Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 05 de December de 2003 07:52


MENSAGEM DE NATAL


Aos caríssimos Irmãos Protestantes/Evangélicos, por Amor do mesmo e único Deus, que nos une, justifica e salvará:

+ Considerai-nos como Igreja Mãe, ou como Igreja Irmã, pois não somos "enteados", e muito menos uma "seita cristã"...

+ Interpretai o nosso intrínseco e profundo Amor e Veneração à Mãe de Jesus Cristo e Mãe de todos os Cristãos..., tal como o respeito, o carinho e a veneração que prestamos às nossas próprias mães biológicas – para já não falar na Comunhão dos Santos...

+ Respeitai a nossa crença fundamentada e irrevogável na Presença Real de Jesus na Hóstia e no Vinho consagrados, tal como Ele mesmo instituiu na Sua última Ceia, e como tão bem e claramente ensina o apóstolo Paulo...

+ Não vos considereis mais evangélicos/cristãos... do que nós, como "protestantes evangélicos" que vos intitulais, só porque nós respeitamos a sagrada Tradição, e porque temos, em relação a vós, algumas divergências básicas, mas legítimas e devidamente fundamentadas, na interpretação de algumas passagens do Novo Testamento...

+ Preocupai-vos mais, como nós mesmos tentamos fazer convosco, com aquilo que nos une – o que felizmente é bastante superior! – do que com aquilo que nos separa, sendo que tais divergências são relativamente secundárias, e, como foco de hostilidade, só criam problemas recíprocos, para além de divisões anti-cristãs nocivas a toda a Humanidade...

+ Orai e trabalhai connosco, na grande, universal e única Messe de Cristo, para bem e salvação de toda a Humanidade, pois todos não somos demais, e só teremos a ganhar com tal união espiritual, tal como o próprio Senhor Jesus tão instantemente rogou ao Pai.

+ Finalmente, rogamos que sejais, pelo menos, tão compreensivos e tolerantes connosco, como são os nossos Irmãos Ortodoxos, e vice-versa...


Um abraço fraterno e respeitoso para todos vós, por Cristo Senhor Nosso.


José Abelardo (Igreja Católica, Apostólica e Romana)


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: PROTESTANTE PRETO (IP registado)
Data: 05 de December de 2003 21:39

Ò ABELARDO AVLIS, AINDA BEM QUE ME AMAS TANTO, APESAR DE SER PRETO. dÁ CÁ UM ABRAÇO Ó IRMÃO.

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 08 de December de 2003 13:36

Amiguinho,

A homenágem que presto a minha mãe biológica não continuarei prestando no céu. Pois no céu, ela não será maior do que eu, mas será minha irmã. A ligação terrena de mãe e filha, morrerá assim como nossos corpos mortais. O único a ser homenagiado será Deus e Ele mesmo dará a honra a quem merece honra. Dará os galardões aos merecedores. Sim. Seremos honrados no dia certo, cada um pelas suas obras.

Respeito a ceia do Senhor. Tanto respeito como me entrego nesse momento tão sublime! Um mistério acontece nesta hora, posso adimitir e todo aquele que ceia estando com seu coração culpado dará conta disso. Creio que esse é um ritual que continuaremos fazendo no céu, juntamente com Cristo. Porém, não posso crer que o material trigo e o material vinho se transforme no material sangue e no material carne. Já que o gosto continua gosto do material vinho e material pão.

Vamos nos unir sim, irmão. Nos unir em adoração a Cristo Jesus, único merecedor de toda honra e glória agora e para sempre, na unidade do Espírito Santo, Amém. Nos unir na pregação de Sua Palavra, boa para ensinar e exortar. Lâmpada para nossos pés. Aleluia por Deus ter deixado essas letras santas para nos guiar na verdade.

Abraço.
Andréia.

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: WASP (IP registado)
Data: 09 de December de 2003 13:39

carry on, abelardo

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco / Sete Razões Contra o Protestantismo
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 22 de December de 2003 23:42


AS SETE PRINCIPAIS RAZÕES CONTRA AS HERESIAS DAS SEITAS PROTESTANTES


1.ª – A Sagrada Tradição

Os protestantes afirmam que seguem a Bíblia como exclusiva norma de fé...
Acontece, porém, que a Bíblia utilizada por todos os protestantes é uma só – em português, tem vindo a ser a incorrecta tradução de João Ferreira de Almeida...

Por que então não concordam, entre si, no tocante a pontos importantes (ver razão n.º 2, a seguir)?
E por que não constituem uma só comunidade cristã, em vez de serem centenas de denominações separadas (e até hostis) entre si?

A razão disto é que, além da Bíblia, eles próprios também seguem outra fonte de fé e disciplina (embora negando-a na prática)...; fonte essa que explica as profundas e absurdas divergências recíprocas de todas seitas protestantes (independentemente da sua rebeldia e dissonância contrárias à Doutrina e ao Magistério da Igreja Católica)...

A tal género de "fonte" – apenas legítima para os Católicos –, chamamos nós "Tradição Oral" (ou "Sagrada Tradição"); e é esta que dá vida, competência e actualidade à letra dos Textos Sagrados.
A Tradição Oral do Catolicismo começa com Cristo e os Apóstolos; ao passo que as "tradições orais" dos protestantes começam com os seus respectivos fundadores: Lutero (1517); Calvino (1541); Knox (1567); Wesley (1739); Joseph Smith (1830); etc...

