Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 19 de 20
Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Willian Mota Melo (IP registado)
Data: 23 de April de 2008 04:29

-Veneramos a Santíssima Virgem pelo simples fato de a considerarmos digna deste ato. Pois se Ele mereceu a saudação até de um anjo, o que dirá de nós simples humanos.
-Por Deus ter dado a Ela a honra de abrigá-Lo em seu próprio ventre, fazendo-A sacrário da Santíssima Trindade.
-Por Santa Isabel inspirada pelo Espírito Santo ter dito : de onde me vem a honra de vir a mim, a Mãe do meu Senhor!!! Reparem, que o próprio Deus inspirou Santa Isabel neste ato de exaltação da Santíssima virgem.
-Por Nosso Senhor ter antecipado seu primeiro milagre por intercessão dEla.
-Pelo fato da devoção Mariana não ter sido um ato inventado pela Igreja, más ter nascido lá nos primórdios da Era Cristã, quando a Santíssima Virgem era honrada com o título de Teotokos (Mãe de Deus),o que se prova pelo fato de que nas Igrejas Ortodoxas (que também conservam a sucessão apostólica) esta prática permanece viva.
-Pelo fato do desprezo a Nossa Senhora ter surgido só depois da reforma, pois o próprio reformador Martinho Lutero reconhecia a grandeza da Santíssima Virgem por suas frases.

Paz a todos

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de April de 2008 19:08

Citação:
Willian Mota Melo
-Veneramos a Santíssima Virgem pelo simples fato de a considerarmos digna deste ato. Pois se Ele mereceu a saudação até de um anjo, o que dirá de nós simples humanos.

Paz do Senhor, Willian

Foi realmente uma benção para Maria ter sido a escolhida para ser a mãe de Jesus. Mas isso não a torna deusa. O fato dela ter sido cumprmentada pelo anjo não a diferencia, por exemplo, de Abraão, Daniel ou Elias. Estes homens também foram cumprimentados e conversaram com anjos... Elias sequer viu a morte e foi arrebatado. Partindo desse suposto, de que Maria é algo a mais do que qualquer outro ser humano só por que foi cumprimentada pelo anjo, também deveria o ser, por exemplo, Elias, já que além de conversar com um anjo foi arrebatado para não ver a morte.

Outra coisa... O fato do anjo ter dito que ela seria bem aventurada (abençoada), não significa dizer que ela seja dígna de qualquer louvor ou adoração. Pois semelhante termo também foi usado para outras mulheres. Veja o que disseram para JAEL:

Jui 5:24 - Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Heber, o queneu; bendita seja entre as mulheres

Citação:
-Por Deus ter dado a Ela a honra de abrigá-Lo em seu próprio ventre, fazendo-A sacrário da Santíssima Trindade.

Maria foi um vaso usado no plano do Senhor. Mas a honra deve ser dada ao Senhor, que fez todo o plano para nos salvar, e não ao vaso.
Citação:
-Por Santa Isabel inspirada pelo Espírito Santo ter dito : de onde me vem a honra de vir a mim, a Mãe do meu Senhor!!! Reparem, que o próprio Deus inspirou Santa Isabel neste ato de exaltação da Santíssima virgem.

Willian, Isabel exaltou ao Senhor! Se Maria fosse dígna de qualquer honra a mais do que qualquer ser humano, isso seria relatado nas Escrituras. Veja que a própria Maria declarou ser pecadora e carente de SALVADOR, assim como eu ou você, quando disse:

Luc 1:47 - E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador


Só precisa do Salvador quem é pecador, Willian. QUem não tem pecados não precisa ser salvo, pois nunca esteve na condição de perdido.
Citação:
-Por Nosso Senhor ter antecipado seu primeiro milagre por intercessão dEla.
Jesus sempre fez milagre a pedido de alguém, Willian... Sempre que acontecia algum problema e alguém pedia a Jesus, ELe ia lá e consertava o problema... FOsse para ressucitar alguém, fosse para curar, fosse para expulsar demônio, fosse para transformar água em vinho... Sempre que foi solicitado Jesus curou, expulsou demonios e ressucitou mortos. E Ele ainda hoje atende a quem pede a ele... Por isso nninguem precisa pedir a quem morreu, pois Jesus está VIVO e escuta o pedido do seu servo.
Citação:
-Pelo fato da devoção Mariana não ter sido um ato inventado pela Igreja, más ter nascido lá nos primórdios da Era Cristã, quando a Santíssima Virgem era honrada com o título de Teotokos (Mãe de Deus),o que se prova pelo fato de que nas Igrejas Ortodoxas (que também conservam a sucessão apostólica) esta prática permanece viva.

