Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567Próximo
Página actual: 1 de 7
Nova Evangelização
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 08:27


Caríssimos Irmãos e Amigos,

O Santo Padre João Paulo tem pedido e exortado, instantemente, nas suas Encíclicas, em vários outros Documentos, nos seus Discursos e Catequeses, que se promova uma NOVA EVANGELIZAÇÃO, em todo o mundo e de todos os modos possíveis, inclusivamente através da Internet...

Efectivamente, agora não só a África e a Ásia necessitam de profunda e nova Evangelização, mas também a própria Europa, assim como a América...

«A messe é grande e os operários são poucos», disse Jesus...
Mas se nos juntarmos e organizarmos, principalmente a nível das novas tecnologias de comunicação social, muito poderemos fazer por aqueles que ainda não conhecem, ou conhecem mal, a Jesus Cristo e a Sua Igreja.

Desempenhemos assim, sobretudo os Sacerdotes, os Religiosos e os Leigos competentes e empenhados, o nosso papel de Evangelizadores, tanto quanto possível, até porque seremos largamente recompensados, sobretudo na Vida eterna!

Todos poderemos assim ser bons Missionários e converter muitas Almas, graças a Deus!

Cá vos espero, pelo que me toca, neste novo fórum intitulado:
NOVA EVANGELIZAÇÃO!


Oração:

- Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso Amor!

- Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!


Saudações cristãs fraternais.

José Luís (aspirante a Missionário e a Discípulo de Cristo)


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 21:46

Caríssima Andreia,

Vamos fazer um pacto?

É o seguinte:

Como, segundo consta, é mais aquilo que nos une do que o que nos separa, vamos coordenar as nossas energias religiosas e missionárias em prole da Evangelização?

Vamos tentar, dentro do possível, apresenetar e comentar assuntos do Novo Testamento, em especial, que sejam de interpretação comum/unânime (mais ou menos) entre católicos e protestantes...

«Ide por todo o mundo, pregai, ensinai e baptizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... Quem não (quiser) crer e não se (deixar) baptizar não será salvo...» (Jesus Cristo).

Saudações 100% cristãs!

José

P.S.: A proposta à querida irmã Andreia é válida, evidentemente, em relação a todos os demais Cristãos, muito embora possa e deva também ser comentada por não-cristãos e agnósticos, claro.


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 22:01

Avlis,

Podes partilhar connosco a citação bíblica a que fazes referência? "«Ide por todo o mundo, pregai, ensinai e baptizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... Quem não (quiser) crer e não se (deixar) baptizar não será salvo...» (Jesus Cristo).

Luis

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Nadia Rio (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 00:11

«Ide por todo o mundo, pregai, ensinai e baptizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... Quem não (quiser) crer e não se (deixar) baptizar não será salvo...» (Jesus Cristo).

Tenho muitas dúvidas, se Jesus Cristo alguma vez, chegou mesmo a dizer essas palavras. Acho muito estranho. Se ele é Salvador do mundo, porque necessita que as pessoas, que ele por iniciativa própria, decidiu salvar, recebam o baptismo?

Esta frase bíblica, que foi atribuída à Jesus Cristo, deixa perceber, que o único caminho para a salvação é o baptismo. Os que não se deixarem baptizar, não serão salvos. O baptismo iniciou com João Baptista, como forma de apagar o pecado original dos judeus. Como judeu e cumpridor das leis e tradições judaícas, Jesus Cristo, também foi baptizado. Nós não somos judeus porque temos de ser baptizados? se temos de cumprir o ritual judaíco, para apagar o pecado original, "o baptismo", porque não cumprirmos também, as outras tradiçoes judaícas?

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 05:49


Caro Luís,

Citei inicialmente de cor esse importante e célebre ensinamento de Jesus; porém, no Evangelho de S. Marcos vem exactamente assim:

«Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar [e não for baptizado] será condenado» (Mc 16, 15-16).

a) "Jesus manda pregar o Seu Evangelho a todos os povos da Terra, a toda a Humanidade por Ele redimida", e acrescenta:
"Quem, depois de conhecer a Minha Palavra, acreditar nela - como sinal de Vida em Deus - e por isso mesmo deixar-se baptizar (vivendo assim como bom cristão), esses mesmos serão salvos (alcançarão a Glória Eterna)"...

