Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456789Próximo
Página actual: 1 de 9
Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 14:25

Porque o "Público" não mantém para além de uma semana os seus artigos on-line, aqui ficam alguns textos a propósito da consagração de um bispo anglicano que se manifesta abertamente "gay", assumindo publicamente uma relação sentimental com outra pessoa do mesmo sexo. Talvez alguém queira comentar...

Alef
__________________

Ordenação de Bispo "Gay" Cria Tensão Entre Líderes da Igreja Anglicana


Cerimónia foi no domingo

Quénia eTanzânia já anunciaram que vão cortar relações com a Igreja Episcopal dos EUA

Um sinal de tolerância? Ou a semente da discórdia e da divisão? Gene Robinson tornou-se no domingo o primeiro bispo assumidamente homossexual da Igreja Episcopal, um ramo da Igreja Anglicana, nos Estados Unidos da América.

Depois da cerimónia, líderes espirituais de vários países, sobretudo do Terceiro Mundo, anunciaram que não vão reconhecer o novo bispo. Responsáveis anglicanos do Quénia e da Tanzânia deram conta da intenção de cortar relações com a Igreja Anglicana norte-americana. E há quem considere que "a comunhão está comprometida".

Para os conservadores, o estilo de vida de Robinson "é incompatível com os ensinamentos" da Bíblia. Alegam que a homossexualidade é um pecado. Já para os liberais, esta ordenação só unificará ainda mais a comunidade anglicana, porque a abre a um grupo inteiro de fiéis que até agora estavam arredados. É o que defende a "Changing Attitude", uma organização britânica de padres, bispos e leigos anglicanos que consideram que a escolha de Gene Robinson oferece "uma nova realidade" de comunhão.

Mas, ao longo do dia de ontem, as reacções à sagração de Gene Robinson foram sobretudo negativas. "Não podemos estar na mesma comunidade de Robinson, da sua diocese e dos bispos que estão envolvidos", afirmou, citado pela Reuters, o arcebispo Benjamim Nzimbi, chefe da Igreja Anglicana do Quénia.

"O nosso entendimento da Bíblia é diferente do deles [da Igreja Episcopal nos EUA]. Somos duas igrejas distintas", acrescentou, alegando que a Bíblia proíbe a homossexualidade. O corte de relações com a Igreja Anglicana dos EUA significa que o Quénia recusará qualquer tipo de apoio, incluindo missionários.

Da Tanzânia, onde as práticas homossexuais são consideradas crime, chegou uma mensagem semelhante: "Declaramos que não estamos em comunhão com os que ordenam homossexuais."

Também Peter Akinola, o líder da Igreja Anglicana da Nigéria, emitiu um comunicado em nome dos arcebispos da çsia, çfrica e América Latina - países onde estão cerca de dois terços dos mais de 70 milhões de anglicanos. Akinola diz que "a comunhão está comprometida".

"Dor, confusão e fúria"
O mal-estar que se vive foi bem visível no domingo, durante a cerimónia de investidura do novo bispo de New Hampshire. Perante uma plateia de quase quatro mil pessoas, entre as quais estava o companheiro de Robinson, foi lida uma declaração que dava conta de que 38 bispos, dos Estados Unidos e Canadá, não reconhecerão o novo líder.

No exterior da Universidade de New Hampshire, manifestantes ostentavam cartazes que diziam que "Deus odeia maricas", segundo a edição "on line" do "El Mundo". Robinson estava visivelmente emocionado. Aos que o contestam disse, segundo relatou o "Washington Post", que reconhece que este é "um momento de grande dor, confusão e fúria". Mas também declarou que a sua sagração é um bom sinal para os "gays" e lésbicas.

"Devemos congratular Gene Robinson e rezar por ele", afirmou o arcebispo Njongonkulu Ndungane, líder da Igreja Anglicana da çfrica do Sul. O líder da comunidade da Cidade do Cabo pôs água na fervura e sustentou que a autonomia e a integridade das zonas geográficas da Igreja Anglicana têm de ser respeitadas.

