Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 31 de January de 2004 05:15


CASTIDADE - NO NOVO TESTAMENTO


USO E ABUSO DO CORPO (Como Templo de Deus)

« "Tudo me é permitido", mas nem tudo é conveniente. "Tudo me é permitido", mas eu não me farei escravo de nada. Os alimentos são para o ventre, e o ventre para os alimentos, e Deus destruirá tanto aquele como estes. Mas o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. E Deus, que ressuscitou o Senhor, há-de ressuscitar-nos também a nós, pelo Seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Iria eu, então, tomar os membros de Cristo para fazer deles membros de uma prostituta? Por certo que não! Ou não sabeis que aquele que se junta a uma prostituta, torna-se com ela um só corpo? Pois, como diz a Escritura: "Serão os dois uma só carne". Mas quem se une ao Senhor, forma com Ele um só espírito. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo, mas quem se entrega à impureza, peca contra o próprio corpo. Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, porque o recebestes de Deus, e que vós já não vos pertenceis? Fostes comprados por um alto preço! Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo » (1Cor 6, 12-20).

« Aos solteiros e às viúvas digo que é bom para eles ficarem como eu. Mas, se não podem guardar continência, casem-se; pois é melhor casar-se do que ficar abrasado. Aos que já estão casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido; se, porém, está separada, não se case de novo, ou, então, reconcilie-se com o marido; e o marido não repudie a sua mulher » (1Cor 7, 8-11).

« Mas as obras da carne estão à vista. São estas: fornicação, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúme, fúrias, ambições, discórdias, partidarismos, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já preveni: os que praticarem tais coisas não herdarão o Reino de Deus » (Gl 5, 19-21).

« Crucificai os vossos membros no que toca à prática de coisas da terra: fornicação, impureza, paixão, mau desejo e a ganância, que é uma idolatria. Estas coisas provocam a ira de Deus sobre os que lhe resistem » (Cl 3, 5-6).

« E disse Jesus: "O que sai do homem, isso é que torna o homem impuro. Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios. Todas estas maldades saem de dentro e tornam o homem impuro" » (Mc 7, 20-23).

« Como quem vive em pleno dia, comportemo-nos honestamente: nada de comezainas e bebedeiras, nada de devassidão e libertinagens, nada de discórdias e invejas. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos entregueis às coisas da carne, satisfazendo os seus desejos » (Rm 13, 13-14).

« Esta é, na verdade, a vontade de Deus: a vossa santificação; que vos afasteis da devassidão, que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santidade e honra, sem se deixar levar pelo desejo da paixão como os pagãos que não conhecem Deus. Que ninguém, nesta matéria, defraude e se aproveite do seu irmão, porque o Senhor vinga tudo isto, como já vos dissemos e testemunhámos. Com efeito, Deus não nos chamou à impureza mas à santidade. Pois quem despreza estes preceitos não despreza um homem, mas o próprio Deus, que vos dá o Seu Espírito Santo » (1Ts 4, 3-8).

« Gritam discursos empolados e vazios e, excitando as paixões carnais e a devassidão, seduzem aqueles que começam a afastar-se dos que vivem no erro. Prometem-lhes a liberdade, quando eles próprios são escravos da corrupção, pois é-se escravo daquele por quem nos deixamos vencer » (2 Pe 2, 18-19).

E advertiu Jesus: « "Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, e serão os dois um só. Portanto, já não são dois, mas um só. Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem". De regresso a casa, de novo os discípulos o interrogaram acerca disto. Jesus disse: "Quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar do seu marido e casar com outro, comete adultério" » (Mc 10, 7-12).


Atenciosamente, em Jesus, Maria e José,

Discípulo


CASTIDADE - a Pérola das Virtudes / Apresentação
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 31 de January de 2004 08:01


Caríssimos Irmãos, em Deus Criador e Cristo Redentor:

A CASTIDADE É, REALMENTE, A "PÉROLA DAS VIRTUDES" !