Entre Cristo e os Apóstolos, de um lado, e os fundadores humanos das denominações protestantes, do outro lado, não há como hesitar:
Honesta e conscientemente, só pode optar-se pelos ensinamentos de Cristo, dos Apóstolos e dos seus legítimos Sucessores, deixando de lado os "profetas rebeldes", não reconhecidos pela Única Igreja directamente fundada por Cristo, e sobretudo os oficialmente considerados hereges, apóstatas e cismáticos...

Notemos que o próprio texto da Bíblia recomenda a "Tradição Oral"; ou seja, a Palavra de Deus que não foi consignada na Bíblia, mas que deve ser legitimamente respeitada como Norma de Fé.

Efectivamente, os Autores sagrados (os Evangelistas em particular) não tiveram em vista expor/revelar todos os ensinamentos de Jesus, tal como eles mesmos dizem:

«Há ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se elas fossem escritas, uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se teriam de escrever» (Jo 21,25; cf. 1 Ts 2,15).
«Muitos outros prodígios fez ainda Jesus na presença dos discípulos, os quais não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em Seu nome» (Jo 20,30s).

São Paulo, por sua vez, recomenda os Ensinamentos que de viva voz nos foram transmitidos por Jesus e passam de geração a geração no seio da Igreja, "sem estarem escritos na Bíblia":
«Sei em quem acreditei... Toma por norma as sãs palavras que ouviste de mim na Fé e no Amor de Cristo Jesus. Guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós» (2Tm 1, 12-14).

Neste texto, vê-se claramente que o "depósito" é a Doutrina que São Paulo fez ouvir a Timóteo, e que Paulo, por sua vez, recebeu de Cristo.
Tal é a linha pela qual passa o Depósito:
Cristo -> Paulo -> Timóteo...
E a linha continua..., conforme 2Tm 2,2:
«O que ouviste de mim em presença de muitas testemunhas, confia-o a Homens fiéis, que sejam ainda capazes de o ensinar a outros».

Temos então a seguinte sucessão de legítimos portadores e transmissores da Palavra de Deus:
Deus Pai -> Jesus Cristo -> Pedro (e seus Sucessores directos) -> Paulo e os demais Apóstolos -> Timóteo (os discípulos imediatos dos Apóstolos) -> Fiéis em geral (os Cristãos baptizados devida ou implicitamente autorizados)...

Desta forma, a mesma Sagrada Escritura atesta a existência de autênticas proposições de Jesus Cristo a serem transmitidas "por via meramente oral", de geração a geração, sem que os Cristãos (ou quem quer que seja) tenham o mínimo direito de as menosprezar ou retocar...
Apenas a Igreja Católica é a fiel guardiã e intérprete dessa Palavra de Deus, primeiramente oral e só posteriormente escrita...

Mas dirão alguns: Tudo o que é humano se deteriora e estraga... Por isso mesmo, a Igreja (parte humana) talvez tenha deteriorado e deturpado a Palavra de Deus... Desse modo, quem garante que a mesma Palavra ficou intacta através da Igreja Católica, durante vinte séculos de História?

Quem o garante, em absoluto, é o próprio Senhor Jesus, que prometeu a Sua infalível assistência a Pedro, e as luzes do Espírito Santo a todos os Seus Apóstolos e à Sua única Igreja...
Ver, a propósito: Mt 16, 16-18; Lc 22,31s; Jo 21,15-17; Jo 14, 26; 16,13-15.

Efectivamente, não teria qualquer sentido o Sacrifício de Cristo na Cruz – assim como a Sua Encarnação e Ressurreição – se a Sagrada Mensagem pregada pelo mesmo Senhor Jesus fosse entregue ao léu (sem selo, nem resguardo...), sujeita às opiniões subjectivas e caprichosas dos homens; ou seja, sem garantia de total fidelidade através dos séculos...

De facto, Jesus não podia ter deixado de instituir o Magistério da Sua Igreja sem a inequívoca garantia de "inerrância" (infalibilidade), nomeadamente em relação às Sagradas Escrituras...

(Continua na 2.ª Razão)


Fonte: "Lumen Christi"

Adaptado por: José Luís Silva *


* José Abelardo


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 24 de December de 2003 16:09

Deixa-te de infabilidades - assunto que foi posto e,m causa por muitos papas.

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco / Sete Razões Contra o Protestantismo
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 29 de December de 2003 06:58


AS SETE PRINCIPAIS RAZÕES CONTRA AS HERESIAS DAS SEITAS PROTESTANTES


(Continuação)

2.ª – CONTRADIÇÕES DO PROTESTANTISMO


O facto de que "não seguem somente a Bíblia"... explica as contradições do Protestantismo:

• Algumas denominações baptizam crianças; outras não as baptizam;
• Algumas observam o domingo; outras, o sábado;
• Algumas têm bispos; outras não os têm;
• Algumas têm hierarquia; outras entregam o governo da comunidade à própria congregação (congregacionalistas);
• Algumas fazem cálculos precisos para definir a data do fim do mundo – o que para elas é essencial; outras, porém, não se preocupam com isso.

Vê-se assim que a Mensagem bíblica é relida e reinterpretada diversamente pelos vários fundadores dos ramos protestantes, que dessa maneira dão origem a "tradições" diferentes e decisivas.

