Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 20 de 20
Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 07 de May de 2008 20:03

Meu caríssimo Irmão David

No Apocalipse (6, 9s), os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: "Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?"


Acredito que você sabe que o texto citado, de apocalipse acima, não tem nada a ver com intercessão dos mortos. Pois o texto simplesmente mostra os matirizados pelo anticristo, durante a grande trinbulação. A passagem trata de um evento FUTURO, uma vez que estas pessoas AINDA NÃO FORAM MARTIRIZADAS!

Agora vou lhe mostrar a questão da intercessão dentro do contexto bíblico:

"Orai uns pelos outros, para serdes salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito"(Tgo 5, 16)


Meu amigo, a carta de Tiago foi endereçada a PESSOAS VIVAS. Ele estava FALANDO COM VIVOS e estava exortando sobre um orar pelo o outro. Ora, um vivo orar por outro é PERFEITAMENTE POSSÍVEL. O que não pode é um que já morreu pedir por um vivo aqui da terra! Pedir algo a quem já morreu é anti bíblico e cheira a espiritimo! Só Jesus ressucitou e só Ele pode fazer algo por mim ou por ti!

"Tomai sete touros... e ide a meu servo Job... o meu servo Job... orará por vós e admitirei propício a sua face" (Job 42, 8). Neste trecho, Deus não apenas permite, mas ordena "ide", e promete escutar a prece que Jó há de fazer em favor dos seus amigos.


Claro que um vivo pode orar por outro vivo. Jesus orou por pessoas vivas, assim como Paulo e Pedro. O que não existe é um MORTO pedir por um vivo!

Nosso Senhor nos manda "Orar uns pelos outros" (MT 5, 44). S. Tiago nos ordena de "orar uns pelos outros" (Tgo. 5, 16). S. Paulo diz que "ora pelos colossenses" (Col. 1, 3).


Perfeito... Vivos oram por vivos... O que não pode é alguem, HOJE EM DIA, INVOCAR PAULO OU PEDRO pedindo algo a um deles. Além disso não ser possível, tal coisa é chamado de INVOCAÇÃO DE MORTO e é condenado pelas Escrituras Sagradas.

No evangelho de S. Mateus (22, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu".


Você fala do texto abaixo, não é?

Mateus 22:29-30
29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
30 Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.


Jesus, no texto acima, falava da RESSURREIÇÃO... Após a ressurreição o crente genuíno, servo do Senhor Jesus, terá um CORPO DIFERENTE. Mas a ressurreição ainda não aconteceu. Veja que a resposta de Jesus foi dada a alguém que perguntava sobre algo que aconteceria no futuro, com a ressurreição. O texto não fala de alguém morto que pode escutar oração e rezas dos vivos e toma algo que é só de Jesus, a MEDIAÇÃO.


Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).


Você fala do texto abaixo:
Zacarias 1:12-13
11 E eles responderam ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está tranqüila e quieta.
12 Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: Ó Senhor dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos?


Acredito que esta passagem é escatológica... Esta é uma das vezes em que a Escritura fala de "O Anjo do Senhor". Alguns estudiosos acreditam ser Ele o próprio JESUS e outros dizem que é o Espírito Santo. Veja uma outra passagem que fala sobre o Anjo do Senhor:

Exo 3:2 - E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.

Veja que que o Anjo do Senhor diz que é DEUS no texto acima. Veja, em outra passagem, quando alguém pergunta o Nome do Anjo do Senhor:

Juizes 13:17
17 E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?
18 E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?


Ora, Isaías profetizou sobre Jesus quando disse:

Isa 9:6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.


Você conhece o episódio de quando Israel é livrado do Egito? De quando Deus enviou as pragas ali descritas e fez promoessas ao povo? O Anjo do Senhor disse que foi Ele quem fez as promessas. Veja a passagem:

1 E SUBIU o anjo do Senhor de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. E sucedeu que, falando o anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou.


O Anjo do Senhor não é um "anjinho" qualquer. Ele é diferente daquele que João encontrou em Apocalipse e que rejeitou o ato de adoração, quando o apóstolo se ajoelhou diante dele. O Anjo do Senhor aceitou ADORAÇÃO de Josué:

Josué 5:14
13 E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
14 E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
15 Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo.
E fez Josué assim.


