Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 12 de January de 2004 12:57

Irmão Albino Soares:
Concordo 100% com a sua última mensagem. Absolutamente de acordo! Na minha modesta opinião, a Igreja ainda tem "velhos do restelo", entre os quais eu próprio às vezes me encontro. Mas tal como num navio de grande porte, para reajustar o rumo, é necessário termos em conta o tempo necessário para compensar a força da inércia. Mas continuo a dizer que a tripulação deverá trabalhar em conjunto, cada um no seu míster, para governar a embarcação - mas DENTRO da mesma! Não acredito que resulte ir a nadar ao lado... e ainda por cima, julgo que temos tido ultimamente excelentes Comandantes, ensinando-nos o dom da humildade ( e olhe que para mim é difícil às vezes ser humilde) o qual nos permite reconhecer que houve tempos em que metemos água.
Aproveito para desejar a todos uma óptima semana.

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco / Taizé...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 12 de January de 2004 17:55


Caro Irmão Tozé (tzm),

- Tem mesmo a certeza de que "não vou a lado nenhum"?
-- Tal 'afirmação categórica/temerária', se não é "julgar" (mal), o que é então? Em que fundamento bíblico, ou papal, se baseia para fazer afirmação tão... arbitrária?

- Não estou, com os textos publicados (a que o irmão se refere, ou outros similares...) a fazer qualquer 'julgamento', e muito menos 'condenação'... Mas tão somente a deixar, neste "forum" (porque realmente dum fórum (de discussão) se trata...), matéria, muito séria e fundamentada, para justo "debate" (ou crítica, como prefira...), mas sempre de modo "construtivo/positivo", e jamais para contrariar/enxovalhar quem quer que seja (ainda que o irmão não tenha a mínima confiança no que afirmo, ou interprete mal)... Efectivamente, como diz S. José Maria Escrivá, «da discussão (negativa, tendenciosa ou altercada...) nunca sai a luz, porque esta é apagada pela paixão»...

-- Aliás, esses textos por mim publicados e adaptados (a que provavelmente o irmão se refere...) não foram (passe a insistência) escritos originalmente por mim, no seu todo estrutural (para o que no final dos mesmos chamo a atenção, se bem reparou...), e, além disso, têm um destino pessoal (directo), para além de secundariamente geral e indirecto - e, acrescento, a principal pessoa visada (assim como a respectiva 'seita' protestante...), ainda não se pronunciou sobre os respectivos textos, realmente anti-heréticos, anti-apóstatas, e, até mesmo, anti-cimásticos... Tem dúvidas?

--- Ou será que o irmão (de Taizé), se julga: mais papista que o Papa, que diz/frisa/repete clara e inequivocamente: "só há Salvação" (por 'via ordinária'...) na Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana" - Una e Única Igreja fundada por Cristo? Ou considerarar-se-á, porventura, mais sábio/perfeito do que o próprio Senhor Jesus, que disse, clara e infalivelmente (cito apenas a correcta interpretação): "quem não (quiser) crer/acreditar, e não for (não quiser ser) baptizado, não será salvo..."; ou: "quem vos ouvir a Mim ouve..."; ou ainda (só a Pedro): "o que ligares na Terra será ligado no Céu..."; etc./etc...

- Quem lhe diz/garante que eu não me preocupo, tanto ou mais do que Você mesmo, com o Evangelho, e, mais do que isso, com a Palavra Viva (também na prática e não apenas em teoria...) de Cristo Senhor Nosso?

- Não tenha a mais pequena dúvida que Deus vai julgar, rigorosa e imparcialmente (e em último recurso...), toda e qualquer "verdadeira heresia", assim como toda e qualquer "autêntica apostasia", etc, etc..., de que o "mundo cristão" está cheio, inclusivamente o "mundo católico" - desgraçadamente! -, só que então será tarde demais para tais rebeldes/relapsos arrependerem-se/converterem-se (nem jamais o fariam)...

