Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 5 de 7
Re: Nova Evangelização - Agora e sempre! / Amen!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 19 de July de 2005 02:44

A Nova Evangelização começa mesmo pelo... Santo Evangelho!

Para ficarmos com uma ideia e vivência bastante claras do conjunto dos quatro Evangelhos, devemos lê-los e meditá-los com especial atenção e assaz fervor cristão.
E para isso, devemos pedir antecipadamente a inspiração do Divino Espírito Santo, através de uma oração apropriada (se possível), não esquecendo o Sinal da Cruz, e/ou um Pai-Nosso, uma Avé Maria e um Glória.


* * *

Poderemos então começar, de preferência, pelo Evangelho segundo S. João, cujo prólogo é o guinte:

PRÓLOGO (1, 1-18)

1 - No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus.
2 - No princípio Ele estava em Deus.
3 - Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência.
4 - Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz dos homens.
5 - A Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam.
6 - Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João.
7 - Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele.
8 - Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz.
9 - O Verbo era a Luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina.
10 - Ele estava no mundo e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não O reconheceu.
11 - Veio para o que era Seu, e os seus não O receberam.
12 - Mas, a quantos O receberam, aos que Nele crêem, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
13 - Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade de um homem, mas sim de Deus.
14 - E o Verbo fez-se Homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a Sua Glória, a Glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de Graça e de Verdade.
15 - João deu testemunho Dele ao clamar: « Este era Aquele de quem eu disse: "O que vem depois de mim passou-me à frente, porque existia antes de mim" ».
16 - Sim, todos nós participamos da Sua plenitude, recebendo graças sobre graças.
17 - É que a Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram-nos por Jesus Cristo.
18 - A Deus jamais alguém viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no Seio do Pai, foi Ele quem O deu a conhecer.


* * *

V./ Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso Amor!
R./ Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra!


+++ Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!


J. Avlis


* * *

P.S.: Amigo Moisés, desta vez foi mesmo "coincidência", ou melhor, foi telepatia a nível do Divino Espírito Santo (graças a Deus!), o facto de agora eu também vir falar - e a seguir, nas próximas mensagens, explicitar -, sobre o Prólogo do Evangelho de S. João, dado que já tinha e tenho estes textos sagrados alinhavados (como rascunho) há mais de uma semana, à espera de melhor oportunidade, como aconteceu agora.
De qualquer maneira, parabéns por teres referido esta mesma passagem (ainda que sinteticamente) numa das tuas últimas mensagens, salvo errro ontem mesmo. Bem hajas!
Aproveito para dizer-te, se me permites, que aprecio também bastante as tuas mensagens (sobretudo na sua simplicidade, pureza e concisão), tal como as do Camilo, etc. (que me desculpem os demais, que se calhar constam no etc., ou então no índice oculto)... :)
Rezo por todos.

Re: Nova Evangelização – Agora e sempre!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 20 de July de 2005 03:02

O Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus


Elucidação sobre o Prólogo (já referido na mensagem do dia 19) do Evangelho Segundo S. João:

1. "No princípio" existia o Verbo – quer dizer: "desde sempre", que Deus nunca teve princípio, como Supremo Criador que é, e jamais como ser criado.
1.1. O Verbo era, e é realmente, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, apesar de nunca ter sido revelado como tal no Antigo Testamento.
1.2. Foi o Verbo Encarnado, simultaneamente como Filho de Deus e Próprio Deus, quem o revelou a toda a humanidade, porquanto tal manifestação divina fazia parte da redenção da mesma.

2. "No princípio Ele estava em Deus" – quer dizer: o Verbo, antes de ter encarnado, apenas era "conhecido" pelo próprio Deus, como único Deus verdadeiro em três Pessoas iguais e distintas.

3. Pelo Verbo-Deus, como único Criador que era e é, foi que tudo (todo o universo e toda a criatura) começou a existir; isto é, sem Ele nada jamais existiria, porquanto só Ele é o princípio e o fim, a causa e o efeito, de todas as coisas criadas.

