Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 2 de 7
Re: Nova Evangelização / Comunhão dos Santos
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 16 de December de 2003 00:27


Caríssima Andreia,

(Plagiando, corrigindo, optimizando, e não só...)

Gosto muito de ti, porém não posso deixar de dizer-te o seguinte:

~ Querida amiga, aquilo que, aparentemente, nos separa... é banalíssimo. É muito inferior ao que nos une, felizmente. Pois a "veneração" (para vós chamada adoração...) deve ser dada também aos homens (assim como o respeito e a gratidão). É o que a Bíblia nos ensina. E isso é muito importante...

- Nós dissemos, eles disseram - em perfeita conformidade com o 4.º Mandamento da Lei de Deus, ou seja, a 100% com a Bíblia (que os protestantes tanto invocam/veneram, mas não respeitam, nem defendem, mais do que os católicos:
"Honrar pai e mãe e os outro legítimos superiores"...
. Honrar, neste caso (como em tantos outros) significa exactamente: respeitar, reconhecer, aceitar, seguir, obedecer, dignificar, amar, venerar, louvar, bendizer, etc...
. Honrar, neste caso, não significa, de modo nenhum, "adorar", pois todo o ser humano, por mais analfabeto que seja, sabe perfeitamente, que "só se adora a Deus", e nunca a um homem, por mais puro, perfeito, herói ou santo que este seja... Sim, porque os homens também podem e devem ser "santos", tal como o próprio Senhor Jesus rogou:
«Pai, que todos sejam santos, como Eu e Tu somos Santos»...
. Se nós, vós e eles veneramos/venerais/veneram (com profundo amor e respeito) os nosso pais terrenos, por mais pecadores que sejam, por que não haveríamos de venerar (amar e respeitar verdadeiramente...) os nosso "pais e irmãos celestes", que já vivem no Seio de Deus, como grandes e verdadeiros santos que foram na terra?
. Se as almas realmente santas tinham já tanto mérito e poder na terra, por que não deveriam ter tanto e ainda mais agora que estão no Céu, na perfeita glória de Deus?
. Porventura, o que tem mais valor, dignidade e poder: o corpo ou o espírito? Efectivamente, o corpo sem o espírito não é nada, mas a alma sem o corpo continua a ser tudo, e muitíssimo mais potente/poderosa do que quando estava prisioneira do corpo corruptível, sobretudo se já vive na Glória de Deus...
. Afinal, por que Jesus queria, realmente, que todos os homens (e mulheres) fossem santos, tal com Ele mesmo? Só para darem nas vistas? Jamais. Só para salvarem-se a si mesmos? Não apenas. Para darem o bom exemplo? Certamente. Mas também, e sobretudo, para intercederem/interferirem/mediarem, junto de Deus (tal como o próprio Jesus fez e ensinou...), através do efectivo poder da sua virtude e santidade, um poder real e eficaz, não só enquanto vivos (neste mundo), mas também e ainda muito mais enquanto salvos e glorificados na Eternidade, porquanto aí continuam, sem sombra de dúvida, a interceder por todos nós, sobretudo quando recorremos a eles através das nossas fervorosas orações, como verdadeiros advogados e mediadores nossos, que realmente são, como autênticos canais espirituais, dando assim o máximo de Glória a Deus e salvando o maior número possível de almas...
. Quem tem dúvidas? Quem se atreve a pôr o poder de Deus, através dos Seus próprios Santos, em causa? Quem tem a coragem e desfaçatez, anti-bíblica, anti-evangélica e anti-cristã, para negar e achincalhar o autêntico e medianeiro "poder" dos Santos de Deus em geral, e o da Santíssima Virgem, Mãe de Deus e Mãe nossa, em particular? Só realmente quem for mal intencionado, rebelde, agnóstico, ateu, ou anti-cristão...

~ Querida amiga, quando dizemos que Maria é Mãe dos Cristãos... definitivamente devemos regozijar-nos e aplaudir, pois não só acreditamos perfeitamente, como ainda devemos agradecer eternamente tamanha honra e dignidade! Ela é nossa Mãe! Somos Cristãos, e por isso mesmo a principal Mãe que temos está na Céu! Ela é Mãe de Jesus, Homem sim, mas também Deus! Aliás, em várias partes das Escrituras Sagradas, Deus refere-se a Ela, inclusivamente como Mãe dos Cristãos, do Povo eleito, do Sacerdócio real, etc... Ela é Mãe de Jesus, Homem e Deus, e esse mérito ninguém Lhe tira. Ela é galardoada - cheia de Graça e Bendita entre todas as mulheres! -, por isso mesmo não podemos dar-Lhe menos do que Deus Lhe deu!...

(Continuará)

Santo e Feliz Natal para Todos!

Sincera e solicitamente,

José Abelardo


P.S. - Já agora, Andreiazinha, uma sugestão (a propósito):
Uma vez que possuis, segundo alegas, o dom/carisma da "ubiquidade"
(arrebatamento espiritual), por que não vens fazer-me uma visitinha agora pelo Natal?
Estás convidada. ;)


Re: Nova Evangelização / Amen
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 16 de December de 2003 01:44


Editorial de 8 de Dezembro de 2003


DIA DA DIVINA E IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA


Que melhor dia do que este para relermos as revelações que Jesus fez à Fernanda Navarro, J.N.S.R., sobre o Segredo de Maria.

Este Segredo agora revelado por Jesus, sobre a Concepção Divina de Maria, ou seja, sem intervenção de S. Joaquim, seu pai putativo, será em conjunto com o facto de a Virgem Maria ser também Co-Redentora, Advogada e Medianeira de todas as Graças, que constituirão o Último Dogma da Igreja Católica a ser proclamado pelo resto que permanecerá fiel à Santa Doutrina da Única e Verdadeira Igreja fundada por Jesus Cristo.

Até o dia da Proclamação deste grandioso e excepcional Dogma, muito provavelmente o mesmo dia do Milagre de Garabandal, vivamos na expectativa da Vinda Gloriosa de Jesus, tal como ele nos exortou no dia 16 de Outubro de 2003, em Roma. Sejamos de corpo e alma Apóstolos dos Últimos Tempos, como nos exortou a Virgem Maria através de São Luís de Monfort, em La Salette e nas Mensagens ao Padre Gobbi.

Alertemos toda a gente da iminência da Vinda Gloriosa de Jesus e dos Novos Céus e Nova Terra. Até lá muito teremos de sofrer para nos purificarmos, para sermos capazes de nos Converter verdadeiramente a Deus e mudarmos de vida, tal como Nossa Senhora pediu em Fátima.


Santo e Feliz Natal para Todos!


João Bianchi

[www.amen-etm.org]

(J.A.)


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de December de 2003 01:56

Isto, sim, é o horror da ignorância teológica. Irra! Com que então Maria teve uma concepção DIVINA, sem intervenção do seu pai natural? Mas que grande aleivosia teológica!!! Porque não dizem então que Maria é Deus? Horror!