b) "Porém, todos aqueles que não quiserem tomar conhecimento da Boa Nova, por não acreditarem na sua eficácia de salvação e, consequentemente, não se deixarem baptizar - não cumprindo assim a Lei e a Vontade de Deus -, esses mesmos serão condenados (à eterna exclusão de Deus, no Inferno)"...

c) Contudo, todos aqueles que não tiverem quaisquer possibilidades de conhecer o Evangelho como Palavra de Deus, assim como não puderem consequentemente receber o Baptismo, esses mesmos também poder-se-ão salvar, caso vivam e morram honestamente, de acordo com a lei da sua própria consciência, uma vez que Jesus Cristo redimiu do pecado original toda a Humanidade, concedendo igualmente assim a tais almas justas, embora de modo extraordinário, a Salvação Eterna...


Eis, a propósito, outra passagem semelhante no Evangelho de S. Mateus:

«Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos» (Mt 28, 19-20).


Atenciosamente,

José / Discípulo


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 22:21

Avlis,

Obrigado pelo esclarecimento. Pude confirmar que o versículo diz apenas "E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado.".

A adenda que tinhas feito ao texto "[e não for baptizado]" não faz parte do texto bíblico (nem podia fazer, ou continuariamos a defender que as crianças, recém-nascidas, não baptizadas não tinham salvação).

Luis

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 03:37


Luís,

Já agora, a propósito de:

«A adenda que tinhas feito ao texto "[e não for baptizado]" não faz parte do texto bíblico (nem podia fazer, ou continuaríamos a defender que as crianças, recém-nascidas, não baptizadas não tinham salvação)»...

a) Exprimi-me mal, pois quis dizer: "E/OU não for baptizado", em vez de meramente ["E" não for baptizado]... Correcto agora?

b) Acho que nem o Papa, e muito menos qualquer simples cristão/católico..., poderá criticar-me (julgar-me mal), só por que eu (por exemplo) decidi anexar, com parênteses recto e tudo..., uma oportuna e correcta explicitação ao respectivo texto bíblico...

c) As Crianças não-baptizadas (não-cristãs, mas ainda inocentes...), têm Salvação, obviamente...; só que por Via Divina diferente das dos "baptizados", ou seja, de "modo extraordinário", que não compete a nós auscultar/conhecer, até porque a Misericórdia de Deus - assim como a Sua Justiça - é de todo insondável, além de infinita...

d) Porém, essa convicção moral, espiritual e teológica, não retira/diminui em nada a "obrigação", comum a todo o bom Cristão, de baptizar atempadamente, de preferência durante o primeiro mês de vida, os seus próprios filhos...

e) Em caso de perigo de morte, qualquer pessoa pode baptizar, deitando um pouco de água na cabeça e dizendo: eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...


Atenciosamente,

José / DC


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 11 de November de 2003 11:57

Boa tarde, permitam-me só uma perguntinha:

O que quer dizer que aqueles que não são baptizados não se salvam?

Ou seja os Budistas, os Induístas, os Islamistas, os Xintuístas, etc., não se salvam? Parece-me uma ideia um pouco redutora, não acham?

Pela análise que fiz, somente os católicos/cristãos é que se salvam? Ou então percebi mal ?


um abraço

Fernando Cassola Marques

"Que a paz esteja contigo"
acrescento, para todos baptizados e não baptizados

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 11 de November de 2003 12:39

Abelardo,

Gostaria muito de participar dessa Evangelização pela internete, inclusive, estou tentanto fazer já ha algum tempo. Conte comigo sempre. Mas te alerto que não posso omitir certas doutrinas que creio serem divinas, de acordo com as Escrituras. Se quiseres contar comigo mesmo assim, estamos aí.


Nadia Rio,

Sobre sua pergunta: "porque necessita (Deus) que as pessoas, que ele por iniciativa própria, decidiu salvar, recebam o baptismo?"

O batismo é um ato de fé. Nele você está dizendo que vai morrer para o pecado, e vai nascer para viver o que Jesus ordenou, ou seja, viver em Cristo. A Palavra "batismo" tem a ver com sepultamento, imersão. No momento em que desce às águas, é um ritual de morte, e no momento em que sobe das águas, de ressurreição (claro que é apenas um ritual, mas muito importante, pois envolve a fé). Caso uma pessoa diga que quer viver em Cristo e se negue a tal ritual, ela está negando Cristo, visto que esta é uma Ordenança dEle e confirmação da fé. Creio, particularmente, que não importa se é por aspersão, ou imersão, contanto que o batizando, conheça o significado de seu ato.

