Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 2 de 9
Re: Os Abortófilos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 12 de August de 2002 16:26

ana:
dizes que és contra o aborto, sejam quais forem as razões. E em casos de violação?? E em casos de malformações graves? como sabes, segundo a legislação portuguesa, aborto nesse casos não é ilegal.

Re: Os Abortófilos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 05:22


Para já, vamos lá a ver...

Não existem contraceptivos "naturais", logo, não é totalmente despropositada a expressão contraceptivos "não-naturais"!! Um contraceptivo é algo que impede a concepção. Os Métodos Naturais NÃO impedem a concepção - apenas se trata de aproveitar o período não fértil, como Deus nos permitiu. Fazer amor num período não fértil está completamente aberto à vida - não existe nenhuma contracepção! O que se trata é de Planeamento Familiar, dado que o amor sexual é expressão importante nas nossas vidas. Se hoje em dia este PF significa literalmente contracepção, está mais do que na altura de reformular essa mentalidade.

Os Métodos Naturais são extremamente eficazes... MESMO em mulheres com esse tipo de problemas. Ana Amorim, não vês que o que te falta é acompanhamento? Os MN são perfeitamente seguros, podendo ser utilizados, por identificação dos períodos férteis de vários modos (o calendário como o conhecem - ? - já é o menos utilizado), tendo conhecimento prévio dessas irregularidades, com uma observância de poucos dias de referência, observando os sinais com sabedoria. As mudanças não são assim TÃO súbitas! Este é um método do casal, e a fertilidade é grande fonte de conhecimento mútuo, e nutre de forma excepcional o amor.

Não me referi à pílula em si mesma e só por si como justificação de heresia. Mas é sim de excomunhão: é mesmo pecado... Qual é a dificuldade em confessá-lo? A médio prazo, as consequências são visíveis: falta de reverência religiosa, falta de autenticidade na prática, falta de prática sacramental,...

E quanto à ignorância, não pode falar muito disso em relação a mim, dada a sua "pretensa sabedoria", Ana Paula.

João

Re: Os Abortófilos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 05:25


oops...

«...logo, é totalmente despropositada a expressão contraceptivos "não-naturais"!!»

Até porque todo o contraceptivo é artificial, pois os mecanismos biológicos que provocam contracepção ou aborto são activados apenas por razões de segurança para o próprio feto. Logo, não existe nada de contraceptivo no ser humano, tudo isso é artificial.

João

Re: Os Abortófilos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 07:12


Ana, tinha-me perguntado a mim, se eu "ainda" era a favor do aborto? Não acredito que me esteja sequer a perguntar isso dessa forma (se for para mim)... Se pensou mesmo isso de mim, houve aqui um grande mal entendido. Apesar de tudo, há pouco tempo, ainda era sensível à necessidade de se mediar o facto da nossa incapacidade de socorrer as mulheres com uma alternativa terapêutica de despenalização. Realmente, se não tivesse descoberto a verdade acerca dos contraceptivos e dos métodos naturais, ainda promoveria isso (logo, já não acho que isso seja o que deve ser promovido, que causaria mais mal que bem), dado que não haveria solução alternativa... por mais que a Ana inconscientemente diga que uma educação sexual remediaria a situação. Os jovens não aceitam alguém que lhes "pregue" a abstinência nem que lhes "promova" o preservativo - o primeiro é um monólogo que se torna opressivo e o segundo usa os jovens como objectos consumidores. Num diálogo aprofundado sobre as questões da sexualidade, também os anticoncepcionais deixam de fazer sentido e assim é possível fazer desabrochar o amor e sanidade dos métodos naturais.

Já agora, os bispos portugueses aprovaram há menos de um ano uma nota pastoral sobre "Os cristãos e a luta contra a SIDA", em que precisamente se aconselham os casais a, antes de casar, fazerem ambos o exame clínico para rastrear do HIV.

De facto, estava ocupado a escrever o seguinte, conforme ia podendo (a minha vida, por mais que lhe custe acreditar, não é "SÓ" isto...).

