Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O IMPOSSÍVEL
Escrito por: quimnogueira (IP registado)
Data: 04 de April de 2002 17:13

A IMPOSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA...




(OU...A EXISTÊNCIA DO IMPOSSÍVEL...)






(ou ainda...Não Vale a Pena Falar Sobre Isto...)



Sempre que abordo (a mim próprio) a questão da minha existência, chego sempre à conclusão incómoda de que não posso existir!

Começo por: Donde venho? Então, faço uma regressão e chego ao ponto da chamada criação. E chego a uma conclusão “brilhante”: Se “isto” existe então alguém “criou” o que existe.

Até aqui, tudo bem! O pior é depois! Muito bem...houve um momento de criação. Então quem é o criador? E, como uma vez o Viriatinho perguntou, quem criou o criador? Mas mesmo dando de barato esta brincadeira, temos de colocar no fulcro da questão o facto de que se “isto” existe é porque alguém “criou” isto e se alguém criou tudo quando o tudo era o nada...então o que era o nada antes da criação? E, se era um nada, então nada existia...mas...e aqui é que a porca torce o rabo...existia sim senhor...existia o nada!

Bolas! E então pergunto: Como é que havendo nada o criador surgiu? Como é que tudo isto que existe pode ter tido um início?

É que não se pode conceber um início...Já nem está em causa a história infantil de quem nasceu primeiro, se foi o ovo ou a galinha...já nem está em causa se o primeiro homem foi Adão ou o ti Zé ali de cima...já nem está em causa aquela história da minha ervilha da qual eclodiu o big bang...já nem está em causa o próprio big bang...está em causa a impossibilidade de tudo isto ter tido um início...

Então...chego à “brilhantíssima” conclusão de que não existimos! Tudo é mentira! É tudo uma história da carochinha...só que nem mesmo a história da carochinha tem possibilidades de existir!...

...E, para aqueles que se dizem ateus ou lá o que quiserem, mesmo pondo de lado a existência do meu Deus (que neste caso, então, também não pode existir...), digam-me lá meus meninos como é que é possível o início da existência daquilo que os nossos sentidos nos “dizem” que existe?


...obrigadinho...









quim, the wolf

Re: O IMPOSSÍVEL
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de April de 2002 17:57

Quim:

Esta é "fácil". Para que exista um acriador Ele tem que ser eterno e absoluto, tem que ser um Deus. Mas atenção: ser eterno significa muito mais do que "nunca acabar e ter existido 'sempre'". Eterno significa para além do tempo. Porque antes da criação não há tempo. O tempo "nasce" com a criação. Se te interessas por estas coisas, lê Santo Agostinho, que é um autor incontornável na questão.

Portanto, Deus não pode ter sido criado, pois nesse caso deixaria de ser Deus.

Alef

Re: O IMPOSSÍVEL
Escrito por: quimnogueira (IP registado)
Data: 04 de April de 2002 18:56


Alef: desculpa essa do é "fácil"...é "fácil" uma "ova"!...




..auto-criado...

...Deus autocriou-se para criar o universo e o Universo...

...se se autocriou, donde surgiu?

...se tudo é eterno e inifinito, então não pode ter havido um início e assim "tudo" existe desde sempre...pergunta-se como é que algo pode existir desde um sempre, mesmo sem um tempo, mesmo sem um espaço, mesmo sem uma criação, mesmo com uma criação...

...a existência é uma "coisa" que "não" pode ter tido um início pois que para ter tido um início teria de ter havido um nada e um "nada" nunca poderia ser "preenchido" com algo que se autocriasse...como é que algo se poderia autocriar surgindo de nenhuma existência?


...apenas temos de aceitar porque temos alguns "sentidos" que nos "permitem" verificar alguns dados que nos são "concedidos"...até pela simples razão de que tudo existe para mim a partir do momento em que eu me "sinto" existente...no momento em que eu "acabar" de existir, tudo deixará de existir...


...espero bem que esse momento seja um momento de explanação e que "nessa altura" nos seja dado "ver" muitas das respostas que "agora" não se consegue visionar...



abraço



quim

Re: O IMPOSSÍVEL
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de April de 2002 22:07

Escrevi que era "fácil" entre aspas. "Fácil" porque se responde com um pouco de lógica. Mas não compreendemos nada, porque não podemos imaginar nada fora do espaço e do tempo.

Deus não pode ter sido autocriado. Deus não é criatura. Por definição, Deus não tem princípio nem fim. Não pode ter início. Aliás, em Deus não há tempo, é eterno! Mais: etimologicamente Deus não "existe", porque "existir" ("ex-sistere") significa "ser a partir de (outro)". Ora Deus não "ex-siste", Deus É!

Só as coisas "existem"; a existência das coisas é completamente diferente da "existência" de Deus. As coisas não são eternas, mas temporais.

[Dizes que «até pela simples razão de que tudo existe para mim a partir do momento em que eu me "sinto" existente...no momento em que eu "acabar" de existir, tudo deixará de existir». Isto soa-me a filosofia de Berkeley, filósofo empirista inglês. Mas será que a existência das coisas dependem do facto de as percebermos ou pensarmos?]

É claro que um "dia" nos havemos de rir de tudo isto... Espero bem... Quando elaboramos estes "altos" pensamentos somos como os anões que se põem em pontas de pés...

Alef

Re: O IMPOSSÍVEL
Escrito por: Ana Paula Almeida (IP registado)
Data: 09 de May de 2002 22:49

Vejam as imagens do Hubbles. Olhem apenas durante um longo minuto.
O impossível está lá.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.