Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 4 de 9
Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 23:22

Ana... :D

Muito obrigado!

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 23:32

Camilo

Então na tua opinião a opção de ser padre é um dever e obrigação e não um direito? Certo?!

No entanto a opção de escolha é um direito que nos assiste fruto do livre arbítrio de cada um ou não?

Mas ao longo da história também sabemos que muitos padres, freiras e monges só o foram fruto das circunstâncias: familiares, económicas, politicas e da própria época.
Eventualmente, estaremos de acordo neste ponto. Aquele que escolhe ser padre, freira ou monge fá-lo dando seguimento a uma vocação e nesse sentido concordo que seja um dever e obrigação. No entanto volto a repetir a opção de escolha que cada sujeito exerce sobre si mesmo advém de um direito ao livre arbítrio de cada um.

pela hierarquia instituída, só é padre aquele quem o bispo aceitar.

A questão está no fundamento dessa aceitação. Parece-me que era aqui que o Zé também queria chegar.

Volto então a perguntar como é que a homossexualidade coloca em causa o anúncio do evangelho. Já deste as tuas justificações de carácter social, no entanto gostaria que clarificasses em termos doutrinais a tua opinião.

Obrigada pelo tempo que disponibilizas a tantas perguntas.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 23:34

Zé és tu que fazes anos???

Parabéns. que contes muitos.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 01:16

em termos doutrinais não vejo obstaculos intransponiveis.

Aliás reconheço que os meus argumentos não fundamentam uma recusa absoluta mas apenas uma atitude de prudencia acrescida. Para aceitar algum candidato a padre acho que é preciso sempre muita prudencia, no caso de homossexuais essa prudencia deve ser bem maior.

Quanto ao dever, no limite tudo é dever. O que Jesus faria no meu lugar esse é o meu dever mais puro e elevado, seja esse dever ir a uma festa de casamento ou ir para as missões em africa. Mas o dever de cada um de nós difere radicalmente. Por isso existem santos e santas de toda as condições sociais, sacerdotes e pais de familia, professores e tecelões, etc.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 10:58

"Em termos doutrinais não vejo obstaculos intransponiveis."

Em termos teológicos também não.
Aliás, por maioria d erazão se deve aplicar o mesmo raciocínio ao acesso das mulheres aos Ministérios ordenados.

Afinal há momentos de grande consenso neste Forum...

;0))


è o Espírito Santo.....

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 11:09

Já agora aproveito para dar um beijinho ao Zé. !!

E por saudar o pequeno milagre que aqui aconteceu, neste Forum, debaixo dos nosso olhos... E que apresença dele permitiu...

( O milagre que consiste nisto: o olhar o outro com ternura e aceitação afasta preconceitos sem sentido...

Afinal foi a ana quem escreveu neste Forum , há longos meses, que nunca se sentaria ao lado de um homossexual, que nunca teria sequer contactos com esse tipo de gente...

A ana escreveu-o com toda a sua sinceridade, mas se calhar,

Vejo agora que a Ana descobriu um outro que lhe parecia estranho e até chocante,

e sente carinho e ternura por um jovem homossexual. Não é uma pessoa qualquer, em abstrcto.. è o nosso amigo forista Zé.

É isto ser cristão.

Olhar o outro face a face, como a pessoa que é.

Aliás, se o grande desafio de Deus é experimentar a plenitude daquilo que verdeiramente somos, ( e que somos chamados a ser) , como pode alguém proibir a vivência do amor da a pessoas homossexuais?

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 13:13

Para mim as razões para não ordenar mulheres também são de ordem social e não doutrinal ou teologicas como lhe queiram chamar.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 16:12

CP

É verdade...

Foram as palavras do Alef que me fizeram mudar. Porquê ele/a e não eu?

Eu e o Zé, temos conversado em privado e até nos damos bem:) Se foi o Espírito Santo ou se foi o Alef, não sei dizer....só sei dizer que somos bons amigos:P


Beijinhos,

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 19:24

Em suma - as pessoas podem mudar .

Ou, por outras palavras, o preconceito e a intolerãncia resultam quase sempre da incapacidade de nos colocarmos no lugar do outro...

