Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 20
Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 14:50

Um exemplo do que acontece com os exageros marianos... ver notícia.

Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Pedro Brito (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 17:41

Ás vezes tenho muitas duvidas se pessoas que se dizem Cristãs, poem Cristo como o centro, o exemplo a seguir. Não porão Maria?
Porque é que não se tenta seguir o que Jesus fez no agir do cristão? Até porque os próprios Evangelhos falam muito mais de Cristo e do seu exemplo do que própriamente a sua Mãe.
Sejam sinceros, seguir a Cristo é muito mais dificil do que seguir a sua mãe, não é?

Obrigado pelas boas vindas Luis..

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 19:36

Caro Pedro:

Bem-vindo! Nesta mensagem aproveito para responder à tua questão e dizer algumas coisas que estavam para ser ditas há muito tempo, à espera de uma oportunidade...

Claro que somos sobretudo cristãos. Parece-me que o perigo são os excessos, para um e outro lado. Há uma certa piedade mariólatra em alguns meios, muitas vezes por ignorância. É a tendência a ver Maria como uma espécie de deusa, contraposta e quase mais importante que Deus. Acontece mesmo em alguns ambientes teológicos, normalmente muito conservadores e que normalmente não integraram realmente o Concílio Vaticano II. Um exemplo disso é a tentativa de alguns de quererem que o Papa proclame o dogma de Maria como Co-redentora.

O outro excesso é dizer que não precisamos de Maria para nada, que só somos cristãos e basta. Tem algo de verdade, mas tem muito de equívoco. O problema desta posição extrema é que na prática esconde um certo gnosticismo, como se a nossa religião fosse a religião dos "ilustrados", dos que sabem mais... É frequente os que tomam estas posições serem agressivos em relação à chamada "religiosidade popular". Ora a Mariologia tem um lugar importante na teologia e na vida cristã, porque Maria é para nós uma espécie de paradigma da própria vida cristã. Os dogmas marianos dizem-nos "prolepticamente" (por antecipação) algo do que acontece connosco. É importante ver o dogma da Imaculada Conceição como a realização daquilo que nos espera, sermos imaculados! O dogma da Assunção de Maria diz-nos também que também nós seremos "assumidos" por Deus. A Anunciação mostra a iniciativa de Deus que nos pede algo de impossível a nós, mas possível quando Ele age com a Sua graça. Maria é também modelo do cristão no seu confronto com Jesus, "conservando todas estas coisas no seu coração". No evangelho, sobretudo no de João, Maria (chamada de "mulher" e nunca pelo nome próprio!) é símbolo do Israel fiel que se abre ao Verbo, que está presente quer no início (bodas de Caná, o primeiro "sinal") quer no fim (Calvário) da vida pública de Jesus. Vendo bem as coisas, Maria está presente em todo o esquema da Teologia:
- A Imaculada Conceição remete para o início, a Criação (o plano inicial de Deus, o de sermos imaculados, que será restaurado no fim);
- A Assunção de Maria remete para o fim, a Escatologia.

De qualquer forma, é necessário não esquecer que o centro é Cristo e que os dogmas marianos são, em primeiro lugar, dogmas cristológicos. Dizer que Maria é Mãe de Deus significa que em Jesus há uma unidade entre o divino e o humano, pelo que é uma heresia dizer que Maria é apenas mãe do homem Jesus. Jesus não tem uma personalidade esquizofrénica. É realmente homem e realmente Deus. O dogma de Maria Mãe de Deus diz isso mesmo.

Sobre Maria, Mãe de Deus, note-se ainda algo de importante: embora a expressão latina seja "Mater Dei", o original grego é, como sabemos "Theotókos", que significa "aquela que deu à luz". É uma expressão talvez mais feliz, porque põe de parte alguma má interpretação de que Maria seria mãe da Ssma Trindade...

Em ordem a manter o equilíbrio, há que manter a Mariologia num de dois contextos: ou na Cristologia ou na Eclesiologia. Note-se – e chamo a atenção ao João para este facto – o Concílio Vaticano II recusou-se a escrever um documento exclusivo sobre Maria. As coisas bonitas que o Concílio diz sobre Maria (já lá iremos) estão inseridas no último capítulo da Lumen Gentium, o grande documento sobre a Igreja.