Ademais, todos os protestantes dizem que a Bíblia contém 39 livros do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, baseando-se não na mesma Bíblia (que não define o seu catálogo/cânone...), mas unicamente na Tradição oral dos Judeus de Jâmnia (reunidos em Sínodo no ano 100 D.C.).

Todos os protestantes afirmam que tais livros são inspirados por Deus, baseando-se não na Bíblia (que não o diz expressamente), mas unicamente na sua "tradição oral".

Onde está, pois, a coerência dos protestantes?
Pelo seu modo de proceder, afirmam o que negam com os lábios..., porquanto comportam-se realmente como se a Bíblia não lhes bastasse qual genuína fonte de Fé, dado que é também a sua própria "tradição estatutária" que regula e credencia a Bíblia...




3.ª – AFINAL A BÍBLIA... SIM, OU NÃO?


Há passagens da Bíblia que os fundadores do protestantismo, a partir do século XVI, caprichosamente não aceitaram "como tais"; e, por isso mesmo, são "desviadas" (deturpadas ou ignoradas) do seu destino original muito evidente – como, por exemplo, as seguintes:


1. A Eucaristia... Jesus disse muito claramente:
«Isto é o Meu Corpo» (Mt 26,26); «Isto é o Meu Sangue» (Mt 26,28).

Em João (6, 51), Jesus também afirma:
«O Pão que Eu darei, é a Minha Carne para o mundo».
E aos judeus que zombavam, o Senhor tornou a afirmar:
«Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a Vida em vós. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue, tem a Vida eterna, Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Pois a Minha Carne é verdadeiramente uma comida e o Meu Sangue é verdadeiramente uma bebida».

Se assim é, por que será então que os aparentemente "radicais seguidores da Bíblia" não aceitam a REAL presença de Cristo no Pão e no Vinho Consagrados, por mais transcendente e sobrenatural que seja tal Mistério Eucarístico?


2. Para além disso, os protestantes não aceitam também o Sacramento do Perdão, ou Reconciliação! (Jo 21,17).

Jesus disse ao Apóstolo Pedro: «Tu és Pedro (Kepha, pedra...) e sobre esta Pedra (Kepha...) edificarei a Minha Igreja» (Mt 16,18).

Disse mais a Pedro: «Simão, Simão... Eu roguei por ti, para que a tua Fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos» (Lc 22,31s).
E ainda a Pedro: «Apascenta as Minhas ovelhas» (Jo 21,15).

Apesar de tão explícitas e inequívocas palavras de Jesus, os protestantes não reconhecem o primado de Pedro! Por que será?


3. Jesus entregou efectivamente aos Apóstolos a faculdade real de perdoar, ou não perdoar, os pecados – o que supõe a confissão oral dos mesmos para que o ministro possa discernir e agir legitimamente em nome de Jesus, e em conformidade com o Seu mandato, que diz clara e expressamente:

«Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos» (Jo 20,22s).


4. Jesus disse peremptoriamente que edificaria a Sua Igreja apenas sobre Pedro ["sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja", Mt 16,18].

Todavia, as denominações protestantes são constituídas sobre Lutero, Calvino, Knox, Wesley, Smith, etc...
Antes desses fundadores/reformadores, que são dos séculos XVI e seguintes, não existia, respectivamente, o Luteranismo, o Calvinismo (presbiterianismo), o Metodismo, o Adventismo, o Mormonismo, etc...

Entre Jesus Cristo e essas denominações protestantes há um enorme HIATO... Somente a Igreja Católica remonta ininterruptamente até Cristo.


5. O Apóstolo São Paulo, referindo-se ao seu elevado entendimento da Mensagem Cristã, recomenda a vida una, ou indivisa, para homens e mulheres consagrados:

«Dou um conselho como homem que, pela misericórdia do Senhor, é digno de confiança... O tempo fez-se curto. Resta, pois, que aqueles que têm esposa, sejam como se não a tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; aqueles que se regozijam, como se não se regozijassem; aqueles que compram, como se não possuíssem; aqueles que usam deste mundo, como se não usassem plenamente. Pois passa a figura deste mundo. Eu quisera que estivésseis isentos de preocupações. Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor e do modo de agradar ao Senhor. Quem tem esposa, cuida das coisas do mundo e do modo de agradar à esposa, e fica dividido. Da mesma forma, a mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor, a fim de serem santas de corpo e de espírito. Mas a mulher casada cuida das coisas do mundo; procura como agradar ao marido» (1Cor 7,25-34).

Ora, os protestantes nunca citam, por exemplo, este texto bíblico, quando se referem ao celibato e à virgindade consagrados a Deus, nomeadamente em relação aos católicos...


É estranho e paradoxal (no mínimo)..., dado que eles tanto presumem em tudo seguir a Bíblia, quanto pretendem segui-la apenas no que lhes interessa, ou do modo interpretativo que melhor serve os seus arbitrários desígnios...


(Continua na 4.ª Razão)


Fonte: "Lumen Christi"

Adaptação/Edição:

José Abelardo


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Albino Orlando Moura Soares (IP registado)
Data: 29 de December de 2003 19:13

Quanto ao ecumenismo acho que Jesus Cristo se mostrou pouco interessado em parangonas. Aliás mandou-nos Baptizar em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, orar ao Pai, repartir os bens, e partir o pão em sua memória e para além disso esperar pelo Reino de Deus... Tudo muito simples. O problema são sempre os que, de um modo ou de outro, se querem equiparar ou mesmo ser superiores a Deus (versões modernas de Adão e Eva)... Aqui deixo este poema que já leva 20 anos de burilagem
.
..
...
....
.....

