Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 15 de 20
Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 17:53

Porque é que eu não acredito em Fátima.

1) A Srª de Fátima não é a mãe de Jesus.
2) A mãe de Jesus é uma judia fiel a Deus. A Srª da Fátima pediu que lhe construissem uma capelinha. Uma judia fiel a Deus era totalmente incapaz de fazer tal pedido.
3) A mãe de Jesus (como judia que é) não gostava que a chamassem de mãe de Deus.
4) A mãe de Jesus aconselharia a orar como Jesus ensinou.
5) A mãe de Jesus não vinha cá a dizer que era a Imaculada Conceição, mas esperaria que fosse Deus que dissesse isso se isso fosse verdade.
6) A mãe de Jesus (como judia obediente a YHWH que é) não iria pedir devoções dirigidas a ela, como a devoção «ao MEU IMACULADO ...».
7) A mãe de Jesus teria muito mais respeito por Deus que a Srª de Fátima.
8) A mãe de Jesus não tem um bébé ao colo como sendo o seu Filho. Cristo já não é mais um bébé.
etc.etc.etc. ...

Afinal a Srª de Fátima anda a enganar toda a gente. Não é uma mulher, é um ser espiritual. Quem me assegura que não está incluida no grupo seguinte ?! ...
(Efésios 6,12)
Citação:
«.... .... os espíritos do mal que estão nos céus
Vem na Bíblia! Consulte-a, por favor: (Efésios 6,12)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 19:19

Caro Manuel:

És livre de dizer por que razão não acreditas «em Fátima». Mas é teu dever fundamentar devidamente e não desta forma tão tosca e sem-sentido. Ignoras a mais simples regra de hermenêutica relativa às aparições privadas, hermenêutica essa que é parte integrante da teologia católica actual; atribuis «proposições» que não são correctas. Como apenas pareces conhecer o nível literal (quando te convém), partes de caricaturas e fazes uma salada russa... Talvez fosse melhor ler mais e escrever menos.

Já agora, a imagem de Nossa Senhora de Fátima não tem nenhum bebé ao colo e as imagens de Maria ou dos santos não pretendem ser «fotos» do seu estado actual. São todas elas representações simbólicas. Será que, por exemplo, as imagens medievais de Nossa Senhora toda pintada em negro querem dizer que Nossa Senhora agora é de etnia africana? Será que a Nossa Senhora do Minho, com trajes regionais do sítio, estão a fazer uma afirmação teológica sobre a moda celestial? E que dzer de tantas outras, tão díspares? Mais uma razão para se ter em conta que as imagens não são o referente do culto, mas aquilo que elas representam, da mesma forma que honramos um retrato de um ente querido nas nossas casas ou em lugares públicos. Parece-me haver alguma contumácia cega nessa tua «cruzada» anti-católica, recorrendo a tópicos demasiado gastos e já sobejamente esclarecidos.

Aproveito esta mensagem para recordar também (e isto a propósito de outros tópicos) que as celebrações litúrgicas não pretendem ser reconstituições históricas. Ver estas coisas desde fora, de uma bibliolatria mal discernida só leva a disparates... Mas isto há-de ficar para outra altura.

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 10:04

Eu não me referia à imagem da Sª de Fátima, mas à uma aparição (ou visão) que dizem que aconteceu, durante àquilo que chamam milagres (como o chamado milagre do sol etc.) Se bem me lembro, apareceram no céu imagens de uma mulher com um menino ao colo, uma figura que foi suporto ser o s.José etc. Ou estou eu enganado?! ...
Quanto a símbolos, ainda bem que falas nisso. Os israelitas fizeram um simbolo de YHWH :um bezerro de OURO «o metal mais precioso».
Contudo, isso irritou tanto a YHWH que queria acabar com o povo de Israel e dar a Moisés a missão de constituir um novo povo. Moisés intercedeu e YHWH não exterminou totalmente o povo de Israel, dando-lhe nova oportunidade.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 11:48

Caro Manuel:

Continuas a misturar alhos com bugalhos. As imagens usadas na Igreja Católica nada têm a ver com o bezerro de ouro. Deverias prescindir dessas caricaturas que estão mais do que respondidas. Acho isso uma desonestidade.