Então hoje já serias capaz de te sentar lado a lado com o Zé e de o convidares para almoçar em tua casa?

Ora ainda bem.... Grande transformação.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 00:13

Amigo Camilo:

Há 15 anos não concebia sequer a ideia de ver um padre casado numa paróquia. Há 10 anos achei que eventualmente isso pudesse acontecer daqui a muitos séculos, pois a sociedade nunca estaria preparada para isso…não seria pela minha opinião, porque afinal de contas eu até nem sou preconceituosa…, entretanto o tempo foi passando e fui compreendendo que afinal se a mim não me incomoda e se há quem o deseje fazer, porque “carga de águ”a me haveria de opor?

Então que cada um tenha a possibilidade agir de acordo com o seu livre arbítrio…Hoje podes ver-me a defender determinadas causas que nunca pensei que fossem possíveis.

Pouco antes de começar a participar no fórum fui sendo sensibilizada para a causa do acesso das mulheres ao sacerdócio, fiquei impressionada com a quantidade de gente que defende essa possibilidade. Até á chegada do Zé ao fórum, nunca tinha equacionado a questão da homossexualidade no sacerdócio.

Um dia um padre disse-me: “Ama e faz o que quiseres, pois Amar é a cruz dos homens”. Achei esta frase perigosíssima e demasiado permissiva. Tenho pensado muito nela e chego à conclusão que é uma frase muito sábia, pois a cruz dos homens é sem dúvida o Amor. É por amor aos meus semelhantes que defendo tantas questões e todas tão diversas, mas sempre com o mesmo intuito, Amar a todos como Jesus nos amou.

Caro Camilo, tudo se resume ao mesmo, ter a capacidade de olhar o nosso semelhante como olhos cheios de Amor e aceitação pelas diferenças. Como a CP disse: “o preconceito e a intolerância resultam quase sempre da incapacidade de nos colocarmos no lugar do outro...” a isto chama-se empatia. Acho que deveríamos empatizar mais uns com os outros em vez de debater ideias e defender causas tantas vezes vazias de contudo e cheias de preconceito. Não Achas?

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 01:14

causa do acesso das mulheres ao sacerdócio


No acesso ao sacerdocio não devem estar em questão causas de mulheres, nem de homens, nem de homossexuais, nem nenhuma outra causa que o anuncio do Evangelho da Boa Nova de Jesus Cristo.

Acho que este tipo de causa tenta usar a igreja para se promover mesmo à custa do Evangelho. O Evangelho é a causa maior.

Pois acho que o cristão deve amar mais e defender menos causas de conteudo menos substancial, entre as quais incluo direitos ao sacerdocio porque ninguem tem tal direito.

Suspeito mesmo que quando alguem reclama tal direito reclama-o como um direito ao poder e é precisamente esse tipo de pessoa que eu acho que não deve ter acesso ao sacerdocio. Em igreja pessoas que querem ter poder não me parece que o devam ter.

concluindo, eu não acho sensato prejudicar a causa de um mais eficaz anuncio do Evangelho em troca de uma dubia promoção do papel social das mulheres ou dos homossexuais.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 01:51

Mas como justificas que as mulheres ou os homossexuais procedam a um anúncio do evangelho menos eficiente e menos eficaz? Têm menor capacidade para amar e a adorar Deus sobre todas as coisas? e de moldar o seu coração a Jesus Cristo Ressuscitado e Vivo?

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 10:56

Eu já expliquei o porque no caso dos homossexuais, no caso das mulheres a "culpa" também não é delas mas do machismo de grande parte dos homens... e porque não dize-lo também de algumas mulheres.

Mas não queria estar agora a fugir do tema.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 12:42

Há várias formas de combater o machismo, embora seja difícil dentro de instituições com valores tão machistas como a maior parte das organizações religiosas e a própria ICAR.


Uma das formas é lutar contra normas canónicas sem fundamentação teológica ou doutrinária que proibem o acesso das mulheres a um sacramento.. apenas pelo facto de serem mulheres...


