Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Este Forum!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de March de 2004 21:32

Este Forum nao trabalha ao sabado? Hoje nao vi aqui nenhuma mensagem.

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de March de 2004 22:57

Talvez sejam(os) judeus...

Mas sempre podes aproveitar para ler ou reler as mensagens mais antigas. Há material de sobra para leitura de meses... E pode-se sempre chamar um assunto mais antigo, caso haja algum pensamento que se queira acrescentar...

E se os outros não tiverem escrito nada, avança tu! ;-) Talvez alguém responda!

Alef

Re: Este Forum!!! / ??!!
Escrito por: Crisóstomo (IP registado)
Data: 06 de March de 2004 23:44


Pura ilusão/equívoco/falácia, pelo menos!...

Com que então a "mensagem" do J.A. ["Paixão de Cristo/Alexandrina..."] - participação sumamente positiva, moral, espiritual e laboriosa, no nobre/altruísta interesse/proveito dos demais participantes/leitores, como vós, por exemplo (e quase sempre a primeira intervenção do dia/madrugada...!) - não é, por acaso, "participação/mensagem" forunética e filantrópica, sem fins lucrativos/fundamentalistas, de utilidade/vantagem imensamente superior às participações/provocações talibânicas/anticristãs/antidemocráticas, por exemplo?!...

Que despautério!...

Sem mais comentários!...

C.


Re: Este Forum!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de March de 2004 00:26

Ó Crisóstomo/Avlis/José Avlis/Abelardo/Discípulo/Abraão/Justiniano/^Ö^/***/???, isso só/apenas mostra/evidencia/patenteia/esclarece o real/verdadeiro/genuíno/total valor/peso/importância/relevância/impacte que as tuas participações/mensagens/colagens/copiagens/editagens, por muito positivas/morais/espirituais/laboriosas/nobres/altruístas/construtivas/filantrópicas que sejam/possam ser, têm/adquirem junto dos leitores/forunautas/participantes. ;-)

Não me leves a mal por esta idéia/ideia. Um nadinha de sentido de humor também não faz nada mal.

@£€§ aka Alef

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 07 de March de 2004 04:11

Parece mas e que, os outros escrevem dos PCs das empresas...lol

Mais um roubo aos patroes!!!! :)

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Emilio Mondavarius (IP registado)
Data: 07 de March de 2004 16:24

E isso é roubo aos patrões??

Isso PARECE conversa de quem anda pelas igrejas para defender bens materiais: AQUILO que acumulou nesta passagem. Para quê TANTOS teres e haveres???TANTOS BENS MATERIAIS? É ERRADO!!!NÓS NÃO ANDAMOS AQUI PARA ACUMULAR MATÉRIA: ANDAMOS PARA NOS LIBERTARMOS DELA!!!

Um dia Jesus há-de falar contigo também!!!

É JUSTO E CERTO, E A SUA MÃO PUNIDORA.

E SÓ OS POBRES TERÃO REDENÇÃO!!!!MESMO OS QUE ESCREVEM NOS COMPUTADORES DE EMPRESAS!!!

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 07 de March de 2004 18:02

Emilio

Roubar e pecado...esses que andam a roubar o tempo nas empresas do patroes, que depois nao dao a producao sufiente!!! lol

Conheco uma empresa que descobriu que um dos funcionarios ocupava 1:30 hora todos os dias na net. Hoje esse funcionario em vez de trabalhar 8 horas, so trabalha 6:30. horas. Acreditas? O Taliban, deve usar o pc. da empresa, ainda hoje nao disse nada :-)

Re: Este Forum!!! / Esta hipocrisia!
Escrito por: Crisóstomo (IP registado)
Data: 07 de March de 2004 18:31


Gostei dessa, Mondavarius!

Com efeito, Jesus disse: "Será mais difícil a um rico (avarento...) salvar-se do que um camelo entrar pelo fundo duma agulha"!...

O que quer dizer, devidamente filtrado, com "atenuantes e tudo" [um pouco como já acontece, p. ex., no "abominável crime do aborto" (e jamais na "pedofilia", pois convencionou-se considerar, p. ex., uma "violação sexual" numa criança/adolescente (ainda que com o consentimento dela/dele, por um qualquer "tarado sexual"...!), ser ainda "mais grave/hediondo" (espantem-se...!?) que o assassínio/homicídio nu e cru, a sangue frio, premeditado e selvagem, egocentrista/hedonista, bárbaro/desumano, de um nascituro/ser-humano/bebé-por-nascer...!], ou seja:
Um "rico avarento/explorador/esbanjador" – assim como um "remediado ganancioso/consumista/hedonista", ou um "pobre invejoso/anarquista/terrorista" – jamais salvar-se-á/ganhará a vida/felicidade eterna...!
A menos que, antes de "morrer" (alcançar o além, devolver a alma ao Criador...), consiga converter-se e reparar devidamente o seu egocentrismo e ambição desregrados/desmedidos, e sobretudo todos os furtos, roubos e explorações, directos/indirectos, legais/ilegais, dissimulados/descarados, etc./etc., feitos aos outros, a quem quer que seja, entre todos aqueles (em qualquer tempo ou lugar) que sofrem e morrem de fome, de frio, de doença, de desprezo, de tortura ou desgosto, etc./etc., como se fossem seres humanos de segunda ou terceira, escravos ou irracionais, seres abjectos e nocivos!...

