Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
DINHEIRO=MILAGRES
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 10:13

Tem aparecido neste "forum" mensagens sobre os milagres e as esmolas aos Santos lá da terra... Tenho sobre isso um a determinada opinião. Quando faço turismo religioso procuro entender a razão de tantas dádivas de gente - regra geral - pobre e em situações difíceis em termos de subsistência! A Igreja e os seus "funcionários" tudo fazem para arrecadar o máximo mesmo sabendo que são os pobres que fazem os maiores donativos. Arranjam sempre "estratégias" para sacar o dinheiro do bolso das pessoas! Dou um pequeno exemplo: Há dias numa missa o padre mandou sentar a assembleia. Falou sobre os problemas do medio Oriente e da miséria na Palestina... depois - e era isso que ele desejavo comunicar - apresentou um terço (está na moda os terços) feito lá nos arredores de Belém, com madeira le lá... cada um 5,00€uro! "É para ajudar aquela gente, que sofre..." E quase toda a gente comprou o "tercinho" de Belém! Escandalosa actividade! Então em Portugal não há pobres? Que culpa temos sobre os conflitos bárbaros do Medio Oriente? Será que esse dinheiro chega mesmo às mãos dos destinatários?
Quando damos aos pobres, emprestamos a Deus, diz o velho ditado. Mas quando damos aos Santos, estamos a dar a papões! Desculpem a linguagem, mas conheço os meandros dos dons. Em nome dos Santos comem os pecadores e pecadoras da terra... é tudo negócio e exploração... ou será de outra forma? Que pensais desta matéria, tão séria quanto perigosa?
miguel

Re: DINHEIRO=MILAGRES
Escrito por: Nadia Rio (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 17:58

Bem lembrado! A igreja, não consegue sair do primitivo: mandar esmolas, para os pobres. Os probres necessitam de educaçao, de formação para integração no mercado de trabalho e na sociedade, para de uma vez por todas, deixarem o mundo da pobreza. Dar esmolas aos pobres submete-os cada vez mais a pobreza. Infelizmente, por séculos, a igreja vive da desgraça de uns e de outros, no mundo inteiro.

Nadia

Re: DINHEIRO=MILAGRES
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 22:51

Caro Gonçalves,

Das tuas palavras deduzo dois aspectos com os quais não concordas. Primeiro, o facto de uma comunidade querer ajudar outra comunidade fora do país, e segundo, se as ofertas da comunidade chegam ao seu destino.

A minha opinião é a seguinte: sobre a primeira questão, acho não devemos ficar eternamente a olhar para o nosso umbigo. É claro que há situações difíceis no nosso país, mas também as há noutros países, e quando se falam de ajudar os nossos irmãos na fé, não há fronteiras, não há nações, somos todos filhos de Deus.

Quanto à segunda questão, se tens alguma dúvida se o dinheiro chegou ao seu destinatário, sugiro-te que questiones o pároco local sobre o destino do dinheiro. Não creio que o pároco tenha problemas em tornar o processo o mais transparente possível. Mas, se mesmo assim não ficares satisfeito, sugiro-te que te dirijas ao Bispo da tua diocese e partilhes as tuas preocupações.

Não digo que não haja situações menos claras e menos compatíveis com o Evangelho, mas se nos ficarmos pelas insinuações, e não tentamos resolver as dúvidas e os problemas directamente, ficarão eternamente por resolver.

Luis

P.S. Já agora, aproveito para relembrar que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre está a realizar uma campanha de oferta gratuita de 100.000 terços abençoados pelo Papa João Paulo II.

Como vês a Igreja dá muito mais do que aquilo que pede, e quando pede, é para dar. :-)


Re: DINHEIRO=MILAGRES
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 11:49

Caro Luís,

Aceito e respeito os teus pontos de vista. Por experiência sei que a Igreja "chupa" mais do que aquilo que dá! "oferta gratuita de 100.000 terços"?! Para serem vendidos a 5,00€ e mais? A isso eu posso chamar "santa gatunice"! Mas qual oferta? A Igreja oferece os terços para "sacar" dos bolsos milhares de vezes mais! Pela tua conversa a impressão que me fica é que andas a comer na mesma pia! Devemos ser objectivos e realistas... A Igreja e os seus funcionários só pedem; é evidente que no meio de tanta pedincha se realiza algum trabalho... Ajudar os pobres, os irmãos de outras nações... claro, mas o Médio Oriente gasta "oceanos" de dinheiro em guerras e construção de muros e outros loucuras que o mundo ocidental terá que pagar???
Antes de escrever há que pensar...
miguel

Re: DINHEIRO=MILAGRES
Escrito por: Nadia Rio (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 20:43

Pobre come terço, Luís?
Pobre veste-se com um terço?
Terço é salário de pobre?

Re: DINHEIRO=MILAGRES
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 21:15

Caro Gonçalves,

Quanto à campanha da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, sugiro-te que ligues para a Fundação, peças um terço, dás a tua morada, e aguardes que o mesmo te chegue a casa.

Aí, terás a confirmação que a Igreja te oferece um terço, envia-to para casa e não te cobra nem um cêntimo (nem mesmo os valores dos portes).

Luis

Contactos da Fundação
Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
Rua Prof. Orlando Ribeiro, n.º 5D - 1600-796 Lisboa
Tel.: + 351 21 754 40 00 * Fax: + 351 21 754 40 01
e-mail <fundacao-ais@fundacao-ais.pt>
[www.fundacao-ais.pt]

Re: DINHEIRO=MILAGRES
Escrito por: Vasco Alves (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 22:17

Nadia,
mais uma vez sinto que tens carradas de razão, aliás a questão da dignidade Humana prende -se muito com o tema desta conversa, não existe dignidade Humana quando se nega a uma pessoa o direito a ser educado e a ter uma profissão que funcione como um meio de sustento para si e para a sua familia. Não pode haver discriminações em função de sexo, raça para o acesso a este tipo de direitos.

Quem por virtude de manifesta incapacidade não conseguir acesso á educação e ao mercado de trabalho ( por exemplo quando o individuo for deficiente ) cabe ao estado assegurar a subsistencia do individuo dando -lhe não esmolas mas um rendimento mensal para ele gerir !

Tchau

Vasco



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.