Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 2 de 20
Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 27 de July de 2002 09:22


Mas é que somos todos ignorantes... Eu pelo meu lado não tenho uma agenda a defender ou uma posição definida nesta questão. Acontece é que enquanto não me derem boas razões para negar isto, "mais vale estar calado do que dizer asneiras". Talvez eu esteja a ser demasiado apressado mas é que estes assuntos são mesmo... rés-do-chão em Teologia, percebem? Ou seja, por exemplo, se não saímos daqui, que vida espiritual temos??

Basicamente, já vi as tendências que o pensamento liberal DENTRO da Igreja provoca e posso dizer que o DETESTO profundamente, pelo tom de suspeição que provoca, de se tornar a Igreja em mais um lugar onde reivindicar "direitos" e cuja autoridade questionar. Desculpem, mas já estou farto de levar com isso de gente de fora e com esses vou aguentando. Agora, quando nós mesmos nos viramos uns contra os outros em questões tão banais, estamos muito IGNORANTES mesmo acerca daquilo que andamos aqui a fazer "em Igreja".

Tenho muita pena e acho terrível a situação da Igreja em Portugal. Ao contrário do que qualquer um pensa, eu acho que a culpa é da sociedade, não da Igreja. Nós é que não temos espírito comunitário, de associativismo, de lutar por valores em que acreditamos... Além disso, temos a acrescentar uma estatística recente acerca da iliteracia nacional, que é por demais evidente na debilidade da formação dos Católicos portugueses. Não se sabe quem é Deus, como O amar, para que serve a Fé, o que é a Igreja e como intervir caridosamente nela, NÃO SE SABE NADA!! É isto que me chateia. Sinto-me desamparado mas mesmo assim com capacidade para continuar este "frete", por amor a Deus e à Igreja, que merece que trabalhemos por ela. Espero que dê frutos em breve... e talvez estaria a esperar encontrar mais apoio numa Teologia mais evoluída aqui, mas estou a ver que não. Parece que andamos a dormir. Mas está bem, por Deus eu vou tentar. Não posso deixar de ficar desiludido com esta triste Humanidade, mas que fazer? Uns recorrem infantilmente à blasfémia contra a Igreja, que não lhes dá o que querem, com um egoísmo nada Cristão (Católicos dissidentes; Protestantes), outros ao ateísmo e outros ainda ao satanismo. Mas pronto, quem descobre e desvenda um pouco da cortina acerca da simplicidade, profundidade e misericórdia do amor de Deus, vê que todas essas outras coisas são apenas entretenimentos ou mesmo viver mentiras.

Enfim... Sou um "vagabundo", deixem-me andar...

Será que faz sentido andar nisto? Sinceramente, acho que não, mas acho que sim. :o) Não devia, mas devo. Tão paradoxal como tudo o resto...

João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de July de 2002 23:33

João,

Na minha última participação sugeri que justificasses a tua opinião com fundamento teológico: ou através da Sagrada Escritura, ou através do Catecismo da Igreja Católica, etc. Como não o fizeste, não tenho muito a acrescentar àquilo que já tinha dito.

Não é pelo facto de se dizer algo muitas vezes que isso se torna verdade: é isso que está acontecer quando pretendes enaltecer um papel que Maria não tem. Como já tive oportunidade de afirmar: Maria não faz parte da Santíssima Trindade! Já te sugeri que visses o que diz o nosso Credo (o Credo de Niceia) sobre Maria para perceberes o que eu penso.

Poderás perguntar-te porque te peço fundamento bíblico? É porque simplesmente não existe para sustentar o que dizes. Folheio o Evangelho de S. João e encontro as únicas palavras de Maria em todo este evangelho: «Fazei o que Ele vos disser!» (Jo 2, 5) Que mais precisarei de te dizer? Jesus disse que ninguém chegava ao Pai senão através dele. Não me lembro de ter dito que ninguém chegava a Ele sem ser por intermédio ou intercessão de Maria.

Por isso te relembro novamente: fundamento bíblico! É isso que te falta. E a questão de "Co-redentora" é mais uma a necessitar de fundamento bíblico.

