Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 13 de 20
Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 04:52

Muito bem, P. João Luís, mas isso não responde às minhas questões.

1) Não se responde à questão teológica de Maria ser ou não «a nossa salvação» com uma «revelação privada» em que se fala de o Coração de Maria ser «refúgio». O conceito de salvação é algo bastante complexo para «caber» nessa ideia de «refúgio»... Será o conceito de «refúgio» o resumo da soteriologia cristã?

2) O conceito bíblico de coração é importante e creio conhecê-lo, mas também aqui não serve para responder à questão.

3) Se, sendo dois corações humanos, os distingue o facto de que «um coabita com a divindade com a divindade e o outro não», por que razão àquele que não «co-habita» se pede que seja «a nossa salvação»?

4) A minha mensagem nada tem a ver com «detestar Fátima».

Alef

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de June de 2005 00:32

Caro Alef,

Há cerca de um mês, tive uma situação muito idêntica à tua. Estive para partilhá-la aqui convosco, mas depois, decidi não fazê-lo: sei que algumas pessoas que lêem este fórum me consideram um "anti-mariano" que não sou, ou até um protestante, que também não sou. Assim, esperei por uma melhor oportunidade... que surgiu agora com a tua mensagem.

O Paroquias.org tem um espaço de oração diária a que demos o nome de Capela Sto. Isidoro (em honra do patrono da Internet e dos cibernautas). Nela, se disponibiliza uma sugestão de oração diária e alguns pensamentos também diários. Um desses pensamentos ou meditações é (era) retirado do livro «Deus Fala-te», Editora Rei dos Livros, de autoria do Pe. Oliveiros de Jesus Rei.

Este livro tem uma pequena meditação para cada dia do ano. Quase por acaso, deparei-me com duas meditações que me pareceram de (muito) duvidoso sentido teológico, se não mesmo, completas heresias. Passo a citar:
Citação:
«Ninguém se salva, senão por Vós, ó Mãe de Deus, ninguém escapa aos perigos senão por Vós, ó bem-amada do Senhor.» (S. Germano) [p. 65]
«Tens medo do Senhor, por causa dos teus pecados e crimes? - Lança-te nos braços de Maria. » (S. Bernardo) [p. 68]
Estas duas frases, podem ter sido proferidas por duas pessoas que a Igreja reconheceu como santos, mas, parece-me erradas. A primeira na doutrina. A segunda na catequese.

Como em tudo o que escrevo neste Fórum, admito que posso estar errado, e por esse motivo, agradeço desde já a todos quantos responderem a estas questões e às colocadas pelo Alef.

Obrigado,
Luis Gonzaga


Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de June de 2005 01:10

(do tozé)


És um protestante... direi mesmo um hugenote!!! :))

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de June de 2005 21:01

Quanto à oração de São Bernardo, não me parece que ele estivesse a fazer teologia.
Penso que se trata de São Bernardo de Clairvaux (ou Claraval), Abade da Ordem Cisterciense.

Estamos nos princípios do Séc. XII, onde Deus é apresentado - por muitos, mas não por todos - como um comandante de exércitos, terrível e com necessidade de sacrifícios para se apaziguar.

Vai daí, sugere que quem tem medo de tal "deus" recorra à imagem maternal de Maria, para que interceda pelo próprio.

De facto com um tal "deus" uma cunhazita viria a calhar...

Dá ideia de uma recomendação pastoral.

Na oração de S. Germano (de Constantinopla) - sec VIII - pode de facto existir alguma incorrecção teológica.
(o site indicado é ortodoxo)

Porém, uma interpretação possível é que tendo a Salvação sido concedida aos Homens pela Incarnação do Verbo (Deus fez-se homem, para que o homem se tornasse divino - santificado, beatificado - como escreveu S. Boaventura), considerasse S. Germano que a mediação de Maria estivesse no sim incondicional a Deus, que resultou no tornar-se Theotókos.

Mas acredito que estivesse mais uma vez subjacente uma imagem terrífica de Deus, e que uma cunhazita da mãe fosse mais seguro...

Aliás escreve igualmente S. Germano:
"Graças à tua autoridade maternal sobre Deus mesmo,
tu obténs d’Ele a sua misericórdia
para os crimes mais desesperados.
Tu não podes não ser atendida,
pois Deus condescende em tudo e por tudo
à vontade de sua verdadeira Mãe."

João (JMA)

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de June de 2005 23:07

Caro João (JMA),

Obrigado pela tua mensagem. Na altura, não me lembrei de contextualizar essas mensagens com o ambiente sócio-cultural dos seus autores. De qualquer forma, hoje, a imagem de um "deus" terrível e comandante de exércitos não faz sentido. Basta irmos à missa e ouvirmos a leitura da Palavra de Deus para se perceber que o Deus em que acreditamos é um Deus próximo de nós. Que vive e caminha connosco. Que está connosco sempre que dois ou três se reúnem em seu nome.

