Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Tradição
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 12 de December de 2003 13:05

Olá amigos.

Venho com esse tópico para fazer-lhes refletir sobre a doutrina que tanto consideram como importante. A Tradição.

Os católicos afirmam que os cristãos devem seguir às Tradições.
Tomam como base o texto Bíblico que fala que devemos seguir as tradições, que citarei mais abaixo. Porém, esquecem-se de uma coisa muito importante: a Igreja Primitiva não tinha a Bíblia como nós temos hoje. Era somente o Antigo Testamento, que é a Bíblia dos Judeus hoje (antes contendo os apócrifos devido decisão do imperador, apesar de os apócrifos não serem considerados pelos judeus como livros canônicos, antes mesmo de Cristo nascer).

O que quero dizer disso? Que as tradições referidas pelos Apóstolos que deviam ser obedecidas eram as cartas escritas por eles, eram os ensinamentos que eles estavam passando a Igreja. Lembrando que os Apóstolos tinham contato direto com Cristo. Se hoje nós temos essas tradições escritas, por que acrescentar tradições humanas de pessoas que não conviveram com Cristo, e ainda que contradizem as tradições dos Apóstolos? Analisando agora alguns versículos importantes, vemos claramente a diferença da tradição dos Apóstolos e a tradição de religiosos.
Vejam como as tradições que os Apóstolos mandam guardar são as que estavam sendo ensinadas por eles, que eram discípulos de Cristo:

"Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa" II Ts 2:15

O que Jesus fala de tradições que contradizem o que Deus nos ensinou? Veja:

"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?" Mt 15:3

Que diferença, hem?

Deus abençoe e ilumine a todos.
Andréia.

Re: Tradição
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 12 de December de 2003 14:42

a tradição já não é o que era...

Re: Tradição
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 12 de December de 2003 16:44

Amiguinhos... vocês não respondem mais às minhas mensagens?? : ( : ( : (
Falem alguma coisa!! :))

Re: Tradição
Escrito por: CombatenteNaFé (IP registado)
Data: 12 de December de 2003 16:56

ALGUMAS PERGUNTAS AOS PROTESTANTES

É impossível a um crente na Sola Scriptura responder estas perguntas abaixo sem atestar uma autoridade extra-bíblica, pois nenhuma combinação de versículos provará a requerida informação.

Por favor, mostre o(s) versículo(s) que:

1- Dizem que Deus criou o mundo/universo a partir do nada.

2- Dizem que a Escritura é a única autoridade (isto é, não existe outra autoridade para compreender Deus/a salvação.

3- Dizem que a salvação é atingida somente pela fé.

4- Provam que a revelação de Jesus Cristo teve fim com a morte dos apóstolos.

5- Mostram a lista dos livros canônicos do Antigo Testamento.

6- Mostram a lista dos livros canônicos do Novo Testamento.

7- Expliquem a doutrina da Santíssima Trindade.

8- Dizem o nome do "discípulo amado".

9- Contenha o nome do autor do Evangelho de Mateus.

10- Contenha o nome do autor do Evangelho de Marcos.

11- Contenha o nome do autor do Evangelho de Lucas.

12- Contenha o nome do autor do Evangelho de João.

13- Contenha o nome do autor do Evangelho de Atos dos Apóstolos.

14- Diga que o Espírito Santo é uma das três pessoas da Santíssima Trindade.

15- Diga que Jesus é tanto Deus e homem desde o momento da sua concepção (isto é, como sabemos que sua divindade não fora infundida nele?) e/ou nos diga que Cristo é uma pessoa com duas naturezas, humana e divina e não somente outra combinação das duas em medidas desiguais (mais Deus que homem, mais homem que Deus).

16- Diz que Jesus Cristo tem a mesma substância de divindade que Deus-Pai.


Autor: Rondinelly Ribeiro
Fonte: www.veritatis.com.br




--------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIO:

A Bíblia e a Tradição Apostólica provém ambas de uma mesma fonte, os apóstolos e a Igreja primitiva. No desejo de rejeitarem a Igreja e os sucessores dos apóstolos, as seitas se apegaram unicamente a Bíblia, mutilando assim a revelação de Jesus Cristo. A pregação oral dos apóstolos e de seus sucessores foi a maneira ordinária (comum) de transmitir a fé as primeiras gerações cristãs. A Bíblia não é uma exposição sistemática de doutrina e teologia, não é um manual de fundar igrejas, sendo composta inclusive de alguns escritos ocasionais, ou "bilhetes":

"Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa." (2Ts 2,15)

"Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo,redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações." (2Cor 3,3)

"Apesar de ter mais coisas que vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta, mas espero estar entre vós e conversar de viva voz, para que a vossa alegria seja perfeita." (2Jo 1,12)

"Tinha muitas coisas para te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena." (3Jo 1,13)

"quem me dera estar agora convosco, para descobrir o tom* que convém à minha linguagem, visto que eu me encontro extremamente perplexo a vosso respeito." (Gl 4,20)

Obviamente não podem estar em contradição Bíblia e Tradição e ambas possuem para a Igreja o mesmo valor. Quando devidamente interpretadas conforme a linha recebida dos primeiros cristãos, não se encontram as tais proclamadas contradições. Espanta-se até os que estudam a patrística ao verem ali apresentadas as mesmas crenças e práticas católicas atuais. Tampouco é fonte de contradição a Bíblia não conter algo que a Tradição contém, pois a própria Bíblia declara não conter tudo (Jo 21,25).