Não basta Cristo ter morrido em nosso lugar, se não O conhecermos e fizermos o que Ele pediu. A morte não salvou o mundo, mas foi para todas as pessoas do mundo terem a chance de serem salvas. Essas pessoas precisam conhecer o que Ele fez por elas para isso acontecer. Aquelas que nunca tiveram oportunidade de conhecer a Cristo, serão julgadas pelas leis que estão escritas em seus corações. Todos nós a temos. Mas aquele que Conhece e rejeita, será jugado jutamente com satanás e seus demônios. Bom seria se todos tivessem a chance de ouvir de Cristo.

Para que haja salvação, é necessário o conhecimento do salvador. É necessário o arrependimento, sem o qual não há remissão de pecados. Por isso Jesus nos manda anunciar o Evangelho (Boas Novas) pois todo o mundo, de Norte a Sul, de Leste a Oeste precisa conhecê-lo e reconhecer Seu ato, e aceitar e seus ensinamentos para que vejam seus próprios erros e se arrependam de seus pecados.


"assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o BATISMO DE ARREPENDIMENTO PARA REMISSÃO DE PECADOS" Mc 1:4

"Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
COMO pois INVOCARÃO aquele em QUEM NÃO CRERAM? e COMO CRERÃO naquele de quem NÃO OUVRAM FALAR? e COMO OUVIRÃO, SE NÃO HÁ QUEM PREGUE? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!Rm 10:13-15

"para lhes abrir os olhos a fim de que SE CONVERTAM das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam REMISSÃO DOS PECADOS e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim" At 26:18

"Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do ARREPENDIMENTO; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. Mt 3:11

É por isso, Nadia, que nós evangélicos não batizamos crianças, pelo fato de elas não terem cometido pecado algum de livre vontade, e não serem capazes de saber o que é o arrependimento. Como Jesus mesmo diz: quem não for como uma criança não entrará nos Reino de Deus, pois delas é o Reino de Deus.
Se delas é o Reino de Deus, para quê serem batizadas, enquanto são crianças, não é mesmo? Mas a partir do momento em que adiquirem um conceito do que é pecado, aí se torna necessário.

Abraço.
Andréia.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 11 de November de 2003 16:03

Fernando,

A paz esteja contigo também, amigo.

Tu perguntastes: "Ou seja os Budistas, os Induístas, os Islamistas, os Xintuístas, etc., não se salvam? Parece-me uma ideia um pouco redutora, não acham? "

Ao analisarmos a história da humanidade vemos que nós viemos de um mesmo lugar, certo? Até a Ciência, com sua maneira de tantar tirar Deus do caminho, acaba afirmando isto: viemos região entre o Rio Tigre e Eufrades. Desde aquela época, Deus tem dado Seu testemunho entre as nações. Vemos os estudos de vários povos antigos e em muitos deles há alguma semelhança com histórias da Bíblia, provavelmente pelo fato da história ter sido passado de pai para filho, mas deturpada com o passar dos séculos e incluindo "deuses" criadores, e não o Único e Soberano Deus.
Deus escolheu Abraão e fez um pacto, nascendo dele, uma nação onde Deus iria tratar mais de perto, pois dessa nação, nasceria o Deus encarnado: Jesus Cristo, o Messias.

A Revelação de Deus veio dos Judeus. Qualquer outra revelação não seria a verdadeira, visto que um único Deus não poderia dar vários testemunhos e ordenanças diferentes. O único caminho para se chegar ao Deus Criador do Céu e da Terra é Jesus, Deus que se fez carne e habitou entre os homens.

Nem buda, nem Maomé, nem nenhum outro ser criador dessas religiões e filosofias está vivo para interceder junto ao Deus Verdadeiro. Todos eles foram homens comuns e alguns até que tiveram filosofiasrazoáveis, porém, nenhum deles pode trazer a vida. Todos eles morreram e não ressuscitaram, pelo menos ainda. Pois haverá um tempo em que todos ressuscitarão para a vida, ou para a morte eterna.
O único que veio trazer vida eterna, por ser o único capaz de dar um fim ao que nos separava do Deus Soberano é Jesus. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por mim". Eles nos deixou seus mandamentos e ordenanças, que se não forem seguidas, é impossível dizer que seguimos os passos de quem as deixou.