Exactamente do mesmo modo que os vícios opostos à Castidade – a impureza, a luxúria, a libertinagem, a devassidão, o adultério, os desvios sexuais, etc./etc. – são os pecados que levam mais almas ao Inferno, não só pela extrema gravidade em si mesma, mas também porque provocam muitos outros vícios e crimes, cada vez maiores e piores, tal como acontece com a toxicodependência, com o alcoolismo e com outros super-vícios pessoais e sociais, das mais funestas consequências!

Com a agravante de qualquer vício sexual – como, por exemplo, a aparentemente inofensiva masturbação – produzir no seu infeliz usuário uma dependência tão forte, um estigma tão profundo, um efeito tão obsessivo, que só com muita fé e coragem, humildade e luta, oração e sacrifício, e sobretudo com a Graça de Deus, conseguir-se-á libertar/emendar, e mesmo assim quase sempre à custa de várias quedas e muita insistência...
Porém, tal como o bebé que tenta dar os primeiros passos, devemos levantar-nos imediatamente, esforçando-nos sempre e cada vez mais e melhor, até à vitória final, que é sempre relativa, pelo que devemos ficar sempre vigilantes, através da oração, da disciplina e da penitência, assim como das demais virtudes, e sobretudo da Graça santificante...

Fujam, fujam pois da impureza, como o diabo foge da Cruz, porque a luxúria é muito pior que o pez, muito mais embriagante que o álcool, muito mais intoxicante que o tabaco, muito mais destrutiva que a droga, muito mais perigosa que o fogo, muito mais contagiosa que a peste, muito mais nauseabunda que um cadáver em adiantado estado de decomposição!!

E rezem esta oração, ou outra similar, um simples Pai-Nosso ou Avé-Maria, todos os dias, e/ou sempre que surgir alguma tentação impura (situações de pecado estas que devemos evitar a todo o custo):


Oração a S. José:

+ Ó glorioso S. José, Pai e protector das Almas virgens, a cuja fiel guarda foi confiada a mesma Inocência – Cristo Jesus, e Maria a Virgem das Virgens –; por estes dois caríssimos penhores, Jesus e Maria, instantemente vos rogo e suplico que façais que eu, preservado de toda a mancha, com o espírito incontaminado, o coração puro e o corpo ilibado, sirva sempre a Jesus e a Maria na mais perfeita Castidade. Amen.

Oração a S. Luís Gonzaga:

+ Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a Castidade da minha alma e do meu corpo.
Rogo-vos, por vossa angélica pureza, que intercedais por mim, ante o Cordeiro Imaculado de Jesus Cristo, e a Sua Santíssima Mãe, Virgem das Virgens, e que me preserveis de todo o pecado grave.
Não permitais que eu seja manchado com nódoa alguma de impureza; mas, quando me virdes em tentação, ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afectos imundos, e, despertando em mim a lembrança da Eternidade e de Jesus Crucificado, imprimi profundamente no meu coração o sentimento do santo Amor de Deus, e, abrasando-me no Amor Divino, fazei que vos imite na terra, para que possa gozar de Deus convosco lá no Céu. Assim seja.

* Coração de Jesus, fonte de toda a Pureza, tende piedade de nós!

* Ó Coração Puríssimo da Maria, Virgem Santíssima, obtende-me de Jesus a Pureza e a Humildade de coração!


Discípulo


Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de January de 2004 10:30

Avlis/Discípulo,

Não podes falar de Castidade sem falar do Amor entre um homem e uma mulher. Isto é, podes falar, mas o discurso ficará coxo. Para aqueles que queiram saber o que Deus nos transmite na Bíblia sobre o Amor entre um homem e uma mulher, recomendo vivamente a leitura do livro do Cântico dos Cânticos. Deixo aqui um excerto.

Luis

--------------------------------------------------------------------------------
Cântico dos Cânticos 1


Diálogo apaixonado
Cântico dos cânticos, que é de Salomão.

