Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Joana (IP registado)
Data: 29 de February de 2004 19:37

Desejaria que me ajudassem: queria o e-mail da Obra Catolica das Migracoes em Lisboa.

Obrigada,

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de February de 2004 22:53

Cristina:

Procurei, mas não encontrei. Mas encontrei algo que pode ser útil: o endereço electrónico do Presidente da Comissão Episcopal das Migrações e de Turismo, que é o bispo D. Januário Torgal Ferreira. O seu e-mail é o seguinte: januario@csarfa.mdn.gov.pt (este e-mail deve-se ao facto de ser também bispo castrense). Creio que ele tem contactos directos com o P. Rui Pedro da Silva, que é o o director da Obra Católica Portuguesa de Migrações e de quem não consegui encontrar qualquer contacto. Provavelmente está no Anuário Católico, uma espécie de "lista telefónica" das dioceses, mas que não possuo (edição Rei dos Livros, se não me engano). Portanto, tenta pedir ao sr. bispo o contacto... e... boa sorte!

Alef

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de February de 2004 22:54

Oops, era Joana e não Cristina. As minhas desculpas!
Alef

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 14:48

Irmã Joana:

Uma das regiões do país onde existem mais migrantes, é sem sombra de dúvida o Algarve. Podemos falar de todo o género de migrantes a começar pelos próprios portugueses, e passando por africanos, europeus de todos os quadrantes, sul-americanos, asiáticos, etc.
Nunca me tinha apercebido, mesmo quando "migrei" para o Algarve há muitos anos, do grande vazio (principalmente para os estrangeiros residentes) no aspecto do apoio religioso que existe (ou não existe) para quem cá chega para trabalhar ou residir, ou mesmo para quem aqui vem gozar uma merecida reforma.
E quando esse apoio existe, não é divulgado, ou por falta de tempo dos responsáveis ou por absoluto desconhecimento de como o fazer. Querem uma prova? Consultem o site da Diocese do Algarve, e verão que não é mexido desde 4/11/2003!

Joana - se conseguir falar com o "pessoal" da Obra Católica das Migrações, diga-lhes que há pessoas que até estão dispostas a ajudar se virem algum interesse por parte da hierarquia da Igreja nisso. E olhe que os estrangeiros ficam felizes com pouco, e são voluntariosos também para se organizarem em comunidade.

Abraço Fraterno


Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Joana (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 14:50

Obrigada!!!!!!!!!

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 15:01

Essa Obra Catolica das Migracoes ou padre Rui Pedro tem muito que se lhe diga.... Esse padre e um grande mentiroso. Disse que enviava para o Canada um padre de 62 anos, quando la chegou tinha quase 71 um padre velho, ja taralhouco. Diz a missa em 45 minutos, salta coisas, nao da bencao final, nao consagra, esquecido ja taralhouco de todo...Esse Rui Pedro devia sair desse lugar, nao sabe o que esta a fazer!

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 15:43

Mariano:

Obviamente não conheço esse caso, mas sei de casos em que os emigrantes portugueses passam o tempo a pedir padres aos bispos portugueses... Acontece que os bispos também têm falta deles em Portugal. Impressiona-me ver como muitas comunidades de emigrantes portugueses se preocuparam tanto com o económico e deram menos padres que o país que deixaram (ou tiveram que deixar). Não é isto motivo de reflexão e autocrítica e de busca de alternativas? Tenho a impressão que muitos se mantiveram agarrados a um certo catolicismo tradicional que já nem existe em Portugal... Isto é particularmente verdade para os emigrantes portugueses nos EUA e Canadá...

Parafraseando Marx, os padres não nascem como os cogumelos...

De resto, vejo-te defender claramente o aborto, noutro "post". Não tenho dúvidas de que a mentalidade abortista no seio das famílias católicas é um factor de redução dos padres... Quando se tem um único filho, a pressão da família para evitar que esse filho seja padre é muito maior... Vai daí...

Alef

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 15:44

Irmã Joana:
oooops!!! Por descarga de consciência fui confirmar o site da Diocese do Algarve e o pessoal está a mexer naquilo!!! As minhas desculpas!