Agradeço a tua sugestão para colocar os pés no chão ;-) Talvez não tenhas entendido aquilo que eu escrevi. Também admito que me poderia ter explicado melhor: Quando afirmo, como já o fiz várias vezes, que a minha fé se baseia em Deus Uno e Trinitário (Santíssima Trindade), está implícito que acredito que Jesus Cristo é Deus (parece-me até irónico alguém questionar tal facto). Mas como cristão, e apesar da minha fé, devo ser tolerante e respeitar aqueles que não tem a mesma fé que eu e não é por isso que são menos filhos de Deus. Por isso afirmo que para os Cristãos, Jesus Cristo é Deus. É-o para mim também! Mas não o é para os judeus, os quais o consideram apenas um rabi. Não o é para os islâmicos, o qual o consideram apenas um profeta, etc. Não vejo que mal tenha isto para a minha fé. Ou terei que voltar aos tempos do Santo Ofício e não permitir que ninguém afirme que Jesus Cristo não é Deus?

Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de July de 2002 23:40

João,

Não creio que seja uma questão de ignorância, mas de humildade! Nada que um bom estudo Bíblico não possa resolver.

Luis

P.S. A título de divulgação, relembro a 25ª Semana Bíblica Nacional a realizar-se de 25 a 30 de Agosto de 2002 em Fátima, organizada pelo Movimento de Dinamização Bíblica

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 31 de July de 2002 05:01


Ora bem... parece-me estar a falar com um Protestante. Luís, desculpa... terás de exigir muito mais do teu curso de Teologia. Exige que te falem de Maria, dos Padres da Igreja, do que os próprios Reformadores (Lutero, Calvino ou Zwingli) tinham a dizer sobre ela e verás. Espero que te informes bastante. Mas enfim, poderei sempre colar aqui algumas coisas...

Algumas ideias a desfazer imediatamente: não, não faz parte do Credo - mas aliás, o Credo fala da fé católica, e essa inclui Maria como Mãe de Deus, Theotokos. Não, NÃO É 4.ª pessoa da Trindade!! Mas quem é que disse isso? As tuas "necessidades" de fé são demasiado simplificadas. Esse tipo de pensamento leva-te a negar a validade da autoridade da Igreja, e em última análisa a depositares a tua fé num livro. Acontece que esse livro não foi escrito hoje, mas faz parte de uma Tradição, da qual não pode ser separado. A Tradição e o Magistério de uma Igreja que decidiu que livros são autêntica Escritura, que elaborou o Catecismo dos Apóstolos (Didaké), numerosos escritos patrísticos, conciliares, papais, magisterais, ...

Acho que Deus nos disse muito claramente que Maria é importantíssima no plano de salvação. Caso contrário, mais uma vez, teríamos uma ideia errada de Deus: que PRECISAVA de Maria para que tal acontecesse. Mas não, já estava previsto, ainda antes do princípio de toda a profecia.

Já agora, dá-me lá a citação bíblica onde literalmente se diga que Pedro é o primeiro Papa de uma sucessão deles, que morreu crucificado de cabeça para baixo, que a Igreja se intitula de Católica, que Deus é Trindade, que existe um estado intermédio na purificação para o Céu, chamado Purgatório, que os sacerdotes se chamam padres, que a celebração eucarística se chama Missa, etc., etc., etc.. Essa Sola Scriptura que estás a impingir não está com nada...

Mas um pensamento: ESTÁ na Bíblia que Cristo veio a nós POR Maria. Acho que estás a tornar Deus bastante impotente, quando Ele poderia, como fez com Adão e Eva (espero que sejas também céptico em relação a isto, mas poupa-me), criar o Seu Filho do nada. Mas não, já viste? Decidiu enviar um anjo para o anunciar a Maria! E ela aceitou-o de uma forma surpreendente, revelando uma fé incrível!

Uma das ideias teológicas debatidas e com reconhecida autoridade hoje é encarar Maria como o "pescoço" entre Cristo, cabeça da Igreja, e o seu corpo místico. Pela simples razão Lugo, que foi por ela que Ele veio. Ainda não consegues pensar sobre isto?