É realmente uma prática INVENTADA, Willian. Veja que em Atos dos apóstolos lemos sobre o surgimento da igreja primitiva e veja que não se fala de Maria! EM parte alguma das Escrituras vemos alguém dando a honra que se dá hoje a esta serva do Senhor. Nas Escrituras Maria sempre foi serva... A MAria da igreja católica é senhora, "nossa senhora"...Outra coisa, em parte alguma das Ecrituras fala que ela não tinha pecados, mas fala justamente o contrário... Em parte alguma fala que ela foi "assunção" aos céus. Tudo isso é inventado Willian.
Citação:
-Pelo fato do desprezo a Nossa Senhora ter surgido só depois da reforma, pois o próprio reformador Martinho Lutero reconhecia a grandeza da Santíssima Virgem por suas frases.

Pouco importa o que Lutero falou ou deixou de falar. Se falou algo contrário as Escrituras, tal ensinamento deve ser REJEITADO!
Jesus é Criador e o Único dígno de honra. Só Ele é SANTÍSSIMO! Maria é criação e não criadora. Só o Criador é dígno de honra e de glória.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 23/04/2008 19:15 por David_.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Willian Mota Melo (IP registado)
Data: 26 de April de 2008 07:40

Meu caro David

Embora a nosso debate seja em torno da Virgem Maria, o problema original de nossas divergências é outro e vou lhe explicar o porquê.. Não pretendo desrespeitar sua liberdade em ser protestante, mesmo porquê tenho em minha família inúmeros protestantes de linha de pensamento calvinista. Minha intenção é apenas colocar as razões de minha fé.
Como eu lhe disse: a questão de nossas divergências com relação aos dogmas Marianos é apenas uma das muitas consequências do problema de fundo que há entre a doutrina católica e a doutrina protestante. Vocês, nossos irmãos protestantes têm as Sagradas Escrituras como única regra de fé e prática, não aceitando nenhuma revelação que não esteja contida lá. É o princípio apregoado por Lutero denominado "Sola Escriptura". Ao contrário da doutrina católica que prega que embora nas Sagradas Escrituras esteja contida a Palavra de Deus, a mesma não se limita ao Livro, más se completa aos ensinamentos não escritos iniciados pelos apóstolos através da tradição que se perpetua ao longo dos séculos, sendo transmitidos pelo Sagrado Magistério composto pelos bispos (Legítimos Sucessores dos apóstolos) em comunhão com o Papa. Ou seja , a nossa Igreja é apostólica. Se caso os evangelistas não tivessem deixado nenhum escrito, a Igreja católica existiria assim mesmo. Portanto cremos como o apóstolo Paulo que Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade. Para nós , ela está acima da bíblia, pois a mesma teve o seu cânon (índice) definida pela Igreja. Portanto, cremos que a Igreja é mãe da bíblia e não o contrário. E sendo Mãe, cremos que só a Igreja é capaz de interpretar corretamente as Sagradas Escrituras. Daí as nossas divergências sobre a Virgem Maria. O protestantismo não aceita o que foi transmitido pela tradição oral apostólica.
Nós católicos cremos que Nosso Senhor Jesus Cristo fundou a Igreja católica e que permanece com Ela através do Espírito santo, impedindo que a mesma ensine algo errado em matéria de fé e moral.
Neste tópico , eu só expliquei onde está o problema de fundo. Em breve explicarei as razões de nossa veneração a Nossa Senhora.

Um abraço meu irmão

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 27 de April de 2008 01:06

David_

nem acabei de ler o teu post. Parei aqui, onde reside todo o teu problema e possivelmente o de muitos protestantes.

Citação:
Mas isso não a torna deusa.

