Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 24 de December de 2003 22:55


A MATERNIDADE DIVINA DE MARIA – I


A MATERNIDADE DIVINA NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO:

Se toda a mulher, ao dar à luz uma criança, influencia o curso da história, então o que dizer de Maria? Ela ocupa um lugar único na História Sagrada da Humanidade, pois que, ao receber o Dom do Pai, contribui para dar ao Mundo AQUELE que é o princípio, o centro e o fim da Humanidade!

No desenvolvimento do plano de Deus, Maria situa-se no meio do povo que espera o Messias. Mas Este será o seu Filho. E porque aceita esta Divina Maternidade, entra numa nova dimensão da Fé e introduz no Mundo AQUELE por Quem podemos chegar à filiação Divina!

A aceitação livre de Maria e Aquilo que n'Ela se realiza, pelo poder do Espírito Santo, dão, à nossa História, o seu sentido último, segundo o desígnio de Deus que se cumpre em Jesus Cristo e pela Sua Obra!

A Maternidade Divina, como nenhum outro dos privilégios concedidos por Deus a Maria, não consiste num mero benefício pessoal, mas culmina na Salvação dos homens e mulheres de todos os tempos e lugares!

Assim, feito um de nós através desta Mulher da nossa raça humana (Maria de Nazaré), o Verbo de Deus, morto na Cruz e Ressuscitado, o Eternamente Vivente, faz-nos participar dessa Sua Vida no Espírito que Ele veio dar-nos, para que a tenhamos em abundância!

Maria "Mãe de Deus" – segundo o Dogma da Maternidade Divina (Dogma Cat. 495) –, Maria é a Mãe não apenas da Carne de Jesus, mas de toda a realidade do Seu Filho, que tem duas Naturezas (a Humana e a Divina), mas numa só Pessoa Divina (absolutamente indivisível)!

Criar é tirar do nada, e isto só Deus pode fazer: As Almas humanas são criadas do nada por Deus, e infundidas no ventre das mães que concebem os seus filhos, e essas mães geram assim o Embrião (já ser humano completo) procedente das células reprodutoras dos seus pais.

Mas devemos estar conscientes de que, embora as mães não criem a Alma dos seus filhos, elas geram dentro de si (no preciso momento da concepção) uma pessoa inteira, de corpo e alma, cujo corpo foi formado de si e do pai, e cuja alma foi dada por Deus.

Uma mãe gera assim uma pessoa inteira, à semelhança como Cristo foi GERADO no ventre de Maria, porque Ele sempre existiu, como Segunda Pessoa da Santíssima Trindade (o Verbo Divino).

Maria gerou em Si mesma, por aproximadamente nove meses, a própria Pessoa Divina do Verbo feito Carne, o Qual passou a morar no Corpo da Mãe desde a Sua Concepção Divina.

Assim como numa gestação comum (a nossa, por exemplo), a acção geradora dos pais tem por fim simultâneo toda a pessoa humana (alma e corpo), de análogo modo a Gestação maternal de Maria repercute-se na Pessoa total do Verbo Incarnado, que por isso mesmo é real e plenamente SEU FILHO!

POR ISSO MESMO, MARIA É VERDADEIRAMENTE MÃE DE DEUS: PORQUE, PRODIGIOSA E REALMENTE, GEROU, EM SEU CORPO, O DEUS-HOMEM TOTAL!


SIGNIFICADO TEOLÓGICO DA MATERNIDADE DIVINA:

Maria recebe, por ocasião da Encarnação do Verbo, o que equivale a um Carácter – um Dom de Ordem Estrutural (1) –, e a um novo aprofundamento da sua plenitude na Graça – um Dom de Ordem Vital (2) :

(1) Pelo Dom de Ordem Estrutural, Maria foi misticamente incorporada a Cristo (com ambas as Naturezas), contraindo em relação a Ele a função de SUA MÃE (em plenitude).
E Ela, desse modo, recebe a Marca do Salvador, a fim de ser configurada ao Pai, adquirindo assim o direito a chamar de "Seu Filho" Aquele que, até então, era somente Filho de Deus Pai.

(2) O Dom de Ordem Vital torna proporcional o Ser e a Actividade de Maria à qualidade nova que contrai, a de Mãe de Deus.
E, consequentemente, Ela não tem necessidade de receber a Graça Santificante, que já possui desde a sua Concepção Imaculada, mas recebe um novo Estatuto e um novo aprofundamento dessa Graça.

Eis, pois, uma nova co-naturalidade com Deus, pois Ela agora não adora só a Deus como Pai, mas adora-O também como verdadeiro Filho.

Maria tem agora uma extraordinária relação a mais com Deus; contudo, esse novo aprofundamento e essa nova acção de Deus sobre Maria não alteram a sua Natureza puramente humana, nem a Graça da Imaculada Conceição, mas transfiguram-nas, dilatando a plenitude das Graças que Ela já tinha, na proporção da sua nova grandeza, e facultando-lhe assim possibilidades espirituais e sobrenaturais sem precedentes, por especial privilégio Divino.