A Tradição da Igreja dá corpo e forma a Bíblia, pois foi a Igreja que inerrantemente definiu os livros que a compõe. Dessa forma havia muitos livros apócrifos e até mesmo escritos por hereges que pretendiam se passar por escritos apostólicos. Negar a inerrância da Igreja Católica ao defini-los é conseqüentemente negar a inerrância e confiabilidade da Bíblia. Fato concreto e prático é a mesma não conter uma lista de livros inspirados. A Bíblia não contém seu próprio cânon. Aqueles que se arvoram em seu erro de conceder autoridade somente a Bíblia teriam que explicar de onde viria a autoridade que a definiu.

Assim muitas informações que temos sobre a Bíblia só chegaram a nós pela Santa Tradição Apostólica, guardada pela Igreja Católica. E não trata-se apenas de simples curiosidade, mas de informações fundamentais para a estruturação da Bíblia, pois sem isso poderíamos todos estarmos lendo algum livro de um herege falsamente se fazendo passar por Mateus por exemplo, no lugar de lermos o verdadeiro Evangelho segundo Mateus.

Quanto mais distante da Tradição mais se está distante da Igreja Primitiva. Assim se observa em heresias como as Testemunhas de Jeová (no entanto tão tolerados) que negam a divindade de Jesus; Mórmons e seu politeísmo, etc.

O texto acima demonstra de maneira clara a dependência da formação do livro que temos hoje por Bíblia, da Tradição guardada pela Igreja.

-----------------------------

*Paulo demonstra o desejo de estar presente e não escrevendo para poder dar com seu tom de voz a interpretação correta de sua mensagem. Coisa que não é possível se fazer por escrito. Ainda mais que não existiam "caracteretas": :-) :-( >:-(

Re: Tradição
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 12 de December de 2003 19:23

1 - Em Gênesis 1, Barah, tradizida para o Português como criou, quer dizer criar do nada. Quando Ele criou outras coisas, o verbo utilizado era outro.

2 - Em várias passagens das Escrituras vemos que:
- ela é lâmpada para nossos pés;
- direção;
- pela palavra conhecemos o mal, sabendo como nos desviar dele;
- Fonte boa para ensinar e exortar;
- Jesus diz que não devemos colocar a tradição dos homens acima delas;

Será mesmo que precisa estar escrito: sola scriptura? Não vejo motivo.

3 - Leia Romanos.

4 - "Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa" II Ts 2:15

Se os Apóstolos ensinam que devemos levar em consideração o que eles ensinaram e Jesus disse que não devemos levar em consideração as tradições humanas que estão fora dos ensinamentos já propostos....

5 - Os livros que os judeus canonizaram antes do nascimento de Cristo e Jesus não disse que estavam errados.

6 - A Igreja, depois de muita perseguição resolveu decidir por quais livros deveriam morrer. Creio que Deus estava nesse negócio, visto que os vários cristãos que decidiram unidos, após muitos estudos e reuniões, estudando diligentemente todos os livros.

7 - Deus ao criar o mundo diz: "façamos o homem a nossa semelhança"; O Espírito Santo pairava sobre as águas, tendo sua participação na criação. João 1 diz que Cristo era o verbo que se fez carne; que Cristo estava com Deus e Cristo era Deus; diz que sem Ele, nada do que foi feito se fez...
Jesus diz: "Eu e o Pai somos um". Quando Ele sobe, deixa o consolador, que intercede por nós com gemidos inespremíveis; A Palavra também diz que Cristo intercede por nós como nosso advogado;
Enfim, Eles trabalham unidos como personificações diferentes, mas somente um Deus.

8 - É João que escreve um Evangelho onde conta detalhes profundos que os outros Evangelhos não contém. Lá ele diz: o discípulo que Jesus amava. Vemos que todos os Evangelhos sempre mostra que havia 3 discípulos mais chegados a Jesus: Pedro, João, Tiago. Dos três, João.

9, 10, 11, 12, 13 - Creio que esse tipo de descoberta, que é feiao com estudo indutivo e dedutivo nada influencia na doutrina que Cristo nos deixou. Nomear coisas não interfere na salvação.
Importante, é renunciar a doutrinas impostas por homens que contradizem as Escrituras. Toda descoberta feita por estudiosos no assunto que servir de edificação para a Igreja nunca será mal vista. A Igreja contribuiu muito. Os Apologéticos por exemplo, a séculos atrás, que combatiam as heresias, como a do gnosticismo, após a perseguição, foram muito importantes. Muitos contribuiram de maneira favorável. Tudo para a defesa da pura doutrina de Cristo. Mas o que contradiz deve ser descartado.

