Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
CARISMAS
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 16 de January de 2004 10:57

Aproveitando o facto de na Liturgia do próximo Domingo ( Domingo II do Tempo Comum ), incluir a leitura que foca o tema da atribuição de carismas e suas utilizações ( 1 Cor, 12 ), alguém me poderá informar se este tema já foi abordado neste fórum? Quando? Se não, haverá alguém que queira transmitir opinião sobre o mesmo?

Re: CARISMAS
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de January de 2004 12:51

VM,

Muito pouco existe em Portugal sobre os carismas. E isso reflecte o quanto a Igreja tem os leigos em conta. Mas a situação é mais grave e não se fica pelos leigos. Sempre que a Igreja tem de nomear alguém para uma actividade ou responsabilidade, nomeia um padre, mesmo que ele não percebe nada do assunto, mesmo que quem faça o trabalho todo seja um leigo ou religioso. O padre deve ser o responsável.

Prevê-se uma mudança para breve. Em Portugal, cerca de dois terços da hierarquia da Igreja tem mais de 65 anos. Se tivermos em conta a esperança média de vida do homem português, é provável que nos próximos dez anos, o número de sacerdotes reduza drasticamente. Quando todos se queixam da crise de vocações, é altura de nos perguntarmos, que Igreja vamos ter no futuro.

Luis

Re: CARISMAS
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 16 de January de 2004 13:32

Gostei muito da visão de um Padre Jesuíta, numa recente conferência: Uma Igreja de Ministérios e de Comunidades...

Re: CARISMAS
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de January de 2004 13:46

TZM,

Consegues dar-nos um cheirinho do que foi dito?

Luis

Re: CARISMAS
Escrito por: História (IP registado)
Data: 16 de January de 2004 20:08

Carismas são dons, que nos são dados gratuitamente por Deus, para servir-Lo em benefício da comunidade. Deus não escolhe este ou aquele para o servir, todos são chamados de alguma forma a servi-Lo, o que equivale dizer, que todos temos no mínimo um carisma para servir à Deus.

Devido as dificuldades encontradas na vida, uns logo no íncio da vida, durante a infância, na adolescencia e mais longe até, não conseguiram desenvolver ou seja, expandir o seus carismas, para servir a comunidade.

Cabe a igreja, guardiã dos interesses de Deus, ajudar as pessoas a expandir esses carismas, escondidos, atorfiados dentro de cada um.

Carismas para servir Deus, através da ciência, da tecnologia, da religião, da política, etc.

Bjs!

Re: CARISMAS
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 17 de January de 2004 13:07

Irmãos:
Obrigado pela atenção que deram à minha pergunta. Realmente tenho andado a recolher alguma informação sobre movimentos carismáticos, pois conversei sobre isso com um Sacerdote amigo. Já li o que está neste site, e ouvi também outras opiniões. Que diga-se de passagem, divergem umas das outras. Mas antes de fazer uma aproximação mais directa a um movimento destes, e porque as opiniões foram tão variadas, decidi estudar um pouco o significado de "Carisma", tentar compreende-lo (se conseguir), e depois sim: fazer uma experiência num grupo carismático, formar a minha própria opinião, e depois logo se vê...
Em relação ao texto do Irmão Luis Gonzaga, apercebi-me de uma certa amargura em relação à "máquina" da Igreja. Acho que o compreendo, pois às vezes, na minha pequena e modesta tentativa de fazer alguma coisa na comunidade em que estou inserido há alguns anos, logo deparo com algum imobilismo/inércia, nomeadamente em relação à divulgação de actividades dentro da própria comunidade. Será que as pessoas desconhecem as técnicas de marketing- passe a expressão - que provocam auto-motivação? Como querem mais colaboradores laicos, se estes muitas vezes não sabem sequer por onde começar? Conheço uma comunidade Anglicana, tão activa, que me fazem inveja : inter-agem como real comunidade. Como atraem novos membros activos? - Depois da Celebração aos Domingos, juntam-se todos para um "coffee-party", numa "tasca" perto da Igreja ( Católica, cedida a título ecuménico), e autenticamente "caem" em cima do "novo", cumulando-o de gentilezas e atenção. Depois disto, é só esperar que ele torna a vir...
E INFORMAM a comunidade, convidando-a e entusiasmando-a a participar. E assim, com coisas relativamente simples e simpáticas, tornam-se em comunidade viva.
E nós, Católicos? Saudamo-nos na Paz de Cristo, durante a Missa, e depois da mesma, já não conhecemos a pessoa que acabámos fraternalmente de cumprimentar. É evidente que estou a falar de um modo generalista. Existem óptimas excepções, como por exemplo na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica - Lisboa. Mas como estou a 300km, não me dá jeito ir lá à Missa aos Domingos...
E é por estas coisas, que penso como leigos que somos, temos de continuar a tentar "mexer" a "máquina", apesar das nossas(minhas) limitações. Se quisermos que haja a tal Igreja do futuro...
Desculpem o desabafo.


