Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 17 de February de 2004 19:34

"Se alguns de vocês conhecerem pessoas homossexuais profundamente católicos, verão o sofrimento que trazem consigo. Com que direito se pode oprimir tais pessoas com as habituais “promessas” do inferno? Claro, não sejamos simplistas: pessoalmente, parece-me a homossexualidade põe problemas muito complexos, que não vou agora abordar para não sairmos do tema geral, mas é problemático a meu ver o modo taxativo com que se menorizam e se “ghettizam” as pessoas homossexuais dentro (fora!) da Igreja. De novo, a pergunta: que fazer para conseguir conciliar o centro do evangelho neste caso?"
Claramente que não é compatível com a mensagem do Evangelho considerar que os actos sexuais entre pessoas do mesmo sexo são intrinse4camente maus.
Achar que o único amor possível e abençoado por Deus é o amor entre heterossexuais ( já agora brancos, casados e de classe média/alta)..

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de February de 2004 21:10

«Claramente que não é compatível com a mensagem do Evangelho considerar que os actos sexuais entre pessoas do mesmo sexo são intrinse4camente maus.
Achar que o único amor possível e abençoado por Deus é o amor entre heterossexuais ( já agora brancos, casados e de classe média/alta)..»

Podias clarificar o que dizes nestas linhas?

Alef

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de February de 2004 21:47

Taliban,

Talvez a expressão "intrinsecamente maus" não tenha sido bem escolhida ou não seja a mais apropriada, mas não me parece que no Jardim do Éden, quando Deus viu que o homem estava só e decidiu criar a mulher, tenha sido por mero acaso. Já que ele já tinha feito um homem, porque não criou outro igual para lhe fazer companhia? Parece-me que Deus quis que fosse a mulher a "fazer companhia" ao homem. Que fosse sua companheira.

Aliás, há várias referências a condenar a homossexualidade no Antigo Testamento (estou sem acesso a uma Bíblia de momento).

Luis

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 17 de February de 2004 23:12

O cerne do Evangelho não é a exclusão e perseguição mas a inclusão.

EStereotipar alguns comportamentos humanos como correctos e outrso como desviantes são juízos de valor que nada dizem da mensagem essencial do Evangelho - para quem nela acredita.

A Alefa afirmou que "mas é problemático a meu ver o modo taxativo com que se menorizam e se “ghettizam” as pessoas homossexuais dentro (fora!) da Igreja".

Catalogar os comportamentos sexuais de puros e impuros - fabricar listagens em que se mede ou quantifica o bem e o mal e se fastam alguns em definitivo, porque têm formas diferentes de exprimir as suas emoções e afctos parece-me pouco de acordo com o cristianismo.
podem ou não dois homens / duas mulhres amr-se intensamente, com abnegação? E essse amor fará parte ou não dos planos de deus para eles?

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 de February de 2004 23:55

Tanto quanto sei, na estrutura atómica da matéria não há homossexualismo. A única fusão que existe é entre um protão e um electrão (duas partículas completamente diferentes) para formar um neutrão (a partícula que é responsável pela estabilidade do átomo). Penso que do homossexualismo nem Deus se lembrou... O homosexualismo é a corrupção da amizade e do amor. Jesus mandou-nos amar os amigos e os inimigos... Mas homossexualismo é uma doença que deve ser tratada e mais nada. Formalizar casamentos entre pares do mesmo sexo parece-me ser mais lamentável do que o homossexualismo em si (não se anule o princípio de que os amigos querem-se para as ocasiões)... E no átomo os electrões convivem em amena cavaqueira cada um na sua orbital.
E quando uma partícula se funde com uma semelhante do reino da anti-matéria ambas desaparecem transformando-se em radiação.
...

*=?.0

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 18 de February de 2004 00:46

Caro albino:
Necessitas urgentemente de uma pequena actualização em física quântica. Devo dizer-te que a tua concepção das partículas atómicas é extraordinariamente simplista e está desactualizada... Há muito mais partículas subatómicas que aquelas que referiste....

A homossexualidade não é uma doença. É um comportamento sexual específico, uma orioentação da conduta, que nem sequer é exclusivo da espécie humana - existe em muitas espécies animais e deve ter um fundamento e significado biológico .

De igual form a a ceitação da homossexualidade varia de cultura para cultura.Já aqui falamos da herança da cultura grega como o grande referencial dos cristãos... A misogenia dos gregos implicava a aceitação do amor entre homens. Aliás, o verdadeiro amor só poderia ser entre dois homens, porque as mulheres eram seres inferiores...
Houve grandes filósofos, humanistas e pensadores cristâos homossexuais...

Podem ou não dois homens / duas mulhres amar-se intensamente, com abnegação? E essse amor fará parte ou não dos planos de deus para eles?

