Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de January de 2004 00:01

Há algum tempo atrás, mais precisamente no final de 2003, era para escrever aqui algo que me veio entretanto à cabeça, mas por falta de tempo, passou. Hoje, não resisti.

Tudo começou quando no dia 31 de Dezembro de 2003, assisti na televisão ao resumo do que foi o ano de 2003. Ainda bem que não tinha uma grande festa preparada para essa noite, porque depois do que tinha assitido, decerto perderia a vontade. Desde processos mediáticos na justiça, cunhas de ministros, demissões por escândalos fiscais de outros, fugas de políticos para o Brasil, fogos, incêndios, e mais fogos, e mais incêndios... havia apenas uma, uma boa notícia para dar: o Futebol Clube do Porto tinha tido um sucesso assinalável por essa Europa fora, ganhando quase tudo o que havia para ganhar!

Como já aqui disse, sou suspeito para falar de futebol, pois sou um adepto do FC Porto. E falar de 2003 é agradável (sim, à falta de bilhete para a final de Sevilha, fui daqueles que foi para Lisboa, para a Av. da República gritar "FC Porto Campeão", e provocar um engarrafamento nocturno como há muito não se via na capital). :-)

Não me surpreenda que o povo se anime com o futebol. É saudável que assim seja. O que me incomoda é que só se consiga animar com o futebol! E mesmo assim, muitos se esforçam para que nem com o futebol nos consigamos animar, pelo menos, se tivermos em conta os quantos se lamentam por organizarmos o Euro 2004, e pelos ínfames dez estádios. Pena é que por estas alturas ninguém se lembre do buraco provocado pela Expo 98, que ninguém viu, e ninguém se lembra...

Ontem, mais uma vez, o futebol anima-nos: José Mourinho, treinado do Futebol Clube do Porto foi considerado pelos visitantes do site da UEFA, o melhor treinador de futebol de 2003, com 60% dos votos, e o jogador Paulo Ferreira, do mesmo clube, foi considerado o melhor defesa direito, ultrapassando o seu congénere do Real Madrid. Como se não bastasse, o FC Porto foi eleito o quinto melhor clube de futebol do mundo no ano de 2003. Feitos nunca antes conseguidos!

A minha dúvida persiste: será que só nos conseguimos animar com o futebol? Que lugar deixamos para a esperança em Deus?

Luis

Re: O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: Apollo (IP registado)
Data: 14 de January de 2004 00:45

Caro Luís,

Sem dúvida que os feitos alcançados pelo teu clube são interessantes para a imagem do futebol Português por este mundo fora, e com o Euro à porta toda a publicidade é bem vinda. No entanto a atitude separatista dos dirigentes, treinador, atletas e apoiantes do FCP não me parece de todo a mais correcta.

O futebol permite aumentar a união entre as pessoas com as alegrias e as tristezas ganhas fim-de-semana após fim-de-semana (infelizmente para os meus lados ultimamente tem sido mais tristezas) :), pois existe sempre um Amigo para felicitar ou gozar.

Acho que o futebol movimenta muito dinheiro, se calhar demasiado, isto faz com que por vezes nem tudo seja tão claro como deveria ser, mas isto são lágrimas em deserto.

O futebol nem sempre me anima, mas permite que estejamos todos JUNTOS a torcer por algo em comum.
Bem em relação à esperança em Deus continua cá, mas um pouco sumida, afastei-me Dele alguns anos e tenho ultimamente falado com Ele mais vezes. Nem sempre acreditei na Sua esperança, dando importância a outras coisas como por exemplo o futebol passando Deus para segundo plano. Acho que devemos deixar um lugar para Deus, o lugar Dele no meu coração tem crescido ultimamente devido a algum apoio de Amigos, mas eu sou sincero que poderia fazer mais, muito mais.

Vou esforçar-me...

Bom Ano para todos.

Re: O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: Justiniano (IP registado)
Data: 14 de January de 2004 03:04


Bem, amigos, apesar de não apreciar o futebol em geral, salvo um bom desafio internacional num campeonato mundial ou europeu, respeito os seus adeptos, desde que não sejam fanáticos/doentes, em detrimento dos bens espirituais e eternos...