Alef

Re: Nova Evangelização / "O Segredo de Maria"
Escrito por: Discipulo (IP registado)
Data: 17 de December de 2003 20:58


ESTES SÃO ALGUNS EXTRACTOS DAS MENSAGENS DE JESUS À FERNANDA NAVARRO (J.N.S.R.), SOBRE "O SEGREDO DE MARIA", A PARTIR DE 23 DE JUNHO DE 2003, ATÉ O FINAL DESTA MAGNÍFICA OBRA EM 15 DE OUTUBRO DE 2003


Mensagem dada a J.N.S.R., em 23 de Junho de 2003


JESUS:

Vais escrever o que Eu te dou hoje, no segredo de Meu Coração, que bate na Santíssima Trindade de Amor.

Houve um tempo em que Deus desejou ardentemente unir-Se aos homens pecadores. Quis viver com os da Terra, para lhes ensinar a verdadeira Vida em Deus; eles não eram dignos, como tão pouco vós, os de hoje. Mas Deus, que é Amor e Perdão, queria dar-lhes a Sua Paz na Sua Verdade, que é Vida e Caminho para a Vida Eterna, no Seu Reino, que não é deste mundo e que lhes era ainda inacessível, por causa da Falta Original.

Minha filha, continua a escrever:

Eu, o Filho de Deus e Deus Eu Mesmo, desci do Céu para Me fazer Homem no meio dos homens, a fim de que o homem possa um dia ser divinizado, e receber, na Glória de Deus, o nome de filho de Deus, filho de Deus Pai, irmão de JESUS pela Santidade do Espírito que une todos os seres humanos ao Verbo de Deus que Se fez Carne.

Pelos Seus desígnios, Meu Pai, cuja Bondade é infinita, tinha escolhido uma família da Terra. Ela mesma devia abrigar uma filha Santa e Pura, duma Conceição Imaculada, para que Eu pudesse tomar Carne nEla, tornar-Me homem, o Filho do Homem, conservando inteiramente a Minha divindade de Filho de Deus.

Esta filha santa, que devia receber-Me, acabava de nascer de uma mulher até então estéril, Ana.

Para que sua filha nascesse de uma Conceição Imaculada, é que Ela não podia ser concebida de um homem.

Ela é, na Verdade, a Imaculada Conceição.
São Joaquim foi Seu pai, como, São José foi o Meu.


Quando Eu te mandei para a Bretanha, a Saint Anne d'Auray, foi justamente a Santa Ana que Eu te mandei. Foi o próprio Deus que glorificou Santa Ana nesse lugar bendito; e foi a mãe de MARIA que começou a instruir-te, delicadamente, para receberes hoje esta Mensagem que Eu te dou.

Santa Ana, casada com São Joaquim, teve um verdadeiro matrimónio; eles amavam-se como marido e mulher e a sua união foi consumada, nesta Terra. Se Eu te revelo hoje este Mistério, guardado preciosamente no Coração de Minha Mãe Santíssima, é para tornar público, na Igreja, o verdadeiro lugar de MARIA no Coração de Deus.

Já não é possível esconder esta Verdade por mais tempo.
Com efeito Ela ocupa o primeiro lugar no Plano de Deus: Nova Terra, Novos Céus.
Ela é, na Verdade, a Imaculada Conceição.


Para que o seio de Ana pudesse trazer esta santa filha, o próprio Deus a purificou; e o seio de Ana foi limpo da Falta Original. Deste modo, MARIA foi concebida sem pecado. E se a Sua Conceição foi Imaculada, foi porque Ela não pôde ter sido concebida de um homem.

Santa Ana, estéril até então, foi preparada para receber a Toda-Pura, concebida do Espírito Santo que é Deus. A diferença da Minha Conceição Divina, é que Eu nasci de uma Virgem, e MARIA nasceu de Ana, que não era virgem.

A Deus, nada é impossível.
Eu sou o Deus do impossível.


Se Eu vos revelo hoje o segredo de MARIA, é para que os vossos corações se abram ao grande Milagre de Amor que se vai realizar nEla, por Ela e com Ela. Ela é a vossa Co-redentora, a vossa Advogada. Ela é a Reconciliadora entre Deus e a vossa Humanidade doente pela sua falta de Amor. Só Ela, porque Filha, Esposa e Mãe de Deus, pode dar à luz esta Humanidade destroçada, com a Ajuda do Espírito Santo.

MARIA nasceu como deveriam ter nascido todos os filhos da Terra: sem a Falta Original. Pela Sua Conceição Imaculada e pela Sua Maternidade inviolável, Ela é a Primogénita da Terra.

Eu sou o Primogénito, Filho do Homem e Filho de Deus, a penetrar nos Céus com o Meu Corpo glorificado e a Minha Alma Divina.

Pela Minha Santa Ressurreição, Eu Próprio arrebato MAIRIA, Minha Santa Mãe. A Imaculada Conceição veio para o Céu a seguir a Mim, com o Seu Corpo sem mancha e a Sua Alma glorificada pelo Espírito Santo. Ela será a segunda a penetrar no Reino de Deus, Seu Pai, acolhida pela Santíssima Trindade, na qual, desde toda a Eternidade, Ela sempre teve o Seu lugar. Por isso, Eu posso dizer-vo-lo e redizer-vo-lo: "Eis a minha Mãe Santíssima, fazei tudo o que Ela vos disser".

A vossa Santa Mãezinha vai conduzir-vos pelo Caminho único, o da Santidade, para viverdes a Verdadeira Vida em Deus, já neste mundo. A vossa transformação vai começar e será a vossa divinização, à Imagem de Seu Divino Filho JESUS Cristo.

O Senhor fez por Nós maravilhas! Santo é o Seu Nome.
Amen.



NOTA DO PADRE ESPIRITUAL, em 1 de Julho de 2003:

"Tudo o que se refere à virgindade mariana e à conceição de Nosso, Senhor Jesus Cristo só pode conceber-se num projecto divino, que manifesta a Omnipotência do Pai e o Seu desejo de ver Seu Filho nascer da carne, sem ser contaminado pelo pecado,
É evidente que a Virgem Maria, concebida em Santa Ana, não podia ser contaminada pela falta original e, por conseguinte, Deus quis que Ela fosse preservada e que forçosamente fosse preservada também Santa Ana que a trazia na sua própria carne.
A história da teologia dogmática mostrou-nos que muitas discussões foram elaboradas a este respeito. Entretanto, não há dúvida que o projecto divino deveria tocar ou atingir, tanto a Virgem Maria como, numa outra medida, a própria Santa Ana. É a convicção que emerge do capítulo relativo à Imaculada Conceição, tirado do Précis de Theologie Dogmatique de Louis OTT.
Nesta Mensagem de 23 de Junho, nada me parece contrário à fé. Nada é impossível a Deus, tal a resposta do Arcanjo Gabriel Maria, no dia da Anunciação. Temos uma nova oportunidade para nos maravilhar com tudo quanto Deus faz por nós e ensinar às nossas lógicas e inteligências que não podem entrar em discussão com o mistério divino".