E noutro lado, o Divino Mestre exortou/advertiu (cito apenas o sentido): "Não entesoureis/amealheis bens materiais, nem prata nem ouro, pois podem deteriorar-se com o tempo ou ser roubados pelos ladrões... Entesourai antes bens espirituais, virtudes e qualidades morais, para a vida eterna, que estes não se corrompem, são valorizados e serão largamente recompensados... Onde está o vosso tesouro aí está o vosso coração"!...

Um abraço de solidariedade cristã.

C.


Re: Este Forum!!! - Que decepção!
Escrito por: Passageiro da Noite (IP registado)
Data: 08 de March de 2004 01:47


"Este fórum está condenado ao fracasso!", dizia sabiamente alguém há dias...

Mas eu digo mais: Este fórum já é um rotundo fracasso, lamentavelmente, sobretudo por culpa de alguns participantes, a maioria dos poucos que quase só escrevem bagatelas, provocações ou asneiras, salvo raras e honrosas excepções, e também por culpa dos que, podendo escrever mensagens dignas, recusam-se a fazê-lo, infelizmente!

Porém, quanto a mim, a culpa maior é do moderador responsável, dado que, além de mostrar bastante incompetência, é deveras parcial e tendencioso! Ele que me desculpe, mas é a verdade nua e crua!

Que decepção!

PN


Re: Este Forum!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de March de 2004 04:30

Caro Passageiro da Noite, José Silva de teu nome, também conhecido por uma miríade de nicks:

Safa! Tu mostras mesmo mau feitio! Então continuas a aproveitar-te da bagunça dos teus heterónimos para te louvares a ti mesmo?! Darás tu algum peso moral a esta mentira instalada? E enquanto isso insistes no ataque indiscriminado dos participantes (e sem dizer nomes, para todos poderem ser atingidos!)?

Então, quando assinas como Oráculo e mandas umas bocas foleiras, escritas em desrespeitosas maiúsculas, sobre o futuro fracasso do fórum, falas "SABIAMENTE"?

E quando falas dos maus participantes já não incluis nenhum dos teus heterónimos? Já agora, por que razão continuas a fazer insinuações e não te referes a nomes concretos? Quem são os participantes que fazem deste fórum um rotundo fracasso? Que entendes tu por sucesso de um fórum? Porque insistes também tu em fazer campanhas de género talibânico que pura e simplesmente pretendem lançar a cizânia e a separação? Se este fórum é tão mau, por que não buscas outro melhor e deixas os participantes deste em paz? É por espírito de sacrifício quaresmal que cá vens? Pois, olha que tens sido uma grande penitência!

Tu dás-te ao luxo de insultar, chamar hereges e sacrílegos a quem te apetece, chamam-te a atenção para tal abuso, insistes nas mesmas mensagens e na atitude de desprezo e desrespeito e continuas como se nada fosse, a atirar tiros em todas as direcções, ofendendo tudo e todos?

Viu-se (ante)ontem pelas tuas palavras que somos todos "ocas cabeças de bogalho (sic)". E criticas o moderador do fórum... Talvez ele devesse retirar todas estas mensagens onde brindas os outros participantes com estes "carinhos"... Já pensaste na má índole que mostras com estes comportamentos? De quem são, afinal, as "bagatelas, provocações ou asneiras"?

Já viste como deixaste os teus adorados fóruns cor-de-laranja do terravista.pt? Podes voltar para lá... Afinal, a paisagem é desoladora mas é-te bem familiar, pois está como a deixaste! Muitos dos fóruns que criaste estão quase inteiramente preenchidos por centenas de mensagens/colagens/editagens tuas... Parece que, afinal, é o que tu entendes por fórum... Parece que nós é que não entendemos, porque somos "ocas cabeça de bugalho"... Já notaste que os participantes deste fórum não são dignos de ti? Só escrevem bagatelas, como dizes.

Avlis: ninguém me encomendou sermão e já prometi não continuar por muito tempo em polémicas contigo. Mas estas tuas atitudes não podem continuar. Será preciso pedir-te por favor, de joelhos? Acho uma profunda falta de respeito que tentes também usar da política da terra queimada, ainda por cima sem teres respondido cabalmente às questões muito concretas que te fiz, por várias vezes. Tens feito muito por desestabilizar este fórum e por alimentar guerras, desde o primeiro momento em que chegaste. Este fórum já existia antes de tu cá chegares e queremos que continue!