É por isso que gosto tanto de conviver com cristãos não Católicos, como candidatas a Women-priests anglicanas ...

É sempre uma grande aprendizagem... Mesmo do ponto de vista meramente teológico.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 12:48

Caro Camilo, eu não acho que haja ninguém com direito a ser padre. Antes acho que há quem tenha vocação para o ser, logo tenha o dever de o ser. Quando se fala em cada um seguir a sua vocação, acho errado impedir alguém de a seguir. Prudência sim, mas generalizar não.

Se uma vocação é uma chamada de Deus, com que argumento vamos impedir que alguém faça o que Deus lhe pede? Como nos poderemos chamar cristãos e impedir alguém de cumprir o dever a que é chamado? Ainda para mais, quando esse é o melhor caminho para a santificação dessa pessoa. Acho vergonhoso que (se!) a Igreja sacrificar inocentes pelos culpados (ou seja, deixar de entrar homossexuais que se predisponham a uma vida de castidade, por exemplo, por maus exemplos que outros sacerdotes homosexuais deram).

Nota: Um cristão homossexual, antes de ter tendências seja para o que for, é uma pessoa. É indigno, injusto e cruel descriminá-lo por ser homossexual, esquecendo assim que se trata de uma pessoa. Não estou a defender nenhuma agenda pró-homossexual, mas sim a criticar uma agenda preconceituosa. Sim, aqui digo preconceituosa: assumir que um homossexual terá mais tendências a pecar e portanto impedir o seu acesso ao sacerdócio é preconceito e é despir uma pessoa da sua dignidade.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 14:34

No seminario as tentações são muito maiores para os homossexuais, daí que seja muito mais provavel que um homossexual caía em tentação.

Eu terei mais tendencia a comer doces se for a uma pastelaria. É esse o principal argumento do vaticano, não se deve colocar um alcoolico a distribuir bebidas num bar. Eu teria muito maior probabilidade de cair em tentação se tomasse banho diariamente com meia duzia de raparigas e depois fosse dormir para o quarto de uma delas.

O discernimento da vocação nem sempre é facil. Não basta alguem dizer que tem vocação para ser representante do bispo para que o bispo seja obrigado a aceitar aquela pessoa como seu representante.
Mais, acho que muitos padres não deviam ter sido aceites embora achassem que tinham vocação, o discernimento de quem devem ser os seus representantes cabe ao bispo, não a quem se oferece para o ser.

Sendo certo que as generalizações são injustas acho que nestes casos deve existir uma prudencia redobrada.

Ninguém é menos digno por não ser padre, S. Francisco de Assis não foi, Maria é venerada como a mais excelsa das criaturas e também não teve acesso ao sacerdocio. Ninguem tem mais ou menos dignidade por ser padre.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 14:40

" eu não acho sensato prejudicar a causa de um mais eficaz anuncio do Evangelho em troca de uma dubia promoção do papel social das mulheres ou dos homossexuais."

Vejamos , para ocamilo, o objectivo essencial é "um mais eficaz anuncio do Evangelho "

Ora a falta de vocações masculinas está colocar em causa drasticamente este objectivo.

Ou seja, há falta de Padres e falta de candidatos padres.

Face a isto, não compreendo como se pode excluir mais de metade da humanidde do acesso a esta tarefa.

Aliás, a admissão de mulhres ao sacerdócio seria uma eficaz de aumentar o número de padres e assim promover "]um mais eficaz anuncio do Evangelho "[/i]

Por outro lado, mais mulheres padres implicariam menos probabilidades de padres abusadores de crianças e pedres pedófilos.

Isto porque , relativamente á pedofilia e ao abuso sexual de crinnças há uma drástica diferença de género - os abusadores de crianças são quase sempre do sexo masculino.

Resolviam-se duas questões ao mesmo tempo. - - a falta d epadrs e o problema dos padres pedófilos.
E claro, abolia-se uma regra injusta e contra os direitos humanos.

Relativamente á admissão dos padres homossexuais:
É que , se existem evidências cientíticas e estatísticas de que o abusos sexual de menores é maioritária e quase exclusivamente perpetrado por homens, o mesmo não está demosntrado relativamente aos homossexuais.