Ela
Que ele me beije com beijos da sua boca!
Melhores são as tuas carícias que o vinho,
ao olfacto são agradáveis os teus perfumes;
a tua fama é odor que se difunde.
Por isso te amam as donzelas.
Arrasta-me atrás de ti. Corramos!
Faça-me entrar o rei em seus aposentos.
Folgaremos e alegrar-nos-emos contigo;
mais do que o vinho celebraremos teus amores.
Com razão elas te amam.

Sou morena, mas formosa,
mulheres de Jerusalém,
como as tendas de Quedar,
como os tecidos de Salomão.
Não estranheis eu ser morena:
foi o sol que me queimou.
Comigo se indignaram os filhos de minha mãe,
puseram-me de guarda às vinhas;
e a minha própria vinha não guardei.
Avisa-me tu, amado do meu coração:
aonde levas o rebanho a apascentar?
Onde o recolhes ao meio-dia?
Que eu não tenha de vaguear oculta,
atrás dos rebanhos dos teus companheiros.

Ele
Se não tens disso conhecimento,
ó mais bela das mulheres,
sai no encalço do rebanho
e apascenta as tuas cabrinhas
junto às cabanas dos pastores.

A uma égua entre os carros do Faraó
eu te comparo, ó minha amiga.
Formosas são as tuas faces entre os brincos,
e o teu pescoço com os colares!
Para ti faremos arrecadas de ouro
com incrustações de prata.

Ela
Enquanto o rei está em seu divã,
o meu nardo dá o seu perfume.
Uma bolsinha de mirra é o meu amado para mim,
que repousa entre os meus seios;
um cacho de alfena é o meu amado para mim,
das vinhas de En-Guédi.

Ele
Ah! Como és bela, minha amiga!
Como são lindos os teus olhos de pomba!

Ela
Ah! Como é belo o meu amado!
E como é doce,
como é verdejante o nosso leito!
Cedros são as vigas da nossa casa,
e os ciprestes, o nosso tecto.


Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: António de Lisboa (IP registado)
Data: 31 de January de 2004 12:22


PADRÕES DA MORALIDADE SEXUAL


«Venerados sejam entre todos o Matrimónio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição e ao adultério Deus os julgará [condená-los-á]» (Hb 13,4).

«O Cristão, antes de mais nada, precisa de ser moral e sexualmente puro» (cf. 2 Co 11,2; Tt 2,5; 1 Pe 3,2).

A palavra "puro", aqui, significa livre de toda a mácula de lascívia. O termo refere-se à abstenção de todos os actos e pensamentos que incitam desejos incompatíveis com a virgindade e a castidade, ou com os votos matrimoniais da pessoa.

Refere-se, também, ao domínio próprio e à abstenção de qualquer actividade sexual, que contamina a pureza da pessoa diante de Deus. Isso abrange o controlo do corpo "em santificação e honra" (1 Ts 4,4), e não em "concupiscência" (" 4,5).
Este ensino das Escrituras é tanto para os solteiros como para os casados.


No tocante ao ensino bíblico sobre a Moral Sexual, vejamos o seguinte:

(1) A intimidade sexual é limitada ao Matrimónio. Somente nesta condição ela é aceite e abençoada por Deus (cf Gn 2,24; Ct 2,7; 4,12).

Mediante o casamento sagrado, marido e mulher tornam-se "uma só carne", segundo a vontade de Deus.
Os prazeres físicos e emocionais normais, decorrentes do relacionamento conjugal fiel, são ordenados por Deus e por Ele honrados.


(2) "O adultério, a fornicação, o homossexualismo, os desejos impuros e as paixões degradantes, são pecados graves aos olhos de Deus", por serem transgressões da lei do Amor (Ex 20,14), e profanação do relacionamento conjugal.