Enquanto a maior parte de nós dorme (zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz), as tensões agudizam-se em Portugal e na Europa (e claro, restante mundo desenvolvido) sobre a questão do aborto. A recente posição da União Europeia a achar "bem" o aborto, por maioria, parece ser uma pressão realmente manipuladora em relação à questão.

Gostava que nos debruçássemos sobre que "raio" de opinião é que leva alguém a achar bem o aborto. Li uns quantos comentários, falei um pouco aqui e ali, assisti a discussões e polémicas. Deixo aqui minha interpretação das suas razões.

Para a maioria, tudo se resume ao reconhecimento do direito à "escolha" das mulheres de tomarem "por si mesmas" a decisão acerca dos seus direitos reprodutivos. Consideram que os outros são anti-escolha (aí está a diferença; não são assim, mas PRÓ-VIDA!), que são grupos de comportamento extremista, que ameaçam negar a todos os seus direitos legítimos. Consideram também que a decisão de abortar ou não é íntima e privada, sendo que o Estado só tem de reconhecer esse direito e não ser hipócrita ao negá-lo. Para eles, essa voz pró-vida é tão perigosa que jamais deve permitir-se que constituam uma maioria. Consideram que é uma questão de escolha de acordo com a responsabilidade pessoal acerca das vidas reprodutivas de cada um.

Mas depois vem aquilo que eu chamo uma profunda incongruência e contraproducência de objectivos. Eis algumas ideias que eles promovem:

.os esforços na contestação ao direito de escolha de abortar (que, ironicamente, já não consideram um direito, por ser contra a liberdade, logo anti-constitucional!!), incluindo as leis que limitam o acesso ao aborto, devem ser REJEITADOS;

.o direito ao aborto (ou na sua forma alienante e manipuladoramente eufemística, "interrupção voluntária da gravidez") deve ser defendido em nome da LIBERDADE, da FAMÍLIA e da HONESTIDADE profissional (médica);

.aliás, o direito a interromper a gravidez já ESTÁ consagrado constitucionalmente, englobado pelo respeito ao direito de decisão privada e consciência pessoal;

.a sociedade não tem interesse nem capacidade para fornecer total apoio às futuras mães, de modo que só lhes pode restar o aborto;

.forçar as mulheres a um aborto em autênticos "matadouros" ou em clínicas clandestinas de alguns parteiros compadecidos que providênciam abortos medicamente sãos é algo de terrivelmente hipócrita que clama pela despenalização (outro eufemismo, para DESCRIMINALIZAÇÃO);

.o aborto realizado em boas clínicas, desde o mais cedo possível até à própria altura do parto, é a única alternativa a um plano efectivo de SAÚDE;

.os serviços e seguros de saúde deveriam incluir a contracepção na lista de MEDICAMENTOS aceitáveis, por forma às mulheres não pagarem mais pelos cuidados de saúde que os homens e assim evitar gastos com os abortos;

.(etc.)...


Ora bem, podemos encontrar um ponto fulcral aqui: a noção de DIREITO, relacionado com a LIBERDADE e RESPONSABILIDADE INDIVIDUAIS.

Outra questão que quem promove o aborto coloca é a RECIPROCIDADE de direitos, em relação à sua posição e às posições contrárias. Ou seja, concedem a si próprios toda a legitimidade em relação à sua posição, justificando-se pelos direitos constitucionais inalienáveis da liberdade de consciência, mas NEGAM ESSA LIBERDADE a quem tem posições diferentes. Daqui a considerarem essas pessoas como retrógradas, autoritárias, fundamentalistas, hipócritas, etc., vai um pequeno passo. Tudo isto, fundamentado nas noções que já citei.

Vejamos então o que é DIREITO, LIBERDADE e RESPONSABILIDADE INDIVIDUAIS.

Vou directamente à nata da questão. De onde vem a necessidade, qual é a causa do "aborto"?

Fica aqui a pergunta...

Precisamente, acho que o que devemos considerar em relação ao aborto é que é ANTICONSTITUCIONAL.