Será despropositado e antibíblico o culto a Maria? Não. Mantendo sempre o equilíbrio de se saber que o culto de adoração (latria) só é devido a Deus, o culto de veneração a Maria está previsto na própria Bíblia. No seu "magnificat" Maria diz: "Todas as gerações me chamarão bem-aventurada". É o que faz a oração da "Avé Maria", que usa as palavras bíblicas de Isabel: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre". Antes destas usa as palavras do Anjo: "Salve (avé), cheia de graça, o Senhor está contigo!" Se um mensageiro de Deus chama a Maria "cheia de graça", porque não o poderemos fazer nós?

É importante ainda ter em conta que os documentos oficiais da Igreja sempre acentuam o carácter cristológico do culto mariano, especialmente do Rosário/Terço. Basta ver o último documento do Papa sobre a matéria, a Carta Apostólica «Rosarium Virginis Mariae». Está disponível on-line em [www.vatican.va]. Logo no primeiro número diz: «O Rosário, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é, de facto, oração cristológica». E uma boa parte do documento é para explicar este aspecto. Note-se que uma correcta devoção a Maria levará a Cristo, já que ela diz claramente: «Fazei o que Ele vos disser»...

Uma outra consideração: a grande aportação do Concílio Vaticano II em relação a Maria foi proclamá-la "Mãe da Igreja". Despropositado? De modo nenhum, pois não só corresponde à prática orante da Igreja (lex orandi, lex credendi), mas está de acordo com a própria Bíblia. Uma leitura atenta a João 19:25-27 mostra que (como quase sempre) João não se limita a descrever um facto ao gosto jornalístico. Este episódio tem sido visto sobretudo na sua força simbólica ou teológica. Maria. Maria, a virgem fiel, é figura de Israel, também vista muitas vezes como a virgem desprezada e estéril que, contra toda a esperança, recebe a promessa do Messias. Mas o Messias vem de uma forma inesperada, não é um messias político, mas veio pregar o amor até ao dom de si mesmo e da própria vida, sendo, por isso, rejeitado pelo seu povo. Ao receber "o discípulo amado" (note-se este pormenor), Maria, figura de Israel, reconhece como filhos os discípulos de Jesus. Outras interpretações têm sido dadas. Assim se constitui um novo povo e uma nova forma de pertença. Por isso se proclama Maria como Mãe e figura da Igreja. Os Padres da Igreja são particularmente ricos de literatura sobre o simbolismo dos vários episódios do Calvário. Portanto, ali Maria é Mãe, já não apenas do Messias, mas de todo o discípulo amado. [Já falei disto no tópico sobre os irmãos de Jesus.]

Em resumo: Maria não é o centro da fé cristã (esse está no mistério pascal de Jesus Cristo), mas pode ser e é uma grande ajuda para que muitos por Maria cheguem ao centro.

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de February de 2003 11:10

Alef,

Foi esclarecedora a tua mensagem.

Apontas o perigo do gnosticismo;
Em relação à questão que coloquei em "4 - Sabendo que na Igreja Católica existe a maior diversidade religiosa (pelo menos que eu conheço - o Luís pode sem dúvida esclarecer este ponto) - existe união, mas não unicidade - é concebível um católico ser absolutamente indiferente a Maria, isto é, não a considerar de uma forma particular, mesmo que responda negativamente a 2 e 3???":
queres então dizer que tal posição (e a generalização da não aceitação de tudo aquilo que vem do culto popular) seria um desvio mais ou menos grave, consoante o extremar de posições, à nossa Fé?

João (JMA)

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 07 de February de 2003 11:54

