Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de April de 2002 11:57

O tópico sobre "marketing" religioso motiva-me a levantar um outro tópico, que me preocupa: O (MAU) GOSTO ARTÍSTICO que grassa na Igreja Católica...

Não me refiro, obviamente, às magníficas obras de arte que são as igrejas visigóticas, românicas, góticas, renascentistas ou até barrocas. Mas refiro-me à maior parte dos objectos religiosos de uso mais "comum": basta ir a Fátima ou a outras "montras" de objectos religiosos para se ficar de pele arrepiada: imagens de santos "fluorescentes", imagens do "Coração de Jesus" perfeitamente efeminadas, a que não faltam os lábios pintados, imagens grotescas tipo "estereogramas tridimensionais", que, segundo o ângulo de visão, permitem ver no mesmo plano uma imagem ou outra, como Jesus Cristo e/ou Nossa Senhora, ocasionando em certos ângulos uma "Nossa Senhora com barbas" ou ainda ou um Cristo na cruz que pisca os olhos...

A juntar a isto temos cores berrantes por todos os lados, altares "modernos" nas igrejas no melhor azul-cueca (perdoem-me os mais sensíveis, mas aquilo nada tem de azul-celeste), ornamentações pindéricas, cruzes verdes fluorescentes nas torres das Igrejas...

Este é um problema que não vem de agora. Na febre do ouro do Brasil e da "barroquização" das igrejas portuguesas, sobretudo no Norte, mutilaram-se igrejas e altares românicos e góticos... Mesmo assim, algumas igrejas barrocas são de valor artístico inquestionável.
O panorama de hoje é pior... Com algumas boas excepções, de que a Igreja de Marco de Canaveses é um bom exemplo, reina por aí muito mau gosto, improviso e desmazelo... Há uma enorme falta de cultura e de bom gosto. Sim, porque os gostos também se discutem. Há também uma enorme falta se profissionalismo. O panorama é constrangedor quando olhamos, por exemplo, para as capas das revistas e livros religiosos. Quanto amadorismo e falta de bom gosto! Não admira que muitos telespectadores gostem tanto da "Canção Nova"...

Terá que ser assim? Notei, com alguma apreensão, que os objectos de gosto mais duvidoso, são precisamente os que mais se vendem em Fátima. Estando à procura de algo "decente" para oferecer, não pude reter um comentário privado a uma pessoa amiga sobre o aspecto pindérico de determinado objecto. Pois, não eram passados dois segundos quando alguém exclamou: "Que linda santinha!". E comprou. E eu calei-me. Mas porque será que estamos a nivelar em tudo por baixo? Não basta a televisão, a política, o futebol?

Será o panorama mesmo deprimente? Será a minha "leitura" apenas uma forma de elitismo? Uma queixa exagerada? Soluções? Venham daí as reacções...

Alef

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 14 de April de 2002 14:20

E um bom marketing religioso, viria exctamente resolver toda essa confusao.

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: Rui Oliveira (IP registado)
Data: 14 de April de 2002 22:15

Como? Fazendo o produto «mais parecido com o original»?!...

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: MARKETING (IP registado)
Data: 16 de April de 2002 13:36

Não. Apenas, promovendo só o que é fiel ao original é aceitável pela própria Igreja e pelo povo. Uma forma, de obrigar os santeiros e outros fabricantes a melhor a arte sacra.

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 16 de April de 2002 23:27

Há coisas recentes de grande qualidade... mas não se esqueçam que o que hoje achamos de mau gosto poderá tornar-se, no futuro, de grande qualidade.

A história está cheia de exemplos!

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 17 de April de 2002 01:00

Alef,

Sempre me questionei como é que alguém conseguiu ter a "brilhante" ideia de fazer esses quadros de "estereogramas tridimensionais". E mais ainda, me pergunto: «Será que alguém compra?». Pelos vistos, sim.

Um abraço,
Lugo

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 17 de April de 2002 03:08

Pois é pessoal, o gosto educa-se.
Não será isto um exemplo, entre outros, das carências de formação cultural de grande parte da população?
A Igreja (todos nós) não terá também um papel importante a desempenhar nessa matéria?

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de April de 2002 08:28

Pois...

Quando vejo aquelas imagens do "Coração de Jesus" de lábios pintados e gesto efeminado, imagens de Nossa Senhora que nada dignificam Maria como mulher, pois são umas mini-Barbies pré-adolescentes, umas colchas de cama com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, mais os famigerados "estereogramas", etc, etc, simplesmente arrepio-me...

É claro que o gosto se educa, mas o nosso país é o que é. Estamos a pagar cara a herança dos nossos avós... Uma grande percentagem da população não sabe ler e muitos dos que sabem em nada estimulam os filhos a prosseguir estudos. Claro, para um analfabeto, ter um filho com a escolaridade obrigatória é já muito... Vamos ter muito que esperar...

Mas há já alguns sinais de esperança. Um deles é um maior apreço pelos ícones orientais (tiro o chapéu ao paroquias.org e às boa imagens que tem escolhido), outro é algum investimento nos cânticos litúrgicos, no sentido de maior qualidade e "portugalidade"... Mas também tem havido tentações de demasiada uniformização...

Alef

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 18 de April de 2002 00:18

Tens razão, pá. Eu descobri os icones através de Taizé, há uns 20 anos. Na época era algo muito pouco visto por cá, o pessoal olhava para algumas réplicas que trouxe como sendo uma coisa esquisita...

Por acaso é uma peça cuja estética aprecio. Bem como os vitrais.

Re: Arte Sacra, bom senso e bom gosto (?!)
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 16 de May de 2002 13:52


Alef:


O gosto é pessoal e diz sempre algo sobre cada um de nós.

Num país em que, infelizmente, se prefere discutir se o golo do Jardel é válido ou não, a discutir e a intervir como cidadãos na vida política, social, económica e religiosa do país, não me admira que se comprem essas "santinhas" fluorescentes. Não somos exigentes, não somos críticos, é o "deixa andar" geral!

Daqui a bocado, as Igrejas terão néons, luzinhas intermitentes e um Cristo a indicar a porta de entrada "THIS WAY".

Claro que isto é um bocado à americana, mas...


Ana



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.