Claro que tens razão quando falas da humildade. Aliás, deixa-me falar-te da humildade. Por feliz coincidência, já tinha escrito bastante sobre isso, sobre a humildade de Maria, quando vi a tua resposta. Espero não demorar muito mais a colar aqui o meu "artigo". Acho que não escrevi nada com tanto cuidado ou pelo menos que demorasse tanto a ser afixado a partir do momento em que o anunciei.

Ah, já agora, li o que colei sobre a VOTF. Vai dar-te mais umas luzes sobre aquilo que acho que também é humildade... e vergonha na cara. (e é claro que não estou a dizer isto sobre ti! :o) é simplesmente sobre a VOTF... e a quem couber a carapuça, claro!)

João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 31 de July de 2002 14:25

João,

Pode-te parecer o que tu quiseres, mas estás a falar com um católico. ;-) E não te pedi, nem fiz alusão à Sola Scriptura. Aliás referi várias possíveis fontes: «...ou através da Sagrada Escritura, ou através do Catecismo da Igreja Católica, etc. ». Mas não referiste qualquer uma delas.

Dizes «Acho que Deus nos disse muito claramente que Maria é importantíssima no plano de salvação.» Se foi assim tão claramente, podes citar alguns exemplos? Decerto que se foi Deus que disse, estará na Sagrada Escritura. Mas se foi a Igreja, estará no Catecismo da Igreja Católica. Mas se não foi nenhum deles, e foi algum dos Padres da Igreja, terá porventura escrito algo sobre o assunto.

Pedro foi o primeiro Papa, pois foi a ele que Jesus lhe entregou a missão que edificar a sua Igreja (não tenho aqui nenhuma Bíblia para te dar a citação). A Igreja que hoje chamamos vulgarmente de Católica, é mais correctamente a Igreja Católica Romana. Em 1054, a Igreja separa-se em Igreja Ortodoxa Grega e Igreja Católica Romana. Mas ainda hoje a Igreja Ortodoxa aceita o Credo de Niceia e se considera Igreja una, santa, católica e apostólica. Quanto ao purgatório... também não encontro muito fundamento bíblico :-) Não quer dizer que não o haja, apenas ainda não o encontrei.

Toda a Mariologia deve ser Cristocéntrica. E não é o mesmo que dizer que todo o Cristianismo deva ser Mariano.

Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Anabela Sousa (IP registado)
Data: 31 de July de 2002 19:01

Tenho assistido atentamente a esta "discussão"... e, Luís... sinceramente, concordo com o João... Só discordo quando ele diz que "Deus nada seria sem Maria". Talvez o diga de uma forma muito radical.... Obviamente não o podemos pôr nesses termos! A omnipotência de Deus vai muito para além disso...

Mas por outro lado, entendo perfeitamente aquilo que o João quer dizer. É óbvio que o Cristianismo não o seria se Cristo não tivesse nascido, se Maria não o tivesse gerado, se Deus não o tivesse proporcionado... Daí a importância de Maria para nós, cristãos...

Conhecimentos não tenho muitos... (essa é uma barreira que estou a tentar ultrapassar desesperadamente) Pelo menos, não tantos como vocês aparentam ter. Vou apenas tentar falar-vos do que considero, enquanto seguidora de Cristo e desta Igreja...

O João disse...
"Acho que Deus nos disse muito claramente que Maria é importantíssima no plano de salvação".

Se há coisa que tenho aprendido ultimamente, é que, mais do que as palavras, é preciso ter atitude!!! É preciso agir... e quando o João faz essa afirmação, só tenho q concordar... Deus não o disse claramente, mas demonstrou-o claramente...

E ... será assim tão descabido o culto mariano?! Não acho...

Foi através de Maria, a Virgem Santíssima, que o Cristo foi gerado. Foi por Maria que o próprio Deus se fez Homem e se revelou aos Homens como um Deus de Amor... Como é possível reduzi-La a um simples instumento do plano de salvação? Porquê reduzi-La a um simples instrumento do plano de salvação? Não faz sentido...

Tal como disse a Suzete logo no texto de lançamento deste tema, "Maria é mãe, modelo e auxiliadora desta Igreja peregrina". Maria é a Mãe da Igreja... Maria, é A figura feminina da Igreja. Aquela que devemos ter como A referência para dizer o SIM ao plano que Deus tem para nós ... sem medos!!!