Re: CARISMAS
Escrito por: Anónimo (IP registado)
Data: 17 de January de 2004 20:17


Caríssimo Irmão VM,

Acho que tens muita razão em pensares e agires assim, como bom Cristão/Católico que pretendes ser, a todo o custo, e, ao pretenderes ser, de alma e coração, ainda que não consigas alcançar na prática/aparentemente tão nobres objectivos, já estás a sê-lo realmente, já estás a atingir efectivamente tão heróica meta, porquanto o ser não é ter, mas querer sincera e profundamente...

Se não fui suficientemente explícito, peço desculpa, mas, a propósito, acho oportuno e positivo dizer-te mais o seguinte (por agora e no meu modesto entender):

* Carismas: Todos nós temos um Carisma essencial, pelo menos, e vários secundários. Exploremo-los ao máximo, segundo a Parábola evangélica dos Talentos...

* Iniciativas: Tomemo-las sempre, desde que sejam construtivas, se possível colectivamente, ou então individualmente...

* Percentagens: Se pudermos fazer 90%, muito bem, excelente, mas se não pudermos, conformemo-nos com os nossos 80%, 70%, ou, até mesmo, 50%...

* Valoração: Mais vale 50% de serviço bem feito, do que 90% mal feito...

* Limitações: Se apenas pudermos fazer 10 ou 20%, façamos isso mesmo, em vez de nada, pois Deus vai-nos pedir apenas um rendimento igual ou aproximado ao capital/talento confiado/recebido...

* Humildade: Não é por acaso que esta é a maior de todas as virtude Cristãs, ou uma das maiores, só equiparada ao Amor e à Castidade...

* Humildade II: O Amor e a Castidade são sempre proporcionais à humildade efectiva, e vice-versa, mas jamais o contrário...

* Humildade III: Com esta excelsa Virtude, se for autêntica, consegue-se tudo, todas as demais Virtudes Cristãs, mas sempre a partir da Humildade...

* Maior Carisma: Ou é a Humildade em si mesma, ou, pelo menos, deve estar profundamente revestido de Humildade, sob pena de ser um falso carisma...

* Boa notícia: Parece-me que és das pessoas mais Humildes deste Fórum (apesar de novato...), ou talvez a mais Humilde, bem hajas por isso mesmo, e peço a Deus para ti em particular, assim como para todos em geral, as melhores bênçãos do Céu...

Vai pois em frente, audaciosamente, desde que confies sempre em Deus, na tua Consciência e no Magistério da Igreja! Com este Trio vencerás, assim como com a Cruz de Cristo.

Resumindo e concluindo:
Quem disse que o Cristianismo/Catolicismo é difícil, ou utópico?
Somem, em caso de dúvida, a Vida de Cristo a cerca de "vinte mil" Santos reconhecidos pela Igreja - isto é, todas as suas Virtudes (iguais a 20.000x7 Virtudes capitais) -, e dividam o resultado por "vinte mil" (arredondamento de 365 dias multiplicados por 60 anos de idade) e encontrarão o resultado "Sete Virtudes por dia", pelo menos..., que todos nós (cada ser humano) deveríamos praticar/imitar, segundo os dons/carismas de cada qual recebidos pelo Criador.

Anónimo


Re: CARISMAS
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 17 de January de 2004 22:50

Boa, Avlis anónimo!