(Conclui na Segunda e última Parte)


Fonte:

http://sites.netsite.com.br/paroquia/marionline/page.htm

Adaptado e editado por:

José Abelardo


Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 26 de December de 2003 06:15


A MATERNIDADE DIVINA DE MARIA – II


(Segunda/última Parte)

MARIA, MÃE DO SALVADOR:

Esta é a essência da Vocação de Maria, profetizada no Antigo Testamento (Is 7,14;...); anunciada pelo Anjo Gabriel; proclamada por Isabel; confirmada pelo Evangelho; reafirmada numa das Cartas de S. Paulo (Gl. 4,4); afirmada pela Tradição; definida no Dogma da Maternidade Divina, e ensinada pelo Magistério da Igreja.

A Acção maternal de Maria, sob o poder do Espírito Santo, termina, de facto, n'Aquele que é o Salvador dos Homens, pois Jesus é o único Salvador, o único Mediador, o Sacerdote, o Profeta e o Rei, por excelência, e é-o na Sua Humanidade e Divindade, porquanto, desde o primeiro instante da sua existência, Maria está congenitamente unida à Natureza Divina (na Pessoa do Verbo), e foi resgatada de modo eminente em consideração aos Méritos do Seu Filho, unida a Ele por um laço estreito e indissolúvel.


MARIA, "MÃE DA IGREJA":

Como fundamento Bíblico mais adequado a este Título, conferir: João 19, 25-27.

Embora nada novo em sua substância doutrinal, este título de Maria foi solenemente proclamado pelo Papa Paulo VI, no final da terceira sessão do Concílio Vaticano II, nestes termos:

«Para a Glória da Virgem e para a nossa consolação, proclamamos Maria Santíssima: "MÃE DA IGREJA"; isto é, de todo o Povo de Deus, tanto dos Fiéis quanto dos Pastores..., e queremos que, com este suavíssimo Título, a Virgem seja, de agora em diante, ainda mais honrada e invocada pelos Cristãos» (Paulo VI, Alocução de 21-11-1964).

E na Encíclica "Lumen Gentium", do mesmo Concílio, Paulo VI explica:

«Pois a Virgem Maria, que na Anunciação do Anjo recebeu o Verbo de Deus no seu Coração e no seu Corpo, e trouxe ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor.
Em vista dos méritos do seu Filho, foi redimida de um modo mais sublime e unida a Ele por um vínculo estreito e indissolúvel, e dotada com Missão sublime e com a Dignidade de ser Mãe do Filho de Deus, e por isso Filha predilecta do Pai e Sacrário do Espírito Santo.
Por esse dom de Graça exímia supera de muito todas as outras criaturas celestes e terrestres.
Mas ao mesmo tempo está unida à estirpe (raça) de Adão, com todos os homens a serem salvos.
Mais ainda: é verdadeiramente a Mãe dos Membros de Cristo..., porque cooperou com a Caridade para que na Igreja nascessem os Fiéis, que são os próprios membros de Cristo (sendo Ele a Cabeça).
E por causa disso, é saudade também como Membro super-eminente e de todo singular na Igreja, como seu tipo e modelo excelente na Fé e na Caridade.
E a Igreja Católica, instruída pelo Divino Espírito Santo, honra-a com grande afecto e piedade filial, como Mãe Amantíssima» (LG 53).


A motivação da Maternidade de Maria, em relação à Igreja, é vista de todo pela Cooperação da Virgem na Obra do Filho:

Ao conceber Cristo, gerá-Lo, nutri-Lo, e apresentá-Lo ao Pai no Templo, e sofrer com Ele agonizante na Cruz, Ela cooperou de modo todo especial na Obra do Salvador, mediante a Obediência, a Fé, a Esperança e a ardente Caridade, para restaurar a vida sobrenatural nas Almas.

Por isso, Ela é Mãe para nós na ordem da Graça. E essa Maternidade na ordem da Graça continua sem cessar, porquanto o seu consentimento dado pela Fé no momento da Anunciação, além de repetir-se por toda a sua Vida terrena, está mantido até à perpétua coroação de todos os Eleitos.

De facto, uma vez que Maria foi realmente elevada ao Céu em Corpo e Alma – tal como proclamou e definiu o Papa Pio XII no Dogma da Assunção, em 1950 –, Ela continua, com a sua múltipla e preciosa intercessão, a obter-nos os dons e as Graças para Salvação Eterna, até ao fim dos tempos.

Contudo, é na perspectiva Trinitária que se aprende plenamente o sentido do título de Mãe da Igreja.
Quando fez de Maria a Mãe de Jesus, o Pai, por pura Graça, tornou Maria, de certo modo, participante da Sua fecundidade e mediação em relação ao Filho.

Assim, Ele tornou-a participante também da Sua relação com aqueles que se tornaram Filhos no seu Filho, ou seja, cada um dos Baptizados, assim como a Igreja no seu todo.
Assim, Maria tem com a Igreja do seu Filho uma relação de Maternidade, fundada no Mistério da sua eleição e da sua relação peculiar com Deus Pai.
Assim, podemos dizer que o título de Mãe da Igreja não é apenas um elogio, mas funda-se na Eleição Divina de Maria à Maternidade, plasmada exclusivamente pela Graça Divina.