- Obrigado, mas não estou nada interessado nesse seu género de conselhos "progressistas/modernistas/temerários"; preferindo, bem pelo contrário, em caso de dúvida, julgar pelo seguro, segundo o Ensinamento oficial e tradicional da Igreja Católica (Apostólica e Romana), que - não por acaso! -, corresponde "exactamente" a tudo o que consta nas Sagradas Escrituras, e que, de quando em vez, até mesmo o espírito (relativamente anarquista) de Taizé... subverte, mais ou menos caprichosamente, mais ou menos permissivamente, mais ou menos marginalmente (para já não dizer 'hereticamente')...

- Respeito perfeitamente quem segue de boa-fé "Taizé"; mas, conscientemente, não aconselho ninguém a seguir essa insólita "comunidade cristã"; aliás, fundada e mantida à revelia da Igreja Católica de Roma, como o irmão (se bem esclarecido...) deverá saber...

- Finalmente, não foi por acaso que (eu mesmo) intitulei este "sub-fórum" com a expressão constante de: "Ecumenismo Genuíno e Recíproco...", tal e qual...

-- O irmão "taizé" sabe por acaso, ou faz uma ideia aproximada, aonde exactamente pretendo chegar, ou o que pretendo rigorosamente dizer, com esta epígrafe, com estes simples "três vocábulos"? Se calhar (ou pelos vistos), não faz a mais pequena ideia, ou então é mal intencionado, desculpe lá...

--- Só gostaria, de todo o meu coração, que sobretudo os "ortodoxos" e "protestantes" fizessem um esforço - se não igual, pelo menos aproximado ao da Igreja Católica -, para um verdadeiro e mútuo Ecumenismo, no melhor e mais puro sentido do termo, tal como propõe, sem qualquer ambiguidade/utopia, o Papa João Paulo II, e de acordo com o convite/conselho máximo de Cristo: «Que todos sejam um, tal como Eu e o Pai somos um... Que haja um só rebanho e um só pastor»!...


Agradeço e retribuo o abraço.

José Abelardo


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de January de 2004 22:45

Abelardo,
Isso de comparar os crentes a ovelhas é para mim coisa do passado.
No entanto assumo que Jesus Cristo é o Bom-Pastor, no sentido de bom-educador, guia seguro e fiel etc. Ele e só Ele... a fonte genuína. O resto tem sido a maior parte das vezes conversa da treta e pouco mais, em nome não da unidade, mas da presunção (presunção e água benta cada um toma a que quer). E tanto quanto tenho ouvido o julgamento que J. Cristo fará incidirá mais sobre as obras do que sobre as parangonas. Jesus diz a Pedro: "sobre esta pedra" e não sobre as seguintes. Pedro é pedra basilar. O resto devem ser sobretudo comunidades- com um conselho apostólico talvez no topo...E de qualquer modo "quem quiser ser o maior faça-se o mais pequeno".
Poder é serviço e não é o que se tem visto.
A minha opinião é simples:
A Igreja Católica de católico tem muito pouco a não ser o Papa actual.
Basta ver os 25% de cardeais italianos e os cerca de 450 anos consecutivos de papas italianos.
Já vi que és um lutador. Parabéns.
*=?.0

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de January de 2004 23:09

Caro Abelardo,

O Papa não diz que só há Salvação na Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana, porque senão estaria a contrariar a doutrina da Igreja.

Diferente é dizer que a Salvação veio por Cristo e esta é a sua Igreja.

Depois voltas com a questão de quem não for baptizado não será salvo - o que vai contra a Fé da nossa Igreja:
"Com efeito, já que Cristo morreu por todos e a vocação última de todos os homens é realmente uma só, a saber, a divina, devemos manter que o Espírito Santo a todos dá a possibilidade de se associarem a este mistério pascal, por um modo só de Deus conhecido. Todo o homem que, na ignorância do Evangelho de Cristo e da sua Igreja, procura a verdade e faz a vontade de Deus conforme o conhecimento que dela tem pode salvar-se." Catecismo da Igreja Católica, nº 1260

"Os que sofrem a a morte por causa da fé, os catecúmenos e todos aqueles que sobre o impulso da graça, sem conhecerem a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade, podem salvar-se, mesmo sem terem recebido o baptismo." Catecismo da Igreja Católica, nº 1281

Quanto a Taizé, que não conheço, deixo o assunto para mãos mais entendidas na matéria. Mas deixo-te uma frase: "Taizé, essa pequena primavera" João XXIII

João (JMA)

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 14 de January de 2004 02:23


Caro João,

Vê-se/deduz-se/intui-se que o meu amigo e irmão em Cristo ainda não alcançou de todo o meu pensamento biblico-teológico, o que é pena, pelo menos, e naturalmente fico apreensivo com isso.