(Continua)


João Bianchi

[www.amen-etm.org]


José (aspirante a Discípulo de Cristo)


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de December de 2003 22:39

Desta última mensagem, uma autêntica pérola da "Teologia"?!? ficamos a saber que também Maria foi concebida segundo "obra e graça do Espírito Santo". Afinal, tal mensagem revela, passados mais de 2.000 anos, que Jesus Cristo não foi o primeiro Filho de Deus. Maria, sua Mãe também já tinha sido concebida de tal forma.

Ficamos também a saber que "Maria foi [...] acolhida pela Santíssima Trindade, na qual, desde toda a Eternidade, Ela sempre teve o Seu lugar". Maria faz parte da Santíssima Trindade (embora cause alguns problemas matemáticos pois o Pai, Filho e Espírito Santo já são três, de Trindade). Mas há mais. Reescreve-se a Sagrada Escritura e afirma-se "Eis a minha Mãe Santíssima, fazei tudo o que Ela vos disser".

No meio de tudo isto, resta-me dizer que o autor dos textos atrás citados, diz que o seu site "... é um Site Católico, Apostólico, Romano, a cargo de João Bianchi,Fiel e obediente à Única e Verdadeira Igreja de Jesus Cristo, Fiel e obediente ao Papa João Paulo II".

Em que ficamos?

Luis

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 18 de December de 2003 11:42

Abelardo,

O mandamento de Deus diz para honrarmos nossos pais e mães.... e enquanto vivos.
Se o mandamento de Deus dissesse para nós continuarmos honrando, louvando a quem está morto..... estaria se contradizendo, pois em Levítico diz que Deus abomina o que invoca os mortos e é impossível honrar alguém sem invocar seu nome.... sem essa pessoa estar presente. Deus não é Deus de confusão, amado!!!

"Se nós, vós e eles veneramos/venerais/veneram (com profundo amor e respeito) os nosso pais terrenos, por mais pecadores que sejam, por que não haveríamos de venerar (amar e respeitar verdadeiramente...) os nosso "pais e irmãos celestes", que já vivem no Seio de Deus, como grandes e verdadeiros santos que foram na terra?"

Nós devemos nos respeitar uns aos outros sim. Dar honra a quem merece honra. Mas depois da morte, cabe a Deus honrar. Bendizer o nome é louvável, por que não? Falar bem é respeitoso.... agora, fazer culto, fazer uma estátua da pessoa e se ajoelhar diante dela para orar??????? Isso é idolatria, não veneração. É por isso que digo que o que fazem é idolatrar, não venerar, por mais que digam o contrário, seus atos não combinam com o que fazem. "

O que acontece é que os católicos foram enganados pela cristianização da "Rainha do Céu" já existente desde tempos antigos:

"mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, de queimarmos incenso à Rainha do Céu, e de lhe oferecermos libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; então tínhamos fartura de pão, e prosperávamos, e não vimos mal algum" Jr 44:17

Amiguinho, abre seu coração para enxergar a verdade! Nós não precisamos de nenhum mediador e mediadora além de Cristo. Honrar Maria, mãe de Jesus, é feito em nosso coração, não prestando culto a ela, porque isso é proibido por Deus! É vendo seu testemunho e tirando proveito como apredizado em nossas vidas... isso é respeitar e honrar!

Agora me diga: onde está escrito nas Escrituras que Maria é mãe dos Cristãos? (essa eu quero ver!) Onde está escrito que temos que lhe prestar culto, fazer imagens para "recordar", orar o terço (que tem mais oração à ela do que a Cristo)? Onde está escrito que temos que ir a ela para chegar a Cristo, ou a Deus? Vai preferir acreditar nas tradições humanas do que nas Escrituras? Por que? Qual é mais importante?

Deus te abençoe.

P.S.: A viagem astral não é abençoada por Deus. Não podemos fazer de livre e espontânea vontade, mas se Ele quiser me levar aí... eu não acharei ruim. ;)

Re: Nova Evangelização
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 18 de December de 2003 12:04

Bem, honrar os mortos é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Agora a andreia vem dizer que os mortos não devem ser honrados nem evocados pelos vivos. Disparates.
Andas a fazer muitas viagens astrais...

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 18 de December de 2003 13:32


Jo 5:44 Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?

Tm 1:17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

Lv 20:6 Quanto àquele que se voltar para os que invocam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.

Lv 19:31 Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 18 de December de 2003 23:34


Caríssima Andreia,


Primeiro: Nós, católicos, NÃO INVOCAMOS OS MORTOS, tal como o fazem supersticiosamente certas pessoas e algumas seitas – contra os ensinamentos da Bíblia e da Igreja –, nomeadamente os espíritas, os bruxos e os satânicos!

Segundo: Nós, católicos, respeitamos e veneramos (com mais ou menos fé e amor) as Almas dos Santos em geral, e a de Nossa Senhora em particular (a qual acreditamos sinceramente estar no Céu em corpo e alma...!) – tal como veneramos, de modo geral, as Almas dos que já faleceram, sobretudo aqueles que são/foram nossos entes queridos (avós, pais, irmãos, filhos, etc.) –, mas com uma especial/considerável vantagem: a de serem, realmente, nossos mediadores/medianeiros junto de Deus, tal como já foram, embora com bastantes mais limitações, durante a sua exemplar vida terrena, motivo principal porque rezamos aos santos, honrando-os (como merecem) e pedindo, humildemente, a sua preciosa intercessão – tal como aconteceu, por exemplo, nas Bodas de Canã, em relação a Nossa Senhora, respondendo Ela então: fazei tudo o que Ele vos disser...

Terceiro: Não acredito que os protestantes/evangélicos (assim como tu própria, amiguinha...), não façam também, mais ou menos, a mesma coisa (tal honra e veneração póstuma...), que não devida apenas aos vivos (ao invés do que alegas)...

Quarto: Isso NADA TEM A VER COM "ADORAR", e tu sabes perfeitamente disso, mas teimas em não reconhecer e aceitar como verdadeiro, o que lamento deveras...

Quinto: Efectivamente, quando nos ajoelhamos, por exemplo, respeitosa e reconhecidamente, perante os nossos pais, devido ao profundo amor e gratidão que lhes dedicamos, isso jamais é considerado "adorar"... Quem tem dúvidas?

Sexto: Diz-se, frequente e banalmente, e por vezes abusiva e metaforicamente, ao ser amado (namorado/a, esposo/a, filho/a...): Eu te "adoro"; e por vezes: "adoro-te" mais do que tudo (frequente e infelizmente mais do que a Deus!), etc...

Sétimo: Não me digas que, por exemplo, nos dois casos anteriores, estamos de facto a "adorar" mesmo tais pessoas, como se fossem deuses, prestando-lhes portanto um "culto de latria" (este só devido a Deus!), que essa não lembra nem ao Diabo...

Oitavo: À Virgem Maria - Mãe de Jesus - prestamos simplesmente o chamado "culto de hiperdulia", que é uma "veneração" especial (e jamais "adoração"!) que justamente lhe prestamos por Ela ser realmente Mãe de Cristo, não apenas como Homem, mas também como Deus (as duas Naturezas de Jesus Cristo são intrinsecamente inseparáveis...!), e por conseguinte também verdadeira "Mãe de Deus", assim como logicamente Mãe dos Cristãos e da Igreja...