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 18 de February de 2004 08:46

Caro Taliban,
Vê-se bem que não lês só o Corão. Sobre a questão que pões não tenho argumentos científicos. Apenas gostaria de lembrar a alegoria do trigo e do joio (... por causa do joio não se dê cabo do trigo).
...

*=?.0

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de February de 2004 09:09

Taliban,

Os argumentos que utilizas para defender a aceitação da homossexualidade são os mesmo que alguém poderia usar para defender a poligamia.

1. A Poligamia não é uma doença;
2. É um comportamento sexual específico;
3. Uma orientação de conduta;
4. Não é exclusiva da espécie humana;
5. Poderá ter uma fundamento ou significado biológico.

Luis

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 18 de February de 2004 14:07

E a poliandria também. Tens razão.
São variações culturais.

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de February de 2004 21:03

Bom, para "aquecer" o debate, vale a pena mencionar a questão da adopção... Aqui fica uma notícia do "Público" de hoje:

Villas-Boas Diz Que Ser Educado por Homossexuais É Uma "Infelicidade"


Luís Villas-Boas, presidente da Comissão de Acompanhamento da Lei da Adopção portuguesa, afirma que mais vale uma criança passar toda a vida numa instituição ou em famílias de acolhimento à "infelicidade de ser educado por homossexuais, sejam dois ou um".

Reagindo à decisão espanhola de permitir a adopção de duas crianças por um casal de lésbicas, afirma-se respeitador do direito ao livre exercício da sexualidade; sublinha é que tal não significa dizer que se trata de "um comportamento normal". Face a legislações que permitem a adopção por homossexuais, considera que "é uma perversão o que se passa nalguns pontos da Europa", nomeadamente na Holanda. "É demasiado grave o que se está a passar no mundo", defende Villas-Boas, que é psicólogo clínico e director do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.

Deixar que a criança cresça em "ambiente homossexual" tem consequências que devem ser evitadas, nota. "A comunidade científica mundial sabe hoje que não existe homossexualidade genética"; assim, uma criança que seja educada em ambiente homossexual tenderá "a interiorizar atitudes, aprendizagens, reacções do ambiente onde está", afirma.

Villas-Boas é peremptório quando diz que "a criança não deve nunca ser adoptada por homossexuais", porque tal irá interferir com a sua "sexualidade natural". "Tudo o que seja induzir comportamentos que não correspondem à sua condição sexual é um atentado ao direito das crianças", considera. "A adopção é um veículo do exercício do direito à família de uma dada criança", mas "qualquer criança também tem direito ao exercício da sua sexualidade original". Antes de tudo, considera, está "o primado do direito da criança à sexualidade genética": se for mulher, tem direito a ter filhos, a procriar; o homem tem direito a ser pai. Criar crianças em "ambiente homossexual" é "interferir com o normal percurso do exercício dessa mesma sexualidade". "Ser lésbica não é ser mulher na plenitude natural do termo, porque se assim fosse não haveria o problema da procriação natural", acrescenta.

Villas-Boas vê o carinho transmitido por homossexuais como "um carinho falso. Não é carinho organizado, estruturante - gostam deles próprios através da criança", afirma.

O psicólogo lembra que, em Portugal, a lei das uniões de facto, aprovada há três anos, exclui homossexuais e que a proposta do Bloco de Esquerda que propunha a adopção por casais homossexuais foi chumbada no Parlamento no Verão passado.

Por CATARINA GOMES
«Público», Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2004
[jornal.publico.pt]

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 03:32

"(Nova Iorque, 13-12-2002) Alinhando o seu discurso com o de outras organizações de psicólogos e de médicos, a Associação Americana de Psiquiatria (APA) tornou pública, na sexta-feira, uma declaração em que apoia o direito dos casais de gays e lésbicas a adoptarem crianças.

«A APA manifesta o seu apoio a medidas que permitam aos casais de pessoas do mesmo sexo a adopção de crianças e apoia a concessão de todos os direitos, benefícios e responsabilidades decorrentes da adopção que decorram de tais medidas», lê-se na declaração divulgada pela organização.

Esta tomada de posição surge na sequência de uma declaração da APA, divulgada em 2000, em que se apoia o reconhecimento legal das uniões de pessoas do mesmo sexo.

«Investigações realizadas nos últimos 30 anos demonstram, de forma consistente, que as crianças criadas por pais homossexuais têm o mesmo nível de funcionamento emocional, cognitivo, social e sexual que as crianças criadas por pais heterossexuais», disse a APA.

A APA cita estudos que demonstraram repetidamente que são o afecto e o empenho dos pais -- e não a orientação sexual -- que constituem os factores decisivos para que as crianças cresçam e se tornem adultos estáveis e saudáveis.

«Embora alguns estados tenham aprovado legislação que permite a co-adopção», lê-se na declaração, «outras decisões judiciais e legislação proíbem as mulheres lésbicas e os homens homossexuais de adoptarem ou co-adoptarem».