Veja que o Anjo do Senhor agiu da mesma forma de quando apareceu a Moisés, pedindo que Josué tirasse as sandálias.
Em várias outras passagens notamos que O Anjo do Senhor age DIFERENTE de um anjo comum. Age como sendo Deus! Sendo Jesus, Deus, e Único Mediador, é natural que Ele interceda.

S. Paulo, na mesma carta em que declara Jesus como único mediador entre Deus e os homens, indica também mediadores 'secundários' (I Tm 2, 1-5): "Recomenda que façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens..." Pois, fazer orações por outros, é de fato, ser intercessor e mediador entre Deus e os outros.


Amigo, a intercessão entre pessoas vivas é bíblica. Econtramos vários exemplo disto na Escritura. O que não existe é alguém que MORREU pedir por alguém vivo! Como jká disse, pedir a quem morreu não é doutrina cristã. Muito pelo contrário é INVOCAR MORTO! Tal coisa é abominação.

A própria Bíblia aplica o título de mediador também a Moisés (Dt 5, 5): "Eu fui naquele tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós".


De fato o profeta sempre foi a "Voz de Deus" no meio do povo na época da Lei. Quando Elias, Moisés, Samuel ou outro profeta falava, todos sabiam que vinha de Deus. Mas não compreendo como isso pode justificar o ato de se pedir a quem morreu! Pedir a quem morreu é antibíblico. Mas isso não é problema algum para muitos, visto que a maioria não dá valor algum as Escrituras.

Alguns exemplos de intercessão após a morte:


"Mais um" exemplo de intercessão após a morte? Você não citou nenhum sequer até agora!


Jeremias: "E o Senhor disse-me: ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma não se inclinaria para este povo; tira-os da minha face e retirem-se" (Jer 15, 1 ss).

No tempo de Jeremias, estavam mortos Moisés e Samuel, mas sua possível intercessão é confirmada pelas palavras do próprio Deus: "ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim...", quer dizer que eles poderiam se colocar diante de Deus para pedir clemência para com aquele povo. Em outras palavras, Deus deixa clara a possibilidade da intercessão após a morte.


A passagem não fala de intercessão de mortos. O Senhor quiz dizer que se Moisés e Samuel estivessem diante dEle, VIVOS, ainda assim não mudaria o seu intento. Ou você acha que Deus estava falando de Moisés e Samuel como espírito? Se a intercessão de morto por vivo fosse possível, será que os fantasminhas deles não deveriam está diante do Senhor pedindo por Israel todos os dias? Ora, Moisés quando vivo, intercedeu várias vezes pelo povo, mesmo quando este estava ERRADO. Também intercedeu Samuel pelo povo de Israel váarias vezes. Teriam eles mudado o sentimento com relação a Israel? Não seria mais fácil estarem eles permanentemente diante do Senhor pedindo pelo povo, caso fosse possível a intercessao de mortos?

No Apocalipse (6, 9s), os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: "Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?"


Já me referí a esse texto. É o primeiro dessa postagem. Ele se refere tão somente a pessoas que serão martirizadas pelo anticristo. São pessoas que não colocarão a MARCA DA BESTA e que por isso será mortas. Essa passagem é um evento futuro e nada tem de intercessão de morto.

Todos estes trechos demonstram, inequivocamente, a intercessão dos santos após a morte.


Nenhum texto bíblico foi apresentado. Você citou admoestação de pessoas vivas para outras também vivas, de orarem uma pela outra. Isso é possível e é um ensinamento bíblico. Já morto ouvir vivo é doutrina espírita e abominação diante do Senhor.

Portanto meu caro, a doutrina da comunhão dos santos é doutrina fortemente amparada pelas sagradas escrituras.


Seria bom você dizer qual doutrina católica tem amparo bíblico, Willian. Seria a crença de Maria nascida sem pecados? Seria a crença do "milagre" invisivel, na transubstanciação, seria o ato de se ajolhar diante de imagens? Pois o ato de se pedir a quem morreu não é, nem de muito longe, doutrina bíblica.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 07/05/2008 20:15 por David_.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de May de 2008 21:02

David_

lê o que está escrito:
Citação:
Acredito que esta passagem é escatológica... Esta é uma das vezes em que a Escritura fala de "O Anjo do Senhor". Alguns estudiosos acreditam ser Ele o próprio JESUS e outros dizem que é o Espírito Santo. Veja uma outra passagem que fala sobre o Anjo do Senhor:
Se está escrito anjo do Senhor, é anjo do Senhor. Não estejas com interpretações. Senão estás a adulterar a bíblia. Não é assim que funcionas? Porque razão iriam por anjo do Senhor se era o próprio Deus que falava?