Tais pecados são "severamente condenados" na Sagrada Escritura (ver Pv 5,3), e "colocam o culpado fora do Reino de Deus" (Rm 1,24-32; 1 Co 6,9-10; Gl 5,19-21).


(3) A imoralidade e a impureza sexual não somente incluem o acto sexual ilícito, mas também qualquer prática sexual com outra pessoa que não seja seu cônjuge.

Há quem ensine, em nossos dias, que qualquer intimidade sexual entre jovens ou adultos solteiros, tendo eles "mútuo consentimento", é aceitável, desde que não haja acto sexual completo.

Tal ensino peca contra a Santidade de Deus e contra o Padrão bíblico da Pureza.
Efectivamente, Deus proíbe, explicitamente, "descobrir a nudez" ou "ver a nudez" de qualquer pessoa, a não ser entre marido e mulher legalmente casados (Lv 18,6-30;20:11,17,19-21).


(4) O Cristão deve ter autocontrolo e abster-se de toda e qualquer prática sexual antes do casamento, por mais difícil que seja.

Tentar justificar a intimidade pré-marital simplesmente com base num "compromisso" real, ou imaginário, é transigir abertamente contra os Padrões santos de Deus. É igualar-se aos modos impuros do mundo e querer deste modo justificar a imoralidade.

Depois do casamento, a vida íntima deve limitar-se exclusivamente ao cônjuge.

A Bíblia cita a virtude da Temperança como um aspecto do fruto do Espírito Santo no Cristão, a conduta positiva e pura, contrastando com tudo o que representa prazer sexual imoral, como libertinagem, fornicação, adultério e impureza.

A nossa dedicação à Vontade de Deus, pela Fé e pelo Amor, abre o caminho para recebermos a bênção do domínio próprio, a "Temperança" (Gl 5,22-24).


(5) Termos bíblicos descritivos da "Imoralidade Sexual", e que revelam a extensão desse mal:

(a) Fornicação - Descreve uma ampla variedade de práticas sexuais, pré ou extra-conjugais.

Tudo o que significa intimidade e carícia fora do casamento é claramente transgressão dos Padrões morais de Deus para o Seu Povo (Lv 18,6-30; 20:11,12,17,19-21; 1 Co 6,18; 1 Ts 4,3).

(b) Lascívia - Denota a ausência de princípios morais, principalmente o relaxamento pelo domínio próprio que leva à conduta virtuosa (cf 1 Tm 2,9).

Isso inclui a inclinação à tolerância quanto a paixões pecaminosas ou ao seu estímulo, e desse modo a pessoa torna-se partícipe de uma conduta anti-moral e anti-cristã (Gl 5,19; Ef 4,19; 1 Pe 2,18).

(c) Devassidão - Seduzir (ludibriar sensualmente), assediar (aproveitar-se de ou explorar sexualmente) uma pessoa, significa privar da pureza moral, que Deus pretende para essa pessoa, a fim de satisfazer desejos libidinosos ilícitos.

Despertar noutra pessoa estímulos sexuais que não possam ser correcta e legitimamente satisfeitos, significa explorá-la ou aproveitar-se dela (1 Ts 4,6; Ef 4,19).

(d) Cobiça carnal - Desejo carnal e imoral a que a pessoa daria vazão se tivesse oportunidade de concretizá-lo (Ef 4,22; 1 Pe 4,3; 2 Pe 2,18; Mt 5,28).


António


Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de January de 2004 17:38

Caro António José Avlis Justiniano Milnomes da Silva:

Qualquer dia ainda hei-de comentar estes textos que aqui deixas, que são muito "interessantes" (muitas aspas).

Para já noto uma coisa curiosa: segundo pude apurar, este mesmo texto que aqui publicaste aparece umas 85 vezes na Internet (excluindo o Paroquias.org), das quais 83 (oitenta e três) são colagens tuas num mesmo lugar...

É obra!!!

