Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 3 de 9
Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de September de 2005 16:21

Alguém se lembra do "Padre Frederico"???
Pedófilo assumido e condenado a prisão num Tribunal portugues por um crime de homicídio de um rapazinho?
Sim, lembram-se de um tal padre que só vestia sotainas pretas e que se evadiu para o Brasil em 1998???
Quantas crianças e adolescentes terá abusado?

Mas foi preciso ter acontecido um homicídio para a sitaução ser denunciada...




Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de September de 2005 16:28

Resta acresentar que uma coisa é pedofilia, outra coisa completamente diferente é a orientação sexual.

SEndo que, estatisticamente, a maior parte dos pedófilos têm preferência por meninas e crianças do sexo feminino. ( são heterossexuais)

As meninas sofrem mais vezes abusos sexuais por parte de homens adultos do que meninos da mesma idade.

SEndo a pedofilia um crime hediondo que está muitas vezes associados ao tráfico de crianças, é um tremendo erro confundir um comportamento criminoso com a questão da orientação sexual.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de September de 2005 16:32


O padre Frederico era Português? Falamos de padres portugueses.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de September de 2005 16:42


Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de September de 2005 22:43

Concordo com o rmcf (22 de Setembro de 2005 13:23)(excepto quando diz que "todos conhecemos": mas sabemos que as generalizações dão sempre lugar às excepções)

Resta saber aquilo que dirá mesmo o referido documento. Já uma vez aqui critiquei um documento que quando foi publicado nada tinha do que mais critiquei. Não me apetece fazer de novo tal experiência...

Mas o que me leva a escrever é concordar particularmente com o comentário do rmcf sobre o Espírito Santo na Igreja.

Lamento Moisés, mas estás aqui a ser clericalista: fazes quase equivaler Igreja à hierarquia quando a verdade é bem diferente.

E é contrária à postura dos sacerdotes como de serviço à Igreja, que já te vi defender.

Dos muitos títulos papais há um que para mim tem um significado muito particular: servo dos servos de Deus.

E que este Papa acentuou no seu primeiro discurso: "Humilde trabalhador das vinhas do Senhor".

"Atemoriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou Bispo; convosco sou cristão. Aquilo é um dever; isto, uma graça. O primeiro é um perigo; o segundo, salvação" já dizia Santo Agostinho.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 01:25

1ª Cor 8, 1-13

"Acerca das carnes imoladas aos ídolos, sabemos que todos já estamos instruidos. A ciência incha, mas a caridade instroi. Se alguém pensa que sabe alguma coisa ainda não sabe como deveria saber. Mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido por Deus.
Portanto, quanto ao consumo de carnes imoladas aos ídolos, sabemos que um ídola não é nada no mundo, e que não há outro deus a não ser o Deus único...
...
Mas nem todos têm esta ciência. Alguns, acostumados até há pouco tempo ao culto dos ídolos, comem a carne como se fosse um veradeiro sacificio aos ídolos, e a sua consciência, fraca como é, fica manchada. Ora não será certamente um alimento que nos aproximará de Deus! Porque nem perdemos nada, se não comermos, nem lucramos, se comermos.
Mas, tomai cuidado, que essa vossa liberdade não venha a ser ocasião de queda para os fracos. Se alguém te vê a ti, que tens a ciência, sentado à mesa num templo dos ídolos, não poderá ele, por fraqueza de consciência, ser levado a comer carnes imoladas aos ídolos? E assim, pela tua ciência, vai perder-se quem é fraco, um irmão pelo qual Cristo morreu. Pecando contra os próprios irmãos e ferindo a consciência daqueles que são debeis, é contra Cristo que pecais. Por isso, se um alimento for motivo de queda para o meu irmão nunca mais voltarei a comer carne, para não causar a queda do meu irmão."


Acho que este texto é bastante pertinente para este tema.
Ninguém, nem homem nem mulher, hetero ou homo, tem direito a ser padre, a representar Cristo no Altar.
Esse cargo deve ser assumido por quem tem melhor pode levar as pessoas a Deus. Se antes da crise da pedofila nos USA um sacerdote homossexual era ocasião para muitos se afastarem de Jesus então agora ainda o é mais.
Um sacerdote não é um mero gestor, um mero animador paroquial.

