Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 14 de 20
Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 12:08

Quanto à Senhora de Fátima, o sacristão lá tinha as suas razões!
Mas isso não tem nada a ver com cristianismo, nem com Cristo!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 11:28

Na Senhora das Graças contemplamos a gratuidade dos dons de Deus, que o são tal como a chuva, o vento e a luz do sol.

*=?.0

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 16:10

Quer dizer que a «Senhora das Graças» é uma abstracção da gratuitidade dos dons de Deus ....
Esta abstracção é muito semelhante à dos deuses pagãos. Só lhe chamam «Senhora» em vez de "deus".
Não será por acaso que YHWH, o NOME de DEUS, tem sido tendencialmente traduzido na Bíblia por simplesmente «Senhor».
Baal também quer dizer Senhor.
Citação:
18*Naquele dia - oráculo do SENHOR -
ela me chamará: «Meu marido»
e nunca mais: «Meu Baal.»

Obs. Aqui "SENHOR" está em vez de "YHWH".
Citação:
Jr 23, 27 Fazem com que o meu povo se esqueça de mim pelos sonhos que contam uns aos outros, como se esqueceram os seus pais do meu nome, por causa de Baal.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 20:49

Manuel Pires Escreveu:
-------------------------------------------------------
> Quanto à Senhora de Fátima, o sacristão lá tinha
> as suas razões!
> Mas isso não tem nada a ver com cristianismo, nem
> com Cristo!

Como é que tens tanta certeza?

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 21:12

Caro Manuel Pires,
Na vivência da Graça de Deus as referências de um cristão não são os reis, imperadores, presidentes, mas a Mãe de Jesus, os Santos e o próprio Jesus Cristo, que é o dispensador da maior de todas as graças: a Paz- a Paz de quem levou até ao limite a obediência à vontade de Deus Pai.

*=?.0

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 21:17

Quando me dirigia para aqui, para o forum, verifiquei que as casas tinham as janelas iluminadas, para saudarem a imagem da senhora que vai ser transportada pelas várias ruas de Ermesinde. Na verdade não é uma só imagem, mas várias imagens fazem diversos percursos e encontram-se todas na igreja matriz.
Atá aqui é tudo o habitual de todos os anos: uma tradição.
O que eu achei muito estranho foi quando vi a varanda do meu vizinho, que é budista e indiano, cheia de velas acesas.
Também sei que o meu vizinho vai diversas vezes às igrejas católicas, vestido a preceito, rezar às deusas e deuses que ele venera no budismo e no hinduísmo. As imagens dos santos que encontra nas igrejas dos católicos são para ele representações das suas deusas e dos seus deuses.
Ainda mais o meu vizinho, apesar de adorar ou venerar muitos deuses diz que a sua religião (budismo e hinduísmo) é monoteísta.
Como é possível compreender as pessoas! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:26

Manuel,

Mas que grande confusão que reina em casa do teu vizinho, é que Budismo e Hinduísmo são religiões muito distintas. Aliás, tem muito poucos pontos em comum. Por exemplo, no Budismo não há o conceito de Deus, nem deuses nem deusas. Isso sim, existe no Hinduísmo.

Luís

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:50

Para ele é mesmo assim. Budismo, induísmo e até catolicismo e todas as outras religiões são todas uma só: (a dele).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 00:41

E aí estão os peregrinos de Fátima. Agora já é 13 de Maio. Dia de festa. A Virgem Maria (única) veio trazer uma mensagem.
As pessoas aderiram.
Como sempre a Igreja não se precipitou.
Teve receio que pudessem ser lérias inventadas pelos miúdos ou por alguém que os manipulasse.
Mas era mesmo verdade (não é dogma de fé) mas é de bom senso que acreditemos que tal aconteceu.

Fátima é referência nos nossos tempos.

Aí estão, hoje, milhares e milhares de pessoas a venerar a Santíssima Virgem.

Pessoas de todas as idades, de todas as condições sociais. Analfabetas e cultas mas irmanadas no mesmo objectivo: venerar Nossa Senhora.

Recordo o 13 de Maio de 1981. O papa à morte. Alguém rezava: "Senhora, não o leves".

Estou convencida que Maria teve um papel fundamental no atentado (evitar a morte do visado).

Não teve lógica o que aconteceu: quem atirou, atirou para matar, estava pertissimo do Papa, a bala entrou e passou juntinho ao coração. A ida até à clinica foi super-rápida, numa hora de muito trânsito. O médico pensou lá ir, quando não era hora de lá estar.

Ver o Papa agradecer à Virgem, querer que esta imagem da Capelinha estivesse em Roma para a Consagração... a queda do muro ...nada tem lógica humana. Tem lógica divina.
Maria não é divina é apenas uma mulher Santíssima. Mas é uma mulher que Deus quis que tivesse determinada actuação. Ela, livremente, acedeu. Não foi obrigada.
Está no Céu em corpo e alma.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 11:19

Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amén!

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 15:05

Crênças são crenças. As pessoas são livres em acreditar no que quiserem, mesmo que isso não tenha fundamento.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 15:37

Pois é Manuel finalmente compreendeste.

Se algum dia editares um livro de pensamentos deverás incluir esta tua frase.
Dará uma óptima "Punch Line".

