Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Sexualidade Cristã...
Escrito por: Discípulo (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 07:43


Caros Cibernautas,

Eis um novo "suf-fórum"... – prefiro classificar assim do que simplesmente "novo tópico", pois considero esta designação (em uso) algo errada ou inadequada, dado que "tópico" (para além de 'pomada'), significa 'assunto' ou 'tema', e não se trata realmente de uma simples mudança ou apresentação de tema diferente no Fórum Geral (que aliás nem tem qualquer designação...) do site Paróquias.org...

Como sendo assim, aproveito a oportunidade para sugerir e propor ao Paróquias.org que se digne configurar os Fóruns de modo algo análogo aos fóruns do Terravista.pt, do Sapo.pt, ou até mesmo do "Público.pt", ou seja, por Grupos, dentro de sub-categorias de fóruns semelhantes... E, já agora, também (se viável), com a possibilidade de editar-se imagens alusivas aos assuntos expostos...

Como ia dizendo, este novo fórum trata precisamente da SEXUALIDADE CRISTÃ, assim como da Sexologia em geral, uma lacuna importante que fica assim devidamente preenchida, e espero bem que com a melhor comparticipação de todos os eventuais interessados...

Para alguns, sobretudo os não-cristãos, poderá fazer à primeira vista alguma confusão, mas na realidade trata-se de podermos apresentar e debater os mais variados e oportunos assuntos de Educação Sexual..., porém numa perspectiva tanto quanto possível cristã, nos seus aspectos éticos e morais, obviamente.


Atenciosamente,

José Luís (aspirante a Discípulo)


Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 19:58

Ai zézinho, keres então falar de sxo?

O sexo é como a oração - sem obras, nada é. Kero dizer, não basta falar, è preciso praticar com muito empenho.

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 21:59

Avlis,

Este sistema de fóruns permite a configuração de mais que um fórum. Todavia, para já, penso que será prematuro criar mais algum fórum, para além deste, com carácter generalista. Sinto que a comunidade, composta pelas pessoas que participam, é ainda pequena para nos dividirmos em mais que um fórum.

Além do mais, é frequente que num mesmo tópico se mude assunto, a ponto de algumas participações não serem relacionadas com o tema inicial. Se forem criados outros fóruns temáticos, é provável que se comece a discutir temas generalistas noutros tópicos e haverá dispersão.

Na minha opinião, não tem havido um conjunto de tópicos sobre um mesmo assunto que justifique a sua separação. Tem havido sim, determinadas iniciativas em que o mesmo autor insiste num mesmo assunto, mas mais do que dar a sua opinião, o autor tende a utilizar o fórum para colocar textos existentes noutros locais da Internet. Para esse efeito, existem as páginas pessoais, e os recentes e famosos blogs.

Não quero com isto dizer que não pretendamos criar mais fóruns, para além deste fórum generalista. Sim, pretendemos. É esse o nosso objectivo, mas talvez não para já.

O que os restantes participantes pensam do assunto?

Luis

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 23:25

A divisão em diversos fóruns tem vantagens e inconvenientes:

favorece a discussão de grandes grupos de temas, mantendo-os mais organizados;
reduz a discussão em geral.

Penso que provocaria uma divisão nos membros do fórum: questões mais espirituais para um lado, bíblicas por outro, moral por outro, etc.

Com a escolha de cada um por um determinado sub-fórum poderia acontecer uma discussão tornar-se num mero diálogo entre dois elementos.

João (JMA)

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Avlis (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 03:03

Luís e João,

Provavelmente, tendes razão... Ainda não tinha pensado bem nesses detalhes técnicos e limitativos...

Somos, infelizmente, ainda muito poucos para que se justifique, por enquanto, tais sub-divisões de fóruns, em relação a um só fórum generalista, como é o sistema actual...

Mas, Luís, não haverá maneira fácil e eficaz de chamar/seduzir mais gente, válida e competente, para o Fórum Paróquias? Com os conhecimentos que tens, a nível de paróquias e não só, talvez te fosse relativamente fácil fazeres como que uma campanha de angariação, através, para além das Paróquias, também dos Institutos e Ordens Religiosos, assim como de outros sites, pelo sistema de distribuição estratégica de links e/ou convites directos, ou em forma de circulares por e-mail...

