Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 20:59


"Vocês os católicos têm pérolas preciosas escondidas debaixo da terra. É vosso dever trazê-las à luz para sustento dos lares familiares" (Governador do Cairo, muçulmano, a respeito do controlo natural da fertilidade).

Esta afirmação resume bem o que aconteceu nos passados dias 30 e 31 de Janeiro na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Sacre Cuore, em Roma, na Conferência Internacional de Regulação Natural da Fertilidade e Cultura da Vida. Este encontro reuniu especialistas (professores universitários, profissionais de saúde de diferentes áreas, monitores, etc.) de vários países do mundo.

Foram apresentados os últimos desenvolvimentos científicos sobre a fisiologia da reprodução humana que suportam a melhor utilização e eficácia do PFN (planeamento familiar natural) bem como a relevância da sua aplicação no diagnóstico e tratamento da infertilidade.

Dado o desconhecimento que existe na comunidade científica, nomeadamente por parte dos profissionais de saúde, da sua aplicabilidade e eficácia, foram também apresentadas diferentes metodologias de ensino/divulgação ao nível do ensino superior, ao da formação de monitores motivados e competentes e também do utilizador.

O respeito pela fertilidade do casal que passa pelo seu profundo conhecimento está intimamente ligado ao desenvolvimento de uma verdadeira cultura da vida, como ficou também patente na maioria das comunicações apresentadas.

Uma cultura da vida que neste momento somos, mais uma vez em Portugal, chamados a defender de uma forma muito concreta. Um grupo de cidadãs e cidadãos, preocupado com o evoluir da situação relativamente a uma possível descriminalização do aborto, resolveu entregar um pedido aos órgãos competentes para que legislem no sentido de uma maior defesa da vida humana desde a concepção, da família e da mulher grávida. Para que este abaixo assinado tenha a visibilidade que lhe é devida e que corresponda ao verdadeiro sentir do povo português, é necessário reunir o maior número possível de assinaturas até ao dia 27 de Fevereiro. Pede-se a colaboração de todos, é preciso que ninguém fique indiferente! Encontra aqui a página, que pode ser fotocopiada, para a recolha das assinaturas. Se quiser saber mais informações pode consultar a página da Internet:

[www.peticao-vida.org]


Isabel Pedro

Conferência Internacional -- Regulação Natural da Fertilidade e Cultura da Vida

in "Voz da Verdade", n.º 3650, 08/2/2004


(negritos meus)


Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:05

"MAIS VIDA MAIS FAMÍLIA"



1. O povo português orgulha-se da sua cultura multissecular, da sua identidade forte, da convicção com que se tem batido por valores como a liberdade, a democracia, a auto-determinação dos povos. Desse património humanístico faz parte a protecção de toda a vida humana. Por isso Portugal teve a coragem histórica de ser um dos primeiros países do mundo a abolir a pena de morte.

2. Na cultura portuguesa actual, com traços jurídicos vigorosos — embora ainda insuficientes — afirma-se igualmente, como valor de fundo, a dignidade feminina, a projecção da mulher em toda a actividade comunitária, a maternidade.

3. Noutro plano, a natalidade tornou-se um dos bens mais necessários ao país, também do ponto de vista do equilíbrio entre pessoas idosas e população activa.

4. Neste Portugal de hoje parecem pois estar reunidas, mais do que nunca, as condições para que se lute pela vida e contra a pobreza; pela vida e contra a discriminação das mulheres, incluindo das mães grávidas nos locais de trabalho; pela vida e contra os atropelos à liberdade de ser mãe; pela vida e contra a falsa solução do recurso ao aborto, que deixa em quem o pratica sequelas físicas e psicológicas que o tempo não consegue sarar.



Tendo presentes estas premissas e



Considerando que o combate ao aborto clandestino deve, também, assentar na eliminação das suas causas económicas, sociais e psicológicas, objectivo que apenas tem sido prosseguido por iniciativas da sociedade civil, promovidas por aqueles que, em consonância com os progressos da ciência médica, defendem a vida humana e dignidade de cada ser humano, desde o momento da concepção até à morte natural;



Considerando que os valores expostos são inseparáveis de uma política de promoção da maternidade e da família enquanto instituição basilar da sociedade, designadamente no domínio das opções legislativas em matéria fiscal, laboral, de habitação, de segurança social, de saúde e de educação;



Considerando interpretar as mais profundas e genuínas convicções do povo português, expressas, de resto, recentemente em referendo, pretendem os signatários reafirmar a sua convicção de que a valorização da vida humana deve continuar a merecer, no Código Penal, a protecção, a todo o tempo, da vida intra-uterina, através da definição como crime, da sua violação, e apresentar aos órgãos de soberania a petição anexa.