4. Só Nele (na Sua mente e desde sempre) estava a essência – em potência e de facto – de toda a criação, de tudo quanto veio a ser criado; um pouco como numa semente, ou num óvulo fecundado, em que existe não só a potência real, mas também a essência integral (física, química e biológica) da respectiva criatura.
4.1. Mas só a Vida – isto é, o próprio Espírito de Deus, assim tão intimamente associado sobretudo à vida/alma humana (em 'imagem e semelhança'), desde a concepção à morte natural do corpo, e para sempre em relação ao espírito humano – era a Luz dos homens.
4.2. Efectivamente, com toda a propriedade, a Vida Divina, intrínseca à alma humana, é verdadeira e realmente a Luz/Vida do mundo/humanidade, tal como Ele próprio veio a revelar e confirmar: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".

5. Deus-Homem, a partir da Sua Encarnação/concepção (e em particular do Seu nascimento), foi revelado/manifestado a todos os homens, tal como já tinha sido profetizado ao Povo de Deus, e, a partir deste, através dos Seus pais Maria e José, dos Pastores e dos Magos, do Precursor e dos Discípulos, e mormente a partir de Si mesmo na Vida Pública, tal como foi através dos primeiros Cristãos e de todos os Santos e Missionários, até hoje, e assim continuará a ser até à Sua segunda Vinda/Juízo Final.
5.1. Nosso Senhor Jesus Cristo, como verdadeira Luz/Salvação do mundo, apesar de ter brilhado nas trevas – isto é, de ter-Se evidenciado tanto e de ter ensinado tão bem, à custa de enorme sofrimento/humilhação e da própria morte –, a maioria da humanidade (ímpia, orgulhosa e rebelde) não O reconheceu (nem quis dá-Lo a conhecer), pois ignorou-O e desprezou-O, tanto no Seu tempo histórico como ainda hoje, e assim será até ao fim do mundo, segundo a profecia do mesmo Homem-Deus...


+ Ó meu Jesus, é por Vosso Amor, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.


J. Avlis

Re: Nova Evangelização – Agora e sempre!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 22 de July de 2005 00:32

O Verbo é a Luz verdadeira, que a todo o homem ilumina!

Explicitação sobre o Prólogo do Evangelho Segundo S. João

(Constante no texto anterior de 27 de Junho)

Segunda Parte – Jo 1, 6-13:

6. Surgiu então um novo profeta, chamado João Baptista, o Precursor, para preparar os caminhos de Jesus Salvador.

7. João veio como testemunho da Luz Divina, para que assim todos acreditassem Nela, como sendo o Messias anunciado pelos profetas.

8. O Precursor, não sendo a Luz, veio para anunciar e confirmar a Luz, Cristo Redentor.

9. Só o Verbo de Deus é a Luz verdadeira e plena que, ao encarnar e nascer, a todos os homens ilumina; isto é, esclarece, justifica e salva.

10. O Verbo, como Filho legítimo de Deus Pai, era/é Senhor de todo o mundo criado; porém, os homens ingratos não O aceitaram como tal.

11. E, ao fazer-se Homem, veio para o que era Seu; mas foi desprezado e rejeitado, como um estranho ou adversário.

12. Todavia, aos poucos amigos que O receberam, acreditando Nele, deu-lhes o privilégio de serem adoptados como filhos de Deus.

13. Estes são Seus filhos, não por nascimento ou direito natural, nem por desejo ou mérito individual, mas só por vontade de Deus, na Sua infinita Misericórdia, Sabedoria e Bondade.


V./ Ó meu Jesus, perdoai-nos, e livrai-nos do fogo do Inferno!
R./ Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem!



J. Avlis

Re: Nova Evangelização / Blogue.com...
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 24 de July de 2005 06:01

* * *

Post Scriptum:

Já agora, poderão visitar um blogue especial sobre a Nova Evangelização - tão propalada mas nada praticada! -, do Mariano...
Mariano, estou contigo...

D.A.T. !

Nova Evangelização Católica

Avlis

Nova Evangelização / Blogue.com...
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de July de 2005 11:06

Realmente o bolgue é muito mau...

A quem se destina o blogue? A um grupo de iluminados que compreende uma linguagem demasiado fechada e pesada? A isto chama Nova evangelização??

Os grandes evangelizadores falavam a linguagem do povo, faziam-se eles mesmo povo, "O Verbo fez-se Homem e habitou entre nós"...