Talvez o que digo não tenha o fundamento do que está escrito nessas obras teológicas mais desenvolvidas... Não sei...

Mas tenho a certeza que o que digo tem fundamento no Amor... no Amor que vou tendo cada vez mais a Cristo que me leva ao Pai e me envia o Espírito Santo como sinal da sua presença!!! No Amor que vou tendo a esta Igreja...

Tem fundamento na profunda admiração que sinto pelo Santo Padre... O que já li dele, mostra-me como é importante a Mãe em toda a sua caminhada... em toda a sua acção enquanto chefe máximo da Igreja Católica.

O papel de Maria, não é ser mais, nem menos que Deus... é ser O fio condutor que nos leva a Deus... Tem um papel muito específico...

Maria é Mãe... e subiu aos céus em corpo e alma... Porque não interceder junto dela?!

Bom... por mim ficava aqui a escrever o resto do dia... Mas tenho algumas coisitas que fazer, por isso... fico à espera das vossas reacções!!!

Não quero, de modo algum, ferir suceptibilidades... É só aquilo que eu consigo entender enquanto filha de Deus e membro da Igreja...

Fiquem na paz de Cristo... e que Deus vos ilumine... ;)

Beijinhos...

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de July de 2002 21:55

Obrigado Anabela,

Sinceramente já cá faltava uma opinão mais moderada e cheia de bom senso.

Talvez das minhas últimas participações tenha ficado a ideia que não admiro Maria - isso não é verdade. Apenas não a podemos comparar a Deus e nem afirmar que "Deus nada seria sem Maria". Não há nada de errado que se interceda junto de Maria, mas não se pode concluir que é obrigatório "passar" por Maria para chegar a Deus. Isso seria condicionar Deus a Maria, a um ser humano.


Outro aspecto, este fórum de discussão está aberto a todas as pessoas, quer tenham mais, menos ou nenhuns conhecimentos, quer participem apenas com a sua opinião. Não é intenção deste fórum de discussão, ser um local onde apenas alguns escrevem para os outros lerem. Por isso... participem!

Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Anabela Sousa (IP registado)
Data: 01 de August de 2002 15:48

Eu é que agradeço... ;)

Mas... eu não fiquei com a sensação de que não admiravas Maria... Não, nada disso!!! Qualquer cristão deve ter, pelo menos uma mínima admiração por Maria, pelo modo como ela se dispôs, apesar do desconhecimento, à missão que Deus tinha para ela... Deve ser tomado como exemplo!!!

E concordo plenamente quando dizes que não podemos afirmar que Deus nada seria sem Maria. Não podemos comparar Deus a Maria... Não!!! Deus é muito mais. Deus é o expoente máximo!!! A perfeição, a sabedoria... e TUDO!!! :)

Contudo, quando dizes, "não se pode concluir que é obrigatório "passar" por Maria para chegar a Deus"... Repara...

Deus tem várias dimensões!!! Para conheceres o Deus Criador, é tão simples como saberes que existem as flores, o céu, o mar... enfim... a Vida!!!

Para conheceres o Deus Pai (e se me permites, a Santíssima Trindade), Maria é o caminho... Porque ela leva-te ao Filho... e o Filho ao Pai!!!

Como já disse, Maria como ser humano tornado celeste, tem um papel muito específico, um papel muito próprio que não condiciona Deus a um ser humano... Ela guia-nos até ao Pai, através do Filho. Eu acho que é tão simples de perceber... Ela é tão somente "O fio condutor"!!!

Anabela.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 01 de August de 2002 17:04

Sim, Anabela, concordo com aquilo que dizes.

Mas existe um aspecto que temos que clarificar: É possível chegarmos à Santíssima Trindade directamente, ou não? Isto é, temos forçosamente que passar por Maria para chegarmos à Santíssima Trindade?