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:04

Em ambos os casos são símbolos religiosos.
O Bezerro de ouro não simbolizava um deus pagão, mas simbolizava "YHWH", mesmo.
Ora, por favor examina:
Citação:
4*Recebeu-as das mãos deles, deitou-as num molde e fez um bezerro de metal fundido. Então exclamaram: «Israel, aqui tens o teu deus, aquele que te fez sair do Egipto.» 5Vendo isso, Aarão construiu um altar diante do ídolo, e disse em voz alta: «Amanhã haverá festa em honra do SENHOR6*No dia seguinte de manhã, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo sentou-se para comer e beber e depois levantou-se para se divertir.
Penso que sabes bem que aqui «SENHOR» significa precisamente «YHWH» . Estou a ser preciso ou não?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:18

Manuel:

Não cometas sempre o mesmo erro lógico. O facto de serem ambos símbolos religiosos não os torna idênticos!

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:28

Para mim, são idênticos embora não sejam iguais.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:30

Para quem acha que criado e gerado é a mesma coisa, a distinção entre igual e idêntico parece-me obscura

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:46

Caro Manuel:

Usei «idêntico» no seu sentido mais próprio: «o mesmo que».

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 12:57

Uma pessoa humana que gera um filho em princípio também vai ter o trabalho, de o criar.
Por isso, se um pai me disser gerei um filho ou se me disser criei um filho é para mim a mesma coisa. Eu não me preocupo em saber se o filho que ele criou foi gerado por outro, nem em saber se o filho que ele gerou foi criado por outro. Mas admito que uma pessoa queira ser curioso a ponto de saber mais do que lhe querem dizer. Contudo, já não admito que comece a bater nos outros a ponto de os matar quando vê essas coisas contraditórias por um prisma diferente, mesmo que ela tenha a maioria super-absoluta.
O mesmo podemos dizer de uma imagem. Uma imagem de um bezerro não é igual a uma imagem de uma pessoa, mas quando ambas têm em vista directa ou indirectamente a divindade, tocam num princípio idêntico de desvio da vontade de Deus, e podemos infligir o mesmo mandamento desgradando-Lhe, apesar da nossa ignorância.
Os teólogos gostam de pegar em pequenas coisas muito superficiais para deitar abaixo argumentos válidos. Eu não me preocupo com a argumentação. Os que escreveram a Bíblia também não. O que interessa é agradar a Deus. Eu não tenho a pretensão de ser chamado por Doutor nem Mestre.. Talvez os Doutores da Lei tivessem essa pretensão.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 27 de May de 2007 01:51

Do «Expresso», via «Pela Positiva»:





A PROPÓSITO DE FÁTIMA



Em Fátima, no fim-de-semana passado, terão estado cerca de meio milhão de pessoas. Numa intervenção radiofónica, José Miguel Júdice comentou o fenómeno com a sua habitual perspicácia. Observou a intensa manifestação de fé, que contraria os cíclicos prognósticos sobre o declínio da religião. E chamou a atenção para que essa manifestação, ao contrário de outras noutros países, foi profundamente pacífica, inclusiva e não política. Acrescentou que a igreja católica tem em Portugal uma vastíssima acção social de apoio aos desfavorecidos que devia ser mais acarinhada pelos poderes públicos.

Seria desejável que estas palavras sensatas pudessem contribuir para atenuar o preconceito anticatólico, ainda tão forte entre nós.

Um elemento importante deste preconceito continua a residir no argumento de que o catolicismo se opõe à democracia. Mas os factos também não corroboram essa tese. Os estudiosos da transição à democracia reconhecem hoje que o 25 de Abril português esteve na origem da chamada “terceira vaga de democratização mundial” — uma tese inicialmente proposta por Samuel Huntington.