_F_I_M_


Fonte: Maternidade Divina de Maria

Adaptação/Edição:

José Abelardo


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino Orlando de Moura Soares (IP registado)
Data: 26 de December de 2003 16:58

Esta questão prende-se com uma reflexão sobre a Família de Deus.
Jesus disse: a minha Família são aqueles que fazem a vontade do Pai. A minha opinião sobre este assunto cursa assim...

Porto, 26/Dez/2003
Reflexão sobre a Família de Deus.
...
Experiência que me marcou em Fátima foi escutar o Aleluia do “Messias” de Haendel tocado no grande órgão da Basílica; pude rever a poderosa mensagem que aquela multidão em júbilo transmite à Igreja. Tal repete-se de certo modo no coro final desta obra portentosa.
Sartre dizia que o inferno são os outros. De facto o inferno acontece quando as relações interpessoais não se baseiam na sinceridade e na procura da verdade. Adão foi expulso do paraíso por ter contrariado a vontade de Deus, o que lhe trouxe óbvios dissabores. Em Êxodo 20, Deus volta a avisar a Humanidade de que o não cumprimento dos seus Mandamentos acarreta problemas reais. Jesus diz: vinde benditos de meu Pai porque tive fome e deste-me de comer, tive sede e ... quando o fizestes a um dos mais pequeninos. Afastai-vos vós... porque não o fizesteis. Jesus não parece preocupado com o inferno mas sim com o mal no mundo. O mesmo acontece na oração do Pai-Nosso. A Caridade, centelha divina, tudo desculpa, tudo perdoa, tudo suporta... A misericódia de Deus é infinita... mas a Humanidade tem de assumir as responsabilidades que lhe dizem respeito, tem no mínimo que vestir a veste nupcial. Há algum tempo escrevi este poema:
...
-Na floresta-
A vida é um contínuar,
Mas eles não.
Vivem sim em tranformadas:
Mantos de urze e rosmaninho
Sobre os braços da mais alta árvore.
A torrente
toma a luz e a inocência como néctar
e o horizonte
sustem o seu caminhar e a sua vontade.
Ao fundo há uma Igreja
aonde as pessoas vão para ouvir Poesia:
O inferno faliu, mas o mal ainda não.
A vida é assim:
precisa mas não intacta.
...
Os Gregos antigos acreditavam que os deuses do céu, do mar e das profundidades tinham origem na deusa Gaia (a Terra). É óbvio que, tal como hoje, a existência e a criação permaneciam envoltas em mistério... conceptualmente recuaram até ao caos.
“No princípio Deus criou o céu e a terra”... “No princípio era o Verbo...por ele todas as coisas foram feitas... aos que o receberam e n’ele creram deu o poder de se tornarem filhos de Deus”. Jesus Cristo revela-nos Deus como sendo o Pai o Filho e o Espírito Santo... estavam no princípio e nada os precede. Maria, Mãe de Jesus diz:
...
A minha glorifica ao Senhor
e o meu Espírito se alegra em Deus meu Salvador;
porque pôs os olhos na humildade da sua serva,
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada
todas as gerações
...
Jesus ressuscitado é o Senhor (palavras de Isabel, dos Apóstolos, de S. Paulo, do Apocalipse). Jesus Cristo, O Senhor, é modelo e guia para os nossos passos. Maria é a Mãe do Senhor, divina flor, também ela modelo e guia nos caminhos para Deus Pai, a quem rezamos incessantemente, tal como o Senhor nos ensinou. Ela é a Nossa Senhora...
A expressão “Mãe de Deus” não me parece pois adequada do ponto de vista humano, bíblico e teológico à celebração da Fé cristã e não nos aproxima sequer daqueles que também buscam por outros modos e por outros caminhos a face de Deus, fonte de salvação.
Talvez nas estrelas resida a exacta interrogação, aquela que nos dá acesso ao sentido: “Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”; “O povo viu um grande sinal, uma mulher vestida de sol, coroada d’estrelas na fronte dissipou as trevas do mundo” (refrão do cântico a Nossa Senhora, publicado no Boletim de Música Litúrgica nº 17- Diocese do Porto)... e “ao deixar-vos Nossa Mãe, viva sempre em minh’alma este grito imortal”...
Aqui ficam três Avé Marias diferentes:
...
Avé Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Bem-aventurada Virgem Maria,
Rogai por nós pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.
Amen.
...
Avé Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Nossa Mãe,
Rogai por nós pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.
Amen.
...
Avé Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja
Rogai por nós pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.
Amen.
...
Saudações,
AOMSoares


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: ALB (IP registado)
Data: 27 de December de 2003 00:17

Cumprimentos,
AOMSoares

Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: orl (IP registado)
Data: 27 de December de 2003 00:20

X

Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Anjo da Guarda (IP registado)
Data: 27 de December de 2003 01:55


Disse Jesus: «A quem se envergonhar da Mim, também envergonhar-me-ei dele no Dia do Juízo»...

