Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 16:23


A Alefa trouxe algumas considerações interessantes sobre a questão da necessária "masculinização" do Espírito Santo e sobre a maternidade infinita de Deus.

Partindo então do pressuposto de que o medieval "Dogma da Santíssima Trindade", mais do que um dogma teológico é uma construção antropomórfica, uma forma de construir/inteligir a divindade, haveria Um Deus/elemento/persona masculino - o Deus-Pai; Um Deus-Deusa/elemento/Persona feminino, o sopro da Vida e do mistério da criação e do nascimento - o ESpírito Santo, e, por último, o fruto "óbvio" desta conjugação - um Deus-Filho.

ESta concepção antropomórfica de uma TRindade Divina é partilhada por outras religiões, algumas bastante mais arcaicas que o cristianismo.

Quanto á dupla natureza dae Jesus - Deus e Homem, também o cristianismo não inventou nada de novo, antes se limitou a incorporar elementos das crenças gregas e romanas.

Zeus, o Deus-Pai de todos os deuses ( para os gregos), ou Júpiter (o Deus-Pai de todso os deuses para os romanos), tinha uma lascívia muito própria ( ìmpeto criador???????) e, de vez em quando descia á terra para se satisfazer com as/os mortais.
Adoptava vários estratagemas e formas para copular com fêmeas da esécie humana. Destas "encarnações" resultaran alguns semideuses, que abundam nas mitologias gregas e romana.Filhos de uma mulher e do Deus Pai. ( Há uma lenda em que o disfarce de Zeus para engravidar uma mulher é um doce cisne branco, com umas lindas asas... Isso não vos lembra nada?)

Digamos que estes deuses gregos e romanos eram bastante divertidos, cruéis, viciosos, ciumentos, altruistas - em suma cheinhos de defeitos dos humanos que os criaram.

O cristianismo limitou-se a incorporar estas manifestações da mitologia grega, romana mais as tradições judaicas. Depois chamam-lhe revelação divina etc e tal.

Quando eu vejo a vossa concepção de um deus. pai de barbas brancas a mandar raios cápara baixo, ladeado de uma mjiríade de anjinhosarcanjos e santinhos lembro-me logo do Olimpo e da sua fauna.

E Até a história da Ressurreição - a ideia de vencer a morte, também não é completamente nova - para lá de ser uma natural aspiração da humanidade. Alguns dos antigos heróis e semideuses gregos e romanos eram praticamente imortais e alguns deles chegaram mesmo a descer aos Infernos e a resgatar algumas almas do REino de Hades, o Deus dos mortos, que o catolicismo passou a denominar satanás...


Quanto aos ritos de sacrifícios aos deuses pelo que tenho aqui lido, muitos católicos acreditam nessa tradição pagâe acham que só atrvés do derramamento de sngue é que o seu deus pode ser aplacado.

Em suma - os gregos e os romanos, já tinham inventado tudo, Os egípcios e os persas também... No fundo desde a préhistória que os deuses e os rituais são os mesmos...

Quanto á adoração da DEUSA MÂE, é ainda mais antiga...

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 17:30

Impressionante o chorrilho de asneiras... Ana, será que não consegues mesmo melhor? Dogma medieval? Mas quando começa a Idade Média? Concepção antropomórfica na Trindade? Em que modelo humano foste achar uma trindade una e uma unidade trina? Onde encontras tu um Deus totalmente homem e totalmente divino? Mas onde vês tu que nos mitos pagãos acontece realmente encarnação no sentido cristão? Etc., etc...

Enfim, Ana, a sério ou a brincar, tu confundes o pequeno com o zero e o muito grande com o infinito, a coincidência com procedência e por aí fora...

Enfim, contra isso pouco há a fazer...

E não há pachorra...

Alef

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 18:03

Não é por acaso que o Papa JP II afirma que a Paternidade de Deus é meramente espiritual : "A paternidade em Deus é com certeza inteiramente espiritual".

Como é óbvio quer demarcar-se de outras mitologias em que a divindade dos semideuses ou dhomens deuses resultava de uma cópula entre um deus e uma mulher mortal.


Bem, mas se a "paternidade de Deus" é apenas espiritual, como surgiu Jesus Cristo, o ser humano?

Geração espontânea?????????

Se jesus Cristo é verdadeiramente humano - e parece que foi, essa é a única certeza que temos, biológicamente igual a todos nós, com as mesmas necessidades humanas básicas e o mesmo ciclo de desenvolvimento e vida, se Jesus cristo nasceu de um útero de uma mulher e foi parido normalmente, sem nenhum milagre, e se a paternidade divina foi apenas espiritual, como explicar a sua génese biológica?

