Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: The Passion of the Christ
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 14:10

VMTH,

Compreendo as objecções da Igreja Francesa, e última questão é muito pertinente e para a qual os católicos ditos tradicionalistas não encontram resposta: "Não é paradoxal que um filme sobre Jesus Cristo não possa ser visto pelas crianças?". Mas eu vou mais longe.

Este fim de semana tive oportunidade de rever a Paixão de Cristo de Mel Gibson com um conjunto de amigos, também eles católicos. Ao rever o filme, tive oportunidade de aprofundar a minha opinião sobre o mesmo, e chego à conclusão que Mel Gibson, mais do que fazer um relato dos Evangelhos, quis mostrar a su interpretação dos factos. Algumas pistas para discussão:

- Como é possível fazer um filme sobre a Paixão de Cristo em que Deus está praticamente ausente durante quase todo o filme? A figura de Satanás está mais presente que o próprio Deus.

- No jardim das Oliveiras, Jesus afirma que lhe montaram uma armadilha, e pede ajuda ao Pai para não cair nela. Não estará aqui um profundo erro Cristológico? Pois é Cristo que deliberadamente assume a hipótese da Cruz pelo o Amor ao Pai, o que não aparece de forma alguma no filme.

- O filme dedica mais de 20 minutos à flagelação de Jesus Cristo, e menos de 3 minutos à ressurreição que mal se percebe. Não será a Ressurreição o mais importante do processo da Paixão? Ou continuaremos a viver o Cristianismo como uma ode ao sofrimento, quase esquecendo a graça e o Amor de Deus? Não teria sido mais positivo suprimir parte do espancamento gratuito de Jesus Cristo para deixar espaço (e orçamento) disponível para a Ressurreição?

- Se Mel Gibson tivesse substituido a personagem "Jesus Cristo" por qualquer outra pessoa que tenha sido flagelada e crucificada, o filme necessitaria apenas de alguns retoques, donde somos levados a concluir que o filme não alcança a importância da mensagem de Jesus Cristo, nem do Evangelho, mas trata somente de mostrar a violência e o sofrimento.

A crucificação e morte na cruz de Jesus Cristo tem sentido porque há a Ressurreição. O que Mel Gibson nos mostra é que o importante da Paixão foi a monstruosidade de sofrimento que Jesus sentiu. Se alguém que não conheça os Evangelhos, ou que os conheça de forma superficial, for ver o filme, corre o risco de ficar com uma imagem muito equivocada do que é o Cristianismo.

Por isso VMTH pergunto-te, o que achas de tão extraordinário no filme?

De qualquer forma, eu continuo a sugerir que os cristãos adultos vão ver o filme, mas que depois de o verem, releiam os Evangelhos e centrem-se no muito e que de essencial ficou por dizer: o Amor de Deus pelos homens e mulheres deste mundo.

«Deus amou de tal forma o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito, para que todo o que nele acredita, não se perca, mas tenha a vida eterna» (Jo 3, 16). Onde encontramos isto no filme?

Luis


Re: The Passion of the Christ
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 14:13

Grandes bispos...!


"Le film "La Passion du Christ" de Mel Gibson sort en France mercredi 31 mars. Ce film a suscité dès avant sa sortie en salle, une polémique et des réactions contrastées.

La sincérité du cinéaste n'est pas en doute et le film attirera des hommes et des femmes qui cherchent peut-être à savoir qui est Jésus. Dans ce film pourtant, le visage du Christ transparaît moins que nos obsessions contemporaines : angoisse du mal, fascination pour la violence, recherche de coupables.

Le cinéaste, imprégné d'une certaine culture cinématographique, a choisi de mettre en images les dernières heures de la vie du Christ, avec une volonté affichée de reconstitution historique.

Ces choix ne sont pas sans conséquence :

Le choix d'isoler la Passion de la vie et de la prédication du Christ d'une part, et des récits sur le Ressuscité d'autre part, raccourcit le message des évangiles de manière problématique. Les quelques flashes-back, trop allusifs, ne permettent pas de prendre en compte les motifs complexes qui ont peu à peu suscité l'adhésion des foules à Jésus, et la controverse sur sa personne, ses intentions, son mystère.