Quantas vezes já te dissemos que Maria não é nenhuma deusa? Quantas? Mas tu insistes em dizer que nós a consideramos assim. É impossível dialogar nestes modos. Só trazes discórdia e guerra, misturada com uns abraços fraternos. E sinceramente eu não tenho paciência para isto. Detesto perder o meu tempo com questões deste tipo. Principalmente quando já foram provadas que são falsas da tua parte. Enfim, continua se quiseres. Se isso te faz feliz. Chama-nos de todos os nomes mais alguns.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de April de 2008 20:03

Citação:
Willian Mota Melo
Meu caro David
Embora a nosso debate seja em torno da Virgem Maria, o problema original de nossas divergências é outro e vou lhe explicar o porquê.. Não pretendo desrespeitar sua liberdade em ser protestante, mesmo porquê tenho em minha família inúmeros protestantes de linha de pensamento calvinista. Minha intenção é apenas colocar as razões de minha fé.
Como eu lhe disse: a questão de nossas divergências com relação aos dogmas Marianos é apenas uma das muitas consequências do problema de fundo que há entre a doutrina católica e a doutrina protestante. Vocês, nossos irmãos protestantes têm as Sagradas Escrituras como única regra de fé e prática, não aceitando nenhuma revelação que não esteja contida lá. É o princípio apregoado por Lutero denominado "Sola Escriptura". Ao contrário da doutrina católica que prega que embora nas Sagradas Escrituras esteja contida a Palavra de Deus, a mesma não se limita ao Livro, más se completa aos ensinamentos não escritos iniciados pelos apóstolos através da tradição que se perpetua ao longo dos séculos, sendo transmitidos pelo Sagrado Magistério composto pelos bispos (Legítimos Sucessores dos apóstolos) em comunhão com o Papa. Ou seja , a nossa Igreja é apostólica. Se caso os evangelistas não tivessem deixado nenhum escrito, a Igreja católica existiria assim mesmo. Portanto cremos como o apóstolo Paulo que Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade. Para nós , ela está acima da bíblia, pois a mesma teve o seu cânon (índice) definida pela Igreja. Portanto, cremos que a Igreja é mãe da bíblia e não o contrário. E sendo Mãe, cremos que só a Igreja é capaz de interpretar corretamente as Sagradas Escrituras. Daí as nossas divergências sobre a Virgem Maria. O protestantismo não aceita o que foi transmitido pela tradição oral apostólica.
Nós católicos cremos que Nosso Senhor Jesus Cristo fundou a Igreja católica e que permanece com Ela através do Espírito santo, impedindo que a mesma ensine algo errado em matéria de fé e moral.
Neste tópico , eu só expliquei onde está o problema de fundo. Em breve explicarei as razões de nossa veneração a Nossa Senhora.

Um abraço meu irmão

Oi Willian

Paz do Senhor

O que quero colocar é que só Jesus é dígno de nossas orações. Pois foi Ele quem pagou o preço por nós. Não adianta pedir a Pedro, Paulo, João ou Maria. Pois estes são criação assim como eu e você.

Jesus é Criador e é, só Ele, dígno de toda honra e de toda glória. O ato de fazer preces a criação, a alguém já morto, além de ser inútil, desagrada ao Senhor. Pois isso é glória só dEle. E Ele não reparte a Sua glória com ninguém.

Isaías 42:8
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura


As preces e o louvor a qualquer outro ser que não seja o Senhor é algo abominável diante dEle´... É algo que ascende a ira de Deus.

Além de ser algo que desagrada a Deus, a petição a quem já morreu está crescendo e muitos já pedem mais aos defuntos do que propriamente ao Senhor.

"Segundo pesquisa realizada pela revista católica "Famiglia Cristiana" em 2006, os católicos italianos rezam mais para o padre Pio do que para qualquer outro santo, incluíndo Jesus"


F O N T E : [www1.folha.uol.com.br]

Só o Senhor é dígno do nosso louvor, da nossa adoração e das nossas orações.