Posição diferente teve a Igreja Anglicana do Uganda, com oito milhões de seguidores. Anunciou a intenção de cortar todos os laços com a Diocese de New Hampshire porque "a admissão de homossexuais na igreja é inaceitável".

A principal figura na hierarquia anglicana, o arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, lamenta esta polémica. Como líder espiritual, não pode impor qualquer disciplina às igrejas, mas considera que a sagração de Gene Robinson cumpriu as regras. Ontem, lembrou que o que une os anglicanos "é mais do que o que os divide", mas reconheceu que é preciso trabalhar para dar nova força a essa máxima.

Por ANDREIA SANCHES
"Público", Terça, 04 de Novembro de 2003
[jornal.publico.pt]


"Nem Anjo, nem Diabo"


Gene Robinson tem 56 anos, é divorciado e pai de duas filhas adultas. Nasceu em Lexington, Kentucky, EUA, numa família que trabalhava em plantações de tabaco. Num perfil publicado recentemente pela BBC "on line", conta-se que foi ainda na infância que começou a sentir que poderia ser diferente dos outros colegas de escola - por exemplo, não reagia da mesma forma às revistas da "Playboy" que passavam de mão em mão. O seu envolvimento com a Igreja Episcopal acontece na universidade. Gene Robinson tem dúvidas frequentes sobre a sua sexualidade e enquanto seminarista procura ajuda e faz terapia. Acaba por casar e levar adiante a sua carreira eclesiástica. Em 1975 muda-se para New Hampshire, mas as dúvidas voltam a assombrá-lo. Quando, finalmente, tem a certeza de que é homossexual, divorcia-se amigavelmente da mulher e algum tempo depois envolve-se com Mark Andrews, com quem mantém uma relação até hoje. Em New Hampshire, Robinson torna-se popular entre os fiéis, dirige grupos de apoio destinados a adolescentes onde aborda as questões da sexualidade e não esconde as suas opções de vida. Sabe que a sua consagração levantará problemas, mas acredita que esta é "a vontade de Deus". Numa entrevista recente à BBC, definiu-se assim: "Não sou nem o diabo que uns querem que eu seja, nem o anjo que outros gostariam que fosse."

Por A.S.
"Público", Terça, 04 de Novembro de 2003
[jornal.publico.pt]


O Que Diz a Bíblia


"Nenhum homem deve ter relações sexuais com outro homem. É uma coisa abominável."
Levítico, 18, 22

"Da mesma maneira, os homens deixaram as relações normais com a mulher para arderem de paixão uns pelos outros. Caíram em acções vergonhosas uns com os outros e eles mesmos receberam o castigo dos seus erros."
Romanos, 1, 27

"Público", Terça, 04 de Novembro de 2003
[jornal.publico.pt]


"Um Acto Simbólico e Político de Importância"


O activista de direitos gay e lésbicos Miguel Vale de Almeida considera a nomeação de um homossexual como bispo da igreja anglicana norte-americana "um acto simbólico e político de importância", porque revela que "existem confissões em que as pessoas podem ter vida conjugal e "assumir orientações sexuais que não têm qualquer relação com a sua capacidade de cumprir uma função."

Vale de Almeida afirma que a Igreja Católica está "muitos passos atrás" da Comunidade Anglicana e que não se pode continuar a refugiar por trás do princípio da liberdade religiosa para se colocar acima de princípios constitucionais como os da igualdade e da justiça constantes da ordem constitucional portuguesa.

O activista e antropólogo critica à Igreja Católica a divulgação de princípios "de discriminação de género" e "discurso homofóbico" em colégios, movimentos de educação sexual que trabalham nas escolas. A Igreja Católica prossegue formas de exclusão, embora no seu seio não haja homogeneidade de posições em relação a questões que os anglicanos já superaram, como seja a ordenação de mulheres.