Tens alguma indicação de que aqueles que estão no céu estão arredados de saber qualquer coisa sobre nós? Isso até parece um castigo. Ah, e escusas de por a passagem que diz que os mortos não sabem nada porque não tem nada a ver com o caso.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Willian Mota Melo (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 17:28

Meu caro, estou bastante sem tempo, más não demorarei em responder sua mensagem.

Que Deus lhe abençoe



Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2008 17:33 por Willian Mota Melo.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 18:51

A ressurreição dos mortos (Mc 12,18-27; Lc 20,27-40) -
23Nesse mesmo dia, os saduceus, que não acreditam na ressurreição, foram ter com Ele e interrogaram-no. 24*«Mestre, Moisés disse:
Se algum homem morrer sem filhos,
o seu irmão casará com a viúva,
para suscitar descendência ao irmão.
25Ora, entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem descendência, deixando a mulher a seu irmão; 26sucedeu o mesmo ao segundo, depois ao terceiro, e assim até ao sétimo. 27Depois de todos eles, morreu a mulher. 28Então, na ressurreição, de qual dos sete será ela mulher, visto que o foi de todos?»
29*Jesus respondeu-lhes: «Estais enganados, porque desconheceis as Escrituras e o poder de Deus. 30*Na ressurreição, nem os homens terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como anjos no Céu. 31E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus disse: 32*Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob? Não dos mortos, mas dos vivos é que Ele é Deus!»33E a multidão, ouvindo-o, maravilhava-se com a sua doutrina.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de May de 2008 01:48

Juízo Partuclar.
tomemos a ajuda do grande e com certeza "vivo no céu "Dom Estevão Bettencourt
Opiniões errôneas:
no decurso dos séculos , várias foram as teorias dos pensadores cristãos a respeito da sorte imediata das alams dos defuntos , opiniões que levavam a negar
o juízo particular.
1) OS HIPNIPSIQUISTASachavam que uma vez separada do corpo , a alma cai num estado de torpor, ou sono, inconsciencia ou semicosnciencia , de que só despertará pela ressurreição da carne.
Tais autores tomavam no sentido proprio a METÁFORA BÍBLICA que cahama a morte de sono ; Is26,19;Mt 9.24;Jo 11,11, 1Cor15,51; apelavam também para 2Cor 5,1-4, onde S. Paulo parece afirmar que não há bem-aventurança para a alma senão em união com o corpo.
Os hipnopsiquistas , desta forma, prologavam uma doutrina antiga e comum entre os JUDEUS, SEGUNDO A QUAL A VIDA VERDADEIRA PARA O HOMEM É, somente ,a que, se passa no CORPO E EM MEIO AOS BENS VÍSIVEIS ( Sl 87,6.6-11) ; longe da matéria , a alma só pode levar uma vida de sombra e semiconsciencia.
A TEORIA DO SONO DAS ALMAS ERA ENSINADA por vários teologos sírios antigos , em particular os NESTORIANOS ( HEREGES que se proclamaram no seculo V a ate hoje conservam suas assembléias).
Mais recentemente , os SOCINIANOS, prostestantes do sec.16 , outras seitas modernas ( Thomas Burnet ; Picard e Louis Erney , nao obstante combatida pelos defensores da ortodoxia protestante ) e o filosofo Rosmini ( 1855) restauram a teoria.
Lutero , ao menos em sua correspondecia particualr, confessava propensao pela doutrina do sono da alma.
Calvino combateu a doutrina , que ele chamava Psychopannychia, e afirmava que tais idéias não eram no seu tempo patrocinadas por teólogo algum de renome, mas unicamente por brochuras clandestinas que circulavam debaixo dos mantos...
Certos escritures dos primeiros séculos , de resto muito caros á tradição cirstã , julgavam que somente as almas dos Apostolos e dos martires gozam imediatamente da recompensa eterna; a dos outros homens esperam num estado intermediario a ressurreição dos corpos e o consequente premio ou castigo eterno, sendo , porém, já no tempo de expectativa afetadas de certa bem-aventurança ou aflição. Assim pensavam S. Justino, Sto Irineu, Tertuliano, Latâncio, Sto. Agostinho. Este santo Doutor mesmo, referindo-se aos mártires , afirmava que , antes da ressurreição, nao gozam senao de pequena particula do premio prometido.
Nesta concepção se nota mais uma vez a influencia do pensamento JUDAICO:muito insistindo na corporeidade do homem, o ISRAELITA JULGAVA NAO PODER FALAR DE PLENA FELICIDADE OU PENA DAS ALMAS SEPARADAS DE SEUS CORPOS.
Bento XII que em 1336 publicou a constituição " Benedictus Deus" . Após este documento, não se encontra mais na tradição ocidental a tese de que a retribuição é diferida até á ressurreição dos corpos.
S. Cipriano em 258 escrevia:
" Consideremos, irmãos caríssimos, que renunciamos ao mundo, e provisoriamente habitamos aqui como hópedes e estrangeiros. Abracemos o dia que endereça cada qual ao seu domicílio, dia que , libertados desta vida e soltos dos laços do século, nos retitui ao paraiso e ao reino...Espera-nos lá grande numero de parentes, irmãos, filhos; anela por nós uma família avultada e numerosa , já certa da sua salvação e ainda solicita da nossa."