Já referi noutras alturas que o título Theotókos é um título cristológico (e não mariano). Como o Alef referiu aqui, há cerca de um ano atrás, quado falamos de «"Theotókos" estamos, antes de mais, a afirmar a unidade da Pessoa de Jesus Cristo». Não se trata de qualquer referência de mérito ou louvor a Maria. Tudo em Maria é um caminho para Cristo e não o contrário. Ninguém se salva se não por Deus. Ninguém se salva se não por Jesus Cristo, como tu bem sabes.

Um abraço,
Luis

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 16:41

Sobre a pergunta inicial, a resposta que me foi dada a mim foi:

"Mais perto da mãe, mais perto do filho."

Para mim bastou.


Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de June de 2005 12:52

Caro Luís,

Plenamente de acordo contigo.

Aliás a inclusão destas orações num livro de orações de hoje devia, pelo menos, ter a indicação do seu autor e, para mais fácil referência os anos de nascimento e morte do mesmo.

Serem incluídas, sem mais explicações, dão origem às questões que levantaste e que são pertinentes.

É aliás uma das queixas que tenho para com a hierarquia da Igreja: como para eles é perfeitamente pacífica esta contextualização quer neste quer noutros casos similares não se dão ao trabalho de explicar estas questões.

Dizem, com alguma razão, que tudo isto está estudado, basta procurar.

Não têm grande consciência da dificuldade que se reveste para nós, leigos, termos conhecimento e acesso a essa mesma informação, que para eles está ali à mão.

E como as tarefas deles são muitas, as dúvidas vão continuando por explicar.

João (JMA)

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 04 de July de 2005 00:12

A ideolatria (culto de ideias que nada têm a ver com a realidade humana, bíblica ou teológica) conduz ao culto da personalidade e esta conduz à necessária instauração de meios de coação para impôr tal culto. Infelizmente o cristianismo passou em poucos séculos do anúncio da Boa-Nova à ideolatria (culto dos dogmas, o credo incluido) e lá se foi a unidade, leia-se proximidade, entre os cristãos. E surge a caça às bruxas e aos hereges como prioridade existencial. A humildade cedeu o lugar à arrogância. A pedra angular tornou-se pedra suspensa, pronta a esmagar, aqueles que ousassem discordar dos conceitos humanamente estabelecidos. Muito ao gosto da mitologia grega era preciso acreditar num Deus sem transcendência e sem infinitude, apenas coisa palpável. E o nome de Deus, tornou-se coisa para usar ao desbarato: "Corpo de Deus", Mãe de Deus" "valha-me Deus". Jesus diz: "isto é o meu corpo (pão abençoado, partido e repartido), tomai e comei". Não diz: isto é o meu corpo, adorai-o. Não diz nem poderia dizer porque Jesus Cristo é coerente e ao tentador diz: "adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás". Maria diz sim ao projeto de Deus: "conceberás e darás à luz o Filho do Altíssimo"; o que vai nascer de ti não se chamará filho de José ou de Maria, mas Filho de Deus. Mas seria Maria a única mulher capaz de dizer sim a Deus?- Quando era criança, sempre me pareceu de pouca monta o "sim" de Maria- afinal qual seria a mulher virgem que diria não, perante um anjo, a um plano tão sublime?. A unidade de Jesus, como pessoa reside em ser, tanto no plano humano como divino, Filho de Deus. Maria aceita portanto ser Mãe do Filho de Deus. E é por afirmar ser Filho de Deus (S Marcos 14,60) que Jesus é finalmente condenado. Pessoalmente venero todos os Santos, especialmente aqueles de que conheço a biografia, e tenho uma forma de venerar a Virgem Maria que consiste em ler e escutar o Magnificat (na versão composta por Bach). Mas não irei ensinar a ninguém que Maria é Mãe de Deus, porque Deus existe desde sempre e Maria existe há 2000 e poucos anos.

*=?.0



Editado 1 vezes. Última edição em 04/07/2005 00:13 por Albino O M Soares.

Mãe De Deus
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 03:49

Maria foi a Mãe de Deus.

E porque há tantos nomes: Senhora de Fátima, de Lurdes, das Dores, etc, etc.

Re: Mãe De Deus
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 11:45

Há um cântico, da autoria de M N da Silva, cujo refrão é inspirado no Apocalipse e diz assim:

O Povo viu um grande sinal:
uma mulher vestida de sol,
coroada de estrelas na fronte,
dissipou as trevas do mundo.

- As estrelas na fronte são os diversos títulos que damos à Virgem Maria.
Pessoalmente prefiro estes:
Bem-aventurada Virgem Maria,
Mãe do Senhor,
Vós sois a honra da Humanidade.