As cisões na Igreja Anglicana quanto à nomeação são positivas, porque mostram que as igrejas não são feitas de "unidades perfeitas", as questões sobre o que é correcto ou incorrecto estão em constante discussão, afirma. Vale de Almeida vê a posição mais conservadora das igrejas anglicanas africanas como o reflexo de posições pós-coloniais que vêem a homossexualidade como um fenómeno ocidental. "É natural que haja essa reacção."

Por C.G.
"Público", Terça, 04 de Novembro de 2003
[jornal.publico.pt]

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 21:03

Igreja Ortodoxa da Rússia expulsa padre que casou homossexuais
[Reuters]


MOSCOU - A Igreja Ortodoxa da Rússia anunciou nesta terça-feira a expulsão de um padre que realizou o primeiro casamento entre homossexuais do país.

A medida foi adotada em meio a um intenso debate sobre a postura das igrejas cristãs frente aos homossexuais.

Denis Gogolev e Mikhail Morozov contaram ter pago 15 mil rublos (o equivalente a US$ 490) ao padre Vladimir Enert para se casarem, no mês passado, em uma cerimônia religiosa. A Igreja Ortodoxa considerou o casamento uma blasfêmia.

- Nós o expulsamos, o proibimos de atuar como padre e condenamos o ato em si, que para nós é uma blasfêmia - disse o padre Igor Pchelintsev, porta-voz da diocese de Nizhny Novgorod, a cidade histórica às margens do Rio Volga onde a cerimônia aconteceu.

Pchelintsev disse que o Sínodo Sagrado confirmou a decisão da diocese, tomada em setembro.

"Decidimos expulsar o padre Vladimir Enert dos serviços religiosos depois de ele ter voluntariamente realizado esse ato de blasfêmia", disse a Igreja Ortodoxa em seu site.

A polêmica na Rússia vem à tona no momento em que a Igreja Anglicana, que reúne 70 milhões de fiéis, depara-se com a maior crise de sua história devido à nomeação de bispos assumidamente homossexuais.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 12:41

Vaticano proíbe gays de serem admitidos em sacerdócio


O Vaticano vai promulgar, nas próximas semanas, normas que proíbem os homens com tendências homossexuais de serem admitidos em sacerdócio, ainda que mantenham o celibato, indica esta quinta-feira o New York Times, citando uma fonte da igreja católica.

De acordo com a mesma fonte, as normas não se irão aplicar aos sacerdócios no activo, mas sim aos seminaristas e aspirantes a entrar nos seminários.

Esta exclusão dos homossexuais deverá entrar em vigor dentro das próximas seis semanas, segundo a fonte, que precisou que o documento ainda não foi assinado pelo papa Bento XVI.

A questão «não é se (as normas) vão ser aplicadas, mas quando», acrescentou.

As novas normas não supõem nenhuma mudança de doutrina, de acordo com a mesma fonte, mas uma explicação, uma vez que, apesar de não terem sido aplicadas nas últimas décadas, existem regras semelhantes anteriores.

Existe um documento de 1961 que aconselha contra a ordenação de quem tenha «inclinações perversas, como a homossexualidade ou a pedofilia».

A fonte assinala ainda que os aspirantes homossexuais ao sacerdócio, ainda que se comprometam à castidade, podem sentir a tentação num seminário «que tem um ambiente especial, uma vez que se está rodeado por homens e não por mulheres».

Estas medidas causam algum mal-estar entre católicos que temem que sacerdotes com tendências homossexuais comecem a abandonar o sacerdócio, apesar de cumprirem o celibato.

Por outro lado, outros católicos, como os da organização norte- americana Católicos Unidos pela Fé, apoiam as normas porque acreditam que alguns aspirantes heterossexuais ao sacerdócio poderiam ter receio de entrar nos seminários se a maior parte dos seminaristas for homossexual, escreve o New York Times.