João, sinto dizer-lher, mas é você que não reconhece a verdade da Escritura.
vou te dar um exemplo básico disso: Se um teólogo escreve um livro com comentários bíblicos é interessante que leiamos mas não devemos colocá-lo acima das Escrituras. Tudo que estiver estranho à Palavra deve ser ignorado e devemos reter o que é bom, como diz Paulo.
Mas, ao colocarmos algo que alquém escreveu acima das Escrituras é totalmente errado, mas é o que vocês fazem. Colocam as tradições tão acima, que mesmo a Bíblia dizendo o contrário, vocês dizem que nós é que não interpretamos certo. Francamente... a Bíblia, no geral, não é difícil de compreender, pelo menos os preceitos básicos sao mais que óbvios. O que é de difícil compreensão, eu nem ouso em comentar, pois se não posso dominar o assunto, fico quieta, mas tudo que estamos discutindo aqui não são passagens de difícil interpretação.
Ainda bem que concorda que seus argumentos são opiniões próprias, pois não ha respaudo bíblico para suas alegações (mas há respaudos que contradizem elas).
Eu também não quero mais discutir... para mim a Bíblia revela a verdade e pronto. Não vou contra o que ela está escrito, pois esse é um conselho dos Apóstolos.
Deus te abençoe.
Andréia.
>
>
> Luís, desisto. Ainda por cima consideras que o que eu digo é
> uma opinião, mas ainda vais mais longe considerando que até
> padece de um erro básico. Desculpa lá que te diga, mas
> parece-me que ainda não entendeste o assunto, pelo que não me
> vou repetir. Vê lá se lês atentamente o Catecismo, por favor...
>
> Ó Andreia, já viu os links acima sobre a iconografia e a
> oração aos mártires nos primeiros séculos? Dê uma olhadela:
>
> [www.catacombe.roma.it]
>
> [www.catacombe.roma.it]
>
> [www.romacivica.net]
>
> [www.usask.ca]
>
> [www.usask.ca]
>
> [campus.northpark.edu]
>
> A questão das imagens ficou decidida já há muito tempo atrás,
> e além disso não reconheço a autoridade da Andréia na
> interpretação infalível da Escritura...
>
> Por favor, veja os links acima e comente.
>
> João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 07 de February de 2003 12:10

Alef,
Você disse: "mas pode ser e é uma grande ajuda para que muitos por Maria cheguem ao centro" QUEM FOI QUE DISSE QUE PRECISAMOS DE MARIA PARA CHEGAR A JESUS? EM QUE PARTE DA BÍBLIA, jESUS, OU PAULO, OU ALGUM APÓSTOLO DIZ ISSO?
Jesus diz que está a porta do nosso coração e basta nós abrirmos para Ele entrar. É tão fácil deixá-lo entrar na nossa vida; o difícil é fazer o que Ele mandou, talvez seja por isso que as pessoas colocam tantos enfeites para que não enxerguemos o que realmente precisa ser feito: OBEDECER OS MANDAMENTOS E ORDENANÇAS DE CRISTO, E COMPLETAR A CARREIRA QUE NOS FOI IMPOSTA QUE É A PREGAÇÃO DO EVANGELHO A TODAS AS NAÇÕES.
Deus te abençoe.
Andréia.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de February de 2003 13:36

Andreia,

1 - Quanto à mensagem de : 23/12/02 16:30, “Jesus já existia antes da criação do mundo (jo 1.1) como pode ele ter mãe?”
Agradecia a inclusão do texto bíblico, porque em nenhuma das bíblias cá de casa encontro tal correspondência.
Se for o da mensagem de 29/01/03 02:39, basta dizê-lo.

2 - Outra questão é: há dois Jesus? Um com corpo e outro sem corpo?
“Maria é a mãe do corpo humano de Jesus, mas não é mãe de Deus” e “Ele veio com carne
corruptível, e é dessa carne que Maria é mãe,”
São pessoas diferentes?
Mais uma vez agradeço as correspondentes citações bíblicas, ou melhor o texto para evitar o problema citado em 1.

3 – “. SÓ ELE PERDOA PECADOS, mas isso não tira do homem a obrigação de perdoar seu irmão por
algo que ele fez.” - correspondentes citações bíblicas / texto

João (JMA)

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 07 de February de 2003 16:37

Quer dizer que na sua Bíblia não está escrito: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. (Jo 1:1)? Quem é o verbo? Pai, filho ou Espírito Santo?
Veremos quem era o verbo no versículo 14:
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai é Deus.”
Agora lhe pergunto: Quem se fez carne e habitou entre os homens Jesus. Portanto, Jesus existia desde o princípio, sempre foi um só com Deus. Não precisava de Maria para existir, pois já existia (2 Ele estava no princípio com Deus), mas precisava de uma mulher para cuidar dele, como homem, teria que se fazer maldição se esvaziando-se de suas qualidades de Deus e sendo um homem comum, como eu e você, porém, ele não pecou e provou que um homem pode vencer as tentações da carne. Morreu inocente, como cordeiro perfeito, sem mancha, e voluntariamente para que não fosse necessário outro sacrifício por você e por mim.
SE A SUA BÍBLIA NÃO POSSUI ESSES VERSÍCULOS, JOGUE-A FORA E COMPRE OUTRA.

