Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
a paixão dos madrilenos
Escrito por: ana almeida (IP registado)
Data: 12 de March de 2004 03:40

Hoje, somos todos madrilenos.

Para quem acredita em Cristo, mais do que chorarmos exacerbadas emoções perante um filme panfletário sobre a absurdidade do sofrimento de um homem, acordemos para o sofrimento vivo, em carne e sangue de milhares de outrso hoemns, nosso irmãos vítimas do terror sem fronteiras.

Acordemos para o sofrimento dos outros - è essa a mensagem da Paixão.

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 12 de March de 2004 10:17

Imagino todos aqueles que tentam ligar para o telemóvel dos seus amigos, familiares, à espera que os atendam e apenas recebem o sinal de chamada e nada mais...
Imagino o terror de pais que perderam filhos, filhos que perderam pais, irmãos que perderam irmãos, amigos que perderam amigos...
Não, não imagino, pois nunca passei por uma situação tão terrível.

Deus os acompanhe em tão dolorosa provação!
É mesmo nestas alturas que Jesus nos pega ao colo...


Ana

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: António J. Monteiro (IP registado)
Data: 13 de March de 2004 11:09

É interessante.
Tanta verborreia para discutir sobre coisas sem importântcia...
Quanto se trata de partilhar sentimentos sobre o Cristo concreto visivel no sofrimento dos outros, o silêncio....

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 13 de March de 2004 13:12


Não posso deixar de partilhar uma Oração neste último dia do Retiro de Silêncio que terminou ontem em tempo de Quaresma

Senhor,
Não podemos começar este dia sem lembrar Madrid, sem lembrar estes atentados, estas mortes, o sofrimento, a dor que não são apenas dos espanhóis, mas de todos nós.
Senhor,
Queremos pedir-Te por todos aqueles que ontem, vitimas destes atentados, partiram para junto de Ti.
Queremos pedir-Te pelas suas famílias, pela dor, o sofrimento, a raiva e a angustia que certamente sentem.
Queremos pedir-Te pelo dom do Perdão e da Misericórdia, porque nestes momentos não é fácil não sentir ódio e vontade de vingança.
E queremos, Senhor, pedir-Te pelo dom da Esperança. Porque tudo isto é tão injusto e sem sentido. Por isso é tão fácil experimentar que não vale a pena, que o Amor não consegue ser mais forte num mundo assim, que o pecado e a morte vencem sempre.
Precisamos muito de Ti, Senhor, de reviver esta Tua experiência de morte e ressurreição para continuar a acreditar. Por isso, obrigada por este retiro. Porque sabemos que sem ele tudo isto seria vivido por nós de maneira diferente.

Um abraço em Cristo:
Ricardo Oliveira

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de March de 2004 22:20


Obrigado, Ricardo Oliveira, rezo também para que o Senhor atenda a essa oração.

Estou de acordo em sofrer a Paixão em si mesmo de acordo com o que a humanidade sofre. Ou seja, entregar-se ao sacrifício em prol dos necessitados por se perceber que é esse o sentido da vida humana em comunhão com Jesus Cristo. Não é apenas uma mensagem, é a vontade de Deus posta em prática.

É preciso viver a Quaresma. O filme em questão na abertura deste tópico serve para abrir os olhos e os corações. Espero apenas que os faça tão fortes quanto os de Cristo e de Maria para se entregarem ao mundo consoante o Amor de Deus.

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 00:03


Já vi vários comentários ao filme, "A Paixão de Cristo", incluindo os comentários de Frei Bento Domingues na Visão desta semana, no sentido de que nos devemos "centrar" nos sofrimentos dos que nos rodeiam em vez dos da Paixão do Senhor Jesus.

Chega a ser absurda a forma como se continua a querer que a relação com Deus se viva meramente na prosecução de uma "solidariedade", desprezando os Sacramentos e a devoção genuinamente cristã, do tempo de oração pessoal e adoração ao Santíssimo Sacramento e até mesmo a Santa Missa, descridibilizando ainda a caridade que só se tem quando se ama a Deus.

Magoados e entrincheirados nas fileiras dos nossos e dos sofrimentos dos outros, onde podemos ter o centro da esperança? Sim, essas pessoas admitem que "Deus está lá", mas só como algum consolo emocional desempenhado, nada de realmente sério. Demonstram nessa indiferença toda a falta de fervor que vemos, infelizmente.

É que, como vemos, as suas vidas, sem devoção, continuam enredadas em sofrimentos, secando as lágrimas com distracções sacrílegas. Por aí vemos os frutos, essas pessoas não vivem verdadeiramente felizes porque a Verdade, como a bem-aventurada Felicidade, só se encontram em Deus, na própria Paixão do Nosso Cristo.

Por isso clamo a Deus pelos espanhóis que sofrem, pelos pecadores que nos afligem... Se devo fazer mais, que Deus mo revele.