Nono: Lá por ser a Divina Maternidade de Nossa Senhora um verdadeiro Mistério, não deixa de ser verdade, ou menos exacto, e tu (deduzo eu) sabes perfeitamente disso, até porque há, afinal, outros mistérios muito mais profundos e de todo insondáveis – como, p. ex., o Mistério da Santíssima Trindade –, em que tu e todos os Cristãos em geral acreditam, excepto algumas seitas consideradas parcialmente não-cristãs, como os mormons e os jeovás...

Décimo: Por outro lado, sabes/acreditas perfeitamente (sobretudo porque consta inequívoca e claramente no Novo Testamento...) que a Mãe de Jesus concebeu, exclusivamente, por obra e poder do Divino Espírito Santo, portanto sem qualquer interferência física/genética do seu esposo José...

Décimo primeiro: Se a Mãe de Jesus como Homem é, simultânea e realmente (nem poderia ser doutro modo...) a Mãe de Jesus também como Deus, então Ela é, legítima e genuinamente, também nossa Mãe verdadeira, ou seja Mãe dos Cristãos – embora no plano puramente Espiritual e Divino, o que para todos os autênticos Cristãos, sem excepção alguma, é/deveria ser... uma enorme honra e imenso privilégio, pois somos, assim e efectivamente, legítimos irmãos de Jesus Cristo, filhos de Maria e, simultaneamente, filhos de Deus!...

Décimo segundo: Se somos realmente Filhos de Deus e de Maria, e se foi – quem duvida? – Jesus Cristo o verdadeiro e único fundador da Igreja Cristã/Católica/Evangélica..., então Maria, Mãe de Jesus, é, também e naturalmente, Mãe da Igreja – assim como Mãe de todos os Cristãos –, inclusivamente das Igrejas protestantes e evangélicas (de várias denominações), quer os seus respectivos pastores e fiéis queiram ou não queiram, acreditem ou não acreditem, e simpatizem ou antipatizem com a Igreja Católica/Apostólica/Romana, de onde procedem directamente (e jamais o contrário)...

Décimo terceiro: «Onde está na Bíblia que Maria, Mãe de Jesus, é também "Mãe dos Cristãos?» – Ó Andreiazinha, essa pergunta nem parece tua, ou melhor, nem merecia resposta, mas já foi dada, ou ainda não? Por outro lado, nunca ouviste falar em parentesco por "afinidade", ou em rainhas por "casamento", ou em "primeiras damas", ou em "filhos do Diabo", etc...?

Décimo quarto: Mas com Nossa Senhora acontece muito mais do que isso: Ela é também e realmente nossa "Mãe" – no sentido mais puro e espiritual do termo, que supera imensamente o meramente material e humano! –, não só dos Cristãos em geral e da Igreja em particular, mas óbvia e igualmente de toda a Humanidade, sobretudo e precisamente porque É – inequívoca e absolutamente! – MÃE DE DEUS!...

Décimo quinto: «[...] Onde está escrito que temos de lhe prestar culto, fazer imagens para recordar, rezar o terço? Onde está escrito que temos que ir a ela para chegar a Cristo, ou a Deus? Vai preferir acreditar nas tradições humanas do que nas Escrituras? Por que? Qual é mais importante?» (Perguntas da Andreia, na mensagem anterior, em parte já respondidas).

a) Prestar "culto" a Maria não é o mesmo que "adorar a Deus" (culto de latria) – longe disso! –, mas sim e apenas (repito) "venerar" e "honrar" de modo adequado e especial (culto de hiperdulia) como santíssima Mãe de Deus e Mãe Nossa, que realmente é...
b) As "imagens" funcionam para os católicos tal e qual os "ícones" para os ortodoxos, como as simples cruzes para os protestantes, ou como as meras "fotografias" dos nossos entes queridos, nomeadamente daqueles que já moram na Eternidade, onde nos aguardam... NADA têm portanto a ver com "idolatrias" (que realmente só existem na cabeça de quem as imagina...!), nem tão pouco qualquer imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, apesar de Ele mesmo ser Deus, mas jamais a respectiva representação...
c) Rezamos, sim, à Mãe de Deus e Mãe dos Cristãos, assim como de toda a Humanidade, porque Ela é efectivamente nossa Mediadora e Medianeira de todas as Graças; além de merecer, logo depois de Deus, e jamais como Deus, todas as nossas honras e louvores, em conformidade plena com os textos das Sagradas Escrituras, onde consta, além do mais, que Ela, é: «Avé Maria, cheia de Graça, o Senhor é contigo» (Anúncio do Anjo Gabriel); «Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o Fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?» (Saudação de Isabel, sua Prima); «De hoje em diante chamar-me-ão Bem-aventurada todas as gerações" (Magnificat)...
d) Através d'Ela chegamos mais facilmente a Cristo e a Deus, porque ela é Mãe de Cristo, Mãe de Deus e Mãe Nossa, e o Senhor Jesus, antes de expirar na Cruz, confiou a Sua Mãe a toda a Humanidade, assim como confiou a Igreja à sua Mãe, através do discípulo amado João, e a partir de então Ela própria, assim como os apóstolos Pedro e Paulo, dirigia e abençoava os primeiros Cristãos, a Igreja católica nascente...
e) As Sagradas Escrituras são, sem sombra de dúvida, muito mais importantes (ou não fossem a própria Palavra de Deus escrita e registada...) do que Tradição Cristã pura e simples – que não simples "tradições humanas" –, mas a Tradição organiza e implementa a Igreja, assim como estuda e orienta a própria Bíblia, com a competência que lhe imprimiu o próprio Fundador e N. S. Jesus Cristo, através da autoridade concedida ao apóstolo Pedro em estreita comunhão com os demais apóstolos, e por eles a todos os seus legítimos sucessores, exclusivamente...

*** *** ***

Atenciosa e respeitosamente, com os melhores e mais sinceros votos de Santo e Feliz Natal,

José Abelardo

--- --- ---

P.S.: Se, num belo dia, vieres visitar-me, ou por viagem astral, ou por arrebatamento espiritual - para mim tanto faz -, agradeço que me avises com a devida antecedência, pois de contrário poderia muito bem acontecer um desencontro físico ou paranormal, ou então me encontrares viajando a dormir, no meio de algum sonho especial... ;)


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 19 de December de 2003 14:14

A partir do momento em que eu me dirijo a uma pessoa eu estou invocando o seu nome. Eu digo: "Fulano de Tal.... isso, isso, isso... poderia me ajudar nisso... nisso nisso...."

Isso é invocar. Maria (apesar de vocês dizerem que subiu ao céu sem morrer - absurdo, pois não está escrito nas Escrituras. Se fosse verdade, assim como Enoque e Elias subiram vivos, estaria escrito) e os "Santos" já estão mortos e se pedirmos a interceção deles, estaremos invocando os mortos.... mas isso não é espiritismo!?!?!?! ................................


Quando nós clamamos por Jesus, não estamos invocando mortos, pois Ele já ressuscitou! Aleluia!

Ajoelhas diante da sua mãe para lhe homenagear? Por que então ajoelhas diante da imagem de Maria e santos? Isso e adorar!!!!!