Entre 1974 e 1989, observou Huntington, mais de trinta países, na Europa, Ásia e América Latina, transitaram de regimes mais ou menos autoritários para regimes mais ou menos democráticos. Dois dos três primeiros países a democratizarem-se (Portugal e Espanha) são maioritariamente católicos. A seguir, o movimento de democratização atingiu seis países da América do Sul e três da América Central, todos eles dominantemente católicos. As Filipinas foram o primeiro país asiático a reunir-se à ‘terceira vaga’. E a Polónia e a Hungria católicas foram os primeiros países do Leste europeu a ensaiar a democratização. Como observou Samuel Huntington, “três quartos dos países que transitaram à democracia entre 1974 e 1989 eram dominantemente católicos”.

Mas seria ainda um equívoco reconhecer apenas esses contributos mais recentes da religião cristã para a liberdade. Muito antes de Voltaire ter escrito sobre a tolerância, John Milton e John Locke fundaram o dever da tolerância na moral cristã. Lord Acton, o célebre católico liberal inglês do século XIX, argumentou persuasivamente que S. Tomás de Aquino lançara os fundamentos da atitude liberal. E o católico Alexis de Tocqueville observou, em páginas veementes, que a democracia na América não podia ser compreendida sem o contributo da fé cristã para alicerçar o ideal das limitações constitucionais ao poder político e do direito natural dos indivíduos “à vida, liberdade e busca da felicidade”.






Editado 1 vezes. Última edição em 27/05/2007 01:52 por Alef.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 09 de June de 2007 19:50

Desculpem, não é o "porquê" mas o "como"

E eis um exemplo:

BOLETIM INFORMATIVO 108/2007, de 9 de Junho de 2007 (17h00)

"Peregrinação das Crianças
“Sou do Céu… a Senhora do Rosário”.

No ano do 90.º aniversário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, a já tradicional Peregrinação das Crianças ao Santuário, a 9 e 10 de Junho, reveste-se este ano de uma maior solenidade e alegria.

No Recinto do Santuário ultimam-se os pormenores finais.
No altar, que nesta peregrinação fica escondido, um cartaz gigante com uma representação de Nossa Senhora recorda o tema da Peregrinação: “Sou do Céu… a Senhora do Rosário”.
Um outro altar já está montado defronte para a escadaria, uma vez que os meninos e as meninas ficarão sentados na escadaria.
Dos lados exteriores das Colunatas Norte e Sul, duas faixas recordam o apelo de Nossa Senhora “Rezem o Terço…” “Todos os Dias”.

A celebração de hoje à noite está marcada para as 21h30, com a duração de uma hora, e terá o sub-tema: “Deus pensa em nós”.
Incluirá a recitação do Rosário, uma procissão e um tempo de adoração, enriquecido com uma encenação a cargo do Colégio do Sagrado Coração de Maria intitulada “Jesus escondido”. No final, as crianças serão convidadas a adorar o Santíssimo Sacramento, que será levado ao altar.
É sempre durante a celebração da noite que as crianças são convidadas a oferecer flores a Nossa Senhora, acção que é depois repetida na manhã do dia 10, para quem chegue apenas nessa manhã.
Já estará presente neste primeiro momento o presidente da Peregrinação, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Muitas crianças já se encontram em Fátima

Quer no Recinto quer pelas ruas da cidade de Fátima já é possível, desde a manhã de hoje, encontrar grupos de crianças e jovens, com camisolas ou bonés coloridos e iguais por grupo.
Na final da Eucaristia internacional desta manhã, que hoje foi presidida pelo Reitor do Santuário, Mons. Luciano Guerra convidou as muitas crianças já presentes no Santuário a rezarem uma Ave-Maria. Depois, abençoou-as a todas, relembrando em especial “as que estão desaparecidas como a pequena Maddie”.
Estão inscritos para participar nas celebrações da amanhã no Santuário de Fátima, para além dos grupos que integram a Peregrinação Nacional das Crianças, outros dezassete grupos vindos de seis países, incluindo Portugal.




Solidariedade das crianças para com outras crianças

Para além do convite à oração, os meninos e as meninas de Portugal foram convidados, na preparação da Peregrinação das Crianças, através dos seus párocos pais e catequistas, a juntarem tinteiros de impressora já gastos e radiografias fora de uso para, com eles, prepararem uma oferta, como gesto de partilha com crianças mais pobres de outros países.
A entrega dessas ofertas a Nossa Senhora, e de Rosários feitos pelas crianças, terá lugar amanhã, durante a Eucaristia, que se iniciará às 11h30.