14 - Creio que já foi respondido.

15 - Isto é bíblico. II Jo 1:7; "Eu e o Pai somos um" "Quem vê ao Filho, vê ao Pai" ; Jesus foi concebido por um ser humano: Maria - Parte humana; e pelo Espírito Santo - Parte divina.

16 - "..o verbo se fez carne e habitou entre os homens... o verbo era Deus.."

A tradição que deve ser levada em consideração é aquela que veio dos que conviveram com Cristo e aquelas que não contradizem as Escrituras.

Vemos um exemplo disso: O Evangelho de Lucas. Lucas não era uma pessoa que conviveu com Cristo, mas conviveu com os que conheceram a Cristo e numa pesquisa diligente conseguiu todas as informações, escrevendo cartas a Teófilo, para lhe anunciar o que estava acontecendo. Levamos em consideração porque nada é anti-bíblico. Chega a ser um dos Evangelhos mais completos. A carta de Atos é importantíssima para conhecermos como era a Igreja Primitiva. Certamente, Deus usou esse homem e inspirou-o a escrevê-la.

Fora as Escrituras, tudo que não é anti-bíblico vale a pena ler, tirar proveito do máximo que pudermos. Reter o que é bom e que nos ajuda a edificar nossos conhecimentos. Mas as Escrituras é a fonte da DIREÇÃO. Como os crentes de Bereia analisaram tudo nas Escrituras, devemos fazer o mesmo.

"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?" Mt 15:3

A paz do Senhor.
Andréia.

Re: Tradição
Escrito por: CombatenteNaFé (IP registado)
Data: 12 de December de 2003 20:05


Vc é um flagrante exemplo de contradição protestante. A sola scriptura rejeita qualquer autoridade que seja externa a Bíblia. No entanto não existe exoplicitemante nada na bíblia que diga isso: rejeitem o q não foi escrito. tudo que se tem são distorções de falsos entendimentos:

"2 - Em várias passagens das Escrituras vemos que:
- ela é lâmpada para nossos pés;
- direção;
- pela palavra conhecemos o mal, sabendo como nos desviar dele;
- Fonte boa para ensinar e exortar;
- Jesus diz que não devemos colocar a tradição dos homens acima delas;


Ora ... é claro que as escrituras são úteis , ,mas onde diz que sõ elas são úteis??? quanta incoerência nesta falsa doutrina 'sola scriptura
'

Será mesmo que precisa estar escrito: sola scriptura? Não vejo motivo.
"

O termo não precisa... mas nem nada que se assemelhe a tal doutrina está lá assegurada.


"4 - "Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa" II Ts 2:15

Se os Apóstolos ensinam que devemos levar em consideração o que eles ensinaram e Jesus disse que não devemos levar em consideração as tradições humanas que estão fora dos ensinamentos já propostos....
"


Ora... aí não diz que só a doutrina dos apostólos terminou com a morte do último, não tem nada a ver.

Este versículo afrionta qualquer defesa de tal falsa doutrina: sola SCRIPTURA. vc usa como se apoiasse... é deturpação.


"É João que escreve um Evangelho onde conta detalhes profundos que os outros Evangelhos não contém. Lá ele diz: o discípulo que Jesus amava. Vemos que todos os Evangelhos sempre mostra que havia 3 discípulos mais chegados a Jesus: Pedro, João, Tiago. Dos três, João."


hahah sofisma.... continua não dizendo que é João o autor...

A importância de questões como essa já foi dita no texto. Foi a Tradição que distinguiu os autores do evangelhos, separando-os de escritos hereticos. Não tem como chegar a este discernimento usando somente a bíblia... foi a Igreja Católica que discerniu isso.

Se forem aceitas outras fontes, como fica a propria definição da sola scriptura??? Está perdida.


"Os livros que os judeus canonizaram antes do nascimento de Cristo e Jesus não disse que estavam errados."


O cânon não foi definido antes de Jesus hahah Errou feio

Foram os judeus em Jamnia que posteriormente fecharam o cânon usando critérios nacionalistas em +- 100 dc Entre as intenções deles visavam rejeitar os livros cristãos do NT

No entanto havia o cânon alexandrino (tradução dos setenta sábios). Uma tradução em grego. Este cânon grego que contem os deuterocanonicos foi o usado pela igreja primitiva.

Podemos, pois, dizer que haviam dois cânones entre os judeus no início da era cristão: o restrito, da Palestina, e o amplo, de Alexandria. Ora, acontece que os apóstolos e evangelistas, ao escreverem o Novo Testamento em grego, citavam o Antigo Testamento, usando a tradução grega de Alexandria, mesmo quando esta diferia do texto hebraico (ver Mt 1,23 quando cita Is 7,14; e Hb 10,5 (cita Sl 40,6). Esta tornou-se a forma comum entre os cristãos; em conseqüência, o cânon amplo, incluindo os sete livros já citados, passou para o uso dos cristãos.