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 28/04/2008 20:05 por David_.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de April de 2008 22:02

David
voce por ventura teve ter amigos íntimos....
Sabe aqueles amigos que fazem tudo por você , são fiéis em tudo... que dariam a vida por voce....

voce acha possível se eu , por exemplo , por algum motivo, não tiver acesso a ti diretamente ... será que se eu pedisse a um amigo teu para lhe dar um recado , ou algum assim... será que esse seu amigo , que convive com voce , não levaria meu pedido a ti ?

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de April de 2008 22:11

Cremos na vida eterna prometida por Jesus aos seus amigos!
Cremos que a morte não foi nem será a ultima palavra para os amigos de Jesus.
Os amigos de Jesus não morrem, renascem para o convívio com Ele.
e como disse Santa Teresinha de Jesus , amiga de Jesus, antes de morrer: Passarei o meu céu fazendo o bem sobre a terra. Até o fim do mundo.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de April de 2008 22:21

São Jerônimo (340-420), doutor da Igreja, declara:
"Se os Apóstolos e mártires, enquanto estavam em sua carne mortal, e ainda necessitados de cuidar de si, ainda podiam orar pelos outros, muito mais agora que já receberam a coroa de suas vitórias e triunfos. Moisés, um só homem, alcançou de Deus o perdão para 600 mil homens armados; e Estevão, para seus perseguidores. Serão menos poderosos agora que reinam com Cristo? São Paulo diz que com suas orações salvara a vida de 276 homens, que seguiam com ele no navio [naufrágio na ilha de Malta]. E depois de sua morte, cessará sua boca e não pronunciará uma só palavra em favor daqueles que no mundo, por seu intermédio, creram no Evangelho?" (Adv. Vigil. 6)

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de April de 2008 22:22

O Concílio de Trento (1545-1563) em sua 25ª Sessão, confirmou que:
"Os santos que reinam agora com Cristo, oram a Deus pelos homens. É bom e proveitoso invocá-los suplicantemente e recorrer às suas orações e intercessões, para que vos obtenham benefícios de Deus, por NSJC, único Redentor e Salvador nosso. São ímpios os que negam que se devam invocar os santos que já gozam da eterna felicidade no céu. Os que afirmam que eles não oram pelos homens, os que declaram que lhes pedir por cada um de nós em particular é idolatria, repugna à palavra de Deus e se opõe à honra de Jesus Cristo, único Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2,5)".

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de April de 2008 22:24

Catecismo da Igreja Católica nos ensina no §956:
"Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio" (LG 49).


São Domingos de Gusmão, moribundo, afirma a seus irmãos:
"Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida".

Texto pesquisado por Nilberto.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 29 de April de 2008 00:21

Isso para ele não serve de nada. Ele apenas debita o disco. Maria é deusa e nós adoramos estátuas. Basicamente é isso. Digam o que disserem. Se perguntarem de que cor é o céu, ele diz: "Vocês adoram os Santos." É escusado entrar em guerras assim. É deixa-lo falar. Detesto conversa de surdos.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 29 de April de 2008 15:22

Fazer memória dos santos e de Maria, a mãe de Jesus, deve ser motivo de júbilo, de festa, de união. Só temos a ganhar em alegrarmo-nos naqueles que viveram segundo os mandamentos divinos.

*=?.0

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de April de 2008 18:14

Citação:
Chris Luz BR
O Concílio de Trento (1545-1563) em sua 25ª Sessão, confirmou que:
"Os santos que reinam agora com Cristo, oram a Deus pelos homens. É bom e proveitoso invocá-los suplicantemente e recorrer às suas orações e intercessões, para que vos obtenham benefícios de Deus, ...".

Paz do Senhor Chris

Tudo bem contigo? Notei que andas meio sumida do forum...


Com relação a este assunto, as Escrituras nos mostram outra coisa, Chris... QUe só Jesus pode interceder por nós. Quem morreu está num lugar de descanso, se foi obediente a Palavra quando esteve aqui na terra ou está num luga de tormentos, se desobedeceu as ordenanças contidas nas Escrituras. A passagem do rico e Lázaro, no livro de Lucas, é bem esclarecedora sobre esse asssunto.

