Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: dr_gilmour (IP registado)
Data: 21 de February de 2004 20:57

Gostaria de saber porque a Igreja nao tenta avançar no tempo?
Queixam-se da falta de jovens na missa...E nao os censuro por isso, neste momento a missa é totalmente desactualizada ao nosso tempo em que vivemos. Porque nao fazerem uma eucaristia mais ao gosto dos jovens? Por exemplo os canticos nas igrejas ke frequento sao raras as excepçoes em que vejo uma guitarra a tocar, é sempre o orgao e aquele coro gregoriano...Chega disso!!
Porque nao uma guitarra eléctrica a fazer um solo lindo e suave a proclamar o inico da missa? Porque nao efeitos de luzes a dar um ambiente mais espectacular? Precisamos de inovação meus caros senhores e senhoras porque assim só nos arriscamos a perder cada dia mais jovens!
Isto será que é proibido pela Igreja Católica?

Bem aqui fica a humilde opinião de um jovem...Espero que participem gostava de saber a vossa opinião...


Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 13:52


Este é aquele tipo de tópicos que, pelo conteúdo e pela forma como é sugerida a abordagem, me irrita! :o)

Caro jovem dr_gilmour, vamos por partes. Vamos lá a repensar o que dizes e propões, está bem?

«porque a Igreja nao tenta avançar no tempo?»

Bem, este tipo de expressão, descabida, irrita-me logo. Mas parece que estás a falar apenas de uma questão musical, menos mal.

«os canticos nas igrejas ke frequento sao raras as excepçoes em que vejo uma guitarra a tocar, é sempre o orgao e aquele coro gregoriano...»

Quem me dera estar no teu lugar! É que a maioria das igrejas que frequento são animadas exclusivamente por guitarras (embora clássicas) e cânticos... digamos, modernos. Sim, eu por mim tenho andado por muitas andanças musicais e tenho experiência na primeira pessoa quanto a isso. É claro que estou a falar de bons organistas e coralistas, com bons cânticos.

«Porque nao uma guitarra eléctrica a fazer um solo lindo e suave a proclamar o inico da missa?»

Porque uma guitarra não "proclama" nada e com isso só omitirias o convite e louvor! E achas sinceramente que tens uma experiência de abandono a Deus envolvido por guitarradas e coisas assim "mexidas"? Duvido, mas é possível, apesar de achar que não é o mais apropriado para a Santa Missa! E mais do que o que eu acho, não são essas as orientações da última reforma conciliar (Vaticano II) e das directrizes litúrgicas da Igreja, que permitem variedade mas aconselham preferencialmente o canto gregoriano. Coloco-te outra questão: então e aqueles que gostam de pop e hip hop, como é que ficam? Acho que música de igreja deve ser sempre música de igreja, e permitir que todos se aproximem dela em louvor, reconhecendo o seu lugar próprio e lhe dando valor precisamente por causa disso... mesmo que não gostassem dela senão pelas mensagens que transporta! ;o)

Ora, há que falar do que é adequado. Para começar, Quem é Jesus Cristo? Quem é a Eucaristia? Qual o propósito da Liturgia? O que deve inspirar e como? Porque é que as "luzes" que atraem e distraem os jovens por todo o lado haveriam (e puderiam??) de ser trazidas para as igrejas? Será possível diversificar os nossos gostos musicais, e não apenas procurar trazer para a igreja aquilo que nos habituámos a ouvir na rádio? E porque é que "ninguém" nos ensina a apreciar o tesouro de Música Sacra que é nosso para louvar a Deus?

Antes de mais, Jesus Cristo está realmente presente na Eucaristia. Jesus Cristo é o Senhor Deus do Universo, Aquele que tira o pecado do teu mundo, Aquele que te salva, Aquele que criou o Amor e que com muita seriedade te mostra o sacrifício a que estamos sujeitos no caminho diário com "a cruz às costas"...