Utilizem imagens expressivas, falem de exemplos concretos como as congregações missionárias e pessoas que tiveram vidas normais e que foram santos...

Por último, mesmo achando que os moderadores do site não iriam querer mas é um bocadinho rude fazer referência a um blogue que omite nos links católicos o paróquias.org.

Em comunhão

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 25 de July de 2005 16:03

Por acaso não omite. Está lá nos sitios especiais.
O que é estranho é que a palavra Sarx que vem no prologo de são João significa carne e não homem - que é Antropos.
O Verbo fez-se carne. Não se fez homem.
Depois citar num site de evangelização a Vassula??????
A mulher já foi desmascarada há mais de 5 anos e fala nela??????
Valha-me Santa Nossa Senhora.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de July de 2005 18:05

Imagino o trabalho individual e solitário que está por trás deste blogue. Só por isso deveria merecer alguma caridade cristã. Quanto aos conteúdos, ombreia com outros blogues/sites doutrinários que pululam na net e a que faz referência.
Tem posições doutrinárias ultraconservadoras e duvidosas? Como outros. Alguns em português, como já foi aqui referido no Forum.

Em alternativa a criticar o trabalho solitário do avlis, , não seria mais interessante e até mais cristão, debater aqui o que se entende opor Nova Evangelização? Falar do congresso que se vai realizar?

Nova Evangelização
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de July de 2005 18:29

Nova evangelização tem um sentido de voltar a levar as pessoas a abrierem os seus corações ào Evangelho... Não sou nem teólogo nem padre para criticar o trabalho de quem quer seja, mas a mim pessoalmente não convertiam a nada.

Nova evangelização significa explicar com paciência que as promessas feitas a Nossa Senhora de Fátima são por intercessão desta e que a Senhora está algures mas não na estátua do Santuário.

Nova evangilzação é fazer ver aos que acreditam mas que não vão à Igreja que o sofrimento e a morte fazem parte da vida mas que devemos procurar ser felizes e fazer os outros felizes e que a mensagem que Cristo nos deixou foi essa mesma.

Nova evangelização é dar espaço aos poucos leigos e aos jovens que ainda estão na Igreja de serem responsáveis, imaginativos e activos.

Nova evangelização é reestruturar as catequeses, as paróquias e mexer com poderes instituídos há muitos séculos.

Nova evangelização significa enfrentar os próximos milénios com confiança na graça de Deus e não no pessimismo dos Homens.

Nova evangelização é deixar que Padres esclarecidos como o Pe Feytor Pinto passem ser a regra e não a excepção.

Nova evangelização começa em nossas casas, rezando em família e dando um testemunho positivo de ser cristão e não criticando os outros porque não o são.

Nova evangelização é acolher a inovação, a ciência e o Espírito Santo que se exprime cada dia de uma forma renovada.

Nova evangelização é acolher os nossos irmãos de outras tradições e não estar à espera que eles digam que estão errados ou que mudem os seus hábitos.

Nova evangelização é finalmente aceitar que Deus é Amor, um avô de chinelos que nos pega ao colo e que fica triste quando erramos e não um Deus severo e ausente que nos castiga porque tivemos relações pré-matrimoniais, somos divorciados ou não vamos à missa porque o padre é uma seca.

Nova evangelização é redescobrir que rezar é fixe, a missa é uma festa à volta da Sua mesa e que a Igreja é nossa comunidade que nos aceita e ajuda a crescer.

Em comunhão sempre...

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 25 de July de 2005 18:39

`Só me questiono em que paróquia o Tilleul vai, para dizer que há poucos leigos e jovens.
Onde eu vou, a Igreja enche-se nas 3 missas de domingo - Leigos - e um padre apenas. A catequese e os escuteiros enchem uma das missas.
Não pintem o quadro tão negro assim, parece que nao vai ninguem as missas hoje.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 26 de July de 2005 11:57

3 Missas por dia dominicais acha que é alguma coisa???

A catequese e os escuteiros se enchem uma missa é muito mau porque normalmente os miúdos das catequeses e dos escuteiros são obrigados a irem à missa e não por livre e expontânea vontade.