Mas não considero nada de grave, descansa, pois não se trata dum erro herético do tipo "não acredito na real existência do Diabo, apenas creio no Inferno, e mesmo assim com algumas reservas"...
Tão-só de má interpretação, pelo menos em relação a um ou outro dos meus comentários, que até admito poderem, eventualmente, serem objecto de alguma incorrecção, pois infelizmente estou longe de ser perfeito, justo, santo, infalível...

Meu amigo, se tiver paciência, leia a encíclica "Dei Verbum", de João Paulo II, com atenção... Depois, diga-me alguma coisa, se ainda tiver vontade para isso, claro.

Lá, ele confirma e explica muito bem a Doutrina tradicional da Igreja de que: "Só na Igreja Católica há Salvação" - por via Ordinária, repito, pois consta que Deus, para certas Almas, em determinadas condições, tem, excepcionalmente, caminhos extraordinários, e por vezes bastante insondáveis, mas só para certas almas boas segundo Ele, evidentemente...
Todavia, pelo seguro, só no Catolicismo, nem mais nem menos...

Quanto ao Baptismo, acho que já explicitei suficientemente esse tema, salvo erro devido a uma dúvida/questão posta pelo Luís Gonzaga...
Porém, se o meu amigo tem alguma objecção concreta a fazer, terei gosto em responder-lhe. Não se faça rogado.

Por agora, limitar-me-ei a comentar, de novo, o seguinte sobre o Sacramento Base de todo o Cristão:
Quando Jesus disse - certamente para ser interpretado à letra (cito apenas o sentido): "Quem não for baptizado não será salvo", queria dizer, certamente, quem se recusar a ser Baptizado, ou quem desprezar o Baptismo, como sacramento essencial de Salvação que é...
Porém, já disse e repito: aqueles que não puderem ser baptizados, ou por desconhecerem o mínimo da Doutrina Cristã, ou por total ignorância, assim como as crianças não baptizadas que ainda não tenham alcançado o uso da razão, para esses, desde que se encontrem em condições morais e espirituais favoráveis, segundo a sua própria consciência, certamente Deus agirá do mesmo modo misericordioso como para os que pertencem a outras falsas seitas/religiões, desde que de boa fé, ou até mesmo para com aqueles que nunca tiveram fé alguma, mas no entanto conservam a graça de se manterem honestos e justos, pelo menos...

De qualquer modo, obrigado por recordar o ensinamento do Catecismo Católico, sobretudo para quem o desconhece, o que felizmente não é o meu caso, graças a Deus...

Quanto à comunidade Taizé - tardiamente reconhecida pelo Magistério da Igreja, e mesmo assim com algumas reservas -, muito mais haveria naturalmente a dizer, mas ficará para uma próxima oportunidade, se a houver e se Deus quiser...

Um abraço cristão, João, e vai sempre em frente, pelo caminho mais recto possível, que esse geralmente é o mais seguro, mas evitando, tanto quanto possível, o mais cómodo, fácil e escorregadio... Prudência, oração e vigilância.

Abelardo


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de January de 2004 23:24

Caro Abelardo,

Para começar o tópico do diabo é outro e aí estou à espera de umas quantas respostas...

Precisamente por ter lido a Dei Verbum (que não é do João Paulo II - mas do Concílio Segundo do Vaticano), assim como outros textos do mesmo Concílio , é que te referi que a tua afirmação não é correcta.

Todo o Concílio Segundo do Vaticano vai no sentido de entender que é possível salvação fora da Igreja Católica, ao contrário da doutrina até aí estabelecida.

Não podemos agora, falando de "doutrina tradicional da igreja" tentar meter o Concílio na gaveta, ressuscitando teorias mortas e enterradas.

