Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de March de 2004 00:56

Caros Amigos,

Agradeço os vossos comentários e convido novamente todos os outros a participarem também. Mesmo aqueles que não estão habituados a fazê-lo.

Começando pelos aspectos técnicos, que são provavelmente os mais fáceis.

A. Aspectos Técnicos.

1. Registo de utilizadores. É, sem dúvida, uma questão antiga. Talvez tão antiga quanto o próprio Fórum. Este sistema permite a existência de utilizadores registados. No início colocámo-nos essa questão e achamos que deveríamos ter uma postura mais aberta por dois motivos principais:
- Facilitar a participação, aumentando o número de participantes;
- Garantir o anonimato para quem se sinta menos à vontade, pois certas pessoas sentir-se-ão mais confortáveis sabendo que a sua mensagem é completamente anónima.

Compreendo que nos dias que correm, qualquer pessoa consegue criar uma conta de e-mail num dos inúmeros sistemas de Webmail gratuito, e assim aceder ao Fórum. De qualquer forma, caso não seja um participante assíduo há sempre o "obstáculo" da senha de acesso, que em caso de esquecimento, pode levar a que a pessoa não participe.

O que podemos fazer?

Podemos pensar no assunto, recolher mais opiniões e, se houver algum consenso, podemos avançar para a situação mista que o Alef sugere: é possível ler sem haver registo; é preciso criar um registo para poder participar. Parece-me justo.

2. Edição de mensagens. Sem registo de utilizadores, não é possível identificar o autor da mensagem, pelo que a mensagem não poderá ser editada. Com o registo de utilizador, isto é possível. Mas, atenção, isto pode ser perigoso. Por exemplo, o Autor A diz uma coisa, o Autor B responde, entretanto o Autor A muda a sua mensagem, e a resposta do Autor B pode deixar de fazer sentido.

Este Fórum já permite a Pré-visualização, pelo que se o autor da mensagem quiser validar a existência de erros, poderá fazê-lo, nomeadamente, ao nível da formatação do texto.

3. Formatação da mensagem. João, talvez não tenha compreendido completamente a tua mensagem, mas do que percebi, sugeres que o próprio Fórum, na janela destinada a preencher o texto, tenha a ajuda necessária para formatar o texto, como quem está a fazer um texto no Microsoft Word, certo? Bem, acho que já vi isso em alguns Fóruns. Caso seja algo que considerem importante, posso ver o "custo" da implementação.

B. Funcionamento do Fórum

1. Abertura de tópicos. Aqui aplica-se o ditado que ninguém nasce ensinado e isso é um facto. Os mais habituados a participar em Fóruns, são mais organizados e "disciplinados". Os mais caloiros, nem por isso. Vejam por exemplo a página de mensagens mais antigas. Há três tópicos coladinhos sobre o Encontro de Taizé em Lisboa. Como é óbvio, poderia (e deveria) ser um mesmo e único tópico.

2. Moderação e eliminação de mensagens. Tenho eliminado o menor número de mensagens possível, e têm sido, sobretudo mensagens repetidas ou ofensivas. Reconheço que por vezes poderia ser mais duro, mas tenho a noção de que cada vez que apago uma mensagem, corro o risco de "provocar" o autor a repetir a brincadeira.

Em breve vamos publicar um conjunto de regras para que fique explícito o que se deve fazer e o que se deve evitar, neste Fórum. É provável que o partilhe convosco antes de o publicarmos para sabermos as vossas opiniões.


C. Moderação Doutrinal

Esta é uma questão delicada e penso que dificilmente se alcançarão consensos. Compreendo o que o João quis dizer. Se vêm duas pessoas que se intitulam católicas e dizem coisas antagónicas, em que acreditar, principalmente para os mais desprevenidos? Acho que o Alef coloca o dedo na ferida, que tem a ver com os possíveis moderadores. O que me leva a algo que, segundo penso, o João não considera positivo - a existência apenas de "opiniões".

Talvez eu esteja a ser perfeccionista ou, talvez até, ingénuo, mas mesmo que conseguisse encontrar um conjunto de moderadores, acabaríamos sempre por ter "interpretações" desses moderadores. Embora seja mais que simples opiniões, por vezes sem fundamento, não poderiam ter o estatuto de verdades.