(Paráfrase)

I...
No princípio Deus criou com infinito amor
o Céu e a Terra, a Lua e as estrelas,
os oceanos e tudo o que neles existe.
Por último criou o Homem à sua imagem e semelhança:
homem e mulher os criou
para que dominassem sobre o Firmamento...
Seus filhos foram numerosos como as areias do mar
e fizeram da Paz e da Justiça
o Trabalho e o Governo das Nações e dos Povos...
E Deus, tendo visto que todas as coisas eram boas,
de novo as recriou e fez suas.

II...
Agora nós, Humanidade inteira,
mais livres e mais lúcidos, ousamos esperar
que a nossa sede de vastidão e conhecimento
seja esclarecida e saciada
e a criação inteira se refaça perante o nosso olhar,
qual orvalho de bondade e comprensão imenso:
coragem e equidade por toda a parte...
Porque Ele do alto da Cruz nos abençoou;
no mais profundo silêncio e abandono
quebrou as cadeias do egoismo e do terror que nos afligem
e, com amor, orou pela nossa unidade.
Sublime mistério de salvação.
Guia seguro para os nossos passos.
Ressuscitou!

III...
Abri as portas ao Redentor,
que nos envia para sermos sal da Terra
e Luz para os caminhos da Humanidade...
Rico de misericórdia concedeu-nos a Mãe sempre solícita,
quando tudo parecia sossobrar,
a Estrela da Manhã, Imaculada e pura...
Avé Maria, cheia de Graça, de Ti nasceu,
mais espontâneo que o raiar do Sol,
o Filho do Homem nossa esperança...
de um extremo ao outro da Terra Ele reune n’alegria
o nosso coração e a nossa voz.
Vem Senhor Jesus!

IV...
Em nome do Pai
e do Filho
e do Espírito Santo
estamos aqui.
Amen.
...
Saudações,
AOMSoares


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Anjo da Consciência (IP registado)
Data: 31 de December de 2003 04:41


Afinal, Albino, é, ou não é... TUDO DIVINO... em Maria Santíssima?
Em que ficamos? É realmente "TUDO" – como metaforicamente atestas no preâmbulo –; ou apenas, caprichosamente, "uma parte": a parte Humana de Jesus (nomeadamente e por excelência...), tal como interpretam, errónea e hereticamente, os protestantes?

Quem, afinal, tem receio/vergonha ("respeito humano"...) da "Maternidade Divina de Maria"? Quem ousa negar-lhe (absurdamente, pelo menos...) o título justíssimo e sagrado de MÃE DE DEUS – "Theotokus"?

Bom, realmente, NÃO É TUDO Divino em Maria – que isso, sim, seria um tremendo sacrilégio/heresia, bem pior do que o de negar-lhe o digníssimo título da "Mãe de Deus"! –, porquanto Ela é cem por cento Humana, da nossa própria raça e natureza, tal e qual, graças a Deus!

Todavia... o Filho d'Ela, o Redentor – Esse SIM! –, é CEM POR CENTO DIVINO...; ou seja, não é 50% Humano e 50% Divino; mas, pura e simplesmente, 100% Divino e 100% Humano...
Um MISTÉRIO – tal como o da Santíssima Trindade, o da Encarnação e o da Eucaristia, entre tantos outros!

Ora, Maria – como todo o fiel Cristão, honesto e bem intencionado, sabe, o que aliás é mais que lógico e óbvio! –, é Mãe de Jesus Cristo, Mãe do Redentor (e por isso mesmo Mãe de todos os Cristãos...), por inteiro, a cem por cento; isto é, Mãe a 100% da Natureza Humana e Mãe a 100% da Natureza Divina de Jesus (até porque ambas as Naturezas são intrínseca e absolutamente homogéneas e inseparáveis...!); ou seja, Maria é também Mãe da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade – o VERBO ENCARNADO, o próprio DEUS, o Criador, o Salvador!
"Mistério da Fé"!...

"Sub tuum praesidium confugimus, sancta DEI GENITRIX, nostras deprecationes ne despicias in necessitatibus; sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo gloriosa et benedicta". Amen.


FELIZ ANO NOVO, em Jesus e Maria, a partir do Dia Festivo de SANTA MARIA MÃE DE DEUS!

A.C.


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 31 de December de 2003 16:36