Um porta-voz dos Católicos Unidos pela Fé, Mike Sullivan, afirmou que admitir homens com tendências homossexuais num seminário «é o mesmo que encarregar um alcoólico de gerir um bar».

Diário Digital / Lusa, 2005-09-22

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 13:23

Eu compreendo o problema, mas não posso estar de acordo. Porque TODOS conhecemos bons casos exemplares de sacerdotes dedicados que são homossexuais. E repito que TODOS sabemos mesmo. Há os menos bons, COMO HÁ menos bons também entre os heterossexuais. Mas também os há MUITO BONS. E nao percebo como se pode isso compatibilizar com a nova versão do catecismo que chama à abstinência dos homossexuais, sem os considerar como intrinsecamente depravados.

Não percebo:

"A fonte assinala ainda que os aspirantes homossexuais ao sacerdócio, ainda que se comprometam à castidade, podem sentir a tentação num seminário «que tem um ambiente especial, uma vez que se está rodeado por homens e não por mulheres »". E nas paróquias? E nos conventos femininos, não deve haver homossexuais também? Esta ideia resulta da ideia de que um homossexual não se controla ao pé de homens... e um padre heterossexual, 'graças a Deus'? Não se pode dar com mulheres? Tem de se afastar delas? Afastar-se das tentações? Fujam senhoras das paróquias... Fujam jovens...

"Apoiam as normas porque acreditam que alguns aspirantes heterossexuais ao sacerdócio poderiam ter receio de entrar nos seminários se a maior parte dos seminaristas for homossexual " Não percebo esta referência à maior parte dos seminaristas. Uma condicional eventual que pressupõe a realidade caso não se proiba a entrada dos homossexuais. Só pode ser um erro... Ou uma terrível má vontade. E não estou a ser irónico. Apenas me parece uma insinuação incrível, que eu sei não ser verdade... Mas mostra bem o que sentem estes americanos...

Abraço fraterno

Miguel



Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 14:11

Não me faz sentido este ideia de sacerdotes homossexuais e heterossexuais. Quer dizer, faz e não faz.

As duas palavras em si não implicam que haja mesmo um envolvimento, basta que haja uma atracção. E sendo os padres pessoas normalíssimas, como qualquer um de nós, penso que é normal sentirem atracção. Mas, também como pessoas que são, sabem ter força de vontade para resistir à tentação, como noutro tipo de tentações que todos temos. No entanto se algum chegar a vias de facto, tanto é mau que seja com um ou outro sexo.

Portanto, para mim não faz muito sentido esta classificação. Além disso, como é que se sabe o tipo de tendências numa pessoa que não pratica? Pergunta-se? Observa-se e tiram-se conclusões?

As tentações estão por todo lado, tanto para os ordenados como para os leigos. Cabe a cada um de nós saber distinguir o que devemos fazer daquilo que não devemos fazer. Não podemos andar todos numa redoma de vidro, não vá o diabo tecê-las de um momento para o outro.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de September de 2005 14:32

De facto, tal distinção não tem qualquer sentido.

A não ser que o Vaticano parta do princípio que nenhum padre ou a maioria dos padres não cumpre o celibato a que se compromete. E admissão pública desta realidade seria no mínimo estranha.

Por outro lado, a ainsinuação de que os semináriso estão cheios de homossexuais, parece-me extremamente grave.

Um Padre homossexual pode ser um excelente Padre.

E Um Padre heterossexual, pode se um padre perverso, um padre pedófilo ou um indivíduo que pratica assédio sexual às paroquianas...

Todos sabemos de um relatório gravíssímo sobre padres que violavam por sistema jovens freiras, em comunidades africanas, e de como isso era tacitamente aceite pela hierarquia até ser denunciado.


Ou seja, o que define a capacidade de uma pessoa para ser Padre não é concerteza a

orientação sexual. E nisso, concordo em absoluto com Miguel V.A.quando afirma que "as

orientações sexuais que não têm qualquer relação com a sua capacidade de cumprir

uma função."