Por exemplo, penso que é fácil aceitar que eu, o João Oliveira e o Alef somos católicos. Mas há uns meses atrás, quem lesse o que escrevemos sobre Maria, e o seu papel no Cristianismo, diria que, principalmente, eu e o João tinhamos ideias quase opostas. Depois o Alef moderou a discussão, reduzindo talvez alguns extremismos de parte a parte.

Depois, são poucos os assuntos para os quais existe uma única e inequívoca resposta. Também não me parece que um projecto criado, administrado e mantido exclusivamente por leigos seja o local adequado para afirmações do Magistério, mas estamos abertos a outras opiniões.

O que fazer então?

Eu penso que só se cresce com os erros, e só a troca livre de ideias pode dar frutos. Mas para crescermos é preciso estarmos predispostos a isso. Aquilo que por vezes tenho visto é que certas pessoas (e não estou a apontar o dedo a ninguém) que aqui participam, não ouvem. Isto é, independentemente do que alguém diga, contraponha ou argumente, a pessoa não coloca sequer a hipótese de mudar de opinião. E se participa no Fórum, é porque pretende "converter" os outros. Ora, como se costuma dizer, isto assim parece uma "conversa de surdos".

Por outro lado, caso conseguissemos encontrar dois ou três moderadores dispostos a orientar as discussões, para além do que já disse (sobre as interpretações), correriamos o risco de limitar a discussão. Por exemplo, suponhamos que conseguiríamos a disponibilidade de uma professor de Teologia da Católica (estou optimista!) a participar e moderar o Fórum. Num tópico sobre o "Inferno e o Diabo", se cada um der a sua opinião, e o moderador disser qual é a posição da Igreja, não estaremos tentados a interpretar esta mensagem como "É assim que a Igreja diz, e pronto, acabou a discussão!"? Parece-me que esta tem sido a pedagogia de certos pastores e não tem dado grandes frutos.

Além do mais, não me sinto particularmente entusiasmado em dar um carácter demasiado apologético ao Fórum. Os inúmeros sites católicos que tenho visto a seguir uma linha mais apologética, não conseguem construir uma comunidade virtual, e parecem-me muito inflexíveis.

Isto não invalida nem minimiza a importância da Apologética, mas na minha opinião, um espaço de "Pergunta / Resposta" seja o mais apropriado. Posso-vos dizer o que temos pensado. É algo semelhante ao que existe num site Judaico, por sinal muito bom!, de perguntas e respostas: a secção chama-se Ask a Rabbi. A implementação técnica é simples e rápida de implementar. Falta sobretudo tempo e alguém que elabore as questões e as respostas. Se houver voluntários... :-)

É possível existirem moderadores?

Sim, é possível. Alías, embora sem terem um papel definido e vinculativo, algumas mensagens de alguns participantes, pelo seu conteúdo, pela formação e experiência dos seus autores, têm funcionado como uma espécie de moderação.

Mas, a existirem moderadores, pretendemos manter a harmonia editorial em todo o Paroquias.org, pelo que a escolha de moderadores não será fácil.


Bem, a mensagem já vai longa, pelo que deixo o restante para mais tarde.

Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 12:19

Sei que não é o assunto mais importante do Fórum (e espero que nunca o seja), mas como se iniciou uma pequena troca de ideias sobre o Fórum em si, é importante que se retirem algumas conclusões, ou que se alargue a participação a quem ainda não o fez, sobretudo aos participantes mais recentes.

E como a minha última mensagem é um pouco extensa, resumo-a em alguns tópicos.

A. Aspectos Técnicos

1. Concordamos com a obrigatoriedade do registo prévio de utilizadores para poderem participar, deixando a leitura aberta a todos (não sendo para estes necessário qualquer tipo de registo)?

B. Funcionamento do Fórum

1. Achamos positivo que o(s) moderador(es) do Fórum limite o assunto das participações à mensagem original, e quando isso não acontece, separa a mensagem do tópico dando origem a novos tópicos ou agregando-a em tópicos já existentes?

C. Moderação Doutrinal

1. Concordamos com a criação de uma secção de "Perguntas / Respostas" fora do Fórum, mantendo o Fórum um espaço de discussão aberta?

Continuação de boas discussões,
Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 14:06


Vou responder às questões várias que foram sendo reflectidas.