Lamento que insistas em comportamentos que acho muito reprováveis. Se não deres sinal de mudança, perdemos todos com isto e tu não ganhas nada! Não fora o trabalho do moderador que tanto criticas e este fórum branco-azul já estaria como os teus cor-de-laranja. Mas aqui ninguém quer isso.

Alef

Re: Este Forum!!!
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 08 de March de 2004 13:23

Irmão Alef:

Muitos de nós, tivemos instrução militar. Uma das coisas que aprendi lá, e que AS MINAS SÓ REBENTAM SE AS PISARMOS. Se passarmos ao lado, ou porque termos sorte, ou por saber onde elas estam, não estoiramos com o nosso rico esqueleto, que tanto trabalhinho deu a criar... Se soubermos onde elas estão, podemos pôr uma "bandeirinha" vermelha, laranja, azul às bolinhas amarelas, ou qualquer côr mais do nosso agrado, para avisarmos os outros que caminham connosco, ou que vêm atrás.
O problema, é que às vezes, elas estoiram por "simpatia"( ou seja, porque relativamente próximo houve outra explosão).
Também podemos anulá-las: fazendo-as explodir sózinhas. Ou então, passa tanto tempo sem que ninguém as detone, que elas próprias se degradam sózinhas e se tornam inofensivas.

Mas que as "minas", não sejam motivo para ficarmos parados a meio do caminho ou impeçam a passagem a outros...

Vamos tentar não pisar "minas" ou fazê-las explodir por "simpatia" e continuar a caminhar neste Fórum, que pelo que já percebi, foi criado com tanto entusiasmo e amor pelo Luís e pela Suzete. No mínimo, parece-me
que eles merecem isso.

Um Abraço verdadeiramente Fraterno, inclusivé para quem coloca as minas...

P.S.- Eu sou dos que usam o PC no emprego!!!
Primeiro, porque o meu patrão é um tipo "porreiro" (sou eu mesmo...eheheheh)
Segundo, porque tenho tolerância de ponto - ou seja, trabalho que nem um cavalo, quando é necessário e sem horários.
Terceiro, como não tenho Telef. fixo em casa, só tenho internet aqui.

Mas concordo, que quem não está nestas condições, e usa o horário de trabalho para fins não profissionais, mesmo que seja com os motivos mais altruístas, está a cometer um roubo ao patrão


Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de March de 2004 13:36

Avlis,

Define "fracasso"!

Estarás a pensar no "pequeno" número de participantes no Fórum? Estarás a pensar no reduzido (quase nulo) número de pessoas que lêem as tuas colagens? Ou aqueles que depois de as lerem ainda têm paciência para responder... Decerto que o moribundo fórum laranja que só tem mensagens tuas, tem mais sucesso que este?!

Uma em cada três pessoas que visitam o Paroquias.org, fazem-no por causa do Fórum! O que para mim significa que este Fórum tem sucesso.

Aliás, este Fórum, como todos os outros, são aquilo que os seus participantes quiserem que ele seja. Se pretendem que ele seja um cardápio de colagens, decerto que não haverá discussão. Mas se preferirem respeitar as regras do Fórum, e debater ideias e não pessoas, com certeza que terá ainda mais sucesso.

Acusas-me de incompetência (?!), o que até considero um elogio, vindo de quem vem :-). Mas, és parco em justificações e não descreves o porquê de tantos elogios. Será por não te permitir colagens sucessivas e repetidas? Será por te desmascarar nos teus 19 nicks? Ou será por eu ser um defensor da liberdade de opinião que tanto abominas?

Neste Fórum, todos são livres de expressar as suas ideias e opiniões, e embora nos últimos dias, algumas vozes se tenham levantado a "mandar abaixo" este projecto, continuaremos diariamente a esforçarmo-nos para que estes "velhos do Restelo" não vejam as suas profecias cumpridas. Como vês, mesmo aqueles que demonstram falta de respeito pelo nosso trabalho e esforço diário merecem o direito à sua opinião, e não é por causa disso que são censurados.

Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de March de 2004 13:44

Catarina e VM,

De facto, o maior número de visitas do Paroquias.org é durante a semana, em particular, por volta da hora do almoço até ao final da tarde. Mantendo-se depois do jantar também com bastantes visitas até perto da 1h ou 2h da manhã.

Mas é natural que assim seja pois é a partir do trabalho que a maioria dos portugueses acedem à Internet. Infelizmente, ainda nem todos têm computador em casa, ou acesso à Internet. Esperamos que com a melhoria dos índices económicos previstos para os próximos anos, e com o desenvolvimento tecnológico que mais cedo ou mais tarde terá que chegar à cauda da Europa, os portugueses tenham mais hipóteses de ter computador em casa, e acesso à Internet, de preferência, de banda larga.

Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de March de 2004 00:35

João Oliveira,

Há poucos minutos atrás chamaste, e bem, a atenção para um aspecto importante sobre o funcionamento do Fórum. Penso que vais partilhar connosco algumas ideias, o que desde já te agradeço.

Talvez tenhamos que ser mais "organizados" e respeitar o assunto de cada tópico, mas vou ficar à espera das tuas ideias.

Convido todos os outros a aproveitarem o mote do João Oliveira e contribuir também com as suas sugestões.

Luis

Re: Este Forum!!!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 10 de March de 2004 01:12


Obrigado pela deixa, Luís.

Dado que aqui se passou a comentar o fórum em si, aproveito para oferecer alguns pensamentos (soluções?) sobre o mesmo, seu presente e futuro.

Realmente, este fórum "não é o que era", pelo menos a meus olhos. De repente, tínhamos uma frequência de pessoas pelo menos nominalmente católicas, mais ou menos assídua na sua participação, dando-me tempo para manter o "fôlego" sem sacrificar o "sistema respiratório" ao acompanhar o ritmo das partilhas e debates.

Entretanto, houveram umas revoluções "talibanescas", durante o período em que me ausentei. As críticas à raiz (radicais) da fé cristã e do catolicismo avolumaram-se, bem como se viu aparecer um interveniente cuja identidade nunca cheguei a perceber, devido aos seus "mil nomes" e por ter chegado a meio das suas intervenções. Já disse que acho fastidiosa a sua forma de escrever -- como que nos "obriga" a aturar as suas teses. Ainda que não o lêssemos, exerce uma cansativa pressão sobre os foristas, não habituados a este volume e estilo de participação. Mas neste ponto é apenas uma questão de delicadeza e sensibilidade para o diálogo da parte desse interveniente (Avlis e todos os seus "akas"). E resta referir a insistência e evidente "triunfalismo" e arrogância com que parece apresentar a fé católica. Acredito que seja possível expressar de forma mais caridosa e dialogante que só na Igreja Católica se encontra a verdade (infalível e dogmática por ser única e universal) que é revelação de Deus aos homens para que vivam em comunhão Consigo.

Ora, o que me leva a falar sobre a minha experiência é a necessidade premente que vejo existir para que se melhore a "eficácia" do fórum, centrando-nos no sentido de orientação que os seus autores propõem (ver secção Quem Somos), que tenha "a missão de evangelizar, (...) respeitando a doutrina e magistério da Igreja Católica."

Dou muita importância aos frutos, este fórum tem que ter frutos, tem que servir para algo de bom e resultar realmente em algo de bom. Portanto, consonante com a sua missão será o que se acha justamente "bom" para ele. Ou seja, vejo chegado o momento de nos questionarmos sobre a forma como o propósito e fruto deste fórum, nas intervenções e respostas dos participantes, tem sido a evangelização. Interrogo-me e peço que se interroguem porque muito do que vejo por aqui escrito não passa de "opinião".

Por outro lado, a eficiência propriamente dita. Este fórum usa em parte, pelo menos na formatação do texto, o BBCode (ou algo semelhante). Seria possível, mantendo este design que me parece agradável, introduzir as funcionalidades presentes noutros fóruns com o uso da mesma tecnologia? Talvez isso não seja relevante, mas ser-me-ia útil a funcionalidade da formatação de texto onscreen, bem como a edição posterior das mensagens do interveniente. Mas o mais importante melhoramento parece-me ser o que se prende com a organização e justificação do conteúdo de uma mensagem. Não percebo a criação espontânea de tópicos para temas já repetidos ou circunstanciais, que tornam invisíveis outros de maior interesse. Seria algo a pensar. Porque não restringir a participação escrita aos membros registados?

Para já, deixo estas sugestões. Gostava de receber o vosso feedback e ver empenho em melhorar o fórum, na medida do possível, centrados no que é de acordo à vontade de Deus e realmente útil à evangelização.

Vosso em Cristo,
João Oliveira

Re: Este Forum!!!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 10 de March de 2004 01:33


Clarificando um pouco o que entendo sobre o que é "bom" para o fórum: a conversão a Cristo dos intervenientes.