Ou seja, o Zé tem toda a razão - assumir que um homossexual terá mais tendências a pecar e portanto impedir o seu acesso ao sacerdócio é preconceito e é despir uma pessoa da sua dignidade.


Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 14:51

Camilo, entendo que se use de precaução, não entendo que se feche as portas a todos os homossexuais. O que acho indigno não é não ser padre. É não se poder seguir uma vocação (nos casos em que se a tenha!) por se ser homossexual. E estou a partir do pressuposto de um homossexual que siga todos os preceitos da Igreja.

Quanto a haver mais tentações para seminaristas homossexuais, é verdade num certo sentido, mas deixaria de o ser se o próprio seminarista pudesse simplesmente (e suponho que na maioria dos casos pode) explicar as suas circunstâncias e pudesse pedir aos seus superiores que não o colocassem em situação de pecado.

Eu nunca disse isto sobre a Igreja e gostaria de não o voltar a dizer: acho que neste caso, há falta de caridade e até má vontade...

Quanto ao sacerdócio de mulheres, para mim a questão coloca-se nos termos: as mulheres também sentem, ou não, vocação para ser padres?

Não entendo como se pode colocar "regras de funcionamento" à frente da vontade de Deus. A menos que seja eu que super-valorizo a vocação e esta não seja tão importante assim.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 14:54

" que acho indigno... É não se poder seguir uma vocação (nos casos em que se a tenha!) por se ser homossexual. E estou a partir do pressuposto de um homossexual que siga todos os preceitos da Igreja. "


E eu acrescento:

" O que acho indigno . É não se poder seguir uma vocação (nos casos em que se a tenha!) por se ser mulher. E estou a partir do pressuposto de uma mulher que siga todos os preceitos da Igreja. "




Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 18:21

Zé por experiencia propria deves saber que existe uma forte rejeição dos homossexuais. Principalmente da parte dos homens, creio que essa rejeição tem a sua origem num medo de uma homossexualidade latente, ou seja a agressividade pode ser originaria no medo do proprio ter algumas inclinações homossexuais.
Esta agressividade ou rejeição tem muito de instintivo e é muitas vezes quase intransponivel.

Ora a mesma mensagem é recebida de forma diferente conforme for o mensageiro, frequentemente a mensagem cristã é rejeitada por muitos pelo simples facto de não gostarem dos seus mensageiros. Ora a aversão instintiva que muitos sentem pelos homossexuais levaria certamente muitos a rejeita-la, mais ainda agora quando injustamente muitos associação imediatamente homossexualidade a pedofilia e abuso de menores, assim sendo um padre homossexual sendo o mais casto possivel seria sempre visto com desconfiança por alguns dos seus paroquianos.

Posso usar um paralelismo com a evangelização da africa negra. Sendo os brancos europeus associados pelos negros africanos a muitas agressões de que eram vitimas essa evangelização só começou a ter sucessos significativos quando começaram a ordenar sacerdotes negros e estes passaram a ter um papel importante.

Ou seja para um sacerdote homossexual conseguir evangelizar com tanta eficacia como um heterossexual terá de ser muito melhor que este para conseguir vencer os obstaculos que existem dentro do coração de quem o ouve e quem com ele contacta.
Temos ainda de associar a condenação à homossexualidade que muitos vêm na Biblia e distinguir o pecado do pecador não é para todos.

Quem feio ama bonito lhe parece e quem bonito odeia feio lhe parece. As suas acções e palavras seriam muito mais facilmente mal interpretadas que as de um sacerdote hetero. Ou seja um padre homossexual para conseguir os mesmos resultados que um hetero tem de ser muito melhor, não por causa dele proprio mas por causa de quem o vê e escuta.

Claro que nestes casos o padre não teria qualquer necessidade em propalar a sua condição de homossexual e se esta não fosse conhecida também não representaria nenhum obstaculo.

Por causa de este factor é que a minha 1ª intervenção neste topico foi lembrar o que S. Paulo disse das carnes sacrificadas aos idolos.

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 4 de 9


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.