Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Agenda Católica de Portugal Online?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de February de 2002 19:40

Escrevo para partilhar convosco uma necessidade que eu, em conjunto com um catequista da minha paróquia de S. Sebastião da Pedreira em Lisboa sentimos, que é a da existência de uma divulgação do que se passa na Igreja em Portugal.

Ou seja, saber quando, onde, com quem e como irão acontecer: Encontros de Formação, Retiros, Conferências, Peregrinações, Concertos, Convívios, Cursos, divulgação cultural (livros, música, revistas, periódicos, audiovisuais, recursos catequéticos, etc.)...
São as minhas primeiras ideias...
Estou certo de que o formato em "site" de uma «Agenda Católica de Portugal Online», como já a "baptizei" (ou defino, dado que existe apenas em ideia), beneficiará em muito a veiculação da informação necessária para uma maior divulgação e aproveitamento do que acontece em Igreja no nosso país. E quem sabe, uma divulgação de acontecimentos internacionais de interesse.

E talvez, um projecto online do Anuário Católico também não fosse nada mal aproveitado.

Darmos a conhecer com espírito de militância a nossa prática religiosa em todas estas vertentes e mais algumas, para que se torne evidente e próxima a todos os que a ela possam ou necessitem recorrer, é uma urgência. Porque de contrário, manter-se-à esta espécie de "obscurantismo" e "repressão" do que é religioso, passando a trazê-lo para a vida pública do país, instituindo tais actividades como alternativas às que a sociedade secular tem para oferecer (vender?).

Posso dar desde já um exemplo prático desta necessidade e quão útil seria ter estes recursos disponíveis, porque o que interessa será sempre a pequena dúvida a resolvere e a pequena oportunidade que se perde porque não se conhece.
Vou fazer uma peregrinação a Taizé nesta Páscoa e não sei se conseguiremos ter gente suficiente inscrita para que o preço seja viável. Se houvesse tal recurso, poderia a ele recorrer e em vez de se fazerem peregrinações com muitas camionetas a meio, tê-las-íamos cheias. Ou se não, pelo menos iria a mesma quantidade de pessoas mas enchendo mais cada camioneta e acabando por poupar...

João

Re: Agenda Católica de Portugal Online?
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de February de 2002 22:33

Pois é João, esse também é um dos nosso objectivos, divulgar todas as actividades da Igreja Católica Portuguesa, principalmente sobre o que se passa nas paroquias, como por exemplo essa tua actividade.

Por isso pedimos a todos que nos enviem "as suas actividades" para podermos divulgar, no site.

Fazemos também uma newsletter semanal, para que desejar saber "as últimas" sem ter de vir ver o site todos os dias. Esta newsletter pode ser subescrita no site em: [www.paroquias.org]

Estamos de momemento a prepar várias "coisas": Documentos da Igreja, indicações sobre o matrimónio, indicações para a catequese... mas somos poucos, por isso estamos sempre abertos a quem nos possa ajudar.

A tua "ideia" ficou registada. Obrigado pela precisosa sugestão.

Se tiveres material que aches importante e útil envia-nos.

Um abraço,
Susete

Re: Agenda Católica de Portugal Online?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 20 de February de 2002 12:26

Muito bem, apraz-me verificar que esta página caminha no melhor sentido possível e que está entregue em muito boas mãos!
Já agora, peço para que me esclareçam, se possível, acerca de quem, para além da Susete e do Luís Gonzaga, têm papel importante na construção deste site. E também, se é que me permitem a bisbilhotice, que apoios têm para o porem "no ar".

Noto uma presença vossa (casal Gonzaga) constante e de referência na Internet da Igreja em Portugal em termos de iniciativas de leigos. Admiro a vossa competência e , procurarei certamente colaborar em tudo quanto possa.

É por aí que a coisa vai, ou seja, o desenvolvimento da presença da Igreja na Internet portuguesa e seu interesse público, como referência para o comum dos leigos, sendo criada com a participação vital destes.

Quanto à newsletter, acho muito útil e uma ideia formidável que não está isenta de vos dar mais trabalho!