Digo isto porque eu próprio, uma vez que se trata de um Fórum generalista de inspiração cristã, situado num portal Católico já de bastante relevo, estaria bastante interessado em ajudar no que estivesse ao meu alcance, a fim de implementá-lo ao máximo, e assim brevemente podermos abrir várias secções, mais ou menos independentes, como nos Fóruns do Público, por exemplo...

Outra coisa de que ainda não falaste, Luís:
Na tua opinião, haverá facilidade e interesse bastante para editar-se, desde já, imagens neste Fórum generalista - como no Terravista, por exemplo, que é um sistema de imagens simples e quase automático - e que, estou persuadido, iria despertar bastante mais interesse pelos actuais e novos forunautas?

Cordialmente,

Avlis


Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 18:38

ESte ker imagem sobre temática sexual.. ai, k isto tá a ficar ...

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 21:14

Uma imagem vale mais que mil palavras.

João (JMA)

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 22:16

Eu acho bem que tenha imagens, só para publicar a foto do Avlis, que encontrei na Internet. ;-)

É verdade que a sua foto está na net (ai, meninas!...)! É a preto e branco e já tem umas dezenas de anos, mas isso que importa?

Mas, falando a sério, não é necessário pôr fotos neste fórum, pois isso torná-lo-ia muito mais vulnerável a colagens inúteis...

Ah, pensando bem... Um blogue, Avlis, abre um blogue, e lá poderás colocar as tuas imagens preferidas! Incluindo aquelas tão piedosas que espalhavas pelas várias dezenas de sub-fóruns do terravista.pt. Daqueles Cristos loiros com olhos pintados e outros de estética semelhante... Até podes actualizar a tua foto ;-)

Alef

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 22:59

A questão das imagens é possível. Apenas não foi implementada por duas razões principais:

1. Pelo perigo de colagens menos próprias.

2. Pelo tamanho das próprias imagens. Alguns tópicos têm tantas participações que começam a tornar-se muito (demasiado) extensos e a sua consulta é morosa. Não podemos esquecer que nem todos os participantes têm banda larga. Por exemplo, o tópico sobre O Inferno e o diabo... tem, neste momento, 768Kbytes. O que é uma eternidade para quem utiliza modem. Se a este tamanho adicionarmos imagens...

Estamos a estudar a melhor forma de divulgar a "Visão Encadeada", pois é mais rápida e prática para os tópicos mais extensos.


Quanto à divulgação deste fórum, temos utilizado a Newsletter para o fazer. Quando considero oportuno, tenho desafiado algumas pessoas a participar e a dar a sua opinião. Todavia, sinto que para a maioria das pessoas, o tema "Religião" é ainda delicado para ser debatido em público, nomeadamente, quando se trata de dar a sua opinião pessoal.

Embora não raras vezes tenha sugerido que as pessoas utilizem pseudónimos (nicks para os britânicos) para preservarem o seu anonimato, as pessoas continuam a ter receio ou, simplesmente, não têm paciência para falar de um tema, tão importante quanto este. Quando se fala da tão apregoada "Nova Evangelização", na minha opinião, eu vejo as novas tecnologias como um meio fantástico para o fazer (embora o contacto pessoal seja importante e tenha um seu papel insubstituível). Mas vejo que, pelo menos no nosso país, isso ainda não acontece, e, pelos visto, está longe de vir a acontecer.

Acho que aqui os leigos terão um papel fundamental. Há que meter mãos à obra e evangelizar. (Avlis, para quando o teu Blog?)

Luis

P.S. Dão-se alvíssiras a quem descobrir uma fotografia do Avlis. Acho que qualquer fórum que se preze abrirá uma excepção para a sua divulgação :-) E se a Manuela Moura Guedes descobre, dá notícia de abertura de Telejornal :-)

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Avlis (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 00:57


Alef,

Isso não vale...!
Quem te deu autorização para mexericares..., digo, voltares a falar da foto do meu... "clone"?
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra! "Dezenas" de anos? Por que não dizes "centenas", já agora? Ironia..., dor de cotovelo, é?

Estás proibido de "fofocar"..., isto é, de divulgar qualquer pista (se é que a há...) da alegada/presumível "foto avlísica"! Até porque, provavelmente, só existe na tua prolixa... imaginação! Puxa!

Ponto final, parágrafo...

Com o devido respeito, claro.

*** *** ***

Luís,

- Ah, o perigo de "colagens"...! Talvez tenhas razão...