Estamos no fórum da página das paróquias católicas portuguesas. Deve servir para reunir as dúvidas dos que se interrogam sobre a fé, explicando-a e conduzindo cada um ao encontro com o Senhor Jesus, de forma cada vez mais vinculada ao seu Amor, uma consagração cada vez mais santa. Deve manter-se aberto aos que se interrogam, mas deve saber dar respostas. Ainda que o acesso à Internet não seja assim tão fácil no nosso país, muitos usam o meio em busca de respostas genuínas, mas muitos vêm apenas gritar conclusões mais ou menos bem inventadas ou apuradas. Então, este fórum será mesmo o espelho dos católicos que temos no país e todos precisamos que reflicta a maior santidade com que Deus nos abençoe, para o qual nos devemos converter de todo o coração, e de toda a inteligência também! :o)

Além disso, mais do que "respeitar a doutrina e magistério da Igreja Católica", devemos obedecer com toda a caridade de que formos capazes. Tem sido esse o meu repto constante desde que alcancei alguma maturidade na organização das minhas ideias (e não sou o mesmo desde que há alguns anos atrás comecei a usar a Internet com fins de evangelização), tendo surgido em mim a necessidade de usar o fórum como partilha de uma comunidade realmente unida, que nos conduza a todos numa maior devoção a Deus.

Os moderadores serão os principais responsáveis por aquilo a que conduzem ou deixam conduzir o fórum, pelo que devem examinar as consciências sobre este assunto, com discernimento e segundo a vontade de Deus. Eu procurarei lembrar-me de vós em oração. :o)

Espero que tenha sido claro e estas intenções vos possam inspirar a todos a rezar e a contribuir mais para a nossa edificação católica comum. Gostava de ver participações neste sentido, decerto que Deus se agradaria muito com isso, certamente. Sejamos fiéis e felizes!

João Oliveira

Re: Este Forum!!!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de March de 2004 03:40

Caro João:

Aqui fica uma primeira reacção ao que escreveste. Não é dogma de fé, mas pode ajudar a um bom debate e dar ideias para colocar este “website” ainda mais nos píncaros! ;-)

Acho pertinentes algumas ideias tuas, mesmo que possa discordar nalgum pormenor.


1. O fórum está a crescer... Não tenho números para comentar, mas creio que o fórum tem crescido e prevejo que o número de participantes venha a aumentar ainda mais. O fenómeno “taliban” pode estar superado, mas é natural que surjam mais casos semelhantes. Assim acontece um pouco por todo o lado. O fenómeno “aka” é delicado. Gostava de poder falar com sinceridade sobre este assunto sem acirrar ânimos, mas vejo que não posso e talvez não deva. Tenho esperança que o futuro determinará a “normalização” do fenómeno “aka”. A mim não me cabe falar nisso, que não depende de mim, mas o Luis já disse que estão a ser preparadas regras para o funcionamento dos fóruns. Ainda sobre o fenómeno “aka”, sugiro que trates de algo por e-mail, de achares que daí poderá surgir algo de proveitoso. Seria um grande serviço à comunidade! ;-). Creio que eu já criei demasiados anticorpos...


2. Eficiência e “moralidade”. Quanto a aspectos mais “técnicos” que dizem respeito aos utilizadores, como a questão dos tópicos abertos desnecessariamente, acho que temos que ser bastante compreensivos. Algumas pessoas não estão habituadas a estes fóruns e abrem um novo tópico sem terem visto que o tópico foi aberto uns dias antes. Já vi pessoas que para responder a uma mensagem abriam um novo tópico e por aí fora... Um fórum destes não funciona exactamente como uma “e-list” onde todos sabem as regras e não há "piratas", sendo que há muita gente que passa por cá ocasionalmente e muita mais lê, mas não participa e outros participam sem se inteirarem de como funciona...

Quanto ao pré-registo, concordo com uma modalidade que está a ser aplicada noutros sítios: pode-se ler sem registo, mas é necessário registo com e-mail válido não repetido para poder participar. Isso ajuda a disciplinar as participações. Provavelmente o Avlis não vai ter dezanove contas de e-mail para manter “vivos” os seus dezanove clones. E evitará também a usurpação de “nicknames”, coisa muito frequente noutros fóruns e que aqui, felizmente, raramente aconteceu (a mim já me falsificaram uma mensagem, que prontamente foi removida).

[Aproveito para reafirmar que eu não me oponho que uma pessoa use mais que um nickname; só me oponho a duas coisas que vi por cá: que uma pessoa crie um “nickname” para “simular opiniões” que não correspondem ao que realmente pensa, só para lançar confusão (=taliban); que uma pessoa crie nicknames para criar “diálogos” e “clubes de amigos” (=Avlis). Esta foi a minha “sanha” contra a Ana e contra o Avlis, nada mais. Tudo o que me cheire a mentira revolta-me.]


3. A “linha editorial” segundo o Magistério da Igreja e a pluralidade de opiniões no fórum. Tocas um outro aspecto muito importante, mas igualmente muito espinhoso: a questão da “ortodoxia” ou “linha doutrinal editorial”. Chamemo-lhe assim apenas para que nos entendamos.