O que de facto seria uma heresia. Melhor é uma heresia porque é uma tendência muito viva.

Percebi o que querias dizer, e percebi que não foi isso que disseste.
Só não percebi o porquê.

Quanto às citações continuarei a "reclamar" contigo e com outros: quando se faz uma citação é suposto ser a reprodução do que está escrito, não a nossa vaga ideia.

É que certas citações desvirtuam completamente o sentido do que se pretende dizer. Um exemplo:
" o próprio Senhor Jesus, que disse, clara e infalivelmente (cito apenas a correcta interpretação): "quem não (quiser) crer/acreditar, e não for (não quiser ser) baptizado, não será salvo...";

Quando a citação é:
"Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado" Mc 16, 16

Qual é a diferença das duas "citações":
Cristo apenas diz que é condenado quem não acreditar; na tua versão (que contestei - não na última) condenado é todo aquele que não é baptizado;
Cristo inclui todos, aceitando que alguns o poderão rejeitar e desse modo excluir-se por si próprios da salvação; tu estavas a excluir todos aqueles que não fossem baptizados;
Cristo coloca a salvação nas mãos de cada um; tu estavas a colocar a salvação dependente exclusivamente de um sacramento.

É muito importante que se chame a atenção para o Baptismo, e se diga a todos que não é um evento social ou uma tradição familiar, mas sim um sinal de inclusão de cada um na família cristã.

"Pelo Baptismo configuramo-nos com Cristo: com efeito em um só Espírito fomos baptizados todos para sermos um só corpo (1Cor, 12,13). Este rito sagrado representa e realiza a união com a morte e a ressurreição de Cristo: 'Com ele fomos sepultados pelo baptismo para [participarmos] da morte'; mas se 'fomos feitos uma coisa só com ele na semelhança da sua morte sê-lo-emos igualmente na da sua ressurreição' (Rm 6,4-5)". Lumen Gentium 7

"Cristo Senhor, Pontífice tomado dentre os homens (cf. Hb 5,1-5) fez do novo povo 'um reino e sacerdotes para Deus Pai' (Ap 1, 6; cf. 5,9-10). Pois os baptizados, pela regeneração e unção do Espírito Santo, são consagrados como casa espiritual e sacerdócio santo, para que por todas as obras do homem cristão ofereçam sacrifícios espirituais e anunciem os poderes daquele que das trevas os chamou à sua admirável luz (cf 1Pd 2,4-10)" Lumen Gentium 10

E o baptismo neste tópico assenta até muito bem pois conforme se determinou no decreto sobre o ecumenismo, todos os baptizados estão unidos entre si por um laço sacramental de unidade.
O que origina a aceitação pela nossa Igreja da validade do baptismo das outras igrejas cristãs.

João (JMA)

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 00:10

Caro Abelardo:

Citando-o:

"- Respeito perfeitamente quem segue de boa-fé "Taizé"; mas, conscientemente, não aconselho ninguém a seguir essa insólita "comunidade cristã"; aliás, fundada e mantida à revelia da Igreja Católica de Roma, como o irmão (se bem esclarecido...) deverá saber..."

O meu caro amigo devia informar-se mais sobre as matérias em que se pronuncia, sobretudo quando faz a afirmação que cito, que é históricamente e factualmente infundada.

Como Taizé não é muito conhecido em Portugal e há muita informação veiculada através de um conhecimento indirecto, talvez o meu caro amigo não tenha tido ainda acesso a uma informação mais fidedigna e aquilo que sabe sobre Taizé não correspnda à realidade. Se quiser posso dar-lhe mais informação por contacto directo...

Para todos...

A comunidade de Taizé é uma comunidade monástica, formada por cerca de uma centena de monges originários da igreja católica e de várias igrejas protestantes e que tem na sua vocação a reconcilição dos cristãos na busca das fontes da fé... Ao contrário do que refere a mesma foi desde o incio encorajada e apoiada pela Igreja Católica, ainda antes do Concílio e o papa João XXIII convidou dois dos fundadores (O Irmão Roger e o Irmão Max) para participarem como osbservadores nos trabalhos do concílio, sedo a sua importância fundamental na elaboração dos documentos que o JMA cita, e bem. Já agora esta informação foi-me confirmada de viva voz pelo D. Manuel A. Trindade, ainda há poucos dias.


