Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Discriminação na bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 07 de May de 2006 15:34

Penso que o que queres dizer é "se eu tomo sempre o sentido literal da Bíblia".

Eu tenho aceeso não à Biblia, mas a simples traduções da Bíblia.
Devemos olhar para a Bíblia como um todo e tendo em atenção que o que mais importa é apreender nela os propósitos de YHWH Deus para connosco.
Consulto várias traduções e quando, mesmo assim, quando tenho dúvidas vou até ao ponto onde consigo (por exemplo consultar um dicionário de grego, para saber os sentidos que tinha ou pode ter determinada palavra dentro do seu contexto).
Na Biblia podemos apreender o sentido literal e o sentido metafórico.
O sentido literal é muito importante para que o sentido metafórico também seja bem interpretado.
No caso deste tema (Discriminação na Bíblia) e a passagem de 1ª Corintios 6,9ss que foi inicialmente proposta é claro que o sentido literal tem muita importância. Esse sentido literal não se deve resumir aos exemplos apontados, mas são exemplo de outros da mesma espécie.
Uma pessoa que tem um conhecimento genérico e global da Bíblia como eu, tem mais facilidade que outra pessoa que apenas conhece alguns versículos que utiliza como chavão para justificar as suas crenças ou as suas opiniões.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Discriminação na bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 10:24

Como tinha dúvidas sobre o verdadeiro significado do tema, consultei o dicionário:


Discriminação racial
Tratamento diverso dado a pessoas de raças diferentes; segregação.


Discriminação
Acto ou efeito de discriminar; distinção; separação; destrinça; discernimento.

Discriminar
Diferenciar; distinguir; separar; destrinçar; discernir.
Descriminar
Absolver do crime imputado; tirar a culpa a; justificar.


Na verdade, eu estava a tratar o tema tendo em conta que se tratava da discriminação racial ou algo parecido.
Mas a palavra discriminação não tem só um sentido pejurativo.
Tendo em conta o sentido mais justo do tema etendo em conta que «discriminação» também significa discernimento, tenho que concluir que na Bíblia há sim «discernimento», isto é «discriminação» no sentido mais positivo da palavra.
E ainda bem que isto acontece.


Penso que ainda venha a tempo para pôr os pontos nos is.


No meio de tudo isto lembrei-me também da palavra «descriminalização» que é muito usada (segundo penso) quando falam de aborto. Esta palavra não vem no meu dicionário. Será um neologismo?!
Penso que é aplicada no sentido de deixarem de considerar como «crime» aquilo que agora é tido como «crime», mas isto relaciona-se com os legisladores deste mundo que fazem leis que muitas vezes são opostas aos parâmetros de YHWH, de forma a resolver os seus interesses particulares ou/e de grupo, a fim de não serem penalizados pelas leis que eles próprios fazem.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.