Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: "Boa Nova"
Escrito por: cravinho (IP registado)
Data: 12 de February de 2004 22:33


Eu gosto de rosinhas burras, de preferência aos/às pedantes.

Mas ainda assim prefiro os verdadeiros pobres em espírito, e não de espírito, e jamais os pobres invejosos e gananciosos, que estes, quando chegam a ricos, por caminhos ínvios, ainda se portam pior, tal como a maioria dos novos ricos.

Admiro extremamente os pobres que, como ensinou Jesus, cumprem abnegadamente o preceito evangélico: "Se queres ser perfeito, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e segue-Me"...

Estes, sim, são os verdadeiros pobres em espírito que arrebatarão o Céu.


Re: "Boa Nova"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 08:34

Deus é amor (1ª João 7)

Re: "Boa Nova"
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 09:47

Irmã Rosinha:

Acerca da sua intervenção de 12/02/04 pelas 19:49, recomendo-lhe que leia no tópico "Hipócrisia Católica", iniciado pela Diana, a afirmação desta, e a seguir a resposta do Alef em 19/01/04 pelas 23:29.

Abraço fraterno.

Re: "Boa Nova"
Escrito por: rosinha (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 14:39



Querido cravinho



Não sou fã de gramática portanto não vou ficar a discutir a diferença entre" em "e "de".

Em relação às questões económicas dou-lhe o meu parecer:

Se queres ser perfeito vai e vende tudo o que tens e segue-me.Correcto.

Mas a venda convem ser feita a nível de coração, de disposição interior.

Os que vendem verdadeiramente o que têm, não se importam pelo facto de ter ou não ter. Os ricos depressa descobrem que a sua felicidade não depende de coisas materiais e muitas vezes desligam-se e procuram algo mais. Basta ver como muitas e "nobres "familias deixaram grandes fortunas que os seus descendentes gastam em salas de jogos , em alcool e mulheres. Toda a gente sabe , dos ricos, que dinheiro não é suficiente para fazer uma alma feliz. Efectivamente muitos ricos entendem isso e acabam por deixar tudo o que têm.

Os pobres? são raros os que entendem isso e vivem uma vida de inveja e mal dizer acerca dos ricos. São poucos os iluminados que entendem a infelicidade de muitos ricos e a descriminação que sofrem, quando muitos deles herdaram e nem sequer tem culpa de ter nascido ricos e são alvo de descriminação mal nascem. Levam á letra essa história de que os ricos não entram no reino dos céus.

Com esta prespectiva e com esta teologia só se tem criado casos dramaticos de pessoas que entregam os seus bens materiais a pessoas pouco nobres que gastam o dinheiro dos seus fieis a recuperar cinemas antigos e outras coisas assim. querem poder nada mais.

Não tem mal nenhum ser rico e a riqueza é sinal de saude, de alegria e de vida. Quando está doente não procura um médico , um hospital? Não aceita a riqueza criada ? Ou deixa-se morrer regeitando toda a riqueza existente? Sim , porque um hospital bem equipado custa muito dinheiro.

Esse tipo de comentários revelam inveja .quem está bem consigo proprio não tem inveja. Sim , porque ser rico deve dar bastante trabalho e ser rico por meios pouco licitos ainda mais trabalho dá. A mim essas pessoas não me metem inveja porque o meu sono é tranquilo e o deles não. Não tenho inveja de ninguém e essa é a grande liberdade , lamento sómente que a riqueza não esteja bem distribuida , mas isso é um trabalho longo e que demora o seu tempo e passaria essencialmente por se saber ser cristão, por se saber ser um empresario trabalhador e honesto, mas para isso é preciso inteligencia , coisa que infelizmente não nem todos têm, ficam afectados pela ganacia , mas ainda há boa gente rica por aí e pobres felizes que sem preocupações nenhumas vão recebendo todos os meses dinheiro das pessoas que trabalham. Já ajudo , com os impostos, a muita gente que não faz nenhum, já nem preciso de dar esmola, mas mesmo assim quando me pedem não viro a cara para o lado...

rosinha




rosinha

Re: "Boa Nova"
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 14:59

...Fé, Esperança e Amor. Mas o maior de todos é o Amor.


Re: "Boa Nova"
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 16:10

«Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
Felizes vós, os que agora tendes fome, porque sereis saciados. Felizes vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.
Felizes sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos expulsarem, vos insultarem e rejeitarem o vosso nome como infame, por causa do Filho do Homem.


Re: "Boa Nova"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 20:45

Porque é que Jesus se chama a si mesmo de "Filho do Homem"?

Re: "Boa Nova"
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 22:02

Porque é isso que ele é.

Re: "Boa Nova"
Escrito por: Cravinho (IP registado)
Data: 14 de February de 2004 05:25


Boa Rosinha

Se bem percebi, tu aprecias mais a pobreza de coração, ou de/em espírito, do que a pobreza material.
Nesse aspecto tens razão, na medida em que é evangélico, e em conformidade com as referidas Bem-aventuranças.
Porém, nota que, quando falamos em pobreza em espírito - com o "de" pode ter outro significado -, segundo a teologia cristã, referimo-nos geralmente à renúncia de bens em excesso ou desnecessários, sejam eles dinheiro ou bens materiais, prazeres imorais ou vaidades mesquinhas.