Que é o mesmo que dizer: "A quem se envergonhar da Mãe de Jesus Cristo (a Virgem Maria), como verdadeira Mãe de Deus, também Jesus Cristo envergonhar-se-á dele no Dia do Juízo!"...

LEMBRA-TE, Ó CRISTÃO, QUE O FACTO DA VIRGEM MARIA SER REALMENTE "MÃE DE DEUS"... É UM DOGMA DE FÉ!

TODO O CRISTÃO QUE PÕE EM DÚVIDA A "MATERNIDADE DIVINA DE MARIA" NÃO É DIGNO DE SER CONSIDERADO CRISTÃO, E MUITO MENOS CATÓLICO, POIS ISSO É UMA TREMENDA HERESIA!

A.G.


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino Orlando Moura Soares (IP registado)
Data: 27 de December de 2003 21:16

"No rio do esquecimento irão as nossas mágoas para que voltemos à vida e ao combate"

Anjo da Guarda,
Quando escrevi a 1ª página neste tópico estava em estado de graça, ou seja, pensava que "Mãe de Deus" era uma expressão meramente ultra-romântica, não sabia que era um dogma de Fé. Limitei-me a colar o que já tinha antes escrito. Para já devo-te dizer que estás a confundir Cristãos com Maristas. Eu rezo o credo, o glória, canto o Santo e o mais que deves imaginar todos os domingos. Tenho em especial consideração o "Magnificat" especialmente depois de o ouvir musicado por J. S. Bach. Não quer dizer que me ache um exemplo de virtudes, mas é o que faço.
Considero também que a única fonte credível de Fé são as Escrituras, que como sabes, ainda não se cumpriram, a começar pelos Dez Mandamentos. Deus diz por exemplo: "não matarás"- e vê o que continua a acontecer. Mas acredito que Deus continua à espera de que um dia tal suceda.
Como sabes o Credo é para já o único símbolo dos Apóstolos e tanto quanto sei deu muito trabalho a redigir. Lá diz: nasceu da "Virgem Maria" . Se "Mãe de Deus" é um dogma, pior ainda. Mãe significa instrutora, educadora, sustentadora. Maria diz simplesmente : eis a serva do senhor...
"Mãe de Deus" significa que Maria estaria necessáriamente na Trindade: outro dos Mistérios comunmente aceite pelos cristãos.
Se Maria fosse porventura a "Mãe de Deus" eu teria de dizer aos meus filhos:
Afinal foi Maria que instruiu Deus sobre a maneira de criar a matéria, sobre a maneira de gerar a luz, de provocar o Big-Bang (se é que foi assim que o universo surgiu)... Verdadeiramente ridículo, quando se sabe que nenhum ser humano é capaz de criar um micrograma que seja de matéria. O ser humano procura compreender o Universo, para levar mais longe porventura, o sonho daquele que nos tirou do pó da terra... Há um hino por cantar: "Os Santos cantavam um cântico novo, diante do trono de Deus e do Cordeiro e as suas vozes enchiam a Terra, enchiam a Terra"
"Para que nos criou Deus"?
"Deus criou-nos para o conhecermos, amarmos, servirmos e assim sermos felizes para sempre".
Maria é "a morada da palavra criadora, onde o Verbo de Deus foi carne e sangue" ela, porque recebeu o Verbo e acreditou n'Ele, filha do Altíssimo.
Não te esqueças de ler o Apocalipse... e daí para trás... e de ler na íntegra a 1ª página que redigi.
Alguns ateus costumam dizer que Deus criou o homem e este, para se vingar, criou Deus (afinal é o que resulta do marismo: Deus criou a humanidade e Maria gerou Deus- verdadeiramente rídículo)...
Quanto à questão da heresia... espero que não estejas com intenções de reinstaurar a Inquisição, a tal a que a Igreja Católica Romana chamou Santa e que inventou os mais terríficos mecanismos de perseguição e tortura física, moral e psicológica que se conhecem...
Este ramo da videira está fraco, a tríada da desgraça está reunida:
Inquisição, Marismo e Pedofilia...
...
Mas a esperança nunca morre:
Avé Maria, Cheia de Graça,
O Senhor está contigo,
bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe da Nova Humanidade,
rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
A pirâmide vai da base ao topo... No topo está Deus...
A Igreja, sobretudo a Católica Romana, devia exercer mais Caridade e inventar menos dogmas.

AOMSoares

Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino Orlando Moura Soares (IP registado)
Data: 28 de December de 2003 07:53

Caros amigos,
Para terminar deixo aqui este testemunho...
Porque brota de Deus, tudo em Maria é Divino:
A sua Maternidade, o seu Rosto, as suas Vestes, o seu Magnificat, a sua Origem...
E agora as cinco Avé Marias da minha preferência:
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Bem-aventurada Virgem Maria,
rogai por nós pecadores
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Nossa Senhora, Mãe do Redentor,
rogai por nós pecadores
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe da Nova Humanidade,
rogai por nós pecadores
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja,
rogai por nós pecadores
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Nossa Mãe,
rogai por nós pecadores
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...

