Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 06:44


Este sub-fórum trata da HAGIOGRAFIA (estudo de textos que relatam a Vida dos Santos) - e do(s) respectivo(s) Santo(s) da cada dia do ano...

**** **** ****

Hoje, 5 de Novembro...

+++ São Zacarias e Santa Isabel, pais de S. João Baptista


Neste dia recordamos a vida do Casal, que possui a Palavra de Deus como principal testemunho de sua Santidade, já que eram os pais de João Baptista, o precursor de Jesus Cristo.
Pelo próprio relato Bíblico, descobrimos que viviam na aldeia de Ain-Karim e que tinham laços de parentesco com a Sagrada Família de Nazaré.

«Havia no tempo de Herodes, rei da Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias; e a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel» (Lc 1, 6).

Conta-nos o evangelista São Lucas que eles eram anciãos e não tinham filhos, o que acabava sendo vergonhoso e quase um castigo de Deus para a sociedade da época, e sendo assim recorreram à força da oração, pelo que conseguiram a graça que superou as expectativas.

Anunciado pelo Anjo Gabriel e assistido por Nossa Senhora, nasceu João Batista: um menino com papel singular na História da Salvação da Humanidade...
«Pois ele será grande perante o Senhor... e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe (Santa Isabel). Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus» (Lc 1, 15s).

Depois do Salmo profético de São Zacarias, onde ele repleto do Espírito Santo profetizou a missão do filho, perdemos o contacto com a vida do casal, que sem dúvida permaneceram fiéis ao Senhor até o fim.

Assim, a Igreja, tanto do Oriente quanto do Ocidente, reconhece o exemplo deste Casal para todos os casais, já que «ambos eram justos diante de Deus e se cumpriam todos os mandamentos e observâncias do Senhor» (Lc 1, 6).


Santos Zacarias e Isabel..., rogai por nós!


José / D


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 02:57


Hoje, dia 6 de Novembro...

+++ São Teófilo Venarde, e Companheiros - Mártires

*** *** ***

Nós contemplamos, neste dia, a vida dos Mártires que derramaram o seu sangue por Amor, Fé e Esperança, em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Teófilo Venarde pertenceu ao grupo dos Missionários de Paris, que empenhou toda a sua inteligência, vontade e coração, ao serviço da salvação das Almas.

São Teófilo - homem de muita oração e penitência - foi para a China, e, em Hong-Kong, buscou aprender a difícil língua e traduzir as Sagradas Escrituras, a fim de a Boa-Nova tornar-se mais acessível a todos os chineses.

Numa busca incessante de recolher as ovelhas perdidas do Bom Pastor, avançou com os seus Companheiros na Missão, até que acabaram todos presos; pois, em 1852, foi proclamada perseguição pública aos Cristãos...

Tanto assim que, testemunhou em uma de suas cartas:
"Com o Bispo e outros Padres, fomos colocados numa cela, tão estreita que só dava para ficar de pé e mal conseguíamos respirar. Não havia luz, nem ar, e isso por dias seguidos".

No final de tudo, São Teófilo foi decapitado com os seus Companheiros, que na China testemunharam o Evangelho nas suas vidas e com o próprio sangue.

Mais tarde, quando cerca de 25 Cristãos foram morrer por causa da Vida Eterna, um Bispo conseguiu, numa carta, expressar assim o coração dos Mártires da China:
"Entrei na cadeia, sem livros, sem roupa, sem nada, submetido a contínuas torturas; mas estou tranquilo, e sou feliz por ver-me considerado digno de sofrer por causa de Cristo".


São Teófilo Venarde e Companheiros, rogai por nós!


José "Teófilo"


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 10:09

Ah, discípulo hagiógrafo:

E o Beato Nuno de Santa Maria? Tu, o nacionalista!...

Ter-te-ás vendido? Já agora, assinaste o texto, mas ele não te pertence :-(

Alef

Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 04:18


Hoje - 7 de Novembro...

+++ São Vilibrordo

*** *** ***

Com alegria nossa, a Mãe Igreja apresenta-nos hoje um filho modelar, que edificou, com a sua Vida e Missão, o Reino de Deus no meio da Humanidade, a exemplo de Cristo, e por isso no Céu está como nosso intercessor.