É aqui que reside a principal diferença no papel de Maria:
- ou a consideramos como um ser humano que viveu uma vida de exemplo e como tal deve ser destacada, como acontece com os outros santos (admito que com alguma distinção por ter sido mãe de Jesus), mas como algo de acessório na nossa fé;
- ou se consideramos Maria como necessária ao plano de salvação e como tal indispensável na nossa fé, mas então equiparável em importância à Santíssima Trindade.

O que me dizes?

Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Anabela Sousa (IP registado)
Data: 02 de August de 2002 15:09

Pois... nem uma coisa nem outra!!!

Não podes deixar Maria ao nível dos outros santos, mas também não a podes equipar à Santíssima Trindade!!!

Ela está precisamente entre uma coisa e outra!

Não pode ser considerada como um qualquer outro santo porque a ela foi destinado o papel de Mãe da Igreja. Quando Maria e São João se encontravam junto à cruz, Jesus disse a Maria: "Mulher, eis o teu filho", e ao discípulo disse: "Eis a tua mãe". A partir desse momento a Mãe de Jesus passou a ser considerada como Mãe de todos os cristãos!!!

E também não a pode equipar à Santíssima Trindade que é a perfeição! Quem mais consegue ser 3 em 1 senão o próprio Deus?!

Parece-me que estás a ser demasiado radical (corrige-me se estou enganada)!

Agora, a Santíssima Trindade, como a conhecemos, só se tornou possível porque Maria disse o sim! Maria é certamente um dos caminhos para lá chegar... Mas tudo isto foi porque Deus quis!!! Deus quis que assim fosse...

Deus quis escolher Maria, porque Ele sabia que ela não O negaria! Ele conhece-nos no nosso íntimo...

Fiz-me entender?! Ou será que não?!

Anabela.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Anabela Sousa (IP registado)
Data: 02 de August de 2002 15:19

Já agora...

Eu considero Maria como um elemento indispensável da nossa fé! Não tão importante como Deus, mas também não não insignificante ao ponto de a pôr em pé de igualdade com os outros santos!

Está entre uma coisa e outra... O povo não diz que no meio é que está a virtude?! :)

Espero que tenhas ficado esclarecido... Também não estou muito preparada para dar explicações... mas... sempre às ordens.. :)

Anabela.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de August de 2002 08:10


Anabela, deixa-me que te diga que revelas a simples e perfeita sabedoria de quem "ama a Deus acima de todas as coisas"... :o) Claro, os livros e tudo ajudam, mas quem nos fala ao coração? Quem é que nos diz que há alturas em que TEMOS de largar os livros? Em que temos de parar de pensar se vale ou não a pena e simplesmente nos colocamos à disposição de amar?

Ouçam, há aqui um problema de comunicação... Eu já não deixei bem claro que "Deus nada seria sem Maria" mas PARA NÓS?? É para nós, não para Si mesmo!! Já leram bem o que escrevi...?? Sinceramente...

Pelos vistos, Deus QUIS condicionar-se a Maria de modo a que o Seu Filho fosse plenamente Deus e plenamente homem. Não és tu, Lugo, que decides essa importância.

Quando eu era pequenino a minha mãe dizia-me que só podia comer a sobremesa depois dos bróculos... Parece que é por cima dos "bróculos" que tu queres saltar. Porque não usar de todos os meios de santificação que Deus coloca à nossa disposição? O que fazemos menos que isso parece-me desperdício.

Já agora, é claro que para qualquer "cristão", Maria não terá grande importância. A razão mais provável será que esse "cristão" não ama a Deus o suficiente para isso. Por exemplo, para não se preocupar com o que os outros dizem de si. Não deixa de ser significativo de que TODOS os santos sentiram fortemente a devoção a Maria, respeitando-a elevadamente.

Não creio que sejamos nós, homens e mulheres do terceiro milénio, com todos os nossos egoísmos e vanglórias à mistura, que nos outorgamos o direito de achar o que é digno ou não para nós adorarmos. Olhem para a Cruz e digam-me que glória assim tão selectiva é aquela...

Já agora, gostava de saber o que é isso de chegar à Trindade directamente... Acaso tem linha directa? Será que Deus criou o Seu Filho do pó, como poderia ter feito, ou decidiu fazê-lo por geração? QUE INCRÍVEL MISTÉRIO!! Demasiado importante para ser reduzido a um acessório, parece-me, mas a ganhar completo direito de devoção.