Sobre perdoar pecados.... O cristianismo veio através da revelação de Deus aos hebreus. Os judeus sabiam bem que só Deus tem poder de perdoar os pecados, e por isso achavam que Jesus estava blasfemando quando dizia perdoar pecados, pois não sabiam que Jesus é Deus: “ Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus?” (Mc 2:7), ou será que seu cristianismo não veio do judaísmo?
Mas nós devemos perdoar aos que nos fazem mal, pois é ordem de Jesus, para que Deus possa perdoar nossos pecados: “ Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos [perdoar]á a vós”(Mt 6:14)
SERÁ QUE SUA BÍBLIA TAMBÉM NÃO TEM ESSAS REFERÊNCIAS?
Deus te ilumine.
Andréia.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de February de 2003 20:54

Caro João (JMA):
Que é possível ser-se cristão e católico sem prestar especial atenção a Maria, creio que é possível. Se é desejável, ponho as minhas dúvidas, pelo que expliquei anteriormente. Aliás, se a nossa finalidade é a de nos identificarmos com Jesus Cristo, então, como Ele, honraremos a sua Mãe, que no Calvário foi oferecida ao "discípulo amado", isto é, a cada um de nós!

Em relação ao culto popular, poder-se-ia dizer muita coisa, mas baste o seguinte. O culto popular reveste-se normalmente de formas sublimes de fé, no seu sentido profundo de confiança total, com expressões por vezes espúrias que raiam a superstição. O que há a fazer é procurar discernir o que é válido, mas evitando "deitar fora o bebé com a água de o lavar". Um exemplo simples pessoal: tenho uma certa repulsa natural pela mentalidade das promessas e das velinhas, mas reconheço que precisamos (todos!) de ter uma religião que não se limite ao cérebro, que viva também de expressões concretas e "tangíveis". É um acto profundamente simbólico, que importa enriquecer, o acender de uma vela ou colocar de um ramo de flores. Precisamos de actos de coração, também eles "litúrgicos"! Caso contrário reduzimos a religião a saber papaguear umas quantas coisas, isto é, ao conhecimento (gnosticismo) e a certa altura tornamo-nos agnósticos e cínicos...

Há algum tempo visitei uma catedral anglicana e tive uma enorme surpresa ao entrar: uma mulher de joelhos diante de um ícone russo representando Nossa Senhora! Não é que algumas denominações protestantes estão a redescobrir a importância de Maria?

Parece-me que funcionamos muito por extremos e modas. Se alguns católicos não tivessem uma visão tão marianocêntrica, provavelmente Maria era vista de uma forma mais benevolente nas igrejas protestantes. Se facto, se dão tanta importância a Paulo ou aos Apóstolos, porque não haviam de a dar a Maria? Se tomam a sério a Bíblia, porque não correspondem à palavra de Maria quando diz que "todas as gerações me chamarão bem-aventurada"?

Creio que já estivemos mais longe do equilíbrio, quer no que respeita à relação com os protestantes, quer intra-Igreja Católica.

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de February de 2003 21:32

Pois, Andréia, vamos por uma abordagem simples. Pelo texto que citaste não podes concluir que eu disse que precisamos de Maria para chegar a Jesus. E também não podes negar que "pode ser e é uma grande ajuda para que muitos por Maria cheguem ao centro". Disse, como vês, que pode ser e é uma ajuda.

Todos precisamos de alguma ajuda para ir a Jesus. É certo que é o Espírito Santo que trabalha, mas muitas vezes "socorre-se" da ajuda de outros. Os gregos pediram a Filipe para ver Jesus (Jo 12:20-21), o eunuco etíope precisou do diácono Filipe(Actos 8:26-40), etc. Tu e eu precisámos de alguma ajuda para conhecer Jesus: os pais, a catequese, etc...

Maria tem ainda claramente uma intervenção intercessora nas bodas de Caná ("Eles não têm vinho" – o vinho na Bíblia é sinónimo da alegria) (Jo 2). Mostra estar atenta àqueles que no Calvário recebe como seus filhos: "Mulher, eis o teu filho". Quem é este filho? É o "discípulo amado", figura de cada um de nós.