São Vilibrordo nasceu na Inglaterra, numa família Cristã, na qual os pais fizeram o suficiente para que o filho encontrasse o seu lugar na Igreja; e, sendo assim, Vilibrordo, desde os 5 anos, recebeu educação num Mosteiro.

Na idade e liberdade necessárias, Vilibrordo optou pela Vida monástica, levada a sério, pois não sentia outro chamamento, senão o mesmo do seu pai: a Santidade.

Ordenado sacerdote, foi enviado à frente de Missionários para a Holanda, com a responsabilidade de evangelizar os bárbaros frisões; e isto fez com a eficácia do Espírito Santo, e com a abertura do rei Pepino ao Evangelho.

Da viagem que fez a Roma, voltou Vilibrordo confirmado na missão pelo Papa, e, feito Bispo pelas mãos do mesmo, o qual não hesitou dar nas mãos do Santo relíquias preciosas de Mártires para as novas Igrejas.

Como sinal do progresso e entrega do povo a Cristo, com o surgir da Sé Apostólica, da Catedral e outros frutos do Reino, que não foram atrapalhados nem pela morte do rei Pepino, que foi sucedido por um rei pagão com pouca duração de vida; por tudo isso, o Santo Missionário voltou para a Frísia, evangelizou, com outros Missionários, os povos do Norte da Europa, e veio a falecer num mosteiro perto do rio Reno, com a idade de 80 anos.


São Vilibrordo..., rogai por nós!


Fonte: Canção Nova (Brasil)

Adaptação: José / DC


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 04:49


E ainda ontem, 6 de Novembro...

*** Beato Nuno Álvares Pereira, Confessor
(+ Lisboa, 1431)

Condestável do Reino de Portugal, venceu brilhantemente os castelhanos nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde, assegurando assim à Nação lusa a independência e a fidelidade ao verdadeiro Papa.

Rico e poderoso, tinha o senhorio de aproximadamente um terço do território português, mas a tudo renunciou por Amor de Deus, ingressando como irmão leigo no Mosteiro do Carmo em Lisboa, que ele mesmo edificara, e adotando o nome religioso de Frei Nuno de Santa Maria.

A sua espada sempre invicta, que tinha gravada na lâmina o santo nome de Maria, foi depositada no altar, nas mãos do Profeta Elias, fundador da Ordem carmelita.

Uma filha do Santo Condestável casou com D. Afonso, filho do rei D. João I de Portugal.

Desse casal procede a Sereníssima Casa de Bragança, que reinou em Portugal até 1889, e no Brasil até 1889.

Fonte: F. U. Lepanto

Adaptação: José / DC


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 04:59


E ainda hoje, 7 de Novenbro...

*** Beato Francisco Palau, Confessor
(+ Tarragona, Espanha, 1872)

A personalidade extraordinária do carmelita Francisco Palau, com seu zelo ardente e combativo pela causa de Deus e da Igreja, faz lembrar a do profeta Elias, patriarca da família Carmelitana.

Nascido em Aytona, na Catalunha, Francisco Palau professou solenemente, aos 21 anos de idade, no convento carmelita de Barcelona.

Ordenado Sacerdote, apoiou, com as suas pregações, os carlistas, então em guerra civil contra os monárquicos liberais.

Possuía um particular discernimento do papel desempenhado pelo Demónio no Mundo, e empenhou-se para que a Igreja ampliasse o uso do exorcismo como arma espiritual adequada às necessidades dos fiéis.

Em consequência das suas opiniões religiosas e políticas, foi perseguido e exilado.

Fundou duas Congregações religiosas femininas -- a das Carmelitas Missionárias e a das Carmelitas Missionárias Teresianas --, e duas masculinas, que vieram a extinguir-se: a dos Irmãos Carmelitas do Ensino e a dos Irmãos Carmelitas Terciários.

Em 1868, a meio de uma tempestade anticristã e anticlerical, deu início à publicação de "El Ermitaño", semanário religioso, político e literário.

Nesse órgão divulgava, acerca do futuro da Igreja e das várias Nações europeias, análises e previsões de impressionante agudez de espírito.

Foi beatificado em 1988.