Anjo da Consciência,
Como deves saber, uma vírgula pode alterar completamente o sentido de um texto. Espero que reflitas nesta questão...
Há por exemplo um dogma contra o qual, embora não sendo especialista em Dogmática, não tenho nada a opôr: É o dogma da Imaculada Conceição. Como deves saber, depois de Adão e Eva, o que nos é proposto é que nos reencontremos com Deus, aqui, na outra vida ou na Ressurreição ou no Juizo Final. Penso que há várias expressões que traduzem porventura a mesma coisa. É que o encontro com Deus é vital para o sentido da nossa existência. Jesus Ressuscitou! este é que é o Dogma Central da Fé. Este é que é o Dogma que faz mover os Apóstolos.
Felizes os que acreditarem sem terem visto. Maria acreditou. Maria aderiu inteiramente à Palavra de Deus no contexto do diálogo que se vai estabelecendo entre Deus e o seu Povo e que remonta, tanto quanto me lembro a Abel e que passa por Noé, Abrão, Isac e Jacob, Moisés, Isaías, Elias etc. Ao longo da História da Salvação vão-nos sendo propostos modelos aos quais nos vamos aproximando: " uns dizem que és Elias..."
"e aos que nele acreditarem deu o poder de se tornarem Filhos de Deus".
Jesus no Pai-Nosso consagrou a nossa condição de Filhos de Deus e S. Paulo acrescenta "conforme Cristo ressuscitou, também nós havemos de ressuscitar (o modelo final- "Jesus Ressuscitado"). Ouvi uma voz que dizia: "este é o meu filho muito amado, escutai-o". "Fazei tudo o que Ele vos disser"- disse a Mãe (este é o sonho ou o ideal de Maria). A sua Maternidade é Divina, porque Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Os seus vestidos são divinos: "Vimos a Senhora, mais resplandecente que a luz do sol". O seu Magnificat é divino- é parte integrante da palavra de Deus. Mas nunca ouvimos: "esta é a minha Mãe". Aliás Jesus disse: a minha Família são aqueles que fazem a vontade de meu Pai. A vontade do Pai sempre, desde a adolescência até à cruz...
Devo relembrar-te que, nas tentações a que foi sujeito, pela acção do Espírito, Jesus se recusou a ser O Senhor do Mundo (porque só a Deus prestarás culto), a atirar-se do pináculo do templo, porque isso era tentar o Senhor seu Deus (desafiar as leis da gravidade) ou a tranformar as pedras em pão (alterar as leis da bioquímica), pois que nem só de pão vive o Homem. Na multiplicação dos pães, ele não pega em pedras, mas em alguns pães e peixes. Enfim, a missão de Jesus não é a de criar, mas a de reconduzir. Ele é o Redentor. Por isso o dia 01/Janeiro deveria ser por excelência o dia da Paz, dia da Família de Deus (os que amam a Paz)porque Ela, Mãe do Redentor, é a Rainha da Paz...(era isto que eu pensava que era o dia 01/Jan no tempo do bispo D. António Ferreira Gomes). E a gente cantava: "se tu não semeias a paz, jamais verás a Terra Prometida, se tu não semeias a paz, morrerá a Terra que te deu a vida" (texto de M N da Silva)- A Terra Prometida, outro modelo para o Povo de Deus desde Abraão, ou então a "Nova Jerusalém" do Apocalipse.
"Mãe de Deus" parece-me mais o resultado do isolamento dogmático da Igreja do que outra coisa; ninguém poderá aceder a tal condição (Deus não é maluco, nem joga aos dados) e se tem uma Mãe só a Ele compete dizer quem é, e não à Igreja Católica Romana.
Maria é sim modelo para a Igreja e não para Deus, que nem sequer precisa da Igreja Católica para se afirmar como o Senhor do Mundo.
"Mãe de Deus" lembra sim o pecado de "Adão e Eva", queriam ser iguais ou superiores a Deus: a grande tentação (e não vou ensinar o Pai-Nosso ao Vigário).
Espero que leias o Apocalipse e daí para trás, que é o que eu estou a fazer com bastante proveito.

Sem esquecer: "Paz e Bem a toda a criatura saúdo por Irmã",
Próspero ANO NOVO,
AOMSOares


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 01 de January de 2004 10:37

Anjos e Companhia,

Estaremos aqui reunidos,
como estavam em Jerusalém,
pois só quando vivemos unidos,
é que o Espírito Santo nos vem.
...
Ninguém pára este vento passando,
ninguém vê, ele sopra onde quer.
Força igual tem o Espírito quando,
faz a Igreja de Cristo crescer.
...
Sua imagem são as línguas ardentes,
pois amor é comunicação.
E é preciso que todas as gentes
saibam quanto felizes serão.
...
Quando o Espírito espalma suas graças,
faz do povo um só coração.
Cresce a Igreja, onde todas as raças
um só Deus, um só Pai louvarão.
...
(letra do Pe Lúcio Floro, e música da Ir Míria T. Kolling,
que não sei donde são, nem onde param
e para os quais vão os meus cumprimentos,
bem como para os visitantes deste Fórum).
...
Um abraço e votos de Próspero Ano Novo.
AOMSoares
...
Estaremos aqui reunidos,
como estavam em Jerusalém,
pois só quando vivemos unidos,
é que o Espírito Santo nos vem.


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 01 de January de 2004 15:13

Caríssimos,
"Aos que o receberam e n'Ele acreditaram, o Verbo deu o poder de se tornarem Filhos de Deus".
Maria é a Filha predilecta do Altíssimo, escolhida na encruzilhada dos descendentes de Abraão, para ser a Mãe do Redentor. Roguemos à Virgem Santa Maria para que, por sua intercessão, a Igreja de Cristo se torne no farol de que a Humanidade precisa para o seu peregrinar. E que, por sua intercessão, possamos estar presentes no dia em que se revelar à Humanidade a Glória de Jesus Cristo, em Deus Pai...

"Porque brota de Deus, tudo em Maria é Divino:
A Maternidade, o Rosto, as Vestes, o Magnificat, o Ideal"

1...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Gloriosa Virgem Maria,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

2...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe do Redentor,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

3...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Nossa Mãe,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

4...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe da Nova Humanidade,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

5...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe do Céu,
rogai pela Igreja e por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

6...
Avé Maria Cheia de Graça,
O Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja,
rogai nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amen.