Caso se aceitasse o cânon nacionalista teria que se rejeitar todo o NT. Pois os mesmos não passam em tais critérios.

Ou seja a própria história desabona as posições protestantes.

Desafio qualquer protestante do mundo inteiro a e dar uma lista de livros cânonicos baseado-se só na bíblia.

"6 - A Igreja, depois de muita perseguição resolveu decidir por quais livros deveriam morrer. Creio que Deus estava nesse negócio, visto que os vários cristãos que decidiram unidos, após muitos estudos e reuniões, estudando diligentemente todos os livros.
"

Reuniões que vc nem sabe quais foram né??? :-)

Impressionante como os protestantes nunca entendem este texto e naõ percebem as implicações que ele contém. Não percebem que as definiões que estão contidas nas perguntas foram definidas pela tradição e não pela bíblia , pois nenhuma delas está contida explicitamente nas sagradas escrituras. Tanto é verdade que existem ramos protestantes que negam diversas destas verdades cristãs. Pq? Pq se distanciam cada vez mais das tradições apostólicas para seguirem o mal da livre interpretação...condenada pela mesma bíblia (2 Pd 1,20)

Há um ditado que diz: "fatos falam mais que palavras"

Os fatos mostram que o protestantismo é uma babel doutrinária, onde cada seita cacredita no que sua "cabeça oca" bem entende e ainda coloca a culpa no espírito santo. Misericórdia.

A Igreja é obra de Cristo diretamente (Mt 16,18-19). A bíblia é obra da Igreja, e não o inverso.

Re: Tradição
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 13 de December de 2003 18:05

ò coimbatente, com esta arrumaste a rapariga K.O.

Re: Tradição
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de December de 2003 23:36

Que lindo par de dança! Estou a gostar! ;-) Vou esperar um pouquinho mais...

Alef

Re: Tradição
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 15 de December de 2003 12:44

Meu amigo, até a Igreja católic não os considera como canônicos. Tanto que os chama de Deuterocanônicos... porque dizer que são regra de fé?

As Bíblias que contém sete livros a mais, foram extraídas da "Bíblia grega", ou "Septuaginta", traduzida na Bíblia hebraica para o grego no ano 250 a.C., quando então foram incluídos outros sete livros, que não faziam parte dos livros inspirados da Bíblia hebraica original, que são: Tobias, Judith, I e II Mababeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. - Frei Mauro Strabeli, Bíblia, perguntas que o povo faz, págs. 16 e 17, Edição Paulinas.

Naquela época, a Grécia cominava o mundo e foi o rei Ptolomeu Filadelfo, do Egito, que ordenou a tradução da Septuaginta. Provavelmente os sete livros foram anexados a ela, a pedido dele, na ocasião ou posteriormente.

Porque esses sete livros não devem ser aceitos como inspirados ou canônicos:

Como lembra o Frei Mauro Strabeli, "a Escritura do Velho Testamento, considerada como original, é a Bíblia hebraica, cujos livros foram como ´canônicos´ de início e sem nenhuma discussão". - Ibidem, pág. 16.

Esses livros não foram escritos por profetas, pois era uma época de interrupção na sucessão profética. Por isso, só os 39 livros eram considerados divinos ou inspirados, argumenta o respeitado historiador judeu Flávio Josefo, nascido pouco depois da morte de Cristo. - Resposta a Ápíon, Livro I, 8.

Segundo Josefo, o cânon do Antigo Testamento com 39 livros, fei fechado entre 465 e 425 a.C.. E no ano 90 d.C., o concílio jucaico de Jamni analisou os demais sete livros, mas os rejeitou. - Resposta àquelas Perguntas, pág. 53, Editora Candeias.

Além dos sete livros não fazerem parte do cânon bíblico original, eles só foram considerados como inspirados pela Igreja Católica no Concílio de Trento, em 8 de abril de 1546, sendo chamados deuterocanônicos [ou canônicos de segunda época]. - Dicionário de Teologia Fundamental, pág. 124. Editora Vozes, edição de 1994. A Igreja Católica oficializou-os, objetivando deter o movimento de Reforma Protestante

**********************************************

Por que aceitar doutrinas humanas como regra de fé?

Quem somos nós? Quem é o papa? Somos homens corruptíveis, e nada que diremos será superior ao que já foi dito por Cristo.

Qualquer coisa que o homem diga, modificando o anteriormente dito não deve ser levado em consideração.

Ensinar o que está escrito é uma coisa. Acrescentar doutrinas é outra muito diferente.

Irmãos, digo somente uma coisa: JESUS ESTÁ VOLTANDO. Vai continuar perdendo tempo defendendo denominação?????????????????????????

Vai continuar perdendo tempo defendendo o que o dom não sei do que disse, ou o papa não sei do que disse?

O QUE IMPORTA É O QUE JESUS ENSINOU E SEUS APÓSTOLOS QUE CONVIVERAM COM ELE DURANTE 3 ANOS. Isso ninguém tem autoridade mara modificar. "Mesmo que um anjo desça do céu e lhes anuncie outro Evangelho (Boas Novas) seja anátema"...