*** *** ***

Fonte: F. U. Lepanto

Jose / DC


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 08 de November de 2003 05:34


Hoje, 8 de Novembro...


*** Cinco Santos Escultores, Mártires
(+ Panónia, 306)


Na Panónia, actual Hungria, cinco Escultores Cristãos foram decapitados, porque se recusaram a esculpir estátuas de ídolos.

Os seus corpos foram lançados ao rio Danúbio.


- F. U. Lepanto

- José / DC


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 08 de November de 2003 05:40


Amanhã, 9 de Novembro...


*** São Teodoro, Mártir
(+ Ásia Menor, séc. III)


Teodoro era militar, e foi decapitado por ter confessado corajosamente a Fé Cristã.

O seu túmulo, em Achaita, actual Turquia, foi grande foco de peregrinações.

Juntamente com São Jorge e São Demétrio, constitui uma tríade de Santos militares orientais.


- F. U. Lepanto

- José / DC


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 08 de November de 2003 06:08


E ainda hoje, 8 de Novembro:


+++ Bem-aventurado Guido Maria Conforti, Bispo e Missionário


Os Santos da nossa Igreja podem ser chamados de Cristãos das oito Bem-aventuranças.

E isto porque deram o "sangue" para viverem o Evangelho e anunciá-lo, como atesta a história do "guerreiro" de Deus que celebramos hoje:

Bem-aventurado Guido Maria, nasceu em Parma na Itália, em 1865, e desde cedo foi despertado por Deus para a dimensão Missionária da Igreja.

«A Evangelização é o maior problema da Igreja, que requer uma solução imediata, pois todos os povos têm direito aos frutos directos da Redenção.
Cristo Jesus afirmou querer chamar ao seu aprisco todas as ovelhas dispersas sobre a face da Terra».

Este pensamento de Guido salienta não somente uma das necessidades da Igreja, ainda muito actual, mas principalmente mostra-nos para onde convergiram todas as energias deste modelo santo de Apostolado.

Depois de ordenado Sacerdote, Guido serviu como professor e Reitor de um Seminário, sendo que mais tarde foi o inaugurador de um Seminário Missionário Xaveriano, já que não pôde ir para a China devido à sua saúde.

Bem-aventurado Guido Maria Conforti, ao ser ordenado Bispo, fez da sua Diocese a prioridade para a Missão, e isto sem tirar os olhos dos povos mais distantes; e por isso, como Pastor da Diocese de Parma, acompanhou de perto o Instituto Missionário e promoveu a União Missionária do Clero.

No tempo em que o Mundo era abalado pela Primeira Guerra Mundial, anticlericalismo, fascismo e comunismo, é que Deus suscitou este exemplo de Homem de Oração e Acção.

Guido Maria entrou com 66 anos no Céu, não parando assim de interceder e de contribuir pela salvação de TODOS.

Bem-Aventurado Guido Maria Conforti..., rogai por nós!


- Canção Nova

- José / DC


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 10 de November de 2003 02:02


Hoje, 10 de Novembro:


*** São Leão Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja
(+ Roma, 461)



Foi Papa durante 21 anos, num período agitado e difícil.

Combateu as heresias do eutiquianismo e do donatismo, e enfrentou sozinho Átila, rei dos Hunos, que não invadiu a Cidade Eterna porque ficou impressionado pela extraordinária força moral do Pontífice.

Durante o IV Concílio de Calcedónia, em que participavam 500 Bispos, encerrou as discussões definindo, por escrito, a verdadeira Doutrina Católica sobre a Dualidade de Naturezas na unidade da Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Esclarecidos pelo Papa infalível, os Bispos, reunidos no Concílio, aclamaram esta decisão:

«Essa é a Fé dos Apóstolos! Foi Pedro que falou pela boca de Leão!»


* F. U. Lepanto

* José / DC


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 10 de November de 2003 02:17

Hoje, 11 de Novembro:


*** São Martinho de Tours, Bispo e Confessor
(+ Candes, França, 397)



Era filho de um oficial romano que servia na Panónia, actual Hungria.