Programa para 10 de Junho – Peregrinação das Crianças

Das 08h30 às 09h00 - Oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha.
09h30 - Encenação no Centro Paulo VI: "O drama dos Pastorinhos", pelo Colégio de S. Miguel, Fátima.
09h30 - Louvores a Maria (na Capelinha).
10h00 - Rosário (no Altar da Celebração).
11h30 - Celebração Eucarística: "Sou do Céu..."
15h00 - Encenação no Centro Paulo VI: "O drama dos Pastorinhos" (repetição).
16h00 - Despedida "No amor de Deus, vamos em paz".


Transmitem em directo a Eucaristia do dia 10 de Junho, às 11h30 os seguintes órgãos de comunicação social:

TVI, TV e Rádio Canção Nova, Telepace e Rádio Renascença


LeopolDina Simões, Sala de Imprensa Santuário de Fátima"

E aqui está um modo de venerar a Virgem Santa Maria

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de November de 2007 20:01

Citação:
Manuel Pires
Porque é que eu não acredito em Fátima.
1) A Srª de Fátima não é a mãe de Jesus.
2) A mãe de Jesus é uma judia fiel a Deus. A Srª da Fátima pediu que lhe construissem uma capelinha. Uma judia fiel a Deus era totalmente incapaz de fazer tal pedido.
3) A mãe de Jesus (como judia que é) não gostava que a chamassem de mãe de Deus.
4) A mãe de Jesus aconselharia a orar como Jesus ensinou.
5) A mãe de Jesus não vinha cá a dizer que era a Imaculada Conceição, mas esperaria que fosse Deus que dissesse isso se isso fosse verdade.
6) A mãe de Jesus (como judia obediente a YHWH que é) não iria pedir devoções dirigidas a ela, como a devoção «ao MEU IMACULADO ...».
7) A mãe de Jesus teria muito mais respeito por Deus que a Srª de Fátima.
8) A mãe de Jesus não tem um bébé ao colo como sendo o seu Filho. Cristo já não é mais um bébé.


Graça e Paz

Creio como você, Manuel. Inclusive, conversando com um colega, seminarista católico, eu perguntava se havia de verdade uma necessidade de ter imagens de escultura dentro da Igreja. Uma vez que muitos fiéis, as vezes por não conhecer a Palavra de Deus, acabam ADORANDO a imagem e acabm incorrendo em pecado. E, para minha surpresa, ele me disse que alguns padres pensam realmente em parar com o uso das imagens nas igrejas. Porém o grande porblema seria aquelas pessoas mais antigas, que são acostumadas e que não permitiriam tal coisa.

De qualquer forma é algo positivo a posição do jovem seminarista, demonstrando assim conhecimento da Palavra, neste assunto.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Sebastião (IP registado)
Data: 24 de November de 2007 00:21

Glória a Maria para sempre e a Cristo Eternamente.

Veneramos a Santa Maria, porque entre muitas coisas é a nossa Co-redentora, o nosso auxilio (Auxilio dos pecadores), Mãe do nosso Creador:

Os senhores que lêm a bíblia às metades, aprovam umas passagens e rejeitam outras fiquem lá com esta, de Lucas 1:42-43:

"E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?"

Quem é o Senhor de Santa Isabel? Será o bezerro de ouro? Ou será Jesus Cristo?
Jesus é o bendito fruto do ventre de Maria. É o Santo Filho da Sempre Virgem Maria.

Ps: idolatria quer dizer látria aos ídolos, isto é adoração. Adoração pertence apenas a Deus e não aos ídolos (figura ,estátua ou imagem). Adoração é diferente de veneração.
E nunca vi ninguém adorar imagens numa igreja católica, até pq isso nao se ve, é algo interior; e eu, na minha incapacidade, estou impossibilitado de ver tal coisa.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/11/2007 00:22 por Sebastião.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de November de 2007 06:26

"Veneramos a Santa Maria, porque entre muitas coisas é a nossa Co-redentora"

Sebastião cuidado com o que diz pois pode ser considerado não só Heresia mas também estupidez!

O nosso único redentor é Jesus.

