Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Passos firmes para uma longa jornada... com meta definida.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de January de 2002 01:58

Caros amigos:

A ideia que tenho deste vosso trabalho é começou discretamente mas com passos firmes e ousados. Muitos parabéns! Agrada-me a ideia de haja uma espécie de "Banco de Documentos" da Igreja. Quem sabe se não se tornará no futuro uma referência? Um dos problemas que encontro em termos de "sites" católicos, com boas excepções, é a fragmentariedade ou dispersão. Tendo cuidado com os "direitos de autor", quando existam, seria bom colocar bons textos, mesmo alguns clássicos on-line em português e materiais sobre diferentes matérias, organizadas por áreas... Um outro problema que encontro em grande parte dos websites católicos é a a absolutização daquilo que é acessório e secundário. Há websites que falam mais dos santos e de Maria do que de Deus ou de Jesus Cristo. Isto é muito sério, porque leva à "instituição" de uma "religiosidade substitutiva", um risco muito real na Igreja Católica. Finalmente, é frequente ver em muitos websites católicos uma linguagem demasiado autodefensiva ou apologética. Embora a apologética seja necessária (temos que saber dar razões da nossa fé), a auto-defesa leva á falta de criatividade, ao saudosismo e à cistalização de formas caducas de religiosidade... Há por isso que saber estar atentos aos sinais dos tempos...

Faço votos de sucesso para este projecto! passarei de novo por cá.

Alef

Re: Passos firmes para uma longa jornada... com meta definida.
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 04 de February de 2002 01:48

Subscrevo integralmente...

Re: Passos firmes para uma longa jornada... com meta definida.
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de February de 2002 22:28

Obrigado, mas precisamos da vossa ajuda, sempre!!!!!

Re: Passos firmes para uma longa jornada... com meta definida.
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 20 de February de 2002 16:43

Excelente exposição da questão! Subscrevo, mas compreendo que talvez este não seja o site indicado para tal. Talvez um site paralelo a este?
Penso que a fragmentariedade e a dispersão dos conteúdos também acontece por não haver uma centralidade e definição clara da missão de cada site, o que faz com que cada site católico possua vários conteúdos seus sobre vários assuntos, procurando ser generalista, e então cria-se mais divisão, mais dispersão, etc... É esse o perigo.
Noto muito isso em sites católicos norte-americanos e brasileiros, por exemplo. Crie-se, por exemplo, um site só sobre doutrina, apologética e Documentos da Igreja...

Porque este é desde o princípio o site das paróquias portuguesas e em princípio mais nada se criará com este tipo de vocação...
Agora, um site sobre esses assuntos de doutrina teria de ter boa orientação e forte colaboração, mesmo ao nível de consagrados (sacerdotes e religiosos/as) e hierarquia eclesiástica para garantir funcionalidade sem fragmentariedade...
Repare-se: está-se já a criar a secção de Documentos da Igreja quando o site da Ecclesia já tem bastantes recursos nesse aspecto... Não seria mais útil uma cooperação e unificação dos recursos ao invés de uma repetição, ainda que possivelmente seja com o objectivo de melhorar a sua apresentação ou tornar esses recursos disponíveis em todos os sites existentes? Não seria mais prático colocar-se um link em todos os sites para um único site de referência a nível nacional?

Quem sabe, um outro também com um forum nacional para discussão pública entre todos, sobre a Igreja e a sociedade em geral, para que de futuro não se utilize este forum para questões de grande importância e com cada vez mais indivíduos a participar... Mas compreendo que não se passe para a criação de um forum isolado quando dele não existe procura, e que isso só seja feito quando este se mostrar inadequado para um maior volume de diálogo. Apesar disso, considero que se houvesse uma boa divulgação, a procura rapidamente crescente o justificaria... Penso sinceramente que existem suficientes católicos que se poderiam interessar por isso, se esse recurso for disponibilizado e divulgado.