Deus ilumine a todos.
Andréia.

Re: Tradição
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 15 de December de 2003 14:10

"Por que aceitar doutrinas humanas como regra de fé?"

Já aqui escreveste que a bÍBLIA QUE IDOLATRAS É UMA OBRA humana, que portanto se limita a exprimir uma doutrina humana. E que as regras de Fé que tu julgas estarem na bíblia - a amesma que serve para os católicos e, em parte aos judeus - São regras de Fé humans, isto é construídas por seres humanos.

Continuo sem perceber esta guerrilha entre protestantes e católicos. Afinal, eles são tão iguais!

Re: Tradição
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 15 de December de 2003 15:53

Não Taliban!!

O Antigo Testamento - o pentateuco, proféticos, poéticos, históricos (a torha dos judeus) é a Palavra de Deus juntamente com:
O Novo Testamento - 4 Evangelhos e cartas Apostólicas (Tradições Apostólicas)

O que digo que é ensinamento humano são as doutrinas acrescentadas à Bíblia: Antigo Testamento + Novo Testamento.

Assim como o Taumude é para os Judeus um acréscimo à Torah, a Tradição é um acréscimos à Bíblia. Jesus, quando repreendia os fariseus era por causa da Tradição (taumude)... e certamente deixou a repreensão para quem quisesse aumentar o que Ele dizia, ou retirar.

Re: Tradição
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de December de 2003 16:40

Andreia,

Devias mudar o nome deste tópico: de Tradição para CONTRADIÇÃO. A tua.

João (JMA)

Re: Tradição
Escrito por: CombatenteNaFé (IP registado)
Data: 15 de December de 2003 16:57




Com a fundação da Igreja por Cristo (Mt 16,18-19), a autoridade é de quem? Da Igreja ou dos judeus???

Quem defini o cânon protestante???

Os judeus de Jâmnia, e josefo???

Teriam que aceitar a rejeição destes dos livros do NT. Estes livros não passam nos critérios nacionalistas de ambos.

Assim aceitam meia autoridade, que vale para o AT e não vale para o NT. Autoridade meio inspirada??

16. Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados.
17. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo.

(Cl 2,16-17)

...a realidade é Cristo e Cristo fundou a Igreja. E daqueles qie institui na Igreja Cristo disse:

"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou". (Lc 10,16)

Os judeus nacionalistas de Jâmnia rejeitaram Cristo, rejeitaram os apostólos, e assim rejeitaram o Pai. E essa autoridade em que se baseiam os protestantes???

CONTRADIÇÃO!

Se a autoridade for Lutero... pq não rejeitam a carta de São Tiago, que o infame herege chamava de Cartade Palha (sem valor)???

então estava Lutero meio certo? Meio inspirado?

CONTRADIÇÃO!

Se aceitam o cânon do NT (definido pela Igreja Católica nos concílios de Hipona e Cartago, e ratificado em Trento), pq não aceitam a autoridade dela quanto ao AT???

Seria uma meia-autoridade, meia inspiração???

CONTRADIÇÃO!

===

Não alegam ter a bíblia como única autoridade???

Mostrem-me o cânon definido baseando-se somente na bíblia!!!! A bíblia não explica a bíblia (sic)? Então mostre onde ela defini seu próprio cânon sem apelar para fontes externas (história ou tradição)!!!


==

Testemunhos primitivos sobre o cânon bíblico

Quantas vezes você já ouviu de algum protestante a afirmação de que a Igreja Católica teria acrescentado vários livros apócrifos à Bíblia durante o Concílio de Trento, no séc. XVI? Quando eles falam isso, estão querendo se referir a sete livros do Antigo Testamento que não se encontram em suas bíblias: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e os dois livros dos Macabeus (além de alguns trechos dos livros de Daniel e Ester). Porém, a própria História - que é imutável - desmente tal argumento, vistos os testemunhos abaixo:


"Cânon 36 - Parece-nos bom que, fora das Escrituras canônicas, nada deva ser lido na Igreja sob o nome 'Divinas Escrituras'. E as Escrituras canônicas são as seguintes: Gênese, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, quatro livros dos Reinos1, dois livros dos Paralipômenos2, Jó, Saltério de Davi, cinco livros de Salomão3, doze livros dos Profetas4, Isaías, Jeremias5, Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, dois livros de Esdras6 e dois [livros] dos Macabeus. E do Novo Testamento: quatro livros dos Evangelhos7, um [livro de] Atos dos Apóstolos, treze epístolas de Paulo8, uma do mesmo aos Hebreus9, duas de Pedro, três de João, uma de Tiago, uma de Judas e o Apocalipse de João.10 Sobre a confirmação deste cânon se consultará a Igreja do outro lado do mar11. É também permitida a leitura das Paixões dos mártires na celebração de seus respectivos aniversários12" (Concílio de Hipona, 08.Out.393).

