Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Milagres e/ou prodígios noutras religiões
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de November de 2003 22:41

Independentemente da discussão mais ou menos teológica sobre os milagres, no contexto cristão estes são normalmente vistos como "sinais da acção de de Deus", sendo que algumas pessoas preferem até falar de "provas" ou "confirmações" de que Deus actua "entre nós"...

Numa lógica mais "apertada" (que não sigo), Deus só pode actuar no interior do nosso ("meu") grupo religioso, donde os relatos de milagres e/ou prodígios noutras religiões serão "necessariamente" falsos, como falsas serão tais religiões... Ou obra do demónio (Olá, Andreia!)! Não esqueçamos que há relatos de milagres e prodígios inexplicáveis e espectaculares em muitas religiões para além do Cristianismo/Judaísmo.

Ao contrário do que alguns intervienientes afirmaram por cá em vários tópicos, a Igreja Católica tende a reagir com muita cautela em relação a milagres e aparições (cfr. os milhares de casos de estátuas que choram ou Medjugorje), mas o reconhecimento de pelo menos um milagre faz parte de quase todos os processos de canonização... Por outro lado, a hagiografia sempre nos brindou com milagres "a torto e a direito"... Muitas pessoas consideram que a incorruptibilidade do cadáver de uma pessoa (como é o caso, pouco noticiado, da pastorinha Jacinta) é um sinal certo de santidade. Lembro-me de numa conferência ouvir o P. Óscar Quevedo dizer que os casos de corpos não embalsamados se manterem incorruptíveis só acontece em contexto católico e na Igreja ortodoxa antes do cisma (nunca pude confirmar tais dados, que de facto, não me interessaram demasiado...).

Escrevo estas notas soltas a propósito de uma notícia sobre um outro fenómeno: pessoas que passam anos sem comer... Entre as hagiografias católicas há vários casos de homens e mulheres que durante anos apenas ingeriram o pão consagrado (UMA hóstia pequenina, claro!). Entre nós é bastante conhecido o caso de Alexandrina de Balazar (de quem o Avlis tanto gosta!), que alegadamente viveu muitos anos sem comer nada (foi vigiada por médicos), o que é visto por muitos como um sinal de santidade ou de, pelo menos, um privilégio da parte de Deus. Alguns estudiosos, como o P. Óscar Quevedo, dizem que estes fenómenos são paranormais mas perfeitamente possíveis, arriscando hipóteses de explicação...

Ora, e a notícia vem a seguir. Este caso tem aspectos interessantes: passa-se num contexto religioso bem diferente do nosso e parece que a "vigilância" foi apertada. Se visitarem o "link" que indico, verão a fotografia do "felizardo"...

Leiam e deixem as vossas reflexões...

Alef

Cientistas investigam faquir que 'não come há décadas'


Prahlad Jani ficou dez dias em observação no hospital

Médicos e especialistas estão perplexos com um eremita indiano que alega não comer ou beber nada há muitas décadas, mas ainda assim tem uma saúde perfeita.

Prahlad Jani, um faquir indiano, com mais de 70 anos, passou dez dias em observação constante no Sterling Hospital, na cidade de Ahmedabad, na Índia.

Durante esses dias, ele não consumiu nada e "nem urinou ou defecou", segundo o vice-superintendente do hospital, Dinesh Desai.

Mas ele está em perfeitas condições mentais e de saúde, segundo os médicos.

Observação

A maioria das pessoas pode viver sem comida por várias semanas, pois o corpo usa suas reservas de gordura e proteína.

Mas o ser humano, em média, sobrevive por apenas três ou quatro dias sem água.

Seguidores de faquires indianos e ascetas têm com freqüência atribuído poderes extraordinários a eles, mas raramente esses poderes são submetidos à investigação científica.

"Uma série de testes mostram que o corpo dele funciona como o de uma pessoa normal", disse Desai.

Prahlad Jani passa a maior parte do seu tempo em uma caverna perto do templo de Ambaji, no Estado de Gujarat.

Nos dez dias em que ficou no hospital, Jani ficou em um quarto especialmente preparado, com toalete vedada e sob observação constante de uma câmera de vídeo.

Para ajudar os médicos a verificar suas alegações, Jani concordou em evitar tomar banho durante o período em que esteve no hospital.

O único líquido permitido era uma pequena quantidade de água para enxaguar a boca.

Cem mililitros de água foram dados a ele, coletados e medidos depois que ele cuspia para comprovar que ele não tinha bebido a água.