Irmão Mariano:
Coitado do Padre de 71 anos! Mas não diga mal do homem! Imagine-se antes a si com essa idade... Se, novo como imagino eu que o meu irmão é, escreve uma mensagem destas com tantos erros, calcule quando tiver 71 anos...
E já agora, o Mariano teve a caridade de ajudar esse velho Sacerdote em vez de o criticar? Sabe que há realmente uma grande crise de vocações, que a média etária dos sacerdotes existentes é altíssima, e cada vez há menos e que nos cabe a nós leigos, tentar colmatar o melhor possível essa falta? Perguntemo-nos como vamos fazer no futuro? Acho que o melhor, é começar a treinar já...

Quanto ao P. José Pedro, não o conheço, mas também é um bocado chato acusá-lo tão violentamente de mentiroso, não acha? Será que ele estaria mal informado, ou que o meu irmão percebeu mal o que ele disse? Porque não lhe dá o benefício da dúvida, e o informa directamente do que se passa? Talvez ele lhe agradeça a boa-vontade, e peça a sua ajuda. Quem sabe? Lembre-se de S.Tiago: Uma Fé sem obras, não é útil - digo isto sem ter uma Bíblia à mão pelo que não utilizo as palavras correctas; mas o sentido é este.

Abraço Fraterno


Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 16:13

Porque nao contatem o padre Rui Pedro e lhe perguntem, se ele mentiu? Se foi verdade ou nao? Ha muito padre que gostaria de ir para o estrangeiro, so que os bispos nao os deixam. Ha mais padres do que os senhores pensam. Conheco uma comunidade no estrangeiro que ja tem 3 curriculos de padres e ainda nenhum foi chamado.

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 16:23

Das comunidades Portuguesas nasceram padres, so que muitos nao falam Portugues, a lingua deles e a Inglesa. Sabem porque o padre Rui pedro mentiu? Porque se dissece que o padre tinha 71 ano, nao lho queriam...HA tanto padre no Brasil que querem emigrar.

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 16:44

Se voces conhecessem tanto os padres como eu, nao lhes davam valor algum. Mentirosos, so gostam de dinheiro, poem na cabeca dos outros o que eles querem dizer (alguns)

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Fiel Cristão (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 17:07


Os Padres católicos são legítimos Ministros de Deus Nosso Senhor, por mais pecadores que alguns sejam, ou pareçam ser!

Porém, a maioria esmagadora é bastante exemplar, graças a Deus, embora talvez pudesse ser melhor!

Quem não respeita-os, não respeita a Deus! E não respeita mais nada, nem ninguém!

Isso que dizes é uma infâmia, um sacrilégio, um pecado que brada ao Céu!

Converte-te, Mariano, ou vais parar ao Infeno!

JUÍZO!


Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 17:25

Alguns padres, so gostam dos que lhes vao com a cabeca a dizer que sim, mesmo que eles estejam errados.
Aproxime-se deles, ajude-os e vera...voce anda na ignorancia a respeito de Padres. Os dos EUA ja foram descobertos, em Portugal quando os vao descobrir? Adoro a sinceridade.

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 17:35

Fiel Cristao

Es um pobrezinho de espirito, ve-se logo. Anda ao redor dos padres, eles sao mais pecadores do que os que vao a igreja.
Tenho tanta coisa para contar de padres, um dia rebentooooooooooooo

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 19:08

Caro Mariano,

Como adoras a sinceridade e tens tanta coisa a contar sobre os padres que conheces, cumpre o teu dever: informa. Podes começar por informar este fórum. Ainda há dias um bispo português dizia que quem tivesse informações sobre conduta criminosa de algum padre tinha o dever de informar. Até agora não ouvi nada. Espero as tuas notícias.

João (JMA)

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 19:32

Joao

Contar para que? Ja disseram ai que o padre e um ministro de Deus, temos que o respeitar. Nao podemos ir contra eles.
Quem e esse bispo? Diz o nome, que eu vou procura-lo.
E pensavas que era aqui que eu ia dizer...ainda para ser insultado por esta gente?