- Já agora/a propósito: Por que andas sempre "colado" (no bom sentido, claro...) ao velho camarada Alef? Ele para ti é, por acaso, algum guru, ou coisa que o valha?

- O Inferno e o Diabo ocupam só... 768 Kbytes?! Ó diabo! Sempre pensei que acreditasses na ausência absoluta de espaço/tempo na Eternidade, ao menos isso... Mas que "heresia"! Mais uma...

- A que propósito (por que diabo...?) - ainda bem que não acreditas nisso! - a maioria dos "católicos" acha que a Nova Evangelização (via Net)... tem mais "tabus" - ainda! - que a própria... "sexualidade"?!
Até nisso somos atrasados! Que desgosto tenho de ser "português"! Depois eu é que sou o "retrógrado/fundamentalista", etc.! Abrenúncio!...

- Porquê continuas a sugerir/impingir-me o "Blog"..., quando tu próprio não vais à bola dele? Tal e qual o Alef?
Ganhais algo com tal promoção? Ou quereis - como intuo - ver-me pelas costas, é?
Afinal, aonde está a vossa tão propalada (subtilmente, claro...) coerência/imparcialidade, etc./etc.? A isso não se chama, por acaso e no mínimo, "ingratidão"? Pensem nisso...
Também julgas, por acaso, que sou "alucinado", é? Pois olha que tu e o Alef tendes muito menos desculpa, pois já me conhecem há... "dezenas" de anos!...

- De qualquer maneira, obrigado pelas informações informáticas!
Nesse aspecto, estás aprovado/parabenizado, assim como a Susete...
Ah, e também na confecção deste relevante portal católico, assim como no fórum generalista, embora este ainda "sem nome", coitado...
(Não tens que agradecer...).


Sinceramente,

José Avlis

--- --- ---
P.S.: Nem penses em revelar/exibir - caso consigas por "portas travessas", artes diabólicas..., encontrar/descobrir - o paradeiro de qualquer eventual/virtual foto alegadamente identificativa do meu "clone" e veterano amigo Avlis...
Nem o "peixe ensaboado" (esqueçam!) se atreveu a ir tão longe, apesar de tudo!...


Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 12:34

Agora fiquei curiosos...será que nas fotos o Avlis/abelarda/ zé luís/ discípulo, etac, usa turbante?
Será que está nu?
MOSTRA::::::::::::::::::::::::::

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 12:42

ò Avlis/ Abelarad/ Abrãõa/ zé luís, Discípulo/etec,etc:

A abelarda usa artes diabólicas ou apenas banais conhecimentos informáticos?
O que é "peixe ensaboado"?
Alguma especialidade de bacalhau que vocês infiéis consomem?
Já foste ao médico?

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 21:50

Avlis,

A sugestão do Blog vem como consequência óbvia do conteúdo das tuas participações serem, muitas vezes, colagens já publicadas noutros sites. Por exemplo, as "Manifestações/Evidências Diabólicas e Infernais".

Como já disse anteriormente, não tenho um blog pois caso quisesse escrever o que me vai na alma, criaria aqui no Paroquias.org, um espaço próprio.

Um fórum é diferente. Num fórum é suposto as pessoas trocarem opiniões, discutirem ideias. Niguém vem a um fórum para ler artigos. Quanto muito, ler um artigo como pontapé de saída para uma discussão saudável.

Luis

Re: Sexualidade Cristã / Reivindicação...
Escrito por: Avlis (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 01:22


Luís (*),

Agora mais a sério:

- O sub-fórum temático "O Inferno e o Diabo", apenas com "768 Kbytes" - contas tuas - já emperra tanto?!

- Se é mesmo verdade que é só por isso que o acesso a ele (fórum e não diabo...) já é tão lento - sendo ainda uma criança! -, por que não aumentas o espaço mínimo do mesmo - de 1 para 2 kbytes, por exemplo -, ou, eventualmente (se for o caso), do portal "Paróquias de Portugal"...?

- Se já funciona tão lentamente em "banda larga" (no meu caso, como no caso de uma minoria relativa...), o que não se passará então com a banda normal/estreita, comum à maioria...? Faço ideia...

- Logo (ironicamente): Não me responsabilizo (pelo que me toca), de modo nenhum, se a "profecia" do João (JMA) não se cumprir; isto é, de o dito-cujo não atingir a meta das "666" msgs até ao final de 2004...