Se o respeito pela dignidade INVIOLÁVEL da vida humana, bem como a liberdade e igualdade de TODOS os seres humanos, são a base de toda a democracia então porque é que, anticonstitucionalissimamente (a palavra mais longa da Língua Portuguesa - significa "da forma mais anticonstitucional"), continuam a teimar essa questão? Porque removem do feto toda a identidade humana, quando isso não é de todo verdadeiro, até em termos médicos! Tanto mais que grande parte (penso que seja a maioria) dos abortos são realizados quando é perfeitamente visível a fisionomia do ser que está em geração!

Talvez tão flagrante e também anticonstitucional, é a contestação que fazem à decisão tomada em Referendo Nacional há tão poucos anos!! Que respeito é esse perante qualquer decisão tomada em Referendo? Se fosse ao contrário, o que diriam de nós, como seríamos acolhidos? Temos de defender, realmente, a Constituição, não sendo como os políticos de hoje em dia que não seguem qualquer ideologia senão a do que "é mais popular" e os fará subir na carreira. Não esqueçamos que eles são profissionais, não voluntários ou assistentes sociais!!

A questão daqueles que defendem a vida, é muito clara! Basta olharem para as grotescas fotografias de abortos para descobrirem a gravidade do que se passa! SÓ ESTAMOS A DIZER QUE SOMOS CONTRA ISSO, NÃO SÓ PELA OBJECTIVIDADE DO GRAU DE CRIME QUE TEM, MAS PORQUE SOMOS A FAVOR DE ALTERNATIVAS - a tudo aquilo que hoje obriga alguém a abortar, pois não é uma decisão "livre", por mais que lhe queiram chamar assim! Só aborta quem não pode ter filhos e nós estamos cá para garantir que TODOS eles nascerão saudáveis e viverão, apesar das possíveis dificuldades, com uma família que os ame.

Por exemplo, aqui deixo o parágrafo 2378, uma das muitas pérolas do CIC, para nele meditarmos:

"O filho não é uma dívida, é uma dádiva. «O dom mais excelente do matrimónio» é uma pessoa humana. O filho não pode ser considerado como um objecto de propriedade, conclusão a que levaria o reconhecimento dum pretenso «direito ao filho». Neste domínio, só o filho é que possui verdadeiros direitos: o de «ser fruto do acto específico do amor conjugal dos seus pais, e também o de ser respeitado como pessoa desde o momento da sua concepção»." As citações encontradas aqui são do Documento Donum Vitae, instrução absolutamente útil na compreensão do porquê ser pró-vida.

E já agora o parágrafo 2371, que é uma citação da Gaudium et Spes:

"«Aliás, todos devem ter bem presente que a vida humana e a missão de a transmitir não se limitam aos horizontes deste mundo, nem podem ser medidas ou compreendidas unicamente em função dele, mas estão sempre relacionadas com o destino eterno do homem»."

Pensemos nos divórcios, como os filhos são usados. Nos casamentos por interesse económico, apesar de serem mais raros que outrora não faltam, e como neles os filhos são negócios. Pensemos também no respeito pela vida de cada um de nós, pois se negarmos aos nossos filhos o direito de nascerem, é como se nos estivéssemos condenando a nós mesmos, como se disséssemos que também nós podíamos não ter nascido... e viver bem com isso presente.

Falando não só de aborto, mas também de contracepção (que é o que leva muitas jovens a engravidar), podemos colocar as seguintes questões:

Qual é a verdadeira liberdade para as mulheres? Qual é a verdadeira escolha? Qual é a única escolha apresentada à maioria das mulheres? Podem as mulheres capacitarem-se realmente em relação à sua fertilidade, sem a eliminarem? No novo milénio, existe alguma solução que se apresente como completa e sustentável, promovendo o pleno preenchimento das necessidades femininas e não apenas causas particulares como até agora, que sempre ficam contrabalançadas?