Mas, fIco imaginando por que a NECESSIDADE de se pedir a um outro ser que não seja o Senhor Jesus. Seria Jesus menos flexível e menos amoroso que algum desses santos mortos? Teria Jesus menos amor por alguém do que Paulo, Pedro ou Maria? Estaria Jesus mais inclinado a não ouvir o clamor das pesssoas que determinado santo? Ou será que Jesus não conseguiria ouvir a todos, nas sua mais variadas preces, ao mesmo tempo?

Se a resposta é NÃO para todas as indagações acima, não consigo imaginar por que se pedir a alguém que, além das Escrituras ensinarem que não podem ouvir, tem menos amor, é mais inflexível, está menos inclinado a ouvir a prece e que também não pode está em todos os lugares como é o caso dos santos mortos...

Jesus é o exemplo MAIOR de AMOR. ELe ouve a prece do pecador arrependido... Não pense que ele é menos flexível ou tem menos amor do que qualquer um dos santos mortos...

Acreditar diferente é contrariar as Escrituras. Pois os ensinamentos criados fora da Palavra, como é o caso da citação acima, da Chris, incorrem no mesmo erro dos farizeus. E para isto vale o que o Senhor disse:

Marcos 7:8,9,13
Vocês abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição. Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes;


Que o Senhor continue nos Abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 29/04/2008 18:25 por David_.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 29 de April de 2008 20:15

Chris,

não ligues, tu podes muito bem pedir a intercessão a quem já está no céu e está bem junto de Deus. Aqueles que partilham a glória de Deus. E eles pedirão a Deus no caso de ser benéfico para ti, para que Deus conceda essa graça. Não tem nada de idólatro nem de errado. Podes pedir a Deus directamente, ou por outro santo por quem tenhas uma grande admiração. E tal como ensina correctamente a Igreja Católica. E não te esqueças que esses santos não são santos mortos. Eles estão bem vivos, mas em alma apenas. É assim que Deus ensina.
Se nós partilhamos da amizade com Deus, porque é que esses Santos não hão-de partilhar das mesmas preocupações, que é a de trazer mais pessoas para o Paraíso? Ou será que Deus lhes vai esconder daquilo que se passa na Terra? O que há para esconder? Nada. No Céu estaremos a par de tudo.

Confia na Igreja.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 29/04/2008 20:16 por s7v7n.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de April de 2008 10:23

Pessoalmente não acredito em cunhas celestiais, mas cada um sabe de si.

*=?.0

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de May de 2008 15:16

MÊS DE MARIA (2008)




Tradicionalmente o Mês de Maio é chamado o Mês de Maria, e chamamo-lhe também o mês das flores.

Originariamente os Romanos celebravam o mês de Maio em honra de Mala Maiesta, a deusa pagã das sementes.

Igualmente, no primeiro dia de Maio os antigos Romanos celebravam a deusa pagã Flora, a deusa das flores.

Flora era representada por uma pequena estátua engrinaldada de flores; organizavam procissões em que a estátua era levada por cantores e dançarinos até uma árvore sagrada em plena floração.

Mais tarde, festivais deste género surgiram noutras partes da Europa, chegando a Inglaterra na Idade Média.

Eram comuns as danças à volta das árvores cobertas de flores, e estas festividades muitas vezes acabavam em tumultos e distúrbios.

Muitas vezes era eleita a Rainha de Maio como parte indispensável destas festividades.

Alguns liturgistas quiseram ver aqui as origens do Mês de Maio como o temos hoje.

Não passará talvez de uma mera semelhança, da qual poderá ter partido a ideia de celebrar pelo menos Maio como o Mês das flores e daí a ideia de chamar aos mês das Flores, posteriormente o Mês de Maria.

Devoções e celebrações nos primeiros dias de Maio em honra de Nossa Senhora aparecem no século XVI com S. Filipe Nery que começou a decorar a imagem de Nossa Senhora com flores de Primavera.

Depois, um jesuíta italiano chamado Annibali Dionisi foi da ideia de se consagrar a Nossa Senhora todo o mês de Maio.

A Igreja aceitou, incorporou-se e deu-lhe uma nova dimensão, tornando-se assim uma festividade cristã como tantas outras baseadas em costumes ou festivais já existentes.

Todavia só no século XIX é que a devoção a Maria durante o mês de Maio ganhou maior incremento.