E sobretudo, como dizia o nosso amigo e participante anterior, desde que não ponham o futebol acima de Deus, assim como tudo o mais, ao contrário do que fazem a maioria dos "cristãos", cristãos praticantes da bola, claro, assim como da batota...

Porquanto, como manda o Primeiro Mandamento, devemos adorar e amar a Deus sobre todas as coisas..., e jamais a bola, a mulher, o carro, a casa, o computador, o prazer, a vaidade, os vícios, os defeitos, etc, etc...

E imediatamente em segundo lugar, devemos amar o Próximo, mesmo sendo nosso inimigo, como tão bem ensinou Jesus...

Eu pobre pecador me confesso! Perdoai-me, Senhor! Perdoai, irmãos!

A propósito, a que propósito vem o futebol, num fórum cem por cento religioso e cristão, pelo menos em teoria? Fica a pergunta no ar...

Justiniano (por vezes injusto e casmurro)


Re: O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 14 de January de 2004 10:55

O futebol é uma religião.

è o ópio do povo.

Re: O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: Utente Atento (IP registado)
Data: 14 de January de 2004 20:01


O que seria do futebol, sem certos fanáticos da bola, tipo Luís Gonzaga e companhia limitada, e muitos outros ainda mais doentes, por sinal??!!

Já a Rádio Renascença, por exemplo, apesar de considerar-se Emissora CATÓLICA Portuguesa - "católica" em quê?! -, sempre que há futebol à hora do Terço do Rosário (da Santíssima Mãe de Deus e Mãe Nossa), às 18:30, troca o Santo Rosário pelo futebol!! Inclusivamente aos Sábados, que é o dia por excelência dedicado à Santíssima Virgem!! Que sacrilégio e hipocrisia!!!...

Nossa Senhora, em Fátima, assim como em todas as Aparições no resto do mundo - e já são dezenas! -, pede sempre a todos para rezarem o Terço todos os dias, para a própria Salvação e para se obter a Paz, assim como para a conversão dos pobres pecadores...
Quem satisfaz e respeita esse insistente e doloroso pedido de Nossa Senhora??!!
Quase ninguém, nem sequer a maioria dos padres e religiosos católicos, que mostram, grosso modo, bastante indiferença e desinteresse, ou pelo menos bastante farisaísmo!!!...

Se até ao inocente pastorinho Francisco Marto - agora Beato (assim como a sua irmã Jacinta) -, a Santíssima Virgem disse que para ir para o Céu teria que rezar muitos Terços (e passou a rezar imenso!), então o que Ela diria de todos nós adultos, grandes pecadores??!!

O MUNDO ESTÁ MESMO PODRE E SATANIZADO!!!

Rezemos por todos os pecadores e mundanos, que põem os interesse materiais muito acima dos interesses e necessidades espirituais!
REZEMOS O TERÇO TODOS OS DIAS, como também tanto tem pedido Sua Santidade o Papa João Paulo II, felizmente grande devoto da Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe Nossa!
Ele próprio reza o Rosário - três Terços mais um, agora com quatro Mistérios -, quotidianamente, desde sempre!

U.A.


Re: O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de January de 2004 21:58

Caro Justiniano ou Utente Atento ou Avlis ou...

Que eu saiba, a Renascença não troca totalmente a bola pelo terço, pois continua "disponível" em Onda Média, pelo menos na zona de Lisboa. De resto, será necessário ter sempre o rádio ligado para se rezar o terço?

Mais: o rosário continua a ser constituído por três terços - 150 Avé Marias por referência aos 150 salmos que eram recitados ou cantados na vida monacal e cenobítica. O novo conjunto de Mistérios não veio acrescentar um terço ao rosário, mas veio "variar" a meditação dos mistérios...