Quando falei da abordagem da perspectiva do Magistério, tinha na ideia de que isso é feito não através de moderadores que não deixam opiniões contrárias serem manifestadas, mas que houvesse um certo número de pessoas realmente em consonância com a doutrina da Igreja que pudessem responder. Mas vejo a dificuldade que aqui todos têm para reconhecer o que é que, de facto a Igreja ensina sobre os diversos assuntos e vivê-lo... Esta minha intenção era a de encontrar no fórum algo mais de comunhão e menos de discussão... Espero que isso se vá conquistando. (e sim, é "bonito" e muito interessante e realizador ter-se a referência ao Magistério) Infelizmente, a esmagadora maioria dos católicos portugueses quase nada percebe sobre o assunto, quando não o ataca (!).

Sim, falo no tipo de formatação de que falas, por exemplo, a que se encontra nos fóruns que usam esta tecnologia. E também gosto, da organização de tópicos deste.

Gostei bastante das propostas do Alef, nomeadamente a questão da secção "Perguntas / Respostas", algo que já me tinham convidado a fazer noutra página mas ao qual nunca tive a oportunidade de corresponder bem. Talvez aqui isso se possa verificar.

Acho que a perspectiva de dizer "a Igreja diz que é assim" dá o grande fruto, que é dizer-se realmente a verdade. Não estou a falar de casmurrice ou teimosia (embora, em assuntos de fé, possa surgir como virtude). Há espaço para dizer a verdade e orientar depois no sentido da sua aceitação, continuadamente. Depois, se não há "alimento" de discussão para o Fórum, qual seria o problema, se as pessoas estão a acreditar e a viver a fé? Devemos insistir na discussão só porque tem de ser? Isso parece-me muito pouco razoável. Por outro lado, a abordagem determinada de alguém que saiba do assunto também não limita a discussão, mas traz luz sobre a resposta definitiva, que é o que se procura, afinal. E se se insistir no aprofundamento da defesa da mesma questão, tanto melhor.

Quanto à questão de se procurar independência por parte dos leigos em relação ao Magistério, acho um absurdo! Se este é um projecto de leigos, como podem eles deixar de ser instruídos pelo Magistério ou passando a dizer que se somos só leigos, não há que dar importância a isso, ou mesmo chegar a um fórum de "católicos" na mera redundância de um nome para quem acredita em "qualquer coisa"?? Porque é nisso que degenera um não-Magistério. Acho que esse tipo de ideia não faz sentido nenhum. E acho mesmo que ainda não se entendeu a seriedade da questão. Espero que me faça entender...

Este é, para todos os efeitos, volto a dizê-lo, o fórum da página das paróquias de Portugal. Deve ser diferente precisamente na medida em que pode e deve ser sinal de referência para a Igreja, fazendo parte da Nova Evangelização! Mas que seja EVANGELIZAÇÃO!

Talvez se veja que os sites que têm uma abordagem apologética não formem uma comunidade virtual, mas de alguns que conheço a realidade é outra (noutros países), e em alguns casos, formam algo melhor: uma comunidade real, que se alimenta desses recursos para a evangelização e que a realiza no próprio debate, que por vezes precisa de poucas palavras, pois é apenas ponto de encontro de actividades apostólicas.

Quanto a Professores, acho que não seria possível encontrar um moderador! A disponibilidade requerida seria demasiada, parece-me para já. E também é preciso ver qual dos Professores se escolheria... Há alguns que decididamente não recomendo, mas seria interessante, sem dúvida, poder falar directamente com eles e questionar as suas teorias. Por outro lado, posso dizer com confiança um deles que desde logo me parece fiável, o Prof. Doutor Jacinto Farias, se não me engano, doutorado em Teologia Dogmática, também um especialista em Patrística e Filosofia. Assim que tenhamos algo de mais definido, eu mesmo posso abordá-lo pessoalmente com a proposta, se quiserem.

Se abrirem vagas para moderadores, as minhas habilitações estão à vista! ;o) Aliás, seria capaz de assumir uma postura diferente, que puxasse mais pela racionalidade do argumento dos intervenientes do que na própria explicação do meu (um método mais socrático).

João Oliveira

Re: Este Forum!!!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 14:11


José Avlis, acho que houve um mal-entendido. Ainda bem que levantaste a questão.