"Parece-nos bom que, fora das Escrituras canônicas, nada deva ser lido na Igreja sob o nome 'Divinas Escrituras'. E as Escrituras canônicas são as seguintes: Gênese, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, quatro livros dos Reinos, dois livros dos Paralipômenos, Jó, Saltério de Davi, cinco livros de Salomão, doze livros dos Profetas, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, dois livros de Esdras e dois [livros] dos Macabeus. E do Novo Testamento: quatro livros dos Evangelhos, um [livro de] Atos dos Apóstolos, treze epístolas de Paulo, uma do mesmo aos Hebreus, duas de Pedro, três de João, uma de Tiago, uma de Judas e o Apocalipse de João12. Isto se fará saber também ao nosso santo irmão e sacerdote, Bonifácio, bispo da cidade de Roma, ou a outros bispos daquela região, para que este cânon seja confirmado, pois foi isto que recebemos dos Padres como lícito para ler na Igreja" (Concílio de Cartago III (397) e Concílio de Cartago IV (419)).

"Tratemos agora sobre o que sente a Igreja Católica universal, bem como o que se dever ter como Sagradas Escrituras: um livro do Gênese, um livro do Êxodo, um livro do Levítico, um livro dos números, um livro do Deuteronômio; um livro de Josué, um livro dos Juízes, um livro de Rute; quatro livros dos Reis13, dois dos Paralipômenos; um livro do Saltério; três livros de Salomão: um dos Provérbios, um do Eclesiastes e um do Cântico dos Cânticos; outros: um da Sabedoria, um do Eclesiástico. Um de Isaías, um de Jeremias com um de Baruc e mais suas Lamentações, um de Ezequiel, um de Daniel; um de Joel, um de Abdias, um de Oséias, um de Amós, um de Miquéias, um de Jonas, um de Naum, um de Habacuc, um de Sofonias, um de Ageu, um de Zacarias, um de Malaquias. Um de Jó, um de Tobias, um de Judite, um de Ester, dois de Esdras, dois dos Macabeus. Um evangelho segundo Mateus, um segundo Marcos, um segundo Lucas, um segundo João. [Epístolas:] a dos Romanos, uma; a dos Coríntios, duas; a dos Efésios, uma; a dos Tessalonicenses, duas; a dos Gálatas, uma; a dos Filipenses, uma; a dos Colossences, uma; a Timóteo, duas; a Tito, uma; a Filemon, uma; aos Hebreus, uma. Apocalipse de João apóstolo; um, Atos dos Apóstolos, um. [Outras epístolas:] de Pedro apóstolo, duas; de Tiago apóstolo, uma; de João apóstolo, uma; do outro João presbítero, duas14; de Judas, o zelota, uma. (Catálogo dos livros sagrados, composto durante o pontificado de São Dâmaso [366-384], no Concílio de Roma de 382)

"Quais os livros aceitos no cânon das Escrituras, o breve apêndice o mostra: Cinco livros de Moisés, isto é, Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Um livro de Josué, filho de Num; um livro dos Juízes; quatro livros dos Reinos; e Rute. Dezesseis livros dos Profetas; cinco livros de Salomão; o Saltério. Livros históricos: um de Jó, um de Tobias, um de Ester, um de Judite, dois dos Macabeus, dois de Esdras, dois dos Paralipômenos. Do Novo Testamento: quatro livros dos Evangelhos; quatorze epístolas do apóstolo Paulo, três de João, duas de Pedro, uma de Judas, uma de Tiago; os Atos dos Apóstolos; e o Apocalipse de João" (papa Inocêncio I, 20.02.405; Carta "Consulenti Tibi" a Exupério, bispo de Tolosa).

"Devemos agora tratar das Escrituras Divinas. Vejamos o que a Igreja Católica universalmente aceita e o que deve ser evitado: (1) Começa a ordem do Antigo Testamento: um livro da Gênese, um do Êxodo, um do Levítico, um dos Números, um do Deuteronômio, um de Josué (filho de Nun), um dos Juízes, um de Rute, quatro livros dos Reis, dois dos Paralipômenos, um livro de 150 Salmos, três livros de Salomão (um dos Provérbios, um do Eclesiastes, e um do Cântico dos Cânticos). Ainda um livro da Sabedoria e um do Eclesiástico. (2) A ordem dos Profetas: um livro de Isaías, um de Jeremias com Cinoth (isto é, as suas Lamentações), um livro de Ezequiel, um de Daniel, um de Oséias, um de Amós, um de Miquéias, um de Joel, um de Abdias, um de Jonas, um de Naum, um de Habacuc, um de Sofonias, um de Ageu, um de Zacarias e um de Malaquias. (3) A ordem dos livros históricos: um de Jó, um de Tobias, dois de Esdras, um de Ester, um de Judite e dois dos Macabeus. (4)A ordem das escrituras do Novo Testamento, que a Santa e Católica Igreja Romana aceita e venera são: quatro livros dos Evangelhos (um segundo Mateus, um segundo Marcos, um segundo Lucas e um segundo João). Ainda um livro dos Atos dos Apóstolos. As 14 epístolas de Paulo Apóstolo: uma aos Romanos, duas aos Coríntios, uma aos Efésios, duas aos Tessalonicenses, uma aos Gálatas, uma aos Filipenses, uma aos Colossenses, duas a Timóteo, uma a Tito, uma a Filemon e uma aos Hebreus. Ainda um livro do Apocalipse de João. Ainda sete epístolas canônicas: duas do Apóstolo Pedro, uma do Apóstolo Tiago, uma de João Apóstolo, duas epístolas do outro João (presbítero) e uma de Judas Apóstolo (o zelota)" (papa S. Gelásio, ~495; Decreto Gelasiano; repetido em 520 pelo papa S. Hormisdas. Seguido também pelo Concílio Ecumênico de Florença15 [1438-1445], e novamente ratificado pelos Concílio de Trento16 [1546-1563] e Vaticano I [1870])).