Depois, a Santa Missa não é um "espectáculo", no sentido que falas! Apesar de estarmos habituados a vermos os Padres como estando num palco (e alguns de nós, escandalizados, como eu, quando eles afirmam que acham que é assim) a "representar" um Cristo connosco e não rezando connosco em adoração, é possível perceber que o mais importante que há na Missa está "escondido por Amor", Jesus Cristo Sacramentado. Ele é Quem deve ser o "foco".

A Igreja não pode admitir, pela presença do seu Senhor, que as celebrações litúrgicas sejam pouco dignas; pelo contrário, deve procurar-se sempre a melhor qualidade. O peso dos séculos também traz muita sabedoria, sabes? E sinceramente, diz-me se não achas que mais importante que a música, o que atrai os jovens será mais a espiritualidade do Padre que diz e vive a Verdade, de uma comunidade que se ama e os acolhe, da presença humana, afinal, daqueles que lhes comunicam o que é ter relação com Deus e os resgatam para viverem uma vida com cada vez mais sentido? E já agora, pensando na comunidade mais que em "ti mesmo", achas que todos haveriam de gostar de toda essa "animação" ou prefeririam uma abordagem mais contemplativa?

Sabes, a inovação que precisamos é a da qualidade. E dou-te testemunho, como jovem que sou, que é perfeitamente possível e desejável que se preserve o tipo de música que nos é dado por herança. Eu, pessoalmente, ouço rock cristão, e outro rock de qualidade e mensagem positiva, estou envolvido numa banda como vocalista (não cristã, o que me traz contradições) e... sou salmista e canto em coros de Música Sacra, além de estar activamente envolvido na animação de orações com cânticos de Taizé! :o) Isto é para te comunicar que isso de dizeres "Chega disso!!" não pode ser assim: basta avaliar pela quantidade de jovens que continuamente são atraídos pelo canto litúrgico daquela comunidade singular, por exemplo.

Isso acontece porque há espaço e há qualidade; é disso que os jovens precisam, espaço para crescerem a seu tempo, mas com uma figura de autoridade paternal a quem tenham por modelo, em quem possam confiar, que os acompanha, etc. E esse tipo de educação e crescimento podem bem vir da música clássica, interpretada com qualidade e autenticidade por jovens.

Daqui que espero que a tua opinião possa passar a ser mais "humilde" em relação ao que precisa mudar. ;o)


P.S.: Tocas guitarra, tens propostas concretas de cânticos?

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 14:21

Gilmour,

É perfeitamente possível encontrares uma paróquia ou uma missa mais apropriada para os jovens. Tal como o João, também gosto de canto gregoriano, mas compreendo que não seja atractivo para todos, principalmente para os jovens. A Eucaristia, tal como o Evangelho, tem de ser culturalizada, tal como a cultura, evangelizada.

Quando assisto a algumas missas na Canção Nova, dificilmente me conseguiria prender a minha atenção se estivesse lá presente. Para mim, aquilo tem demasiada agitação para uma missa. Mas compreendo que para o povo brasileiro aquela seja a melhor forma.

No contexto africano passa-se exactamente a mesma coisa. Há dias, por ocasião de uma conversa sobre "O que é ser Igreja?", uma pessoa já com alguma idade diz que se sentiu chocada quando, há alguns anos atrás, assistiu a uma missa em África (penso que em Angola). Chocou-se principalmente pelas danças que, segundo ela, pareciam ter um toque demasiado sensual.

Compreendi perfeitamente o que ela pretendia dizer quando uma das pessoas interveio e disse que também ela, quando veio de África e assitiu a uma missa na Europa (em Portugal), também se tinha sentido chocada, principalmente, pela nossa falta de alegria na Eucaristia!

Aquilo que às vezes nós em Igreja somos tentados a fazer é que todos os povos sintam-se e vivam em Igreja tal como nós, Europeu o fazemos. Ora, na minha opinião, isso não deve acontecer. Por sorte, tivemos a sorte de ser europeus tal como o Roma o é. Agora pensemos que o Vaticano se encontrava em plena América Latina, e o ritual eucarístico proposto era semelhante a uma missa do Pe. Rossi. Teríamos fé para prosseguir e aceitar participar em missas que mais parecem aulas de aeróbica? Não me parece. Por isso acho que todos procurar o que é essencial na Eucarístia, e o que lhe é acessório. Se numa comunidade se sente mais à vontade e se sente mais presente de Cristo com determinado tipo de música, seja ela rock ou cântico gregoriano, seja ela tocada com guitarra, flauta ou orgão, então a comunidade tem mais que viver a sua Eucaristia, sabendo que provavelmente quando Cristo a instituiu não teve qualquer música como pano de fundo.