Até mais.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 11 de November de 2003 20:20

Pois, pois. Os muçulmanos dizem de jesus o que tu dizes de maomé - que ele foi apenas um homem comum, apesar de ser umj bom profeta.
Já agora, para nós muçulmanos também achamos que foi Abraão que fundou o nosso povo. Por acso até sosmos bem mais parecidos com os judeus, em termos de religião, filosofia do que os próprios cristãos.

Quanto aos budistas, é uma religião antiquíssima.
E não te esqueças que os textos bíblicos originais não passam de colectâneas de histórias e mitos recolhidos que são originários de outras civilizações orientais. Ou seja, quem escreveu a Bíblia limitou-se a recolher histórias e lendas de outras religiões.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de November de 2003 22:22

Fernando,

Perguntaste :"O que quer dizer que aqueles que não são baptizados não se salvam?"

Quer dizer que o Abelardo tinha razão noutro tópico dizendo que havia pouca gente preparada para evangelizar.

É que se alguém te transmitiu tal ideia será o "exemplo" de tal falta de preparação para evangelizar.

Repara bem que para tal interpretação Abraão e os patriarcas, Moisés, os Profetas, e mesmo diversos Santos (S. José, o Bom Ladrão, Santa Ana e São Joaquim, etc etc ) não se salvam. Genial!!!

É caso de se dizer:
Há ideias boas e ideias originais.
Só que as originais não são boas
E as boas não são originais...

João (JMA)

Re: Nova Evangelização / Não-baptizados e Salvação...
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 12 de November de 2003 23:44


Caro Fernando Marques, e demais Forunautas:


Será que ainda, desta vez, expliquei-me mal?
Acho, efectivamente, que fui pouco claro, ou mesmo incompleto, nessa minha lacónica explicação da última mensagem, sobretudo atendendo a que foi apenas o natural desenvolvimento de outras, pelo que só no contexto geral se compreende devidamente; tal como acontece, aliás, na interpretação da Bíblia...


Tentarei então, aqui e agora, explicar-me melhor (para além da correcta resposta da Andreia...), a respeito dessa pertinente questão:

«O que quer dizer que aqueles que não são baptizados não se salvam? Ou seja, os Budistas, os Induístas, os Islamistas, os Xintuístas, etc., não se salvam? Parece-me uma ideia um pouco redutora, não acham?»...


a) Segundo a Doutrina Católica, em princípio e genericamente, "só os Cristãos" (portanto, os "baptizados" em Jesus Cristo...) " salvar-se-ão" – caso morram na graça de Deus, claro –; mas, evidente/naturalmente, essa é, intrinsecamente, a "via normal", ou o "meio ordinário", exclusivamente próprio dos que são Cristãos, ou deveriam ser, por poderem ser, mas recusando-se a sê-lo;

b) Todavia, Deus tem, certamente, outras "vias de salvação" – caminhos extraordinários, místicos e transcendentes –, pela Sua infinita Misericórdia e pelos infinitos méritos da Sua Paixão, Morte e Ressurreição – o mistério da Redenção –, comuns a toda a Humanidade, como fazendo também esta (e não apenas os "baptizados" em sentido restrito...) parte integrante do Corpo Místico de Cristo/Deus; isto é:

c) Todos aqueles que "não" sejam Cristãos – como pertencendo a outras crenças, ou como simples agnósticos –, também "poder-se-ão salvar", se:

d) Não tiveram, de facto, a "mínima possibilidade" (segundo a própria consciência...) de serem "evangelizados" – ou seja, de não conhecerem basicamente (pelo menos) o Santo Evangelho, e assim não poderem acreditar e viver em conformidade com a verdadeira e única Palavra de Deus, manifestada na Revelação Cristã do Novo Testamento, incluindo necessariamente o sacramento do Baptismo;

e) Para além de tal "ignorância evangélica não culpável" – devido à impossibilidade autêntica, que não a meros caprichos pessoais –; se tais descrentes, ou pagãos, viverem e/ou morrerem em conformidade com a sua honra, moral e/ou cultura, desde que tal vivência humana seja sincera, justa e honesta, em conformidade com a própria "consciência", na qual se crê, por Revelação Divina, que está originalmente impressa a mesma Lei natural de Deus, segundo o princípio de que toda a Humanidade foi realmente criada à "imagem e semelhança de Deus" – isto é, portadora de características espirituais compatíveis com a natureza e coexistência Divinas...