Alef

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de January de 2004 20:40

Caro "António de Lisboa",

"No tocante ao ensino bíblico sobre a Moral Sexual, vejamos o seguinte:

(1) A intimidade sexual é limitada ao Matrimónio."

Errado.

O António de Lisboa, "Arca do Testamento e cofre das Sagradas Escrituras", conhecia a Bíblia e não diria tal disparate.

Já o Luís te sugeriu: lê o Cântico dos Cânticos. Mostra-me aí o "Matrimónio"...

João (JMA)

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de January de 2004 21:52

JMA,

Suponho que o Avlis se deve estar a questionar como é possível o Cântico dos Cânticos fazer parte do cânon bíblico. :-)

Luis

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes / Sexualidade Cristã
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 01 de February de 2004 13:53


01 - DEUS PERMITE O DIVÓRCIO?

Em princípio, o casamento é indissolúvel: "O que Deus ajuntou não o separe o homem". Todavia, em caso de prostituição de um dos cônjuges (adultério ou qualquer outro tipo de imoralidade sexual), Deus permite a separação, se esta for a vontade do cônjuge ofendido. Havendo perdão entre as partes, nada impede de continuarem juntos (Mateus 19.9; Lucas 16.18).
Os casamentos hoje em dia são desfeitos por qualquer banalidade. Muitas vezes o motivo maior é o fim do amor: Os dois chegam à conclusão que não se amam mais. Isto acontece quando a união do casal não é alimentada pela fonte inesgotável do amor de Deus.


02 - EM QUE CIRCUNSTÂNCIA DEUS CONDENA O ABORTO?

Abortar é tirar a vida de uma criança em desenvolvimento. A vida de uma pessoa inicia-se na fecundação do óvulo. Ali é plantada a semente. No período de oito semanas, o não nascido é chamado de embrião. Após esse tempo, é conhecido por feto. Embrião ou feto são etapas da vida de uma criança.
O sexto Mandamento proíbe o homicídio: "Não matarás". Assim é pecado abortar, seja para controlar a natalidade, seja para corrigir uma gravidez não desejada.


03 - E AS CARÍCIAS ENTRE NAMORADOS, OU NOIVOS?

São impurezas para Deus. Não convém aos santos "ver a nudez" ou "descobrir a nudez" de outrem, a não ser do cônjuge. As carícias ou práticas libidinosas contrariam os padrões de moralidade exigidos por Deus.
Devemos manter o nosso corpo em santificação e honra porque o Espírito Santo habita em nós, isto é, nos que aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador. (Levítico 18.6-17; Mateus 5.28; Gálatas 5.19; 1 Tessalonicenses 4.3-7).


04 - EM QUE SITUAÇÃO O SEXO É PECADO?

A relação sexual ENTRE NÃO CASADOS é pecado, ainda que sejam namorados, noivos ou comprometidos. O ADULTÉRIO, proibido pelo sétimo Mandamento (Êxodo 20.14), abrange os vários tipos de imoralidade e pecados sexuais.
Lembramos que entre casados nem tudo é permitido, como é o caso de sexo anal. O homossexualismo masculino ou feminino (sexo entre homens ou entre mulheres) é pecado. Deus criou macho e fêmea e os uniu pelo casamento (Génesis 2.24).
Homens e mulheres, adolescentes, jovens e adultos, devem permanecerem puros, abstendo-se de qualquer actividade sexual que não seja no casamento.
"Digno de honra entre todos seja o Matrimónio, bem como o leito sem mácula, pois aos devassos e adúlteros Deus os julgará". (Hebreus 13.4).
"Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra seu próprio corpo". (1 Coríntios 6.18).