Se tu Lugo, precisas que EU te diga onde podes esclarecer isto, passa-se qualquer coisa de errado. É que TU já devias saber isso, ou pelo menos saber onde recorrer quando tenhas dúvidas. Não tens CIC em casa? Não tem ele um índice remissivo? Então, pega nele e preocupa-te com isso. Caso contrário, estás apenas a atirar para trás das costas a questão.

Queres mesmo saber o QUE É ESSENCIAL?? Pois é, o Cristianismo é a religião mais difícil (e por isso talvez a mais verdadeira) por causa disso: não temos obrigações tão definidas como orações diárias e deveres, mas apenas um mandamento maior que tudo o resto - "amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"... Agora, só falta vires de novo com a conversa do "se é Deus acima de todas as coisas, então também é acima de Maria"... Vê lá, com tanta elevação, perdes o assento dos pés na terra... Não percebo qual é a dificuldade... Não estás a desrespeitar Deus ao prestares devoção a Maria, estás apenas a aceitar o que Ele colocou visível a teus olhos: o Salvador dos Homens nascido de uma Virgem. Não tens amor suficiente para isso? Tens que escolher só um "sujeito" a quem amar? Hum... O amor a Deus não concorre com o amor aos demais, de facto, "amplia" o coração de modo a que caibam nele todas as pessoas do mundo! E Maria mais que qualquer uma dessas.

João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de August de 2002 14:14

João,

Não estou a ser eu a decidir a importância de Maria. Mas para não voltar a repetir aquilo que já escrevi, até mais que uma vez, vou seguir a tua sugestão: vou procurar no Catecismo da Igreja Católica (CIC) justificação para aquilo que tu me dizes sobre Maria, e com as quais não posso concordar. Porém, vou ficar a aguardar que me ajudes nessa tarefa :-) Talvez assim consigas encontrar uma justificação teológica para aquilo que afirmas.

Se te puder ajudar, no Catecismo que colocámos aqui no Paroquias.org (ver [www.paroquias.org] ), encontras duas referências a Maria. Mas em nenhuma delas, aquilo que tu defendes:

[www.paroquias.org]
[www.paroquias.org]


Durante a semana que passou, tive a oportunidade de falar com algumas pessoas que percebem um "pouco" mais destes assuntos do que nós, até porque já os estudam há muitos anos, e convidei-os a partilhar a sua opinião connosco. Todavia, Agosto é um mês de férias e é provável que a sua visita seja mais próxima do fim do mês.

Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Ana paula (IP registado)
Data: 07 de August de 2002 20:02

Porque adoramos a virgem Maria?
Devo relembrar aos ilustres teologos que percorrem estas páginas, que o culto por divindades femininas é tao antigo como a humanidade...
Os valores da fecundidade, rituais ligados á natureza, aos ciclos das estações e o fascínio pelo imenso e assustador segredo que continua a perturbar e a fascinar os homens - o de gerar a vida...levaram a estes cultos. Claro que nada disto se perde e muitos dos actuais rituais de oferendas sacrifícios e outras manifestações populares como festas e romarias tão portuguesas, dedicadas á virgem têm raízes históricas bem diferentes das apregoadas pela Igreja Católica.
Mas porquê Virgem? Com pode uma mulher virgem gerar e parir um filho? Claro que isso hoje é possível atrvés das técnicas de reprodução medicamente assistida, condenadas aliás pela igreja... Mas no momento do parto, deixaria de ser virgem , pelo menos do ponto de vista fisiológico... Claro que isto não é mais importante, mas tem sido utilizado para instigar um conjunto de princípios sobre as boas e as más mulheres que esta igreja acolhe. ( E se dissesse isto uns séculos atrás estava morta !)

Maria é a doce e encantadora mãe de jesus. Gerou um Filho, deu-o à luz em condições terríveis, viu-o ser torturado e morrer... POr isso Maria são todas as mães do mundo, sobretudo aquelas de que falam os relatórios mundiais sobre a condição das mulheres e crianças neste mundo de início de milénio... As maiores vítimas da fome, guerra, violência, tortura eexclusão social são mulheres. AS qua mais amam são mulheres.