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 15:40


Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 18:16

Caro Manuel Pires,
Nós somos limitados.
De certo modo precisamos de alguém por intermédio de quem acreditar. Precisamos de paradigmas, paradigmas de encarnação e centros de referência e comunhão. Precisamos de imagens. Uns das imagens da arquitectura, da pintura, da escultura, das imagens interiores da música. De uma imagem que nos lembra uma vida. De olhar uma cruz. De ver Jesus na figura de alguém que está caído à beira do caminho. E as imagens vão-se tornando mais vivas. Pessoalmente não gosto de imagens de barro. Mas admito que elas nos ajudam a olhar para além dos limites daquilo que somos. Porém O verdadeiro Corpo do Senhor é o testemunho.
O verdadeiro Corpo de Deus são os gestos eucarísticos de entrega, abnegação e partlha.

*=?.0

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 18:27

Será que a vinda de Jesus foi em vão ?! ...
Ele é o nosso mediador! E está vivo, bem vivo! Não há dúvida! Já ressuscitou! Aleluia (Allelu-YaH = Louvemos a YHWH).
Quem é que ainda duvida?

Para quê recorrermos a mortos que nem sabemos ao certo como estão, neste momento!


Citação:
Pois, há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem: Cristo Jesus, (1 Tim. 2,5)


Isaías 18, 19

Citação:
«.... Porventura não deve o povo consultar os seus deuses e consultar os mortos em benefício dos vivos

A minha resposta é peremptória : NÃO DEVE !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 18:32

Caro Manuel:

Continuas a misturar tudo. Agora até te dás ao luxo de misturar o culto aos santos com consulta aos mortos... Que surpresas virão ainda?

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 18:34

Eu não estou a falar dos «santos» que ainda estão vivos.
Estou a falar das pessoas que já morreram, não importa a vida que tiveram na terra.
Consultar os mortos é uma forma de culto, penso eu. Ou não é ?! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 13/05/2006 18:44 por Manuel Pires.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 19:14

Ai, Manuel, «tu fazes desesperar um santo»... :-)

Mesmo que «consultar os mortos» seja «uma forma de culto», isso não significa que todo o culto seja consulta aos mortos, não achas? :-)

Ou será? Ai essa lógica...

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 21:47

Eu não costumo prestar culto que não seja a YHWH.
É isso que recomendo.

Se quando era criança rezava vários terços por dia era devido à minha ignorância e confiança demasiada na minha mãe. Mãe é mãe e é nossa amiga.
Mas se ela for ignorante, posso dizer que o discípulo não é mais que o mestre.
Agora, escolhi Cristo como o meu Mestre.

Escolhi bem! Tenho o melhor Mestre.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 01:41

Viu-se a 13/5/06 o que se passou no Santuário de Fátima.
Não são precisas palavras. Entra pelos olhos dentro.
Pessoas tão diversas irmanadas nos mesmos sentimentos.
Pessoas que se sujeitam a tantos incómodos para estarem ali.

No expresso on-line vem um artigo apresentado às 18H 24m de dia 13/5/06 que quero partilhar convosco.

Aqui vai ele:

"Peregrinação em Fátima
250 mil evocam 25 anos do atentado ao Papa


A evocação dos 25 anos do atentado ao Papa João Paulo II, na Praça de S. Pedro, em Roma, e a maior afluência ao Santuário nos últimos anos, marcaram hoje a Peregrinação de Maio a Fátima.

Mais de 250 mil peregrinos assistiram às cerimónias presididas pelo Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia e antigo secretário particular de João Paulo II, que aproveitou a ocasião para sublinhar o papel do Papa polaco na queda dos regimes comunistas do Leste da Europa.

Um agradecimento a Nossa Senhora de Fátima pelo «milagre» ocorrido em 13 de Maio de 1981, na Praça de S. Pedro, quando João Paulo II sobreviveu aos disparos do turco Ali Agca, ficou expresso, também, na passagem - pela quarta vez - de Dziwisz pela Cova da Iria.

O cardeal polaco estivera em Fátima a acompanhar o Papa João Paulo II nas suas três visitas ao Santuário, em 1982, 1991 e 2000.

Na noite de sexta-feira, fez questão de se recolher por momentos no interior da basílica do Santuário, onde rezou junto aos túmulos dos videntes Lúcia, Jacinta e Francisco.

Para Cracóvia seguiu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, hoje benzida pelo Administrador Apostólico da Diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, que na missa da noite de sexta-feira criticou o que considerou a «corpolatria», o culto do corpo numa sociedade que aconselhou a dar mais importância à parte espiritual.

Hoje, debaixo de um sol forte, os 250 mil peregrinos aplaudiram o envio de uma mensagem de D. Serafim para o Papa Bento XVI, onde é manifestado o desejo de ver o Sumo Pontífice no Santuário de Fátima em breve.

O actual Papa - na altura Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé - esteve em Fátima em 1996, presidindo à peregrinação de 13 de Outubro."


Muitos de vocês estão, com certeza, inscritos.
Convido-vos a comentar os artigos. Concretamente este do qual fiz copy/paste ou , então, de outros relacionados.

Provavelmente alguns que vêm ao paroquias.org estiveram em Fátima. Não nos vão contar a vossa experiência?

Página actual: 14 de 20


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.