Por exemplo, na Igreja da Amadora temos a missa das 10h animada por um coro infantil. A missa das 11h30 animada por uma coro mais sénior acompanhado com um orgão (e que mais ninguém consegue acompanhar), e às 19h temos o coro Rumo à festa com algumas violas, às vezes flauta e até bombo. Missas para todos os gostos e sempre com Cristo.

Luis

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 15:39

Luís, uma correcção. Não se pode dizer que não tenham sido cantado cânticos na Última Ceia. De facto, é o mais provável que se tenha cantado o que faz parte das bênçãos, ainda que só com certa entoação. E se vais por aí, resta ressalvar que o canto gregoriano, fundamento de toda a música Ocidental, tem a sua origem na sinagoga, tendo sido melhorado (acho que não corro riscos ao afirmar isso) e conservado pelos cristãos.

De resto, não sou defensor de "Missas para todos os gostos"... Os gostos também se aprendem e educam, não se podendo deliberar que o "sentimento" guiado pela música consoante uma certa "presença" de Cristo seja critério suficiente.

Uma palavra final: a impressionante falta de cultura musical dos portugueses em geral, especialmente quando comparada com a maioria dos países europeus. Nisto como noutros assuntos culturais, aparecemos "em falta". Mas é especialmente importante que a Igreja se dedique urgentemente à criação de escolas de música, começando por aquelas associadas às Catedrais do país. Já se está a insistir com isso para o Patriarcado de Lisboa há décadas, mas parece não haver meio disso arrancar. Lembremo-nos da vocação e da qualidade única do coro da Catedral de Westminster, em Londres, Inglaterra, e fascinemo-nos com o que eles, por lá, têm todos os dias... E foi um preciso um homem excepcional, o Cardeal Vaughan, para arrancar com ele, juntamente com a própria Catedral. Rezemos por esta intenção, para que as coisas "vão avançando"! Para outro exemplo do que se pode fazer com apenas algumas pessoas preparadas, vejam as Missas na EWTN.


Para acabar, havia uma coisa que precisava de te dizer, Luís: é que por vezes exageras com certas comparações que fazes, incorrendo em relações que não têm a ver e até podem ser consideradas desrespeitosas... Já não é a primeira vez, mas aborreceu-me aquela ideia (infeliz) de que «S. Paulo não teria escrito nenhuma carta, mas sim criado um blog» se os houvesse no seu tempo... E aquilo de a evangelização «sair das sacristias» -- acho que é de repensar esse tipo de expressões que realmente não adiantam nada... Isto vem a propósito de aqui teres dito:

«Por sorte, tivemos a sorte de ser europeus tal como o Roma o é. Agora pensemos que o Vaticano se encontrava em plena América Latina, e o ritual eucarístico proposto era semelhante a uma missa do Pe. Rossi.»

Desde logo, é descabido "pensar" em tal coisa como deslocar o Vaticano para a América Latina... como se isso fosse possível (esta expressão resume a minha insatisfação para com cada uma destas comparações), por causa da importância histórica, apostólica, daquele lugar. Acho que aqui a comparação tem que ver com a diferença cultural que existe, e a diferença de sensibilidades em geral, mas pronto, não acho que tenhamos "sorte" em ser católicos latinos, até porque a América Latina também tem o mesmo rito. Pode não "parecer" a mesma coisa a quem não presta atenção ao que se passa durante aquelas longas celebrações, mas é exactamente o mesmo rito (aliás, há diversos formulários, mas até esses são os mesmos).

