Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de March de 2004 22:08

Olá a todos,

A Equipa Paroquias.org elaborou uma primeira versão do documento com os Princípios Gerais de Funcionamento do Fórum do Paroquias.org. Antes de os implementarmos, gostaríamos de saber a vossa opinião, embora estamos certos que a sua implementação terá um impacto reduzido e contribuirá apenas positivamente para o funcionamento do Fórum.

Tomámos como base de trabalho algumas das opiniões que alguns de vós já emitiram, assim como alguns documentos com regras de outros Fóruns de discussão. Este documento pretende melhorar o funcionamento geral do Fórum e não visa ninguém em particular.

Agradeço desde já a colaboração e opinião de todos, sem excepção. Caso pretendam sugerir alterações, pedimos que indiquem o número e a alínea a que se referem.

Apenas uma última nota. De momento este Fórum não possui quaisquer moderadores para além da própria Equipa Paroquias.org, mas salvaguardando possíveis evoluções nessa matéria, consideramos que é oportuno considerá-lo desde já no enunciado das regras.

Luis Gonzaga
Equipa Paroquias.org

____________________________________________________

Princípios Gerais de Funcionamento do Fórum do Paroquias.org

Este documento pretende clarificar as várias responsabilidades dos membros da Comunidade Virtual que lêem e participam no Fórum do Paroquias.org. É pedido a todos os participantes do Fórum que leiam este documento e que a sua participação seja de acordo com os princípios aqui definidos.

1. Objectivos do Fórum

Consideram-se os seguintes objectivos para a existência do Fórum do Paroquias.org:

a. Ser ponto de encontro das comunidades de língua portuguesa na Internet, para troca de opiniões, discussão de ideias e partilha de experiências sobre a fé cristã.

b. Ser um espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; o fórum pretende ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas.

c. Proporcionar aos participantes e leitores, mediante o debate leal dos mais variados temas, o aprofundamento da sua fé, o fortalecimento das razões da sua esperança (cfr. 1 Pe 3,15) e a redescoberta da própria vocação na Igreja, em consonância com o desafio da Nova Evangelização.

2. Regras de Funcionamento do Fórum

Todas os utilizadores do Fórum devem respeitar as seguintes regras, e todas as mensagens devem ser compatíveis com os objectivos do Fórum.

a. Todas as mensagens devem estar de acordo com o tema do Fórum - Religião, Cristianismo e Igreja Católica. Os utilizadores devem respeitar o tema do tópico no qual participam. Antes de criarem um novo tópico, devem verificar se existe já um tópico aberto sobre o mesmo assunto.

b. Os utilizadores devem respeitar todos os demais. Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelos utilizadores, suas crenças, comportamentos e atitudes.

c. Quando se verificarem situações de abuso, pede-se aos utilizadores que informem os infractores destas regras, e que evitem a Lei de Talião: «Olho por olho e dente por dente».

d. Não é permitida a divulgação de mensagens de serviços ou produtos comerciais, nem spam ou publicidade.

e. Não é permitida a divulgação de mensagens já existentes noutras páginas de Internet. O utilizador deve utilizar as funcionalidades do Fórum e criar um apontador na sua mensagem para a mensagem original. Abre-se uma excepção às mensagens que são disponibilizadas por um limitado período de tempo, por exemplo, artigos e notícias de jornais on-line.

f. Não são permitidas mensagens que não visem a troca de opiniões, nem discussão de ideias ou nem partilha de experiências sobre a fé cristã. Se o utilizador entende que uma determinada mensagem merece ser divulgada, deve adicioná-la no local próprio ou enviá-la por e-mail à Equipa Paroquias.org (info@paroquias.org), para que esta proceda à sua divulgação.

g. Não são permitidas mensagens duplicadas. Sempre que se justifique, o utilizador deve utilizar as funcionalidades do Fórum e criar um apontador na sua mensagem para a mensagem original.

h. Os utilizadores devem respeitar os direitos de autor de outros utilizadores, sites, meios, etc.

i. Os utilizadores devem escrever em língua portuguesa, de acordo com a "escrita normal". Os utilizadores não devem escrever frases inteiras em MAIÚSCULAS, nem fazer uso excessivo de "smilies", nem de pontuação (por exemplo, !, ? ou /), nem de abreviaturas, e devem-se esforçar por uma escrita correcta evitando erros ortográficos.

j. Devem escolher títulos explicativos e apropriados. Devem evitar títulos genéricos, e que não dizem nada sobre o assunto da mensagem. Alguns títulos a evitar "Ajudem-me", "Uma dúvida", etc.

k. Incentiva-se os utilizadores a verificarem as suas mensagens antes de as enviarem, através da funcionalidade de "Pré-visualização".

l. A Equipa Paroquias.org e os moderadores do Fórum reservam-se o direito de eliminar toda e qualquer mensagem que não respeite as regras aqui enunciadas, bem como os objectivos do Fórum. Adicionalmente, caso a violação destas regras aconteça de forma sistemática, a Equipa Paroquias.org reserva o direito de tomar outro tipo de medidas, para restabelecer o bom funcionamento do Fórum.


Re: Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 18 de March de 2004 02:37

Meus caros senhores, eu e a Taliban ficamos do lado de fora!

Amen!!!

Assim e que era bonito, cada um dizia o que sentia...agora sermos hipocritas?
Quem nao sabe escrever, podia vir aqui, ler e aprender mais!

Entao e se o pc. esta desfigurado? Ja nao podemos escrever...

Re: Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de March de 2004 10:09

Carlos,

Não vejo porque tu e a Taliban ficarão de fora. Decerto que se os computadores não têm caracteres portugueses, não é possível utilizá-los, o que é compreensível, mas o texto compreende-se.

A única coisa que se pede é que as pessoas tenham algum cuidado na escrita para se fazerem compreender, nada mais. Mas estamos abertos a sugestões.

Luis

Re: Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 18 de March de 2004 15:11

Luis!

Obrigado, obrigado...

Re: Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum
Escrito por: Emilio Mondavarius (IP registado)
Data: 20 de March de 2004 10:59

Deveis enunciar os CASTIGOS para os prevaricadores.

E o vosso braço deve ser longo e a vossa mão PESADA, abatendo-se sobre os infâmes que não sabem comungar neste belo fórum de ideias.

Re: Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 13:40

Emilio,

As mensagens que não cumpram as regras serão eliminadas. Se o mesmo autor não cumprir as regras de forma recorrente, tentaremos resolver o problema de outra forma, por exemplo, limitando o acesso a esse utilizador.

De qualquer forma, espero que todos entendam a necessidade destas regras e sejam compreensíveis na sua aplicação.

Luis

Re: Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum
Escrito por: tiago (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 13:57



estou perfeitamente de acordo com as regras, pois infelizmente pessoas
que por detrás de uma máquina, aproveitam, para dizer parvoíces e brincar com os sentimentos dos outros.
Sou a favor da censura, quem quiser vá para outros forums

Re: Enunciado preliminar das Regras de Funcionamento do Fórum
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 10:35

As regras não me rpugnam mas sinceramente fiquei surpreendido com uma mensagem neste forum do J Avlis que se queixa de estar a ser censurado.

Salvo o devido respeito das mensagens que tenho lido do referido participante nenhuma considero que ultrapasse os limites propostos. Aliás considero-as das mais interessantes e ricas deste forum.

Assim sendo gostaria de saber que critérios e motivos levaram or responsáveis por este forum a censurar as referidas mensagens.

Esta preocupação não é com as regras mas sim com a interpretação abusiva que pode ser feita das mesmas.

Pedr B



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.