En particulier, ce parti pris d'isoler la Passion de la prédication du Christ conduit à ne rien montrer des controverses entre Jésus et les pharisiens, les scribes et les chefs des prêtres : le film les prend à l'heure de l'arrestation et de la comparution du Christ, dans une colère démente. Ainsi, indépendamment de savoir si le film est intentionnellement antisémite, il pourrait être utilisé pour conforter des opinions antisémites.

Si le film rappelle crûment l'atrocité des supplices subis et de la mort sur la croix, il le fait avec une complaisance choquante dans le spectacle de la violence. Cette violence, qui submerge le spectateur, finit par occulter le sens de la Passion et plus largement, l'essentiel de la personne et du message du Christ : l'amour porté à sa perfection dans le don de soi consenti.

Cette violence extrême justifie que le film soit interdit aux moins de 12 ans. N'est-il pas paradoxal qu'un film sur Jésus ne puisse être montré à des enfants ?
Comité permanent pour l'information et la communication :

+ Mgr Jean-Michel di Falco, président du COPIC
+ Mgr Georges Pontier, vice-président de la Conférence des évêques de France
+ Mgr Thierry Brac de la Perrière
+ Mgr Jean-Charles Descubes
+ Mgr Jacques Perrier
+ Mgr Jean-Yves Riocreux"


Aí está , não se pode separar a paixão da vida de Cristo, sem que o resultado seja uma visão incompleta e parcial, um pouco como a dos nossos amigos tradicionalistas.

Eis uma análise sensata...


Claro que algumas mentes auto-excluidas da comunhão da Igreja, agrada aos seus conceitos imobilistas e à sua precepção farisaica da mensagem de Cristo vão começar a gritar contra estes Bispos, acusando-os de serem modernistas e não sei que mais.

A verdade é que eles é que são Bispos, sucessores dos apóstolos, legítimamente ordenados poe quem tem o ministério para atribuir esse sacramento.

O VMTH, o Avlis etc , que como Mel Gibson, têm uma visão parcial e limitada do cristianismo, que não conseguiram ainda entender na sua plenitude, é que estão, por opção própria, fora da comunhão que é a Igreja.

Deus os ilumine...

Re: The Passion of the Christ
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 15:21

olha só então alegam que a sua religião é tridentina(tridente: simbolo do satanas- bastão com 3 dentes usado por netuno deus pagão da mitologia romana) alem de satanista segues a outros deuses????? abrem os olhos povo. cuidado tem paganismo demais sendo anunciado aqui nesse fórum.abrem os olhos. eu só queria falar tb que usar a morte de cristo como pretesto para odiar x ou y povo , alem de refletir que essas pessoas são exremamentes ignorantes mostram qeu tb vão contra os ensinamentos de yaohushua que falou-nos. amai-vos uns aos outros como eu vos amei amem tb seus inimigos. yaohu escolheu o povo yaohudi-judeu para acolher em meio deles o messias, e se foram ele sou não que mataram a cristo , não nos da o direito de os odiar, nem a eles nem seja la o povo que for. pois yaohushau poderia ter sido europeu, ou africano, ou de outra nação qualquer mas o povo judeu é que foi escolhido para acolher ele como o mesais como havia dito antes. outra odiar os judeus pela mortede cristo é dizer que ele morreu em vão, ou seja de nada adiantou sua morte.pois ele moreu no madeiro para nos salvar de nosso pecados. sua morte não foi em vão volto a repetir isso. e outra coisa só yaohu tem o direito de nos julgar e ninguém mais , ninguém mais tem autoridade de julgar seja la quem for. como disse yaohushua, não julgueis para não serdes julgado, pois com a medida que julgar-des vos tb serás julgado.outra se achar no diereito de poder julgar os outros é cometer o mesmo erro de satir(satanas) o de querer tomar o lugar do pai eterno,e foi isso que o fez lucifer ser o que ele é hoje, um derrotado. os babilonicos com a mesma ideia de satanas que é o de tomar o lugar do pai eterno ergueram a torre de babel e tb foram derrotados. quem mais quer ser derrotado???? espero no dia do juizo final cantar o hino dos vitoriósos. junto com muitos de vcs dessa sala de fórum reflitam em cima disso. fiquem todos na paz. só yaohu tem toda autoridade.