Bem, tenho que confessar que realmente, devido à falta de tempo e à multiplicação de tópicos, nicks e mensagens, nunca percebi bem a pessoa que escreve com o nick José Avlis e todos os outros. Assim, guiei-me pelos comentários de pessoas que já conhecia para me situar também relativamente a um novo interveniente (mas nunca troquei impressões com alguém daqui sobre ti!). Admito que nesse aspecto talvez tenha sido injusto com o que disse sobre ti, mas ainda não percebi como ou até que ponto. Vejo agora que te sentes injustiçado e percebo que possa ter errado, daí admitir publicamente este meu comportamento, a minha culpa. Por isso, peço que me expliques e, desde já, me perdoes. Foi a primeira vez que me vi a braços com uma situação deste tipo e desde logo, sem tempo para mais, me vi forçado a dar a entender as nossas diferenças, devido a certas posições extremadas e indelicadas que vi da tua parte, das quais não queria ser tido como defensor. Além disso, nunca percebi se tu também eras o Justiniano, Abelardo, Discípulo, Cristóstomo e sei lá que outros mais, que foram aparecendo.

Não percebendo porque te viras com tanta revolta e tanto adjectivo contra mim, gostava de perceber.

João Oliveira

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 14 de March de 2004 15:35

Nao sejam maus...Deus manda amar o proximo!

Re: Este Forum!!! / Fiat Lux
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 16 de March de 2004 06:32


Caro João Oliveira,

Peço-te que tentes esquecer este pequeno incidente, pondo-lhe uma pedra em cima, se possível.
Parece-me, no entanto, que tal dissensão entre nós baseia-se sobretudo numa deficiente interpretação/avaliação (por excesso), que fiz há tempos a teu respeito e a teu favor, e que por isso mesmo acabou por não concretizar-se na prática, o que me surpreendeu e desiludiu um pouco, devido também a algumas diferenças básicas na personalidade de ambos, não obstante comungarmos, segundo infiro, de bastante unanimidade, sobretudo quanto à vivência moral e religiosa, e particularmente quanto à interpretação da doutrina oficial da Igreja, mais no aspecto conservador, ou seja, da sensatez e sabedoria de João Paulo II, do que da tendência progressista/modernista – esta por vezes de funestas consequências aos mais diversos níveis, resultante de permissividades, abusos e deturpações, proporcionados por certas e ambíguas correntes pós-conciliares, geralmente pró-heréticas e/ou sacrílegas...

No entanto, creio que se houve certas indelicadezas, estas foram mínimas e de parte a parte, pelo que não deve haver razão para desculpas unilaterais ou mesmo recíprocas. Por outro lado, acho que tentei fazer uma mini-tempestade num copo-d'água, por isso mesmo fica em paz, que nada tenho contra ti, graças a Deus. Entre nós, há essencialmente modos algo diferentes (sui generis) de tentar fazer Evangelização, o que devemos, isso sim, respeitar mutuamente.

Um abraço solícito e solidário.

José Avlis


Re: Este Forum!!! / Regras e Performances
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 16 de March de 2004 07:51


Caros Luís Gonzaga / Susete Gonzaga,

Sabes, deverias saber, que as minhas sugestões para um fórum desta natureza são quase sempre as "mesmas/sintomáticas", a saber:

1. Não a registos prévios e obrigatórios (tanto quanto possível) por motivos óbvios..., entre os quais o afastamento instintivo de intervenientes e leitores, que ainda são poucos, embora bastantes mais do que antes do meu início de participação efectiva e regular (embora polémica...), modéstia à parte...

2. O fórum deveria mudar de cor totalmente... de cinzento/pardo para azul-escuro (fundo); branco (2.º plano, c/ caracteres adequados), e amarelo-dourado (acessórios/adornos/links)... Isso não te diz nada? Impossível? É pena!...
(Para mim não há melhor/mais fantástica combinação, jamais...)

3. Seria de louvar pela generalidade dos participantes e leitores, a possibilidade de poder usar-se imagens/gráficos/fotos..., desde que com certa reserva, estética e bom-gosto... O que deveria ser expressamente estipulado/regulado, como as demais "regras gerais" (em flagrante falta...), justas, claras e eficazes.