Se bem entendi, tu preocupas-te com a linha doutrinal do fórum e fazes questão de que ela «respeite a doutrina e magistério da Igreja» e apelas à questão do «propósito e fruto deste fórum, nas intervenções e respostas dos participantes». Estava já eu a tentar responder à primeira mensagem quando vi que entretanto juntaste outra para esclarecer o teu ponto de vista e dizes que sendo este um fórum da página das paróquias portuguesas «deve servir para reunir as dúvidas dos que se interrogam sobre a fé, explicando-a e conduzindo cada um ao encontro com o Senhor Jesus, de forma cada vez mais vinculada ao seu Amor, uma consagração cada vez mais santa. Deve manter-se aberto aos que se interrogam, mas deve saber dar respostas» (sublinhados meus).

A ver se consigo explicar-me.

Por um lado pergunto-me se a finalidade de um fórum é a de um “consultório”. Para isso não se faz um fórum, mas uma espécie de “Quem pergunta quer saber”. Fazem-se as perguntas e alguém designado responde. Isso acontece em muitos sítios da Internet. Com isso é muito fácil manter a linha editorial: delegam-se as respostas para alguém de confiança e este alguém responde. Mas perde-se o dinamismo próprio das discussões. Num fórum há “fatalmente” lugar para a diversidade de opiniões. A referência ao Magistério da Igreja é bonita, mas não é suficiente para “corrigir” um fórum. E em matéria de diversidade católica, basta veres a diversidade que há em matéria moral nas Faculdades católicas de Teologia por esse mundo fora! Se eu te contasse o que já presenciei...

Continuemos. Dizes que este fórum deve servir para reunir as dúvidas e dar as respostas acertadas. Ou seja, tens uma perspectiva pastoral e pedagógica ou “evangelizadora”, se quisermos. Com alguns “matizes”, posso concordar e também tenho essa preocupação quando escrevo aqui, sobretudo em algumas respostas.

Mas a questão é mais complexa. Que eu saiba, este fórum não é propriamente um “fórum institucional”, nem tem “guardiões da linha editorial”. Significa a tua proposta arranjar critérios para valorar a ortodoxia das respostas? Quem fará isso? Com censura das respostas “não desejadas”? Quando o Avlis escreve que não há salvação fora da Igreja Católica e me acusa de herege e eu mostro outros pontos de vista, quem decide quem está certo? E apagam-se as mensagens de quem não está “correcto”, porque não estão segundo o Magistério da Igreja? Sinceramente não vejo como responder a esta questão, ou melhor, penso que num fórum aberto isso é impossível. A menos que a linha editorial designe uma espécie de moderador que tem também a função de delimitar o que é segundo Magistério da Igreja e o que não é... Mas põe-se outra questão: quem vamos escolher? Um Padrre Seabrra ou um Frei Bento Domingues? São ambos, que eu saiba, respeitadores do Magistério da Igreja (servem aqui como meros exemplos, peço desculpa), mas que representam dois modos de estar na Igreja muiiiiito distintos. Provavelmente um não aceitaria uma resposta que o outro louvaria e vice-versa. Isto para dizer que levantas uma questão pertinente, mas insolúvel a meu ver para o que se pretende num fórum.


4. Uma proposta. Talvez a tua questão possa dar uma pista: pode-se pensar (talvez para mais tarde) uma espécie de sistema misto que incluiria uma espécie de consultório paralelo ao fórum.

Por exemplo (já estou a magicar...) podia-se abrir um espaço “cativo” para uma ou duas pessoas de reconhecido valor que escrevessem um artigo simples sobre um assunto tratado no fórum. Depois que um tópico ficou suficientemente discutido (pensemos no caso de “O Inferno e o diabo”), um teólogo de mérito reconhecido poderia escrever um artigo sobre o assunto, depois de ler as participações no fórum – para que não fosse mais um artigo magistral que se pode encontrar num Dicionário de Teologia – e esse artigo seria colocado numa secção especial (Por exemplo: “O teólogo responde”). Se for um assunto muito polémico ou o artigo for polémico, pode-se dar espaço a dois teólogos que mostrem dois pontos de vista diferentes... Essa pessoa convidada seria quase que um “Provedor do fórum”, que não se imiscuiria na discussão, mas comentaria aspectos concretos dela à luz do que hoje se ensina nas Faculdades de Teologia... Claro que há sempre o problema de quem escolhe e quem é o escolhido. Mas poderíamos pensar numa solução mais ou menos consensual: convidar alguém da Faculdade de Teologia da UCP...

Com isto teríamos resolvido um problema importante: haveria espaço no fórum para a pluralidade de opiniões (incluindo o disparate, que alguns dizem ser um direito) e haveria um espaço “paralelo” mais "orientador" que daria linhas gerais do que se pode considerar ou não uma linha fiel ao Magistério.

Que dizes a isto?

Luis, venha daí também o teu “feedback”... E os outros também estão convidados, mormente o Avlis!