Maria é o simbolo do amor... E estou de acordo, sem Ela, jesus não teria existido. POrque, não se esqueçam, ela escolheu.

ana paula

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de August de 2002 21:12

Ana Paula,

Apenas dois pontos:

1) A imagem que temos de Deus como um homem de idade com barbas brancas, está ultrapassada. Deus é o criador de todas as coisas. Não é masculino nem feminino. Deus é Uno e não precisa de nada mais para criar o que quer que seja, e tudo o que existe. Maria foi um instrumento no plano de salvação de Deus e o plano apenas dependeu e depende de Deus. Nunca, de qualquer outro ser humano... mesmo de Maria.

2) Permite-me uma correcção: Maria não escolheu absolutamente nada! Maria foi escolhida: "Maria disse então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.»" Lc 1, 38. Todo o Magnificat (Lc 1, 46-55) é um hino de gratidão e acção de graças a Deus pelo cumprimento das promessas da antiga aliança. Todo o seu conteúdo é de graças a Deus, e não a Maria.

Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de August de 2002 07:04


Luís, lá tens a expressão "Mãe de Deus"... O resto que eu disse são desenvolvimentos teológicos que não têm nada que estar em catecismos locais. Procura no CIC o melhor que puderes e se eu tiver oportunidade indicar-te-ei alguns pontos. Vai lá ver também de que forma é que o ser humano não é destituído de colaboração do plano de Deus, de facto, conta com a reencaminhação da nossa liberdade, no sentido da sua vontade. O ser humano depende de si mesmo E de Deus, não ao contrário, e Deus respeitou essa liberdade ao querer a plenitude da humanidade para o Seu Filho. Ainda no outro dia disseste que Maria é importante para ti por causa do sim e agora dizes que ela não aceitou nada. Aí cabe uma edificação da tua parte que deves estabelecer. O Magnificat é Maria a agradecer a Deus. Mais uma vez, POR ELA, compreendemos quem Deus é como chegar a Ele. Se alguém me dissesse: "João, gosto de ti, acho que tens muito jeito para lavar a loiça, és agraciado. Vais lavar a loiça hoje.", eu poderia responder "Não pode ser, tenho de sair já porque vou sair com a minha noiva." Apesar de todas as minhas qualidades, o meu casamento estava em primeiro lugar. Não estava Maria noiva? Desculpa, mas parece-me que não te consigo explicar isto de forma mais simples.

Ai Ana... Parece que tem uma posição demasiado anticlerical para ser levada a sério... Deve ser o seu feminismo e a sua ideia liberal acerca da ordenação das mulheres que lhe tolda as ideias em relação ao resto, não?

Aqui não existe nenhum ilustre teólogo... Tomara que houvesse, seria bom sinal, que eles existiriam e estavam disponíveis.

São "apregoadas" coisas diferentes em relação às raízes históricas? Deve estar a fazer alguma confusão entre a explicação teológica atribuída a certas romarias que foram evangelizadas, e as suas raízes históricas anteriores à evangelização. Talvez o verbo que devia ter utilizado seria "pregadas". Sim, precisamos de mais pregação, até para a evangelizar e esclarecer acerca de tudo isso que disse.

Sinceramente... Alguém deixa de ser virgem depois do parto (não levando em conta a relação sexual anterior, que é comum e não neste caso único na história da humanidade, manifestação da omnipotência de Deus)? Depende do próprio ponto de vista. Se se for violada, perde-se a virgindade? Polémico... O que acontece é que hoje é commumente aceite que só se deixa de ser virgem quando se tem a primeira relação sexual livremente consentida. Maria nunca teve relações sexuais... Logo, é a Sempre Virgem Maria.

Maria não é nenhum símbolo, embora a sua vida e identidade possam representar muita coisa. Ela é expressão do amor materno de Deus. Liga-se necessariamente ao sofrimento de todos nós, é a nossa intercessora, Mãe de todos. Talvez possa ser encarada como especial intercessora das mães e por extensão de todas as mulheres. Não por questões políticas, mas espirituais e emocionais. E não nos esqueçamos que acima do "milagre", requisitar a intercessão é seguir o exemplo de alguém que passou por aquilo que nós estamos a passar.