05 - SEXUALIDADE É BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

Sexualidade (Dicionário Aurélio): "Qualidade de sexual. O conjunto dos fenómenos da vida sexual. Sexo".
Somos seres sexuados, seres que possuem órgãos sexuais, órgãos específicos na mulher e no homem destinados à reprodução da espécie. Todos nós possuímos sexualidade, possuímos sexo. E essa capacidade de reprodução da espécie foi-nos dada por Deus, quando nos criou. Deus nos criou assim.
E mais: para que a espécie humana continuasse se multiplicando, Deus fez com que o acto sexual fosse prazeroso, agradável, e servisse, também, para que o casal (marido/mulher) tivesse interesse um pelo outro, e mantivesse laços conjugais cada vez mais fortes. Por tudo isso devemos dar graças a Deus. Não só pelo sexo, pela sexualidade, mas devemos dar graças pelos nossos sentidos, nossa capacidade de planejar, de pensar, de raciocinar, de amar: "EM TUDO DAI GRAÇAS, POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS EM CRISTO JESUS PARA CONVOSCO" (1 Timóteo 5.18).
Nesse sentido, a sexualidade é uma bênção. Quando Deus concluiu sua obra-prima, o Homem, Ele disse que o que havia feito ERA MUITO BOM (Génesis 1.31). Portanto, tudo de que dispomos para viver é óptimo.
Todavia, assim como há homens que usam as mãos para roubar, torturar, matar, e oferecer iguarias aos demónios; os olhos para ver coisas impuras e contemplar outros deuses; os ouvidos para ouvir palavras imorais e músicas profanas; o coração para odiar o próximo, e adorar ídolos, da mesma forma muitos usam a sexualidade de forma pervertida: homens com homens e mulheres com mulheres numa relação sexual vergonhosa, imoral e proibida por Deus; ou usam a sua sexualidade por puro prazer, fora do compromisso de uma vida conjugal estável. Assim usada, a sexualidade é pecado, por tratar-se de uma impureza e imoralidade.

*** *** ***

Para continuar a leitura deste importante texto sobre ÉTICA E MORAL SEXUAL, clique AQUI...

Justiniano


Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: Justiniano (IP registado)
Data: 01 de February de 2004 14:08


*** *** ***

PADRÕES DA MORALIDADE SEXUAL


*** *** ***

Sem comentários por agora...

Justiniano


Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de February de 2004 21:49

Ai, Avlis, ainda bem que deixaste o "link" para aquele "importante texto sobre ÉTICA E MORAL SEXUAL"... Gostei imenso da secção sobre as piadas, fartei-me de me rir! ;-)

Vamos a uma citaçãozinha: "A maioria das piadas é mentira, estórias inventadas. Quando surgem de um fato verídico, servem para ridicularizar as pessoas envolvidas. Ora, Deus não aprova a mentira: “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo... e não deis lugar ao diabo."

Pobre Jesus, que andou a inventar estórias e ainda por cima tinha um bom sentido de humor...

Que mundo triste este o de certas criaturas...

Mas o mais interessante -- hilariante (!) -- é que o Avlis agora faz cópias de páginas protestantes! Avlis, já viste o que esta página diz sobre Maria? Pouco católica, hein?!

Definitivamente, uma "piadinha evangélica"! ;-)

What a joke!

Alef

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes / Cântico dos Cânticos
Escrito por: Abraão (IP registado)
Data: 02 de February de 2004 16:33


ESTUDO SOBRE O LIVRO "CÂNTICO DOS CÂNTICOS"


Este livro tem sido severamente criticado por causa da sua linguagem sensual. Seu direito a um lugar na Bíblia tem sido defendido por muita gente religiosa de todas as épocas. Muitos o têm considerado como uma alegoria espiritual do afecto que existe entre Deus e seu povo escolhido, ou entre Cristo e sua Igreja.
Este é um poema oriental. As expressões ardentes só podem ser devidamente interpretadas por uma mente Espiritual Madura.