--------------------------------------------------------------------------------

Outras Fontes:


Concílio Regional de Trulos, realizado no ano 692.


--------------------------------------------------------------------------------
1Trata-se dos dois livros de Samuel (1Rs/2Rs) e os dois livros de Reis (3Rs/4Rs).
2Isto é, os dois livros das Crônicas (1Cr/2Cr).
3Ou seja: Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
4A saber: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
5Incluindo as "Lamentações" e "Baruc", segundo a Septuaginta.
6Isto é, o livro de Esdras e o livro de Neemias.
7Mateus, Marcos, Lucas e João.
8Aos Romanos, duas aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, duas aos Tessalonicenses, duas a Timóteo, a Tito e a Filemon.
9Curiosa distinção resultada, provavelmente, dos escrúpulos que a Igreja Africana tinha a respeito da autenticidade literária paulina dessa epístola.
10Percebe-se, assim, que o cânon coincide perfeitamente com o cânon definido pelo Concílio de Trento.
11Trata-se da Igreja de Roma.
12Alusão ao culto dos santos mártires.
13Os Concílios regionais de Cartago simplesmente repetem, com as mesmas palavras, o conteúdo do cânon 36 do Concílio regional de Hipona. A diferença está somente na conclusão.
14Interessante distinção, já que antiquíssima tradição de Éfeso distinguia o João Apóstolo de um João Presbítero, da mesma região.
15cf. Decreto "Pro Iacobitis" (da Bula "Cantate Domino", de 04.02.1441): "...O Sacrossanto Concílio professa que um e o mesmo Deus é o autor do Antigo e do Novo Testamento, isto é, da Lei, dos Profetas e do Evangelho, pois os santos de ambos os Testamentos falaram sob a inspiração do mesmo Espírito Santo. Este Concílio aceita e venera os seus livros que vêm indicados pelos títulos seguintes: Cinco livros de Moisés (isto é, Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), Josué, Juízes, Rute, quatro livros dos Reis, dois dos Paralipômenos, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Jó, o Saltério de Davi, as Parábolas (Provérbios), Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico, Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, os Doze Profetas menores (isto é, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias) e dois livros dos Macabeus. Quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), catorze epístolas de Paulo (uma aos Romanos, duas aos Coríntios, uma aos Gálatas, uma aos Efésios, uma aos Filipenses, uma aos Colossenses, duas aos Tessalonicenses, duas a Timóteo, uma a Tito, uma a Filemon, uma aos Hebreus), duas epístolas de Pedro, três de João, uma de Tiago, uma de Judas, os Atos dos Apóstolos e o Apocalipse de João".
16cf. Decreto sobre o Cânon (sessão IV, de 08.04.1546).
Fonte: www.veritatis.com.br/agnusdei/

Re: Tradição
Escrito por: CombatenteNaFé (IP registado)
Data: 15 de December de 2003 17:05



+

haviam dois cânones entre os judeus no início da era cristão: o restrito, da Palestina, e o amplo, de Alexandria. Ora, acontece que os apóstolos e evangelistas, ao escreverem o Novo Testamento em grego, citavam o Antigo Testamento, usando a tradução grega de Alexandria, mesmo quando esta diferia do texto hebraico (ver Mt 1,23 quando cita Is 7,14; e Hb 10,5 (cita Sl 40,6).

Confiram!

Esta tornou-se a forma comum entre os cristãos; em conseqüência, o cânon amplo, incluindo os sete livros já citados, passou para o uso dos cristãos.

No começo do cristianismo, como conseqüência da existência desses dois cânones, o de Alexandria e o da Palestina, havia uma certa confusão sobre quais deveriam ser seguidos. O papa S. Dâmaso, no ano 374, confiou a S. Jerônimo o cuidado de coligir e traduzir os livros santos, cujo conjunto forma o atual cânon ou catálogo da Igreja. O Catolicismo reconheceu sempre, e o Concílio Tridentino confirmou a lista de S. Dâmaso.