# - Moderadores?! "Censuristas"?! - Jamais! - O segredo é, como em parte acontecia nos (clássicos) Fóruns Azuis, e como em parte tem acontecido neste fórum Paróquias de Portugal: a "auto-moderação", tanto quanto possível, desde que haja dois ou três (pelo menos) bons/idóneos participantes, para além do "velhinho" Webmaster, claro, desde que muito discreto, competente e sensato!...

& - Agora, um bom "árbitro" independente e especializado em moral e sobretudo teologia moral e dogmática, segundo o Magistério, mas que fosse realmente conservador, e que actuasse quando fosse mesmo necessário, ou quando requisitado, tudo bem! Seria outra loiça, para além duma maior credibilidade/performance que isso emprestaria ao Fórum...

§ - O João Oliveira, pertinentemente, apontou dois exemplos de fóruns que muito aprecio, com estética, imagens, cor e vida (para além de opções de configurações q.b.)..., num dos quais já tenho alguma experiência pessoal (o Nuck-PHP)...


Saudações 100% católicas e forunéticas à "Equipa Paroquias.org".

José Avlis


Re: Este Forum!!!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de March de 2004 15:49


José Avlis, tudo bem, mas fico ligeiramente aborrecido porque esperavas mais de mim (não percebi bem o quê) e não correspondi... Mas se for só "conservadorismo", deixo de me aborrecer, até porque não concordo com essas "denominações" conservadoras/tradicionalistas... Acho bem que seja apenas "fiel". :o)

Luís Gonzaga, mais sugestões. Que tal a funcionalidade de um marcador para cada mensagem, de modo a poder indicar-se um URL, focando em determinada mensagem em vez do tópico por inteiro? Já tentei copiar o URL que está em "Responder Mensagem", retirando o "#REPLY", mas não funciona.

Acho bem que apareça sempre a mensagem com as regras de funcionamento quando se clica no link para o fórum, no menú à esquerda, de modo a estar visível a todos os que entram. No caso de se avançar para o registo dos utilizadores, tais regras deverão estar sucintamente apresentadas no formulário de registo, e colocadas de modo a que todos as leiam realmente.

Se os participantes já são poucos, com os anos de funcionamento deste fórum, mais uma razão para se avançar já para o registo de utilizadores, dando-lhes mais liberdade e funcionalidades! Isso atrairá mais utilizadores por verem que esse registo dá um carácter mais "responsável" ou pelo menos mais organizado, ao fórum. O registo deve ser simples, requisitando o mínimo de dados pessoais, mas obrigando pelo menos ao e-mail válido (verificando-o com o envio de uma mensagem à qual o utilizador deve responder para validar o seu registo). Por experiência própria, é muitas vezes o carisma dos utilizadores o que atrai aos fóruns: se a presença for tida por registada, garantida, as pessoas não terão menos vontade em participar. Até porque muito pouca diferença fazem os que escrevem uma ou outra vez, que é o que se "ganha" (ou perde) com o livre acesso. Entendo que o fórum já tem algumas presenças assíduas que justifiquem estas medidas, para melhorar o seu funcionamento e o lançar mais além.

Também me tinha lembrado da questão de usar imagens, mesmo avatars (simples, e não banners!) no caso de se registarem os utilizadores.

Acho que as questões de pergunta/resposta deviam ter a característica de serem actualizáveis, respondendo de modo mais completo e eficaz às temáticas abordadas, sendo que as contribuições e críticas dos foristas (pelo menos as dos "veteranos", digamos assim) devam ser tidas em conta.

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de March de 2004 20:09

José Avlis,

1. Dada a tendência das diversas opiniões, é provável que no futuro consideremos o registo de utilizadores. Talvez consigamos uma solução abrangente que agrade ao maior número de utilizadores.

2. Parece-me pouco provável que o Fórum venha a ser azul escuro :-) O Fórum terá sempre as cores do resto do site, e sendo possível mudarmos as cores actuais, dificilmente mudaremos para azul escuro.

3. Quanto a outras tecnologias de Fóruns, há já algum tempo testámos um dos sistemas que o João Oliveira sugeriu e é dos mais utilizados (phpBB). Existe a possibilidade de migrarmos as mensagens do Fórum, mas para se justificar a mudança, temos de ter razões, ou limitações que não consigamos com o actual sistema.