---//---





Nós, abaixo assinados, pedimos que a Assembleia da República e o Governo, cada um dentro da sua específica competência legislativa e regulamentar, aprovem:



a) O reforço da protecção da vida e dignidade de cada ser humano, no decorrer da actual revisão constitucional;

b) Um regime legal de protecção jurídica de cada ser humano, na sua fase embrionária;

c) Iniciativas legislativas de promoção da família nos domínios fiscal, laboral, habitacional, da segurança social, da saúde e da educação e

d) Medidas concretas de defesa da vida e da dignidade de cada ser humano, em particular, da mulher, muito em especial de apoio à mãe grávida em dificuldade, bem como ao recém-nascido.



24 de Janeiro de 2004



http://www.peticao-vida.org

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:07



RECOLHIDAS as assinaturas (mesmo nas folhas não totalmente preenchidas) estas devem ser rapidamente enviadas por correio, para Mais Vida Mais Família no Apartado 50434, 1701-001 Lisboa. Data limite para a devolução 27 /02/ 04.

As despesas desta iniciativa têm sido suportadas, até agora, exclusivamente pelos seus promotores. Os donativos devem ser enviados para a conta do BNP com o NIB 0079 0000 113 04 387 10 143 ou para o apartado acima indicado (se cheque: em nome de Pedro Vassalo). Será fornecido recibo.


http://www.peticao-vida.org

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:11

Bem , pelo menos querem a protecção do ser humano apenas a partir da fase embrionária. Já é um avanço.

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:13



A Petição está disponível na página indicada, [url=www.peticao-vida.org]www.peticao-vida.org[/url], também em formato PDF. É sugerido que se imprimam as duas páginas e que delas se façam fotocópias na mesma folha, frente e verso.

Por favor, requisito eu também o empenho de todos na divulgação desta Petição, nestas duas próximas semanas seguintes e até o fim do prazo de envio, 27 de Fevereiro. A abrangência e qualidade desta Petição merecem certamente o empenho de todos.

João Oliveira

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:15

"Aborto: "A Pessoa Mais Inocente Nisto Tudo É a Mulher"
Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2004, Público


D. Januário manifesta a esperança de que circunstâncias atenuantes venham a evitar a penalização das mulheres que estão a ser julgadas em Aveiro pela interrupção voluntária da gravidez. Mas não sai da atitude tradicional da igreja quanto à questão do aborto.


P. - Concorda com a criminalização das mulheres que praticaram a interrupção voluntária da gravidez, como está a acontecer no julgamento de Aveiro?
R. - Voltamos a uma questão que divide a sociedade portuguesa. No fundo, as mulheres não serão criminalizadas. Em todo este processo as mulheres são sempre as maiores vítimas. Vejamos: eu não posso descriminalizar no sentido de dizer que o aborto não é um crime, não é matar. É a minha dificuldade cultural, não consigo sair daqui. Quanto ao penalizar isso é uma atitude judicial e com certeza que na sua sábia decisão hão-de pesar, oxalá que sim, atitudes ou motivações fortemente desculpabilizantes.
P. - D. Januário, mas aquelas mulheres foram investigadas como se fossem traficantes de droga o que, em si, é já uma penalização e uma humilhação.
R. - Só me admiro que outras saíram de lá e não foram capturadas. São atitudes que dependem da parte policial. Do ponto de vista dos princípios eu não vejo qualquer possibilidade de declarar que isto não é um crime. A única saída em ordem ao despenalizar é haver a maior flexibilidade, a maior lucidez, a maior boa vontade em ter presente um conjunto de atenuantes. Eu sei que este processo dá rios de dinheiro a ganhar, que há estruturas profundamente mercantilistas e que são as mais interessadas e que a pessoa mais inocente nisto tudo é a mulher. "

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:18

Aqui vai um site importante:
www.peticaoreferendoaborto.web.pt

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:35


Afirmar que o aborto é um homicídio, um crime, não é uma "atitude tradicional da Igreja", é uma Lei de Deus que ela deve preservar fielmente.

Sua Eminência o Bispo do Porto, D. Januário, parece ter sido mal interpretado. Pois o que diz é que se mantenha a criminalização do aborto, contando com as atenunantes que "descriminalizam" a mulher: mas isso não tem a extensão nociva e falsa que lhe querem dar, de o fazer disponível como não sendo "crime" a não ser para quem assim pense...