Re: Tradição
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 16 de December de 2003 14:07

Vocês sabem por que nós debatemos tanto? Vou dizer:

É muito mais fácil achar que está tudo bem. Que a salvação está garantida, afinal, Deus é amor e misericordioso.

"Sou religioso. Para quê seguir corretamente a Bíblia? Deus é bom!!!!
Parar de beber? De fazer sexo? De jeito nenhum! Para que deixar de fazer isso? Não há mal algum! Não estou fazendo mal a ninguém. Foi Deus que fez... então ele conhece minha carne fraca e me perdoa.
você viu aquele rapaz... ele é casado... mas..... não é capado....
Hah.. e aquela moça é tão linda! vou investir.... casar... não! ainda sou muito jovem!!!! Quando chegar o tempo, Deus encaminhará a moça certa.
Hoje eu preciso me confessar... estou me sentindo pesado!!! Preciso ir a igreja!
Ou melhor, vou fazer aquela confissão comunitário (onde não preciso dizer nada para o padre) e pronto! Estou salvo! quando morrer vou encontrar com meu Deus."

Será que há alguma frase familiar?

É a porta larga! Muitos entrarão por ela e serão surpreendidos!!!

Re: Tradição
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de December de 2003 15:15

Frases familiares:
1 - Deus é bom!!!!
2 - Hoje eu preciso me confessar... (frase velhota... actualmente diz-se com mais precisão "eu preciso de me reconciliar")
3 - Preciso ir a igreja!

Frases não católicas (entre outras que me dispenso de comentar):
1 - Para quê seguir corretamente a Bíblia?
(basta lê-la literalmente, acomodando as palavras e tirando-as de contexto para se ajustarem às nossas ideias)
2 - vou fazer aquela confissão comunitário (onde não preciso dizer nada para o padre) e pronto! Estou salvo! quando morrer vou encontrar com meu Deus."
(a presunção e a afirmação categórica de que estamos salvos antes de presentes perante a misericórdia de Deus é desconhecida para os católicos - se algum "católico" te vier dizer tal coisa sugere-lhe o sacramento da reconciliação)
3 - Quando chegar o tempo, Deus encaminhará a moça certa.
(claro, agora Deus para além do mais também tirava a responsabilidade ao homem e à mulher pelos cônjuges que arranjavam. não tarda Deus é dado como 1ª causa do divórcio...)

Nota: Só para que não caia no esquecimento, o tema é Tradição (e a tua contradição, à qual ainda não respondeste)

João (JMA)

Re: Tradição
Escrito por: CombatenteNaFé (IP registado)
Data: 16 de December de 2003 18:35


Legal... por não ter como contestar como todo protestante parte para ataques pessoais e calúnias... típico... não muda nem de país pra país...

Vc conhece a vida de todos os católicos??? Pode afirmar com certeza que nenhum vive a palavra de Deus???

A Igreja não ensina a ninguém a ter uma vida pecaminosa. Pecam os que são desobedientes. No meio protestante também tem muitos falsos cristãos, nem assim serei louco de dizer que são todos falsos.

Cuidado , estás a cavar tua própria queda. É a própria bíblia que te julga...

"Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido". (Mt 12,36)

"Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia a sua língua e engana o seu coração, então é vã a sua religião". (Tg 1,26)


"Não julgueis, e não sereis julgados". (Mt 7,1)

"Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos". (Mt 7,2)

"Não julgueis pela aparência, mas julgai conforme a justiça". (Jo 7,24)


"Conheces os mandamentos: não cometerás adultério; não matarás; não furtarás; NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO; honrarás pai e mãe". (Lc 18,20)

Re: Tradição
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 16 de December de 2003 19:51

K.O.

;9

Re: Tradição
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 18 de December de 2003 11:07

Amigo,
pra falar a verdade eu nem li sua refutação. Cansei... mas se for tão importante eu contextar seus argumentos eu faço.

"Vc conhece a vida de todos os católicos??? Pode afirmar com certeza que nenhum vive a palavra de Deus"

Como eu disse, não são todos os católicos que podem se enquadrar no que eu falei. Se lesse com cuidade verá que eu disse isso. Mas é a maioria.

O que eu fiz não foi julgar, foi expor o que acontece. A maioria dos católicos bebem, fumam, vão a boates, fazem sexo com seus namorados e namoradas antes do casamento, passam a noite bebendo em bares, etc. Será que estou mesmo exagerando? Vai em um bar e pergunte a religião de cada um sentado a mesa e confira!

Como se religião fosse salvar alguém.....

Sinto estar dizendo essas coisas, mas me irrita alguém combater as Escrituras com vâs filosofias himanas.

Re: Tradição
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 18 de December de 2003 12:06

A maioria dos protestantes fuimam, vão a boates, fazem sexo com os seus namorados antes do casamentro, vão a bares de strip, . Se fores a uma bara nos EUA ou em inglaterra, a mior parte do ppl que lá está é, de certeza protestante. Se fores aum bar de strip ou sexo9 ao vivo, então...

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.