Durante todo este século a dedicação do mês de Maio a Nossa Senhora aumentou por várias razões :

* Em 1809 o papa Pio VII (1800-1823), depois de ter sagrado Napoleão, teve de o excomungar e a todos os que violaram os direitos da Igreja e por isso, foi deportado por ele para França onde esteve no exílio até 24 de Maio de 1814.

Depois de cinco anos de exílio, o papa voltou a Roma entre aclamações do povo e foi reinstalado no trono papal.

Em acção de graças à ajuda de Maria, o papa instituiu a festa de "Maria, Auxílio dos Cristãos", para ser celebrada em 24 de Maio.

* Desde 1854 até ao encerramento do concílio Vaticano II foi o tempo mais prolífico em doutrinação e desenvolvimento Mariológico, de modo que nenhum outro período da História da Igreja se lhe pode comparar, e uma das maiores razões foi a reacção contra o grande Racionalismo que se desenvolveu nos tempos modernos.

* A devoção a Maria cresceu também quando o papel da mulher se tornou proeminente na sua vida particular e profissional.

A fé na dignidade de Maria deu uma nobre influência à literatura do pensamento ocidental.

Consequentemente foram apresentadas várias doutrinas Marianas aos fiéis durante este período da História para nos assegurar que o que se tinha praticado estava divinamente autorizado e que a nossa piedade estava fundada nos princípios da fé.

* As Aparições de La-Salette e de Lurdes, que ocorreram durante este século, deram uma nova luz à piedade Mariana.

Desde então tem havido um constante interesse nas Aparições de Maria, Mãe de Deus.

* Muito especialmente, um grande reconhecimento de Maria começou em 8 de Dezembro de 1854, quando o papa Pio IX (1846-1878) com o Documento Ineffabilis Deus definiu o dogma da Imaculada Conceição.

Igualmente Pio XII (1939-1958) definiu o dogma da Assunção de Maria em 1 de Novembro de 1950 com o Decreto Munificentissimus Deus.

* Ainda em 1954 Pio XII instituiu a festa de Nossa Senhora Rainha de Todos os Santos, para comemorar a dignidade de Maria como Rainha do Céu, dos anjos e da humanidade.

Este título não é apenas a soma de todos os outros precedentes, como honra, e celebra todos os privilégios, virtudes e méritos de Maria em conjunto.

* A observância universal da devoção a Maria Rainha de Todos os Santos foi celebrada com o Ano Mariano em comemoração do Centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição em 1954. Originariamente celebrada em 31 de Maio é agora observada em 22 de Agosto, ficando o dia 31 de Maio para celebrar a Visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.

* E para nós, Portugueses, Nossa Senhora apareceu em Fátima, a primeira vez em 13 de Maio de 1917.

Assim, e por muitas razões, o mês de Maio é universalmente o Mês de Maria e, ao mesmo tempo, o Mês das Flores.

As duas ideias estão perfeitamente unidas porque Maio é mês de Primavera, mês de flores e é com flores que se ornamentam os altares e as imagens de Nossa Senhora, especialmente no mês de Maio.

Para assinalar este Mês de Maio de 2008, vamos apresentar diariamente temas relacionados com as Aparições de Fátima, especialmente sob a epígrafe de FÁTIMA ALTAR DO MUNDO com os temas mais destacados da VOZ DA FÁTIMA publicados já durante este Milénio de XXI.

Embora se trate de acontecimentos já do passado, embora próximo, todavia servem para concretizar a ideia de que Fátima é o Altar do Mundo.

Acompamhamos assim de algum modo o que foi a celebração dos 90 anos das Aparições de Fátima com a inauguração da nova Igreja da Santíssima Trindade no Santuário de Fátima.

Aqui fica mais uma vez o meu contributo para a vivência do Mês de Maria.




