Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 20 de February de 2004 14:58

Mais uma vez sem argumentos, não é... EStás verde....

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 20 de February de 2004 15:01

Precisas de sol e de amadurecer um bocado.

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 20 de February de 2004 20:34

Quando naão sabes responder a uma pergunte dizes que é uma falácia...


" De acordo com o cristianismo, pode o amor entre dois seres humanos ser pecado?"

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 20 de February de 2004 20:41

SErá compatível com a mensagem do Evangelho considerar que os actos sexuais entre pessoas do mesmo sexo são intrinsecamente maus, só porque essas pessoas ~têm uma orientação sexual diferente da maioria??



Será compatível com a mensagem do Evangelho considerar que o único amor possível e abençoado por Deus é o amor entre heterossexuais ( já agora brancos, casados e de classe média/alta) ?????

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de February de 2004 21:09

João (Oliveira):

A noção de "actos intrinsecamente maus" é de ligitimidade filosófica e teológica muito duvidosa. A mais simples filosofia tomista reconhece que "a intenção dá forma ao acto". Como é que se pode falar em "actos intrinsecamente maus"? Do ponto de vista filosófico e teológico, parece-me mais que duvidoso. E, obviamente, não sou o único. Aceitaria como justificável a expressão "actos objectivamente maus" (que é coisa bem diferente e tem o suporte de uma longa tradição filosófica e teológica), como é um acto objectivamente mau matar ou roubar, mas não me parece aceitável a expressão em questão.

Esta expressão parece colocar na prateleira a bem clássica doutrina das fontes de moralidade e se fosse aplicada ao "foro externo" da aplicação da justiça, facilmente justificaria os julgamentos sumários...

De resto, pergunto: por que razão esta expressão, que não tem sequer base em nenhuma tradição filosófica ou teológica credível, só se aplica a questões relacionadas com a moral sexual e familiar? Não há aqui uma clara "obsessão" com o sexo?

Alef

PS.: Tenho ficado com a impressão que pelo facto de eu colocar problemas deste género interpretas automaticamente que estou a colocar-me num qualquer lado da barricada, "de um Catolicismo que deixa muito a desejar", e expressões afins. Eu seria mais cauteloso em colocar etiquetas. A teologia não vive da simples e mera repetição de enunciados. Isso seria o seu fim. Em teologia o catecismo tem um lugar de referência, mas acaba por ser um lugar de importância muito relativa, o que não significa que se possa de ânimo leve estar contra ele. É no âmbito de alguma reflexão teológica que eu discuto as questões. E não é desejável seguir a estratégia do Avlis da catalogação dos bons e maus.

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 21 de February de 2004 02:49

Quanto à sexualidade propriamente dita, penso que só há uma forma pela qual esta verdadeiramente se realiza em dignidade plena na pessoa humana. Dignidade plena significa aqui transparência, comprensão, liberdade e maturidade. Tudo só é possível segundo o que está escrito:
O homem e a mulher deixarão a casa de seus pais para serem uma só carne. E acredito que isto está escrito não só na Bíblia, como nas estrelas, e que este é o único caminho para lá chegarmos, lá onde o nosso destino terreno se completa.
...

*=?.0

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 17:09


Respondendo de passagem, Alef (tenho de ver se arranjo tempo e paciência para este tópico...), a noção que tenho de "intrinsecamente" mau é que seja mau em si mesmo, objectivamente mau, etc. O acto não é justificável pelas atenuantes; é sempre um mal porque contradiz a lei natural.

Em relação à "exilada muçulmana" cá do sítio. De um ponto de vista cristão, a relação sexual é entre homem e mulher. Não há a noção de se "optar" entre heterossexualidade e homossexualidade como parece querer manipular a Psicologia contemporânea por pressão do lobby gay. Perguntas se é pecado a afeição entre pessoas do mesmo sexo, heterossexuais? À luz do que acabei de dizer... "Sodomia heterossexual" ou "sexo anal" é sim uma perversão da sexualidade. Ou também há 450 espécies animais com esse feitio, se é assim que o justificas? O pecado é pecado porque está contra a lei de Deus, contra o Amor, e não "contra a maioria". E não voltes a perguntar sobre "amores homossexuais" por favor, pelo menos não contes que adiante mais que isto...

Luís, o suporte bíblico para a questão da contracepção sempre esteve lá... E já deves saber que a "PALAVRA DE DEUS" (ESCRITURA + TRADIÇÃO) o suporta. Basta procurares isso em páginas católicas sérias que falem sobre o assunto... É que eu acho que estou a perder a esperança com a vossa dissidência, por tanto falar mas não estarem dispostos a ouvir e obedecer à Igreja... É triste, porque dessa maneira estão simplesmente enganados e não vão a lado nenhum.