Mas pode o padre homossexual ser perfeitamente casto e as suas tendencias não serem conhecidas? Pode acontecer mas parece-me menos provavel um sacerdote homossexual ser casto que um heterossexual e além disso se um sacerdote homossexual der escandalo este será maior que se for um heterossexual. Explicarei este 2 pontos:

Porque me parece menos provavel um sacerdote homossexual ser casto:
Em primeiro lugar porque as tentações no seminario serão muito maiores. Um heterossexual não passa horas no mesmo quarto com 1, 2 ou 3 raparigas e ao fim despem-se e vão dormir cada um na sua cama, não vai tomar banho nu com uma duzia de mulheres nuas depois de um jogo de futebol. Ou seja o ambiente num seminario, mesmo na sociedade em geral mas muito mais num seminario, é menos propricio a um homossexual permanecer casto que a um heterossexual. Um homossexual é sujeito a apelos sexuais mais fortes. Comparar as tentações a que um paroco é sujeito devido às conversas com as catequistas às tentações de um homssexual que toma banho nu junto com 10 marmanjos nus e a seguir vai conversar sozinho para o quarto com um deles parece-me mostrar falta de reflexão sobre o assunto.
Em segundo lugar porque sendo um homossexual mais religioso e não tendo o apelo para constituir familia pode procurar mais facilmente ser sacerdote. Além disso a sociedade é bastante hostil para com os homossexuais e sendo padre ele afastaria o fantasma da homossexualidade, deixaria de ser visto como um solteirão suspeito de homossexualidade para passar a ser visto como alguem que é celibatario porque escolher ser padre.
Em 3º lugar porque os caçadores costumam andar aonde há caça. É tentador para um homem que se sinta atraido por rapazes conseguir um lugar aonde estes estejam ao seu alcance. Isto é um perigo não só para os seminarios como tambem para os escuteiros, professores de educação fisica, treinadores de futebol e outros desportos, etc.

Se um sacerdote homossexual der escandalo este será maior... em 1º lugar porque a homossexualidade é muito pior encarada, em 2º lugar porque depois do escandalo ocorrido nos USA um escandalo homossexual lança um estigma sobre todos os padres, em 3º lugar porque as pessoas associam cada vez mais homossexualidade à pedofilia e as pessoas passariam a ver nos padres homens suspeitos das piores devassidões, pagando 100 justos por 1 pecador.

O estigma do sacerdote homossexual-pedofilo é tal que se algum for reconhecidamente homossexual duvido que alguma paroquia o aceite. Talvez em Lisboa mas mesmo assim... fora dos grandes centros creio que provocaria alarme e revolta na paroquia. Relembrar o texto biblico acima.

alguns divagações sobre a homossexualidade e a pedofilia. 2º li os homossexuais andam pelos 2-3 % da população

[www.norc.uchicago.edu]

logo acho altamente improvavel que existam 50 % de sacerdotes homossexuais.
Tambem li que os homossexuais têm muito mais frequentemente tendencias pedofilas que os hetero, os valores variam com os estudos, desde umas 5 vezes mais a 25 vezes mais. Há cerca do dobro das meninas abusadas mas há umas 30 a 50 vezes mais hetero que homo.
Tambem é certo que a enorme maioria dos homossexuais não tem tendencias pedofilas. Mas a % de homossexuais que admite tem tido sexo com menores, ou seja com rapazes já depois da piberdade mais ainda menores de 18 é muito elevada. E é este o grupo que representa maior perigo. Actualmente não há crianças nos seminarios.
O padre frederico não é pedofilo. Pedofilia é atração por pré-purberes, o padre frederico gosta de rapazes novos mas não de meninos pré-purberes.
A homossexualidade não é uma opção, se fosse creio que seriam pouquissimos, afinal quem quereria optar por algo que provoca dor e rejeição? A condição homossexual é algo que ocorre de forma quase sempre involuntaria, daí que por si não representa nenhum pecado.