Acho isso sim de forma absoluta que se impõe a obediência em matéria litúrgica, como em tudo o resto. E para quem é conhecedor da doutrina e do que a Igreja conserva como tesouros culturais da música ocidental, depressa se torna clara a necessidade de aplicar realmente a beleza e, "atrevo-me" a dizer, sacralidade do canto gregoriano, de incentivar as pessoas a cantar, de lhes ensinar música (ainda que rudimentar), de pegar em quem tem boa voz e formá-los salmistas e solistas, etc.

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 17:09

João,

Vejo que te sentiste incomodado, ou irritado, com o artigo que escrevi para a Ecclesia. O que sinceramente não me surpreende.

Surpreende-me todavia que não tenhas conseguido ver a inovação que S. Paulo deu ao Cristianismo que na forma quer no método de divulgação. Não tivesse sido S. Paulo e continuar-se-ia com a circuncisão e os formas judaicos. S.Paulo abre as portas do mundo ao Cristianismo, que de outra forma, teria corrido o risco de se ter ficado como uma pequena seita do Judaísmo.

É esta inovação que se pede à Igreja que em pleno século XXI. É preciso sair das sacristias e dos púlpitos das Igrejas. Se hoje os jovens comunicam pela Internet, a Igreja deve ter uma presença digna e utilizar as novas tecnologias para chegar àqueles que não frequentam as Igrejas (e são muitos).

A Igreja em França compreende isso. Basta ver a sua presença em dois projectos: a página da Igreja em França e o novo projecto de Evangelização para jovens. É a isto que me refiro quando digo que não basta ficar nas Igrejas para fazer Evangelização. A Nova Evangelização não pode ser mais do mesmo.

Por isso não me surpreendeu a tua irritação. Porque defendes sistematicamente mais do mesmo, e se possível, sempre do mesmo. Provavelmente preferias a missa em Latim mesmo que o povo não a compreendesse. Surpreende-me que ainda jovem tenhas uma postura tão conservador e defensiva. Quantos anos tinha João XXIII quando arriscou em renovar a Igreja? Decerto que tinha um Espírito bem mais jovem que qualquer um de nós.

Quanto à localização geográfica da hierarquia da Igreja, a história diz-nos que nem sempre foi no Vaticano, nem mesmo em Itália. Avignon, em França, também já foi o centro da hierarquia Igreja. E se o centro da Igreja é Cristo, não estará Cristo em todo o lado? E se o centro da Igreja é Cristo, não deveria a hierarquia estar na Terra Santa em Jerusalém?

Luis

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 17:45


Luís, não fales do que não sabes...

Eu tenho acompanhado activamente o ICNE, tenho dado atenção e apoio ao que de evangelização de rua se tem feito, em que tenho podido participar.

A minha irritação é tão simples quanto o que te disse: uma visão minimalista ao fazer comparações, que chega a ofender.

Voltas a dizer coisas sobre S. Paulo que me parecem absurdas. "Inovação" numa altura em que os cristãos mal tinham começado a aparecer? Quando Jesus já tinha dito que tinha vindo salvar todos os homens? Deste mais um exemplo... E volto a ficar irritado por teres responsabilidades na Igreja e dizeres coisas destas, sem sentido aparente. Por isso falo. Não tens nada que arranjar outras razões para o que digo senão aquelas que eu mesmo indico. Até porque te enganas redondamente, além de lançares insinuações, suspeitas, falsos testemunhos, como aches que seja o que fizeste...

Não sei se já alguma vez viste evangelização "nas sacristias". Eu nunca vi assim nada de mais, mas também não ando muito por lá. A ideia que tenho é de serem lugares muito movimentados onde não se costuma ficar a falar (estou só a ser um pouco irónico). Essa expressão é incorrecta e até costuma ser usada por antagonistas à Igreja, que a tentam ridicularizar.