Re: a paixão dos madrilenos - Passionismo...
Escrito por: Observador Passionista (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 00:50


Caro António J. Monteiro,

- Quando te referes a "Tanta verborreia para discutir sobre coisas sem importância"..., pretendes criticar exactamente o quê, e a quem?...

- Tu próprio fazes/dizes algo, neste Fórum, para contrariar o que, alegas, bombástica/dolosamente, na tua expressão: "Quanto (quando) se trata de partilhar sentimentos sobre o Cristo concreto visivel no sofrimento dos outros, o silêncio..."?...

- É assim oportuno lembrar as palavras/advertências de Jesus: "Na medida em que julgardes (mal), assim sereis julgados"...

- Ou o "Pai-Nosso / Pão nosso"..., que diz, a páginas tantas: "Perdoai-nos as nossas ofensas ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS"...
(Com esta expressão literal... ninguém seria perdoado, ninguém salvar-se-
ia!...)

- Em vez de (prefiro esta expressão!): "Perdoai-nos as nossas ofensas ASSIM COMO NÓS DEVEMOS PERDOAR"...
(Assim, sim!...)

- Será que... notas alguma diferença? E sabes, porventura, o que se passa nos corações/almas dos outros?...

Abraço cristão.

O. P.


Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: António J. Monteiro (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 02:56

Aí está alguem a quem assentou a carapuça... e que reage às opiniões dos outros atacando. Muito bem!

Para o João Oliveira:

Enquanto não preceberes que Deus é relação e e Cristo está presente em cada homem, podes esfolar os joelhos à vontade que estás muito longe da intimidade com Deus.
A propósito, essa expressão "santa missa" já não se usa. Agora falamos de celebrar a Eucaristia, o sacramento dos sacramentos, a presença real de crito no meio de nós, não será. Em que escola andas a estudar tu a teologia meu? Na do pai do Mel Gibson?

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 11:48


E gostava de ver responder, acho que são questões globalmente justas (e em mim não "assentou nenhuma carapuça").

Deus é relação? Em Si mesmo, sim na Trindade. Deus é uma relação qualquer, que alguém tem lá com o "espírito superior"? Não. O que dizes afinal, que é o que não percebo e pensas saber sobre o que eu mesmo penso e o que a Igreja Católica acredita?

«essa expressão "santa missa" já não se usa.»

Não sei bem por onde começar. Bastaria dizer-te que estás absurdamente enganado? Acho que não. A ti parece interessar o que "se fala", o que está "na moda", o que se fala "por aí", não? Talvez o que te "cai bem" até seja uma própria linguagem de gente toda virada para a política, separando-se das pessoas genuinamente devotas, de ideias que, embora fiéis, achas não serem para ti? É que não vejo outra maneira para encarar o que dizes. Posso estar a precipitar-me. Se puderes fazer o favor de te esclareceres...

O que parece absurdo e até ofensivo é a forma como dizes "não se usar a expressão". Usa-se sim, e amplamente, como é óbvio. Referimo-nos bastante à Eucaristia, ao mistério eucarístico, ao sacrifício eucarístico (ou também proclamarás que "já não se fala em sacrifício"?), como faz todo o sentido. Mas a celebração que inclui a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística, tem desde há vários séculos o nome de "Missa" e até se dá, sem faltar ao rigor, o mesmo sentido a "Missa" que a "Ceia". Não vou entrar em mais detalhes...

O sentido ofensivo está mais nessas interrogações insensatas sobre onde estudo Teologia. Vê se ganhas juízo, não me parece que te deva dizer mais nada.

João Oliveira

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 11:57


Agora ainda me faz mais sentido que respondas à questão colocada pelo O. P., relativamente ao teu duplo padrão de avaliação das palavras dos outros e das tuas próprias.

Realmente, não noto nas suas afirmações nenhum ataque, apenas questiona a veracidade e lealdade das tuas "opiniões". Acho isso legítimo, tu não?

João Oliveira

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: António J. Monteiro (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 12:42

Como está evidenciado os nossos amigos fundamentalistas não descansam enquanto não arrastam qualquer tema para a eterna expressão do seu fundamentalismo primário.

Fiquem na sua , que eu já não tenho paciência . Contiuem a rezar em no vosso latim. É por causa de gente como vocês, retrógrada, agressiva , sectária, dogmática, que as pessoas cada vez mais se afastam da igreja... não ha pachorra!!!

Re: a paixão dos madrilenos
Escrito por: ana almeida (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 23:26

Dizer que "Deus é relação? Em Si mesmo, sim na Trindade" é construir uma imagem de um deus ego+sta, narcisista, que se esgota em si memso...

Tão próxima está esta visão de algum tiop de espirtualidades narcisistas, curvadas sobre si mesmas, sem capacidade de se voltar para o OUTRO...

Deus é relação, Deus é dom de Si aos outros, Deus só é Deus em relação com o homem...

E, como disse um grande teólogo, o Inferno, se existir, estará de certeza vazio.....



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.