Não teve origem num ovo e num espermatozóide?

A quem atribuís a paternidade não espiritual?

Se é um dogma da religião católica que jesus é plenamente homem, se é TOTALMENTE HOMEM, porquê renegar a essência da sua humanidade?

A essência da nossa humanidade está centrada na base biológia e no facto incontestável que descendemos geneticamente de um homem e de uma mulher, como resultado de uma relação sexual.


SE Deus queria afirmar a sua não humanidade - a sua Divindade plena, porque não surgiu na Galileia já adulto, porque não se materializou no deserto em plena maturidade e começou logo a pregar???

Não seria mais verosímil?


Se aceitou ser recém nascido envolto em sangue e em fezes, se aceitou ser feto e embrião, porque rejeitaria ser zigoto?

Porque não admitir que a sua génese é plenamente humana e não apenas parcialmente?

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 19:50


A essência e singularidade da "humanidade de um ser humano" está na sua criação por Deus, no facto de ser imagem do Criador.

Logo, a plenitude da humanidade de Jesus Cristo não falha em nada por não ter um pai biológico, pois tem de facto uma Mãe de quem tem toda a sua humanidade, a Theotokos, Sancta Dei Genetrix, a Mãe de Deus, aquela que gerou a Deus por obra d'Ele mesmo.

Ora, isto faz parte do Mistério da Encarnação. Claro que muitas dúvidas e hipóteses se podem colocar e admito a minha falta de conhecimentos para responder em absoluto a todas elas. Mas posso compreender porque é que faz sentido afirmar a plena humanidade e divindade de Jesus Cristo, precisamente pela UNIÃO dessas duas naturezas.

Posto isto, posso dizer ainda que a paternidade de Deus é a original, de facto, é Ele o Criador e nós não temos "paternidade" e "maternidade" senão como participação do seu poder criativo. Gostava de saber de onde foi tirada essa citação do Santo Padre.

Quanto às comparações "trinitárias" com as mitologias, não tenho nada a dizer para já mas admito a confusão que se instala naqueles que não confiam em Jesus Cristo, com todas as doutrinas e mitologias que sabemos serem abundantes. Tenho pena que não os aflija a falta de Verdade em todas elas.

João Oliveira

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 20:04

"é Ele o Criador e nós não temos "paternidade" e "maternidade" senão como participação do seu poder criativo. "

Bem, mas parece que Ele não criou jesus . Ele foi Gerado e não criado. Se foi gerado, quem o gerou?

Apenas a mãe?

Mãe de Deus? A mãe do homem?

Queres dizer que uma mulher sozinha gerou um Deus?

Mesmo que admitamos um fenómeno de partenogénese, raro mas existente em algumas espécies de animais e plantas, em que, na ausência de machos as fêmeas são capazes de se reproduzir, gerando um clone igualzinho ao original, isso não explicaria a geração de JC, pois então maria teria dado á luz uma menina igual a ela.


Se J C aceitou ser recém nascido envolto em sangue e em fezes, se aceitou ser feto e embrião, porque rejeitaria ser zigoto?

Porque não admitir que a sua génese é plenamente humana e não apenas parcialmente?

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 20:10


Uma mulher CHEIA DA GRAÇA DE DEUS o concebeu em si, maravilhoso, não? E foi por intervenção de Deus claro, do único, não "um deus". Aconselho que leias os primeiros capítulos do Evangelho segundo S. Lucas...

Eu não sei os pormenores biológicos da concepção de Jesus Cristo, mas em TUDO Ele é plenamente humano. Creio que tal concepção passaria necessariamente pela fase de zigoto. Bem, será preciso relembrar que a concepção de Jesus Cristo, a Encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade é um facto ÚNICO e IRREPETÍVEL na história do Universo?

A génese de Jesus Cristo é plenamente humana na substância em que Jesus Cristo é um homem, não dependendo de um espermatozóide para daí lhe advir a sua humanidade.

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 20:13

Deus único é so um Alá e Maomé o seu Profeta.
Se Jesus é EM TUDO HUMANO, A SUA CONCEPÇÃO BIOLÓGICA TAMBÉM O FOI E ELE FOI CONCEBIDO DE UMA RELAÇÃO SEXUADA.

AI a humanidade de jesus DEPENDE DO ESPERMATOZÓIDE que o gerou ???

E O CROMOSSOMA Y, ONDE O FOI BUSCAR???