J.N.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 01 de May de 2008 21:58

Admiro muito os cristãos que testemunharam o Cristo ressuscitado com seus modos de vida e alguns até heroicamente ,com a propria vida.
Refletir sobre eles é ter certeza que o Reino de Deus está entre nós no aqui ,mas não ainda agora !
Os santos realizaram o Reino de Deus:o projeto de Deus , revelado por Jesus Cristo, no amor do Espirito Santo.
Eles se deixaram envolver de corpo e alma , de coração aberto, pelo dinamismo do Espirito Santo.
Deus só se revela em comunidade , sendo assim a comunhão dos santos é eficaz.
Crendo que os santos não estão mortos , desde que já tiveram seu feliz Natal, eles podem sim nos ajudar no Caminho, principalmente quando os tomamos como exemplo a ser seguido.
Se o nosso amadurecimento na Caminhada acontece aos poucos e leva uma vida inteira , muitos precisam do leite e se engasgam com a carne pois ainda não conseguem digeri-la.

Assim David ,quem sou eu ,apenas uma criança , ainda aprendendo a se manter de pé , para dizer se alguém deve ou deve pedir a intercessão de outro que já fez sua caminhada com vitória!
Isso nos humaniza cada vez mais e nos torna solidários até no céu!
Como seres solidários ajudemos uns aos outros na caminhada até o fim do mundo!
assim seja
chris



Editado 1 vezes. Última edição em 01/05/2008 22:11 por Chris Luz BR.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de May de 2008 15:10

Mês Mariano!


Conheça agora um pouco da devoção mariana muito difundida no Brasil, da Virgem Peregrina de FátimaFeita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo Sr. Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Sr. Arcebispo de Évora, a 13 de Maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.Tudo começou em 1945, pouco depois do final da 2ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e as cidades episcopais da Europa até à fronteira da Rússia. A idéia foi retomada em Abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina e, no ano seguinte, no mesmo dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais habitualmente, mas só por alguma circunstância extraordinária. Em Maio de 2000 foi colocada na exposição «Fátima Luz e Paz», onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes. Passados três anos, mais precisamente no dia 8 de Dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica do mesmo Santuário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do Altar Mor.A fim de dar resposta aos imensos pedidos, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina. De todos os lados nos chegam relatos extraordinários pela presença da Imagem nas suas terras, das multidões que acorreram à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se abeiraram do Sacramento da Reconciliação, da presença de pessoas que há muito não iam às igrejas, da afluência de gente de todo o tipo, das crianças, jovens, adultos e idosos, dos trabalhadores mais simples, dos pescadores, operários, artistas, desportistas, doentes, estudantes, presos, militares, políticos, presidentes, dos católicos, protestantes, pagãos, das ruas repletas de gente, dos lindíssimos ramos de flores, dos grandiosos cortejos, de milagres, da paz e do amor, de grandes frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.Todos os anos, quando se aproxima o mês de maio e evidencia-se a figura de Nossa Senhora, os episódios de Fátima tornam-se alvo de comentários de todos os tipos em todas as mídias.Pensando na missão da Igreja em evangelizar os povos, lembramos que Maria foi grávida do próprio Evangelho, ela apresentou nosso Salvador, Luz, Esperança do mundo, seu Filho Jesus.A nossa querida Mãe Maria, neste mês mariano, nossa gratidão pelas inúmeras bênçãos que das mãos de Nossa Senhora são derramadas sobre nossa Igreja, nossas comunidades paroquiais, nossos idosos e enfermos, nossos lares e trabalhos, no mundo inteiro.Lembro aqui de Nossa Senhora de Fátima, mas nosso Portal Católico, em maio vai apresentar inúmeros textos, artigos, estudos bíblicos, novenas, orações de um grande número de títulos dados a Nossa Senhora.Atenção especial também para o Canal Música, cheio de novidades. E se nosso internauta queria colaborar conosco, envie um email com orações, textos e outras sugestões para o nosso email: portalcatolico@portalcatolico.org.br <mailto:portalcatolico@portalcatolico.org.br> ou padreoswaldo@portalcatolico.org.br <mailto:padreoswaldo@portalcatolico.org.br>.Apresentemos agora com fé e alegria, nossos pedidos e louvores a Deus, com a intercessão de Nossa Mãe Maria, Senhora de Fátima.Oremos:“Ó Mãe, Senhora de Fátima, que conheces os sofrimentos e as esperanças da Igreja e do mundo, assiste os teus filhos nas provações quotidianas que a vida reserva a cada um e faz com que, graças aos esforços de todos, as trevas não prevaleçam sobre a luz. A Ti, aurora da salvação, confiamos a nossa vida e nossa alma, nossos trabalhos e nossas famílias, nossos enfermos e nossos idosos, para que, sob a tua guia, todos os homens e mulheres, descubram Cristo, Luz do Mundo e Único Salvador, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos.