O que é, para ti, "o mesmo", e o que é novo, na evangelização? Especialmente, diz-me o que entendes em relação à explicação da fé e seu aprofundamento, sua relação com todas as doutrinas da Igreja. Acho que estamos só a falar de métodos, mas no teu caso, tão "identificado" que pareces estar com o "Cristianismo Bíblico" Protestante, parece-me que vais mais longe. E parece-me que tens muito a mudar no teu modo de pensar sobre estas questões, se é que pretendes realmente EVANGELIZAR e se isso ainda não tem para ti o sentido de mostrar a cada homem a REVELAÇÃO da VERDADE ABSOLUTA sobre Deus e o seu crescimento na sua FIDELIDADE a Ele. Mas como não sei o que realmente pensas sobre isso, peço que expliques (sem sair muito do tópico).

Eu já tenho usado a Internet para evangelizar há muito tempo. Não sei porque razão obscura te lembras de me associar a coisas "antigas", sejam elas quais forem, àquilo que erradamente e sem discernimento me pareces associar (sacristias, conservadorismos, etc.). Relembro que a questão do Latim está bem na ordem do dia, é uma linguagem para o coração e não para a racionalização, para a contemplação e adoração... De qualquer forma, a Eucaristia é para ser reverenciada com toda a devoção, seja em que rito for. Acontece que eu e muitos outros (jovens e menos jovens) de olhos atentos acham que algo puderia estar muito melhor, e que puderia passar pelo uso do Latim nas orações principais da Missa, juntamente com os cânticos.

Gostava de saber o que é que, hoje, o povo percebe mais da Missa, segundo o que ouço dizer de tempos passados (claro que não era tudo cor-de-rosa, mas duvido inteiramente que a situação tenha melhorado, a não ser na recuperação da Apologética). Gostava que me dissesses mesmo, coisas concretas... É que não estou mesmo a ver o que é que o povo tem compreendido mais ou melhor da Missa nestes tempos recentes...

E depois vens com mais hipóteses descabidas!! O Vaticano serve como a Sé de Pedro. Tanto quanto sei, foi aí o lugar martírio de S. Pedro e S. Paulo ou tens mais alguma hipótese fantástica a colocar? Avignon já serviu numa época muito complicada para a Igreja, de supostos Papas e exílios forçados. Se o centro da Igreja é Cristo, então onde quer que esteja um tabernáculo, deveria estar lá a hierarquia? Mais uma vez, a forma ligeira como tratas os assuntos ofende-me como membro do Corpo do Cristo.

Ainda tens a lata de dizer que tenho postura "conservadora" e "defensiva"?? Então, usando termos CRISTÃOS, não a sabes definir em relação à tua? Assim, em termos de fidelidade, diz-te alguma coisa isso? Para ti, acusar, insensatamente como acabaste de fazer, é mais "positivo"?

Sim, estou irritado com esta conversa... mas não muito. :o)

Só para rematar: a Eucaristia tem um estilo muito "avançado" para os nossos tempos, já hoje, porque lhe dá a qualidade e a dimensão de eternidade nos "nossos tempos" de vida, que não teríamos de outro modo.

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: dr_gilmour (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 19:01

Eu por o que li deram-me a entender que eu tentei propor uma eucaristia tipicamente brasileira aquela agitação toda....Nada disso!

Eu tentei propor a introdução de variados instrumentos-bateria,baixo e guitarra conjuntamente com o orgão e quando refiro estes instrumentos nao é para fazer barulho musical mas criar melodias supostamente cristas e divinas para criar um ambiente mais dinamico e mais espectacular para prender a atenção das pessoas à palavra de Deus.

Quando falei em luzes nao foi em luzes de discoteca nem essas cenas que vos passou na cabeça...Eu falava em luzes que apontadas ao padre, à cruz de cristo ou ao coro dessem sobras espectaculares capazes de criar sombras divinais o que daria à Eucaristia um lugar mais espectacular e que chamaria muita mais gente para ouvir a palavra de Deus.

Mas explicar-vos a minha ideia por este meio torna-se dificil por isso espero ter conseguido passar a mensagem.

Nao fiquem irritados! :P

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: tzm (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 20:36

João Oliveira...

Nem parece que passaste por Taizé!