Com a adopção por ambos os membros do casal, as «crianças podem beneficiar dos sistemas de assistência na doença de ambos os pais, do acesso a cuidados de saúde, a prestações por morte, de direitos sucessórios e do direito a receberem alimentos de ambos os pais em caso de separação»

A APA junta-se assim à Academia Americana de Pediatras, à Associação Americana de Psiquiatras Infantis e Juvenis e à Associação Americana de Médicos de Família na defesa do direito dos homossexuais a adoptarem."

Penso que estas associações científicas são muito mais credivíveis qii as palavras exaltadas desse senhor, que se limitou a fazer um juízo de valor.

Dizer que é preferível uma criança viver numambiente institucional deteriorado e sem afctos, onde abundam a violência e os abusos sexuais ( casa pia, por exemplo) do que ser adoptada por um casal equilibrado, qualquer que seja a orientação sexual rvela o nível dos governantes que temos.

Fonte - lwww. gbt.legal.planeta.clix

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 03:37

Podem ou não dois homens / duas mulheres amar-se intensamente, com abnegação? E esse amor fará parte ou não dos planos de Deus ?

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 13:28

"Crescei e multiplicai-vos" - disse Deus.

Como é que um casal homossexual pode multiplicar-se?
O amor é fecundo.
O amor homossexual fecha-se à procriação.
O amor homossexual não será antes a procura do prazer com o mesmo sexo, resultando de uma inconsciente frustração na procura do prazer com o sexo oposto?

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 18:50


Ainda bem que se trouxe para outro tópico estas afirmações "estranhas" (não sei bem como lhes hei-de chamar) do Alef, para que possam ser discutidas convenientemente.

Essa ideia de que o central no Cristianismo é a "inclusão" é absurda (resquícios da liberalidade do teu "Catolicismo" subjectivista com que rompeste em definitivo, "taliban"? pronto, já não digo talibAna... oops!) ;o). Talvez seja a reconciliação, mas é entre Deus e os homens que rejeitam a sua sujeição ao pecado para passarem a viver na Sua presença, realizando a Sua vontade, a Sua bondade. E aqui está mesmo o cerne da questão, pois se o acto homossexual, a sodomia, ou a afeição sensual a alguém do mesmo sexo, são pecados, então não há como dizer injustamente que os actos homossexuais, bem como o uso de contraceptivos sejam, como diz o Catecismo, intrinsecamente maus, quer dizer, maus em si mesmo, maus por natureza, por serem pecados. E é isto somente que a expressão significa.

Deixo aqui algumas citações bíblicas sobre o assunto, que o Luís Gonzaga tanto gosta! ;o)

Génesis 1,27-28
Levítico 20,13
Mateus 19,4-6
1 Coríntios 6,9-10
Romanos 1,24-27
Apocalipse 21,8

Em relação à notícia da Associação Americana de Psicologia, certamente que tal associação se pauta por omissões do que há de negativo no homossexualismo, ou no que é ele realmente, melhor dizendo. Mas hei-de descobrir mais sobre isto e falarei com conhecimento de causa.

Quanto ao aspecto de que a homossexualidade seja também um aspecto cultural, possivelmente tendo o ser humano alguma "elasticidade" genética para isso, acrescento um exemplo; o Luís Gonzaga aplicou os argumentos à poligamia, e que tal aplicá-los à pederastia? Tem a mesma lógica e até se relaciona mais intimamente, porque a prática das "amizades masculinas" entre homem e rapaz são bem conhecidas em diversas culturas antigas. Para rematar: as culturas que se envolveram tanto com as práticas homossexuais ao ponto de deixarem de ser uma pequena minoria, extinguiram-se precisamente por causa disso.

Também podemos falar como se chegou à plausibilidade de um casamento entre pessoas do mesmo sexo, devido à forma como tem sido aniquilado o sentido sagrado do matrimónio, atacando-o com diversos males, passando por pressões sociais (económicas, etc), pela contracepção, pelo aborto, pela promiscuidade sexual, etc.

Para já, deixo-vos a página de uma organização católica americana que ajuda homossexuais a libertarem-se do estilo de vida gay: http://couragerc.net/

Excusam de contra-atacar com páginas que advoguem a "afirmação" dessa mesma "identidade", estou só a mencionar esta -- já agora, este artigo faz referência a activismos bastante "curiosos" e recomendo vivamente que leiam este outro, que fala dos avanços do movimento gay no último ano e do seu impacto em escolas católicas.

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 20:15

"O acto homossexual, a sodomia, ou a afeição sensual a alguém do mesmo sexo, são pecados"


1 - Se for entre heterossexuais é também pecado?

2 - Como explicar o facto de ocorrer comportamento homossexual em mais de 450 especies animais?