Em conclusão, um padre homossexual representa um risco é maior de não ser casto, tem piores condições para viver num seminario ou numa casa religiosa, tem maior probabilidade de dar escandalo, de abusar de menores, de não ter uma vocação religiosa verdadeira, e de afastar as pessoas de Jesus Cristo pela sua simples condição homossexual... e se és daqueles que não se importaria de ter um paroco homossexual deves pensar naquelas pessoas da tua paroquia que se afastaria de Jesus, da sua mensagem por esse simples facto.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 01:39

"parece-me menos provavel um sacerdote homossexual ser casto que um heterossexual "


Porquê??????

Qual o fundamento desta afirmação???

"um padre homossexual representa um risco é maior de não ser casto"..
Porquê????

"Tambem li "--- ONDE??? _ que os homossexuais têm muito mais frequentemente tendencias pedofilas que os hetero, os valores variam com os estudos, desde umas 5 vezes mais a 25 vezes mais. Há cerca do dobro das meninas abusadas mas há umas 30 a 50 vezes mais hetero que homo"

Num só parágrafo, tanta confusão!!!

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 02:21

leia o meu post e verá que fundamento essa afirmação com 3 arguementos, a maior tentação que a vida no seminario representa para os homossexuais, a maior facilidade com que um homossexual pensa entrar para o seminario (por 2 razões) e a apetencia de um potencial predador por um "local de caça".

Quanto aos sitios aonde li que os homossexuais têm muito mais frequentemente tendencias pedofilas que os hetero há muitos por aí. Agora não me apraz tornar a procura-los, os numeros costumam diferir bastante de estudo para estudo mas deixo-lhe a unica pagina que guardei do tempo em que me interessei por esse assunto:

[www.jimhopper.com]

ainda tentei reencontrar alguma coisa a partir dessa pagina mas não estou com tempo para isso, no entanto encontrei a pagina

[www.phac-aspc.gc.ca]

que afirma:

"The most extensive study of child sexual abuse in Canada was conducted by the Committee on Sexual Offences Against Children and Youths. Its report indicates that, among adult Canadians, 53 percent of women and 31 percent of men were sexually abused when they were children."

53 % e 31 % são nºs muito elevados que resultam de se considerar uma definição muito lata de abuso sexual. Outros estudos com definições mais exigentes apresentam valores da ordem dos 10 %. São valores mesmo assim bastante elevados. De qualquer forma é facilmente perceptivel que para os 2 a 3 % da população que tem tendenciais homossexuais causarem um numero de abusos sexuais que representa 37 % do total de abusos sexuais é preciso que essa população tenha muito maior tendencia para a pedofilia. Essa tendencia muito conhecida é que levou os activistas homossexuais a inventarem a tese de que os homossexuais-pedofilos não deviam ser encarados como homossexuais mas sim apenas e só como pedofilos. De qualquer modo actualmente não há crianças nos seminarios mas há adolescentes e também é sabido que há uma maior tendencia entre os homossexuais para terem sexo com os adolescentes.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 02:37

no entanto essas questões não são essenciais para o tema.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 28 de September de 2005 10:05


Bom Dia a todos,

Após ler isto tudo decidi também colocar o meu ponto de vista mais básico, visto não ter os vossos estudos.

Primeiro: sobre os padres homosexuais. Está ou não está na Biblia que a homosexualidade é errada e assim, não é aceite pela Igreja. Vamos lá ver, os homosexuais não podem casar etc,. Se um casal vive junto fora do casamento, não pode ter comunhão, ergo, um homosexual também não. Sim, os Padres são supostos practicar o celibato após a ordenação (cá para mim deviam practicar assim que iniciam os estudos nos seminários). No entanto, se um homem casado não pode ser Padre, então porque razão deveriam ser admitidos homosexuais. Isto não é descriminação?