Não gostaria de ver o Paroquias.org a estender-se por domínios que, apesar de serem necessários, não correspondem concretamente à sua vocação e nos quais não se poderia especializar, tornando-se única referência (sem haver necessidade de outra), mas entendo que é este o lugar por onde começar a falar desses projectos, até porque o que realizaram até hoje ser de tão boa qualidade e mostrar ter pernas para andar, que parecem ser as pessoas "certas" com quem dialogar numa linha de discernimento.

Para que sejamos cada vez mais comunidade universal, católica, de Igreja, teremos de saber partilhar, cooperar e congregar, para que quem precisa saiba correctamente onde recorrer, sem se perder em amplas possibilidades de procura, que frustrariam o aproveitamento da busca e do recurso obtido, sempre incompleto em relação ao que poderia ser se houvesse cooperação na ampliação e actualização daquilo que é conhecido sobre cada tema, entre todos os que a cada tema dedicam um pouco do seu tempo e entre aqueles mesmos a quem esses temas competem.

Tudo por uma Igreja cada vez mais criativa, em movimento e actual na sua actividade.
Tenhamos atenção aos passos que tomaremos no futuro e já hoje, para que a nossa missão de evangelização e vida em Igreja seja o melhor realizada possível. Colaboremos!

Atentamente,
João

Re: Passos firmes para uma longa jornada... com meta definida.
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 21 de February de 2002 00:34

Concordo com o perigo da dispersão de conteúdos mas a criação de sites paralelos acaba por perder a 'centralidade' que um projecto que contemple várias áreas possa vir a ter.

O Paroquias.org continua a ser um site de divulgação das páginas das várias paróquias e pretende incentivar as paróquias e outros grupos e movimentos a darem os seus primeiros passos na internet. Mas não pretendemos ficar por aqui. Sempre que nos for possível vamos tentar criar aquilo que achamos que faz falta.

Criamos já algumas coisas que pensámos que fazia falta: um espaço de oração, um espaço de discussão de ideias, orações diversas, etc...; e pretendemos continuar neste trabalho: vamos lançar uma área com Documentos da Igreja para breve, e uma área da Doutrina da Igreja.

É claro que gostamos de colaborar com todas as pessoas e temos tentado colaborar, por exemplo com a Ecclesia. A Ecclesia tem-nos dado um contributo importante na área das Notícias: cerca de metade das notícias que colocamos aqui vem da Ecclesia. Não esquecendo o facto de a Ecclesia ser um orgão oficial da Igreja Católica em Portugal e por conseguinte, um orgão privilegiado de informação.

O sistema de fóruns que implementámos contempla a existência de vários fóruns, ou se quiserem, da criação de vários temas separados dentro dos fóruns. Basta que surja a necessidade e serão criados, por exemplo, um fórum para discutir este site (novidades, ideias, futuro, ...) do Paroquias.org; outro apenas para a Igreja Católica, outro para o Cristianismo, etc. ... Não queremos é criar pequenas "quintas" e depois termos as pessoas dispersas.

Para terminar, gostaria de deixar bem claro que o Paroquias.org, embora de momento, é gerido por mim e pela Susete, pode perfeitamente contar com a colaboração de mais pessoas. Aliás, o site existe para todos, e nós damos o contributo que podemos.

Temos uma ideia bem clara daquilo que pretendemos para o seu futuro: pretendemos ser um site de referência na área da Religião em Portugal, principalmente, na Igreja Católica. Pretendemos alcançar o nosso objectivo sem concorrência e sem competição com outros projectos que possam entretanto aparecer. Pensamos que não é esse o espírito que devemos ter no site de Religião. Eu e a Susete entendemos que até certa forma, é esta a nossa vocação - a divulgação da Palavra e da Mensagem de Deus na internet - e como tal, não há lugar a exclusivismos e egoísmos, apenas e cada vez mais, à colaboração e entreajuda entre todos. Só assim será possível.

Lugo



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.