A missão de Maria é ser veículo para Cristo, o Redentor. Ela própria, por seus próprios méritos, não redime ninguém. É Cristo, o Filho da Trindade Santa que nos redime e conduz à vida Eterna.

Se queres provar o contrário dá-me provas bíblicas. EU posso mostrar-te várias citações que mostra a exclusividade desse papel atribuído a Jesus, Palavra de Deus encarnada.

Em última instância Maria é co-redentora e até co-criadora da mesma forma que todos somos chamados a sê-lo mas só que tal como a remissão dos pecados, Ela é-lo em antecipação (Obrigado Alef pelos textos do Rahner).

"o nosso auxilio"
É-lo como são todos aqueles que abrem o coração ao Amor e ao próximo. Pelo seu papel específico na história da humanidade, tem responsabilidades e deveres acrescidos mas tudo o que ela possa ou não ser, é por Cristo que Ela o é. Maria sem Deus é vazia, oca. Por isso Isabel diz Bendita és tu entre as Mulheres. Pois claro que é, afinal traz dentro do ventre dela o fruto mais bendito, traz Aquele que vêm em nome do Senhor.

"Mãe do nosso Criador"
Espero que queira dizer obviamente que é a Mãe terrena de Jesus. Espero que esteja a dizer que Ela é a Theotokos, aquele que trouxe Deus no ventre e que O-deu à Luz. Maria é Theotokos porque é veículo na Incarnação. Sendo Deus criador e origem de todas as coisas não tem mãe.

Já agora pode-se venerar imagens, estátuas ou figuras?

Em comunhão

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de November de 2007 18:00

Bem anotado Tilleul,

Como vc tb eu respeito Maria como pessoa inestimável na história da igreja e exemplo de mulher de fé. Nisso é ela um modelo perfeito, nisso ela é toda bem-aventurada, bendita entre todas as mulheres. A falta de atenção ao verdadeiro significado dos dogmas marianos já deu origem a muitos extremismos entre católicos e evangélicos, então é boa norma para a unidade refletir um pouco sobre o significado de certas palavras.

Paz e Bem.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Sebastião (IP registado)
Data: 26 de November de 2007 21:14

Santa Maria, Mãe de Deus, Rogai por nós pecadores.

"Sebastião cuidado com o que diz pois pode ser considerado não só Heresia mas também estupidez!"

Muito Obrigado pelo aviso. E o mesmo te aconselho!

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 27 de November de 2007 08:34

É bom de ver que Jesus Cristo não era ateu.

*=?.0

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 de November de 2007 10:55

Eu não considero Maria como mais uma, entre os que obtiveram graça junto de Deus. Ela é especial, além do papel que desempenhou, devido ao lugar que conquistou no coração de toda a humanidade ao longo dos tempos. Não me parece que seja de desprezar o carinho que, desde sempre, ela foi objecto e que também nos dedicou.

O amor materno é, para os homens, a forma mais perfeita de amor. E, para mim, Maria é a forma como Deus escolheu manifestar essa face de Mãe. Maria não é Deus, ninguém o acredita, mas é nela que ao longo dos tempos, as pessoas têm visto a faceta maternal de Deus.

Cassima

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de November de 2007 18:48

Citação:
Sebastião
Ps: idolatria quer dizer látria aos ídolos, isto é adoração. Adoração pertence apenas a Deus e não aos ídolos (figura ,estátua ou imagem). Adoração é diferente de veneração.
E nunca vi ninguém adorar imagens numa igreja católica, até pq isso nao se ve, é algo interior; e eu, na minha incapacidade, estou impossibilitado de ver tal coisa.

Graça e Paz


A BANDEIRA NACIONAL se venera. Quando ela é hasteada e é tocado o HINO NACIONAL do país, todos param, todos se emocionam. Somos invadidos pelo patriotismo nesse momento. ISSO É VENERAR!

Se ajoelhar diante de estátuas, acender velas a elas, fazer promessas, rezar para as estátuas, construir templos para a estátuas, carregá-las em procissão, mudar as roupas da estátua como se ela fosse um ser humano vivo... ISSO nÃO É VENERAR!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Página actual: 15 de 20


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.