...
AOMSoares


Ecumenismo Genuíno e Recíproco / Sete Razões Contra o Protestantismo - III
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 04 de January de 2004 08:25


AS SETE PRINCIPAIS RAZÕES CONTRA AS HERESIAS DAS SEITAS PROTESTANTES


(Continuação)

4.ª – ESFACELAMENTO / DESINTEGRAÇÃO

Jesus prometeu à Sua Igreja que estaria com ela até o fim dos tempos (cf. Mt 28, 20).
Prometeu também aos Apóstolos o dom do Espírito Santo, para que aprofundassem a mensagem do Evangelho (cf. Jo 14, 26; 16, 13s).

Não obstante isso, os protestantes afastam-se da Igreja assim assistida por Cristo e pelo Espírito Santo, para fundarem novas "igrejas".
Estas são, porém, instituições meramente humanas, que se vão dividindo, subdividindo e esfacelando cada vez mais!
E elas empobrecem e pulverizam sempre mais a mensagem do Evangelho, reduzindo-a:

• Ora, a sistema de curas (curandeirismo), a milagre e serviço ao homem – Casa da Bênção; Igreja Socorrista; Ciência Cristã...
• Ora, a um retorno ao Antigo Testamento, com empalidecimento do Novo – assim são os ramos adventistas...
• Ora, a um prelúdio da nova "revelação", que já não é Cristã – tal é o caso dos Mórmones, e das Testemunhas de Jeová, que negam a Divindade de Cristo, a Santíssima Trindade, e toda a concepção Cristã da História.


5.ª – DETERIORAÇÃO DA BÍBLIA

O facto de só quererem seguir a Bíblia – que na realidade é inseparável da Tradição Oral, porquanto esta berçou-a e acompanha-a fiel e sabiamente – tem como nociva consequência o subjectivismo dos respectivos intérpretes protestantes...
Alguns entram pelos caminhos do racionalismo e vêm a ser os mais ousados dilapidadores ou roedores das Sagradas Escrituras – tal caso é o de Bultmann, de Marxsen, de Harnack, de Reimarus, de Baur...
Outros preferem adoptar cegamente o sentido literal, sem o discernimento do expressionismo próprio dos antigos semitas (para já não falar do discernimento como dom do Espírito Santo...), o que distorce, de outro modo, a genuína Mensagem Bíblica.

E tudo isto acontece porque faltam ao protestantismo os critérios da genuína e legítima Tradição – "o que sempre, em toda a parte e por todos os fiéis foi professado"... –, critérios estes que o Magistério da Igreja, assistido pelo Espírito Santo, sempre propõe aos fiéis e estudiosos, a fim de que não se desviem do recto entendimento do Texto Sagrado.


6.ª – MAL-ENTENDIDOS E AMBIGUIDADES

Quem lê, com atenção e imparcialmente, um folheto protestante dirigido contra certas práticas e doutrina da Igreja Católica – como, por exemplo: sobre a veneração e não adoração de imagens da Virgem Santíssima e dos Santos, sobre a Eucaristia e demais Sacramentos, sobre o celibato... –, lamenta o baixo nível de tais argumentações, pois estas são imprecisas, vagas, ou até mesmo tendenciosas e absurdas...
Afirmam gratuitamente, sem provarem consistentemente as suas acusações, e não raro baseiam-se em premissas falsas, datas fictícias, anacronismos...

As dificuldades e ambiguidades, assim levantadas pelos protestantes, dissipam-se totalmente, desde que se estude com mais rigor e boa fé a Bíblia e as antigas Tradições do Cristianismo...
Vê-se, então, que as expressões da Fé e do Culto da Igreja Católica não são senão o desabrochamento homogéneo e imparcial das virtualidades do Evangelho, sob a acção do Espírito Santo; tal como o grão de mostarda parabolizado por Cristo, que a partir da terra tornou-se numa grande árvore, sem perder a sua identidade (cf. Mt 13, 31se); pois a vida é realmente um desdobramento homogéneo e organizado de potencialidades...

Seria falso e aberrante pretender fazer de tais contra-sensos um argumento contra a autenticidade do Catolicismo – muito embora seja claro que houve e pode haver erros e contradições pontuais (como Igreja também humana que é...); porém, estes não são o padrão, nem fundamento válido, para se julgar devidamente a índole própria e legítima do Catolicismo.

A dificuldade básica, no diálogo entre católicos e protestantes, está nos critérios da Fé...; de onde deve o Cristão aurir as proposições fundamentais da verdadeira Fé: Somente a Bíblia, ou a Bíblia aliada e alicerçada na legítima Tradição Oral?

Se alguém aceita a Bíblia dentro da Tradição Oral – que lhe é anterior, protegeu-a e acompanha-a –, não tem problema para aceitar tudo o que a Palavra de Deus ensina na Igreja Católica, à qual Cristo prometeu claramente a Sua assistência infalível.

Todavia, se o cristão não aceita a Palavra de Deus na sua totalidade oral e escrita, ficando apenas com a escrita (a Bíblia propriamente dita...), já não tem critérios objectivos para interpretar a Sagrada Escritura...
E assim cada qual dá à Escritura o sentido que julga dever dar (por mais errado ou absurdo que seja...), pelo que se vai diluindo e pervertendo cada vez mais a Mensagem Revelada...

"A letra, como tal (por si própria), é morta"..., e somente a Palavra Viva – devidamente interpretada e vivida em Jesus, através da Sua única Igreja – dá o sentido adequado e verdadeiro a um determinado texto escrito (da Bíblia)...