O Noivo representa a Cristo, a noiva a Igreja

A comunhão espiritual entre a noiva e o noivo celestial: Capitulo 2:7 - Conjuro-vos ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e corças do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que ele o queira.
A Noiva perde seu companheiro e o busca. Capitulo 2:8 - Ouço a voz do meu amado; ei-lo que vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
Os discursos ardentes do noivo e da noiva acerca de seu amor mútuo e os elogios de um para com o outro. Capitulo 3:6 - Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de toda a sorte de pós aromáticos do mercador. Capitulo 8:14 - Vem depressa, amado meu, e faz-te semelhante ao gamo ou ao filho das gazelas sobre os montes dos aromas.

PENSAMENTO CHAVE: MEU AMADO - Titulo que os crentes dão a Cristo. Capitulo 2:16 - O meu amado é meu, e eu sou dele. Ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.


COMPLEMENTO

I - O Noivo Celestial

Seu amor cobre todo os defeitos da noiva. Capitulo 4:7 - Tu és toda formosa, amada minha; em ti não há defeito.
Seu regozijo por ela. Isaías 62:5 - Como o jovem se casa com a donzela, assim os teus filhos se casarão contigo e, como noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus.
Deu sua vida por ela. Efésios 5:25 - - Vos, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela.
Virá reclamá-la como sua. Mateus 25:6 - Mas, a meia noite ouviu-se um grito: Aí vem o Noivo, saí ao seu encontro.


II - A Noiva

Ama ao noivo. Cântico dos Cânticos 2:16 - O meu amado é meu, e eu sou dele. Ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
Sente sua indignidade. Cântico dos Cânticos 1:5 - Eu sou morena, mas agradável, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão.
Tem sido purificada e vestida com vestes imaculadas. Apocalipse 19:8 - Foi lhe dado que se vestisse de linho fino, resplandecente e puro. O linho fino são os actos de justiça dos santos.
Adornada com as jóias da graça divina. Isaías 61:10 - Eu me regozijo muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus. Pois ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto de rectidão, como o noivo que se adorna com um turbante e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.
Oferece os convites para as bodas. Apocalipse 22:17 - O Espírito e a noiva dizem: Vem. Quem ouve, diga: Vem. Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.


A FESTA DAS BODAS

Preparada pelo Pai para o Filho. Mateus 22:2 - O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
Preparações custosas. Mateus 22:4 - Depois enviou outros servos, recomendando: Dizei aos convidados que já preparei o meu jantar: Meus bois e cevados já foram mortos, e tudo está pronto. Vinde ás bodas.
O convite é uma grande honra. Apocalipse 19:9 - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me ainda: estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Os convites, desprezados por muitos. Mateus 22:5 - Porém eles, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio.
Os convites incluem todas as classes. Mateus 22:10 - E, saindo os servos pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons, e a sala do banquete se encheu de convidados.
O fato de não usar roupas de bodas por descuido leva a sua exclusão. Mateus 22:11 ao 13 - Mas quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava trajado com vestes de núpcias. Perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem veste nupcial? Ele, porém, ficou calado. Disse então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o para fora, nas trevas, onde haverá pranto e ranger de dentes.


* Para que você possa ter uma reflexão leia o Livro de Salmos 45.

* Estudo extraído da Bíblia Sagrada de referência Thompson.


*** *** ***

Abraão


Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de February de 2004 23:59

Caro Abraão,

"Este livro tem sido severamente criticado por causa da sua linguagem sensual."
Então agora questionamos o canôn bíblico? Porque a linguagem não agrada?
E já agora, que tal cortarmos algumas partes do Novo Testamento por inconvenientes?
Ou adoçarmos as palavras de Cristo, para não serem tão duras de ouvir?
E os profetas, esses sujeitos chatos, sempre a mandar vir com ideias peregrinas?
Definitivamente, não será melhor "dar uma volta ao texto"? Pensa nisso.

Já agora, a fonte deste texto, publicado por "Donizete Cavalcante - Diácono da Igreja Ministério de Jesus Cristo" é uma Bíblia Protestante de 1900, denominada Bíblia Thompson.

Bastava teres posto o link.