Acerca do projecto da "Agenda", mais ideias:
1 - Considero que seria necessária uma separação entre as notícias e as actividades, para que não se acumulem e dispersem, e estejam organizadas da forma mais prática possível;
2 - As novas actividades seriam enquadradas por tipo para consulta mais fácil, estando assim apta a corresponder à necessidade do interessado consoante a sua procura e disponibilidade;
3 - Penso que se poderia tomar a iniciativa de procurar e contactar as diversas paróquias, congregações religiosas, movimentos, obras, institutos, fundações, outros sites da Igreja, etc, divulgando a existência e missão deste site, para que dele se possam servir como divulgador das suas próprias actividades a nível nacional e internacional.
4 - Teria uma vertente bastante prática e directa quanto às inscrições e contactos de cada actividade, de modo que o interessado pudesse contactar os organizadores; os organizadores de actividades semelhantes se pudessem contactar entre si por forma a tornar cada vez mais produtiva e funcional cada actividade comum; os organizadores contactarem directamente com entidades que possam estar interessadas num determinado tipo de actividade (isso poderia ser feito através de uma newsletter para cada tipo de actividade, por exemplo)
5 - Como forma de integração e num esforço para evitar a dispersão da informação, procurar-se-ia manter no site da "Agenda" a sua missão própria e especializada (embora evidentemente com um conjunto de links úteis), no diálogo com outros sites relevantes da Igreja, como o da Agência Ecclesia e os da estrutura hierárquica da Igreja, procurando que se utilize um serviço comum de divulgação, evitando também a repetição e difusão fragmentada e desnecessária da informação.

"De boas intenções está o mundo cheio", é verdade... Mas considero tal serviço extremamente útil e indispensável no futuro, por todas as razões que já indiquei, tratando-se de uma caminhada cujo primeiro passo pode ser dado desde já, embora sejam pouco aproveitados esses recursos no início.

Por mim, pouco posso fazer a não ser dar ideias...
No entanto, informo que aquele outro catequista da minha paróquia de S. Sebastião da Pedreira em Lisboa, com quem partilho estas opiniões, está a procurar incentivar um grupo de catequizandos do 10.º ano a desenvolver este projecto e a trabalharem em conjunto nesse sentido. Obviamente, será um trabalho amador, mas julgo que evidenciará as necessidades reais e dará frutos e orientará mais propostas e opiniões nesse sentido de ser útil ao comum dos leigos. A par disso, esse catequista trabalha em informática e poderá colaborar em todas as fases desse projecto.

Aguardando com espectativa o desenvolvimento destas propostas, um abraço fraterno,
João

Re: Agenda Católica de Portugal Online?
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 21 de February de 2002 00:17

Uma das coisas que está para breve neste site é uma página com o título "Quem somos" :-). Mas enquanto não surge, aqui fica a resposta.

O site Paróquias de Portugal surgiu no Verão de 1999 numa iniciativa minha, e na sequência doutra página que já fazia na altura da <a href=http://www.paroquia-amadora.pt/ target=_blank>Paróquia da Amadora</a> (que por acaso agora está a precisar de um <i> update</i>). Como qualquer página que se preze, convém ter sempre uma página com alguns links para outras páginas semelhantes. Quando construia a página da <a href=http://www.paroquia-amadora.pt/ target=_blank>Paróquia da Amadora</a> cheguei à conclusão que era extremamente difícil encontrar uma lista completa na internet. Primeiro fui ao <a href=http://www.sapo.pt>Sapo</a>, depois ao <a href=http://www.netindex.pt>NetIndex</a> e por outros portais, visitei o site da <a href=http://www.ecclesia.pt>Ecclesia</a> mas nenhum deles me dava uma lista completa e actualizada.

Ora, se há algo que tu precisas e não existe, nada melhor que arregaçar as mangas e fazeres tu mesmo. Foi o que aconteceu, e diga-se que nem foi assim tão difícil, embora o facto de gostar muito de computadores tenha dado algum jeito :-). Com o tempo a página foi crescendo e chegamos ao ponto de registarmos um domínio para mais facilmente nos lembrarmos do endereço do site. Como registar o site em Portugal, ficando .pt, estava fora de questão por causa das burocracias, nasce assim o Paroquias.org. Para que as pessoas fixem o nome, a pouco e pouco fomos usando o nome Paroquias.org em vez de Paroquias de Portugal (a estratégia de marketing planeada ao pormenor hehehe).

Embora inicialmente o site tivesse apenas uma secção com links de Paróquias e de outros Grupos e Movimentos, depressa cresceu para um repositório de notícias católicas, e de religião, muito por "culpa" do trabalho e dedicação da Susete (minha mulher, daí o 'casal Gonzaga'). A pouco e pouco o site foi crescendo mas quase logo ao início criamos outros projecto que achamos que fazia também falta em Portugal: um local de oração diária com propostas de oração diferentes a cada dia - e nasce assim a <a href=http://www.paroquias.org/capela/ target=_blank>Capela Sto Isidoro</a>, e hoje parte integrante do Paroquias.org.