Já agora saiba que tive um prazer de ser , na altura, um dos muitos jovens que receberam em Taizé o Papa João Paulo II, em 5 de Outubro de 1985...estranha esta visita a um local criado à revelia da Igreja...


Podem obter mais informação nos site www.taize.fr

Já agora, para os interessados, deixem-me dizer que a comunidade acolhe jovens e menos jovens todo o ano, propondo-lhes viver uma semana de partilha e oração na procura das fontes da fé.

Há , sobretudo no Verão, milhares de jovens católicos, protestantes e ortodoxos, que fazem um trabalho de reflexão e aprofundamento da fé. Ninguém pergunta a ninguém de que igreja é, é uma questão que nem se põe.

O Segredo : não perder tempo com discussões estéreis sobre o passado nem sobre o que nos divide, onde está a verdade o que tem razão. A verdade está em Jesus Cristo, e quanto mais o conhecermos e lhe formos fieis mais próximos e unidos estamos, como comunidade de crentes= igreja.
É essa procura que se faz em Taizé... e assim a unidade é de repente, uma realidade pessoal, independentemente da questão institucional!

Abraços

Tozé

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 00:13


Citando o Irmão Roger, fundador de Taizé


(podem ver o texto todo no tópico "até às fontes da Alegria")

"Cristo é comunhão. Não veio à terra para criar mais uma religião, mas para oferecer a todos uma comunhão.11 Os seus discípulos são chamados a ser humilde fermento de confiança e de paz no seio da humanidade.
Nessa comunhão única que é a Igreja, Deus oferece tudo aquilo que é necessário para podermos ir à fonte: o Evangelho, a Eucaristia, a paz do perdão… E a santidade de Cristo deixa de ser inalcançável para se tornar bem próxima.

Quatro séculos depois de Cristo, um cristão africano, chamado Agostinho, escrevia: «Ama e di-lo com a tua vida.»

Quando a comunhão entre os cristãos é vida e não teoria, irradia esperança. Mais ainda: pode apoiar a indispensável busca da paz no mundo.

Como poderiam os cristãos continuar, então, ainda separados?

Ao longo dos anos, a vocação ecuménica suscitou incomparáveis diálogos. Eles continuam a ser as primícias de uma comunhão viva entre cristãos.12
A comunhão é a pedra-de-toque. Nasce primeiro no coração de todo o cristão, no silêncio e no amor.13

Na longa história dos cristãos, houve multidões que um dia se viram separadas, por vezes sem saberem porquê. Hoje, é essencial tudo fazer para que o maior número possível de cristãos, que muitas vezes não têm culpa das separações, possa descobrir que está novamente em comunhão.14

São muitos os que têm um desejo de reconciliação que toca no mais profundo da alma. Eles aspiram a esta infinita alegria: um mesmo amor, um só coração, uma só e mesma comunhão.15

Espírito Santo, deposita nos nossos corações o desejo de avançar para uma comunhão. És tu que a ela nos conduzes. "

Que acham?

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 11:13

Irmão TZ Monteiro:
Eu, como Cristão Católico leigo e não tão estudioso das doutrinas e orientações de Fé da Igreja como as pessoas que mais assiduamente participam neste fórum, tenho tentado compreender recentemente as causas principais das divisões na Igreja(s) de Cristo. Tenho estado a aperceber-me que realmente há mais coisas que nos unem, do que o que nos separa. E foi isso que tentei exprimir em anteriores mensagens. Mas o meu Irmão, consegue-o muito melhor do que eu. Mas também pergunto: será que temos de fazer concessões/desistências unilaterais daquilo em que profundamente acreditamos ser o verdadeiro Caminho, para conseguir a desejada re-união, sem ver por parte dos nossos outros Irmãos em Cristo a mesma vontade? E falo por aquilo que tenho observado aqui, por exemplo e entre outros, nos escritos do nosso Irmão Albino Soares ( os quais aprecio particularmente porque me fazem reflectir muito acerca da minha própria vivência em Deus). A ele, desde já peço desculpa se tenho uma percepção errada acerca do que sub-entendo nas suas mensagens - preferiria estar profundamente equivocado!
Estou realmente e honestamente interessado em abrir a minha mente e o meu coração ao Ecumenismo. Mas reconheço que tenho algumas limitações neste campo, nomeadamente em relação às minhas pessoais convicções.
Saudações Cristãs.