3 - Pode o amor entre dos seres humanos ser pecado?

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 20:24

poDE O AMOR ENTRE OS SERES HUMANOS, SER PECADO?

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 21:03

Duas notas:

João:

- É curioso que fales do Couragerc. Há dias vi na imprensa críticas muito fortes a estes movimentos, com acusações de lavagem cerebral e sectarismo. Não tenho muitos elementos para julgar, nem me lembro exactamente o nome do movimento em questão, mas deixo aqui um "link" que dá acesso a muitas notícias relacionadas com o tema (nem todas mostram exactamente a mesma atitude subjectiva do autor da notícia): [glsplanet.terra.com.br]. Apenas fica o registo, não estou a manifestar nenhuma opinião.

Taliban:

- Em relação às tuas questões, a primeira e a terceira violam o "quadrado lógico". Nem é necessário comentar erros lógicos (podes recordar esta matéria em [afilosofia.no.sapo.pt]). A segunda («Como explicar o facto de ocorrer comportamento homossexual em mais de 450 especies animais?») não deixa de ser, por si mesma, falaciosa: então justifica-se a licitude de um comportamento humano com o comportamento dos animais? Porque não usar o mesmo argumento para os chamados crimes de sangue? Há muitas mais espécies de animais que matam os seus semelhantes (incluindo canibalismo), embora conste que tenham um cultura menos abortista...

Alef

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de February de 2004 22:29

João,

Algumas das citações que enumeras apenas demonstram que a homossexualidade não é aceite à luz da Sagrada Escritura. E nesse aspecto estamos de acordo (embora em Gn 1, 27-28 e Mt 19, 4-6 é discutível que se esteja a reprovar a homossexualidade).

Por esse motivo, é que eu chamei a atenção que não se pode misturar homossexualidade com a questão da contracepção. Se existem diversas citações e passagens bíblicas em que a homossexualidade é claramente condenável, o mesmo não acontece com a utilização de contra-ceptivos (nem em relação à ordenação das mulheres, embora isso não seja propriamente para aqui chamado).

Não concordo com a homossexualidade, e muito menos com a possibilidade da adopção de crianças por casais homossexuais. Trata-se de um assunto que tem suporte bíblico e não deixa muita margem para dúvidas.

Mas neste tópico falava-se de contraceptivo e, para esses, não vejo qualquer impedimento bíblico.

Luis

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: curioso (IP registado)
Data: 20 de February de 2004 14:21

João:

Os movimentos católicos fundamentalistas que pretendem "curar" homossexuais, são para já altamente falíveis, depois, intensamente violentos.

( Tipo movimento vinhas de raquel)

Alefa:
Em termos de sexualidade , o comportamento humano e o de certos animais não difere muito.
E quanto á "cultura abortista animal "( que paradoxo!), tensa razão , não existe, existe apenas o comportamento de matar as crias em situações específicas.

O que eu queria afirmar relaticamente á conduta homossexual é que ela não é nem anormal nem "antinatura", como já se escreveu.

Por outro lado, se concordas que os casais homossexuais devem ser acolhidos dentro da tua igreja, porque falas em "quadrado lógico"?

A capaciadde lógica não é de modo nenhum o teu forte e esquivas-te sempre ás perguntas essenciais . Como esta:


De acordo com o cristianismo, pode o amor entre dos seres humanos ser pecado?

Re: do amor e suas formas.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de February de 2004 14:55

Curiosa:

- O quadrado lógico apenas foi invocado para te fazer notar que não basta escrever coisas ao acaso. Nada tem que ver com o que eu penso sobre a questão da homossexualidade. Não assobies para o lado... De resto, note-se exactamente o que escreveste: «Por outro lado, se concordas que os casais homossexuais devem ser acolhidos dentro da tua igreja, porque falas em "quadrado lógico"?» Ui! Será que não se consegue distinguir forma de conteúdo?

- Lamento que não tenhas conseguido vencer o preconceito em relação às Vinhas de Raquel, pois a interpretação que aqui te vi "debitar" não tem nada que ver com a realidade, nem se pode comparar com estes movimentos de "cura" de homossexuais. Misturar alhos com bugalhos parece ser uma estratégia tua muito recorrente...

- A tua acusação de falta de capacidade lógica da minha parte compreende-se, vinda de quem é, atendendo à forma como habitualmente argumentas. Moves-te com a lógica argumentativa e com conceitos que têm significados técnicos e precisos com a ligeireza típica de um elefante numa loja de cristais e culpas a cabine telefónica da rua ao lado... Não tratei da questão que colocaste por ela ter sido posta num contexto falacioso (na página que citei, "afilosofia.no.sapo.pt", também se esclarece o que são falácias).

Enfim, como já disse uma vez: "Estão verdes!"

Alef

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.