f) É, aliás, precisamente por esse mesmo "princípio espiritual e teológico básico"... que todas as crianças "não baptizadas" também serão salvas, inclusivamente as não nascidas, quer por aborto espontâneo, quero por aborto provocado/criminoso...

g) Resumindo e concluindo: Assim como para tudo nesta vida mortal e efémera, a caminho do Além, também para a nossa eterna Salvação são necessárias, naturalmente, certas e determinadas "condições essenciais", relativa e justamente bem definidas, se não através da Revelação Cristã, ao menos através da "consciência individual", até porque a vida neste mundo constitui, tão-somente, um precioso "tempo de prova", em que cada qual será integralmente avaliado por Deus, Criador e Senhor de todas as coisas, quer queiramos ou não – com a única excepção do "livre-arbítrio", a suprema e decisiva escolha entre Bem e o Mal (o Tudo, ou o Nada...), obviamente...


# A propósito, só uma nota final: Quer o prémio/gozo do Justo no Paraíso, quer o castigo/suplício do réprobo no Inferno, serão sempre devidamente proporcionais, respectivamente, aos méritos/virtudes, ou deméritos/pecados, que levarmos desta vida terrena / tempo de provação...; como, aliás, consta nos exemplos/revelações supra-mencionados em relação ao Inferno – "Carta do Além" e testemunho da Andréia –, e sobretudo de acordo com as Sagradas Escrituras...


Atenciosa e solicitamente,

José / D


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 13 de November de 2003 13:56


O fato é que só o batismo não salva. O batismo é a confirmação da fé em Cristo Jesus e simboliza o ato futuro de que a pessoa irá morrer para o mundo (renunciando coisas que desagradama Deus) e abrir seu coração para ser transformada pelo Espírito Santo a cada dia, através dos ensinamentos de Deus: as Escrituras Sagradas. "A renovação da mente"

Quando Jesus está morrendo na Cruz, um dos ladrões condenados crê em Cristo e Jesus diz: "hoje estarás comigo no paraízo" o que significa que não é necessáriamente o batismo que salva, mas o arrependimento. Afinal, o batismo nas águas é chamado no Novo Testamento de Batismo do Arrependimento.


Taliban,

As Escrituras não são retrospectivas passadas. É a revelação de Deus sem deturpações de enganos dos homens. Claro que Moisés deveria conhecer alguma coisa sobre as lendas e contos que haviam passado de pai para filho durante séculos, mas escreveu o que foi revelado por Deus.

Onde está a verdade? Em um livro escrito por Maomé (esse sim, reuniu contos, inclusive partes das Escrituras dos judeus)? A filosofica de Buda, ou de outro filósofo? Como descobrir a verdade se o Espírito de Deus não a revelar? "ninguém chega a mim se o Pai não me trouxer". E o Pai só leva a Cristo aquele que abre o coração para conhecer a Verdade.

Quando Lutero achou uma Bíblia empoeirada na estante e descobriu que a salvação era mérito da fé em Cristo, e não de promessas, sacrifícios e auto-flagelações, encontrou a Verdade. Ele estava disposto a encontrar a verdade. Você está? Ele poderia ter ignorado o que dizia as Escrituras, ou mesmo tentar achar uma desculpa para dizer que certos versículos não queriam dizer o que diziam... como muitos fazem, não poderia? Mas Ele quis descobrir a verdade; o que Deus estava querendo dizer nas entrelinhas daquele livro e encontrou salvação.

Qual livro foi separado por Deus? Qual filosofia vem de Deus?

Como se reconhece quem é ou não de Deus: PELOS SEUS ATOS, SEUS FRUTOS:

- Quem mostrou amor e compaixão? Aquele que diz que a mulher é só um objeto reprodutor, ou aquele que diz que o homem deve amar sua mulher como Jesus amou sua Igreja?

- Aquele que diz que a vida eterna é um lugar de gozo, de amor, onde não há guerra, choro, pranto, fome, ou aquele que diz que existem 20, 40 virgens esperando pelo homem (que felicidade elas terão? Que tipo de paraíso é esse?

