Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Orações em poesia e pensamentos meditativos...
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 20 de February de 2002 12:43

Mais ideias... :o)

Proponho desta feita a criação de uma secção nas Orações: de poesia e prosa orantes, pensamentos meditativos e contemplativos, exercícios espirituais e de desenvolvimento afectivo e da personalidade, etc...
Considero muito interessante este tipo de orações e pensamentos, e teríamos como fonte as obras de, por exemplo, Sta. Teresa de Ávila (Jesus), S. João da Cruz, Sto. Inácio de Loyola, S. Tomás de Aquino, Sto. Agostinho, Khalil Gibran, Anthony de Mello, etc, etc...

Não sei como isso poderia ser, devido às questões de copyright, dado que seriam citações de obras editadas.

Aproveito para colocar uma questão: alguém conhece a forma e estrutura de como se rezavam as dezenas, terços e rosários antigamente? É que tenho conhecimento que se usavam, por exemplo no rosário, os 150 salmos em vez das 150 Avé-Marias...

Estou a pensar elaborar um esquema de uma dezena (talvez também terço) orada em salmos, e com orações intermédias e finais diferentes, mais meditativas e invocadoras do Espírito Santo, além de manter o Glória e o Pai-Nosso.
Que me dizem disto? Será alguma heresia...? Espero que não...
Mas esta minha iniciativa parte da necessidade que tenho de viver uma uma oração em que me sinta mais inspirado, mais cultivado e mais reconfortado, enfim, necessito de uma alternativa de oração, mais elaborada que o tradicional, que é bastante simples e rotineiro.

Abraço em Cristo, Vosso irmão,
João

Re: Orações em poesia e pensamentos meditativos...
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 20 de February de 2002 15:51

Oops! Desculpem ter feito 2 entradas do mesmo tópico; foram problemas devido à LENTIDÃO do PC... :o)
Se puderem, apaguem o outro, continuando a responder neste.

Aproveito para acrescentar que poderia ser também como têm em votação, mais orações e reflexões.
Gostaria de ver também alguns Salmos em especial disponíveis...
Posso enviar-vos uma lista daqueles que gostaria de ver ou enviá-los mesmo por escrito (tradução da Nova Bíblia dos Capuchinhos)?
E que tal outras orações, pensamentos ou "invocações" bíblicas, ao estilo do Magnificat e do Benedictus, ou melhor, citações de alguns versículos onde se fazem petições ou reflexões bastante significativas?

Poderia também colocar-se online um pequeno guia bíblico, com a indicação dos versículos bíblicos sobre determinado assunto, história, estado de espírito, parábolas, etc... (existe um, editado pela Sociedade Bíblica de Portugal, que considero bastante bom - seria possível colocá-lo online?)

Espero não estar já a abusar da vossa solicitude, mas é que sou um tanto criativo e ambicioso (talvez demais?)... E já que encontrei em vós pessoas tão capazes, não resisto em propor-vos tudo quanto me passa pela cabeça, para benefício de todos!

Re: Orações em poesia e pensamentos meditativos...
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 20 de February de 2002 23:44

Ora vamos lá a analisar as propostas, que aproveito desde já para agradecer.

A criação de uma nova secção dentro das Orações será feita no mesmo momento em que houver conteúdo para ela :-). Penso que não nos teremos que preocupar muito com os direitos de autor dos textos de todos esses grandes autores que citaste pois dado o tempo que já passou desde a morte dos seus autores, penso que isso já não será problema.

Quanto à ideia do Rosário de "salmos" tenho uma vaga ideia que o terço nasceu exactamente do facto dos salmos serem 150, e que na ausência do texto dos salmos (por vezes até na ausência de uma bíblia na língua de que reza) se criou o Rosário em que cada Avé-Maria "substitui" um salmo. Se eu estiver errado, alguém que me corrija.

De qualquer forma, caso surja essa versão do Rosário que desconheço, seria fácil e teríamos muito gosto em colocá-la cá para consulta.

Um dos projectos que em tempos tentámos levar a cabo mas pela falta de recursos encontra-se "na gaveta" até ser viável, era a disponibilização da Liturgia das Horas. Todavia, existe já para consulta na <a href=http://www.paroquias.org/capela/ target=_blank>Capela Sto Isidoro</a> do texto das Completas que é, como sabem, a oração do final do dia, isto porque pensamos que a maioria dos nossos visitantes seria à noite.

(a meio de escrever este texto reparo que existe outra mensagem, também do João, que aborda questões e propostas para o Paroquias.org pelo que fico na dúvida onde devo continuar... bem, como acho que já respondi ao que aqui foi dito, vou continuar no outro lado :-)

Lugo
(também conhecido como Luis Gonzaga da Equipa do Paroquias.org)

Re: Orações em poesia e pensamentos meditativos...
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 10 de March de 2002 03:28

Sim, efectivamente Lugo. Por aí anda a historia do Terço - Rosario.
Para mais esclarecimentos podem ver:
<a href=http://www.angelfire.com/id/IglesiaCatolica/rosario.html target=_blank>[www.angelfire.com];



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.