Vestígios da hesitação patristica e medieval ainda hoje se conservam entre teologos cismáticos gregos e russos.
No Oriente sempre se veirficou entre os teologos uma tendencia muito forte a retardar as sanções posteriores á morte.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de May de 2008 02:12

A doutrina da Igreja : existência de um juízo particular

Quais as bases deste ensinamento ?
1) Sagrada Escritura
* Lc 16,19-31 - parábola do mau rico e do mendigo , leva a concluir que ao deixar este mundo , cada alma recebe a devida sanção: Lázaro é levado ao seio de Abraão ao passo que o avarento sofre castigo.Isto pressupõe uma sentença de Deus sucessiva á morte ; e sentença definitiva , pois , conforme a parábola, o mau não pode passar para o lugar do justo, nem vice-versa ; sentença anteiror ao juízo final, pois que os irmãos do richaço ainda vivem na Terra.

* Lc 23,43 as palavras do Senhor ao bom ladrão : " hoje estarás comigo no paraíso " insinuam que , logo após a morte , o pecador , julgado e agraciado, goza da bem-aventurança destinada aos justos.
* 2Cor 5,6s: " bem sabemos que residir neste corpo é viver em exílio longe do Senhor, pois é a fé que guia nossa caminhada , não a visão clara. Por isto enchemo-nos de coragem e preferimos exilar-nos do corpo para residir junto ao Senhor."
O concilio do Vaticano ( 1870), apesar de sua inesperada interrupção , tendo talvez em vista as teorias protestantes que atualizam antigos erros, incluira no seu programa de estudos algumas definiçoes a respeito dos novíssimos.; "Depois da morte , sem demora somos apresentados ao tribunal de Deus, para que cada qual refira o que tiver feito d ebom ou d emau em seu corpo."- Shema reformatum V6 .
A profissão de um duplo juízo nao significa , pois, que Deus duas vezes sentencie o homem, mas que a única sentença é proferida em duas ocasiões diversas da História, em conformidade com o duplo aspecto do homem, individuo e membro da sociedade.
Porém nao se permita , que a afirmaçaõ do juízo particular encubra a importancia e o significado únicos que , na história d asalvação,competem á segunda vinda de Cristo - Juiz e consumador da Rendenção.

S. Tomaz S. T , supl.69a.2 ad 3 :
" Os homens , considerados como indivíduos corpóreos, tem uma certa continuidade entre si , pois é em função da corporiedade que se verifica o dito dos Atos 17,26 : " Deus , a apritr de um só homem, fez todo o genero humano."
As almas , porém , Deus as cria uma por uma ; donde se segue QUE A GLORIFICAÇÃO SIMULTÂNEA DAS ALMAS NÃO É DE TANTA CONVENIÊNCIA COMO A GLORIFICAÇÃO SIMULTÂNEA DOS CORPOS. Além disso , a glória do corpo não é tão essencial quanto a da alma; por isso os santos sofreriam maior detrimento no caso de se diferir a glorificação da alma do que no de se diferir a do corpo."

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Willian Mota Melo (IP registado)
Data: 11 de May de 2008 01:17

Caríssimo irmão Chris Luz

Brilhante a exposição que fizeste da doutrina do juízo particular que pelo que tudo indica é doutrina oficial da Santa Igreja!!! É um objeto fortíssimo para retórica e argumentação, é para mim de grande utilidade.