É verdade sobre a banalidade que dizem, quando usam a palavra "adorar". É muito perigoso dizer "eu te adoro"... mas isso acontece muito, não só usando o sentido da palavra erradamente, mas fazendo de fato.
Vemos nos shows por todo o mundo pessoas sendo adoradas... gritam, desmaiam só por vê-los.... isso é adorar!!!!

A idolatria não se faz só a Deus. É por isso que Deus abomina, pois só Ele tem direito de receber essa adoração. Quando aquele rico disse a Jesus: "que posso fazer para entrar no reino dos céus?" e Jesus disse: "vende tudo que tem e siga-me" Jesus sabia que aquele rapaz adorava seu dinheiro.

Não venha me dizer, por favor, que o que fazem não é idolatria!!!!! Estás mesmo a pensar que somos ignorantes? AS PALAVRAS NÃO SÃO NADA, O QUE IMPORTA É A AÇÃO. E, definitivamente, o que fazem não é respeitar. Não quero mais falar sobre isso!!! É ridículo!!!

"Décimo: Por outro lado, sabes/acreditas perfeitamente (sobretudo porque consta inequívoca e claramente no Novo Testamento...) que a Mãe de Jesus concebeu, exclusivamente, por obra e poder do Divino Espírito Santo, portanto sem qualquer interferência física/genética do seu esposo José..."
Eu, por acado disse coisa diferente? Sim, foi obra do Espírito Santo. Mas isso não diviniza Maria !!! Ela é criatura e precisa de salvação assim como eu e você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Não vem com essa de "Maria mãe dos cristãos....". Isso não é Bíblico e sabes disso. Isso é idolatria!!! Deus é espírito, não tem esposa, nem mãe. É o Deus criador de todas as coisas, inclusive da mãe de sua parte humana.

Deus é trino. Maria não faz parte dessa trindade. Portanto, não merece culto nenhum, pois quem merece culto é Deus. Maria não é mãe dos cristãos, foi mãe de Cristo enquanto homem e hoje, já não tem parte nenhuma com Deus, pois Cristo está glorificado, não tendo mais parte nenhuma com a parte corruptível do ser humano. Quando uma pessoa morre está livre da LEI, QUE FOI FEITA PARA HOMENS.

NÃO IMPORTA O QUE AS IMAGENS - DIZEM REPRESENTAR PARA VOCÊS. ELAS SÃO PROIBIDAS POR DEUS E NÃO HÁ NINGUÉM QUE PASSARÁ ESSA PALAVRA, NEM O PAPA.

Sobre a cruz para nós.... não carregamos a cruz pendurada em nossos pescoços como amuleto. Não nos ajoelhamos diante da cruz, pois o que temos que fazer é morrer com Cristo (o velho homem) e renascer com Ele, como novo homem. Não prestamos culto para a cruz, mas para aquele que morreu lá, mas que está vivo para ouvir nosso louvor e receber nossa adoração.

Re: Nova Evangelização / Santo e Feliz Natal!
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 20 de December de 2003 00:33


Caríssima Irmã Andreia,
Caríssimos Irmãos Cristãos,
Caríssimos Irmãos Cibernautas,


(Continuação e actualização interactiva)

Décimo sexto: Todos nós – inclusivamente os protestantes mais fanáticos e avessos ao catolicismo – "invocamos" realmente e não só a "memória" (que não apenas a lembrança...) dos nossos entes queridos já falecidos – ou melhor dizendo: principalmente as suas Almas, que são realmente imortais, e já não propriamente o respectivo corpo/podridão/ossada... pó/cinza/nada –, como também "venerámo-los", com especial respeito e carinho, o que nada tem de mal, antes pelo contrário...

Décimo sétimo: Para os autênticos Cristãos (nomeadamente para os Católicos), os verdadeiros "mortos" não existem, ou existem apenas como "réprobos/condenados ao Inferno" – a segunda, verdadeira e definitiva morte, morte eterna para a Vida, morte eterna para Deus...

Décimo oitavo: Não só devemos comunicar/dialogar com Jesus/Deus, mas também com todos os Seus Santos do Céu, pois estão realmente vivos, em plena Glória, comungando a cem por cento da vida e visão beatífica de Deus! – assim como os próprios Anjos –, para já não falar no Diabo, não por mero preconceito ou indiferença, mas apenas porque ele é o antídoto da Vida, o símbolo (como ente verdadeiro) da morte e das trevas, de todo o pecado e de todo o mal...

Décimo nono: Só "invoca os mortos" (propriamente ditos) quem invoca os maus espíritos, as almas eventualmente réprobas e os autênticos Demónios – ou indevidamente o espírito dos eventualmente bons/santos (os que já vivem em Deus ou estão a caminho do Céu, ainda no Purgatório...), com fins supersticiosos, deturpados, desrespeitosos, malvados...

Vigésimo: Sobre a "adoração" a Deus e a "veneração" aos Santos, parece-me que já disse o essencial/bastante, anteriormente... Todavia, gostaria de tecer ainda mais algumas oportunas considerações sobre o facto (de clara má fé e/ou obstinação) dos protestantes, genericamente, acusarem sistematicamente os católicos de prestarem culto idolátrico à Mãe de Jesus em particular e aos Santos em geral...

Vigésimo primeiro: Contudo, para quem já tem preconceitos tão deturpados, obtusos e arraigados contra tais evidências e sãs doutrinas cristãs milenárias – baseadas não apenas na Sagradas Escrituras, mas também na Sagrada Tradição Católica –, é praticamente impossível tentar demover e convencer do contrário, pelo que, por agora, limito-me a afirmar apenas o seguinte:
a) Não "se adora"... apenas porque se reza/ora/suplica...
b) Não "se adora"... apenas porque se ajoelha/venera/homenageia...
c) Não "se adora"... apenas porque se usa imagens de Santos, crucifixos, símbolos religiosos...
Exemplos positivos e flagrantes disso não faltam, pelo que prescindo de fazer tal género de referências...

Vigésimo segundo: Frustrou-se, na edição final, suspeito que por arte diabólica...

Vigésimo terceiro: Sumiu, idem/aspas (e ainda há quem não acredite no mafarrico)...

Vigésimo quarto: Ainda sobre o facto de Maria Mãe de Jesus ser também, lógica e obviamente, Mãe de Deus e Mãe dos Cristãos (portanto nossa Mãe verdadeira na linha da Fé e do Espírito...) – aliás isso não é nenhum mistério, e muito menos uma realidade algo aberrante, muito pelo contrário! –, gostaria apenas de frisar mais o seguinte:

Vigésimo quinto: Quando Isabel, prima de Maria, disse/proclamou, a respeito da Mãe de Jesus: «E donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?» (Lc 1,43):
a) A que "Senhor" se referia Isabel?
b) A Jesus apenas como simples Homem e mero Profeta?
c) Ou, muito pelo contrário, a Jesus hipostático, intrinsecamente como Homem e como Deus, mas sobretudo como Deus?
d) Se é, como depreendo e ensina a Igreja, também e mormente como Deus, eis mais uma prova de que Maria, inclusivamente a partir desse simples versículo da Bíblia, é também e realmente a Mãe de Deus / Mãe dos Homens (e não simplesmente Mãe dos Cristãos)...
Para mim e para 99% dos Católicos pelo menos (deduzo eu), não há de facto a mínima dúvida... Para 99,99 por cento dos Ortodoxos, "idem, aspas"...