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 11:51

dr gilmor:
tyens toda a razão. A maior parte das missas mais parecem um funeral - eureopeu, claro está, poque não há nada mais festivo que um funeral em áfrica, em que a música está sempre presente.
Tocaste em dois pontos essenciais - o afastamento dos jovens na Igreja, onde não encontram lugar e espaço para cresecer.
Depois, a questão do rito e o retrocesso destes últimos vinte anos relativamente á liturgis. Uma liturgia ritualizada, distante das pessoas, sem vitalidade, sem alegria..

Fazia bem a este ppl fundamentalista viver uns memsesm em àfrica. Ver os cânticos, as danças, a pura alegria e, sim, a sensulaidade dos corpos nas celebrações do divino!


Outro ponto interessante é a irritação do João quando se fala na possibilidade do centro religiosos da igreja catolicia ser na america latina. O seu escândalo raia a xenofobia, ou então um certo pressuposto de superioridade moral muito duvidosa.

Joao.
A rigidez, o fundamentalismo e a falta de flexibilidade têm amis a ver com insegurança pessoal do que outra coisa.

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 12:38

Caro Irmão Gilmor

Gostaria de te dizer que já me preocupei mais com a falta de jovens na Igreja do que no presente momento. Cada vez mais, vejo caras novas durante a celebração da Missa, e noto nos jovens uma busca maior de espiritualidade. Porque andam à procura de qualquer coisa mais do que lhes tem sido proposto ultimamente. Parece-me que a história da "espiritualidade" oriental ou hindu e coisas do género está a dar "o berro", passe o esforço do movimento new age.
E julgo que os jovens, tal como os "menos" jovens, estão a procurar alguma pausa no barulho do dia-a-dia, que só encontram na solenidade espiritual de uma Igreja. Se transformarem uma Igreja numa discoteca, então não troco - prefiro sair à noite, ouvir música e beber um copo... E os jovens também não.
O que realmente me preocupa, é a falta de Padres para acompanhar e desenvolver essa nova comunidade a partir da Igreja para fora! Cá volta a mesma questão - cabe-nos, a nós leigos promover essa alegria, fazer mais e queixarmo-nos menos. Até porque Jesus deu-nos o exemplo nas Bodas de Canãa : Ele era concerteza uma Pessoa alegre e bem-humorada - Se Ele não gostasse de paródia, não transformava água em vinho!!! Mas não fez nenhuma festa durante a Última Ceia. Cada coisa a seu tempo e seu lugar. Portanto, caro Irmão Gilmor, vamos a isso: organiza e participa em eventos a partir a loiça, com os teus Irmãos em Cristo, traz um amigo também, mas reserva a Missa para te interiorizares o mais possível. E nota, que não digo para te individualizares!!! Partilha com os outros essa tua interiorização.

Um abraço amigo.


Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 15:31

As celebrações dependem sempre muito da comunidade, pelo que cada pessoa deverá procurar aquela que mais tenha a ver consigo. Parece-me legítimo que, da diversidade existente, cada um se sinta melhor com um tipo determinado de cânticos ou de homilia. E são de facto muito diferentes, o que é positivo pois preenchem necessidades dos fiéis as quais, por natureza, reflectem a diferença da nossa Igreja. Basta ver este fórum para entender a riqueza desta nossa diversidade.

Em igrejas do final da Idade Média e do Renascimento tens a utilização da luz para conseguir um determinado ambiente. Razão pela qual encontras igrejas na qual desde a entrada encontras uma determinada espiritualidade, conseguida pelos vitrais e pela iluminação deliberada de determinados ângulos da igreja.

Da iluminação que propões existem igualmente exemplos: se não estou a fazer confusão tens o caso da Sé de Viseu onde altar e ambão, remodelados há poucos anos, têm um conceito muito interessante, onde se "joga" precisamente com a luz para determinado efeito.

Mas, se quer os cânticos quer a luz contribuem para o ambiente, o essencial está na forma como a missa é vivida e na homilia. Na minha opinião, claro.

João (JMA)

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: visitante (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 16:28

Não será a Presença Real de Cristo na Eucarístia o essencial? Porque é que ninguém fala sobre isso?

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 17:07

Presença REal?
referes-te a realeza ou a realidade?

fala-me disso.