Com a <a href=http://www.paroquias.org/capela/ target=_blank>Capela Sto Isidoro</a> veio o <a href=http://www.paroquias.org/terco/ target=_blank>Terço</a>, depois a <a href=http://www.paroquias.org/viasacra/ target=_blank>Via Sacra</a> que tem sempre muitas visitas durante a quaresma; depois um especial sobre o <a href=http://www.paroquias.org/jubileu/ target=_blank>Jubileu</a>. Já nessa altura existia o <a href=http://www.paroquias.org/visitas.php3 target=_blank>Livro de Visitas</a> para as pessoas deixarem a sua mensagem, pois sempre pensamos criar uma pequena comunidade virtual, que agora começa a ter as suas ferramentas com a criação da <a href=http://www.paroquias.org/newsletter.php3 target=_blank>Newsletter</a> e do <a href=http://www.paroquias.org/forum/ target=_blank>Fórum de discussão</a>.

Desde então já criámos também uma secção para <a href=http://www.paroquias.org/oracoes/ target=_blank>Orações</a> como resultado das preferências dos nossos visitantes, conhecidas através duma votação.

No Natal passado conseguimos criar uma pequena secção de <a href=http://www.paroquias.org/postais.php3 target=_blank>Postais</a> que por incrível que pareça, foi utilizada para enviar mais de 500 postais.

Quanto ao futuro... temos já na calha quase pronto a sair uma secção de Documentos da Igreja. Para já vamos arrancar com perto de sessenta distribuídos por encíclicas, motu proprio, etc.

Quanto aos apoios, contamos com a ajuda do Diácono Luis Aparício da Amadora com sugestões diárias de oração para a <a href=http://www.paroquias.org/capela/ target=_blank>Capela Sto Isidoro</a> e com as vossas sugestões. A parte de programação, design e conteúdos do site é toda feita por mim e pela Susete, assim como somos nós que suportamos todos os custos inerentes a manter um site destes no ar. Já nos foi proposto a colocação de publicidade no site com a respectiva contrapartida financeira, mas não aceitamos porque pretendemos manter a gratuitidade do serviço até onde nos for possível. O que de graça recebemos, de graça tentamos transmitir.

Quanto à colocação da Agenda Católica Online, penso que não será difícil, o difícil mesmo é mantê-la actualizada. Talvez seja mais fácil à Ecclesia criar e manter uma "Agenda" actualizada pois como agência de notícias que são, sempre vão estando mais em cima do acontecimento que nós. Embora possamos pensar nisso numa forma de viabilizar o projecto. Nós moramos nos arredores de Lisboa e ambos trabalhamos em Lisboa pelo que as questões "logísticas" não são um impedimento.

Quando à edição dessa agenda, seria perfeitamente possível, várias pessoas poderem inserir dados, editar e publicá-los duma forma fácil e sem problema. O Paroquias.org quando foi construido contemplou desde o seu início a possibilidade de várias pessoas inserirem notícias, links, etc. e outras pessoas 'validarem' o seu conteúdo e colocá-lo online.

Lugo

Re: Agenda Católica de Portugal Online?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 26 de February de 2002 00:52

Mesmo que não seja possível criar uma agenda global, que tal uma sugestão maoista? :) Criar um palcard para colocar anuncios de eventos, estilo guestbook ( um formulário com meia duzia de campos) que ordenasse por datas, permitisse pesquisas e apagasse o que já passou. Os promotores podeiam incluir um link para a página que eventualmente tivessem sobre o evento referido... era simples(1) e era capaz de resolver o problema!



Tozé


(1) simples digo eu, que não precebo nada de html. Se calhar é complicado.

Re: Agenda Católica de Portugal Online?
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 26 de February de 2002 01:54

Um <a href=http://www.paroquias.org/visitas.php3 target=_blank>Livro de Vistas</a> já existe!

Além disso, as pessoas podem desde há algum tempo introduzir qualquer notícia <a href=http://www.paroquias.org/add.php3 target=_blank class=black>aqui</a>, com todos os detalhes, imagens e links, e se for um evento aparecerá numa secção própria já criada e usada em tempos com o nome Agenda que devido à falta de eventos, retirá-mo-la por uns tempos.

Vou entretanto arranjar alguns eventos para que vejam a que me estou a referir.

Lugo

Re: Agenda Católica de Portugal Online?
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 26 de February de 2002 01:56

Esqueci-me de dizer que este módulo lateral que aparece com a Agenda, por enquanto não tem links, mas isso é relativamente fácil e rápido de se fazer.

Lugo



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.