*=?.0

Re: Mãe De Deus
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 12:03

Por falar em Mãe de Deus... Estamos no mês de Maria e, apesar de este tema já ter sido levantado de alguma maneira, penso que nunca é demais referir que devemos venerar Maria e não adorá-la. Maria deu-nos um exemplo maravilhoso de humildade, de temor a Deus e de Amor, mas não nos devemos esquecer que, tal como se pode ver na Bodas de Canãa, ela pede que façamos a vontade de seu Filho. Ela só pode interceder por nós. Maria e os santos não fazem milagres. Só DEus os pode fazer.

Quanto aos títulos... Pessoalmente faz-me confusão. SE Maria é só uma! Isto só confunde as pessoas!

Re: Mãe De Deus
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 13:37

Não é bem assim.
O sinal que João viu no céu de uma mulher grávida...
não é a «Virgem Maria» mas as Criaturas de Deus.
A mãe de Jesus nunca esteve grávida no céu.
No entanto João também viu na terra a mulher perseguida pelo Dragão (que foi expulso do céu).
Essa visão da mesma mulher, na terra, que já tinha dado à luz representa a humanidade fiel a YHWH.
Maria tal como essa mulher simbólica pode representar simbolicamente esta humanidade que Jesus resgata do pecado. Foi como que representante da Humanidade que ela acolheu o Filho de Deus e nasceu Jesus, filho carnal de Maria.
O título de mãe de Deus é discutível e eu pessoalmente, por respeito, não tenho por hábito de o utilizar. Penso que a razão básica de se ter implantado esse título foi devido a discórdias cristãs que começaram com o «monarquianismo» passou pelo «arianismo» e por fim implantou-se o «trinitarismo». Esta última corrente que se implantou depois de muitas convulsões e lutas teológicas (e até prisões, exílios etc., de ambas as partes) proclamou o título de Mãe de Deus atribuindo-o a Maria, mãe de Jesus.
Quanto a Maria poder ou não interceder por nós, isso só poderá ser possível, depois de ela ressuscitar dos mortos como qualquer mortal. A assunção de Maria ao céu é um mito. A ressurreição ainda não se deu. Pelo menos ainda não tinha ocorrido no tempo de Paulo. Não será fruto de imaginações férteis?! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 23:42

Apenas para vos dizer que juntei o tópico "Mãe de Deus" criado pela Ana ao «Porquê veneramos a Santíssima Virgem?», por ser neste tópico que já se discutido (por mais que uma vez) a questão do Theótokos.

Luís Gonzaga

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 00:02

Caro Manuel Pires,
A Ressurreição poderá ser um acontecimento pessoal e não colectivo e ninguém sabe quando se dá.
Por exemplo, na transfiguração de Jesus surgem com Ele Moisés e Elias.

*=?.0

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 09:50

Primeiro: você disse: «Ninguém sabe quando se dá a Ressurreição.»
Na verdade, assim não podemos dizer que a mãe de Jesus já ressuscitou porque:
Citação:
ninguém sabe quando ela se dá.

Segundo: Examine: 1ªTs. 4,17.16
Citação:
16pois o próprio Senhor, à ordem dada, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do Céu, e os mortos em Cristo ressurgirão primeiro.
17*Em seguida nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens, para irmos ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Nesta passagem concluimos que os mortos ressuscitados e os vivos transformados irão todos ter ao encontro do Senhor. Logo, podemos concluir que há uma ressurreição de muitas pessoas que se dá ao mesmo tempo. (Não sei o que é que você quer dizer com: «A Ressurreição poderá ser um acontecimento pessoal e não colectivo »
Terceiro: Examine: 1 Cor. 15,51.52
Citação:
51*Vou revelar-vos um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados; 52num instante, num abrir e fechar de olhos, ao som da trombeta final - pois a trombeta soará - os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
53É, de facto, necessário que este ser corruptível se revista de incorruptibilidade e que este ser mortal se revista de imortalidade.
Este texto completa o anterior e a expressão «ao som da trombeta final» e o resto do conteúdo leva-nos a concluir que a ressurreição não é individual, mas dá-se ao mesmo tempo com muitas pessoas.
Contudo como as pessoas estão no sono da morte, não se apercebem do tempo que já passou.
Quarto ( 2 Tim. 2,18)
Citação:
18*os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já se deu e perverteram a fé de alguns.
Pelo menos no tempo de Paulo a Ressurreição ainda não tinha ocorrido, apesar de haver já pessoas que erradamente estivessem convencidos disso.
Nessa altura já tinha sido morto Tiago (irmão de João). Tiago ainda não tinha ressuscitado (nem individual nem colectivamente).
Quinto: Podemos então concluir que a provável ressurreição da mãe de Jesus é apenas fruto da imaginação fértil de pessoas suspeitas.
Na verdade não temos nenhum conhecimento disso.
E como ainda não houve nenhuma ressurreição colectiva, podemos concluir que Maria também ainda não ressuscitou. Contudo, temos pleno conhecimento da Ressurreição de Jesus.
As pessoas que estão com Jesus (que morreram em Jesus) estão mortas e não vivas. Jesus toma conta delas e estão com Jesus. Têm a protecção de Jesus; estão em Jesus mas estão mortas e não sabem de nada. (Eclesiastes 9,10)
Citação:
10Tudo o que a tua mão possa fazer,
fá-lo com todas as tuas faculdades,
pois na região dos mortos para onde irás,
não há trabalho nem inteligência, não há ciência nem sabedoria.