Quando falo em leigos não estou a falar na assistência mas em locais de acção nas paróquias e o senhor compreendeu perfeitamente só se está a fazer desentendido.

Abra os olhos, sai da sua redoma e viaje... quer uma Igreja cheia? Vá à Polónia, à Colombia ou Africa, aí as igrejas estão cheias, a abarrotar, 150 jovens para fazer um retiro paroquial, os cursos de preparação de matrimónio não são obrigatórios porque toda a gente vê a sua necessiadade.

Pior que ser cego é não querer ver...

«Geração má e adúltera! Reclama um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, a não ser o do profeta Jonas.»

«Como ousas dizer ao teu irmão: 'Deixa-me tirar o argueiro da tua vista', tendo tu uma trave na tua?»

Não são os ateus que matam Deus, somos nós católicos que como no Grande Inquisidor, preferimos viver na penumbra das sombras e do mundo a sermos libertos pela alegria do Amor de Cristo Ressuscitado.

Por último se tudo parece na sua paróquia porque se necessita de uma nova evangelização?

Eu não desisto...

Em comunhão

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 26 de July de 2005 14:14

Faz muito bem em não desistir, meu caro tilleul. Mas sabe melhor que eu, que essas Igrejas de que fala, crescem hoje, vitima das perseguições de que foram vitimas. Não por causa de pseudo-teologias libertárias.
Em Africa crescem as Igrejas.....Isto levava-me a ter que escrever mais do que o tempo que tenho agora. A noite acrescentarei.
"Sangue de Martires, semente de Cristãos" dizia tertuliano. Não esqueça.

Nova Evangelização
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 26 de July de 2005 14:37

Junto num dois em um, nunca disse que a culpa das igrejas estarem vazias se resolvem com ordenação de mulheres, os padres puderem casar... pelos meus dedos tal nunca foi escrito.

Acredito que a ordenação de mulheres e a ordenação de homens casados é uma questão de tempo mas realmente não é essa a razão para as igrejas estarem vazias...

Realmente em África muitos dos países sofrem perseguições violentíssimas mas então explique-me lá o caso da América Latina?

O que muitas vezes nos esquecemos é que em periodos de renovação há sempre velhos do Restelo...

Sim, apresento faltas mas não viro as costas nem finjo que tudo está bem, por isso apresento algumas ideias que não sendo novas insistem em ser esquecidas... Não sou profeta da "obra de Deus", nem arauto da Palavra, mas tenho um dom dado por Ele, ser livre e pensar o que Ele nos ensinou...

Assim:

1- Abramos as portas da sacristia aos leigos

2- Que os padres sejam pastores e não admnistradores.

3- Façamos pedagogia e não demagogia da fé.

4- Não tenhamos medo da ciência, porque esta é fruto do Amor de Deus.

5- Não calem quem pensa diferente, por causa disso é que andamos num processo de purificação da memória e reconciliação com o passado.

6- Aprendamos com os erros e não tenhamos a presunção de termos o poder da infabilidade e a sabedoria divina.

7- Façamos da casa de Deus o mundo, sendo sinais de reconciliação e não presunção de termos nas mãos a salvação.

8- Analisemos os ensinamentos da Igreja à luz dos tempos e não na escuridão dos escravos medrosos e cativos.

Bom isto custa... e há sem dúvida quem prefira ter uma série de regras escritas para seguir à risca e viver no medo, do que ter a responsabilidade de pensar por si e se converter pela liberdade do Amor a Deus.

Em comunhão!

P.S.- Nunca o insultei e por favor não me ponha a dizer coisas que eu não disse.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 26 de July de 2005 15:12

Caro Amigo
Permita-me discordar com algumas coisas que escreve:
1- Tiremos os leigos das sacristias. O papel dos leigos não é nem nunca será estar na Sacristia. È no mundo, sendo fermento, transformando. O mal da Igreja é esse mesmo, ter a sacristia cheia de leigos, armados em sacristães, fechados nas Igrejas com medo dos "judeus". ´E imperioso um novo pentecostes que tire os leigos das sacristias e os levem a anunciar o Reino de Deus.
O Baptismo faz de todos Sacerdotes, Profetas e Reis. Não sacristães.