Foi ele próprio militar. Dois anos depois de ter-se convertido à Fé católica, e baptizado na Gália, deixou o exército e passou a levar vida solitária, sob a orientação espiritual de Santo Hilário de Poitiers.

Eleito mais tarde Bispo de Tours, exerceu de modo admirável as suas funções de Pastor.

É considerado o iniciador da vida monástica na Gália.

Fundou, perto de Tours, o Mosteiro de Marmoutier, que se tornaria centro de grande expansão missionária e civilizadora.

De Marmoutier saiu São Patrício, que evangelizou a Irlanda.

A devoção a São Martinho é tão intensa na França, que nada menos de 3600 igrejas e 480 povoados, desse país, o tomaram como Patrono.


* F. U. Lepanto

* José / DC


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 10 de November de 2003 02:28


> Rectificação...


AMANHÃ, 11 de Novembro:

*** São Martinho de Tours, Bispo e Confessor
(+ Candes, França, 397)



José


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 12 de November de 2003 02:14


+++ 12 de Novembro


*** São Josafá Kuncewycz, Bispo e Mártir
(+ Vitebsk, Rússia Branca, 1623)



Em 1595, um numeroso grupo de orientais, membros da religião cismática russa, converteu-se à Igreja Católica Apostólica Romana.

Esses católicos, que aderiram ao Papado e à verdadeira Igreja, conservaram a liturgia oriental de São João Crisóstomo, e foram chamados Uniatas.

São Josafá foi um deles.
Monge basiliano, e depois arcebispo de Polotsk, era entusiasta do Papado e da aproximação com Roma, incorrendo por isso no desagrado de cismáticos, que o consideravam renegado e mau patriota.

"Vereis que ainda me vão matar", previu muitas vezes.
E assim de facto aconteceu, em 1623, quando foi cruelmente ferido e lançado a um rio.

Contava então 43 anos de idade.


* F. U. Lepanto

* José (Discípulo)


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 12 de November de 2003 02:29


+++ 13 de Novembro:


*** Santo Estanislau Kostka, Confessor
(+ Roma, 1567)



Pertencia a uma das mais nobres e ricas famílias da Polónia, e estudava em Viena, em companhia de um irmão mais velho.

Convidado a ingressar na Companhia de Jesus pela própria Santíssima Virgem, encontrou grandes dificuldades para atender ao chamado.

Seu pai, embora católico, opôs-se inabalavelmente à vocação religiosa de Estanislau.

Em Viena, o provincial da Companhia se dispôs a admiti-lo..., desde que ele fosse autorizado pelo pai, pois era menor de idade.

Conhecendo a obstinação paterna, Estanislau compreendeu que nunca obteria a sua autorização.

Aconselhou-se então com o Pe. Francisco António, jesuíta português que era confessor da Imperatriz, e fez um voto heróico:
O de peregrinar pela Terra inteira, se necessário fosse, até encontrar uma casa da Companhia de Jesus, que o quisesse aceitar sem a licença do pai.

Fugiu ocultamente de Viena e caminhou a pé 700 km, despistando o irmão que o perseguia, à procura de São Pedro Canísio, superior dos jesuítas da Alemanha.

Este acolheu-o com bondade e encaminhou-o a Roma, com uma carta de recomendação a São Francisco de Borja.

Mais 800 km Estanislau caminhou a pé, até à Cidade Eterna.

Lá, teve a alegria de ser aceito como noviço da Companhia, mas permaneceu nessa condição somente 9 meses, pois morreu, como desejava, na festa da Assunção de Nossa Senhora, do ano de 1567.

Não chegou a completar 17 anos de idade.


* F. U. Lepanto

* José / D


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 12 de November de 2003 13:21

Ai o estanislau desejava morrer??
Pudera, com este nome...
Mais um kamikase.........

Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 14 de November de 2003 01:41


+++ 14 DE NOVEMBRO


*** São Serapião, Mártir
(+ Alexandria, séc. III)



Foi martirizado no Egipto, durante a perseguição do imperador Décio.

O historiador Eusébio de Cesareia regista o seu martírio, com as seguintes palavras:

"Preso Serapião em sua casa, foram-lhe infligidas cruéis torturas. Desfizeram-lhe todas as juntas dos membros e precipitaram-no do andar de cima da casa, de cabeça para baixo".