Re: The Passion of the Christ
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 17:04

Caro Luis

Como é que um filme sobre Cristo não pode ser visto pelas crianças?

Desculpa lá Luís mas, salvo o devido respeitoparece-me um argumento choramingas. O filme é sobre a Paixão e se não é aconselhável a crianças é devido à extrema violencia da Paixão. O filme é exactamente sobre o sofrimento de Jesus Cristo mais propriamente das suas ultimas 12 horas de vida.

O filme dedica só 3 minutos à ressureição.


Mais uma vez Luís o filme é sobre a Paixão e Morte de Jesus, os ultimos 3 minutos são aliás os unicos do filme que ultrapassam o propósito e se calhar porque o realizador tinha consciencia de que o filme seria visto por muitos não cristão e seriam importante deixar um sinal.
Se fosse só para Cristãos o melhor seria que nem tivesse os 3 minutos.
Aliás ainda este Domingo também ticemos o nosso Domingo de Ramos com um evangelho com mais de vinte minutos sobre a Paixão e sem um segundo de ressureição, será este evangelho de Domingo de Ramos uma monstrousidade?


Pedro B

Re: The Passion of the Christ
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 17:14

Caro TZM

Para quem não foi nem quer ir ver o filme não acha que está com opiniões a mais.

De facto parece que algum Episcopado está incómodado na análise que faz do filme.

As reacções dos Padres que conheço maioritariamente são muito positivivas.

De Roma ao que sei não existe ainda uma qualquer reacção negativa.

O próprio Papa já viu o filme (ou partes do mesmo) e não terá criticado o mesmo.

A própia conferencia episcopal portuguesa não proferiu qualquer reacção negativa.

Parece quealguns dos nossos amigos de França é que estão fora de tom. França de facto é um país extraordinário, capaz do melhor e do pior.

Pedro B

Re: The Passion of the Christ
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 17:35

Rodrigo, a ignorância é um direito, mas, quando é injustificada, é uma prevaricação. Se lesses com mais atenção o que aqui se tem escrito sobre Trento, já terias visto que estás a disparatar de forma perfeitamente gratuita. Com a tua suposta erudição de línguas e transliterações, deverias saber que "tridentino" nada tem que ver com "tridente", mas com "Trento" (referindo-se ao Concílio que teve lugar nesta cidade italiana), porque o topónimo de Trento é "tridentino", como o de Lisboa é "lisboeta" ou o de Nápoles é "napolitano".

Oxalá tenhas um pouco de mais cuidado no futuro, pois muitas das tuas mensagens têm sido demasiado "originais".

Alef

Re: The Passion of the Christ
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 07 de April de 2004 14:16

deveras são originais pois são opniões próprias minha não falo da palavra de uma forma só porque o padre ou o pastor falou que era assim, eu sempre busco achar a verdade onde ela é mais coerente. agora sinceramente trento e tridentino, não acha mesmo que a mudança de trento para tridentino tem algo a ver com o maliguino?? eu sei que seria o mesmo que eu ser morador de são paulo e ser chamado de paulista ou morar no rio e janeiro e ser chamado de carioca ,mas trento é tridentino???? se eu fosse morador dessa cidade pediria pra mudar o nome dela urgentemente, como o pai mudou o nome de abrão=pai da exaltação para abraão= pai da mulltidão. é um caso a se pensar pois tridentino?? tridente?? satanas??? netuno??? bem é um caso a se pensar. fique na paz.

Re: The Passion of the Christ
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de April de 2004 14:29

É um caso para ser mais cauteloso... Não é porque o padre ou o pastor falou assim, mas porque as línguas têm as suas regras. Trento tinha o nome latino de Tridentum e os topónimos recorrem frequentemente ao nome latino. O mesmo acontece em outras cidades. Por exemplo, a cidade portuguesa de Santarém chamava-se no tempo dos romanos Scalabis e por isso os habitantes desta cidade chamam-se escalabitanos.

Alef

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.