2-Não seja duro com os padres, a grande maioria faz mais do que pode. Andar por vezes horas e horas ao domingo para chegar a todos os lados, não poderem estar doentes, tão poucas condições às vezes.

3- Desculpe mas esta frase que cita é mesmo demagogia.

4- A ciencia verdadeira é humilde, sabe os seus limites, sabe que procura respostas, e não certezas. A Igreja tem uma postura clara sobre a ciencia. Muitos prefeririam que a Igreja estivesse de joelhos á espera das conclusões cientificas para a elas se subjugar. A Igreja, com 2.000 anos de idade, é uma senhora sábia, e sabe que o que um cientista diz hoje, amanhã a teoria é refutada por outra.
Por isso é prudente como as serpentes e simples como as pombas. A Igreja é e tem de ser fiel ao Evangelho de Jesus Cristo, não aos cientistas.

5- Concordo absolutamente que não podemos calar quem pensa diferente. Tem sido por isso que me tenho batido no forum, para que não sejam silenciados, ridicularizados e menorizados quem pensa diferente.

6-Não temos a Infalibilidade da Sabedoria divina. Mas trazemos em vasos de barro um tesouro. Que procuramos descobrir. A verdade não é uma média aritmética. Não é uma coisa relativa. Ela existe, e com humildade cada um deve buscá-la.

7- O mundo é a casa de Deus, não porque eu tenha o poder de o fazer, mas porque ele é obra da criação de Deus. Ha que ler a serio as Fontes Franciscanas. Mas a sério mesmo.

8-Analizemos os ensinamentos da Igreja, na Igreja, à luz do Espirito Santo que a inspira. Não vendamos o Evangelho. Não o mascaremos a pensar que o homem de hoje o quer, porque o homem busca a verdade. Porque o coração do homem so descansa quando repousar em Deus, que o Criou.

O que custa, caro Tilleul é dar tiros nos pés. Acusar a Igreja de tudo - dando a ideia de que a Igreja é a hierarquia. O custa é ver pessoas com responsabilidades na Igreja terem tão pouco amor pela Igreja. O que custa é sermos motivo de escandalo pela nossa divisão. Isso é que faz com que as pessoas não venham.
Tertuliano dizia no sec III "vede como eles se amam". Podemos diszer isto hoje dos cristãos?
Confesso que não. E não por falta de humildade. Por estarmos mais certos das nossas falsas certezas do que do Amor redentor de Deus. Porque analizamos tudo segundo o nosso quadro mental e tudo vem dar razão às nossas ideias.
Só quando amarmos a Igreja, projecto de Deus, com falhas e pecados, porque composta de homens, é que podemos sermos arautos da nova evangelização.
Caso contrario, caro Tilleul, não estamos a converter para a Igreja de Jesus Cristo, mas para "o meu conceito de Igreja"
Faz-nos falta, ler 1 Cor 12 e 13. E Substituir a palavra caridade, pelo meu, seu nome. E ver a serio se eu tudo perdoo, tudo esqueço, se sou paciente, benigno. etc.
Uma coisa que tenho para mim certo, meu caro tilleul, é que me tenho de converter eu primeiro. Não queira converter o mundo, mudar a igreja. Mude voce primeiro. Já mudou algo.
È o que procuro fazer todos os dias.
Em comunhão.

Nova Evangelização
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 26 de July de 2005 17:58

1- Eles não só devem estar fora da sacristia mas também, fazendo equipa activa com os padres e não corpo presente e amorfo de sacristães reprimidos e reformados do funcionalismo público. Paróquia é comunidade de vida, lugar de encontro e acolhimento, por isso se os leigos fazem o trabalho de missionização, deverão também fazer o catequético, formativo e até mesmo admnistrativo. Acabem com os voluntariados e criem postos de trabalho nas paróquias... Tirando Lisboa e Aveiro quase todas as outras dioceses funcionam em regime de voluntariado.