Vigésimo sexto: Porquê então os "protestantes" (em geral), e logo eles, têm tanta aversão/raiva a Nossa Senhora/Virgem Maria, como autêntica "Mãe dos Cristãos" e "Mãe de Deus" – títulos esses que eles não só não reconhecem, mas também rejeitam liminarmente (como se isso fosse uma aberrante blasfémia/superstição, ou, no mínimo, como se a Mãe de Jesus fosse uma qualquer mulher..., sem algum direito/prerrogativa/honra especial como Mãe de Jesus Cristo..., apesar deles próprios acreditarem, tal como os católicos/ortodoxos, que Jesus é simultaneamente Deus – pelos vistos, quanto a eles, não para todos os efeitos! –, na unidade indissolúvel do Pai e do Espírito Santo...?!
Tal comportamento "evangélico" (nada cristão!) não só me parece (a mim e creio que à maioria esmagadora dos Católicos/Ortodoxos...), muito suspeito e insólito, mas também (isso sim!) assaz aberrante, ou completamente estrambótico!...

Vigésimo oitavo: Isso e o facto de qualquer "veneração/honra/homenagem" a Nossa Senhora, por mais ligeira, discreta e particular que seja, como Mãe de Cristo (e Mãe de Deus), ser por eles, automática e totalmente, considerado "adoração" e, consequentemente, "idolatria" nua e crua (sem apelo nem agravo!), sobretudo por usarmos "imagens" – muitas delas artísticas e belíssimas! – da mesma Virgem Maria (assim como de alguns outros Santos...), como inequívoca e absoluta Mãe de Jesus e Mãe dos Cristãos!...

Vigésimo nono: Isso e o facto de rezarmos a Ela (e por vezes naturalmente de joelhos...), não só como Mãe de Deus, mas também como nossa verdadeira e preciosa Intercessora junto do mesmo Deus, como Medianeira de todas as Graças que realmente é...

Trigésimo: Que mais nos poderá acontecer, a nós Católicos (pelo menos), perante o "olhar inquisitorial e farisaico" (que me perdoem os bem intencionados!) dos protestantes em geral – apesar serem considerados nossos irmãos na Fé (o que seria então se não fossem)?!...

(Continuará oportunamente, se Deus quiser)


*** *** ***

Um Santo e Feliz Natal para Todos,
inclusivamente para a Andreia em particular e para os "evangélicos" em geral
(como se os Católicos (etc./etc.) não fossem também Evangélicos, ou "evangélicos por excelência"...),
não esquecendo todos os Participantes e Leitores deste Fórum, bem como a digna Equipa que o suporta (Lugo & Suga).


José Abelardo (etc./etc.)


Re: Nova Evangelização
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 20 de December de 2003 17:05

o abelardo é candidato a papa?

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Anjo da Guarda (IP registado)
Data: 20 de December de 2003 18:00


Não, amigo, é candidato apenas a discípulo de Cristo e servo do Papa.

Satisfeita a tua curiosidade?

Mesmo sendo quem és, desejo-te um Feliz Natal
e um auspicioso Ano de 2004, com sinceros votos de um dia alcançares a Fé Cristã!


Re: Nova Evangelização
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de December de 2003 17:38

Anjo da Guarda
nossa companhia,
guarda este fórum
de noite e de dia.

João (JMA)

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 22 de December de 2003 13:24

Amigo,

Queres continuar a invocar os mortos, mesmo sabendo que estás a contrariar um mandamento divino... o problema é seu e de todos os seguidores dessa "cultura"... Afinal, cada um dá conta de seus atos a Deus.

"Para os autênticos Cristãos (nomeadamente para os Católicos), os verdadeiros "mortos" não existem"

Ora... os católicos parecem ser os donos da verdade. O que diz a Bíblia não importa, não é mesmo?

Todos aqui sabemos que existe uma vida após a morte. Não precisa nem falar. Acontece que há um Deus criador do céu e da terra que nos deu um mandamento dizendo que não devemos invocar quem já morreu, mesmo sabendo que seu espírito vive, pois ainda não ressuscitou. Só há duas ressurreições: uma para a vida (com Deus), outra para a morte (sem Deus). Se Deus mandou que não fizéssemos.... quer se rebelar? faça!!! Não precisa filosofar para se justificar!

Aí eu digo: Contudo, para quem já tem preconceitos tão deturpados, obtusos e arraigados contra tais evidências e sãs doutrinas Bíblicas.... que Deus tenha misericóridia!

MARIA NÃO É MÃE DE DEUS, É MÃE DE JESUS HOMEM, não da parte de Jesus Deus. Portanto, não pode ser mãe de Deus. Essa lógica católica é totalmente deturpada... de má fé.

SABE QUAL É O PROBLEMA?

A CULTURA, A TRADIÇÃO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O QUE A VONTADE DE DEUS PARA VOCÊS.
RENUNCIAR ISSO? PARA QUÊ, NÃO É MESMO? DEUS É AMOR!!!!

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem," 1 Tm 2:5 (Vai colocar outro?... transgredindo as Escrituras?)

Sobre os Fariseus.... Jesus não condenava os fariseus pela religião, pois a religião não tinha nada contra os ensinamentos de Deus, mas pela hipocrisia, pois eles colocavam doutrina demais, mais pesada do que a Bíblia e nem mesmo eles conseguiam cumprir, mas exigiam que as pessoas cumprissem.
Agora, o que Jesus diria dos católicos, que acrescentam doutrinas, não mais pesadas do que as já existentes, mas pelo contrário: doutrinas de portas largas... e contraditórias às Escrituras? Piorou muito, hem? A doutrina que não podemos entrar em contato direto com Deus (apesar de Jesus ter morrido para nos dar esse direito).... doutrina que existe alguém para pedir coisas que não seja Jesus (heresia braba!)... doutrina que temos que invocar mortos ( contraditória!)... doutrina que temos que fazer imagens (contraditória) e ajoelhar diante delas (contraditória)....
Jesus iria ficar furioso....

Desejo um Feliz Natal para todos. Que Deus possa iluminá-los no conhecimento da Verdade.

Andréia.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de December de 2003 14:15

Andreia,

Dizes que "Maria não é mãe de Deus, é mãe de Jesus Homem, não da parte de Jesus Deus." o que não me parece correcto, na medida em que isso criaria um grande problema Cristológico. Se não estou em erro, Nestório pensava da mesma forma que tu. Mas essa heresia foi resolvida no século V (ainda todos os cristãos estavam juntos pelo que não se pode dizer que protestantes, católicos e ortodoxos divergem neste ponto).

Eu consigo compreender que consideres abusivo dizer Maria é mãe de Deus na medida em que nada existe antes do Criador, pelo que não poderia ter mãe, logo, Maria não é mãe de Deus-Criador.