- Sem mais por agora, aconselho-te (se me permites) a preocupar-te mais com o essencial e menos com o acessório...; como, por exemplo, com as tais "colagens abusivas" de que falas tão insistente/levianamente, referindo-te à minha pobre pessoa; quando, na realidade, ao menos nisso não deverias ter nenhuma razão de queixa, se confiasses em mim e se fosses mais reconhecido - mais justo, imparcial e caridoso -, ao contrário do que fazes com o Alef (p. ex.), que também faz, quando lhe interessa, tantas ou mais colagens de textos do que eu (pelo menos em proporção relativa...); ou estarei equivocado?

- Dois pesos e duas medidas? Para quê e porquê?
Sempre pensei que já estivesses mais cristão/católico, ou mais democrático (pelo menos), em relação ao tempo, bastante longo, em que tiveste reais responsabilidades (também como funcionário, e não apenas como simples cooperante...!) no Terravista.pt...
Será que também tens a memória curta, tal como o Alef? Pois eu não tenho essa deficiência/defeito, graças a Deus, e muito menos memória tendenciosa/dissimulada...

Já desabafei, obrigado...


Sincera e atenciosamente,

José Avlis

--- --- ---
(*) Nota final - Quando me refiro ao simplesmente "Luís", naturalmente pretendo reportar-me à dupla "Lugo & Suga" - Luís Gonzaga e Susete Gonzaga; isto é: os responsáveis principais pelo "Paróquias.org" e respectivo Fórum... (sic)


Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 22:23

Avlis,

Tenho a ligeira impressão que estamos a mudar de assunto. Ou talvez não me tenha explicado da forma mais correcta. O assunto das mensagens mais extensas veio a propósito da possibilidade de se ter imagens neste fórum: caso as imagens fosse permitidas, tornaria a leitura das mensagens mais extensas ainda mais morosas.

Per si, os tópicos mais participados não têem nada de negativo, muito pelo contrário. Aquilo que prentendemos é encontrar a melhor forma de divulgar a "Visão Encadeada", para que, nos tópicos mais extensos, a consulta seja mais rápida.

A questão da abertura de outros fóruns temáticos, deixando de existir apenas um fóum generalista, tem a ver com o reduzido tamanho da comunidade e, também, com a "disciplina" de manter a discussão dentro do tema do respectivo tópico. E isso aconteceria no fóruns temáticos. Por exemplo, este tópico intitula-se de "Sexualidade Cristã" mas das cerca de quinze mensagens, apenas a tua mensagem inicial teve a ver com o tema, depois, mudámos e começámos a falar de outro assunto, também ele importante.

Como já tive oportunidade de dizer, a questãos das colagens deve ser evitada, sempre que for possível, e deverá apenas ser utilizada para iniciar uma discussão, para apoiar uma opinião, e não para fazer divulgação.

Por exemplo, se encontras um artigo na internet e pretendes partilhá-lo connosco, para que troquemos opiniões sobre o mesmo, sugiro-te duas abordagens possíveis:
1. Fazes uma pequena introdução do artigo, e colocas o link para o respectivo artigo;
2. Ou, no caso do artigo estar disponível por um período limitado de tempo(como acontece no caso da rede IOL, do Público, entre outros), caso não seja exageradamente extenso, colocas o artigo ou parte dele, e inicia-se a discussão.

Por outro lado, se encontras um artigo na internet que consideras interessante e que outras pessoas deveriam lê-lo, e por isso, consideras que deve ser divulgado, nesse caso, não o deves colocar no fórum, pois não é o local indicado para a divulgação de artigos. O Paroquias.org permite que todas as pessoas submetam notícias e artigos para serem divulgados na página principal, na secção de notícias ou noutra secção mais apropriada

Se a frequência com que alguém pretende divulgar artigos é grande que justifica um espaço próprio, nesse caso, deve criá-lo, por exemplo no formato blog (ou em português, blogue) que tem a vantagem de não ser necessário conhecimentos mais técnicos. Mas a criação de um espaço próprio não significa que não possa continuar a participar neste fórum. Mas, quando o fizer, sê-lo-á para partilhar a sua opinião, que é isso que se pretende com este espaço.