Mas concordo que deveria existir uma selecção criteriosa em termos de perfil e

personalidade dos candidatos a padre.


Pessoas com perturbações psicológicas ou perturbações sexuais graves, como a

pedofilia, não correspondem aos requisitos para exercer o sacerdócio.






Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 00:45

Ora uma opinião....que concerteza vale o que vale.
Citando um forunauta, parece incrivel este tipo de questões aqui levantadas com tantos problemas no mundo para resolver. Parece inadmissivel esta "pancada" sexual. Sempre a bisbilhutar a vida dos padres.... isso sim é doentio e preverso de quem parece não ter vida propria.´
É no minimo absurdo, e sinal de alguma falta de caracter, declarar aqui que os padres nada tem a ver com a vida intima do casal, e depois virem essas mesmas almas puras meterem-se na vida dos padres.
Este topico é mais um sinal da falta de formaçao dos nossos leigos. É urgente a formação, para deixarem-se destas tricas de sacristia e irem evangelizar a sério.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:12

Caro Moises,

Como podes ver pela data da primeira mensagem, este foi um assunto que surgiu há cerca de dois anos por uma notícia do PÚBLICO, e que hoje o Alef decidiu relembrar, novamente por outra notícia do mesmo jornal. Na minha opinião, fez bem ter ido buscar o assunto antigo em vez de começar um tópico novo, perdendo a memória da primeira notícia.

Eu penso que as pessoas que aqui participam não têm nenhuma "pancada" especial por um ou outro tema. Regra geral, os temas levantados neste fórum são temas falados e discutidos no dia-a-dia e o fórum é um exemplo disso.

Depois, não compreendo como é que este tópico seja um sinal de falta de formação dos leigos, pois o tópico surge na sequência de uma notícia sobre a formação e ordenação de padres (e não leigos).

Já agora e no que diz respeito ao assunto da notícia, concordas com a ordenação ou não?

Luis

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:22

Seria um contra-senso comentar tal questão. Primeiro porque penso não ser este forum o lugar mais indicado para tal discussão. A segunda porque a Igreja é conduzida pelo espirito Santo e não pela maioria das opiniões expostas em foruns. Terceiro e mais importante, porque assuntos realmente importantes como muito bem refere o Tozé Monteiro, como a fome etc, ninguém os quer discutir. Basta ver o topico sobre a solidão....
Muito interesse levanta de facto o vida intima dos padres..........
Como diria uma amiga minha, Mon Dieu de la France.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:28

Mas será a vida íntima dos padres que está em discussão ou a interpretação teológica da doutrina? Como a vida íntima é do foro privada de cada pessoa, resta-nos a segunda hipótese. Sendo este um fórum sobre Religião, não me parece assim tão disparatado abordar-se a questão aqui. Mas tal como todos os outros assuntos, só comenta sobre eles quem quer.

Luis

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:35

Ena.... Interpretação Teologica da doutrina....
Com tantos teologos de gabarito neste forum, vou escrever para Roma amanhã. Decerto, que a grande formação teologica que possuem ajudará a clarificar a situação.
Não me fação rir........qual interpretação teológica. O que aqui tem aparecido, são opiniões marcadas pela cultura gay em que são uns coitadinhos e o Ministério ordenado é algo que segundo os direitos humanos é aberto a todos.
É por isso que me recuso discutir o tema, porque não estão em casa a Teologia mas os direitos dos larilas serem padres.
Já agora arranjem um bispo que ordene o José Castelo Branco.
Anedótico.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:50

Caro Moises,

Hoje não estás mesmo nos teus dias...

O parágrafo 2358 do Catecismo da Igreja Católica diz o seguinte, e passo a citar: «Um número considerável de homens e mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. Esta propensão, objectivamente desordenada, constitui, para a maior parte deles, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta. [...]» (O destaque é meu.)