Portanto, no mínimo não podemos negar um facto: Maria pode ajudar a chegar a Jesus. E porquê? É que olhando para Maria, vemos nela uma mulher com as mesmas lutas da vida que nós, mas que "conserva(va) todas as coisas no coração" e que nos diz ainda hoje: "Fazei o que Ele vos disser" (Jo 2:5).

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de February de 2003 21:49

Andréia:

De facto, não é a mesma coisa dizer que "O Verbo existiu desde sempre" e que "Jesus existiu desde sempre". Antes da Incarnação temos o Verbo, em Deus, mas não temos Jesus, já que Jesus é o nome do Verbo Incarnado. Mas, isso sim, Jesus é Deus.

Quando dizemos que Maria é «Theotókos» estamos a preservar a fé cristã contra uma heresia, chamada nestorianismo. Nestório dizia que Maria era mãe de Jesus enquanto homem, mas não enquanto Deus. Parece lógico, não? Sim e não. O problema é que ao afirmar isto, se cai numa heresia, que é a de admitir que em Jesus há uma espécie de dupla personalidade. Outros, para evitar este problema, caíam numa heresia diferente: Jesus é uma só pessoa, com uma só natureza (para uns é só homem – arianismo; para outros é só Deus – apolinarianismo).

Que respondeu então o Concílio de Éfeso? Respondeu dizendo: em Jesus é completamente homem e completamente Deus - acrescenta o concílio de Calcedónia - n'Ele há duas naturezas numa só pessoa. Daí, não havendo nenhuma dupla personalidade em Jesus, aquele Jesus a que Maria deu à luz é Deus! Maria pode ser então chamada «Theotókos», palavra grega que significa aquela que deu à luz Deus. Depois a tradução latina usou a expressão "Mater Dei", que significa literalmente "Mãe de Deus". É claro que não significa isto que Maria seja mãe da Trindade em sentido absoluto, mas que Aquele a Quem ela deu à luz é Deus, da mesma forma que também é homem.

Claro agora?

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: joana (IP registado)
Data: 08 de February de 2003 12:26

Olá
esta mensagem é só para me apresentar e experimentar este sistema.
Ando a "estudar" a observar Maria com todo o cuidado e respeito que merece uma pessoa humana que trouxe no ventre Jesus Cristo .Para já limito-me a este facto : se trouxe no ventre Jesus não era uma mulher qualquer . Mas como prestar-lhe homenagem sem entrar em riscos de a idolatrar , contrariando o primeiro mandamento de Deus : adorar só a Deus e como obedecer ao primeiro mandamento de Jesus : adorar só a Deus ? Tenho medo de entrar em adoração quando estou a rezar à Virgem tenho medo de não estar a obedecer ao primeiro mandamento de Deus e de jesus Cristo .
joana

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 04:10


Joana, respondi-te no tópico que criaste sobre o "medo de rezar à virgem".

Será melhor que todos continuemos o diálogo sobre esse "medo" lá, dado que já temos o tópico criado propositadamente para isso, e não nos ajudar em nada a fragmentação de respostas.

Aconselho-te, como o fez o Luís, a que leias este tópico e que partilhes connosco as tuas razões àcerca da questão de "porquê venerarmos a santíssima Virgem". Espero que a tua vivência da oração mariana nos abençoe a todos. :o)

João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 04:15


Vou dar a minha "colher de chá" sobre as últimas mensagens...

Pedro, como é que afirmas uma coisa dessas - "seguem Maria porque isso é mais fácil que seguir Jesus"? Com que então, nós consideraríamos Maria como uma opção a Jesus?? Não sei se muitos não pensarão assim, mas não é essa a doutrina da Igreja! Tudo aquilo que acreditamos e a forma como amamos Maria deve-se a Jesus e é POR Jesus.

Há no entanto muitos corações frígidos (semi-gnósticos?) que não conseguem contemplar a intimidade da relação entre Maria e Jesus, que é a expressão mais pessoal da relação entre Deus e a Humanidade, algo que nos é caro e próximo a todos.