Mas aceitas que Maria seja mãe de Jesus. Se Maria é mãe de Jesus e Jesus é Deus, então Maria é mãe de Deus. Talvez aquilo que seja necessário explicar é que quando se afirma que Maria é mãe de Deus, não se está a atribuir qualquer título a Maria, mas a Jesus! Théotokos é um título cristológico que serve para explicar que em Jesus existem duas naturezas: humana e divina - mas que estão unidas numa única pessoa: Jesus Cristo. Logo, Maria não pode ser mãe de uma parte de Jesus e não ser mãe da outra parte, pois Jesus é uma pessoa completa, simultaneamente Deus e homem.

A questão de Nestório (Théotokos ou Cristotokos) sempre se colocou numa perspectiva Cristólogica e nunca mariana. A questão que se pretendia resolver era a pessoa de Jesus Cristo, nada mais.

Não podemos esquecer que só no século XIX se começam a surgir os dogmas marianos e, muita da actual devoção, surge por esta altura.

Por uma certa "aversão mariana" que algumas denominações protestantes teimam em não resolver, cometem-se heresias cristológicas graves que é urgente evitar.

Luis

Re: Nova Evangelização / Sete Razões Contra o Protestantismo
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 22 de December de 2003 23:37


AS SETE PRINCIPAIS RAZÕES CONTRA AS HERESIAS DAS SEITAS PROTESTANTES


1.ª – A Sagrada Tradição

Os protestantes afirmam que seguem a Bíblia como exclusiva norma de fé...
Acontece, porém, que a Bíblia utilizada por todos os protestantes é uma só – em português, tem vindo a ser a incorrecta tradução de João Ferreira de Almeida...

Por que então não concordam, entre si, no tocante a pontos importantes (ver razão n.º 2, a seguir)?
E por que não constituem uma só comunidade cristã, em vez de serem centenas de denominações separadas (e até hostis) entre si?

A razão disto é que, além da Bíblia, eles próprios também seguem outra fonte de fé e disciplina (embora negando-a na prática)...; fonte essa que explica as profundas e absurdas divergências recíprocas de todas seitas protestantes (independentemente da sua rebeldia e dissonância contrárias à Doutrina e ao Magistério da Igreja Católica)...

A tal género de "fonte" – apenas legítima para os Católicos –, chamamos nós "Tradição Oral" (ou "Sagrada Tradição"); e é esta que dá vida, competência e actualidade à letra dos Textos Sagrados.
A Tradição Oral do Catolicismo começa com Cristo e os Apóstolos; ao passo que as "tradições orais" dos protestantes começam com os seus respectivos fundadores: Lutero (1517); Calvino (1541); Knox (1567); Wesley (1739); Joseph Smith (1830); etc...

Entre Cristo e os Apóstolos, de um lado, e os fundadores humanos das denominações protestantes, do outro lado, não há como hesitar:
Honesta e conscientemente, só pode optar-se pelos ensinamentos de Cristo, dos Apóstolos e dos seus legítimos Sucessores, deixando de lado os "profetas rebeldes", não reconhecidos pela Única Igreja directamente fundada por Cristo, e sobretudo os oficialmente considerados hereges, apóstatas e cismáticos...

Notemos que o próprio texto da Bíblia recomenda a "Tradição Oral"; ou seja, a Palavra de Deus que não foi consignada na Bíblia, mas que deve ser legitimamente respeitada como Norma de Fé.

Efectivamente, os Autores sagrados (os Evangelistas em particular) não tiveram em vista expor/revelar todos os ensinamentos de Jesus, tal como eles mesmos dizem:

«Há ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se elas fossem escritas, uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se teriam de escrever» (Jo 21,25; cf. 1 Ts 2,15).
«Muitos outros prodígios fez ainda Jesus na presença dos discípulos, os quais não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em Seu nome» (Jo 20,30s).

São Paulo, por sua vez, recomenda os Ensinamentos que de viva voz nos foram transmitidos por Jesus e passam de geração a geração no seio da Igreja, "sem estarem escritos na Bíblia":
«Sei em quem acreditei... Toma por norma as sãs palavras que ouviste de mim na Fé e no Amor de Cristo Jesus. Guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós» (2Tm 1, 12-14).

Neste texto, vê-se claramente que o "depósito" é a Doutrina que São Paulo fez ouvir a Timóteo, e que Paulo, por sua vez, recebeu de Cristo.
Tal é a linha pela qual passa o Depósito:
Cristo -> Paulo -> Timóteo...
E a linha continua..., conforme 2Tm 2,2:
«O que ouviste de mim em presença de muitas testemunhas, confia-o a Homens fiéis, que sejam ainda capazes de o ensinar a outros».

Temos então a seguinte sucessão de legítimos portadores e transmissores da Palavra de Deus:
Deus Pai -> Jesus Cristo -> Pedro (e seus Sucessores directos) -> Paulo e os demais Apóstolos -> Timóteo (os discípulos imediatos dos Apóstolos) -> Fiéis em geral (os Cristãos baptizados devida ou implicitamente autorizados)...

Desta forma, a mesma Sagrada Escritura atesta a existência de autênticas proposições de Jesus Cristo a serem transmitidas "por via meramente oral", de geração a geração, sem que os Cristãos (ou quem quer que seja) tenham o mínimo direito de as menosprezar ou retocar...
Apenas a Igreja Católica é a fiel guardiã e intérprete dessa Palavra de Deus, primeiramente oral e só posteriormente escrita...

Mas dirão alguns: Tudo o que é humano se deteriora e estraga... Por isso mesmo, a Igreja (parte humana) talvez tenha deteriorado e deturpado a Palavra de Deus... Desse modo, quem garante que a mesma Palavra ficou intacta através da Igreja Católica, durante vinte séculos de História?

Quem o garante, em absoluto, é o próprio Senhor Jesus, que prometeu a Sua infalível assistência a Pedro, e as luzes do Espírito Santo a todos os Seus Apóstolos e à Sua única Igreja...
Ver, a propósito: Mt 16, 16-18; Lc 22,31s; Jo 21,15-17; Jo 14, 26; 16,13-15.

Efectivamente, não teria qualquer sentido o Sacrifício de Cristo na Cruz – assim como a Sua Encarnação e Ressurreição – se a Sagrada Mensagem pregada pelo mesmo Senhor Jesus fosse entregue ao léu (sem selo, nem resguardo...), sujeita às opiniões subjectivas e caprichosas dos homens; ou seja, sem garantia de total fidelidade através dos séculos...

De facto, Jesus não podia ter deixado de instituir o Magistério da Sua Igreja sem a inequívoca garantia de "inerrância" (infalibilidade), nomeadamente em relação às Sagradas Escrituras...

(Continua na 2.ª Razão)


Fonte: "Lumen Christi"

Adaptado por: José Luís Silva *


* José Abelardo


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 23 de December de 2003 11:31

Luiz,

Como você mesmo disse amigo, Jesus tem duas naturezas. Isso não é heresia. Bíblia deixa isso bem claro. Heresia é dizer que Maria é mãe de Deus! Deus é Criador de Maria, não criado por Maria! É Pai de Maria, não filho de Maria. Maria teve participação na formação humana de Cristo, não na divina, que já existia Jo 1:1. Má fé, é tomar a participação de Maria no corpo humano de Cristo, participação, esta, escolhida por Deus, e fazê-la uma deusa.... merecedora de louvor, honra, glória, cultos, ser considerada como mediadora, intercessora, mãe da Igreja, Rainha do Céu....... por favor!! Jesus é salvador dela também, como ela mesmo diz em seu cântico.

