Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Conselho Financeiro
Escrito por: Gloria (IP registado)
Data: 02 de March de 2004 02:12

Vivo fora de Portugal. Estou envolvida no Conselho financeiro. O sr. Padre nao me mostra as fiancas, porem o meu nome esta na Diocese a dizer que eu tomo conta nas financas da igreja....Que devo fazer? Sair do cargo que diz que ocupo, sem ocupar ou denunciar o padre ao sr. Bispo?

Preciso das vossas opinioes!!!

Re: Conselho Financeiro
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 02 de March de 2004 03:56

Gloria:

Vou ainda pensar no assunto, mas por agora diria o seguinte. Primeiro tentaria mostrar ao padre que o que está a fazer é uma irregularidade e imoralidade. Depois, se não houvesse possibilidade de diálogo, procuraria que a coisa fosse do conhecimento do bispo, mas não o faria sem ter em conta alguns elementos. Um elemento seria ver o eventual conselho de alguém da paróquia a quem reconheça "autoridade moral" para a aconselhar a si sobre o modo de actuar (alguém em quem confie que não vai "acusar" imediatamente ao padre. Depois, creio que nas dioceses há gente que trabalha directamente nessas questões. Procure ver se há um qualquer Secretariado para Assuntos Económicos (que terá outro nome) e tente falar com alguém sobre o modo de actuar. Creio que há aqui dois elementos importantes: procurar a solução dos problemas e evitar guerras desnecessárias. Todo o resto é contrário ao espírito do Reino de Deus.

Espero que daqui alguma luz possa nascer, nem que seja por contraste.

Alef

Re: Conselho Financeiro
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de March de 2004 22:37

Glória,

só te posso dizer o que eu faria em teu lugar.

Falaria a sós com o padre perguntando-lhe se ele tinha alguma objecção a que eu ocupasse aquele lugar. Que caso tivesse apresentaria a minha demissão.

Ou respondia que tinha uma objecção e o caso terminava naquele momento com a minha demissão, ou caso respondesse que não tinha objecção nenhuma perguntava-lhe de quanto tempo precisava para transferir para o Conselho Financeiro as contas, oferecendo-me para o auxiliar no que fosse necessário.

Não vejo razões para falar com o Bispo. As contas têm mais a ver com a comunidade que com o Bispo. E em minha opinião, só na falta absoluta de alguém para tomar conta das contas da paróquia, é que o padre se deve preocupar com elas.

João (JMA)

Re: Conselho Financeiro
Escrito por: MMTE (IP registado)
Data: 03 de March de 2004 01:31

Concordo que deve tentar conversar com o Pe. e ver realmente o que se passa. Se o seu nome consta no Conselho é porque a escolheram ou foi convidada por alguém. Tente falar com essas pessoas. Se não vir solução possível e se achar que a atitude do padre é inadmissível tente falar com a sua diocese. Na Diocese de Lisboa ou Patriarcado de Lisboa quem trata das queixas dos padres é a Vigararia Geral.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.