A resposta da Igreja e do movimento pró-vida é uma lufada de ar fresco: S-I-M, NÓS TEMOS A SOLUÇÃO E QUEREMOS PARTILHÁ-LA GRATUITAMENTE! :o)

Pensem bem nisto: não devemos nós adoptar medidas que protejam TOTALMENTE a Lei Natural, preocupando-nos com a intervenção nesta "Cultura da Morte"? Não é necessário falar abertamente sobre algo que toca a todos (os úteros são nossos ou das nossas mulheres), por forma a trocar este assalto à morte e doença nas mulheres? (ver documentação a respeito em [www.the-edith-stein-foundation.com] ) Não acham necessário educarmo-nos a todos, não de forma moralista, mas numa discussão sobre a Lei Natural usando uma proposta médica contra a contracepção (pró-vida!!!) e a estirilização, bem como o assalto contraceptivo à mentalidade, que é a raiz que nos leva ao direito de abortar, a última forma de contracepção, a VÁLVULA DE SEGURANÇA QUANDO TODOS OS OUTROS MÉTODOS FALHAM?? Isto é muito sério. É disto que se trata quando digo que a banalização total da contracepção é o primeiro passo logo antes do direito ao aborto.

Agora pergunto a todAs e todOs: querem estar do lado do problema ou da solução?

João

Re: Os Abortófilos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 07:23


É interessante e preocupante repararmos também que a contracepção faz aumentar tanto a violação como a malformação fetal, devido às doenças que acabam por não ser plastificadas, mas principalmente emocionais e fisiológicas (stress, nervosismo, frustração,...) que são provocadas por uma situação familiar insustentável, em que nascem as crianças. É da facilidade da relação sexual que ruiem a maioria esmagadora dos casamentos, e os filhos são os primeiros que sofrem, desde logo, no seu próprio corpo.

Toda a criança deve ser amada... Vejamos atentamente QUAL é a mal formação e consideremos com toda a COMPAIXÃO se apesar de tudo seria possível trazê-la ao mundo. Não vêm tantos deficientes amados, alguns com cursos superiores, outros com medalhas olímpicas? Na violação, é uma grande prova de fé. Creio que deveríamos uma pastoral séria para estes assuntos, de acompanhamento às grávidas que consideram o aborto por todas estas causas... Apesar de tudo, porque não deixar a criança nascer...? Claro, tal como numa gravidez indesejada é terrível levá-la a termo, aqui ainda seria pior... Mas a fé move montanhas... E multidões de ajuda!

Não há bela sem senão? Então, encontrámos nos Métodos Naturais uma pérola rara: não tem nada de mau e TUDO de bom!!

João

Re: Os Abortófilos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 08:05


Já agora, não se esqueçam que os Métodos Naturais servem um duplo propósito: adiar e alcançar a maternidade! Mas isto não diz quase nada, porque de facto, os MN servem um plano muito maior: o do amor... Assim, fortalece não só em primeiro lugar a mulher, e como consequência a família e o casamento! Exigindo a castidade (para frequentemente restringir a relação sexual aos períodos não fertéis), e proporcionando um maior envolvimento sexual e emocional que, se alimentado com a abstinência pré-marital, é um plano de vida a dois maravilhoso, que segurantemente terá como fruto a eternidade!! Aborto? Nem falar nisso!

Ana Amorim, terás grande alegria (e um travo a engano) ao saber que te foi vedado o conhecimento a um dos mais usados MN: o método da Ovulação ou Billings (existem diferenças entre os vários métodos, mas que vale bem a pena descobrir: diferentes perspectivas médicas que, combinadas, se tornam numa excelente mais valia para a mulher!).

Este método pode ser usado por todas as mulheres, incluindo em aleitamento, já que NÃO DEPENDE DE CICLOS DE FERTILIDADE, mas no mero reconhecimento dos sinais de fertilidade, em qualquer altura do ciclo, assim que apareçam. E também não tem NADA A VER nem com o antigo método de TEMPERATURAS. :o)

Este site é muito bom sobre este assunto, com muita informação prática (só que está em inglês!):

[www.familyplanning.net]

Aconselho-te a leres primeiro o "faq" e certamente que ficarás surpreendida! Depois, aventura-te pelo site e vê também os outros que coloquei no outro tópico.