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 20:15


Deus é maior que as tuas teorias e é capaz do que te parece impossível.

Deixa-te de tretas com esse "Alá" e "Maomé"...

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 20:18

Porquê, ficas perturbado face a uma religião monoteísta?

ALá é grande e Maomé o seu Profeta.
O teu deus obriga-vos a acreditar em coisas mágicas?

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 20:20

Não tendes respostas, apenas crenças mágicas.

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 20:47


Não brinquemos com coisas sérias... Não vou sequer mencionar as fábulas de certos acontecimentos "mágicos" de Maomé...

Falo assim porque sei quem é o "taliban". Sou tolerante em relação ao Islão, porque Jesus Cristo é Quem faz a diferença, não os crentes das "religiões"...

Eu não fico perturbado com uma "religião" que é mais um projecto socio-político de base religiosa que rebuscou as origens judaicas e é contraditório no que afirma acerca de Jesus Cristo e Maria. De facto, chega a ser possível demonstrar que Jesus Cristo é o Messias partindo das escrituras maometanas...

Tenho respostas, vai ler o Catecismo da Igreja Católica. Os milagres de Deus não são mágicos, são graças da sua bondade.

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 21:04

Não tendes respostas, apenas crenças mágicas.

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 04 de February de 2004 14:01

Os verdadeiros mistérios são intuídos pelos poetas. Aqui vai uma versão da Encarnação, muito mais bela, verosímil e cativante que a propostas pelos fundamentalistas. È PARA LER COM UM SORRISO E O CORAÇÃO SUSPENSO.


O Mensageiro

"Era ainda muito jovem quando isso acontecera, tinha ido buscar água ao poço, voltava para casa, era quase noite.

Sentou-se um momento numa pedra e sacudiu a areia da sandália. Foi então que o viu a seu lado. Era muito belo e não lhe inspirou medo. Foi também o que ele disse, quando lhe pôs as mãos sobros ombros e puxou com ternura para si:
- Não tenhas medo.

O seu rosto estava agora mais perto e os lábios afastavam-se, porque ele sorria. Depois ficou tão perto que a boca dele se colou á sua boca e o seu corpo ao dela, e foi como se uma nUvem os cobrisse e se fizesse noite e depois em volta houvesse apenas luz. Quando acordou estava sozinha.

Voltou para casa apressando o passo, aianda mal refeita da surpresa, com o corpo tremendo de alegria.(...)

Aparentemente tudo se mantinha como sempre, ela continuava a ir buscar água ao poço, a fazer a comida, a limpar a casa. E no entanto, aquele encontro tinha mudado tudo. A luz, as estrelas, as noites e os dias. Nada era mais igual.
Ela própria mudara. O seu corpo mudara. Agora os seios, até aí quase invisiveis ficavam mais duros e mais cheios. E o ventre arredondava-se debaixo do vestido e começava a crescer. Como quando as mulheres ficavam grávidas.
Mas ela era tão jovem que nunca sangrara. E não podia trazer um filho na barriga porque não era mulher de nenhum homem. Vivia em casa de José mas ele ainda não era seu marido.

(...)
- Como posso ter um filho?. perguntou, incrédula. (...)
- Um filho - do altíssimo.

Abriu a janela e olhou para fora, sem ver nada, Ela fora a escolhida.
A eleita.
Por isso aquele homem a tinha esperado, junto ao poço.
E agora sabia que não era um homem, só podia ser um anjo, isto é um mensageiro.
Embora fosse como um homem que o recordava : a sua boca sorrindo, entreaberta, o seu jovem corpo crescendo sobre o dela e de repente ela desfalecendoe deixando-o levá-la consigo.

Estava deitada no caminho de areia e o vento levantava-lhe o vestido, o corpo do homem era quente e forte e ela partia com ele para um outro lugar e depois perdia a consciência, era uma coisa súbita, como uma tempestade, e no entanto doce, que ela não podia esquecer nunca.

E agora ia ser mãe e o seu filho era o filho de Deus. O prometido!


Contou a José que essa era a verdade e que iriam acontecer coisas espantosas. Viu no rosto dele sentimentos confusos, que se iriam sucedendo com o passar dos dias e dos meses: surpresa, zanga, incredulidade, desespero, e depois uma ternura lenta e obstinada, como se ela fosse uma criança louca que ele tivesse de proteger contra o mundo.