Curiosamente, a Igreja não condena nada disso. Considera moralmente inaceitável. Ou seja, relembra cada ser humano que os fins não justificam os meios, que não se pode realizar algo mau para fazer algo de bom. E porque é que é mau? Leiam bastante acerca do que a Igreja tem a dizer sobre isso. De facto, a Igreja adverte para a diversidade dos graves perigos dessas práticas e aponta alternativas bem mais amorosas e menos egoístas. Digamos, mais santas.

Se a virgindade perdeu para si o seu conteúdo sagrado, tenho pena. Sim, é incompreensível à cultura de hoje e realmente perturbante e incómoda para ela que existam louvores a alguém que foi Imaculada. Isso não vende, pois não? Veja mais desenvolvimentos sobre este assunto no tópico "A NOVA revolução sexual: ABSTINÊNCIA!".

Tenho muita pena do que possa ter sofrido o seu orgulho feminino ao longo da sua vida e em particular no que diz respeito à Igreja. Mas não acha que já está na altura de se apaziguar e ganhar a paz e recuperar a presença de Deus no seu coração? Se lhe posso dar um conselho, não queira ser "homem", seja feminista: viva a sua vida em plenitude e harmonia com a sua identidade. Isto, se me permite, vindo de um irmão. Quer ser minha irmã na fé?

João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de August de 2002 09:40

João,

O que eu disse é que Maria não escolheu... apenas aceitou. O plano de salvação não dependeu de Maria.

Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de August de 2002 01:16


Não depende de Maria no sentido de estar sob o seu domínio ou autoridade. Mas DEPENDE SIM no sentido em que é dela que vem a influência (ao dar humanidade) e arbítrio (ao consentir). De facto, Jesus é consequência de Deus e Maria. Logo, depende dela, tal como dependeu dela para não ser abortado, para não morrer à fome, perdido, etc..

Pensa bem nisso...

João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 09 de August de 2002 15:35

afinal o joão concorda comigo! aleluia! tenha cuidado! está a concordar com uma mulher!!!!!!!
:)
ana

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 10 de August de 2002 12:59


Afinal estamos a falar de quê? Picardias em relação a quem ganha a quem? Não quero nada disso, é uma doença espiritual, rouba-nos amor...

Você é que criou o mito do "João", retrógrado, fundamentalista, execrável, intolerante e orgulhoso. Agora goza comigo por essa fantasia que inventou? Pelo amor de Deus, ganhe juízo.

Sinceramente, não sei como me querem ver a dar pulos de alegria com este tipo de reacções...

Não vejo que imprudência tenha ao concordar "com uma mulher", Ana. Concordo com muitas, até mais que com homens, vocês têm uma capacidade tremenda de dar e ser vida. Mas certamente que me aprazeria se você concordasse "com um homem"... Em particular com os "da Igreja". E comigo...

Se quiser, pode mudar de discurso, que isto não nos leva a lado nenhum... Não percebo bem porque é que me condenam como a um doente por levar palavras rudes e injustas a peito, não me sentindo nada animado a brincar com isso. Para palhaçada já temos o Batatoon (que aliás também está cada vez pior - volta Companhia! eu gosto de ti! :o) )...

Aleluia só à Ressurreição... Ao resto, é mais uma banalização corruptora...

O mais triste é que esse "aleluia" saiu-lhe como se eu me tivesse redimido ou alguma coisa do género. Ou seja, usou isto para demonstrar "quão errado está o coitadinho do João, mas vá lá, desta já se safou"... Leve o seu paternalismo e condescendência a quem eles se adaptam, porque a mim é evidente que não. Já me maguou e insinuou o bastante a mais respeito para não gostar das suas brincadeiras. Se quiser, podemos resolver isso e... ficarmos amigos! ;o)

(desculpem todos os que possam ter ficado interessados em relação ao que eu tenho a dizer sobre Maria, mas parece que nunca mais tenho oportunidade de o acabar, as coisas imediatas vão-se encadeando e pronto... mas não faltará muito...?)

João

Página actual: 2 de 20


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.