Já viste se não tivesses nem que recorrer a nenhum dos métodos anticoncepcionais, ainda por cima com os seu cada vez mais provados e demonstrados malefícios? Bom de mais para ser verdade? É MESMO!! O que é que eu te posso dizer? Olha, dá graças a Deus! Afinal, foi Ele que sabia o que estava a fazer quando te deu toda essa capacidade e autonomia de conheceres intimamente a tua fertilidade, podendo adiar ou alcançar a maternidade quando quiseres e sem recurso a nada senão amor e sabedoria! ;o)

À outra Ana, esteja descansada que eu não preciso de lhe exigir desculpas (quanto à "ignorância"), mas dou-lhe a oportunidade de se arrepender, porque isso só nos faz bem... Estarei sempre (?) de braços abertos.

João

Re: Os Abortófilos
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 09:37

Ana Paula:


Não sou a favor do aborto sob nenhum pretexto e porquê?

Quanto a violação:

. A criança que foi gerada não tem culpa do comportamento do pai, sendo igualmente uma vítima do facto de o seu progenitor não conseguir controlar os seus impulsos animalescos. Conheci raparigas que foram violadas e que, devidamente orientadas e ajudadas, reconheceram a criança como filho (a), amando-a de todo o coração. De uma coisa tão terrível, como a violação, pode nascer uma oportunidade de felicidade e de crescimento. Nem tudo na vida é 100% mau: há sempre uma luz ao fundo do túnel.
Contudo, compreendo perfeitamente que uma mulher queira abortar um fruto de uma violação.


Quanto a malformações do feto:

. Uma deficiência, quanto a mim, não constituirá motivo para aborto.
Um deficiente tem também o direito de ser amado e desejado como filho.
Claro que terá de ter cuidados maiores, atenções maiores, mas isso não invalida o facto de que ELE É UM SER HUMANO DIGNO DE AFECTO.
Lembremo-nos sempre das palavras de Cristo "Dai e dar-se-vos-á."
O amor de uma mãe não pode escolher filhos. São todos eles dignos do mesmo afecto.
Já viste se desatássemos a abortar fetos deficientes? Não seria uma "selecção"?


Anna

Re: Os Abortófilos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 09:53

Olá ana:
Tenho pena que este forum não tenha moderador.
è que a barbárie e ai gnorância são tão básicas que se tornam deprimentes.

"interessante e preocupante repararmos também que a contracepção faz aumentar tanto a violação como a malformação fetal, devido às doenças que acabam por não ser plastificadas, mas principalmente emocionais e fisiológicas (stress, nervosismo, frustração,...) que são provocadas por uma situação familiar insustentável, em que nascem as crianças. É da facilidade da relação sexual que ruiem a maioria esmagadora dos casamentos, e os filhos são os primeiros que sofrem, desde logo, no seu próprio corpo."

A contracepção faz aumentar as violações!!!!!!!!!!!!!!
Estou mesmo aver os violadores, delicadamente a perguntarem ás violadas "A menina usa contraceptivos?
Ou então "espera aí um pouco, miuda, enquanto ponho o preservativo... antes de te violar...
Ou subjacente a esta abjecta afirmação estará o preconceito de que asmulheres que usam anticoncepcionais têm uma vida sexual normal, não são "puras" e portanto merecem a violação????????
Quanto á malformação fetal associada ao uso de anticonceptivos NÃO EXISTE!