- Aquele que pede santidade, porque Deus é santo, e que nós devemos amar ao próximo como a nós mesmos; fazer ao próximo o que desejamos que façam conosco, ou aquele que pede que a pessoa vire uma bomba e mate muitas vidas inoscentes? Onde está o amor?

Re: Nova Evangelização
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 13 de November de 2003 20:05

Devo dizer-te, infiel andreia que nem o o Corão nem Alá o misericordioso pedem a ninguém que cometa suicídios. Pelo contrário, o Corão é contra o suicídio.
Também na religião judaica e cristâ houve muitos que apelaram ao suicídio e á guerra santa. Se olhraes para os frutos da tua religião, ela também originou muitas guerras, barbaridades, torturas e mortes. Já aqui falaram em genocídios - que eu saiba, hitler era um católico convicto e o nazismo teve o apoio ou pelo menos o silêncio comprometido da igreja católica e de outras igrejas cristâs.
Se estás a falar dos frutos não há GRANDES DIFERENÇAS ENTRE AS VÁRIAS RELIGIÕES - NO BEM E NO MAL, ELAS ESTÃO MUITO PRÓXIMAS, são a dupla face da mesma moeda.

O Corão prega op amor ao próximo e a tolerância.
Aliás, tradicionalmnte a cultura islâmica sempre foi muito mais tolerante que a cristâ. POr exemplo, não forçam ninguém á conversão.

Quanto á posição das mulheres, devo dizer-te que o Islão foi muito protector e libertador das mulheres. A poligamia, por exemplo, surgiu para proteger as mulheres, que, se ficassem viúvas, ficariam completamente abandonadas, Então permitiu-se que pudessem casar-se com outros homens, mesmo que estes já tivessem mulheres, para que nenhuma mulher ficasse sem protecção. E mesmo o uso do tchador e das burkas, esta tradição muçulmana foi originariamente usada para proteger as mulheres - as mulheres que usassem esse traje estariam sob a protecção directa do Profeta e ninguém ousaria tocar-lhes.

A tradição critão também vê as mulhers apenas como reprodutoras, sem valor próprio. Nisso somos iguais. Tão iguais que na última Conferência mundial sobre as mulheres, em Pequim, o documento final teve de ser alterado por causa das posições radicais de muçulmanos e católicos que não deixaram formular nada que tivesse a ver com contracepção e aborto.

Em relação ás gajas, somos iguaizinhos, os gajos da tua seita pensam como eu.

Taliban

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de November de 2003 14:11

Taliban,

Em primeiro lugar, não sou católica e também não concordo com o que os papas fizeram nos séculos passados. Mesmo se houvesse evangelicos que fizessem tal coisa, eles estariam contra a Bíblia, portanto, estão em pecado.
Você não pode acusar a todos os cristãos pelos erros de alguns. Não generalize por favor!!
Já o caso dos muçulmanos, se o Corão não manda que o homem seja uma bomba humana... vocês também estão pecando, pois estão contra Alá.
Sobre as mulheres.... não é amor que vemos passar a elas... mas um fardo muito grande: além delas terem que se submeter a ver seu amado com outra mulher... se ela fizer o mesmo... tome pedrada até a morte! Que amor é esse? O seu deus manda fazer assim, ou estão contra Alá?

Você está interiamente enganado em relação aos cristãos serem iguais aos muçulmanos. Somos iguais como humanos, mas nossos pensamentos são diferentes. Nós procuramos seguir a Bíblia e ela diz que o homem deve amar sua esposa como Jesus amou a Igreja e a mulher deve cuidadar de seu esposo, sendo sábia, pois ela o alicerce da casa: "a mulher sábia edifica sua casa, enquanto a tola derrupa com suas próprias mãos". O Homem deve ser o cabeça, o intelectual (apesar de nunca fazer nada sem o consentimento de sua amada) e a mulher é a parte emocional da família. Os dois são um, se completam em harmonia. Ninguém é melhor do que ninguém.
Deus não nos manda impor o cristianismo, mas nos manda pregar a vida eterna através de Cristo. O lívre arbítrio é seu, escolha seguir a Deus, ou seguir a outro deus.... que não pode salvar. Depois, aceite as consequências, afinal, foi sua escolha!