Quanto aos movimentos católicos: falando do que sei da Courage, nem são fundamentalistas, nem falíveis, nem violentos. Acontece que até têm bastante sucesso em ajudar os que os procuram. E em relação às notícias sobre suspeitas de organizações "contra homossexuais" que possam chegar à violência, bem, acho que tenho todos os motivos e mais alguns para desconfiar dos activistas gays.

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 17:17

João,

Não precisas de nos acusar de dissidentes porque não o somos, apenas vimos e vivemos a Igreja nos dias de hoje, quarenta anos após o Segundo Concílio do Vaticano.

Compreendo que é mais fácil dizer simplesmente que a Sagrada Escritura suporta as teses anti-contraceptivas, do que citar explicitamente os versículos em que tal é dito (claro, sem colocar uma lista deles que nada têm a ver com o assunto).

E, já agora, que tal partilhares connosco as passagens da Sagrada Escritura que dizem que as mulheres não podem ser ordenadas. É que a Pontificia Comissão Bíblica pronunciou-se sobre o assunto na década de 70, e, por unânimidade, não encontraram nenhuma!

Luis

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: tzm (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 20:37

boa!

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: tzm (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 20:52

João, meu caro colega:
Por mais que queimes as pestanas com o teu livro sagrado não encontras uma única referência á proibição da contracepção!( nem mesmo do aborto, verdade se diga)

A tradição não é de forma alguma a palavra de Deus!

Pois existem tradições - como as dos padres se casarem normalmente e terem filho - que deixaram de se aplicar a apartir de certa altura por motivos políticos e económicos.

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de February de 2004 22:26

Tzm,

Do aborto directamente talvez não, mas temos sempre o mandamento "Não matarás".

Luis

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: tzm (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 01:08

não fui eu que respondi. a AL Quaeda assaltou-me o computador e não mudou o nome!

lol

TZM

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 01:17

Lol...

Laughing out loud!!! ;-))

Alef

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 02:07

Tzm,

Tens de ter cuidado com esses guerreiros de Al-Aqsa que qualquer dia ainda te armadilham o computador :-)

Luis

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: NIKO (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 16:15

Onde se meteu a Talibana?

Será que se convenceu de vez a ir pregar para outra freguesia?

A rapariga parece um vinil riscado!!!!

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 17:07


As mulheres não podem estudar teologia. São demasiado impuras para o fazer.




Taliban

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: NIKO (IP registado)
Data: 23 de February de 2004 22:45

Talibana

Vez por outra, quando teclas, podias dizer alguma coisa.

Em vez de repetires vezes sem fim a mesma pergunta podias esclarecer-nos a que amor te referes: agape ou eros.
É que, citando apenas estas duas formas de amor (há outras em grego, para além de hesed em hebraico, o amor que só Deus pode ter), ninguem entende a que tipo de amor tu te referes.
Caso seja a atração sexual entre pessoas do mesmo sexo, atração essa que só é satisfeita por sodomia, vulgo sexo anal, ou sexo oral, vulgo... Desculpa que te diga, todos temos a impressão de que o "amor" entra pessoas do mesmo sexo se centra e resume nisso mesmo: SEXO.

De resto continuas igual a ti mesma, ou seja vens aqui para o "bota a baixo".

Não deixas de ser util, afinal os tópicos mais absurdos são os que melhores esclarecimentos conseguem, isto por parte de quem muito adimiro, pessoas que não falam por falar como tu fazes.

Fiquem bem...Shalom

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 16:05

Alefa tau, tau:
agora chamas-te Niko?? nÃO SERIA MELHOR nIKA?

LOLada.

O tópico foi iniciado por ti E NÃO ME PARECE ASSIM TÃO ABSURDO.

"Caso seja a atração sexual entre pessoas do mesmo sexo, atração essa que só é satisfeita por sodomia, vulgo sexo anal, ou sexo oral, vulgo...

Desculpa que te diga, todos temos a impressão de que o "amor" entra pessoas do mesmo sexo se centra e resume nisso mesmo: SEXO."
pROVAVELMENTE OS HOMOSEXUAIS TÊM A A MESMA PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO AOS HETEROSSEXUAIS.


Ou queres dizer que apenas as pessoas heterossexuais são capazes de amar?

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 16:21

A atracçaõ entre duas pessoas do memso sexo pode ser satisfeita de muitas formas que não a sodomia.... Tens uma visão muito limitada da realidade...

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 20:42

Taliban,

Basta ver a forma de escrita para perceber que o Niko não é o Alef. Tás a ficar distraído...

Luis

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.