Gostava de lançar algumas questões, para quem quiser participar:

- Os carismas são o mesmo que talentos? Se não, o que os diferencia?

- O que significa dizer que os carismas devem ser discernidos? E, nesse caso, com que critérios?

- Que dizer dos movimentos carismáticos, católicos e protestantes?

Alef

Re: CARISMAS
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 19 de January de 2004 15:21

Olá Irmão Anónimo:
Obrigado pelas tuas palavras, não só em relação à informação partilhada, como pelo incentivo transmitido. Em relação à minha humildade...bem...eu pecador me confesso- às vezes é mesmo difícil engolir sapos!
Aproveito para informar que acabei de saber que vai haver uma conferência em Albufeira - Auditório Municipal, dia 22/01/04 - próx. 5ªf. às 21h. precisamente sobre "Renovamento Carismático na Igreja", em que o orador é de nacionalidade belga( não sei o nome dele), e terá tradução simultânea em português. Julgo que será aberto a todos, e tem o aprovação de D. Manuel Madureira, Bispo do Algarve.
Se Deus quiser lá estarei, para tentar absorver o máximo de informação/formação.


Re: CARISMAS
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 19 de January de 2004 15:59

depois conta.

Re: CARISMAS
Escrito por: História (IP registado)
Data: 21 de January de 2004 20:44

Todos têm dons, cada um de nós tem "seu carisma", seu dom, seu chamado ou sua vocação como médico, advogado, professor, cientista, engenheiro, matrimonio, celibato, sacerdócio, vida religiosa etc.

Os carismas, são instrumentos de serviço, de trabalho e não medalhas de honra. São para proveito da comunidade e para ajudar as pessoas. São graças por isso, não dependem dos méritos pessoais nem são sinais de santidade: são presentes de Deus para alguém, para ajudar os demais.

Os carismas extraordinários encontramos referidos na sagrada escritura judaíca na 1ª carta aos Coríntios, capitulo 12 de 8-12. A saber: palavra de sabedoria, palavra de ciência, fé carismática, dom de curas, de milagres, de profecia, discernimento dos espíritos, dom de falar línguas estrangeiras e o dom de interpretar línguas estrangeiras.

Explicação de cada carisma extraordinário:

dom da palavra de sabedoria: é uma luz interior, um ensino ungido, uma mensagem que nos vem de Deus e que toca, eleva, inflama....

- dom da palavra de ciência: é uma intuição interior que revela a causa de um mal ou trauma de uma pessoa com problemas na alma a qual, estamos a ajudar.

- fé carismática: é ter a certeza da intervenção de Deus em determinado caso, dificuldade ou problema

- dom de curas. Este dom está subdividido em dom de cura interior e dom de cura física.

O dom de cura interior, capacita-nos remover através da fé, ferimentos emocionais passados e revelados pelo dom da palavra de ciência.

O dom de cura física, também apoiado pelo dom da palavra de ciência, dá-nos capacidade de curar problemas de saúde físicos através da fé.

- o dom de milagres: é maior que o dom de curas, pois resolve casos impossíveis de resolver humanamente os quais exigem a intervenção de Deus.

- dom de profecia: é uma recepção interior de uma mensagem de Deus a transmitir quer a uma pessoa, grupo ou comunidade sobre um facto do presente ainda não evidenciado ou um evento futuro.

- o dom do discernimento dos espíritos: é uma luz interior, que faz adivinhar, descobrir, conhecer o "agente" em determinados casos difíceis: se é Deus, o diabo ou o nosso EU.

- o dom de falar línguas estrangeiras: capacidade de falar uma língua estrangeira, mesmo sem a ter aprendido ou nunca a ter escutado.

- o dom de interpretar linguas estrangeiras: capacidade de interpretar uma uma língua estrangeira, mesmo sem a ter aprendido ou nunca a ter escutado.