2- Não estou a ser duro com os padres, estou antes por outro lado a livrá-los de um peso e uma responsabilidade para a qual não estão preparados. O trabalho deles é estar com os paroquianos, apoiar os movimentos, confessarem e rezarem. Não os critico mas é com muita tristeza que oiço muitos padres queixarem-se que o centro paroquial lhes rouba muito tempo e que o trabalho social também. Onde estão o tempo para eles se actualizarem e formarem? Comissões de leigos para efectuar este trabalhos... lembram-se porque é surgiram os primeiros diáconos?

3- Quando eu digo pedagogia e não demagogia refiro-me ao caso de ser muito mais fácil dizer que as coisas são de determinada maneira do que as explicar e até mesmo as questionar. Fátima, porque sim ou porque não? Não usar preservativo qual é o sentido? Pagar promessas com velas mas porquê? Continua-se em muitas paróquias e catequeses a dizer coisas porque sempre se ensinaram assim, porque a doutrina o ensina... depois não se admirem de pedirem o Concílo Vaticano 3º... o problema é que o 2º nunca foi aplicado. Há 50 anos atrás andavamos a chamar fétidos judeus durante as cerimónias pascais, é preciso explicar, catequisar, evangelisar de novo os crentes. Renovação dos materiais e métodos catequéticos...

4- Essa senhora sábia, já por vezes teve que se corrigir assim como a ciência, a isso chama-se evolução e formação contínua, conceitos que em muitos sectores da Igreja são constantemente suprimidos e subjugados à teimosia. Católicos que ainda acreditam no mito da criação estão perto das seitas... os opostos atraem-se. A Igreja é feita por homens que devem ouvir e interpretar o que outros homens dizem à luz do Evangelho e dos tempos. São Paulo falava em escravos e a subjugação da mulher, naqueles tempo isso era correcto, hoje o discurso seria outro. Humildade e consciencia dos seus limites deverá ser também uma constante na Igreja, porque sempre que esta se imiscuiu noutros campo deu asneira... e da grossa. Dêm espaço aos teólogos progressistas confrontarem-se com os tradicionalistas... Hans Kung!

5- Nada a comentar estamos de acordo e por isso nunca o ridicularizei ou insultei, nem nunca o vou fazer.

6- Senão é absoluta por não ser uma média aritemética nem é relativa é o que então? Não temos a infibalidade mas apregoámo-la. Diálogo ecuménico é algo cada vez mais presente mais já há sectores da Igreja a queixarem-se de este Papa ser um progressista.

7- Quanto ao fazermos do mundo a casa de Deus é fazer já deste mundo onde vivemos, nas nossas casas e dos nossos trabalhos lugares de alegria e de júbilo porque realmente Ele Ressuscitou e não lugares de tristeza e auto-punição porque ele morreu. "Às vezes o simples desejo de rezar já é oração" (Ir. Roger de Taizé), vamos viver e sentir que o bem e a Santidade é algo mais próximo de nós do que pensamos... Que se renovem as paróquias e se criem novas comunidades laicais como há em frança.

8- Tangas... peço desculpa por ser sincero mas quem diz o que sente não tem pecado. Isso é demagogia da mais pura.... o Evangelho foi feito para os homens não para a Igreja. Não ponho em causa a doutrina mas porque é que andamos sempre a reboque dos outros? As primeiras comunidades viviam algo fantástico que a comunidade de Taizé transmite com muita simplicidade... a teologia do provisório. Descobrir Deus pelo essencial, pelas chamadas fontes da Fé e não pela doutrina Moral e Dogmática. Não vamos rejeitar a doutrina e 2000 anos de tradição mas vamos vivê-la à luz dos nossos tempos. Exemplo... Senão temos vocações o que vamos fazer? Esperar que todos os Padres morram? Vamos ter uma postura agressiva de marketing de cativação de vocações, vamos mostrar que os padres são felizes e não pobres diabos reprimidos... vamos dar condições às nossas famílias que querem ter apenas 1 ou 2 filhos que ter um filho padre é tão fecundo como ter um que os vai abençoar com netos. Positividade e alegria.

Não sou de revoluções mas sou um Católico do Concílio Vaticano II... não apregoa a Teologia da Libertação nem a Comunhão e Libertação mas defendo a liberdade dentro e fora da Igreja.

Em comunhão...