5. Para além da discussão. Não creio que ninguém se converta num fórum, muito embora uma conversão possa começar aí. Ou seja: não é a mera discussão em si que converte ninguém. É Deus que nos converte e não tenho muitas ilusões em relação aos fóruns em si mesmos. Mas acredito muito neles, porque podem ser muito bons para clarificar aquilo em que realmente acreditamos. Não imaginas o que já aprendi e descobri nas discussões nos fóruns!...

Acredito também neles porque – para quê falsas modéstias? – acho que posso ajudar outras pessoas com aquilo que estudei e aprendi e faço questão de traduzir em linguagem mais simples aquilo que nos calhamaços às vezes é pouco acessível ou quase ninguém lê. Os muitos e-mails que recebo de pessoas que não escrevem no fórum, mas que o lêem e comentam é para mim um sinal muito positivo. E já que falaste dos frutos, nunca sabemos realmente onde vai crescer o fruto da semente semeada. O fórum não é apenas o conjunto de “posts”. É lido por muitas pessoas que aproveitam de muitas mensagens. De resto, não pensemos que as pessoas são estúpidas e não sabem discernir...

Mas, onde ia eu? Ah, ia a dizer que a discussão não é tudo e que num fórum os seus efeitos são limitados, mas podem ser complementados com outro tipo de “interactividade”. Já há muito percebi que a eficácia dos fóruns em termos de «partilha de uma comunidade realmente unida» é muito limitada. Ainda há pouco tempo discuti isso com a Anna. Para isso são aconselháveis outras formas que não um fórum aberto. Acho que é possível fazer isso no Paroquias.org e já fiz propostas concretas que a seu tempo poderão vir a ser implementadas. Por agora acho inoportuno falar delas, pelo menos aqui.


6. Os moderadores. Acho que o Luis se tem posicionado aqui como moderador de “mínimos”, isto é, claramente tem tido um papel notável no sentido de evitar vandalismos (honra lhe seja feita!) e tem intervindo numa ou noutra crispação, mas não tem intervindo como moderador em questões doutrinais. E acho que tem boas razões para não o fazer, algumas das quais se deduzem desta mesma mensagem que agora lês.


Shalom!

Alef

Re: Este Forum!!! / Revelações
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 10 de March de 2004 06:50


Caro João Oliveira,

Não concordo genericamente com algumas das tuas críticas, injustas e distorcidas ou exageradas, que teces a meu respeito, embora respeite-as.

Tu não me conheces minimamente, nem sequer o Alef e o Luís – embora eles julguem que sim, sobretudo aquele que mais tem dialogado/discutido comigo, quase sempre displicente/hostilmente...! –; mas, por sinal, és muito influenciado, negativamente, por quase tudo o que eles dizem de mim, por mais deturpado, injusto e absurdo que seja; assim como logicamente os demais intervenientes!
E é pena! Sobretudo porque, segundo as tuas mensagens de 2002, e algumas de 2003 (salvo erro), fiquei, como aliás já afirmei, com bastante boa impressão a teu respeito, pelo menos em relação ao Alef (como adequado termo de comparação), pois considerei-te um católico erudito e exemplar, entre os poucos que ainda há, graças a Deus...

Mas constato que me enganei parcialmente – pelo menos quanto à tua esperada compreensão, colaboração e respeito –, e daí a minha relativa decepção também em relação a ti (embora por razões bem diferentes e mais leves que os demais...), porquanto, tendo-te posto em alta fasquia, não correspondeste suficiente e finalmente às minhas expectativas...
É certo que já estou bastante calejado/amadurecido nestas andanças cibernéticas e sobretudo forunáuticas; porém, porque sou uma pessoa muito sensível e íntegra (ou tento ser) assim como perfeccionista e muito religiosa (por natureza e formação) – ainda que por vezes interpretem mal e digam o contrário –, sobretudo os meus antigos adversários e/ou alguns participantes mais recentes e agressivos –, acabo por ser afectado moral e psicologicamente por tais críticas e acusações injustas, exageradas e ofensivas, quando não difamatórias, caluniosas e vingativas, em vez de solidárias, civilizadas e reconhecidas, sobretudo porque vindas de certos autodenominados "cristãos", ou "católicos" (mormente quando se dizem praticantes ou convictos...), o que me choca deveras, muito mais que dos que se dizem ateus, ou de qualquer outra crença ou seita religiosa...

Tenho as minhas razões, metas e ideais, que de todo pretendo manter, respeitar e desenvolver, a todo o custo – a menos que consigam convencer-me que estou errado –, e desde que reconheça, sinceramente, ser essa a vontade de Deus, ou, pelo menos, um mal menor a preservar, como dever de consciência.

Quanto aos meus pseudónimos/heterónimos, sempre usei vários – embora não tantos como dizem, talvez não mais de uma dezena –, e a maior parte muito raramente (em casos especiais), e não vejo nenhum mal nisso; para além de, por vezes, outros terem tentado fazer-se passar por mim, imitando o meu estilo (com nicks meus ou improvisados...), só para me provocarem ou difamarem; mas faço-o sempre discretamente, sem maldade, sem com isso pretender enganar, molestar ou lesar quem quer que seja, nem tão pouco fazer uma espécie de dissimulação negativa ou mesquinha, jamais.