Não tenho especial paixão pelo futebol e reconheço que tudo o que é demais é erro -- sejam os excessos de dinheiro (às vezes sujo) que este mundo envolve, sejam os excessos dos fanatismos clubísticos. Mas discordo desse teu tom anatematizador e demonizador que vem na mensagem assinada por UA. Será que Deus nos proíbe o lado lúdico da vida? Não é o futebol, como outros desportos, um hino à alegria, ao convívio, uma forma de mostrarmos que vale a pena juntarmo-nos e fazermos festa? Será o futebol apenas mal? Não creio.

Mais: seria estranho se neste fórum aparecessem muitos tópicos sobre futebol, mas não vejo porque não possa aparecer. Afinal, o cristão é uma pessoa como as outras, para quem tudo o que é bom lhe interessa. O desporto é bom... Vê que S. Paulo usa várias metáforas do mundo do desporto... Por que havemos de manter o mito de que o bom cristão é casmurro, sempre a resmungar contra o lado bonito e lúdico da vida, mais preocupado em falar dos castigos e do fogo do inferno que em ser profeta da alegria e da esperança? Onde está escrito tal coisa? Não consta que Jesus tenha admoestado as crianças que encontrou a rezar (não digo "terços"...) para irem para o céu.

Não vejo nos evangelhos que a vida cristã se resuma a rezar terços (aliás, nunca vi lá nada disso), embora isso possa ajudar (o que é diferente!). Mas vejo que ser cristão é fazer o bem, como o samaritano da parábola, que, sendo samaritano, era automaticamente visto como infiel e herético. Ou, como diz Tiago, socorrer o órfão e a viúva...

Meu caro: refresca-te um pouco, vai uma vez por outra ao futebol e imagina que o fazes com Jesus ao teu lado, que Ele também se alegrará em ver um bom jogo. Faz festa com as outras pessoas e quando regressares agradace-lhe o dom da vida e da alegria... E podes aproveitar o regresso para rezares o terço. E dormirás muito mais tranquilo! Repito-te um dito que é lamecha, mas vem a propósito: sorri ao mundo e o mundo sorrir-te-á.

Vale fratres!

Alef

Re: O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 11:46

Ehehehe!!! As acusações do UA lembraram-me a Parábola da primeira pedra. E em sequência, uma das " piadinha de português" que os nossos irmãos brasileiros tanto gostam, adaptando esta Parábola:
Naqueles tempos, estando Jesus na Galileia, viu uma multidão a preparar-se para apedrejar uma mulher adúltera. Interpondo-se, exclamou: Aquele que nunca falhou, que atire a primeira pedra! Segundos depois, viu passar um tijolo e "pumba"!!! Em cheio na cabeça da pobre mulher! Indignado, voltou-Se para trás e viu o "Manuel", sorriso rasgado, peito inchado... Então perguntou-lhe: meu filho - você nunca falhou?! Satisfeitíssimo, o "Manuel" respondeu: A esta distância, nunca,Mestre...

Re: O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: ´taliban (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 12:25

eehehehhe

Re: O que seria de nós sem o futebol?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 12:31

O futebol e os desportos são um factor de união entre as pessoas. Basta lembrar que as olimpíadas foram criadas para promover a Paz e que no desporto toda a gente tem lugar. Eu, pessoalmente, nunca gostei de competir em natação, porque sabia sempre que perdia (mau perdedor...).
De qualquer modo há aspectos lamentáveis no futebol como por exemplo os insultos ao árbitro. Num dos poucos jogos a que assisti ao vivo e em que intervinham equipes infantis deu-se o impensável:- o árbitro teve de sair do campo sob escolta da GNR (de pasmar...), por causa de ter expulso um jogador que cometeu uma falta que dá direito a tal. Mas, mais que isso, fiquei mal impressionado por ver, num jogo internacional, fortes assobiadelas dos hermanos assistentes, durante a execução do hino nacional da equipe estrangeira. O futebol é uma festa que não é possível sem a disponibilidade para perder ou ganhar. Não sei se foi por isso, mas neste jogo a equipe das quinas, a jogar em casa, saiu a perder... bem feito, foi o que me veio à cabeça. Sem respeito mútuo o futebol e o desporto transformam-se em batalha campal. Em vez de assobiadelas ao adversário seria mais bonito ouvir cânticos de apoio à equipe preferida.
...

*=?.0



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.