Tudo aquilo que se acredita sobre Maria defende, esclarece e aprofunda tudo aquilo que acreditamos sobre Cristo, sobre Deus, como na expressão "Theotokos". Por exemplo, tens do teu lado (contra a verdade sobre Maria, que diz respeito a Jesus) as Testemunhas de Jeová e todas as seitas. Pensamento inquietante, não? A Igreja sabe o quão importante é uma ideia correcta sobre Maria, que leva a uma ideia correcta sobre Deus: disso se manifesta o seu combate a diversas heresias, como por exemplo a gnóstica, a ariana, a apolinarista, a nestoriana, a monofisita, a maniqueia, a pelagiana... Maria é a chave para este combate, na defesa ortodoxa da fé católica (una, íntegra e total - universal; "uma-só-versão" da fé) em Cristo. E também por isso todas as gerações a proclamarão como bem-aventurada...

Aqui temos um exemplo concreto: a Andréia não entende que Jesus é a unidade da Segunda Pessoa da Trindade a um ser humano, que não deixando de ser o que era assumiu o que não era, sendo sempre eterno assumiu também a temporalidade através da geração em substância humana na sua Mãe (que é primeiramente criatura sua). Sendo Jesus esta unidade, Maria não é mãe de uma parte de Jesus, mas do seu todo; Ele é Deus (não uma parte de Deus, mas um da Unidade na Trindade) e Maria é assim Mãe de Deus. Isto ficou definido nos primeiros séculos do Cristianismo, mas como vemos, o Espírito Santo não subsiste nem revela "toda a verdade" a quem não comunga da sucessão apostólica... "Só a Bíblia"? Deixem-se disso!!

Louvamos Maria por tanto quanto Deus realizou nela, e pela forma como ela acolheu a vontade de Deus, que deve ser a nossa própria forma, embora sempre imperfeita. Maria é mais santa que qualquer ser humano, sendo ela meramente um ser humano, e portanto é menos "divina" que Jesus, obviamente, que é Deus.

Luís, aquele sítio que citaste não é um mero "exagero mariano", é uma coisa totalmente despropositada e sem sentido. Certamente que o clero local se irá manifestar contra (embora existam sempre uns padres mais crédulos e benevolentes para com estas manias populares). :o)

Em suma, penso que haverá sempre quem, pela pouca profundidade e interesse no entendimento destas questões, sempre achará mais "simples" (fazendo como qualquer heresia, que é uma "simplificação" ou "adequação" da verdade à mente de cada um) afirmar apenas que Cristo é o centro da nossa fé, o que é verdade (mas é mais que isso: é o cerne, o propósito; Ele É a nossa fé)... Mas isso justifica todas as heresias de "cristãos" para quem Cristo também é "o centro da sua fé"!! Conhecer Maria é esclarecermos e aprofundarmos a verdadeira fé em Cristo.

Recomendo dois sítios:

[mariology.com]

[www.udayton.edu]

João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 04:17


Em relação às questões levantadas anteriormente:

João (JMA),

Pelo que já disse, não, não é possível a fé em Deus "sem" Maria pois isso seria negar a Encarnação de Deus. Ou seja, as implicações teológicas da Encarnação realizada em Maria são um núcleo dogmático da fé, tal como a Ressurreição.

Chegar a Deus sem Maria é dizer que Jesus não é Deus - explico: Jesus chegou-nos por Deus através de Maria. Temos de entender essa Encarnação para chegarmos ao conhecimento de Deus, de Cristo.

Mas o que perguntas é se será "necessário" chegar a Deus "através" de Maria? Ou seja, referes-te a orações a Maria para "chegar" a Deus?

Essa é uma ideia um bocado adulterada, repara: nós somos comunhão de santos, não é que nos usemos uns aos outros para "chegar" a Deus, mas é que conhecendo-nos e amando-nos uns aos outros, intercedendo uns pelos outros, aprofundamos a fé em Deus.

Assim, nenhum cristão pode ser indiferente a Maria: ela é na verdade muito importante na sua união como irmãos.