Quanto à visão de Moisés e Elias isso foi apenas uma visão que não prova a ressurreição, pois Cristo foi o primeiro a ressuscitar para a Vida Eterna.
A expressão o que acabastes de ver em (Mateus 17,9)

Citação:
«Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.»
seria muito mais bem clara e justa se a tivessem traduzido por VISÃO, como pode observar no texto grego. Mateus 17,9 (grego)

Veja também em 1ªCor. 15,23
Citação:
Mas cada um na sua própria ordem: primeiro, Cristo; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 09/05/2006 10:01 por Manuel Pires.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 15:23

As quinze promessas de Nossa Senhora aos devotos do Santo Rosário :

1)A todos aqueles que recitarem o meu Rosário prometo a minha especialíssima proteção.
2) Quem perseverar na reza do meu Rosário, receberá graças potentíssimas.
3)0 Rosário será uma arma potentíssima contra o inferno, destruirá os vícios, dissipará o pecado e derrubará as heresias.
4)0 Rosário fará reflorir as virtudes, as boas obras e obterá às almas as mais abundantes misericórdias de Deus .
5)Quem confiar-se a Mim, com o Rosário, não será nunca oprimido pelas adversidades.
6) Quem quer que recitar devotadamente o Santo Rosário, com a meditação dos Mistérios, se converterá se pecador, crescerá em graça se justo e será feito digno da vida eterna.
7) Os devotos do Meu Rosário na hora da morte, não morrerão sem os sacramentos.
8) Aqueles que rezam o Meu Rosário encontrarão, durante sua vida e na hora de sua morte, a luz de Deus e a plenitude das suas graças e participarão aos méritos dos abençoados no Paraíso.
9) Eu libertarei, todos os dias, do Purgatório, as almas devotas do Meu Rosário.
10) Os verdadeiros filhos do Meu Rosário, gozarão de uma grande alegria no Céu.
11) Aquilo que se pedir com o Rosário se obterá.
12) Aqueles que propagarem o Meu Rosário serão por mim socorridos em todas as suas necessidades.
13) Eu consegui do Meu Filho que todos os devotos do Rosário tenham, por irmãos em sua vida e na hora de sua morte, os Santos do Céu.
14) Aqueles que recitarem o Meu Rosário fielmente serão todos filhos meus amadíssimos, irmãos e irmãs de Jesus.
15) A devoção do Santo Rosário é um grande sinal de predestinação.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 17:32

Curioso!
Quando eu era criança, e orientado pela minha boa e ingénua mãe rezava o terço todos os dias e eram muitas as vezes que o fazia mais que uma vez por dia. Eu era muito obediente, e confiava na minha mãe.
Eu não sabia o que estava a fazer! Que Deus me perdoe.
Mas era tudo em vão ! Onde é que estão as promessas dessa Senhora que se faz passar pela mãe de Cristo ?! Só desilusões e mentiras !!!
Contudo, depois que alicercei em YHWH os meus fundamentos, as coisas correm muito melhor. Só que é impossível voltar para trás. O que já passou, passou. Mas contemplo a vida eterna nos novos céus e na nova terra que Ele prometeu criar, onde habite a justiça.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 07:53

Sobre a ressurreição dos mortos os Evangelhos, tanto quanto me lembro, falam de outra maneira. Ressurreição, renascimento, vida eterna e vida em Deus Pai, poderão estar interligadas. As concepções paulinas poderão não ser as mais correctas.

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 11:26

Sobre as múltiplas forma de devoção à Mãe de Jesus, conta-se, que um dia um sacristão queixava-se com azedume e dizia:
"A Senhora de Fátima foi uma ladra para a Senhora da Lapa" (coisas de negócios).

Re: Porquê veneramos a Santíssima Virgem?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 12:07

Há a ressurreição no sentido figurado, sim.
Quanto a esta as coisas vão de mal a pior.

Mas há também a ressurreição dos mortos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Página actual: 13 de 20


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.