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 11:27

VM,

Unidade não significa homogeneidade! Acredito que a Igreja de Cristo voltará a estar unida, embora com algumas evoluções doutrinárias em todas as partes, penso que nunca teremos uma homogeneidade em todos os aspectos. O que até é saudável, pois não podemos esquecer o contexto cultural, a história e Tradição de cada uma das Igrejas.

Vejamos o que acontece dentro da Igreja Católica que será que todas as ordens religiosas são iguais? As diferenças entre Franciscanos, jesuítas, dominicanos,... é uma analogia possível do que um dia acontecerá numa época de ecumenismo. O que é importante é que estejamos de acordo no essencial e que se viva um ambiente de paz e harmonia entre os vários irmãos em Cristo.

Luis

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 14:11

Exactamente, Luís, não tem que haver um pensamento único, para lá do essencial

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 17:54

Escreve o VM:
"Mas também pergunto: será que temos de fazer concessões/desistências unilaterais daquilo em que profundamente acreditamos ser o verdadeiro Caminho, para conseguir a desejada re-união, sem ver por parte dos nossos outros Irmãos em Cristo a mesma vontade?"
Por partes:
"temos de fazer concessões/desistências unilaterais" - é certo que sim
"daquilo em que profundamente acreditamos ser o verdadeiro Caminho" - depende

Tratando-se de uma questão essencial da Fé não há concessões a fazer: o Evangelho não existe para ser votado, mas para ser seguido, sempre criticamente, adaptado ao tempo e local, mas com princípios imutáveis. Se transigíssemos neles estaríamos a dar um mau testemunho.

Mas temos de distinguir o principal do acessório: esse acessório, resultado não da Sagrada Escritura e da Sagrada Tradição mas sim de leis e tradições humanas, se bem que tomadas dentro da Igreja, não podem ser colocadas como entrave a um fim superior como o da reunificação da Igreja de Cristo.

É apenas desse acessório que devemos colocar em discussão aproveitando o muito de bom que aí existe e livrando-nos daquilo que é menos bom.

Mas isso não quer também dizer que, retirando o essencial, todo o resto seja para mudar: em minha opinião uma grande parte do caminho comum nestas questões não essenciais irá ser feito na "matriz" católica. Principalmente porque já tivemos o Concílio Segundo do Vaticano...

João (JMA)

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 15 de January de 2004 18:06

Para VM

Acho que não há como viver as coisas para perceber como, provávelmente, essas diferenças não são tão importantes, ou pelo menos não são impeditivas de rezarmos e trabalharmos em comunhão...

A comunidade de Taizé tornou isso possível e o caminho que ela abriu ao acolher tantos milhares de jovens da Europa nos últimos 40 anos ajudou a que localmente muitas realidades se esbatessem.

Evidentemente que quando se fala de ecumenismo estamos a referir-nos às Igrejas Cristãs com uma teologia estruturada, em que em mitos casos os ministros são considerados válidamente ordenados, como é o caso da Igreja Anglicana, das igrejas Ortodoxas, e das igrejas luteranas, calvinistas evangélicas e outras de tradição europeia, no fundo as representadas no Conselho Mundial das Igrejas e relativamente às quais nos separam apenas algumas diferenças teológicas no entendimento da eucaristia e do papel de Maria, e algumas diferenças administrativas (casamento dos padres, papel administrativo do Papa, etc.) Não sei se sabem que num dos documentos produzidos recentemente no âmbito do diálogo ecuménico todos aceitaram o primado do Bispo de Roma na caridade, a divergência reduz-se ao primado administrativo...