Saudações em Jesus Cristo,
AOMSoares


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino Orlando Moura Soares (IP registado)
Data: 29 de December de 2003 18:53

Abelardo, Anjo da Guarda e Companhia,
Esta é a versão final da minha reflexão sobre a "Família de Deus"
.
..
...
....
.....

"Porque brota de Deus, tudo em Maria é Divino":
"A sua Maternidade, o seu Rosto, as suas Vestes, o seu Magnificat, a sua Origem"...
Cinco "Avé Marias" da minha preferência:
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Bem-aventurada Virgem Maria,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe do Redentor,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe da Nova Humanidade,
Rogai pela Igreja e por nós pecadores
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Nossa Mãe,
rogai pela Igreja e por nós pecadores
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...
Avé Maria, Cheia de Graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja,
rogai por nós pecadores
agora e na hora da nossa morte. Amen.
...

E também um velho “Poema de Outono”

(Paráfrase)

I...
No princípio Deus criou com infinito amor
o Céu e a Terra, a Lua e as estrelas,
os oceanos e tudo o que neles existe.
Por último criou o Homem à sua imagem e semelhança:
homem e mulher os criou
para que dominassem sobre o Firmamento...
Seus filhos foram numerosos como as areias do mar
e fizeram da Paz e da Justiça
o Trabalho e o Governo das Nações e dos Povos...
E Deus, tendo visto que todas as coisas eram boas,
de novo as recriou e fez suas.

II...
Agora nós, Humanidade inteira,
mais livres e mais lúcidos, ousamos esperar
que a nossa sede de vastidão e conhecimento
seja esclarecida e saciada
e a criação inteira se refaça perante o nosso olhar,
qual orvalho de bondade e comprensão imenso:
coragem e equidade por toda a parte...
Porque Ele do alto da Cruz nos abençoou;
no mais profundo silêncio e abandono
quebrou as cadeias do egoismo e do terror que nos afligem
e, com amor, orou pela nossa unidade.
Sublime mistério de salvação.
Guia seguro para os nossos passos.
Ressuscitou!

III...
Abri as portas ao Redentor,
que nos envia para sermos sal da Terra
e Luz para os caminhos da Humanidade...
Rico de misericórdia concedeu-nos a Mãe sempre solícita,
quando tudo parecia sossobrar,
a Estrela da Manhã, Imaculada e pura...
Avé Maria, cheia de Graça, de Ti nasceu,
mais espontâneo que o raiar do Sol,
o Filho do Homem nossa esperança...
de um extremo ao outro da Terra Ele reune n’alegria
o nosso coração e a nossa voz.
Vem Senhor Jesus!

IV...
Em nome do Pai
e do Filho
e do Espírito Santo
estamos aqui.
Amen.
...

Saudações,
AOMSoares


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 30 de December de 2003 06:24


Caro AOM Soares,

Parabéns, irmão e amigo, pelos teus últimos textos, que apreciei bastante, muito embora saiba (modestamente) que a minha opinião pessoal pouco ou nada interessa! Mesmo assim, bem hajas!

A propósito, deduzo que o "Anjo da Guarda" apenas quis "pôr à prova" a tua Fé interactiva, reflectida, não tanto sobre ti mesmo, mas sobretudo sobre o Próximo...

É que, para Deus, os nossos Semelhantes estão imediatamente em segundo lugar, antes de nós mesmos, por mais pecadores que eles sejam...

À parte isso (e independentemente do contrário ser ou não heresia...), pessoalmente acredito, de todo o meu coração, como deves calcular, que Maria, a Imaculada Conceição, além de ser Mãe do Redentor e da Igreja, é, realmente (que não apenas simbolicamente, nem tão pouco só por afinidade...), a verdadeira MÃE DE DEUS!
Não tenhas, pois, qualquer respeito humano em rezar sempre:
"Santa Maria, Mãe de Deus"...! "Deo gratias"!
É que, exactamente aqui, não há "meio-termo": ou Ela é realmente MÃE DE DEUS (tal como o Nascituro é Pessoa humana desde a concepção...), ou não é "NADA" – como deste modo, desgraçadamente, preferem os "protestantes", genericamente falando; que me desculpem os bem intencionados, que são uma ínfima minoria...

Um abraço cem por cento Cristão e Mariano.
Continuação de Santo Natal e um auspicioso Ano Novo, para ti em particular e para todos em geral!

José Abelardo

*******

P.S.: Não é por acaso que o Primeiro Dia de cada Ano civil e religioso... é precisamente o Dia Festivo de... SANTA MARIA MÃE DE DEUS!