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 19:46

Mariano,

Penso que todos os Bispos em Portugal estão receptivos a ouvir o seu povo se ele tem algo para lhe dizer, principalmente, se é assim tão grave.

Sugiro-te o Bispo da Diocese, ou se se tratar de lugar fora do país, o Bispo responsável pela Pastoral das Migrações (que desconheço quem seja). Em último caso, poderás dirigir-te ao Patriarcado e procurares um Bispo disponível.

Decerto que se o fizeres por carta identificada, não cairá em saco roto.

Luis

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 02 de March de 2004 02:06

Se fosse nos EUA sim, agora Portugal, os bispos dizem aos padres e as familias dos padres para abafarem tudo...

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 02 de March de 2004 03:49

Esse tipo de discurso é muito vendido pelos católicos "made in USA/Canada", mas parece-me questionável, por dois motivos, que são dois preconceitos:

- que a Igreja em Portugal é exactamente a mesma que os emigrantes deixaram quando saíram de Portugal há 30, 40 ou mais anos;

- que a Igreja nos EUA lidera o mundo católico...

Tudo isto é caricatura. Acho que se tens a contar ou denunciar algo importante, deves fazê-lo, sobretudo se estiver em causa uma questão de justiça (por exemplo, perigo de reincidência). Mas é importante buscar objectividade naquilo que se "conta". Por exemplo, se o "contar é motivado por uma ideia de vingança, obviamente não é objectivo. Se o contar é motivado pelo "diz-que-diz-que" também não é objectivo... Já vi muitas tolices a este propósito... Um exemplo: há aldeias onde sistematicamente o "padre da freguesia" tem amantes e filho, mesmo que isso não seja verdade... São brincadeiras fáceis que degeneram em boatos e estes em "verdades"... Com isto não quero dizer que não existam estes casos, mas apenas chamar a atenção para a verdade das coisas e para o perigo de fazer generalizações tão ao gosto hollywoodesco: nós, os bons, os outros, os maus, atrasados e por aí fora...

Alef

Re: Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 02 de March de 2004 09:47

Irmão Mariano:

Os Padres, embora representantes de Deus, por norma não são santos. Há uns melhores que outros, tal como em todas as actividades profissionais ou simplesmente humanas. Eu estudei em colégios dirigidos por Padres, e tive as "minhas guerras", tal como as continuo a ter, mais no sentido de ajudar a comunidade a melhorar a sua vivência Cristã. A começar por nós.
Tenho lido as suas críticas, e não vi nenhuma a Jesus Cristo. Parto do pressuposto que concorda que a Palavra de Jesus é justa, que a Igreja tem como objectivo a Sua divulgação e que o objectivo está correcto. Estamos de acordo? O Mariano não pensa concerteza que, na sua óptica TODOS os Padres estão errados, pois não? Então, procure contactá-los mais de perto, e vai ver que eles não são nenhuns monstros. Antes são pessoas como os outros, com momentos alegres, outros menos alegres,e algumas vezes momentos de grandes angústias. E se há formas de os ajudar a "melhorar" o contacto com os problemas com que lidamos dia-a-dia, é expôr-lhes directamente os assuntos. Tal como nós leigos nas nossas profissões apreciamos que outras pessoas discutam connosco o trabalho que executamos, porque realizamos que alguém reparou no que fizemos, também os Padres têm a mesma reacção. E apreciam isso. Mas ninguém gosta de ser apedrejado sem ter ao menos a oportunidade de justificar o que fez. E lembre-se que muitas vezes temos que improvisar uma solução com as "ferramentas" que temos à mão.
Não "grite" lamentos do lado de fora da Igreja. Se acha que no seu ponto de vista a Igreja pode melhorar, vá lá dentro, e exponha calmamente as suas razões. Quem sabe se o Mariano não terá mesmo soluções válidas que ajudem toda a comunidade, mesmo para os seus amigos mais chegados?

Abraço Fraterno


Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.