Segundo: Sobre os Padres não responderem a tudo. É concordo. Eles fazem mesmo isso. Umas vezes penso que será para nos deixar chegar a uma conclusão. Noutras, penso que é para evitar discussões, visto que podemos possivelmente não concordar com aquilo que ele dirá e pode desemcadiar amarguras.

Jokas

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 22 de October de 2005 02:06

Tenho estado a ler as matérias em atraso, neste tópico não consegui evitar uns risos marotos…, devo dizer que concordo com a Mónica e a Católica.

Ou seja, se em matéria de princípio os padres são celibatários, então que diferença tem a sua hipotética orientação sexual?!

Parece-me que por um lado a Igreja está a admitir a hipocrisia do Celibato e em segundo lugar, uma vez que esta questão surgiu há dois anos, parece-me mais um meio preventivo e justificativo para com os casos de pedofilia nos EUA.

Contudo voltamos aqui a fazer a tal referência que pedofilia não é sinónimo de homossexualidade.

É impressão minha ou anda alguma coisa ou alguém muito baralhado?

Se calhar são os processos de mudança em curso e ainda ninguém deu por isso!!!!!

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de October de 2005 02:26

Pelo que tenho lido a taxa de homossexuais que tem sexo com menores é significtivamente maior que a de heterossexuais. Pedofilia não é sexo com menores, é sexo com pre-purberes. Actualmente não há crianças nos seminarios portugueses e creio que só existem em paises aonde o sistema de ensino não possibilita às crianças a aprendizagem fora dos seminarios. O problema não é tanto a pedofilia mas sim o sexo com adolescentes.

É abusivo inferir daqui que a igreja está a admitir a hipocrisia do celibato. Está sim a admitir que para um homossexual as tentações num seminario são muito maiores. Chuveiros colectivos, quartos colectivos. Pois se queremos que alguem não caia em pecado não o colocamos sistematicamente perante tentações.

Ou seja é mais dificil a um padre homossexual manter-se casto porque as tentações são maiores.

Além disso parte significativa da população rejeitaria um padre homossexual. Por causa disso podiamos estar a colocar em causa o anuncio do evangelho.

Há realmente alguem confuso porque concorda com a monica e a CP e parece-me que elas têm posições opostas.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 22 de October de 2005 03:32

Camilo

Não compreendo esta frase: "Além disso parte significativa da população rejeitaria um padre homossexual. Por causa disso podiamos estar a colocar em causa o anuncio do evangelho".

Pode explicar melhor SFV. Como justifica a afirmação. Obrigada

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 10:40

"em 1º lugar porque a homossexualidade é muito pior encarada, em 2º lugar porque depois do escandalo ocorrido nos USA um escandalo homossexual lança um estigma sobre todos os padres, em 3º lugar porque as pessoas associam cada vez mais homossexualidade à pedofilia e as pessoas passariam a ver nos padres homens suspeitos das piores devassidões, pagando 100 justos por 1 pecador.
"

Compreendo a lógica. Mas, por medo que os leigos passem a ver nos padres "homens suspeitos das piores devassidões, pagando 100 justos por 1 pecador", deverá a Igreja ver nos homossexuais pessoas incapazes de viver uma vida em castidade, pagando novamente 100 justos por um pecador? Esse comportamento parece-me indigno da Igreja Católica.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 12:27

Ze:

1 - num seminario as tentações são muito maiores para um homo que para um hetero (foi esta a razão indicada pelo Vaticano para impedir os homossexuais de entrar para o seminario)

2 - não dizem por aí que há uma sobrerepresentação de homossexuais entre os padres? Nunca vi este dado confirmado mas não me admiraria. Regra geral um hmo não faz intenção de casar, criar uma familia, sendo assim mais facilmente se dispoem a ir para padre. Para além disso isso fornece-lhe uma capa para o facto de ser celibatario e meio fortemente homofobico essa capa pode ser algo bastante atraente.