Naturalmente que o diálogo ecuménico é mais dificil com algumas igrejas mais radicais, com menos tradição teológica, e ocm outras que nem são consideradas como cristãs mesmo pelos protestantes (TJ, Mormones, Moonies e "Igrejas " vigaristas tipo IURD ou Maná... Infelizmente são as mais expressivas em Portugal, daí alguma má impressão que podemos ter dos protestantes, até porque sendo tão minoritários por cá tendem naturalmente a radicalizar-se. (um pouco o contrário do que se passa com os católicos em Inglaterra)

Mais uma referência para dizer que a Comunidade de Taizé reuniu este fim de ano em Hamburgo 60 mil jovens de toda a europa, de várias confissões mas também de vários movimentos da ICR, numa iniciativa que foi convocada e organizada localmente por todas as Dioceses e paróquias, protestantes e católicas, daquela região, trabalhando em equipas conjuntas na preparação durante um ano (poderão ler algumas notassobre isso na secção de notícias deste site)

Quero com isto dizer que o processo ecoménico, a nível das bases é uma realidade em toda a Europa...

Acreditem

Abraços

Tozé

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco / "Dominus Iesus"
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 17 de January de 2004 22:59


"DOMINUS IESUS" – Sobre a Unicidade e a Universalidade Salvífica de Jesus Cristo e da Sua Igreja Católica


Caros João, Luís e Tozé,
Caros Forunautas (em geral),

Em resposta global às vossas mensagens de (...), em relação à minha mensagem de (...), tenho por agora a dizer-vos apenas o seguinte:

- João, tens razão em teres corrigido a minha anómala referência ao documento "Dei Verbum", pois, na realidade, queria dizer "Dominus Iesus" (este, sim, de João Paulo II); embora, indirectamente, o tema actual também tenha a ver com o "Dei Verbum"...

-- Com respeito ao ter afirmado: «... normalmente, "só" na Igreja Católica há Salvação», não retiro nem uma vírgula sobre tal afirmação determinante, por considerar ser "inteiramente Verdadeira", a saber:

--- No item III, da "Dominus Iesus", condena-se os que negam a "Unicidade e a Universalidade Salvífica de Jesus Cristo".
. Portanto, deve crer-se firmemente, como dado perene da Igreja, a Verdade de Jesus Cristo, Filho de Deus Senhor e único Salvador, que realizou a História da Salvação, a qual tem n'Ele a sua Plenitude e o seu Centro.
. Essa posição foi claramente defendida pelo Concílio Vaticano II, em sua Constituição "Dei Verbum":«Precisamente essa Singularidade única de Cristo é que Lhe confere um significado absoluto e universal, pelo qual, enquanto está na História, é o Centro e o Fim dessa mesma História: «Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim» (Ap. 22, 13).

---- Efectivamente, o item IV (D.I.) introduz a clássica tese eclesiológica da Igreja de Roma: «Jesus Cristo fundou a Sua Igreja como Mistério Salvífico, para operar a Salvação na Igreja e (apenas) através dela, e que a Sua Igreja é a própria Igreja Católica Apostólica Romana: “Existe, portanto, uma Única Igreja de Cristo, que subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em Comunhão com ele”...

----- E, finalmente, o item VI (D.I.) defende a continuação do diálogo "inter-religioso" (nomeadamente o "ecuménico"...), que não deve perder a sua dimensão missionária, e que a paridade entre as partes nesses diálogos dá-se no tocante à dignidade pessoal dos que deles participam, e não ao "conteúdo doutrinário".
. Reconhece que: As diversas tradições religiosas contêm e oferecem elementos de religiosidade que procedem de Deus, algumas orações e ritos servem de “preparação ao Evangelho”, mas sem o valor dos Sacramentos Católicos, enquanto outros elementos, como sendo "supersticiosos", são “obstáculos à salvação”.
. Assim, deve respeitar-se a sinceridade e boa fé de cada cristão (ou mesmo não-cristão...), mas igualmente deve condenar-se o "relativismo religioso"...
. É verdade que Deus quer que todos os Homens se salvem, e que o "Vaticano II" reconhece que isso pode dar-se “por caminhos só por Ele conhecidos”, mas “a certeza da vontade Salvífica Universal de Deus só aumenta o dever da urgência do anúncio da Salvação e da imprescindível conversão a Nosso Senhor Jesus Cristo”.


