultura}.
O dia 17 de Abib cai no dia 16 de Abril {3º dia de sepultura. Depois do pôr do sol, deu-se provavelmente a ressurreição de Jesus}.
Jesus apareceu pela 1ª vez dia 18 de Abib que este ano cai no dia 17 de Abril.
Se seguíssemos rigorosamente o calendário judaico, a comemoração anual da ressurreição de Jesus seria, neste ano, no dia 17 de Abril de 2006 (4ª feira).
O dia de pentecostes é no dia 6 de Sivã, isto é 50 dias a contar do dia 15 de Abib. Neste ano cai, por acaso; no domingo em que a «ICAR» celebra a festa do Espírito Santo.
O dia 16 de Abib é o 1º dia dessa contagem; odia 6 de Sivã é 0 50º (pentecostes).
Ao mês de Abib também é chamdo de NISAN.
Pentecostes significa 50º.
Ño calendário judaico a dia começava e acabava ao "pôr do sol" e não á "meia-noite".

Quanto ao ano em que Jesus morreu ainda não se sabe ao certo exactamente.
Como os anos 30, 31 e 33 têm por base que a Páscoa judaica caiu numa 6ª feira, concluo que esses anos estão errados. Por isso, aponto para os anos 32 e 34.
Contudo simpatizo mais com o ano 34. Tenho muitos motivos.
Que os astrónomos digam algo sobre o assunto, pois Jesus morreu muito provavelmente, num dia de LUA CHEIA.



que deve ser corrigido para:


Este ano o dia 14 de Abib (Páscoa) cai no dia 13 de Abril de 2006. {5ª feira-dia da morte do Senhor. Jesus acabou de ser enterrado ao pôr do sol}
O dia 15 de Abib cai no dia 14 de Abril {6ª feira (o sábado muito solene)--->1º dia de sepultura}.
O dia 16 de Abib cai no dia 15 de Abril {sábado (7º dia da semana)--->2º dia de sepultura}.
O dia 17 de Abib cai no dia 16 de Abril {domingo--->3º dia de sepultura. Depois do pôr do sol, deu-se provavelmente a ressurreição de Jesus}.
Jesus apareceu pela 1ª vez dia 18 de Abib que este ano cai no dia 17 de Abril (2ª feira).
Se seguíssemos rigorosamente o calendário judaico, a comemoração anual da ressurreição de Jesus seria, neste ano, no dia 17 de Abril de 2006 (2ª feira).
O dia de pentecostes é no dia 6 de Sivã, isto é 50 dias a contar do dia 15 de Abib. Neste ano o pentecostes não cai no domingo (4 de Junho) em que a «ICAR» celebra a festa do Espírito Santo, mas no dia 3 de Junho (sábado-7º dia da semana).
O dia 16 de Abib é o 1º dia dessa contagem; o dia 6 de Sivã é 0 50º (pentecostes).
Ao mês de Abib também é chamdo de NISAN.
Pentecostes significa 50º.
Ño calendário judaico a dia começava e acabava ao "pôr do sol" e não á "meia-noite".

Quanto ao ano em que Jesus morreu ainda não se sabe ao certo exactamente.
Como os anos 30, 31 e 33 têm por base que a Páscoa judaica caiu numa 6ª feira, concluo que esses anos estão errados. Por isso, aponto para os anos 32 e 34.
Contudo simpatizo mais com o ano 34. Tenho muitos motivos.
Que os astrónomos digam algo sobre o assunto, pois Jesus morreu muito provavelmente, num dia de LUA CHEIA.



Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 06/04/2006 15:33 por Manuel Pires.

O dia 16 de Abib (Nisan)
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 10:13

O dia 16 de Abib era o dia que seguia ao 15 de Abib (dia dos ásimos), sábado (mesmo que não fosse o 7º dia da semana)
Ora quando o dia 16 de Abib caisse no 7º dia da semana, dia em que era oferecido o molho de espigas (primícias), que tinha que ser ceifadas logo na manhã desse dia, os saduceus (o sumo sacerdote era saduceu) faziam um pequeno truque no calendário como podem verificar nesta nota tirada da tradução dos Capuchinhos no Livro de João cap 13 verso 1:

clik na estrelinha à direita do nº 1
Citação:
«Sendo assim, evita dar à Última Ceia um carácter pascal. Ele parece reportar-se ao calendário seguido pelos saduceus, que atrasavam um dia a Páscoa (o dia 15 do mês de Nisan), nos anos em que ela caísse a uma sexta-feira, para não terem de fazer em dia de sábado a oferenda das espigas, que devia ser feita no dia 16 de Nisan (Lv 23,10-12). Assim sucedeu nos anos 27, 30 e 33 da nossa era. Amor... até ao extremo. »
Nesta nota há uma imprecisão. O dia de Páscoa era no dia 14 e não no dia 15, como pode verificar em Lev.13,5. No dia 15 de Abib (Nisan) era o 1º dia dos ásimos. Esse dia 15 de Nisan era de guarda sabático. O dia seguinte ao sábado, 16 de Nisan (Abib) era o das espigas.
[li]Logo, Jesus não morreu numa 6ª feira porque não há lugar para 3 dias e 3 noites até ao domingo. Jesus esteve sepultado durante 3 dias e 3 noites.
[li]Também não morreu numa 5ª feira. Porque se o dia 14 de Nisan, isto é o dia antes do dia 15 (sabático, sábado especial), o dia 16 caía no 7º dia da semana (sábado) e os sacerdotes tinham que ceifar um molho de espigas para oferecer nesse dia, e eles não queriam fazer isso num sábado.
[li]Conclusão. Jesus foi morto numa 4ª feira, 14 de Abib (Nisan). Assim desde 14 até 17 já há lugar para 3 dias e 3 noites completas: 15(5ª feira - sabática); 16(6ª), 17(Sábado).

O dia 16 foi a seguir ao sábado (uma 5ª sabática)
Jesus apareceu já ressuscitado no dia 18 (domingo), a seguir ao sábado (7º dia).




Mateus parece colocar a ceia do Senhor no dia 15 de Abib, quando a coloca no 1º dia dos ásimos.
Porquê?
É um erro de imprecisão. Ele mesmo dis que foi no dia da preparação que Jesus foi morto. Ora o dia seguinte ao da preparação é que é o dia 15, dia sabático, o verdadeiro dia dos ásimos.

Porquê esta linguagem?
É devido a duas formas de interpretar a expressão entre as duas tardes (traduzido por crepúsculo, pelos capuchinhos)
Confira a nota dos mesmos Capuchinhos neste versículo Ex.12,6, que transcrevo parte:
Citação:
«Crepúsculo. Lit., "entre as duas tardes" (16,12; 29,39; Lv 23,5; Nm 9,3.5.11). Os samaritanos interpretam entre o pôr-do-sol e a noite; os fariseus e o Talmud, entre o declínio do sol (= depois do meio-dia) e o pôr-do-sol. A controvérsia continuou ao longo dos séculos.»

Portanto, Jesus comeu a sua última ceia pascal segundo a interpretação dos samaritanos, mas o cordeiro pascal (ele próprio) foi morto no mesmo momento em que os judeus estavam a matar o seu cordeiro pascal.
Para os samaritanos no dia 14 já não comiam pães fermentados, porque na refeição do cordeiro pascal, já não se podia usar fermento.
Os judeus comiam o cordeiro pascal, já na noite di dia 15, isto é no dia dos ásimos, que matavam na tarde do dia 14, dia de páscoa e dia da prepação. Era o dia de preparação do sábado (ou preparação do dia sabático) e era o dia da preparação da páscoa.
A páscoa é o cordeiro.
No dia 14 era morto (o sacrifício da páscoa), dia de trabalho.
No dia 15 era celebrada a festa da páscoa, comendo o cordeiro, no dia sabático, de descanso.

Penso ter contribuido com alguma luz, para as pessoas que procuram a verdade, mesmo sobre estes assuntos polémicos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 22:35

Gosto de pensar na Ressurreição do Cristo como nossa própria Ressurreição ....
Datas e detalhes não me importa . Inspiro-me na MENSAGEM ....
SDs
Uma Santa Páscoa á todos ...
chris luz

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de April de 2006 11:43

Quanto ao tema da nossa Ressurreição aconselho a linda e muito elucidativa passagem de 1 Corintios cap 15. Por favor, leiam todo o capítulo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 26/04/2006 11:44 por Manuel Pires.

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 26 de April de 2006 21:46

1Jo3,14
"Sabemos que passamos da morte para a vida , porque amamos osirmãos."
Jo 14,23 - Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará , e a ele iremos e nele estabeleceremos nossa morada."

Re: Pascoa e tradicoes...
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 10:44




Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.