Deusa

Uma declaração da Associação de Médicos de Ahmedabad informa que, apesar de água alguma entrar no seu corpo, aparentemente se formava urina em sua bexiga, que depois era reabsorvida pelas paredes da bexiga.

No fim do seu confinamento, os médicos não notaram qualquer deterioração em suas condições, a não ser uma pequena perda de peso.

"Não sinto necessidade de água ou comida", diz Jani, que alega ter sido abençoado por uma deusa quando tinha oito anos e ter vivido em cavernas desde então.

Ele cresceu na vila de Charod, no distrito de Mehsana, e se veste com as roupas dos devotos da deusa Ambaji, uma vestimenta vermelha, semelhante a um sari, um brinco no nariz, pulseiras e guirlandas de flores no cabelo.

Ele também usa a marca vermelha "tika" em sua testa, que é vista com mais freqüência em mulheres hindus casadas.

Seus seguidores o chamam de "mataji" ou deusa.

Mais testes

Jani diz que sobrevive há décadas sem comida ou bebida por causa de um buraco em seu céu da boca.

Pingos de água passam por esse buraco, segundo ele, e o sustentam.

"Ele nunca ficou doente e pode continuar a viver assim", diz Bhiku Prajapati, um dos muitos seguidores de Jani.

"Um buraco no palato é um fenômeno anormal", diz o médico.

Um colega de Desai, o médico Urman Dhruv, disse que um relatório completo está sendo preparado sobre os dez dias em que Jani ficou sob observação.

Médicos dizem não poder confirmar as alegações dele de que não come ou bebe há decadas, mas a observação do seu feito no hospital pode ajudar no aprendizado sobre o funcionamento do corpo humano.

É provável que os médicos queiram examinar Jani novamente para resolver o mistério.

Rajeev Khanna, de Ahmedabad
«BBC Brasil, [www.bbc.co.uk]

Re: Milagres e/ou prodígios noutras religiões
Escrito por: Torquemada (IP registado)
Data: 09 de December de 2003 22:04

Eu interrogava esse faquir e das duas uma: ou é tudo mentira ou está possuído pelo diabo.
De qualquer forma ele confessava, ora se confessava...

Torquemada
grão mestre inquisidor na reforma

Re: Milagres e/ou prodígios noutras religiões
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 10 de December de 2003 12:27

Alef,

Quando eu digo que os milagres que acontecem em outras religiões são demoníacas, tenho base bíblica para afirmar, pois Jesus nos alertor que os demônios são capazes de enganar os homens com milagres e prodígios.

Mas Deus, como ser supremor, fez-se conhecer através dos século, mesmo entre os que não conhecem Jesus.

No livro "Fator Melquezedeque", vemos testemunhos de povos que mostram isso. Uma das histórias existem na Bíblia, no livro de Atos. Quando Paulo chega a uma cidade e vê um local de sacrifício ao "Deus desconhecido". dentre vários outros deuses.

A história desse povo é a seguinte: O povo estava passando por um período difícil, onde eles estavam enfrentando até fome. Um certo homem começou a pensar: "todos esses deuses nada podem fazer? deve haver um deus superior a esses deuses e vou clamar a ele" Apartir daquele momento, esse homem buscou o Deus criador do céu e da terra, superior a todos os outros e fez um propósito: "vou sacrificar ovelhas para que aplaque a sua ira por causa dos nossos pecados e nós possamos ter vitória. As ovelhas que se deitarem no pasto serão as escolhidas por ti"
Foi então, levar as ovelhas para o pasto, e coisa difícil era alguma delas se deitar, pois estavam com fome. Mas Deus escolheu as perfeitas e eles fizeram os sacrifícil ao "Deus Desconhecido" pois não sabiam o nome de Iavé. O milagre a conteceu. Deus se fez conhecer por Eles, e foi aí que entrou o Apóstolo Paulo: " é a respeito desse Deus que vos venho falar: Ele enviou Seu Filho" Muitos se converteram. Aleluia, Glória a Deus.

Deus faz milagre quando o homem clama Seu nome. Seu Nome (mesmo que não se saiba qual, mas direcionado ao Deus criador do céu e da Terra). Aquele que o busca de todo coração, conhece a Ele e Ele o conhece e se manifesta.

Deus abençoe a todos.
Andréia.

Re: Milagres e/ou prodígios noutras religiões
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 10 de December de 2003 17:28

Nossa... desculpem os erros de ortografia. Respondi correndo para almoçar... e... deu nisso. Mas a essência do que eu queria dizer está aí.
Abraço.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.