E isso porque, por um lado, tudo o que é demais é erro, faz mal, sobretudo no aspecto espiritual ou cristão, sobretudo no aspecto do ditado que diz: "quem não tem dinheiro (a mais) não tem vícios...
Melhor dizendo: o excesso de dinheiro provoca geralmente muitos vícios, ou excesso de vícios - que por vezes, como sabes, levam a grandes desgraças, e até mesmo à miséria material -, e a falta dele é como que um travão a certos vícios, para os quais todos nós tendemos, sobretudo se não temos ideais e atitudes de honestidade, espiritualidade, bondade e disciplina.

Por essas e por outras, é que muitos santos seguiram à letra o convite de Jesus: "Se quereis ser meus discípulos, renunciai a vós mesmos, tomai a vossa cruz e segui-me"... E fizeram eles muito bem.

Mas actualmente quase ninguém o faz, mesmo os consagrados nas Ordens religiosas, que têm o voto da pobreza, assim como os da castidade e da obediência.
O que é, quanto a mim, extremamente triste e lamentável, pois não praticam minimamente aquilo que pregam ou que Jesus ensinou, e que consta nos seus estatutos religiosos.

Infelizmente, a corrupção também existe na Igreja católica, e por isso mesmo é que está tão em crise. Se eles, padres e religiosos, não dão, em geral, o bom exemplo, isso constitui uma espécie de escândalo, sobretudo para as pessoas que têm pouca fé, ou nenhuma, mas também para as almas mais sensíveis e puritanas.

Almas sumamente generosas e exemplares, como a Madre Teresa de Calcutá, são muito poucas, relativamente, embora a maioria delas passem despercebidas devido à virtude da humildade.

De qualquer maneira, "Bem-aventurados os pobres em espírito porque é deles o Reino do Céus"...
Isto é, os realmente desprendidos de (quase) todos os bens materiais, por acreditarem que a pobreza, bem vivida, purifica e santifica, e, sobretudo, por serem almas verdadeiramente caridosas/solidárias, pois sabem que todos os bens do mundo pertencem, ou deviam pertencer, a toda a humanidade por igual, sem qualquer discriminação, e como tal tentam agir dentro desses deveres de consciência e moralidade.

No entanto, nós os que pretendemos ser bons cristãos, devíamos colocar sempre a riqueza espiritual, isto é, o amor de Deus, as virtudes e as boas acções, acima dos bens materiais, pois só aquelas nos garantem a salvação eterna, ou seja, o verdadeiro fim para que fomos criados.
Tudo o mais é secundário e muitas vezes prejudicial, sobretudo se nos afasta de Deus e dos irmãos.

Um abraço.

Cravinho


Re: "Boa Nova"
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 15 de February de 2004 16:47

Relativo mens de Albino Soares 13/02/04 20:45

" ...e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez Homem."

Será por isso que Ele Se diz Filho do Homem, ou seja filho de Maria, como humana que Ela era? Julgo que este é um dos Mistérios, em que acreditamos incondicionalmente pela nossa Fé.


Re: "Boa Nova"
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 16 de February de 2004 09:15

"Não podias ver Deus, mas podias ver um homem; então Deus fez-se homem, para unificar em ti o que vês e o que crês."
*Santo Agostinho


Re: "Boa Nova"
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 16 de February de 2004 12:44

Não é por acaso que o Papa JP II afirma que a Paternidade de Deus é meramente espiritual : "A paternidade em Deus é com certeza inteiramente espiritual".

Como é óbvio quer demarcar-se de outras mitologias em que a divindade dos semideuses ou de homens deuses resultava de uma cópula entre um deus e uma mulher mortal.


Bem, mas se a "paternidade de Deus" é apenas espiritual, como surgiu Jesus Cristo, o ser humano?

Geração espontânea?????????

Se jesus Cristo é verdadeiramente humano - e parece que foi, essa é a única certeza que temos, biológicamente igual a todos nós, com as mesmas necessidades humanas básicas e o mesmo ciclo de desenvolvimento e vida, se Jesus cristo nasceu de um útero de uma mulher e foi parido normalmente, sem nenhum milagre, e se a paternidade divina foi apenas espiritual, como explicar a sua génese biológica?

Não teve origem num ovo e num espermatozóide?

A quem atribuís a paternidade não espiritual?

Se é um dogma da religião católica que jesus é plenamente homem, se é TOTALMENTE HOMEM, porquê renegar a essência da sua humanidade?

A essência da nossa humanidade está centrada na base biológia e no facto incontestável que descendemos geneticamente de um homem e de uma mulher, como resultado de uma relação sexual.


SE Deus queria afirmar a sua não humanidade - a sua Divindade plena, porque não surgiu na Galileia já adulto, porque não se materializou no deserto em plena maturidade e começou logo a pregar???

Não seria mais verosímil?