Luís,

Não é verdadeiro o que dizes que o nosso culto se deve "somente" à Santíssima Trindade!! Maria faz parte do culto cristão, por causa de Cristo. Claro que numa Missa, só se menciona Maria quando se fala nos santos, prestando-se louvor a Deus e comungando eucaristicamente. Aliás, não foi Paulo VI que nos deu uma Exortação Apostólica intitulada "Marialis Cultus" (culto mariano, incrementado devido ao esforço particular dos Papas dos últimos séculos)? :o)

971 «Todas as gerações me hão-de proclamar ditosa» (Lc 1,48); «a piedade da Igreja para com a santíssima Virgem pertence à própria natureza do culto cristão». A santíssima Virgem «é com razão venerada pela Igreja com um culto especial. E, na verdade, a santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de "Mãe de Deus", e sob a sua protecção se acolhem os fiéis implorando-a em todos os perigos e necessidades [...]. Este culto [...], embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta por igual ao Verbo Encarnado, ao Pai e ao Espírito Santo, e favorece-o poderosamente». Encontra a sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração mariana, como o santo rosário, «resumo de todo o Evangelho».

Dizes que tal passagem bíblica, que nos exige esse amor e esse culto "não existe" - QUE GRANDE ASNEIRA!! Se te baseias num literalismo bíblico que é na verdade anti-bíblico, então não te posso fazer nada. Será que a citação "todas as gerações me hão-de proclamar ditosa (ou bem-aventurada)" não te diz nada? "Maria" está presente na Bíblia desde o Génesis, sendo ela a Nova Eva... Mas provavelmente estás mais preocupado em repudiares as devoções populares do que em compreenderes a verdade sobre Maria e Jesus, não é?

Será interessante fazer uma recolha bíblica da importância de Maria na história da Salvação.

Uma devoção mariana autêntica reconduz-nos continuamente à adoração da Trindade, ao contrário do que acontece com numerosas seitas "centradas em Cristo" (ou "centradas no Pai" ou "centradas no Espírito Santo") e com pessoas que se dizem "cristãs" só por acreditarem num Jesus muito bonzinho, sem qualquer vínculo eclesial nem profissão de fé...

Alef,

Eu prestei atenção à forma como Maria foi tratada pelo II Concílio Vaticano, e concordo plenamente com isso. Por outro lado, há aqui quem se diga muito pró-conciliar mas quando chegamos à Lumen gentium e ouvem falar em devoção mariana e a Igreja Católica como aquela em que subsiste a Igreja de Cristo, torcem logo o nariz... Curioso...

Olha, naquela catedral anglicana, se calhar a senhora era uma turista católica...! Hehehe... ;o)

Continua a evangelizar! É uma benção ter-te aqui... :o)

Andréia,

Ainda não leu a minha resposta no tópico "A Igreja e/ou a Bíblia?", em que me refiro a isso que fala sobre a hipotética suficiência da Bíblia? Deixemos este assunto para lá, aceda a esse tópico através da lista do fórum ou seguindo este endereço:

[www.paroquias.org]

Acontece que a maior parte dos meus argumentos não são opiniões minhas, mas a doutrina da Igreja. O facto de dizer que não existe suporte bíblico para elas ainda está por provar (e não é uma simples afirmação a negá-lo que o desmente, como é óbvio). Por favor, responda a isto naquele outro tópico.

Mas estamos a falar de Maria: você viu os sítios indicados ou não quer encarar com imparcialidade a questão?

Ah! E entre as coisas que Jesus nos mandou fazer, está incluido o múnus pastoral de Pedro (cf. Mateus 16,17-19; Lucas 22,32; João 21,15-22), que você não compreende e nega absolutamente, corrompendo a Escritura com vãs filosofias, doutrinas e tradições humanas ("sola Scriptura").

Que Deus a abençoe, Andréia.

João

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 11:49

Ok. Desisto, pois para vocês vale mais o que diz o homem, mesmo que contradiza o que a Bíblia diz. Vocês não acham necessário verificar se as palavras ditas pelo homem bate com Escrituras... não sou eu quem vai ter que responder por isso, graças a Deus....

É engraçado como os católicos vêem o que está escrito de maneira tão deturpada: dizer que o que Jesus disse na cruz para seu melhor amigo, João é figura para todos nós, é no mínipo patético!!! ("Mulher, eis o teu filho") Ainda mais quando se entra na questão que Jesus era o filho mais velho e que aparentemente Maria já era viúva...
Outra O comentário de João dizendo que Maria é MENOS DIVINA que Jesus já afirma que ele a considera um deus. Um deus inferior a Jesus, mas um deus.... não sou eu quem vai responder por isso, graças a Deus.