O menino joão aconselha-te um método também chamado "método do muco"... Sei que és uma pessoa culta e informada e, que além disso és mulher... sabes então concerteza que também este método é altamente falível. permite mais ou menos determinar o período de ovulação da mulher em mulheres irregulares. mas apenas isso. Basta ter uma relação sexual 48 horas antes da ovulação "fora do período fértil" para se engravidar. Mas é um bom indicador para quando se quer ficar grávida.
Quanto ao pecado e excomunhão também deves estar informada - longe de mim por isso em causa. O que me assuta é estas mentalidades distorcidas. Comtinuo a ter a certeza que este tipo de ideologia é que promove o aborto e a violência contra as mulheres...
beijinhos


ana

Re: Os Abortófilos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 11:42

ana:
Quanto á violação, concordamos as duas. O feto não tem culpa, etc e tal, deve ser protegido, é uma vítima inocente, estamos todos de acordo.
Se conheceste situações dessas , graças a Deus. Eu já conheci o contrário.... uma mulher violada, que não teve hipóteses de interromper a gravidez e que por isso tentou o suicídio, tal era o desespero... Por tanto, compreendes que uma mulher nestas circunstâncias o possa fazer... e QUE DEVE SER APOIADA.

Mas isto felizmente, é muito raro, pelo menos no nosso país.
e aliás um dos passos de acompanhamento de mulheres violadas é terapêutica profiláctica de DST e contracepção de emergência....
Quanto às malformações fetais..... espero em deus, ana que nunca tenhas de fazer escolhas dessas. Embora eu concorde que os deficientes devem ser apoiados, amados e especialmente protegidos....
:)

Re: Os Abortófilos
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 13:58

Ana, eu sou irmã e filha de deficientes. Na minha família, pai, mãe, irmão são todos eles portadores de deficiência e somos felizes.
Às vezes, recordo-me das palavras de São Paulo "O amor é o que fica, quando tudo o mais cai por terra".

Sim, espero que os meus filhos, se e quando vierem, que venham perfeitos de saúde, mas se assim não for...estarei cá.

:-)


Anna

Re: Os Abortófilos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 14:09

:)) Como eu costumo dizer aos meus alunos, somos todos deficientes... Isto é, a perfeição física não existe e em alguns momentos das nossas vidas, por doença ou velhice todos teremos limitações e precisaremos da ajuda dos outros para sobreviver....
Já trabalhei com deficientes mentais profundos e aprendi muito com essa experiência. E por mais estranho que te possas parecer, em muito momentos senti a presença de Deus de uma forma intensa e silenciosa....


Mas, como não sou radical, abro excepções á excepção... Há casos de malformação congénita tão graves que o feto é inviável - isto é, não vai sobreviver ao nascimento - como as situações de anencefalia. Nestes casos a interrupção da gravidez pode ser legítima, se essa for a vontade dos progenitores, muito particularmente da mulher. Quem sou eu para julgar alguém ?



ana

Re: Os Abortófilos
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 14:18

Ana, sim, estou perfeitamente de acordo que uma mulher aborte um feto cuja malformação não seja compatível com a vida! Penso que essa situação é extrema e clinicamente inviável!
No entanto, existem mulheres que abortam os seus filhos deficientes (à vezes, a deficiência não é muito grave e limitadora) só porque pensam que o seu filho não irá ser uma criança feliz.

Em primeiro lugar, ninguém é dono do futuro para prever se a criança vai ser ou não feliz ou bem tratada. Há crianças que não têm nenhum tipo de deficiência e são muito infelizes e mal tratadas, ao passo que outras crianças há, deficientes, que são muito amadas pelos seus pais.

Anna

Re: Os Abortófilos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 14:44


A Pois, e ainda há o último argumento ... quem me diz que as minhas crianaças , que nasceram saudáveis em algum momento, por acidente ou doença não se tornarão deficientes? O meu amor por elas seria menor?
NUNCA!O seu direito a viver e a ser felizes seria menor? NUNCA!


O problema deve colocar-se a outro nível. Como está organizada hoje a nossa sociedade? temos políticas de apoio ás famílias? temos formas de integração dos deficientes? As mulheres com filhos deficientes são especialmente apoiadas?



ana

Re: Os Abortófilos
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 15:55

Oh Ana...isso de apoio e integração da pessoa com deficiência e sua família...
Há que mudar mentalidades e isso não é coisa fácil.