Nós protestantes não temos nenhuma aversão a Maria mãe de Jesus homem. Ela é nossa irmã em Cristo e a amamos. Pois todos os filhos de Deus são irmãos na fé. Se ela é uma filha de Deus (não mãe) ..... ela é nossa irmã, não mãe. Heresia é dizer que ela é mae de Deus, pois é simplesmente uma filha de Deus como todos nós.

Uma coisa séria que digo: toda essa "veneração" dada a essa pessoa que dizem ser "mãe de deus", essas imagens, tudo que fazem para ela, saibam que não fazem a verdadeira Maria mãe de Jesus, mas sim a demônios (1Co 10:20). Maria não é onipresente para estar aqui, ouvindo-vos e estar com Deus ao mesmo tempo. Não lhe é permitido sair do lugar onde Deus lhe colocou ao ser invocada (Lc 16:20 ss), pois Deus abomina invocação aos mortos, e quando isso acontece, desobedecendo ao Senhor, quem se manifesta não é um espírito, mas o Enganador.

Deus te ilumine.
Andréia.

Que Deus te ilumine.
Andréia.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 23 de December de 2003 12:13

Abelardo,

Cuidado com Textos de Internete, amigo. Há muita mentira, não sabias?
Estás muito enganado em relação aos protestantes. Para começar, nós não só temos uma Bíblia. Só eu tenho duas versões: a da Almeida e a Thompson. Existem ainda outras muito boas. Mais uma... saiba que gostamos de ler a versão católica Jerusalém (não considerando como regra de fé os Apócrifos, claro)? Ela tem uma linguagem muito fácil de entender e consideramos a leitura paralela muito proveitosa.

Existem nesse texto que copiaste muitas coisas que são FALSAS!

"A Tradição Oral do Catolicismo começa com Cristo e os Apóstolos; ao passo que as "tradições orais" dos protestantes começam com os seus respectivos fundadores: Lutero (1517); Calvino (1541); Knox (1567); Wesley (1739); Joseph Smith (1830); etc".

Não aceitamos tradições humanas que não estão contidas na Bíblia. Tanto que não aceitamos Maria como mãe de Deus e Lutero aceitava!!!!! Tudo que está fora da Bíblia está fora de nossas tradições.

Há muitos Teólogos do século XX que lançaram doutrinas heréticas... mas sabe quem gostou dessas doutrinas e as segue? Adivinha!!!!
Os católicos amaram a Teologia da Libertação. A Teologia Liberal, entre outras Teologias.

Eu vejo que o Catolocismo de Portugal assimilou muito mais essas teologias, porque no Brasil, os católicos acreditam na Bíblia. Acreditam que existem anjos e demõnios. Acreditam que vai haver o arrebatamento, a Grande Tribulação. Acreditam nas manifestações do Espírito Santo, entre outras coisas. Aí, vejo pelos participantes do Forum que não podemos dizer a mesma coisa... Quem gosta de assimilar coisas de teólogos heréticos parecem ser os católicos, não?

A Tradição Oral que a Bíblia recomenda, como já citei é a tradição que os Apóstolos ensinavam às Igrejas, além das Escrituras (Antigo Testamento). Essas Tradições, graças a Deus, foram escritas no papel, e Hoje temos o Novo Testamento.

É impossível, realmente, ter escrito todas as coisas no Novo Testamento, mas temos as essenciais. A quilo que irá nos direcionar. Se Deus permitiu que esses livros chegassem a nós depois de tantos séculos, vamos colocar tradições humanas na frente deles? De jeito nenhum! "maldito o homem que confia no homem"...

As maiores testemunhas que existem e que podemos confiar são os Apóstolos. Esses nos deixaram cartas maravilhosas, que mostram o profundo envolvimento que eles tiveram com Deus e como eles estavam passando essas esperiências para a Igreja.
Você acham mesmo que eu vou trocar isso pelo que o Papa (um simples homem que não teve nenhum contado com Deus) disse, ou deixou de dizer?????????????????????????????? NUNCA!!!!!!!!!!!!!!!! Você deveria fazer o mesmo!


A Igreja Católica não é guardiã de nada. Onde está escrito isso? "As portas do inferno não prevalecerão" contra a Igreja de Cristo, não a católica, que de cristão não tem nada. Deveria se chamar: Igreja Papolica Romana. rs. Não importa quanto tempo ela tem.... ela veio da Igreja Primitiva, mas não permaneceu como a Igreja Primitiva. Foram os protestantes que voltaram às raízes Apóstólicas.

PEDRO NÃO É INFALÍVEL. Onde está escrito isso? Que heresia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! "Não há um justo sequer" Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"

Parece que não lê meus textos, pois já falei sobre isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!


O sacrifício de Cristo não teria sentido se realmente fosse verdade que temos um outro intercessor além dEle....

O sacrifício de Cristo não teria sentido se realmente fosse verdade que Maria é mãe de Deus, e que Jesus não nasceria sem ela.... (ridículo)

O sacrifício de Cristo não teria sentido se realmente fosse verdade que devemos pedir perdão ao Padre....

O sacrifíico de Cristo não teria sentido se realmente fose verdade que temos que fazer tudo o que o homem, papa, mandar..............................


Deus te ilumine na verdade.

Andréia.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 23 de December de 2003 19:38


Caríssima Andreia,

Eu gosto muito de ti – tento amar-te cristãmente de todo o meu coração, assim como a todas as pessoas em geral –, mas (e por isso mesmo...) não posso deixar de dizer-te, a todo o custo, certas e determinadas VERDADES, que correspondem seguramente (e infalivelmente) às MÁXIMAS ETERNAS, ensinadas e seladas por N. S. Jesus Cristo (com o Seu preciosíssimo Sangue...); ainda que tu (assim como todos os nossos caríssimos irmãos protestantes/evangélicos...) penses e digas o contrário – como infelizmente pensas e dizes –, e ainda que todo o mundo seja contra...

Mas quem sou eu para te julgar, e muito menos para te condenar? Ninguém...
Limito-me assim (apenas, porque não tenho mesmo outra alternativa melhor...) a apontar-te o CAMINHO CERTO, assim com a orar pela tua conversão (e/ou regresso...) à verdadeira, única e una Igreja de N. S. Jesus Cristo – a Igreja Católica Apostólica Romana...

Conheces, porventura, o "Credo de Niceia" – também conhecido pelo "Símbolo dos Apóstolos"? Pois eu acredito, a cem por cento, em tudo o que lá está escrito, e tento cumpri-lo à letra, mas infelizmente ainda estou longe de consegui-lo... Que Deus tenha piedade de mim, pobre pecador.

Santo e feliz Natal para ti e para a tua família, assim como para todas as pessoas em geral.

José Abelardo


Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 2 de 7


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.