Amén!”

Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós!

www.portalcatolico.org.br


Padre Oswaldo Gerolin Filho e Presidente do Portal Católico

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Willian Mota Melo (IP registado)
Data: 03 de May de 2008 02:13

Meu caríssimo Irmão David

Como o irmão entrou na questão da intercessão dos Santos, é necessário fazer um esclarecimento. Sobre o versículo que o irmão citou:

Isaías 42:8
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura .

Com certeza toda honra e toda a glória pertence exclusivamente a Deus. Os Santos só são Santos porquê colaboraram de forma heróica com a Graça de Deus . Sem a graça não há santidade. Eles refletem como em um espelho a glória de Deus. Portanto quando um católico admira as virtudes de um Santo, é Deus quem é glorificado pelo que realizou em um simples humano de carne e osso através da graça.

No Apocalipse (6, 9s), os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: "Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?"


Agora vou lhe mostrar a questão da intercessão dentro do contexto bíblico:

"Orai uns pelos outros, para serdes salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito"(Tgo 5, 16)

"Tomai sete touros... e ide a meu servo Job... o meu servo Job... orará por vós e admitirei propício a sua face" (Job 42, 8). Neste trecho, Deus não apenas permite, mas ordena "ide", e promete escutar a prece que Jó há de fazer em favor dos seus amigos.

Nosso Senhor nos manda "Orar uns pelos outros" (MT 5, 44). S. Tiago nos ordena de "orar uns pelos outros" (Tgo. 5, 16). S. Paulo diz que "ora pelos colossenses" (Col. 1, 3).

No evangelho de S. Mateus (22, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu". Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).

S. Paulo, na mesma carta em que declara Jesus como único mediador entre Deus e os homens, indica também mediadores 'secundários' (I Tm 2, 1-5): "Recomenda que façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens..." Pois, fazer orações por outros, é de fato, ser intercessor e mediador entre Deus e os outros.

A própria Bíblia aplica o título de mediador também a Moisés (Dt 5, 5): "Eu fui naquele tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós".

Mais: em Ap. 6, 9s, os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: "Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?" Como se vê, os justos estão conscientes após a morte!

Alguns exemplos de intercessão após a morte:

Jeremias: "E o Senhor disse-me: ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma não se inclinaria para este povo; tira-os da minha face e retirem-se" (Jer 15, 1 ss). No tempo de Jeremias, estavam mortos Moisés e Samuel, mas sua possível intercessão é confirmada pelas palavras do próprio Deus: "ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim...", quer dizer que eles poderiam se colocar diante de Deus para pedir clemência para com aquele povo. Em outras palavras, Deus deixa clara a possibilidade da intercessão após a morte.

Em II Mac 15, 12-15 lemos: "Parecia-lhe (a Judas Macabeu) que Onias, sumo sacerdote (já falecido!)... orava de mãos estendidas por todo o povo judeu... Onias apontando para ele, disse: 'Este é amigo de seus irmãos e do povo de Israel; é Jeremias (falecido), profeta de Deus, que ora muito pelo povo e por toda a cidade santa".

No Apocalipse (6, 9s), os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: "Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?"

Todos estes trechos demonstram, inequivocamente, a intercessão dos santos após a morte.

Portanto meu caro, a doutrina da comunhão dos santos é doutrina fortemente amparada pelas sagradas escrituras. O que acontece é que há uma confusão dos nossos irmãos protestantes com relação a diferença que há entre os santos (cristãos heróicos) e os Ídolos ( falso deus) do antigo testamento. Vale lembrar que no início do cristianismo, muitos mártires foram declarados santos justamente por terem se recusado a renegarem sua fé em Cristo, prostrando-se diante dos deuses do império romano. Preferiram o martírio.

Um abraço meu irmão

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de May de 2008 03:12

Caro Willian:

Apreciei muito este teu «post», pelo conteúdo e pela forma!

Alef

Página actual: 19 de 20


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.