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 26 de July de 2005 18:50

Citação:
Católicos que ainda acreditam no mito da criação estão perto das seitas...

Caro Tilleul, acreditas que Deus criou o mundo?

Se sim, porque é que a criação é um mito?
E porque é que eu por acreditar na criação, estou perto das seitas?

Re: Nova Evangelização / Nova Vida!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 26 de July de 2005 20:21

Caros Irmãos em Cristo

Ninguém é justo ou santo, sobretudo quando procura moldar a moral e a religião aos seus próprios interesses fúteis e mesquinhos, ou nocivos e iníquos.

Por mais que nos custe, temos que lutar continuamente contra os nossos defeitos, vícios e manias, que geralmente atingem a todos nós, devido a mil e uma inclinações para o mal, que são realmente as tentações do Demónio, do mundo e da carne; porém Satanás actualmente nem precisa de fazer quase nada, pois a terrível semente do mal está lançada e arraigada por toda a terra, e o veneno letal prolifera por tudo quanto é materialismo, hedonismo e consumismo.

Quem adormece sistematicamente nessa modorra egocentrista e degradante, de adorar, preferencialmente, os ídolos da ira, da luxúria, da avareza, da gula, da soberba, da inveja, da preguiça, julgando poder-se salvar espiritualmente sem quaisquer merecimentos, está a autoexcluir-se da amizade e intimidade com Deus, até porque já não acredita de alma e coração na plena misericórdia e justiça Divinas, correndo assim o tremendo risco de não acordar mais para a vida espiritual e para os supremos bens eternos, que são apenas as virtudes e boas obras vividas e praticadas, por amor de Deus e do Próximo.

E já quase ninguém, e cada vez pior, mesmo entre a maioria dos cristãos e católicos que se dizem praticantes, tem o mínimo amor e temor de Deus, vivendo por vezes ainda pior que os animais, pois não respeitam minimamente a natureza, a dignidade humana, a ética e a moral, dando assim péssimos exemplos, e por vezes terríveis escândalos, de que eles mesmos serão sem dúvida as primeiras vítimas, pois todo o feitiço voltar-se-á contra o feiticeiro, e toda a violência gera violência assassina.

Não nos esqueçamos, por conseguinte, que o cego jamais poderá guiar outro cego, de contrário ambos cairão fatalmente no abismo, pelo que teremos de curar primeiro a nossa cegueira espiritual, revitalizando a nossa alma e mentalidade, segundo o rigoroso ensinamento de N. S. Jesus Cristo e da Santa Madre Igreja, que jamais nos poderão enganar ou trair, ainda que sejamos filhos pródigos, rebeldes ou ingratos.

Confiemos profundamente na Divina Providência, que nos ama e sustenta muitíssimo mais que às avezinhas do céu, ou que aos lírios do campo, e dediquemo-nos a fazer o bem sem olhar a quem, que nem um copo de água dado com amor ficará sem grande recompensa.

Sejamos o sal da terra, o fermento da virtude e de toda a bondade, que nos devem alimentar e robustecer frequentemente, tanto quanto precisamos do pão de cada dia, ou da amizade e confiança dos nossos entes queridos, sob pena de virmos a sofrer implacavelmente os efeitos dos nossos erros e desatinos, embora sempre com suficiente possibilidade de recuperação, enquanto formos vivos, conscientes e responsáveis.

A bem duma exemplar Evangelização Cristã e Católica, ponhamos sempre Deus acima de tudo!

Avlis

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de July de 2005 00:54

Caro Tilleul,

Quero comentar alguns dos teus oito pontos.

1. Não creio que a Evangelização precise de leigos na sacristia. O importante é ter-se a noção que a evangelização raramente se faz na sacristia. Os padres e acólitos que lá estão, já serão em número suficiente.

2. «Que os padres sejam pastores e não administradores.» Ora aí está algo que subscrevo totalmente. E Moises, aquilo que se está a pedir não é que trabalhem mais (não me vou pronunciar sobre esse aspecto) mas que trabalhem noutras coisas. Sempre me fez muita confusão porque é que tem de ser o padre o empreiteiro das obras, o administrativo da paróquia e dos centros sociais. Não é para isso que precisamos de um padre, e decerto que haverá outras pessoas que poderão fazer estas funções. Havendo falta de padres, é bom que se centrem naquilo que tiveram formação para fazer, e naquilo que é verdadeiramente a sua vocação: Evangelização.

