Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Optimização do Clero
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 15:32

Talvez não venha a prepósito, mas gostaria de saber quantos dogmas há e quais são, pois não consegui encontrar em alguns locais onde procurei.

João Leal

Re: Optimização do Clero
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 15:59

Irmão João Leal:

Desculpem-me os outros participantes, e também os "boss" deste fórum, mas gostaria que me contactasse para o meu e-mail. Eu sei que há muitas "marias" na terra, mas se julgo quem é (do Algarve), precisava mesmo de o contactar.
Obrigado.

Re: Optimização do Clero
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 16:03

João Leal,

Em tempos coloquei essa pergunta a um professor de Teologia, que me indicou um bom livro de Teologia Dogmática. Chama-se Dogmática e está traduzido para espanhol, mas lê-se bem.

Convido outros participantes a partilhares as suas sugestões.

Luis


Re: Optimização do Clero
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 16:39

João, apesar de bons livros sobre o assunto, incluindo o que o Luís indicou, que eu saiba não existe nenhum livro fiável que te diga por A+B quais são exactamente os dogmas. Há um livro fundamental que tem todos os "pronunciamentos" dos Concílios e Papas, que é o Enchiridion symbolorum definitionum et declarationum de Heinrich Denzinger e Adolf Schönmetzer e que delimita de alguma forma o que não é dogmático, isto é, tudo o pretenda ser tido por dogma mas não se encontrar compilado nesse livro, nada tem de dogmático. É um instrumento fundamental para qualquer teólogo e há várias edições bilingues (a língua original, que é em latim, em grego ou copta -- se não me engano-- e uma das línguas modernas). A edição inglesa é muito boa. Mas isto é uma ajudinha muito pequenina, porque o livro é enorme e contém algumas definições dogmáticas e muitas outras coisas (mais de 99%) que não são dogmáticas. Por exemplo, lá estão todos os documentos do Concílio Vaticano II, que não são enunciações de dogmas, embora haja documentos chamados "Constituições dogmáticas"...

A razão de não existir um livro claro sobre o número de dogmas está no facto de ser necessário interpretar caso a caso. Dou dois exemplos já abordados neste fórum. Há quem interprete que o aforismo "Extra Ecclesiam nulla salus" (=Fora da Igreja não há salvação) seja um dogma, enquanto que outros dizem que não. Há quem afirme que a Igreja definiu dogmaticamente a existência do demónio, enquanto outros dizem que não. O problema está na linguagem utilizada para cada uma das situações e na finalidade com que foram escritos os documentos.

Mas a verdade é que alguns são incontestavelmente dogmas e nem são muitos. Para além do que está no credo, que essa é a grande fórmula dogmática da Igreja. Assim, são dogmas claros a presença real de Cristo na Eucaristia (espécies consagradas), a infalibilidade papal, a Imaculada Conceição de Maria e a Assunção de Maria.

Em tempos escrevi um texto sobre a necessidade dos dogmas, que me parece estar bastante razoável, mas não o tenho comigo. Está algures on-line e também num outro computador. Mas sintetizo algo. Os dogmas são necessários, porque sem eles não sabemos aquilo a que podemos dar crédito. Diante da dificuldade de alguns textos bíblicos há que estabelecer o queé, afinal, a genuína fé católica. Por exemplo, aparentemente encontramos textos bíblicos que se contradizem no que diz respeito à divindade de Jesus Cristo, de tal forma que as Testemunhas de Jeová negam a divindade de Jesus Cristo. Perante tais situações a Igreja define o que é "verdade segura de fé", isto é, define que podemos ter a certeza, pela fé, de que Jesus é Deus. Assim, os dogmas, longe de serem uma "prisão", são uma ajuda fundamental para a nossa fé. E, ao contrário do que alguns possam pensar, não são o fim da discussão, mas o verdadeiro princípio...

Alef

Re: Optimização do Clero
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 22:07

Alef,

Sim, claro, o Denzinger. Se preferirem uma versão espanhola bilingue (original: latim e grego, e em espanhol), a Herder tem uma edição recente Enchiridion symbolorum, e numa excelente encardenação. Esta edição tem os documentos da Magistério até finais de 1995.

Penso que a última edição que se fez em português foi na década de sessenta, pelo que não tem os documentos mais recentes, nem é bilingue (o que também pode não ser necessário)

Luis


Re: Optimização do Clero
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 22 de March de 2004 13:04

Luis e Alef

Obrigado pelas sugestões e esclarecimentos. Assim já tenho algumas referências onde poderei procurar. Quando fiz pergunta estava convencido que haveria alguma espécie de lista do género dos Mandamentos, mas agora vejo que é um pouco mais complicado. E agora percebo o porquê de algumas discussões por aqui no fórum onde uns dizem que uma coisa é dogma e outros dizem que não.

Obrigado.

João Leal


Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.