Anna

Re: Os Abortófilos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 16:56

Mas é por aí que se deve começar. as preocupações da igreja e dos tais grupos próvida deveriam centrar-se nestas questões.

ana

Re: Os Abortófilos
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 17:43

Neste ponto, acho que a Igreja tem muito de caridade e de resignação e pouco de participação activa na integração na defesa dos direitos da pessoa deficiente.





Anna

Re: Os Abortófilos
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 18:14

Diz-me, anna, o que podemos fazer?
O que devemos exigir?
Sei, por experiência própria , que o grande terror das mães face á deficiência dos filhos, não é o trabalho e a dedicação que isso implica, é o saberem que vão pôr no mundo pessoas com menos possibilidades que os outros, que terão mais sofrimento por isso.
não basta dizer - cá estarei...
è que, quando eles se tornam adolescentes e adultos, vai chegar um ponto em que nós não estamos cá...
Por isso muitas mulheres fazem abortos terapêuticos, em situações que talvez, se houvesse apoio incondicional ás famílias, elas talvez tivessem oportunidade de optar...

O que devemos fazer???
Eu sei que a igreja colabora no apoio aos deficientes, através de ordens e instituições religiosas, mas com uma filosofia de base que não passa pela integração mas pela instuticionalização permanente...
ana

Re: Os Abortófilos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de August de 2002 09:27


Ana Paula:

Tem pena de "este fórum não ter moderador"? E depois eu é que sou conservadorista, fundamentalista, etc.. Acho que a própria temperança é a solução, não censuras e barreiras externas. Está a ser idiota quando propõe uma solução e não avalia os impactos sociais. Eu, se por alguma razão estou a favor dos métodos naturais, é porque a contracepção é uma coisa que resulta mal: promove a cultura da morte, não a da vida. O violador vive imerso nessa cultura do sexo fácil e, tanto quanto lhe diz respeito, já que não valemos nada mesmo, com tanta estirilização, viola sem preservativo. A sociedade diz-lhe que tanto faz o "amor": o que interessa é o prazer, o "sexo seguro" cujos resultados já apresentei. Assim, imagine esta situação que é mais ou menos comum nos EUA: tenha SIDA ou não, não lhe interessa; quando vê uma "miúda jeitosa" na rua e ele se encontra excitado, tendo acabado de ver uma cassete pornográfica (onde os autores até usavam preservativo) ou lembrando-se ainda do último filme que viu, em que havia infidelidade tórrida num casamento, nada é mais apelativo que o sexo... "seguro" ou "inseguro", tanto lhe faz. Aquilo que se promove com a contracepção não é bom. A Ana e qualquer outra pessoa falhou até agora a demonstrar precisamente de que forma é que a contracepção NÃO (contrariando evidências médicas mais que provadas e em contínuo desenvolvimento) promove doenças, dos mais diversos foros: fisiológicas, sexuais, psicológicas (as tensões entre os casais, resultando em separações depressivas e de consequências devastadoras), nervosas, do sistema cardíaco, imunitário,... E sim, todo este tipo de doença tem grande influência na gravidez e não são nada raros os casos de malformação fetal por estas causas. Gostava que fosse mais honesta e apresentasse as provas que corroborem aquilo que diz, muito além do seu simples desejo de que fosse assim...

O "menino João" aconselha um método bastante demonstrado cientificamente, de facto, entre os melhores dos melhores métodos de planeamento familiar existentes. É claro que existem várias indicações específicas, práticas, para quem pratica o método e que são explicadas a fundo numa formação correcta. A Ana falha redondamente ao não explicar o sucesso do método em todo o mundo, tanto para alcançar como adiar a gravidez... Já agora, porque é que não pensou duas vezes: "Basta ter uma relação sexual 48 horas antes da ovulação "fora do período fértil" para se engravidar."? Não seria esse um indicador, uma orientação específica para a altura em que terminaria o período não fértil? A verdadeira ignorância que tem em relação aos Métodos Naturais está a traí-la: convencidíssima de que não funcionam, cai em fundamentalismos e cegueiras absurdas e perniciosas.