Se aceitou ser recém nascido envolto em sangue e em fezes, se aceitou ser feto e embrião, porque rejeitaria ser zigoto?

Porque não admitir que a sua génese é plenamente humana e não apenas parcialmente?

Vocês acreditam que ele é verdadeiramente e integralmente um Homem ou apenas uma parcela dele é que é homem?
Voc~es acrefitam integralmente no Amor ou apenas no amor assexuado?

Re: "Boa Nova"
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 17 de February de 2004 08:40





Jesus era carpinteiro não era religioso.

.


Porque não O imitam na perfeição?


Transformem o Vaticano numa carpintaria:))))))))))))))))))

cristina

Re: "Boa Nova"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 21 de February de 2004 01:55

Falou-se de compreensão, perdão, amor, conhecimento de Jesus, bem-aventuranças, ideais de liberdade, fraternidade e solidariedade, partilha, conflito de gerações, imperfeições, queda de impérios, conversão, Reino de Deus.
E aqui deixo esta "súplica a Maria, Mãe da esperança" escrita por João Paulo II, na Exortação Apostólica Pós-Sinodal "A Igreja na Europa":

"Maria, Mãe da esperança,
caminhai connosco!
Ensinai-nos a anunciar o Deus vivo;
ajudai-nos a dar testemunho de Jesus,
o único Salvador;
tornai-nos serviçais com o próximo,
acolhedores com os necessitados,
obreiros da justiça,
construtores apaixonados
dum mundo mais justo;
intercedei por nós que agimos na história
certos de que o desígnio do Pai se realizará.

Aurora dum mundo novo,
mostrai-vos Mãe da esperança e velai por nós!
Velai pela Igreja na Europa:
que ela seja transparência do Evangelho;
seja autêntico espaço de comunhão;
viva a sua missão
de anunciar, celebrar e servir
o Evangelho da esperança
para a paz e a alegria de todos.

Rainha da paz,
protegei a humanidade do terceiro milénio!
Velai por todos os cristãos:
que eles prossigam cheios de confiança
no caminho da unidade,
como fermento para a concórdia
do continente.

Velai pelo jovens,
esperança do futuro:
que eles respondam generosamente
ao chamamento de Jesus.
Velai pelos responsáveis das nações:
que eles se empenhem na construção
duma casa comum,
onde sejam respeitados a dignidade
e o direito de cada um.
Maria, dai-nos Jesus!
Fazei que o sigamos e amemos!
Ele é a esperança da Igreja,
da Europa e da Humanidade.
Ele vive connosco, entre nós, na sua Igreja.
Convosco dizemos:
«Vem, Senhor Jesus» (Ap 22, 20)!
Que a esperança da glória,
por Ele infundida nos nossos corações,
produza frutos de justiça e de paz!"
...


*=?.0

Re: "Boa Nova"
Escrito por: TORQUEMADA (IP registado)
Data: 24 de February de 2004 22:15

"Deus homo factus est ut homo fieret Deus" Santo Ireneu de Lyon

Re: "Boa Nova"
Escrito por: TORQUEMADA (IP registado)
Data: 24 de February de 2004 22:16

Esqueci-me que são latinamente iletrados. Passo a traduzir: Deus fez-Se homem para que o homem se torne Deus

Re: "Boa Nova"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 10:03

Torquemenada,
Ser igual a Deus foi a pretensão de Adão e Eva. Eu acho que em Jesus Cristo, podemos ser filhos de Deus e, portanto, estar próximos de Deus, ser amigos de Deus. Jesus Cristo sempre insistiu: "O reino de Deus está próximo"... quando rezardes dizei: "Pater"... Em Jesus Cristo podemos pertencer à família de Deus... Mas há um perigo real em nos considerarmos iguais a Deus; é que muitas vezes acabamos por nos considerarmos donos de Deus... Exemplo disso são aqueles que se acham com direito de condenar à morte e torturar em razão da liberdade de consciência dos outros (... violando a lei de Deus!!!), tentação que existe ou existiu nas três religiões abraânicas. Deus enviou o seu Filho ao mundo; Ele o primeiro e o último da nova humanidade, para reconciliar consigo a Humanidade e levar mais longe o Seu sonho- desde o dia em que nos tirou do pó da Terra. Deus, nome três vezes Santo, apelo universal à santidade, ao bem, à paz, à justiça, à compreensão, à bondade, à coragem, à equidade e à vida em abundância para lá de tudo quanto possamos imaginar...
"Tantus labor non sit cassus".
...

*=?.0

Re: "Boa Nova"
Escrito por: visitante (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 13:30

Os alemães mataram os Judeus,os Judeus mataram os árabes, os arabes mataram os refens. Quais sao as novidades?

Re: "Boa Nova"
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 15:38


"Sentiamos dentro de nós mesmos a sentença de morte, para que aprendessemos a pôr a nossa confiança não em nós, mas em deus, que ressuscita os mortos"
2Cor. 1,9

Re: "Boa Nova"
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 25 de February de 2004 15:40

Correção à anterior - onde está deus deve ler-se Deus.
Um pequeno- grande pormenor...

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.