No entanto, há sempre motivos particulares, mais ou menos fortes e necessários, para determinados procedimentos, e geralmente gosto de mudar de nick porque sou por natureza bastante discreto, algo tímido, ainda que não pareça, pois não gosto de dar nas vistas, uma vez que pesquiso e escrevo, componho e adapto muitas mensagens e comentários (mais copiadas do que da minha autoria), em relação aos demais participantes, o que limita e compromete bastante o meu campo de acção.
Mas faço-os porque tenho muita necessidade de escrever e trabalhar todos os dias, principalmente nos fóruns em particular e no computador e na Internet em geral, de sorte que chego estar com o computador ligado 7/8 horas por dia, em períodos diferentes...

É um hóbi e quase vício, como outros quaisquer, com muito mais prós do que contras, felizmente, de contrário já teria desistido, pois trabalho em informática já desde 1990, na Net desde 1995, e nos fóruns desde 1998...
Todavia, a principal finalidade é a Evangelização, à minha maneira, claro. E embora deseje sempre melhorar os meus trabalhos, infelizmente não tenho encontrado, a maior parte das vezes, aquele mínimo de ajudas e apoios necessários, o que me inibe e decepciona bastante.
De tal sorte que, só a minha Fé e o Amor de Deus fazem-me correr – tentar evangelizar e dar o bom exemplo, mas com bastantes limitações –, no sentido de fazer o mais e melhor que posso, o que por vezes é muito pouco ou deficiente (reconheço humildemente), mas aceito tudo isso em desconto dos meus pecados e para a maior glória de Deus, assim como para a salvação das Almas...

(Continuará oportunamente, se Deus quiser)


Um abraço de fraternidade cristã.

José Avlis


Re: Este Forum!!!
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 10 de March de 2004 14:14

Jose Avlis

Faca como eu, nao leio todas as mensagens...!!! Quando as mensagens nao agradam, pimba, agarrar no rato e mudar...
Nao fique magoado. As pessoas sao assim so servem para chatear...e o diabito que os ataca :))) lol.

Re: Este Forum!!!
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 10 de March de 2004 16:42

Ainda bem que já posso escrever outra vez, " isto está a melhorar!"

Assim é outra loiça. Pelos vistos, é possivel concordar e discordar sem resvalar para a ofensa.

Quanto às regras de participação neste Fórum, e se permitem a opinião de um novato e ainda por cima, muito nabo em computadores, gostaria de lembrar que as regras fazem-se para serem quebradas. E quanto mais obstáculos forem criados, menos participantes terá.
Quanto aos assuntos sem grande interesse, por aquilo que já aqui vi, morrem sózinhos. Por isso, vejo mais desvantagens que vantagens em filtragem prévia quanto aos conteúdos dos mesmos - o que não significa censura a termos ordinários ou até ofensivos.
Quanto à identificação dos e-mails dos participantes, acho muito bem: quem não deve, não teme! Mas voltamos à questão da quebra das regras - é grátis criar um e-mail e instantâneo também. ( eu também tenho um "nickname", quando quero brincar um bocadinho. Mas acho que nunca fui ofensivo para ninguém. E aliás deve ser fácil relacioná-lo com VM, mais pelo estilo que pelo nome. E digo isto porque há poucos dias apareceu um participante que por coincidência inicia a identificação com as minhas iniciais).
Quanto à seleção de temas, por favor não o façam! - matam a vitalidade e a surpresa do imprevísivel. E é sempre bom sabermos a opinião do "adversário" ou do "diferente" para usar um termo não tão inamistoso.
E se a preparação teológica e evangélica e intelectual de alguns participantes, tal como o João Oliveira, o Alef, o Luis, o Albino Soares e muitos outros que por aqui passam, é bastante superior a outros, nos quais me insiro, tal preparação e saber deverá (desculpem a exigência...) ser repartida com os outros. Por muita falta de pachorra para repetições que alguns têm. Senão, o que é que eu ando aqui a fazer?

Quanto à secção de "perguntas e respostas", deve mesmo ser complicado: quantos têm respostas para tudo? Não será mais fácil partilhar informações/opiniões entre todos? E cada um que extraia as suas próprias ilações. Poderia sim, por parte de alguns que respondem, nomeadamente em relação a matéria de Fé, um "selo" de autenticação em relação às suas habilitações, cuja opinião seria obviamente mais credibilizada. (por falar nisso, estou a recolher dados sobre uma situação autêntica e para a qual já ouvi diversas soluções)

Mas por favor NÃO LIGUEM O COMPLICADOR.

Abraço Fraterno


Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.