Luis

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 22:56

Ah, é verdade, Avlis, a tua foto já foi retirada da net, embora eu tenha uma cópia da página onde ela estava ;-) És lindo! ;-))

Por isso, agora posso divulgar link onde ela estava: [www3.portugalnet.pt]. Como poderás ver, já não há acesso à dita. Que pena! :-(

Alef

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Avlis (IP registado)
Data: 08 de November de 2003 02:34


Luís / Alef,

Enfim!...

- "Preso por ter cão, e preso por não ter cão"!...

Ou:

- A velha história de "O rapaz, o velho e o burro"!...


Perdoai-lhes, Senhor...!


Sem mais comentários.


José Avlis


Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Luís Marques (IP registado)
Data: 13 de November de 2003 15:36

Congresso “A Linguagem Corporal do Amor Numa Visão Integral do Homem”


28 a 29 de Novembro de 2003

Universidade Católica Portuguesa - Lisboa

Auditório Cardeal Medeiros


O Congresso destina-se a aprofundar quer a Teologia do Corpo quer a Humanae Vitae: Permitirá a Teologia do Corpo uma outra compreensão da Humanae Vitae? As suas doutrinas são compatíveis ou contrapostas? O que têm a dizer ao Homem de hoje?

Sexta-feira - 28 de Novembro

9:00 -> Sessão de abertura

09:15 -> Introdução
A Teologia do Corpo de João Paulo II como Resposta ao Pedido da Humanae Vitae de uma visão Integral do Homem - Pe Duarte da Cunha

09:45 -> Intervalo

10:00 -> Conferência
Contracepção. Porque Não? - Janet Smith

11:15 -> Intervalo

11:50 -> Comunicação
Alteridade, respeito e amor na prática do Planeamento Familiar Natural - Montserrat Rutllant

12:30 -> Intervalo para Almoço

14:30 -> Palestra
A Vida Humana e o Evangelho da Vida - Maria Luísa Di Pietro

15:30 -> Intervalo

16:00 -> Comunicação
Profissionais de saúde perante a contracepção e a procriação tecnicamente substituída - Janet Smith

16:40 -> Intervalo

17:00 -> Comunicação
Tratamento da infertilidade respeitando a natureza e dignidade da pessoa - Philipe Boyle

17:40 -> Encerramento do Dia


Sábado - 28 de Novembro

09:30 -> Comunicação
A Teologia do Corpo: um novo contexto para entender a Vida Humana - Christopher West

10:10 -> Intervalo

10:15 -> Comunicação
Como Viver uma autêntica Espiritualidade Matrimonial - Christopher West

11:00 -> Intervalo

11:30 -> Palestra
Consciência e Magistério da Igreja - Janet Smith

12:30 -> Intervalo para almoço

14:30 -> Workshop I
Testemunhos de casais Focolares - Schoenstatt e Mais Família…

-> Workshop II
O Evangelho do Corpo e a Nova Evangelização - Christopher West

16:00 -> Mesa Redonda
Perguntas a todos os conferencistas

17:00 -> Sessão de Encerramento
pelo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo

NOTA: As comunicações, palestras ou conferências proferidas por estrangeiros terão tradução simultânea. (A solicitar no acto de inscrição)

O custo mínimo por inscrição é de 10 euros por pessoa.

Informações: tel. 21 397 96 80 * [www.congresso.lovesnature.com] * e-mail: cenofa@mail.telepac.pt

Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Luís Marques (IP registado)
Data: 13 de November de 2003 15:40

Onde se lê:

Sábado - 28 de Novembro

leia-se:

Sábado - 29 de Novembro


Re: Sexualidade Cristã...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de November de 2003 16:23

O tópico não era sobre sexo?

Bom, Jesus nos ensina que o sexo deve ser feito somente após o casamento e que a pessoa deve ter apenas um esposo, ou esposa.
O sexo fora do casamente é chamado adultério;
O sexo antes do casamento, com compromisso ou não, chamado fornicação;
O sexo antes do casamento e sem compromisso, chamado prostituição;

A Palavra também nos diz que os adulteros, os fornicadores, os sadomitas não herdarão o Reino dos Céus.

O sexo no casamento - Nem o homem nem a mulher deve se negar um ao outro a não ser por comum acordo para se consagrem a Deus por um período, mas logo depois voltar ao ato, para que o diabo não os tente.

Ou seja, o sexo é abençoado por Deus. É um presente para os casais, mas não deve ser feito fora do casamento.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.