Que parte do "respeito, compaixão ou delicadeza" tiveste em conta ao escreveres a tua mensagem?

Luis Gonzaga

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 01:57

Todas.....
Respeito, compaixão e delicadeza em nada implicam a sua admissão às Sagradas Ordens.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 10:58

"Seria um contra-senso comentar tal questão. Primeiro porque penso não ser este forum o lugar mais indicado para tal discussão. A segunda porque a Igreja é conduzida pelo espirito Santo e não pela maioria das opiniões expostas em foruns" (de um dos posts do Moisés).

Quanto ao 1º ponto penso que o Luís já respondeu. Quanto ao 2º: como se manifesta o Espírito Santo? É uma dúvida minha... só se manifesta nos sínodos dos bispos, nos gabinetes do Vaticano, nos conclaves ou nas reunióes de purpurados? Ou, além desses sítios, também na vida dos cristãos, na sua progressiva descoberta de Deus... nem sempre a Igreja central esteve certa na sua análise e foi de fora da 'máquina' em Roma que se 'descobriram' novas ou mais acuradas faces de Deus... neste forum nunca sopra o Espírito Santo? É mesmo uma dúvida que eu tenho... ou só passa quando os foristas exprimem o seu acordo ou dizem sempre amén a tudo o que vem do Vaticano. Recordo que se for essa a leitura, recomendo ao Luís que feche o forum... ou o torne simplesmente num catecismo debitado ao sabor das dúvidas... quem tem dúvidas sobre o elemento X pede esclarecimento e alguém (por que não o Moisés?) encarrega-se de explicar... mas discussão, contraditório, mesmo que em respeito e equilíbrio, não vale a pena, porque é evidente que o Espírito não está aí...
Façam-me um favor... dizer que a Igreja é conduzida pelo Espírito e não pelas opiniões de um forum é até eclesiologicamente ridiculo: nem este forum, ao que julgo, tem qualquer pretensão em conduzir a Igreja em vez do Espírito Santo nem este forum está separado da presença do Espírito nem, por fim, e talvez mais importante, este forum está fora da Igreja mas CONSTITUI-A também como pedra integrante e de certeza querida...

Por fim: a questão aqui discutida TEM a ver com os leigos sim: é que os homossexuais ou heterossexuais que eventualmente se sintam (ou sentissem) chamados ao sacerdócio, antes de serem ordenados não são sacerdotes... quem pensa sobre a sua vocação ou tem dúvidas são (também) os leigos... são eles que são familiares ou eles próprios se sentem atraídos pelo sacramento da ordem; são eles que pertencem necessariamente a uma Igreja onde há padres... e se os padres têm direito a meter-se na vida dos leigos e a opinar sobre o que não têm experiência directa (e eu acho isso bem, porque a experiência não é tudo), por que não o contrário? Por fim: estes temas também interessam aos padres sim: aos que eventualmente forem homossexuais, a todos os que abandonaram para casar (ou não) mas continuam a ser padres.... estes temas interessam muito aos padres....

Abraço fraterno

Miguel















Editado 2 vezes. Última edição em 23/09/2005 11:00 por rmcf.

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 12:38

Caros amigos Foristas:

Penso que uma das grandes riquezas deste Forum Paróquias tem sido precisamente os TEmas em debate.
Pela sua actualidade, pela sua centralidade ( muitos deles surgem de eventos ou notícias recentes) e porque , muitos deles , tocam de perto a vida e as experiências pessoais de muitos foristas.
O tema agora em debate ( como outros que têm sido aqui abordados relativos questões teológicas e doutrinárias OU QUESTÕES DA ACTUALIDADE ) é uma questão que interpela profundamente a Igreja.

Outra imensa riqueza deste Forum tem sido a multiplicidade de opiniões, às vezes acesas, mas numa atitude de fraterno respeito.

