Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Uma nova luz para nossas paróquias
Escrito por: Leila (IP registado)
Data: 18 de May de 2002 16:32

Sou Leila, de nacionalidade brasileira e venho à este fórum, apresentar um testemunho, sobre um trabalho inovador, que o Espírito Santo iluminou, na minha paróquia lá no Brasil, o qual renovou completamente toda a vida daqueles a quem chamamos de cristãos mornos.

Segunda-feira à sabado, todas as missas, são rezadas por uma intenção especial abrangendo, assuntos socias muito actuais e que preocupam a sociedade e a nossa igreja.

Segunda-feira celebramos a missa, pela terceira idade e com a terceira idade.

Terça-feira, a missa é celebrada para os casasis em conflito, a caminho do divórcio, separados etc.

Quarta-feira, celebramos a missa pelas famílias, que tem toxicodependentes no seu seio.

Quinta-feira, celebramos a missa para homosexuais e lésbicas, num gesto, de inseri-los na comunidade e de iliminar o preconceito.

Sexta-feira para os reclusos e seus familiares. O nome dos reclusos, é lido antes do rito de entrada e estão presentes os seus familiares que foram préviamente convidados.

Sábado, em intenção aos portadores de doenças crónicas, médicos, enfermeiros, cientistas, naturalistas, e todos os que trabalham na saude.

As missas, são abertas à todos, não são apenas, para às pessoas, a que se destina cada intenção da missa. Meia hora antes da missa, como já era habitual, reza-se um terço a mãe de Jesus na mesma intenção da missa.

Uma equipe de jovens, distribui nas caixas de correio das casas e apartamentos da área paroquial, o programa semanal. Até os doentes, saiem das camas em cadeira de rodas e participam nas missas todas.

No fim de cada missa, todos os presentes, recebem um convite, para participarem na missa de domingo as 10.00horas da manhã, que é a missa da comunidade toda, onde se reza pela paz no mundo e o celebrante traz para a homília, os conflitos do mundo e outros assuntos em destaque durante a semana. Esta semana falou sobre o conflito da terra santa e todos rezeram para o fim daquele conflito.

Um gabinete de apoio psicológico, foi criado na paróquia com uma equipa formada por psicólogos, sacerdote, e outros profissionais de cada área específica. A equipe, foi apresentado na missa de domingo e todos os que tem problemas, podem contactá-los no gabinete, que está aberto diáriamente e gratuitamente.

Seminários públicos, de informação e orientação sobre saúde, toxicodependência, e outros temas, são organizados regularmente e anunciados no jornal oficial da cidade.

A vida da minha paróquia, se transformou totalmente, quem não entrava na igreja, começou a entrar, quem era católico passivo, voltou ao activo e hoje temos uma vida nova , uma comunidade nova, crescente e a participar em outras actividades da paróquia.

Obrigada Jesus Cristo, porque estás mesmo vivo!

Re: Uma nova luz para nossas paróquias
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de May de 2002 08:01

Querida Leila:

Obrigado por esta partilha / testemunho, vai fazer-nos pensar.

Um abraço da equipa do Paroquias,
Susete

Uma nova luz para TODAS as nossas paróquias!!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 10 de August de 2002 21:04


Ó Cristo, sim, estás vivo... Que Te deixemos viver em nós... Parece tão simples, basta deixarmos... Basta abrir os olhos aos mais pequenos em que Te reflectes, olhar para eles, viver com e para eles.

Precisamos de dizermos a nós próprios: É possível! É possível! É possível! :o) Se não for o testemunho a estimular-nos, que mais poderá fazê-lo?

Já agora, Leila, se está a ler isto, pode dizer-nos se estas iniciativas da sua paróquia são seguidas também por outras aí no Brasil?

João

Re: Uma nova luz para nossas paróquias
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de August de 2002 18:59


Tudo isto sem padres casados, mulheres ordenadas, posições liberais relativamente à sexualidade, etc..

Não será por ESTE caminho que temos de ir primeiro? Não seram ESTAS as mudanças necessárias? Comecemos por aqui e veremos que aquelas questões são desnessárias, senão perigosíssimas.

João

Re: Uma nova luz para nossas paróquias
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 12 de August de 2002 01:46

EStas questões são também necessárias, pertinentes e fundamentais, poiscolocam-se nos quotidianos das pessoas que constroem as paróquias e que são a Igreja viva.

ana

Re: Uma nova luz para nossas paróquias
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 12 de August de 2002 09:17


Sim... mas não enquanto não se resolvem as questões essenciais e, empenhados nelas, identificarmos possivelmente como de algum valor que tal seja permitido: o que eu não creio ser necessário se o trabalho essencial for desenvolvido.

João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.