(Conclui na 7.ª Razão)


Fonte: "Lumen Christi"

Adaptação e Edição:

José Abelardo


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 08 de January de 2004 20:55


AS SETE PRINCIPAIS RAZÕES CONTRA AS HERESIAS DO PROTESTANTISMO


7ª. – REBELDIA E MENOSPREZO PELA IGREJA

Jesus fundou a Sua Igreja e a entregou a Pedro e aos seus Sucessores.
Assim, Ele disse ao Apóstolo:


«Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e o que desligares na Terra será desligado nos Céus» (Mt 16,18s).

OBSERVEMOS, A TAL PROPÓSITO, O SEGUINTE:

Jesus refere-se à Sua Igreja – Ele só tem UMA Igreja! –, e Ele a entregou a Pedro... A Pedro e aos seus Sucessores, pois Pedro é o fundamento visível ["sobre essa pedra edificarei"...].
Ora, se tal edifício deve ser para sempre inabalável, o seu fundamento há-de ser para sempre duradouro, e único.
Esse fundamento sólido não desapareceu com a morte de Pedro, mas prolonga-se, ininterruptamente, nos legítimos sucessores de Pedro, os Papas, e apenas nestes.

Ora, Lutero e os seus discípulos desprezaram a única e verdadeira Igreja fundada por Jesus, e fundaram (como até hoje ainda fazem) as suas "igrejas" particulares – a partir de uma doutrina cristã reformada, muito distorcida e redutora.
Em consequência disso, cada seita protestante é uma sociedade meramente humana, que já não tem, de forma alguma, a garantia da assistência infalível de Jesus Cristo e do Espírito Santo, porque separou-se, rebeldemente, do tronco original – tal como Lúcifer separou-se de Deus.

A experiência e a história mostram como essas "igrejas" reformadas – indevidamente auto-intituladas "evangélicas" – se contradizem e ramificam constantemente, em virtude de discórdias e interpretações bíblicas pessoais dos seus fundadores.
Predomina aí o "eu acho" – arrogante e arbitrário – dos homens, ou de cada "profeta" de denominação protestante.


Mas – perguntar-se-á – as "falhas humanas" da Igreja Católica não são empecilho para crer e ser fiel (para a perfeição e santificação aconselhadas por Cristo)?

Em sucinta resposta, devemos dizer que os Mistério básicos do Cristianismo são os da Encarnação e da Redenção:

Deus assumiu a Natureza Humana da maneira mais pobre e humilde, e finalmente deixou-Se desfigurar pelos açoites, pelo escárnio e pela crucificação, mas foi precisamente dessa maneira que quis salvar os Homens.
Estes Mistérios prolongam-se na Igreja (como conjunto de todos os Cristãos fiéis...), à qual São Paulo chama "o Corpo Místico de Cristo" (Cl 1,24; 1Cor 12,27).

A Igreja é, pois, humana; e por isso traz as marcas da própria fragilidade dos seus filhos; mas é também Divina: é o Corpo de Cristo flagelado e ressuscitado, prolongado, misticamente, em cada homem (cada membro do Seu próprio Corpo).
Por isso mesmo, os erros dos homens da Igreja não conseguem destruí-la.
São, antes, o sinal e o aval evidentes de que é Deus quem realmente vive na Igreja e a sustenta... até ao fim dos tempos, por mais ataques e crises que sofra, tal como Ele mesmo prometeu.

Numa palavra, o Cristão há-de dizer com São Paulo:
«A Igreja é minha Mãe» (Gl 4,26).
Ao que S. Cipriano de Cartago (+258) fazia eco, dizendo:
«Não pode ter Deus por Pai quem não tem a Igreja por Mãe»
("Sobre a Unidade de Igreja", Cap. 4).


CONCLUSÃO

A grande razão pela qual o Protestantismo se torna inaceitável ao Cristão que reflecte, é o subjectivismo que o impregna visceralmente.
A falta de referenciais objectivos e seguros, garantidos pelo próprio Espírito Santo (cf. Jo 14,26; 16,13s), é o principal ponto fraco, ou calcanhar de Aquiles, do protestantismo.

Disto se segue a divisão do mesmo em centenas de denominações diversas, cada qual com as suas doutrinas e práticas, às vezes contraditórias, ou até mesmo hostis entre si.

O protestantismo afasta-se assim cada vez mais da Bíblia e das raízes do Cristianismo – autêntico paradoxo! –, levado pelo fervor fanático e subjectivo dos seus "pastores", que apresentam um "curandeirismo barato" (por vezes muito caro...!), ou um profetismo fantasioso, ou ainda um retorno excessivo ao Antigo Testamento, em menosprezo e detrimento do Novo Testamento.

Esta diluição herética do protestantismo e a perda dos valores típicos do Cristianismo estão na "lógica" do principal fundador, Martinho Lutero, que apregoava o livre exame de Bíblia, ou a leitura da Bíblia sob as luzes exclusivas do entendimento subjectivo e temerário de cada crente; tirando assim (cada qual) das Escrituras "o que muito bem lhe parece ou apraz"!...