* F. U. Lepanto

* José / D


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 14 de November de 2003 02:05


+++ 15 DE NOVEMBRO / Sexta-feira


*** Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja
(+ Colónia, Alemanha, 1280)



Foi sem dúvida um dos maiores sábios de todos os tempos.

Não apenas dominava, como Mestre, a Filosofia e a Teologia - matérias em que teve como discípulo o grande São Tomás de Aquino -, mas também estendia o seu saber às Ciências Naturais.

Foi físico e químico; estudou astronomia, meteorologia, mineralogia, zoologia e botânica; e escreveu livros sobre tecelagem, navegação e agricultura.

Tão assombroso acúmulo de ciência não o impediu de ser um Dominicano piedoso, zeloso e exemplar.

Nomeado Bispo de Regensburg, mostrou-se Pastor zeloso e exemplar, mas, logo que pôde, pediu e obteve dispensa das funções episcopais, e retornou à sua cela de monge humilde e sábio.

Foi chamado "o Doutor Universal".


* F. U. Lepanto

* José (aspirante a Discípulo Cristão)


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 07 de December de 2003 05:58


+++ 7 DE DEZEMBRO

*** Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja

Hoje fazemos memória, em toda a Igreja, de Santo Ambrósio, nascido numa nobre família romana, na Alemanha, quando o pai era governador.

Educado em Roma junto com os irmãos, Ambrósio desde cedo aprendeu a alimentar as virtudes cívicas e morais, ao ponto de ser eleito, com 35 anos, governador da província romana da Itália.

Com a morte do Bispo de Milão, respeitado e amado, foi enviado para a eleição do novo Bispo, a fim de evitar grandes conflitos.
No meio da confusão, de repente uma criança grita: "Ambrósio, Bispo!".
O clero e o povo aderiram e todos aclamaram: "Queremos Ambrósio Bispo!".

O povo teve que teimar durante uma semana, até que vendo nisto a voz de Deus, Ambrósio, que ocupava alto cargo no Império Romano e somente era catecúmeno, cedeu à vontade do Senhor.

Depois de baptizado, foi ordenado Sacerdote e logo em seguida Bispo de Milão.

Providencialmente, usou as qualidades de óptimo organizador e administrador para o bem da Igreja, podendo assim actuar no campo pastoral, político, doutrinal e litúrgico, ao ponto de merecer o título de grande Doutor e Padre do Cristianismo do Ocidente.

A sua figura política ficou marcante, principalmente quando aplicou ao Imperador uma dura penitência pública comum, pois Teodósio teria consentido uma invasão à cidade de Tessalónica, que resultou na morte de muitos.

Santo Ambrósio, como homem de Deus, partilhou a sua riqueza material e espiritual com o povo; jejuava sempre; pai carinhoso, e tão grande orador que teve papel importante na conversão de Santo Agostinho.

Deixou muitos escritos, e morreu com 60 anos de idade, no ano de 397, após 23 anos de serviço ao seu amado Cristo Senhor.

... ... ...

(José Abelardo)


Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de December de 2003 19:02

Hoje não fazemos memória de Santo Ambrósio. Hoje é o Segundo Domingo de Advento.

Alef

Re: Hagiografia e Santos do Dia
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 08 de December de 2003 01:29


Repito, e comigo todos os moderadamente conservadores, e felizmente tradicionalistas (tal como o actual Papa João Paulo II):

Hoje/ontem - dia 7 de Dezembro -, hagiograficamente falando, comemoramos/ámos a festa do grande e universal Santo Ambrósio...

E, simultaneamente, embora com natural predominância/sobreposição (por razões óbvias):

Hoje/ontem - Domingo, dia 7 de Dezembro de 2003 -, liturgicamente falando, celebramos/ámos o Segundo Domingo do Advento...

Tempo de Fé, Esperança e Caridade! Ou seja, de Oração, Penitência e Solidariedade.


José Abelardo


***** ***** *****

CRISTO ONTEM, HOJE E SEMPRE!

"Ó céus do alto rociai; / O Justo ó nuvens chovei;
Germine a terra seu Deus: / Ó Adonai nascei, nascei!" (Isaías)


Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.