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 17:58

Jesus disse:
Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles.
Na Igreja que frequento há missas com pequeno coro, com grande coro, com órgão, ou com bateria ou violas ou violinos ou flautas e tudo decorre com alma e dignidade. As paredes são brancas e a luz é agradável. Há escritos variados ao fundo e utilizam-se diversos sinais de inovação ou renovação. Muitas vezes temos a assembleia em peso a cantar.
A música é quase sempre específica, composta de propósito, para a Eucaristia, o que me parece ideal (as imitações têm curta duração e não criam raízes). A música composta para a liturgia dá cartas em profundidade e solenidade e vai de cânticos simples às grandes obras corais sinfónicas arrebatadoras, como as de Mozart, Beethoven, Bach, Maler, Berlioz etc.
E termino com a resposta do povo à saudação inicial do celebrante:
R- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 20:04

visitante:

Esse assunto já foi tratado longamente nos tópicos mais antigos...

Alef

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: dr_gilmour (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 21:20

``Em igrejas do final da Idade Média e do Renascimento tens a utilização da luz para conseguir um determinado ambiente. ´´

É disto que eu falava criar um certo ambiente para melhor entendermos a palavra de Deus...Nao achavam curioso tipo imagens a serem projectadas para cima do altar? Enquanto se lia uma leitura imagens para melhor se entender o que a leitura fala com uma musica calma e uma leitura pausada a serem harmoniosamente combinadas eu sinceramente acho que ficava espectacular e continuava sendo um sitio calmo e sossegado onde se conseguia atingir uma paz interior fenomenal...

Eu quando falo em luzes, musica com guitarra eléctrica em imagens é preciso um bocado de imaginação para imaginar o que eu quero dizer...Eu com isto nao estaria a desrespeitar a Igreja nem nosso Senhor pelo contrário estária-mos a ajudar a Igreja a progredir nos séculos...

P.S Albino Muitas vezes temos a assembleia em peso a cantar...Essa inovação ajudou as pessoas a cantarem enquanto que com aqueles canticos totalmente fora de tempo ninguem canta só o coro.

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 17:12

Gilmor
Eu respondo-te: sabes porque nao ha jovens na igreja? Porque os mais velhos pensam que sao senhores das igrejas. Os jovens chegam la nao sao acolhidos como devia ser. Porque os velhos ja herdaram as igrejas, sao senhores delas e nao ha padres com capacidade de incentivar os novos.
Tens razao luta por melhor, porque esta tudo podre!

Conheco igrejas no Canada, onde vao jovens criancas e adultos, as igrejas onde ha padres Portugueses, parecem funerais. Sao os padres que nao estao actualizados, esses velhorros. Os velhorros que deixem as igrejas, que se reformem. Os jovens se vissem padres novos nas igrejas, ate iam mais para padres.

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: Mariano (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 17:30

Guimour

Olha, se um padre mais jovem comeca por retirar algumas beatas e por jovens na igreja, essas beatas vao acusa-los ao bispo, so gosta de meninas. Isto aconteceu nas Cortes do Meio-Covilha com a beata enfermeira.

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 19:08

Caro Mariano,

Já percebi que não resides em Portugal. Quando cá vieres aproveita para ir à Igreja, porque os teus "dados" estão ultrapassados no tempo. Seria como dizes há umas dezenas de anos, talvez, mas agora seguramente que não.

Se passares por Lisboa, eu informo-te de umas quantas paróquias que são precisamente o oposto do que afirmas.

Caro Gilmour,

Percebi bem que não pretendias desrespeitar o que quer que fosse. Sugiro que tentes encontrar uma comunidade com influência de Taizé (é fácil, basta seguir as mensagens do TZM - também conhecido por Tozé de Taizé :o)) ) e estou certo que encontrarás o que procuras.

João (JMA)

Re: Porque a Eucaristia nao tem um estilo mais avançado para os nossos tempos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2004 19:42

JMA,

TZM não quer dizer Taizé Monteiro? :-) (Estou a brincar, é de facto Tozé...)

Luis



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.