4. E se tiverem dúvidas, leiam a Fides et Ratio.

5. Andamos e andaremos até que as mentalidades mudem. Mas está difícil. Basta pensar que todos os grandes teólogos católicos do século XX foram numa ou noutra situação silenciados, impedidos de falar, escrever ou de dar aulas. O mais grave disto é que poucos anos depois, aquilo que defendiam foi aceite pela Igreja e considerado doutrina.

6. João XXIII disse certo dia que nada do que ele dissesse ou escrevesse era infalível. E era Papa. Quanto aos sectores da Igreja que se queixam deste Papa ser progessista, devem ser os mesmos que no dia da sua eleição mais festejaram.

8. Disseste tudo. Não preciso acrescentar nada.

Um abraço e continua...

Luis

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 27 de July de 2005 03:17

Confesso caro Tilleul que essa tirada de quem diz o que pensa não peca, me deixou pasmado. Podemos insultar-nos, dizer tudo porque o que importa é sermos coerentes com o que pensamos.
Isso não é ser cristão. O Criterio da minha vida é Cristo não o que eu penso. Mas isso é para mim, que procuro imitar e seguir o mestre.
Esse ressabiamento quanto a movimentos aprovados pela Igreja impedem-te de viver em comunhão com ela. Porque será que a Igreja de Kung é melhor que a do CL? Talvez o seja para ti. Mas é interessante que foi aquele que é hoje o Santo Padre progressista que o remeteu para o Obsequioso Silencio.
Eu não me prendo com esse tipo de piquinhices. Há que estar no terreno, trabalhar de mangas arregaçadas por causa do evangelho. È muito facil fazer teorias de evangelização. O dificil é estar no terreno. Estar no Centro Paroquial e evangelizar os pais, as crianças, os idosos. Como o Kung.... simples mandar bitaites. O pior é fazer.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 27 de July de 2005 14:00

Não vale a pena continuarmos estas discussões quando estamos a falar em diferentes níveis, eu estou a apresentar propostas concretas para a Nova Evnagelização e o caro Moisés nem uma única apresentou.

Quanto ao "pior é fazer" e "só se mandar bitaites pro ar", tenho realmente a consciência tranquila e nem me sinto minimamente inclinado a justificar-me perante si.

Por isso considero arrumado de vez este assunto de perder tempo em discussões...

Voltando ao tópico, sim a nova evangelização é precisa e são de louvar todas as iniciativas para que esse novo descobrir do Evangelho... Se nos identificamos com o estilo, a forma e os meios não me cabe a mim julgar.

Alerto para uma coisa, há muita boa gente que vai ficar chocada com algumas das iniciativas do Congresso e outras vão ficar desiludidas com a falta de impacto... Conheço quem esteve em Paris, sacerdotes e jornalistas e expressaram exactamente isso.

Re: Nova Evangelização
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 27 de July de 2005 14:39

Carissimo Tilleul
Que propostas apresentaste tu? Enfiar os leigos na Sacristia? Tenho à minha frente o programa do ICNE e dou graças a Deus por tal lá não constar.
Já que falas do ICNE, não creio que seja com congressos que a coisa vá la. Se os Apóstolos depois do Pentecostes se tivessem reunido em congresso para discutir como Evangelizar, ainda hoje eramos pagãos.
A Evangelização nasce do encontro com Cristo ressuscitado, o desejo de o anunciar. Queremos ver a metodologia, rezemos a Sagrada Escritura, nomeadamente os Actos dos Apostolos e as Epistolas Paulinas.
A Nova e a Velha Evangelização não parte é do ataque à Igreja acusando-a de isto, daquilo e daqueloutro. Muito menos acusando Movimentos Eclesiais dos quais nao gostamos. Eu tambem não morro de amores por alguns movimentos. Se são reconhecidos pela Igreja, quem sou eu para atacar o Espirito Santo que os fez nascer?

Ir para a página: Anterior1234567Próximo
Página actual: 5 de 7


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.