Tony, creio que a homofobia tem muito de instintivo. Uma das principais razões será a insegurança que alguns homens sentem na sua orientação sexual, essa insegurança leva-os a afastarem-se radicalmente de tudo o que seja homossexual. Acha que algum desse homens se iria alguma vez confessar a um padre hmossexual? além disso como disse a monica a Biblia tem varias passagens que condenam a homossexualidade (notem que distingo a homossexualidade do homossexual) logo um padre homossexual provocará o afastamento de bastante pessoas. Em muitas regiões a pratica religiosa é vista como algo para as mulheres, os homens por machismo só vão à igreja para funerais e casamentos. Padres homossexuais afastariam ainda mais os homens da sua já escassa pratica religiosa.

Por fim relembro o que disse inicialmente, ninguem tem direito a ser padre, a representar Cristo. Devem escolher-se as pessoas que não afastem os fieis mas sim que os atraiam. Não deve sacrificar-se o anuncio do evangelho por causa de um dubia promoção dos direitos dos hmossexuais. Relembro o que S. Paulo disse sobre as carnes sacrificadas aos idolos. Acho que aqui se aplica identico raciocinio.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/10/2005 12:36 por camilo.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 12:52

Camilo,

Entendo a tua lógica, mas não partilho da mesma. É o mesmo (digo eu) que dizer que não se pode colocar um professor homem num colégio para raparigas.
Do que concluo do teu segundo ponto é que o importante é saber-se se alguém tem ou não vocação para ser padre.
Segundo entendo, vocação é uma chamada de Deus. Se alguém tem vocação para seja o que for, que direito temos nós de o impedir? Com que autoridade poderemos impedir alguém de responder à chamada de Deus?

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 13:28

Ninguem tem direito a ser padre, além disso ser padre não é o unico modo de evangelizar.
Aliás acho que estamos num tempo de vocações leigas em que os leigos fazem a maior parte do trabalho que é feito na igreja. Os padres coordenam a maior parte desse trabalho (por acaso do que eu faço nenhum coordena) mas a grande parte do trabalho é feito pelos leigos e entendo que podia ser ainda mais.

Entendo ainda que actualmente mais que nunca é preciso uma grande exigencia com os candidatos ao sacerdocio. Não é por existirem poucos que se pode descurar a exigencia com estes. Não basta que alguem julgue que tem vocação, é preciso que o bispo o aceite.

O padre é o representante do bispo no meio aonde está, normalmente nas paroquias. Ninguem tem direito a representar ninguem. Eu por mais que queira não tenho direito a ser representate do presidente da republica.

Noto tambem que um professor num colegio de raparigas não vai tomar banhos de chuveiro junto com elas, nem vai dormir semanas a fio para o quarto delas.

O facto de alguem não ser padre não o impossibilita de trabalhar em igreja. Aliás S. Francisco de Assis nunca foi padre.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 15:14

Sim , São Francisco foi diacono.
E casto.
Puro Agape.

[san-francesco.org]

São Francisco de Assis, Confessor
(+ Assis, Itália, 1226)

“Sabes, disse Cristo, o que eu te fiz? Eu te dei os Estigmas que são os sinais da minha paixão, para que tu sejas o meu porta-bandeira. E, assim como no dia de minha morte desci ao limbo, e carreguei todas as almas que lá encontrei em virtude de meus Estigmas, assim te concedo que, cada ano, no dia da tua morte, possas ir ao purgatório e trazer todas as almas das tuas três Ordens, isto é, Menores, Irmãs e Continentes, e também dos outros que a ti forem muito devotos e que lá encontrares, em virtude dos teus Estigmas, e as leves para a glória do paraíso, para que sejas conforme a mim na morte, como és na vida”.


Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 16:16


Parabéns, para quem hoje faz anos.

Sê muito feliz...!!!

Beijinhos,

Ana

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 23:21

Entendo que se seja cuidadoso com a escolha dos seminaristas.
Porém, acho que usar critérios como a orientação sexual é discriminação pura e simples. Qualquer argumento de que um homosexual terá mais ocasião para pecar do que um heterosexual esbarra no facto de que a Igreja deve "julgar" cada pessoa individualmente, e não por grupos.

Ir para a página: Anterior123456789Próximo
Página actual: 3 de 9


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.