"Continuo a ter a certeza que este tipo de ideologia é que promove o aborto e a violência contra as mulheres..." Hehe... Que palhaçada... Com essa enterrou-se completamente... É triste que alguém que se diz tão "culto" tenha ideias tão distorcidas acerca daquilo que não sabe e em verdade nem quer saber. Contradições profundas de alguém com tão grandes e louváveis determinações e propósitos... OUÇA LÁ, ainda não compreendeu que são os CONTRACEPTIVOS que promovem isso?? Sobram os Métodos Naturais para trabalhar a favor da vida, numa direcção completamente oposta à que se referiu...

Outra contradição... Então a Ana não "julga ninguém"? :o) Ou acha que não é suposto julgar como pressuposto moral...? No entanto, acha os Métodos Naturais totalmente errados, absurdos e conservadores (quando são do mais vanguardista que existe...).

Quanto às vossas reivindicações em relação à Igreja... Principalmente, é um problema da sociedade portuguesa, povo de "brandos costumes". Tanto no apoio ao deficiente, como à sua aceitação pela sociedade, não é uma questão devida à Igreja, mas ao país. Reparem que a Igreja tem sempre o dever de promover a evangelização dos povos, mas não é assim EM TUDO? Desde o que dizemos sobre a catequese até aos variados assuntos sociais, trata-se sempre da acção evangelizadora da Igreja... feita por portugueses! :o) As coisas vão mudando, é preciso envolvermo-nos, sermos criativos e participativos, porque afinal, e nestas coisas da "mudança social" é sempre necessário relembrá-lo, somos nós que o colocamos em prática, é algo de bastante concreto. Muitas vezes só depois de um conjunto significativo de iniciativas particulares é que se criam as condições para o associativismo, e com isso a mobilização geral. Até a pessoa mais insignificante pode mudar o mundo, já dizia Tolkien.

João

Re: Os Abortófilos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de August de 2002 09:30


A Ana Amorim escreveu a seguinte frase: "O aborto é o sintoma de uma sociedade que procura o divertimento e não a alegria, a infantilidade crónica e não o crescimento, a paixão e não o amor." Deixa-me corrigir-te: NÃO É ABORTO o "sintoma" (não pode surgir assim do nada, algo molda as consciências para o tornar aceitável!), é a CONSEQUÊNCIA. O sintoma, esse, disfarçado de grande utilidade, que é aliás o argumento sedutor para todas as inovações da ciência (até porque para além de controversa, se a tecnologia não fosse útil à primeira vista, seria totalmente condenada), reduz-se à contracepção. Porquê? Porque a mentalidade da contracepção (dizer "Não" ao potencial para uma nova vida) e a do aborto (eliminar a nova vida) estão CLARAMENTE INTERLIGADOS e de facto, são CONSEQUENTES. Resta-nos provar que é totalmente possível e aconselhável adiar a gravidez através dos Métodos Naturais, que são mais que um mero método de mutilação da fertilidade, pois, muito pelo contrário, também nos indicam qual a melhor altura para engravidar! É curioso (e é um ponto em que definitivamente se afastam de qualquer tipo de equivalência aos anticoncepcionais) que o mesmo método que é usado para não ter filhos é também aquele usado para ter filhos na melhor altura possível! Há mulheres que só quando usaram os Métodos Naturais é que conseguiram engravidar, depois de bastantes tentativas!

Como já disse, o aborto é a "válvula de segurança", a "SUPREMA CONTRACEPÇÃO", o recurco a tomar quando todos os outros falham. Isso é evidente, olhem para o que povo acredita, não as vossas consciências que se dão ao luxo de dualismos...

João

Re: Os Abortófilos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de August de 2002 00:19

Uma vantagem em haver um moderador é filtrar determinadas participações: permitir que sejam discutidos assuntos relativos ao tema do fórum, e que determinados 'mimos' entres os participantes sejam evitados.

Acho que é fácil trocar opiniões sem insultar os que tem ideias contrárias ou opostas. Mas lendo este fórum fico com uma ideia diferente... ;-)

Luis

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 2 de 9


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.