4. Quanto às imagens, existem duas razões para não as implementarmos: a) a facilidade de vandalismo; b) o peso que pode ter na página, quando se utilizem imagens de grandes dimensões, e consequente necessidade de maior largura de banda. Aliás, este sistema já permite a utilização de mensagens, mas desactivámos essa funcionalidade pelas razões enunciadas. Para além disso, não nos parece que a existênica de imagens facilitará ou melhorará a discussão.


João Oliveira,

1. O URL do "Responder Mensagem", retirando o "#REPLY", funciona... e não funciona. :-) Eu explico. O dito URL funciona, mas só funciona se o utilizar estiver a ver o Fórum em modo de visualização "encadeada" (ou thread). Neste modo, dentro de cada tópico é visualizada mensagem a mensagem. É indicado para tópicos grandes, pois assim conseguimos ver quais as mensagens mais recentes.

Como o modo de visualização por defeito é a visualização "plana", o Fórum mostra todas as mensagens do mesmo tópico, quando uma determinada mensagem desse tópico é a mensagem referida no URL.

2. Quanto às regras do Fórum, estamos a trabalhar nelas e esperamos, me brave, colocá-las aqui, para saber a vossa opinião antes de as implementarmos. Depois de implementadas, estarão num local de destaque.

Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de March de 2004 21:04


Realmente, com a Visão encadeada funciona. :o)

Queria recomendar outra funcionalidade: um subtítulo para cada tópico, actualizável à vontade pelo autor! :o) Isto manteria um certo nível de interactividade e chamaria a atenção dos leitores para as questões concretas em debate. Seria possível?

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de March de 2004 21:18

João,

Acho que não percebi... Neste momento já podes alterar o tópico de cada uma das mensagens, mesmo de mensagens dentro do mesmo tópico.

Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de March de 2004 21:56


O título do tópico em si, como vês na lista antes de leres as mensagens. Falo em acrescentar-lhes um sub-título actualizável. É uma ideia um pouco estranha, mas com algumas utilidades. Pergunto apenas se é possível... :o)

Re: Este Forum!!! / Este Fórum... demasiado "progressista/modernista"!...
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 17 de March de 2004 02:31


Prezado João Oliveira,

Agora fui eu que fiquei confuso/despistado – mas não "aborrecido" contigo, por amor de Deus! –, ao afirmares:

«Mas se for só "conservadorismo", deixo de me aborrecer, até porque não concordo com essas "denominações" conservadoras/tradicionalistas...»

a) Eu nunca disse que era "conservadorista", mas apenas "Conservador" (não do Registo Civil, claro...), exactamente na linha da actual Doutrina do Magistério da Igreja, tal e qual...

b) Quando dizes: «Mas se for só "conservadorismo", deixo de me aborrecer...»

– "Deixas de te aborrecer"..., mas exactamente em que sentido – positivo ou negativo, qual e porquê?...

c) Será que, se bem entendi, ser "conservador" para ti... é o mesmo que ser "conservadorista", ou até mesmo "tradicionalista", no pior sentido, ou em sentido negativo, pelo menos? Não te importas de especificar e definir devidamente, caríssimo Irmão?

d) Por outro lado – por mais incrível/enviesado que te pareça, e sobretudo aos "católicos modernistas", o que felizmente não é o teu caso, graças a Deus! –, eu (tal como muitos bons Católicos de gema...) empatizo muito mais, por compreender e tolerar deveras mais e melhor (como é perfeitamente natural...), com um "católico tradicionalista" (como o VMTH, por exemplo...), do que com um "católico progressista/modernista" (como é o caso flagrante do Alef e do Luís G., por exemplo...), e como infelizmente se passa com a maioria dos actuais "católicos", inclusive muitos "sacerdotes" e "teólogos" (!?)..., que não acreditam (nem respeitam minimamente...!?), em certos Dogmas Católicos (!?)..., apesar destes Dogmas serem, tal como os demais e por isso mesmo, autênticos e de todo imutáveis (ontem, hoje e sempre...!), como são, por exemplo, os da "Crença no Demónio e no Inferno" (que não são, de modo nenhum, apenas um mero "estado de espírito", como também tu mesmo já insinuaste algures, espero bem que só por distracção...!), assim como no da "Infalibilidade do Papa" (quando fala/ensina "ex-catedra", devidamente inspirado pelo Divino Espírito Santo...), para apontar apenas dois Dogmas (!?)..., para além de muitas outras deturpações da Moral e da Doutrina cristãs/católicas, inclusivamente na interpretação do Santo Evangelho à típica maneira "protestante" (!?)...; como, aliás, tu mesmo já tens verificado e criticado neste Fórum do "Paróquias de Portugal" (mas só de nome, infelizmente)!!??...

e) «Acho bem que seja apenas "fiel"»...