Um abraço cordial e cristão para todos vós.

J. Abelardo


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de January de 2004 23:29

Caro Abelardo,

A Dominus Iesus não diz que fora da Igreja não há salvação. Aliás o Ratzinger não iria escrever uma heresia.

Cita muitas vezes os documentos do Concílio 2º do Vaticano. São aliás os documentos mais citados.

O que diz é que não faz sentido a utilização do politicamente correcto - aqui seria o religiosamente correcto- em matéria de anúncio do evangelho.

Fala - com toda a razão - contra um discurso que pretende afirmar que todas as religiões são iguais, que em termos gerais pode ser simpático, mas não pode ser assumido por um cristão.

Porque para alguém se determinar cristão tem hoje, tal como tinha nas comunidades da Igreja primitiva de aceitar o anúncio de que Jesus é o Cristo e o Filho.

Ao aceitar tais elementos, absolutamente essenciais para ser considerado cristão, não pode colocar a Revelação de Cristo ao lado da de outros homens por muito santos que tenham sido.

Mas não rejeita de modo algum que existe salvação fora da Igreja. Para além de tudo mais o Ratzinger é um excelente teólogo e nunca diria tal disparate.

João (JMA)

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 18 de January de 2004 23:38

É verdade que não há salvação fora de JC e da sua Igreja, a que ele fundou... A única.

Quem separou os cristãos não foi Jesus, foram eles mesmos, e por razões em muitos casos de natureza política e económica, mais que religiosa (vide a génese do anglicanismo)

Por isso é uma vergonha e um escândalo estarmos divididos, não será?

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 19 de January de 2004 11:09

Será bom a este propósito lembrar:
(Isaías 2):
" Deus é o meu Salvador,
tenho confiança e nada temo.
O Senhor é a minha força e o meu louvor.
Ele é a minha Salvação".
...
"Tirareis água, com alegria, das fontes da salvação.
agradecei ao Senhor, invocai o seu nome.
Anunciai aos povos a grandeza das suas obras,
proclamai a todos que o seu noime é Santo.
...
(S. Lucas 1- Magnificat da Virgem Maria):
"A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espirito se alegra em Deus, Meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva,
de hoje em diante me chamarão
bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas.
Santo é o seu Nome.
...
E reler as cartas de S. Paulo a Timóteo.
...
E ouvir as palavras de Jesus Cristo:
"Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida", suponho eu que Ele quer dizer:
O Caminho para o Pai, a Verdade sobre o Pai, a Vida no Pai.
"Eu sou a videira e vós os ramos"- os ramos, muitos ramos aliás...
E ao Pai rezamos:
Pai-Nosso...
Há um vínculo indestrutível que une os cristãos: é o vínculo da caridade em Jesus Cristo, Nosso Senhor, aquele que é a nossa esperança. E todos os que rezam o Pai-Nosso com verdade e de braços abertos estão no seu corpo místico. Quanto à unidade Ele mesmo diz: "enviarei o meu anjo para reunir os eleitos".
...

*=?.0

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 19 de January de 2004 15:33

Irmão Albino Soares:
Pessoalmente prefiro rezar o Pai-nosso de mãos dadas e dedos entrelaçados com quem amo do coração. Será que deixo de fazer parte do Seu Corpo Místico por isso? Porque de resto, rezo-o com verdade e sentimento. Posso dizer-lhe que é sem dúvida a oração em que me sinto mais perto Dele. Como depreendo que também gosta muito desta oração, sinto-me feliz por isso.
Saudações Fraternas


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de January de 2004 16:04

VM,

Não me parece que o Albino esteja a ser literal nessa afirmação. Não é só a linguagem da Bíblia que não é literal.

Boa escolha, o Pai Nosso.

João (JMA)

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 19 de January de 2004 16:28

Irmão JMA:
Eu sei. Só estava a "meter-me" com ele!!!

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.