Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
UM DEUS IMPASSÍVEL?
Escrito por: quimnogueira (IP registado)
Data: 04 de April de 2002 17:10

UM DEUS IMPASSÍVEL?

Ele foi Auschwitz. Ele foi o Goulag. Ele foi o Cambodja. Ele foi o Ruanda. Ele foi Angola. Ele foi o Kosovo. Ele foi Timor Lorosae. Ele..., ele...
A tantos homens e mulheres aos quais foi prometida a liberdade, e eles desafiaram o medo!... Depois, precipitaram-nos no inferno... Dispersaram-nos, deportaram-nos, fuzilaram-nos, massacraram-nos. O terror, o saque, a fuga sem destino, à deriva, o matadouro, o genocídio. Eles gritaram. Clamaram, já não havia lágrimas..., atulhados no puro horror, na cegueira sanguinária das trevas, no abismo sem fundo do abandono...
Onde está o homem? Quanto vale UM homem?
Perante tanta iniquidade e tanto vómito, assalta-nos a vergonha de se ser homem.
As palavras dignidade, indignidade, direito, justiça, injustiça, vergonha, bondade, nojo, civilização, selvajaria, honra, ternura, compaixão...ainda fazem parte das línguas dos hUManos ou foram definitivamente varridas dos dicionários?
“Senhora, tem piedade, tem piedade de nós! Senhora, tem piedade do povo de Timor-leste! Senhora, tem piedade de mim! Eu não falo, murmuro.”
Mas, aparentemente, também DEUS se mantém mudo.
Será que DEUS não tem vergonha? A própria Bíblia a UM dado momento, perante o crescendo da maldade hUMana, reconhece que DEUS se arrependeu de ter criado o homem. Arrepender-se também quer dizer ter pena e vergonha.
Nietzsche pergunta se a causa da morte de DEUS não foi a compaixão: “Sabes como ele morreu?”, perguntou Zaratustra ao Papa. “É verdade o que se diz, que o sufocou a compaixão?... Que, ao ver como o homem estava pendurado na Cruz, não suportou que o amor pelo ser hUMano se tornasse o seu inferno e, por fim, a sua morte?”
Perante o sofrimento dos inocentes, Ivan Karamazov apressa-se a devolver o seu bilhete de entrada na futura harmonia do universo. Em A Peste, Albert Camus coloca o médico Rieux a dizer ao jesuíta Paneloux: “Não, padre. Eu estou disposto a recusar até à morte amar UMa criação onde as crianças são torturadas”.
Face à crueldade hedionda e à mesquinhez bárbara e reles dos hUManos e à massa incrível da história do sofrimento, sobretudo dos inocentes, para muitos está decidido: Não há DEUS!
Mas, aqui, recomeçam as perguntas: Donde vem a nossa indignação? Qual é a fonte da nossa revolta, da nossa rebelião? Por que é que não nos resignamos?
Afinal, criminoso, selvático, horrendo, infame, brutal, insuportável, arrepiante, intolerável..., ainda são valorações morais. Indignar-se com DEUS. Rebelar-se, protestar contra ele, ainda é por exigência moral.
Estamos atazanados: somos seres morais, exigindo o Bem infinito, e comportamo-nos ignominiosamente.
Afinal, como escreveu o teólogo Johann Baptist Metz, “a pergunta a DEUS é a piedade da teologia”, e, assim, também sabemos que UM DEUS impassível não seria DEUS, mas UM monstro. Na cruz de Cristo, DEUS revelou-se como aquele que sofre connosco e por nós. UM DEUS indiferente à dor só poderia conduzir os hUManos à indiferença.



In JANELA DO (IN)VISÍVEL
De Anselmo Borges






quim, the wolf

Re: UM DEUS IMPASSÍVEL?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de April de 2002 11:56

Será Deus impassível? Interessante tema...

Não tenho tempo para mais (boa desculpa...), mas ocorre-me um livro de cuja leitura aproveitei bastante:

François Varillon, «O Sofrimento de Deus», Editorial A.O., Braga.

Varillon é um teólogo "seguro", mas que arrisca e desafia algumas imagens desfocadas de Deus que por aí andam...

Já agora, mais duas referências de Varillon, em português. Um livrinho essencial para quem quiser um resumo sólido da doutrina/teologia cristã: «Síntese da Fé Católica», 2ª ed., Editorial A.O., Braga, 1997. (custa dois euros). Apenas 72 páginas de muito sumo...

Um outro livro dele, talvez o mais conhecido, de forte espiritualidade: «A Alegria de Crer e de Viver», da mesma editora.

Alef

Re: UM DEUS IMPASSÍVEL?
Escrito por: GEMA (IP registado)
Data: 09 de April de 2002 14:16

Não será que os humanos interpretaram mal DEUS. Têm uma imagem errada DELE e por isso só buscam sofrimento?

Re: UM DEUS IMPASSÍVEL?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de April de 2002 22:03

Uau, Quim!

Muito obrigado por essa partilha!
E a ti também, Alef!
Já conheço Varillon há uns tempos, mas não sabia que já tinha feito algo de síntese sobre a fé... Tenho de comprar isso! :o)

A humanidade sempre interpretou mal a Deus, com algumas excepções, protagonizadas pelos homens de amor e boa-vontade... O exemplo de Job é muito marcante! Mas foi preciso que Ele se fizesse Homem para que o conhêcessemos em toda a sua compaixão. E ainda hoje não o queremos compreender. É difícil, sim. Mas é Deus. E ensinamos que nos devemos entregar às nossas "cruzes" para que com Ele partilhemos da glória. Isso é tão verdade, eu até o sinto já hoje. É preciso dar o braço a torcer e confiar no Senhor. Só aí encontraremos fé. Se precisamos de sofrer para O encontrar, que assim seja.

Que Ele não passe por vós sem se darem conta disso,
João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.