Não entro mais em discursão com pessoas que teimam em distorcer a Palavra e acrescentar a ela coisas que homens disseram, tornando estas superiores àquelas. Que Deus tenha misericórida de todos. Amém.
Andréia.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luís Marques (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 12:54

Cara Andreia

Onde está na Bíblia que Maria era viúva?
Se Jesus era o irmão mais velho, onde estavam os outros irmãos mais novos para que Jesus tivesse que entregar Maria aos cuidados de João?

Gostava que isto fosse respondido SÓ PELA BÍBLIA, sem recurso a "palavras ditas por homens".

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 13:18

Ok... você vê a Bíblia comentar sobre José após Jesus ter crescido?
Onde estaria José no dia que Jesus, seu Filho Adotivo morreu? Será que ele seria tão insensível que não estaria lá no dia da morte de seu amado? É óbivio que havia morrido. Não está escrito propriamente esta frase "José morreu", mas ele não estava lá durante todo o acontecimento da Crucificação de Jesus.
Sobre os filhos de Maria, se você ler meus outros comentários verá que Jesus tinha irmãos e óbvio que mais novos do que Ele, já que ele foi o primogênito.. e verá meu comentário sobre a caixa dos restos mortais de Tiago, irmão de Jesus e filho de José.... cuja caixa, católico nenhum ousa fazer comentários....
Andréia.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luís Marques (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 13:24

"Onde estaria José no dia que Jesus, seu Filho Adotivo morreu? Será que ele seria tão insensível que não estaria lá no dia da morte de seu amado?"

Poderia reformular a pergunta de outra forma:

Onde estariam os irmãos de Jesus no dia em que Ele morreu? Será que eles seriam tão insensíveis que não estariam lá no dia da morte de seu amado?

Não respondeu à minha última pergunta... ou melhor tentou responder usando também elementos extra-bíblicos...

Eu tinha dito "SÓ PELA BÍBLIA"

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 16:16

Sobre a sua pergunta... estude sobre o costume da época a respeito das viúvas... vamos nos ater a sua outra pergunta sobre os irmãos de Jesus.

A Bíblia responde em Mt 13:55 que Jesus tinha irmãos (que vocês teimam em dizer primos) chamados Tiago, José, Simão e Judas, e ainda cita irmãs no verso 57.

Ai você diz, mas não são irmãos e sim primos...

Aí eu te digo são irmãos sim, pois em Mc 15:1 diz que algumas mulheres viram onde colocaram o corpo de Jesus e lá, entre elas está: “E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde fora posto” MARIA, MÃE DE JOSÉ... OPA.... LEMBRE-SE QUE EM MT 13:55 FALA QUE JOSÉ É IRMÃO DE JESUS....
MAS NÃO VAMOS PARAR POR AÍ.
O mesmo Mateus diz que algumas mulheres foram embalsamar Jesus, ritual da época feito por familiares e pessoas próximas ao morto: “Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo”.... MUITO BOM... MARIA, MÃE DE TIAGO, MAS... TIAGO, NÃO É O IRMÃO DE JESUS... FICA BEM ÓBIVIO, IRMÃO DE JESUS E FILHO DE MARIA.
Aí você diz, naquela época tinha muitas mulheres chamadas Maria...
Aí eu te digo: Onde estaria a Maria sua mãe então? Não iria, ela, embalsamar seu filho amado? Seria uma insensível, não? Não é uma atitude de uma mulher que foi escolhida para ser a mãe do messias...

Ou então você diz ... "é coincidência"...

Aí eu digo:
A POUCO TEMPO FOI ENCONTRADO UMA CAIXA CONTENDO RESTOS MORTAIS DE UMA PESSOA CHAMADA TIAGO E POR “COINCIDÊNCIA”..... NOS DIZERES EM ARAMAICO DIZ: “TIAGO, FILHO DE JOSÉ, IRMÃO DE JESUS”...... Em cheio!!! Naquela época não era costume citar o nome de outra pessoa além do Pai, a não ser que fosse uma pessoa muito conhecida... JESUS ERA MUITO CONHECIDO?
AGORA EU QUERO SABER O QUE TEM A DIZER SOBRE ESSA CAIXA, POIS ATÉ AGORA NINGUÉM DISSE

Página actual: 7 de 20


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.