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino Orlando de Moura Soares (IP registado)
Data: 30 de December de 2003 09:19

Caro Abelardo,
Muito obrigado pelas tuas simpáticas palavras e desejo também para ti um próspero ANO NOVO.
E como o tópico é sobre Maria a Mãe do Redentor aqui fica mais um momento de reflexão para o dia 1/Jan/2004:

"Porque brota de Deus, tudo em Maria é Divino:

A Maternidade, o Rosto, as Vestes, o Magnificat, a Origem"

...

"Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é Convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe do Céu,
Rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte.
Amen".

... Por Jesus Cristo, Nosso Senhor que veio ao mundo para salvar os Homens e trazer a paz do coração.

AOMSoares


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino Orlando de Moura Soares (IP registado)
Data: 30 de December de 2003 11:53

Estamos próximos do dia 01/Janeiro- Dia de Maria, Mãe do Redentor; Dia da Paz e portanto dia da "Família de Deus". Rezemos portanto:

"Porque brota de Deus, tudo em Maria é Divino:
A Maternidade, o Rosto, as Vestes, o Magnificat, o Ideal"
...
"Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é Convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe do Céu,
Rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte.
Amen".
Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, que veio ao mundo para salvar a Humanidade e trazer a paz do coração. amen.

Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino Orlando de Moura Soares (IP registado)
Data: 30 de December de 2003 12:37

E para chegar mais longe:

Jan/01 will come soon. This is the day of Mary, the Mother of the Redeemer, The day of Peace, and so the day of the "Family of God". Let's pray...
"Because sprouts from God, all in Mary, the Virgin, is divine:
The Motherhood, the Face, the Clothes, the Magnificat, the Dream"
...
Hail Mary, full of Grace,
the Lord is with you,
blessed are you among women
and blessed is the fruit of your womb, Jesus.
Holy Mary, Mother of the Heaven,
pray for the Church and for us sinners,
now and at the hour of our death.
Amen.
By Jesus Christ, our Lord, who came to the world for saving the Humanity and give us the peace of the heart. Amen.
...
AOMSoares

Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de December de 2003 14:57

E mais longe ainda.
Excellency and Dear Friends,

Jan/01 will come soon. This is the day of Mary, the Mother of the Redeemer, The day of Peace, and so the day of the "Family of God". Let's pray:
"Because sprouts from God, all in Mary, the Virgin, is Divine:
The Motherhood, the Face, the Clothes, the Magnificat, the Dream"
Hail Mary, full of Grace,
the Lord is with you,
blessed are you among women
and blessed is the fruit of your womb, Jesus.
Holy Mary, Mother of the Heaven,
pray for the Church and for us sinners,
now and at the hour of our death.
By Jesus Christ, our Lord, who came to the world for saving the Humanity and give us the peace of the heart.
Glory to the Father, the Son and the Holy Spirit. Amen.
...
AOMSoares


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Anjo da Consciência (IP registado)
Data: 31 de December de 2003 04:38


Afinal, Albino, é, ou não é... TUDO DIVINO... em Maria Santíssima?
Em que ficamos? É realmente "TUDO" – como metaforicamente atestas no preâmbulo –; ou apenas, caprichosamente, "uma parte": a parte Humana de Jesus (nomeadamente e por excelência...), tal como interpretam, errónea e hereticamente, os protestantes?

Quem, afinal, tem receio/vergonha ("respeito humano"...) da "Maternidade Divina de Maria"? Quem ousa negar-lhe (absurdamente, pelo menos...) o título justíssimo e sagrado de MÃE DE DEUS – "Theotokus"?

Bom, realmente, NÃO É TUDO Divino em Maria – que isso, sim, seria um tremendo sacrilégio/heresia, bem pior do que o de negar-lhe o digníssimo título da "Mãe de Deus"! –, porquanto Ela é cem por cento Humana, da nossa própria raça e natureza, tal e qual, graças a Deus!

Todavia... o Filho d'Ela, o Redentor – Esse SIM! –, é CEM POR CENTO DIVINO...; ou seja, não é 50% Humano e 50% Divino; mas, pura e simplesmente, 100% Divino e 100% Humano...
Um MISTÉRIO – tal como o da Santíssima Trindade, o da Encarnação e o da Eucaristia, entre tantos outros!

Ora, Maria – como todo o fiel Cristão, honesto e bem intencionado, sabe, o que aliás é mais que lógico e óbvio! –, é Mãe de Jesus Cristo, Mãe do Redentor (e por isso mesmo Mãe de todos os Cristãos...), por inteiro, a cem por cento; isto é, Mãe a 100% da Natureza Humana e Mãe a 100% da Natureza Divina de Jesus (até porque ambas as Naturezas são intrínseca e absolutamente homogéneas e inseparáveis...!); ou seja, Maria é também Mãe da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade – o VERBO ENCARNADO, o próprio DEUS, o Criador, o Salvador!
"Mistério da Fé"!...

"Sub tuum praesidium confugimus, sancta DEI GENITRIX, nostras deprecationes ne despicias in necessitatibus; sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo gloriosa et benedicta". Amen.


FELIZ ANO NOVO, em Jesus e Maria, a partir do Dia Festivo de SANTA MARIA MÃE DE DEUS!

A.C.