_F_I_M_



Fonte: "Lumen Christi"

Adaptação e Edição:

José Abelardo


Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 09 de January de 2004 13:44

Sou Cristão, Católico, porque assim foi a minha formação em criança, e mais agora que tento pensar por minha própria cabeça. Todos os dias tento aprender alguma coisa, e sobretudo melhorar-me como filho de Deus, já que nesse aspecto deixo muito a desejar e não serei exemplo para ninguém. Por motivos pessoais, tenho tido contactos com a comunidade anglicana em Portugal, o que me "obrigou" a prestar mais atenção ao Evangelho, já que realizei que "eles", os Protestantes, afinal existem mesmo!!! Anteriormente, ouvia falar, mas não dava atenção, pois não era assunto que me surgisse diáriamente. Acho que tenho de agradecer a Deus o facto de eles existirem, porque egoisticamente falando, estou mais atento à Sua Palavra ( o que me dá uma certa paz interior), e cada vez mais convencido que a Igreja Católica é realmente a ÚNICA herdeira legítima da primeira comunidade Cristã.
Sem querer entrar em comparações menos conseguidas, olho a Igreja como um edifício vivo, assente na primeira pedra, e nas que se lhe seguiram como um "todo". Pessoalmente sinto-me como um grão de areia, o qual integra a argamassa que ajuda a manter o edifício unido, tijolo a tijolo, pedra a pedra. É fácil para mim aceitar que alguns engenheiros, empreiteiros, pedreiros, carpinteiros, etc., tenham idéias diferentes sobre como aplicar os "materiais". E acho que essas opiniões deverão ser sempre discutidas entre todos( quem nunca teve dúvidas, incertezas, incredibilidades?). Mas o que me custa a aceitar, é que quem nas discussões sobre o "projecto" não leva a sua avante - e quem sou eu para dizer que nunca tiveram razão?- opte por abandonar a "Obra", e resolva construir a sua própria casinha, segundo as conveniências pessoais. Vou pois, dentro das minhas muitas limitações, tentar continuar a colaborar na "construção", rezando diáriamente para que o Espírito Santo nos ilumine a todos, principalmente à nossa "Pedra", de forma a que rápidamente todos os Cristãos retornem à casa Mãe, e que me ajude a mim particularmente a ultrapassar esta incompreensão.

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: albino O M Soares (IP registado)
Data: 09 de January de 2004 13:57

VM,
Um dia, após o 25 de Abril, o tal dia (bem à margem do empenho da Igreja Católica Portuguesa), que trousse para Portugal a liberdade religiosa, vi um pastor, penso que evangélico, a anunciar Jesus na praça pública. E logo que ele terminou perguntei-lhe: Como acha que se vai realizar a unidade dos cristãos, por pressão da civilização?
Ele retorquiu:
Não, a unidade dos cristãos faz-se imitando Jesus.
Cumprimentos,
*=?.0...
e nas estrelas poderá estar a exacta interrogação, aquela que dá acesso ao sentido.
AOMSoares

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 09 de January de 2004 15:37

Irmão Albino Soares:
Se acha que a Igreja Católica Portuguesa - que eu preferiria designar por Igreja Católica em Portugal - esteve à margem do 25 de Abril, porque não o diz no seio da própria Igreja? (independentemente da minha visão sobre politica). Era o que eu estava a tentar transmitir, o que pelos vistos não consegui por falta minha. Porquê conversarmos na "rua", de "janela" para "janela", quando temos uma "casa" tão bela, que é de todos, que a todos está a acolher? Será que estamos em tempos de sanar faltas de comunicação? É por isso, que quando tenho algum tempo, gosto de ler o que se escreve neste fórum, que leio com atenção as suas opiniões também. Acho muito saudável, poder-se trocar idéias educadamente, como o que tem acontecido, e por isso atrevi-me a expor publicamente o que me preocupa.
Bem-haja por partilhar comigo o que pensa.

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 10 de January de 2004 13:21

Caro VM,
A Igreja Católica não esteve alheia na sua totalidade à instauração das liberdades em Portugal... É verdade... Conheci muitos leigos, padres e alguns bispos que arriscaram bastante para que se alcançasse um consenso no que respeita ao exercício das liberdades. Mas penso que depois do concílio Vaticano II era de esperar mais empenho da Igreja oficial, como um todo, na questão das liberdades, incluindo a religiosa. Em Portugal muita coisa era proibida no tempo da ditadura, incluindo usar isqueiro sem licença, beber coca-cola etc e dizia-se em baixa voz: "cuidado que as paredes têm ouvidos". O que disse anteriormente é mais um desabafo do que a tentativa de inculpar alguém, até porque acredito que, se há bagunça, todos temos um pouco de responsabilidade; e um gesto vale mais que mil palavras. Mas a Igreja têm a obrigação de ser profética e de não se acomodar nas situações de favorecimento. A chuva e o sol são para todos.
cumprimentos,
*=?.0

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 10 de January de 2004 23:06

Cuidado que os TMV têm escutas...

Re: Ecumenismo Genuíno e Recíproco...
Escrito por: tzm (IP registado)
Data: 12 de January de 2004 02:00

Meu caro Abelardo... por esse caminho não vai a lado nenhum. Não nos cabe a nós julgar a fé dos outros, mas preocuparmo-nos, dia a dia a ser fieis ao evengelho, da forma como, nas nossas diminutas capacidades, o vamos descobrindo.

Deus lá está para julgar a heresias, se queiser, e para perdoar a nossa (de todos) igonrãncia e incompreensão para a sua mensagem ...

Quer uma sugestão? Teorize menos e vá conhecer uma realidade vivida de unidade e comunhão entre cristãos, como p.ex. em Taizé


Abraços

Tozé

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.