Quando encontrares o "António de Lisboa" vê se ele responde às objecções colocadas.

Paz e Bem, irmão

João (JMA)

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 14:14

bora aí a censurar a bíblia.
tem lá muitos palavrões. cpomo fornicar, alé, de infâmias terríveis cometidas por profetas e reis judeus adorados pelo avlis, como intrigas, traições, violações incestos, crimes bárabaros contra as mulheres.

ò avlis, esse bigode precisa de ser aparado.

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 15:46


Bem, não li tudo o que está neste tópico. Mas gostei do artigo do António de Lisboa.

Gostava que o JMA explicasse o que quis dizer quanto a "intimidade sexual", já que é óbvio que a relação sexual, o sexo, só tem sentido no matrimónio. Provavelmente é a isto que grita "Errado!"... Não percebo se se refere a outro sentido para "intimidade sexual".

Pax Domini sit semper vobiscum!
João Oliveira

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 15:48

"Com a agravante de qualquer vício sexual – como, por exemplo, a aparentemente inofensiva masturbação – produzir no seu infeliz usuário uma dependência tão forte, um estigma tão profundo, um efeito tão obsessivo, que só com muita fé e coragem, humildade e luta, oração e sacrifício, e sobretudo com a Graça de Deus, conseguir-se-á libertar/emendar, e mesmo assim quase sempre à custa de várias quedas e muita insistência..."
era esta a intimidade sexual a que o avlis se referia..
dele com ele mesmo...

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 15:56

João Oliveira,

Lê tudo antes.

Citei o texto do "António de Lisboa", onde falava da intimidade sexual.

E disse que em lado nenhum do Cântico dos Cânticos se refere ou se pode concluir que o mesmo livro se refere ao matrimónio.

O que significa que o Amor ali descrito não é relacionado com qualquer matrimónio.

Não falei em sexo, nem estou interessado em discuti-lo neste fórum.

Paz e Bem,

João (JMA)

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 15:58

a masturbação0 é intimidade sexual? é ou não permitida no matrimónio? è pecado? Posso ficar ceguinho e coxo?

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 16:26

O Maor do cântico dos cânticos é o verdadeiro amor - paixão. nada se refere sobre o matrimónio, porque a ceklebração do amor é sempra extrainstituição.

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 16:40

"Lembramos que entre casados nem tudo é permitido, como é o caso de sexo anal. O homossexualismo masculino ou feminino (sexo entre homens ou entre mulheres) é pecado. Deus criou macho e fêmea e os uniu pelo casamento (Génesis 2.24). "
E o sexo oral? Não é pecado pois não?

Re: CASTIDADE - a Pérola das Virtudes
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 19:59


Caro JMA, eu não vou poder ler, peço desculpa.

No entanto, li o texto do António de Lisboa e concordo com o que é dito. Mas vejo que talvez seja o mesmo autor de certas declarações com tendência fundamentalista e aviso desde já que me ilibo de qualquer relação com esse tipo de coisa. Só refiro o meu acordo com este texto específico.

Bem, acho que o texto está a ser mal lido. Pois quando se fala em "noiva" supõe-se de facto uma aliança matrimonial, o que está também implicíto na perspectiva da analogia esponsal entre Cristo e a Igreja. Logo, em ambos os casos, interpretando a linguagem, é incontornável que se fale do desejo de aliança matrimonial, até porque os "interlocutores" se referem continuamente ao futuro, ao que admiram e desejam um no outro. Não vejo qualquer referência que possa ser entendida como estando fora de uma aliança esponsal, nupcial, matrimonial...

O Verdadeiro Amor de Paixão é aquele que Nosso Senhor Jesus Cristo testemunhou na entrega da sua vida para a nossa salvação.

A masturbação é uma ofensa à castidade, bem como o sexo oral... (admito que os textos aqui colocados tenham falhas que não respondem completamente a esses pormenores)

João Oliveira

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.