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:39


No tópico Ainda a questão do aborto: para lá dos anátemas... disse "Taliban", hoje às 12:33, o seguinte:

(...) Desde o último referendo, as "causas" têem-se agravado. Aumentou brutalmente o desemprego em Portugal, o custo de vida subiu exponencialmente, o fosso entre ricos e pobres agravou-se, a nova legislação do trabalho é fortemente penalizadora para as mulheres, estão a fechar por todo o país inúmeros serviços de obstetrícia e pediatria, reduziram drásticamente os subsidios de família, a fiscalidade continua a penalizar fortemente as famílias, não há reconhecimento social da paternidade, a violência contra as muçlheres aumentou em Portugal.

Gostaria de ver abaixo assinados sobre estas causas.




E eu gostava de saber se pretende assinar este!

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 10 de February de 2004 00:00

ESte qual?

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 10 de February de 2004 13:27

ESte assinei:

www.peticaoreferendoaborto.web.pt

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 10 de February de 2004 13:28

Em nome da Vida e da família.

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 10 de February de 2004 13:51


A vida é só uma. Desde a concepção até à morte.

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 10 de February de 2004 14:08

Quantas mulheres já denunciaste á polícia?

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 10 de February de 2004 14:16

Nenhuma, de certeza,.
Sim, até á morte cerebral.

Sabias que uma pessoa morta continua a haver actividade ceculer e de tecidos durante algumas horas? Isso quer dizer que a pessoa está viva?
Claro que não.

Não falei em direitos, Falei em contingências e opções existenciais.
Não falaei em descriminalização. Falei em despenalização.

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 10 de February de 2004 14:28

Autor: taliban
Data: 10/02/04 14:11

Referendo do forum:

Abelardo e João e VM - três votos a favor da prisão de mulheres, sendo que o abelardo é a favor da prisão máxima ( isto porque em portugal não existe a prisão perpétua ou a pena de morte)

Luis Gonzaga, Ana Amorim, Suzete, JMA , taliban - 5 votos Contra a prisão até três anos de mulhhers que abortam.

Alefa - Abstenção? Mas uma abstenção com problemas de consciência.

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: rosinha (IP registado)
Data: 11 de February de 2004 14:34



Eu concordo com a prisão das mulheres e dos homens. Porque não fazem testes de ADN e condenam também o homem?

Por acaso a fecundação aconteceu por geraçao espontanea? Porque não se responsabilizam eles tambem? Podem largar o semen por aí sem sofrer consequencias?

Condenação para os dois........já

Ou então deixem as mulheres em Paz e não se façam de hipocritas.

rosinha

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: Pró-Vida (IP registado)
Data: 12 de February de 2004 23:21


"MAIS VIDA, MAIS FAMÍLIA"


Está a decorrer a bom ritmo e com empenho muito positivo a recolha de assinaturas, relacionada com a respectiva Petição.

O movimento VIDA E FAMÍLIA - Mais VIDA, Mais FAMÍLIA - está por todo o País com grande vitalidade a recolher as assinaturas para apoio à Vida em todas as fases e idades do Ser humano.

As Listas de assinaturas visam fazer apoiar a Vida desde a concepção até à morte natural.

Petição essa para os Representantes do Poder apoiarem as medidas para "mais Vida e mais Família" e para o respeito pela Dignidade humana em todos os seus estados de desenvolvimento, em todas as circunstâncias e idades.

O nosso apoio e empenho, até 26 de Fevereiro, deve ser total, pela Vida e pela Família.

Contamos com todos para a força deste movimento e dos seus nobres objectivos.
Por favor, não guarde para o fim a sua assinatura e/ou apoio efectivo.


# Já agora, solicitamos a todas as Paróquias de Portugal e a todos os movimentos/associações Pró-Vida que tomem parte activa em tais listas de assinaturas, em conformidade com as respectivas intruções.

- Para tal objectivo, queira consultar o site oficial e respectivas informações, em:

[www.peticao-vida.org]


PV


Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 13:11

Se:

1 - Concorda que as mulheres que cometeram aborto voluntário sejam condenadas a penas de prisão até três anos,

2 - Concorda com a construção imediata de novas prisãoes em portugal para acolher as mulhers nessas circunetâncias

3 - Concorda com a realização de abortos clandestinos

4 - Concorda com as mortes de mulheres que praticam abortos em condições inseguras


5 - Concorda com uma revisão contitucional em torne ilegal aborto terapêutico e o aborto em casos de violação da mulher, que é o abjectivo final deste documento,


Então assine essa petição.

E depois tente dormir descansado.

Re: Mais Vida, Mais Família!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 13 de February de 2004 13:14

SE:


Concorda com uma revisão constitucional que torne ilegal aborto terapêutico e o aborto em casos de violação da mulher, que é o objectivo Último deste documento,


Então assine essa petição.

E depois tente dormir descansado.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.