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 31 de December de 2003 16:32

Anjo da Consciência,
Como deves saber, uma vírgula pode alterar completamente o sentido de um texto. Espero que reflitas nesta questão...
Há por exemplo um dogma contra o qual, embora não sendo especialista em Dogmática, não tenho nada a opôr: É o dogma da Imaculada Conceição. Como deves saber, depois de Adão e Eva, o que nos é proposto é que nos reencontremos com Deus, aqui, na outra vida ou na Ressurreição ou no Juizo Final. Penso que há várias expressões que traduzem porventura a mesma coisa. É que o encontro com Deus é vital para o sentido da nossa existência. Jesus Ressuscitou! este é que é o Dogma Central da Fé. Este é que é o Dogma que faz mover os Apóstolos.
Felizes os que acreditarem sem terem visto. Maria acreditou. Maria aderiu inteiramente à Palavra de Deus no contexto do diálogo que se vai estabelecendo entre Deus e o seu Povo e que remonta, tanto quanto me lembro a Abel e que passa por Noé, Abrão, Isac e Jacob, Moisés, Isaías, Elias etc. Ao longo da História da Salvação vão-nos sendo propostos modelos aos quais nos vamos aproximando: " uns dizem que és Elias..."
"e aos que nele acreditarem deu o poder de se tornarem Filhos de Deus".
Jesus no Pai-Nosso consagrou a nossa condição de Filhos de Deus e S. Paulo acrescenta "conforme Cristo ressuscitou, também nós havemos de ressuscitar (o modelo final- "Jesus Ressuscitado"). Ouvi uma voz que dizia: "este é o meu filho muito amado, escutai-o". "Fazei tudo o que Ele vos disser"- disse a Mãe (este é o sonho ou o ideal de Maria). A sua Maternidade é Divina, porque Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Os seus vestidos são divinos: "Vimos a Senhora, mais resplandecente que a luz do sol". O seu Magnificat é divino- é parte integrante da palavra de Deus. Mas nunca ouvimos: "esta é a minha Mãe". Aliás Jesus disse: a minha Família são aqueles que fazem a vontade de meu Pai. A vontade do Pai sempre, desde a adolescência até à cruz...
Devo relembrar-te que, nas tentações a que foi sujeito, pela acção do Espírito, Jesus se recusou a ser O Senhor do Mundo (porque só a Deus prestarás culto), a atirar-se do pináculo do templo, porque isso era tentar o Senhor seu Deus (desafiar as leis da gravidade) ou a tranformar as pedras em pão (alterar as leis da bioquímica), pois que nem só de pão vive o Homem. Na multiplicação dos pães, ele não pega em pedras, mas em alguns pães e peixes. Enfim, a missão de Jesus não é a de criar, mas a de reconduzir. Ele é o Redentor. Por isso o dia 01/Janeiro deveria ser por excelência o dia da Paz, dia da Família de Deus (os que amam a Paz)porque Ela, Mãe do Redentor, é a Rainha da Paz...(era isto que eu pensava que era o dia 01/Jan no tempo do bispo D. António Ferreira Gomes). E a gente cantava: "se tu não semeias a paz, jamais verás a Terra Prometida, se tu não semeias a paz, morrerá a Terra que te deu a vida" (texto de M N da Silva)- A Terra Prometida, outro modelo para o Povo de Deus desde Abraão, ou então a "Nova Jerusalém" do Apocalipse.
"Mãe de Deus" parece-me mais o resultado do isolamento dogmático da Igreja do que outra coisa; ninguém poderá aceder a tal condição (Deus não é maluco, nem joga aos dados) e se tem uma Mãe só a Ele compete dizer quem é, e não à Igreja Católica Romana.
Maria é sim modelo para a Igreja e não para Deus, que nem sequer precisa da Igreja Católica para se afirmar como o Senhor do Mundo.
"Mãe de Deus" lembra sim o pecado de "Adão e Eva", queriam ser iguais ou superiores a Deus: a grande tentação (e não vou ensinar o Pai-Nosso ao Vigário).
Espero que leias o Apocalipse e daí para trás, que é o que eu estou a fazer com bastante proveito.


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 31 de December de 2003 16:38

Anjo da Consciência,

"Paz e bem a toda a criatura saúdo por irmã",
Próspero ANO NOVO,
AOMSoares

Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 01 de January de 2004 10:36

Anjos e Companhia,

Estaremos aqui reunidos,
como estavam em Jerusalém,
pois só quando vivemos unidos,
é que o Espírito Santo nos vem.
...
Ninguém pára este vento passando,
ninguém vê, ele sopra onde quer.
Força igual tem o Espírito quando,
faz a Igreja de Cristo crescer.
...
Sua imagem são as línguas ardentes,
pois amor é comunicação.
E é preciso que todas as gentes
saibam quanto felizes serão.
...
Quando o Espírito espalma suas graças,
faz do povo um só coração.
Cresce a Igreja, onde todas as raças
um só Deus, um só Pai louvarão.
...
(letra do Pe Lúcio Floro, e música da Ir Míria T. Kolling,
que não sei donde são, nem onde param
e para os quais vão os meus cumprimentos,
bem como para os visitantes deste Fórum).
...
Um abraço e votos de Próspero Ano Novo.
AOMSoares
...
Estaremos aqui reunidos,
como estavam em Jerusalém,
pois só quando vivemos unidos,
é que o Espírito Santo nos vem.