– És (pretendes ser)... apenas "fiel"?! Podes, por favor, comentar/especificar melhor tal frase, que se presta, como deves calcular, a muitas dúvidas e a várias leituras/equívocos, sobretudo tratando-se de um "católico tão zeloso, esclarecido e empenhado" como tu?...

– Se fosse o L.G., ou até mesmo o V.M., que proferisse tão ambígua/frívola afirmação, não me admirava nada, nem sequer comentaria, mas logo tu – desculpa lá –, não poderia/deveria deixar passar em branco, ou achas que sim...?

Bom, bom..., tirando isso, talvez de somenos importância (ninguém é perfeito, e muito menos eu!), estou bastante contente e satisfeito contigo, pois tens demonstrado ser um católico exemplar, graças a Deus, e a ti também!... :)

Um abraço reconhecido e solidário, caríssimo Irmão. Continua assim, e se possível cada vez melhor, que irás longe, sem sombra de dúvida. Rezo por ti e peço que ores por mim.

José Avlis


Re: Este Forum!!! / Demasiado elitista/oportunista!...
Escrito por: O. P. (IP registado)
Data: 17 de March de 2004 03:24


Luís Gonzaga,

Mas porque abri eu a boca uma vez mais, talvez já pela centésima vez..., a respeito de mais quatro ou cinco opiniões/sugestões para uma fórum/mundo melhor?!

Quem me manda ser tão ingénuo (no bom sentido), ou bem intencionado; devotado ou dedicado? Que ganho com isso?

Nem é preciso responder, pois trata-se apenas dum mero desabafo, e com Cristo ainda foi muitíssimo pior... Só por Ele vale a pena lutar até à morte, e morte de Cruz (se necessário for)!...

[*|*]


Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de March de 2004 22:24

João, boas notícias :-)

Afinal o link para a mensagem já funciona, em qualquer dos modos de visualização! Basta que no final do link original da coloques o texto "#reply_<id_da_mensagem>".

Por exemplo, este tópico tem o URL [www.paroquias.org]. E esta minha mensagem tem o id 7683. Se eu no final do link adicionar "#reply_7683", funciona mesmo na "Visão plana".

Como é que se vê o id da mensagem? É simples. No link "Responder mensagem" o número que aparece à frente do i, é o id da mensagem.

http://www.paroquias.org/forum/read.php?f=1&i=7321&t=7321#reply_7683.

Se não funcionar, diz-me.

Luis


Re: Este Forum!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 22:57

Um certo "profeta da desgraça" pensou desforrar-se gritando que este fórum era um fracasso. Entretanto, dou-me conta que o número de participantes aumenta de dia para dia, parecendo que hoje se atinge um novo "pico" de visitas. É motivo de alegria e de agradecer ao mesmo "profeta", que também vai ajudando a que a sua "profecia" se vire contra ele... No fundo, ele também está contente, embora não o confesse ;-)

Parabéns aos "timoneiros" deste barco, Luís e Susete, e, como dizia o outro, "parabéns a nós"! ;-)

Alef

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 23:50

Obrigado Alef, :-)

Tens razão... "Parabéns a todos!"

Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 00:05

Pois, ficamos a aguardar os números do "pico"

João (JMA)

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 00:45

JMA,

Penso que o Alef se estará a referir às estatísticas produzidas pela Nedstat. Embora não traduzam os números reais de acessos ao Paroquias.org, dão uma perspectiva das visitas.

Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 09:11

Luís,

Agradeço a informação, mas apesar de pouco letrado em informática, a esses já tinha chegado. :o))

Não me faças mais "informaticamente ignorante" do que aquilo que sou. :o))

Agora, mais a sério, penso que esse pico é o da 1ª página: segundo os números e informações que partilhaste connosco há tempos, a página mais clicada seria a página inicial do fórum.

João (JMA)

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.