Quando se cita os doutores Santo Agostinho e Santo Tomaz de Aquino, toda tentativa de refutação é no mínimo, temerária.

Até então, eu não havia estudado algo semelhante a forma como expuseste o tema.

In corde Iesu semper

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de May de 2008 18:33

Willian , sou mulher de 44 anos e 2 filhas , sendo assim irmã -).
Dom Estevão Bettencourt ( mosteiro de São Bento - RJ ), falecido mes passado , para nós sempre foi considerado autoridade.

Seu livro : A Vida que começa com a morte - edição d 1955 , hehehe, é sobre escatologia.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Willian Mota Melo (IP registado)
Data: 13 de May de 2008 15:38

Perdoe meu equívoco Minha Irmã Chris Luz. Más de qualquer forma é grande a riqueza teológica de Dom Estevão. Eu possuo um livro dele chamado: "Por que sou católico" e foi de grande valia para minha conversão ao catolicismo.

Paz

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de May de 2008 19:25

Paz do Senhor


Eu não creio no "sono da alma", como pregam os adventistas do sétimo dia, principalmente porque os textos bíblicos nos induzem a crer que aqueles que morreram estão CONSCIENTES, seja no paraíso, seja no hades. Porém, após a morte do corpo, se segue o juízo.

Hebreus 9:27
...aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,


O texto acima quer dizer que após a morte, CESSA a possibilidade de fazermos algo, seja por nós mesmos, seja por uma outra pessoa. Enquanto há fôlego de vida em nosso corpo, temos escolhas que podemos fazer... Podemos interceder por entes queridos e também orar pelos inimigos. Podemos escolher ser cristãos ou muçulmano... Mas após a morte, esse período de escolha CESSA e se segue o juízo. E aí, CADA UM PRESTARÁ CONTA individualmente a Deus por SI PRÓPRIO!

Romanos 14:12
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.


Pedir algo a quem já morreu é algo abominável ao Senhor. Pedir algo a pessoas falecidas, seja ao apóstolo Paulo, Pedro ou Maria, é algo chamado de INVOCAÇÃO DE MORTOS e é veementemente condenado pelas Escrituras Sagradas!

A única pessoa que lembro, que tentou pedir algo a alguém que morreu, registrado na Escritura Sagrada, foi Saul, o primeiro rei de Israel. Ele tentou pedir algo a SAMUEL, que já havia morrido. Por esse motivo Saul morreu!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 13/05/2008 19:54 por David_.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de May de 2008 23:35

[www.vatican.va]

Se Maria for vista e percebida a partir deste horizonte , a Maria , a mulher dos nossos dias então:
a) Contemplará Maria como aquela que deu seu consentimento não para solucionar um problema contingente, mas para a obra dos séculos, como foi designada com justiça a Encarnação do Verbo;
b)a mulher dos nossos dias então:
dar-se-á conta de que a escolha do estado virginal não foi um ato de fechamento aos valores do estado matrimonial, mas constitui uma opção corajosa de total consagração á obra divina;
c)a mulher dos nossos dias então:
verificará que Maria , longe de ser uma Mulher passivamente submissa ou de uma religiosidade alienante, foi sim uma Mulher que não duvidou em afirmar que Deus é vingador dos humildes e dos oprimidos e derruba os poderosos do mundo de seus tronos;
d)a mulher dos nossos dias então:
reconhecerá em Maria , que é a primeira entre os humildes e os pobres do Senhor, uma mulher forte que conheceu a pobreza e o sofrimento, a fuga e o exílio, situações que exigem energias libertadoras de toda a pessoa e da sociedade;
e) descobrirá em Maria a mulher que favoreceu a fé da comunidade apostólica em Cristo ( Jo 2,1-12), sua maternidade se dilatou , vindo a assumir no Calvário dimensões universais.(MC 37)


Maria é a figura mais terna e mais contemplada na realidade que Ela já alcançou como membro vivo da comunhão dos santos. Ela nos mostra um horizonte sereno e tem uma palavra que tranqüiliza e dá segurança. È a palavra:
• da vitória da esperança sobre a angústia;
• da comunhão sobre a solidão;
• paz sobre a perturbação e o medo;
• da alegria e da beleza sobre o tédio e a náusea;
• das perspectivas eternas sobre as temporais;
• e, enfim, da vida ( eterna) plena sobre a morte

Página actual: 20 de 20


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.