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 01 de January de 2004 15:14

Caríssimos,
"Aos que o receberam e n'Ele acreditaram, o Verbo deu o poder de se tornarem Filhos de Deus".
Maria é a Filha predilecta do Altíssimo, escolhida na encruzilhada dos descendentes de Abraão, para ser a Mãe do Redentor. Roguemos à Virgem Santa Maria para que, por sua intercessão, a Igreja de Cristo se torne no farol de que a Humanidade precisa para o seu peregrinar. E que, por sua intercessão, possamos estar presentes no dia em que se revelar à Humanidade a Glória de Jesus Cristo, em Deus Pai...

"Porque brota de Deus, tudo em Maria é Divino:
A Maternidade, o Rosto, as Vestes, o Magnificat, o Ideal"

1...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Gloriosa Virgem Maria,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

2...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe do Redentor,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

3...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Nossa Mãe,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

4...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe da Nova Humanidade,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

5...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe do Céu,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

6...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja,
rogai nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

...
AOMSoares


Re: Maternidade Divina de Maria
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 02 de January de 2004 07:04


Caríssimo Albino e demais Almas cibernéticas,


***** "MÃE DO REDENTOR"...

Dizes muito bem, amigo!
Maria é realmente, a cem por cento, MÃE DO "REDENTOR" – Redentor não tanto como Homem, mas sobretudo como Deus!

• Verdadeiramente, só um autêntico DEUS poderia remir-nos/redimir-nos, resgatar-nos/salvar-nos!

• Verdadeiramente, só um autêntico DEUS poderia encarnar/incarnar numa criatura, por Amor da humanidade pecadora!

• Verdadeiramente, só um autêntico DEUS poderia tornar Imaculada e Cheia de Graça a Sua própria Mãe criatura, continuando Ela a ser humana!

• Verdadeiramente, só um autêntico DEUS poderia purificar, aperfeiçoar e santificar tanto e mais que aos próprios Anjos – tanto e quanto a Dignidade, Perfeição e Poder da Sua própria Natureza Divina! –, a Sua verdadeira e única Mãe humana, a fim de, só assim, também Ele poder tornar-Se Humano, por excelência! E portanto, não apenas espiritualmente "semelhante" a nós (a partir da nossa criação humana...), mas agora também Um de nós, em Corpo e Alma – a par e passo com a Sua Divindade! –, em tudo igual a nós, excepto no pecado!

• Verdadeiramente, só um autêntico DEUS, chamado Jesus Cristo – o próprio Verbo de Deus! –, poderia, sem deixar de ser Deus, passar simultaneamente a ser Homem, confundindo-se com qualquer outro homem, perante o Fiat de Maria, mediante o Poder e a Graça do Espírito Santo, e em perfeita sintonia com a Vontade do Eterno Pai, o nosso Deus Criador e Senhor de todas as Coisas!

• Verdadeiramente, só um autêntico DEUS, que não hesitou em deixar-se humilhar, atormentar e crucificar – derramando o Seu Sangue até à última gota! –, poderia, só assim, ser o nosso REDENTOR, e, no meio da Sua maior agonia, pedir perdão para os seus próprios algozes, dizendo: «Perdoai-lhes, Senhor, que eles não sabem o que fazem»!

• Verdadeiramente, só um autêntico DEUS, finalmente, poderia – do alto da Cruz, ao expirar como Homem e ao resgatar-nos como Deus! –, entregar a Sua própria Mãe a toda Humanidade, através, do Seu Discípulo Amado, quando, fixando ternamente um e outro, disse, «Mulher, eis (aí) o teu filho. (João), eis (aí) a tua Mãe»! (Jo 19, 25-27)


E porque Maria é MÃE DO REDENTOR – Mãe de Deus e Mãe Nossa! –, também é, natural e obviamente, nossa... Co-Redentora e Medianeira, junto do Seu Filho Jesus, pelos Méritos infinitos de Cristo, e por isso mesmo foi elevada ao Céu em Corpo e Alma (logo após o termo da sua vida terrena).


Atenciosa e solicitamente,

José Abelardo


***** ***** *****

Temática relacionada, para conferência:

NOSSA SENHORA – A GRANDEZA DA MÃE DE DEUS: - Nossa Senhora, Mãe de Deus - A "Pessoa" de Nosso Senhor Jesus Cristo - Negando-se a Maternidade Divina, nega-se a Redenção de Nosso Senhor - O Concílio de Éfeso - Provas das Sagradas Escrituras - A Doutrina dos Santos Padres: A Tradição da Igreja - Conclusão: O Dever de Culto à Mãe de Deus - A Assunção Gloriosa da Mãe de Deus


Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.