Sim, ele protegeu-a contra o mundo. Pensou em abandoná-la, chegou mesmo a abrir a porta para se ir embora, de noite, mas faltou-lhe a coragem no último instante. Não podia deixá-la com uma criança nascendo dentro dela. uMA CRIANÇA PARINDO OUTRA E ELE ABANDONANDO AS DUAS.
Defenderia aquelas crianças.

Sim, eram verdade os anjos, afirmou bem alto. Também a ele um anjo lhe aparecera. Em sonhos.

Acrescentava pormenores para tornar mais credível aquela história absurda: sim, ela fora a eleita, a escolhida. Para ser mãe do que iria nascer, por quem todos esperavam , na estirpe de david.

Repetiu sem vezes a história a parentes e vizinhos que troçavam dele e lhe chamavem pai do filho de um forasteiro, de um soldado romano, de um qualquer estrangeiro.
Repetiu essa história até á saturação e ao cansaço...

Até que o mundo foi seguindo o seucurso e todos foram indo á sua vida e pareceram esquecê-los parentes, sacerdotes e vizinhos, e eles voltaram a aviver em paz e a criança foi crescendo no ventre da sua mãe e ele finalmente a desposou."



Teolinda de Gersão, "O mensageiro e outras histórias com anjos", D.Quixote, Lisboa, 2003

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de February de 2004 01:05

Sobre a maternidade de deus - um deus-mãe, que amamenta o seu povo, acho lindo este extracto bíblico:

" Quando israel era menino Eu o amei, e desde o Egipto chamei-o por filho... fui Eu que ensinei Efraim a dar os primeiros passos, segurando-o pelos barços...prendia-o com laços de delicadeza e amor... inclinava-Me para lhe dar de comer..." (Os11, 1-4)

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 15 de February de 2004 20:58

" A Igreja está sempre a celebrar Maria do pior modo possível, projectando sobre ela o fantasma da mulher perfeita que habita a mente dos clérigos: mulher sem actividade sexual, compeitos que servem apenas para amamentar, dizendo sempre sim ao que é suposto deus pedir ou a Igreja pede de facto, sacrificando-se por todos..."

Teresa Toldy

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 15 de February de 2004 23:25

Ao longo dos séculos os cristãos perderam-se na discussão àcerca da natureza de Deus e de Jesus, esquecendo muitas vezes o caminho que Eles nos apontam... Reflectir sim, mas sobretudo para orar... admitindo a diversidade de opiniões.
...

*=?.0

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 16 de February de 2004 09:22

Irmão Albino Soares:

Admitir a diversidade de opiniões, significará aceitar que quem altera o sentido da Palavra para sua própria conveniência, tem todo o direito de o fazer, e os outros, em nome da tolerância, têm o dever de "comer e calar"?

Abraço Fraterno

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 16 de February de 2004 11:43

VM,
O silêncio é fértil e às vezes é preciso tempo de espera para que a verdade venha ao de cima. Por vezes, qualquer que seja o domínio considerado, surgem opiniões que parecem disparatadas, mas com o tempo acabam por se impôr. Às vezes sucede o contrário. A capacidade de discernimento tem limites e muitas vezes não resiste às tendências dominantes. Hoje em dia os argumentos de autoridade não colhem favores e isso é muito claro na Ciência, o que permitiu um extraordinário progresso na área científica e tecnológica. Eu acredito na sinceridade dos que emitem opiniões e isso, por vezes, é quase tão importante como o que se diz, quanto mais não seja para se concluir que por ali não há caminho útil.
...
*=?.0

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 16 de February de 2004 13:36

Irmão Albino:

Excelente resposta!
Mas às vezes esperar que a verdade venha ao de cimo não se transformará em "tarde de mais"? A História mostra-nos isso, embora também esteja de acordo em que, "cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém"...
Óbvio que estou a falar de opiniões "impostas" pela autoridade, que nos dias de hoje, deverá significar, a representação da maioria, seja qual for o domínio considerado, e que clamar, não significa desistir de tempo de reflexão para o fazer.

Abraço Fraterno

Re: Um Só Deus, Três Pessoas e Duas Naturezas
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 21 de February de 2004 03:08

Hoje estive a meditar enquanto escutava de Olivier Messian as "Meditações sobre o Mistério da Santíssima Trindade"- obra para órgão com execução por Thomas Daniel Schlee. As duas últimas peças têm por título :
8. Dieu est simple (Deus é simples) e
9. Je suis Celui qui suis (Eu sou Aquele que sou)
Acho que depois de escrever esta mensagem vou escutar com mais atenção esta obra de arte musical.
...

*=?.0

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.