Aquele que se diz Cristão, e não segue os passos de Cristo é mentiroso. Ele pode se enganar, e enganar os que não conhecem seus atos, seus frutos, mas a Deus ninguém engana. Haverá um dia em que ele questionará: "Senhor, em seu nome expulsamos demônios e fizemos milagres e profetizamos" E Deus dirá: "Não vos conheço.. Apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade" Mt 7:22-23


Ninguém e engane, porque com Deus não se brinca!

Quem conhece o trabalho do pastor de ovelhas? É incrível com as ovelhas conhecem a voz do pastor. Se outra pessoa tentar guiar as ovelhas de outro pastor, a tonalidade da voz não é reconhecida pelas ovelhas. Mas se o pastor delas falar, elas reconhecem e o seguem. Ele anda adiante delas, não atrás empurrando-as como os boiadeiros fazem. É por isso que Cristo se compara a um pastor. Ele é demais:

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem" Jo 10:27

Quem não segue os passos de Cristo, não faz parte de suas ovelhas e Ele não as reconhecerá quando chegar o grande dia.

Nova Evangelização / Mensagem de Natal
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 06 de December de 2003 00:00


MENSAGEM DE NATAL



Aos caríssimos Irmãos Protestantes/Evangélicos, por Amor do mesmo e único Deus, que nos une, justifica e salvará:

+ Considerai-nos como Igreja Mãe, ou como Igreja Irmã, pois não somos "enteados", e muito menos uma "seita cristã"...

+ Interpretai o nosso intrínseco e profundo Amor e Veneração à Mãe de Jesus Cristo e Mãe de todos os Cristãos..., tal como o respeito, o carinho e a veneração que prestamos às nossas próprias mães biológicas – para já não falar na Comunhão dos Santos...

+ Respeitai a nossa crença fundamentada e irrevogável na Presença Real de Jesus na Hóstia e no Vinho consagrados, tal como Ele mesmo instituiu na Sua última Ceia, e como tão bem e claramente ensina o apóstolo Paulo...

+ Não vos considereis mais evangélicos/cristãos... do que nós, como "protestantes evangélicos" que vos intitulais, só porque nós respeitamos a sagrada Tradição, e porque temos, em relação a vós, algumas divergências básicas, mas legítimas e devidamente fundamentadas, na interpretação de algumas passagens do Novo Testamento...

+ Preocupai-vos mais, como nós mesmos tentamos fazer convosco, com aquilo que nos une – o que felizmente é bastante superior! – do que com aquilo que nos separa, sendo que tais divergências são relativamente secundárias, e, como foco de hostilidade, só criam problemas recíprocos, para além de divisões anti-cristãs nocivas a toda a Humanidade...

+ Orai e trabalhai connosco, na grande, universal e única Messe de Cristo, para bem e salvação de toda a Humanidade, pois todos não somos demais, e só teremos a ganhar com tal união espiritual, tal como o próprio Senhor Jesus tão instantemente rogou ao Pai.

+ Finalmente, rogamos que sejais, pelo menos, tão compreensivos e tolerantes connosco, como são os nossos Irmãos Ortodoxos, e vice-versa...


Um abraço fraterno e respeitoso para todos vós, por Cristo Senhor Nosso.


José Abelardo (Igreja Católica, Apostólica e Romana)


[center]*
***
*******
***********
***************
*******************
***********************
***************************
*******************************
***********************************
***************************************
*******************************************
***********************************************
***************************************************
*******************************************************
***********************************************************
***************************************************************
##
##
##
##
##
##
##
===========================================================



Re: Nova Evangelização
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 06 de December de 2003 00:14


Agradeço, veementemente, à Equipa do "Paroquias.org" que NÃO APAGUE, indevidamente, mensagens como a anterior (das 00:00), ainda que "necessariamente repetidas" (por razões óbvias...) no seu todo ou em parte. Obrigado.

Santo e Feliz Natal para Todos!

José Abelardo


Re: Nova Evangelização / Imaculada Conceição
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 08 de December de 2003 11:11


+++ 8 DE DEZEMBRO +++


<><> Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora <><>


EM HONRA DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA


_À_ _I_M_A_C_U_L_A_D_A_

(Soneto célebre)


Mãe verdadeira sou dum Deus que é Filho,
Filha d'Ele sou, sendo Sua Mãe:
Nasceu na Eternidade é meu Filho;
Eu no tempo nasci, sou Sua Mãe!