SIm, È verdade que quase todos nós ( pOR mim falo ) temos momentos em que perdemos a paciência com algum dos nossos irmãos. É verdade que alguns de nós ( eu também ás vezes), na emoção de defender as nossas ideias, podemos escrever com agressividade, acrimónia e falta de delicadeza para com os outros.

Mas tenho a certeza que se nos encontrássemos face a face com a pessoa que está a "esgrimir argumentos" connosco e essa pessoa precisasse da nossa ajuda, seríamos os primeiros a estender-lhe a mão.

Tenho a certeza disso, porque todos somos pessoas de bem e , sobretdudo, porque todos somos cristãos.

O imenso esforço desenvolvido pelos Moderadores deste forum e, especialmente pelo Luís Gonzaga merece de todos nós um grande respeito e até gratidão.

Por último, deixo-vos a pergunta do nosso querido forista Miguel:

"neste forum nunca sopra o Espírito Santo?''

Eu, creio que sim.

Pelo menos já senti aqui a sua presença.







Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 12:39

Desculpem , o último post foi meu e por lapso aparce com o nome do Tózé.

Catolica Praticante

Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 14:16

Há coisas que se deve sempre rever, nomeadamente as nossas posições e posturas.

O que a CP disse, aplico-a mim mesmo e como já o fiz anteriormente, nunca foi minha intenção de melindrar, insultar ou menosprezar ninguém.

E se me exalto e perco por vezes a paciência é porque vivo com intensidade estas temáticas. Porque acima de tudo tento ser coerente comigo mesmo, escrevendo e opinando aquilo que acredito, rezo e vivo.

Ninguém é um poço de sabedoria nem é possuidor absoluto da verdade mas há que tentar ser dialogante e argumentativo.

Neste fórum não se tenta resolver os prblemas do mundo mas pelo menos tenta se debater alguns assuntos da nossa Igreja de forma a crescermos e sermos melhores cristãos.

Nunca se disse que não se deveria debater nenhum dos temas se eu disse que os padres não se devem imiscuir na vida sexual de um casal. Mas um padre antes de tudo não tem vida sexual por isso o tema da homosexualidade nem se deveria por. Porque como alguém já disse, se se pôe é porque a Igreja está admitir que o celibato não é cumprido à letra.

Parece-me a mim que o Moisés é padre ou religioso porque se acusa os leigos de falta formação quando os leigos aqui presentes neste fórum tem revelado tudo menos falta de formação. Tomara que todos os cristãos se cultivassem e participassem em espaços como o paroquias.org.

Em comunhão

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 16:29


Se discutimos aquí assuntos e não servem de nada, porquê discuti-los? Pelo menos há coisas que podemos aprender!

Eu por acaso pedi a opinião a padres sobre o Papa querer rejeitar os homosessuais no sacerdócio. Só um me respondeu...os padres são assim, não respondem a tudo:) eu já os conheço.

Um respondeu e disse: eu dava a minha opinião se o Papa me ouvisse:) E é verdade, nós votamos para um Presidente da Republica e não podemos votar para escolher um Papa? Vejam só!


Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 16:37

Tem razão Ana... porque é que os padres não respondem a tudo?

Eu já nem pedia para votar no Papa mas gostava de pelo menos ajudar a escolhar o Bispo da minha diocese a partir dos padres que existem e que conheço... mas nem isso nos é permitido.

Mas continuamos aqui, mesmo que nos atirem pedras e nos insultem... ficamos aqui sempre...

Em comunhão

Re: Homossexualidade e ministérios ordenados
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 16:46

Tilleul


Não sei porque os padres não respondem a tudo. No entanto são bons amigos meus! Mas eu já sei que eles são mesmo assim:)

E são mais capazes de falar, dizer coisas pelo telefone do que por escrito!:)

Você é capaz de me dizer porque os padres não respondem a tudo?

Ir para a página: 123456789Próximo
Página actual: 1 de 9


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.