Re: CARISMAS
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 23 de January de 2004 14:41

Meus Amigos:
Conforme tinha dito, ontem(22/01/04), realizou-se a tal conferência relacionada com o Renovamento Carismático Católico.
No entanto, embora organizada pelo RCC, o tema era outro, mesmo que relacionado : A Fé Cristã Face à Nova Era (New Age). Posso dizer que para mim foi muito interessante e simultaneamente assustador.
O orador foi o Padre Joseph Marie Verlinde (Franciscano), belga de nascimento, doutor em Quimica Nuclear, licenciado em Filosofia e Teologia pela Univ. Gregoriana de Roma, e Filosofia pela Univ. Católica de Louvain. Actualmente leciona Quim. Nuclear na Univ. da Sorbonne.
Começou por descrever a sua inicial adesão às religiões/filosofias orientais, onde teve um percurso que o levou aos mais altos níveis nesta àrea, tendo inclusivé estado no Tibet, num mosteiro especial reservado aos "eleitos". Aí desenvolveu técnicas de meditação transandental e yoga que lhe proporcionaram "poderes mentais e espirituais" terrivelmente fortes. Até um dia em que recebeu um Chamamento de Jesus, altura em que regressou à Europa. Já em França,foi convidado para um grupo supostamente Cristão, para oração e "bem-fazer". Só mais tarde percebeu que, julgando estar a partilhar um carisma, estava efectivamente a praticar "magia branca", dentro de um grupo ligado à Rosa Cruz. Nessa altura foi exorcizado pelo Padre encarregado da função na Diocese de Paris(que aliás foi quem o esclareceu, após uma manifestação satânica durante a Consagração da hóstia numa Missa à qual estava a assistir). Depois disso, ingressou no Seminário.
Durante toda esta explicação, alertou-nos sobre as variadíssimas formas que o Demónio está neste momento a utilizar para combater Deus, aparecendo como "anjo de luz", que tudo resolve - inter-relacionou as diversas seitas e religiões orientais com alguns movimentos espirituais e pró-natura muito em voga no mundo ocidental.
Isto dava pano para mangas, e não tenho capacidade para transcrever tudo aquilo que foi dito.
Mas quando vim embora, vim a pensar nos "falsos profetas". E fiquei apreensivo, porque não sei até que ponto terei a capacidade ou discernimento para distinguir um verdadeiro Anjo do falso Anjo de Luz!
Tenho apenas que confiar que Deus me ajudará, pois sou intrinsecamente confiante Nele, e Ele me ajudará nos momentos realmente difíceis. A mim e aos meus filhos.

Um abraço para todos em união com Cristo.


P.S.- Recomendaram-me um livro (que já comprei) : Jesus Cristo, Portador da Água Viva - uma reflexão cristã sobre a «Nova Era», do Conselho Pontifício da Cultura e Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso.


Re: CARISMAS
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de January de 2004 22:02

O site do Padre Joseph Marie Verlinde: [www.final-age.net]

JMA

Re: CARISMAS
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 25 de January de 2004 00:31

Caro VM,
Sempre ouvi dizer que o demónio não pode ver a cruz + e nem talvez os prodígios operados por Jesus Cristo e que cada vez mais são prodígios de amor e partilha na perseverança e na fé.
Assustador é aquilo que os homens podem fazer com obras prodigiosas, como as bombas atómicas e biológicas, os mísseis de curto, médio e longo alcance, os aviões supersónicos e toda a ferraria mandibular que a tantos deixa de boca aberta. Um dos inventores do avião, de cujo nome não me lembro, morreu desolado por ver que aquilo que tinha imaginado para dar asas à humanidade estava a ser usado para matar... Infelizmente as mãos também servem para matar e até em nome de Deus se mata, mesmo contrariando o seu mandamento (Exod 20, 13).
Fé, esperança e caridade, não há que enganar.
Quanto aos anjos que tudo resolvem, diria que estes simplesmente não existem. Repara no problema da poluição, dos lixos, da falta de água potável, dos desequilíbrios económicos, da fome, das doenças, da sida etc. etc. Um falso anjo de luz é aquele que não nos deixa ver os problemas reais e nos leva a ver tudo côr-de-rosa. Um verdadeiro anjo de luz é aquele que nos ajuda a encontrar soluções para os nossos problemas que provavelmente nunca deixarão de existir, enquanto nós existirmos.
...
\O/
*=?.O

Re: CARISMAS
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 06 de February de 2004 09:40