Ele é meu Criador e é meu Filho;
Eu Sua criatura e Sua Mãe:
É prodígio divino o ser meu Filho,
Um Deus eterno que me tem por Mãe!

Quase comum o Ser da Mãe e Filho,
Que ao Filho deve o existir a Mãe,
E à Mãe deve o existir o Filho...

Ora se o Ser do Filho vem da Mãe:
Ou se há-de ter por maculado o Filho,
Ou tem de ser IMACULADA A MÃE!


***** ***** *****

Foi seu autor um jovem possesso que, enquanto estava a ser
exorcizado, foi intimado pelo Sacerdote (Cassiti, em Ariano - Itália)
a provar, teologicamente, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora,
por meio de um soneto.
O rapaz, que era iletrado, escreveu-o então espontaneamente.

O Papa da Imaculada – Pio IX – ao ler esta maravilhosa poesia,
em 1854, deixou correr lágrimas de júbilo e comoção.


***** ***** *****

José Abelardo


Re: Nova Evangelização
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 08 de December de 2003 13:22

Abelardo,


Gosto muito do irmão... porém, não posso deixar de falar sobre certo assunto:

Amiguinho, uma das coisas que nos separa não é tão banal. Não é inferior a que nos une, infelizmente. Pois a adoração (para vocês chamada veneração) deve ser dada somente a Deus. É o que a Bíblia nos ensina. E isso é muito grave.
Quando disse que Maria é mãe dos cristãos... definitivamente, não posso me calar, pois não concordo! Ela não é minha mãe! Sou cristã, mas a única mãe que tenho está na terra. Ela foi mãe de Jesus homem sim. Mas em nenhuma parte das Escrituras sagradas, Deus se refere a Ela como mãe dos cristãos, do povo eleito, do sacerdócio real... etc. Ela foi mãe de Jesus homem, e esse mérito ninguém lhe tira. Ela será galardoada por isso, mas não posso lhe dar mais do que Deus lhe deu.

Quando Jesus responde a um discípulo a respeito da viúva, se ela se pode se casar novamente ou não... ele está falando de desligamento na terra. Enquanto o marido vive, ela está presa ao marido pela lei. Mas depois da morte, não existe mais lei. O mundo espiritual é diferente do carnal. Chegando no céu, não verá seus maridos, mas verá irmãos.

Maria foi mãe de Jesus enquanto foi viva. Hoje ela é como um anjo. Não tem ligação com títulos terrenos. Ela está na glória com o Pai. Jesus não está preso a lei que diz que devemos honrar aos Pais. Pai, mãe, filhos, tios, isso é título terreno. Jesus está glorificado, não faz mais parte da vida humana. É difícil compreender isso?

Não posso prestar culto a Maria, pois isso é adorar. O único merecedor de culto é Deus. Não posso pedir-lhe nada, pois ela não tem poder para me ouvir, muito menos fazer algo por mim.
Não posso lhe chamar de mãe, pois temos um Pai - que se entitula assim por se comparar a um pai que ama a seu filho e faz tudo por Ele, não por uma questão de sexualidade. Deus é Espírito... por isso não tem sexo. Seria um absurdo dizer que ele é Pai porque é do sexo masculino. Maria, hoje, também não tem sexo, pois de acordo com que Jesus ensina, depois que morremos somos como anjos. Já viu deus se referir a anja? Acho que não. a Palavra anjo não é do sexo masculino. Isso não existe no céu.

A família é um conceito terreno. Não teremos no céu: Pai, mãe e filhinhos.
Somos parte de um corpo e Cristo é o cabeça. Apesar de Deus dizer que é Pai e nós filhos, isso é uma maneira carinhosa de mostrar seu grande Amor. Assim como nos chama de amigos.
Somos servos e Deus é o Senhor. Somos adoradores e Cristo é o Deus a ser adorado. Onde se encaixa a "mãe"? Não deveria estar a mãe de Jesus homem a adorar a Deus, assim como nós? O Deus seu criador? O Deus seu salvador, assim como ela mesmo fala em Lucas?

Deus te abençoe e feliz Natal para você também.
Andréia.

Ir para a página: 1234567Próximo
Página actual: 1 de 7


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.