Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
nazismo
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 06 de January de 2004 13:09

O neonazismo grassa pela net e já chegou aqui forum. è preciso desmas cará-lo e ter coragem de o afrontar.
Aparece de mãos dadas como os movimentos ditos Pro-Vida de extrema direita, que destilam um ódio total pelos que lhes são diferentes, pleos homossexuais, pelas mulheres, pelas minorias étnicas.
Fascinante é também verificar que estes movimentos / seitas de extrema direita também surgem associados á mariologia - culto endeusado de Maria.
Um vento de extrema direita varre a igreja?

Re: nazismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de January de 2004 15:42

Misturar os movimentos pró-Vida com o nazismo, tal como o fazes, mostra má-fé e/ou ignorância. É impressionante como vives de penalties atrasados e generalizações infantis. É pena.

É que às vezes até levantas temas e questões interessantes, mas deitas fora o bebé com a água de o lavar...

Mais uma dica: mariologia não é sinónimo de mariolatria, como ostensivamente confundes.

Alef

Re: nazismo
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 06 de January de 2004 22:02

Nem má fé nem ignorância. Limitei-me a visitar sites pró-vida sugeridos nestas páginas do forum.

Um vento de extrema direita varre a vossa Igreja?

Re: nazismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 24 de March de 2004 14:13

Fundamentalismo, Integrismo e Racismo
Umberto Eco

Falou-se muito, nestas últimas semanas, de um fundamentalismo muçulmano, esquecendo-se que existe também um fundamentalismo cristão, especialmente nos Estados Unidos. Mas, dirá alguém, os fundamentalistas cristãos dão seu espetáculo nas televisões dominicais, enquanto os muçulmanos derrubam torres – e, portanto, é com estes que nos preocupamos.

A pergunta, contudo, é: será que eles fazem o que fazem enquanto fundamentalistas? Ou será porque são integristas? Ou porque são terroristas? Assim como existem muçulmanos que não são árabes e árabes não muçulmanos, haverá fundamentalistas que não são terroristas? Ou que não são integristas?

De hábito, fundamentalismo e integrismo são considerados conceitos estreitamente ligados, e duas formas de intolerância, o que nos leva a pensar que todos os fundamentalistas são integristas – donde, intolerantes, e donde, terroristas. Mas, ainda que isto fosse verdade, não derivaria, daí, que todos os intolerantes sejam fundamentalistas e integristas nem que todos os terroristas sejam fundamentalistas (as Brigadas Vermelhas não o eram, assim como não o são os terroristas bascos).

Em termos históricos, o fundamentalismo está ligado à interpretação de um Livro Sagrado. O fundamentalismo protestante dos Estados Unidos do século 19 (que sobrevive ainda hoje) caracteriza-se pela decisão de interpretar literalmente as Escrituras, especialmente no que se refere às noções de cosmologia, donde deriva a recusa a toda forma de educação que tente minar a confiança nos textos bíblicos, como ocorre com o darwinismo. E igualmente ligado à leitura do livro sagrado está o fundamentalismo muçulmano.

Intolerância – Será o fundamentalismo necessariamente intolerante? Pode-se imaginar uma seita fundamentalista que presume que os seus “eleitos” tenham o privilégio da interpretação correta do livro sagrado sem, nem por isso, manter alguma forma de proselitismo e sem querer, portanto, obrigar os outros a compartilhar de suas crenças, ou a lutar pela realização de uma sociedade política que nelas se baseie.

Entende-se, ao contrário, como integrismo a posição religiosa e política segundo as quais os próprios princípios religiosos devam se tornar ao mesmo tempo modelo de vida política e fonte das leis do Estado.

Se o fundamentalismo é, em princípio, conservador, existem integrismos que se dizem revolucionários e progressistas. Há movimentos católicos integristas que não são fundamentalistas, que se batem por uma sociedade totalmente inspirada em princípios religiosos sem, nem por isso, impor uma interpretação literal das Escrituras, e talvez até prontos a aceitar uma teologia à Teilhard de Chardin. Existem, contudo, formas extremas de integrismo que se tornam regimes teocráticos, e acabam se ligando ao fundamentalismo. Esse parece ser o caso do regime do Taleban, com suas escolas do Corão (corânicas). Em toda forma de integrismo existe uma certa dose de intolerância para com quem não compartilha de suas idéias, mas essa dose atinge seu ponto máximo nos fundamentalismos e integrismos teocráticos. Um regime teocrático é fatalmente totalitário, mas nem todos regimes totalitários são teocráticos (no sentido de substituir a religião por uma filosofia dominante, como o nazismo ou o comunismo soviético).

Racismo – E o racismo? Parecerá curioso, mas grande parte do integrismo islâmico, se bem que antiocidental e anti-semita, não pode ser chamado de “racista” no sentido do nazismo, por odiar uma só raça (os hebreus) ou um Estado que não representa uma raça (os Estados Unidos), mas não se reconhece como “raça eleita”, embora aceite como “eleitos” todos os adeptos da mesma religião, ainda que de outras raças.

O racismo nazista era certamente totalitário, mas não havia nada de fundamentalista na doutrina da raça (que substituía o livro sagrado pela pseud-ciência ariana).

E a intolerância? Ela se reduz a essas diferenças e semelhanças entre fundamentalismo, integrismo, racismo, teocracia e totalitarismo? Existem formas de intolerância que não são racistas (como a perseguição aos heréticos ou a intolerância da ditadura para com seus opositores), existem formas de racismo não intolerantes (“não tenho nada contra os negros; desde que trabalhem e conheçam seu lugar, eles podem ficar conosco, mas não gostaria que minha filha casasse com um deles”...), e existem formas de intolerância e racismo difuso mesmo entre pessoas que se julgam não teocráticas, não fundamentalistas, não integristas – e temos tido provas disso nestes dias.

Fundamentalismo, integrismo e racismo pseudocientífico são posições teóricas que pressupõem uma doutrina. A intolerância e o racismo populares se colocam antes de qualquer doutrina. Têm raízes biológicas, manifestam-se nos animais como territorialidade, fundamentam-se em reações emocionais (não suportam os que são diferentes deles).



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.