E pimba!!! Já está! Lá arranjei tempo para ir a um tempo de oração num grupo de renovamento carismático. Acho que ainda estou a digerir o que lá se passou. Independentemente da forma pessoal de cada um manifestar a sua espiritualidade, com maior ou menor exuberância, achei que realmente se rezou de uma forma sentida e autentica - não como o "despachar" a Missa dominical. Ali viveu-se momentos absolutamente a responder a uma pergunta do Alef no tópico "Hipócrisia Católica": - depende a minha prática religiosa da virtude dos outros? - Ali, transformei a pergunta em: - depende a minha espiritualidade da espiritualidade dos outros?
Talvez porque sou emotivo me reservei um pouco. Talvez porque sou muito céptico em relação a "transes" ou manifestações espirituais fáceis, ou porque estava lá para observar e tentar perceber "qué pasa", não consegui integrar-me 100%. Mas que teve momentos muito interessantes, teve.
Será talvez para alguns, o meio para discernirem qual Carisma poderão desenvolver para partilhar com a comunidade. Esperemos que sejam muitos.

Abraço Fraterno para todos.


Re: CARISMAS
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 06 de February de 2004 10:29

isso não é um movimento em que toda a gente se passa e até tem desmaios? tipo iurd?

Re: CARISMAS
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 06 de February de 2004 11:07

Irmã Taliban:
De forma alguma foi isso o que se passou. Não houve histeria colectiva, nem gritos, nem espumas na boca ou olhos revirados.
O que vi, foi pessoas umas mais "interiorizadas", outras de semblante mais alegre, umas mais interessadas em ver o que se passava à volta (foi o meu caso), outras rezando ou cantando/rezando mais exuberantemente.
Mas não vi ninguém "passado", excepto um desgraçado dum morcego que teve o azar de entrar por uma janela partida, e andou uma data de tempo à toa sem saber como havia de pirar-se dali p`ra fora!
Na volta era o "nosso" Morcego, que resolveu aparecer por lá...ehehehe!

Re: CARISMAS
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de February de 2004 16:31

Interessante, VM! Eu também fiz essa experiência, e tive uma reacção semelhante, em Coimbra. Mas devo dizer que foi muito interessante. Tratava-se da vigília de Pentecostes e ali percebi como na Igreja Católica Latina deixámos no esquecimento o Espírito Santo. A vigília de Pentecostes é a segund mais importante do Ano Litúrgico e na Igreja Oriental, quer Católica quer Ortodoxa, tem uma enorme importância e dura quase toda a noite. Basta ver que se lê de ponta a ponta o Livro dos Actos dos Apóstolos, também conhecido como o "Evangelho do Espírito Santo"!...

Também eu não vou muito com algum tipo de exterioridades, mas sei que ajuda muita gente... E como sempre o mais importante são os frutos, que em muitas pessoas me parecem francamente bons. Não devemos é querer impor ou aprisionar carismas... Não queiramos aprosionar o Espírito Santo!

Ele há carismas...

Alef

Re: CARISMAS
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de February de 2004 00:36

Os renovamentos carismáticos lembram-me uma concentração que vi em frança, precisamente na sede desses movimento. Tendas de circo, música em altos berros, famílias inteiras, homilias de mãos no ar, gritos e lágrimas.
Uma espécie de catarse colectiva de emoções.
Compreendo que possa ser benéfico para algumas pessoas.

Re: CARISMAS
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 09:17

Irmã Taliban:

"FAMÍLIAS INTEIRAS" : Gostei dessa! É raro hoje em dia. Se isso aconteceu, já valeu a pena. É das coisas mais bonitas, uma família inteira, unida em oração partilhada.

Voltando um pouco atrás, há 2 questões lançadas pelo Alef em 17/01/04, que julgo não terem sido ainda totalmente abordadas:

- Os carismas são o mesmo que Talentos? Se não, o que os diferencia?

- Que dizer dos movimentos carismáticos Católicos e Protestantes?

Julgo que em relação a esta ultima, o movim. carismático tenha nascido numa Igreja Protestante no EUA, o que seria um óptimo exemplo de espontaneidade ecuménica autentica. Estarei errado?

Abraço Fraterno.


Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.